“Fui eu que falei na classe média…”
Manuela Ferreira Leite na TVI foi fraca, fraca, fraca…
Sempre a negar as evidências, tentando contradizer aquilo que é óbvio, atacando o Governo nos temas em que ela própria ainda fez pior quando lá esteve, assumindo-se como a defensora das PMEs que ela tanto ajudou a destruir, ensaiando ataques a Teixeira dos Santos que é mais 10 vezes mais e melhor ministro que que ela foi (talvez 100…), tentando dar a ideia que a sua palavra conta para alguma coisa na escolha do candidato à Câmara de Lisboa, sem respostas, sem chama, sem graça. Afivelando uma máscara de amiga dos contribuintes e das pequenas empresas que tresanda a postiço e que desmente todo o seu passado. Política e pessoalmente, foi uma desgraça!
O PSD está a resvalar e pode vir a pagá-lo muito caro.

CAA,
Está em estado apoplético:
“Teixeira dos Santos que é mais 10 vezes mais e melhor ministro que que ela foi (talvez 100…)”
Acalme-se. Se o PSD perder, não é um problema grave para Portugal. É só mais um probleminha. Mas, já lá vão mais de 850 anos de Independência….
GostarGostar
É óbvio que vimos canais diferentes.
Se houve coisa que ela não teve foi «máscara», mas há quem esteja demasiado habituado à «graça» da cosmética socialista.
GostarGostar
Nos Açores, parece que o PS não subiu em número de Deputados, e também não cresceu em % de votos, e nem sequer em votos.
————————————
O PS venceu hoje as eleições regionais dos Açores, com 49,96 por cento dos votos, mas desce em relação ao resultado conseguido em 2004, quando obteve perto de 57 por cento do total.
A abstenção atingiu o valor mais alto de sempre em eleições legislativas regionais, 53,24 por cento.
Dos quase 193.000 eleitores açorianos, pouco mais de 90.000 exerceram o seu direito de voto.
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/47e8c5f2134b3848a423b9.html
GostarGostar
“Teixeira dos Santos que é mais 10 vezes mais e melhor ministro que que ela foi (talvez 100…)”
Não não é, são os dois maus.
Mas é verdade aquilo que você disse: MFL foi uma inimiga dos contribuintes e das PME assim como TSantos o é.
Cada um deles está lá para distribuir os impostos pelos lobbies que se sentam á mesa do orçamento.
Enquanto não houver um político que se comprometa a diminuir o peso do Estado na economia (a soma de todos os impostos e não o imposto X baixa e ás escondidas sobe o Z e incluíndo o IMI’s & Co. mais outra bela obra da Sra…também) são todos mais ou menos parecidos.
GostarGostar
que saudades que todos temos do
melancólico menezes da ribaudaria
“ó tempo volta para trás”
“para trás mija a burra”
GostarGostar
Não vi, não ouvi, nada posso opinar.
Por opção minha desde há anos: recuso-me ver e ouvir a TVI.
GostarGostar
De facto, a MFL é mesmo uma desgraça. Ainda se fosse a Zita Seabra, que é muito mais bonita…
GostarGostar
Não concordo nada com a sua opinião.
Manuela Ferreira Leite não é uma “Show Woman”, é uma política SÉRIA que diz a verdade ao país. Agora os Portugueses têm que decidir: ou querem continuar com a política do “Faz-de Conta” do sr. Pinto de Sousa (Não há crise; Há crise mas é lá fora; Estamos em crise) ou preferem ouvir e agir de acordo com a VERDADE mesmo que NUA e CRUA. Não se esqueça também, quem é que deixou o país no PÂNTANO antes de Ferreira Leite ser Ministra das Finanças. Salvo erro, o sr. Pinto de Sousa já era ministro desse governo do Engenheiro Guterres! Ou estarei enganado?
GostarGostar
“Salvo erro, o sr. Pinto de Sousa já era ministro desse governo do Engenheiro Guterres! Ou estarei enganado?”
O CAA preferirá o Pinto de Sousa, atendendo a que foi ele e Carlos Criz que promoveram o Euro – 2004.
Que dupla!
GostarGostar
Nunca vejo os filmes em que entra a Ferreira Leite.
GostarGostar
O ambiente aqui goza uma certa nostalgia que esconde um tal de Anibal – é certo que com uns pequenos ajustes; até o CAA grita baixinho por ele.
GostarGostar
arranja-se um lugarzito numa Fundação qq.Pode ser ao pé do Sérgio Figueiredo ?
GostarGostar
“é uma política SÉRIA que diz a verdade ao país”
isto é para rir.
J para que é que quer associar Socrates a Carlos Cruz e euro 2004? Nem era ele que andava a promover o euro2004. Há alguma necessidade? O euro 2004 até foi uma coisa boa, mas não era ele, era até do psd nessa altura.
GostarGostar
“O euro 2004 até foi uma coisa boa, mas não era ele, era até do psd nessa altura.”
Ah foi? Em quê? Nos encargos que deixou?
GostarGostar
Pois eu achei que foi a sua entrevista mais forte desde q é líder do PSD. Explicou com meridiana clareza como é que o governo pretende manter a pouca vergonha das dívidas do Estado às empresas como forma de sustentação da tesouraria do Estado.
Afirmou uma verdade indisfarçável que apenas a Imprensa sujeita à maior máquina de propaganda da democracia portuguesa e os idiotas úteis de Direita desmentem: este governo chegará ao mandato com um das piores performances económicas desde o 25 de Abril (não em termos de valores absolutos de agregados económicos mas em termos de aprofundamento da tendência de empobrecimento geral do País). Todos os indicadores económicos indicam um agravamento da situação económica e social do páis desde 2004.
Deixou claro que o problema do País é a competitividade e que essa só se obtém via tecido empresarial e desafogando o paso do Estado na economia real.
Foi previdente em não se deixar arrastar para as polémicas politiqueiras tipo caso Santana.
Claro que o CAA preferia a conversa marialva tipo: “farei oposição com todas as minhas forças, na porta das fábricas e dos serviços!!!” ou a vacuidade do discurso da confiança do Sócrates!!!
Claro que toda a gente escolhe com o que gosta de se deixar enganar. O CAA morde o isco da conversa socrática – um dia, quando olharmos para este período negro da governação do País, com uma polític aeconómica errada levada ao limite do absurdo, um poder fascinado com os grandes empresários e corrupto na sua essência, uma imprensa dócil e atravessada por uma cultura política e deontológica latino-americana (toda a gente se cala perante o facto de a namorada do PM anda pelos blogues e jornais a insultar quem o critica – isto não incomoda ninguém ou sou eu que estou de má fé? Isto eria aceitável num país com tradições de Liberdade? – Impera o medo, fervilha o sussurro, impõe-se o temor perante um Poder absoluto, controleiro quem nem os limites da elegância mínima e boa educação respeita).
Talvez mais tarde, quando esta triste fase passar, o CAA talvez consiga fazer um mea culpa. Nem que seja para guardar só para ele.
GostarGostar
Mas o problema não é MFL é o psd.
Nos ultimos governos entregaram ministerios fulcrais ao pp. O da justiça, segurança social. E no segunda rodada com Santana até o ministerio das finanças! Coisa incrível! Menos mal que inventaram o do turismo para ocupar um dos animadores do pp.
GostarGostar
Ah foi? Em quê?
No divertimento. Na animação. Ou acham que a vida é só tristeza?
Eu cá achei muito divertido. E se excluirmos os gregos, até ganhámos.
GostarGostar
O Euro 2004 foi uma iniciativa com o total apoio do governo de AGuterres, tendo JSócrates como representante/interveniente na candidatura junto da UEFA.
Um “desígnio nacional” — JSampaio dixit…
GostarGostar
E o problema para o país é se o psd ganha as eleições, sem resolver os seus problemas internos.
Até assusta , estar a imaginar a matarem-se uns aos outros atrás dos lugares.
GostarGostar
Eu vi pela primeira vez uma Manuela Ferreira Leite com vontade de ser 1ª ministra!!!
Finalmente a senhora mostrou vontade. Resvalou algumas vezes para a demagogia, mas nada que se compare ao demagogo-mor José Sócrates.
Em termos gerais, surpreendeu pela positiva. Sendo que as expectativas não eram muito elevadas…
Já o CAA não surpreendeu…como é habitual.
Pela 1ª vez comecei a acreditar que esta senhora ainda pode discutir as próximas eleições, e evitar um passeio triunfal do PS. O país fica a ganhar…
GostarGostar
“O Euro 2004 foi uma iniciativa com o total apoio do governo de AGuterres, tendo JSócrates como representante/interveniente na candidatura junto da UEFA.”
Olha que foi mesmo. Tinha a tutela do desporto! E eu que não sabia. Só me lembrava do outro!
Ainda mais essa! Este PM na verdade só consegue coisas positivas! Se calhar sem ele o país não tinha conseguido a candidatura. Mais uma coisa positiva a acrescentar.
Cada vez me admiro mais.
GostarGostar
Anónimo Diz:
20 Outubro, 2008 às 10:25 pm
“No divertimento. Na animação. Ou acham que a vida é só tristeza?”
Aí gostou? Então agora chegue-se à frente para pagar a conta da farra. E vá já pondo de lado para pagar as próximas festas que até vêm de TGV.
GostarGostar
Anónimo 19:
Não se preocupe com as crises do PSD.
Só acontecewm crises quando Partido está na na oposição; quado chegar ao governo todos serão “Ferreira Leitistas” desde pequeninos. Espere e verá!
GostarGostar
Anónimo 22. Se não fosse o euro2004 como é o país poderia organizar o mundial? Era muito mais dificil. Assim já temos os estádios e vai ser uma festa. Desta vez é que ganhamos tudo.
GostarGostar
23 Rex… desculpe, mas não consigo esquecer o governo de Santana Lopes e o que o próprio psd lhe fez depois de ter sido escolhido por Durão Barroso. Quem me garante que não acontece o mesmo? O mesmo nunca mais. Eles que se tratem antes de irem para o governo, que pelo menos eu não estou para aturar malucos.
GostarGostar
Anónimos 21 e 24,a medalha MFerrer do valor,lealdade e mérito será vossa !!
Anónimo 22, ou de avião para o novo aeroporto.
GostarGostar
24,
Quem é que garante a quem, a utilização de alguns estádios (Aveiro, Coimbra, AlLgarve, Bessa), em 2018 ?
Quem faz e paga a caríssima manutenção ?
Para se realizar um Mundial, as exigências da FIFA são muito mais, e onerosas, para o país anfitrião, se comparadas com um Euro !
Prefiro –exijo !– que o governo cuide da educação, da cultura, da saúde, da ciência, da agricultura, das pescas, dos jovens, dos idosos, etc, etc.
A vida, os momentos de lazer, o orgulho nacional, não começa nem se esgota só no futebol. Mas infelizmente parece que assim é, e a população deseja…
Oito estádios novos em 2004 foi um gasto insuportável com graves consequências no futuro.
GostarGostar
Anónimo 25:
Bem observado.
No entanto, o que não podemos esquecer é a retirada (FUGA!) do ex-militante do MRPP e líder do PSD para Bruxelas sem tirar, como era sua obrigação, o país do Pântano do Engenheiro Guterres e do Sr. Pinto de Sousa! Isso foi catastrófico para o PSD e, como se tem visto, para Portugal.
Santana Lopes nunca devia ter aceite ser Primeiro-Ministro sem eleições! Sampaio, alegremente apoiado por Pinto de Sousa e Constâncio, não perdoaram e à primeira oportunidade dissolveram a Assembleia.
Foi uma situação de todo excepcional e irrepetivel!
GostarGostar
O problema não é a eventual tranquilidade ou convicção da Dr. Manuela. O probema é se ela tem competência e se é ou não a pessoa certa para ser primeiro ministro. E, nesse aspecto, custa-me ouvi-la num discurso que, se o entendermos bem, denota algumas falhas de coerência, honestidade e até soluções. Ao classificar o valor de 0.6 de crescimento do PIB de irreal, nesta conjutura, e indicar o valor de 0.2 como o mais indicado, não lhe parece que está a ser pouco honesta? Ainda para mais quando foi responsável por “prognósticos” em OE anteriores que falharam estrondosamente com diferenciais de 3%? Por outro lado, não lhe parece estranho que a promotora da “obcessão do défice” entre agora numa lógica de medidas que põem em causa o défice público? E o que dizer da sua posição quanto aos grandes investimentos públicos quando, ao mesmo tempo, diz que deve haver uma preocupação com o emprego? Será que não há ligação? Será que é apoiando as empresas que têm prejuizo que se vai criar emprego e desenvolver e melhorar o tecido empresarial português? Serão estas empresas, as que dão prejuízo, que vão alterar os números de desemprego e do desenvolvimento económico? E o que dizer da acusação de que OE está cheio de truques? Será que está a pensar na “venda” das dividas ao citibank? E quando diz que a crise internacional só atingiu Portugal porque Portugal já estava em crise, será que pensa o mesmo para Espanha, Reino Unido, Alemanha,França e todos os outros países? E quando o FMI diz que Portugal vai crescer 1% e muitos, que sempre cresceram mais do que Portugal, vão entrar em recessão, será que também está a vender ilusões?
João Narciso
GostarGostar
Ainda não foi desta que saiu fumo branco…
GostarGostar
Sou um leitor antigo do Blasfémias. Muitas vezes discordante, mas sempre interessado no conteúdo dos post’s. Ajudavam-me a repensar os assuntos tratados. Tenho aqui e ali, deixado ficar um comentário. Quase sempre negativos. E com uma particularidade comum: destinados aos assinados por CAA. E as razões, sempre similares. A ausência, de parte do escriba (CAA), da seriedade moral na abordagem dos temas. Faccioso nas suas visões. Jactante nas suas opiniões. Vaidoso das suas anunciadas aparições nos media. Um ser que deslustra o Blasfémias que eu conheci. Um tipo que eu só não blasfemo, porque isso só atinge quem considero respeitável.
GostarGostar
O João Narciso, fala certo
GostarGostar
.
Tá bem uns bate-papos fazem parte do “programa” mas devagarinho chegam lá,
.
Desmontem lá o “Hedge Fund” que são a fantasia das Receitas Fiscais e “do quem paga e não paga Impostos”. Arranjem quem SAIBA PREVER e ORÇAMENTAR com os pés assentes no chão para salvar isto da IMPLOSÃO. Das CRISES ninguém está a resolver nada. A 2ª Crise Financeira já está montada pelo estoiro das Empresas Economicas agora culpa directa da ganância e especulação das Finanças Publicas que continua no OE para 2009. É o tal “black hole” do “aprés nous le déluge”
GostarGostar
MFL igual a ela mesma, inarrável e sem vergonha depois de ter sido uma das piores pessoas a ocupar o cargo das finanças… entre ela e o TS o diabo que escolha, as medidas são igualmente más…
Já o sr. silva caminha a passos largos para se tornar o pior presidente de sempre com tanta alarvidade cometida, ultrapassando o inarrável jorge sampaio… até o dr. soares foi pr que os dois juntos… o que diz muito do mal estado em que está a política em Portugal.
GostarGostar
Se o CAA tivesse uma opinião diferente sobre a entrevista de MFL, era motivo para eu deitar foguetes. Será que MFL, está tão desfasada da realidade naquilo que afirma?. Ou é preferivel o estilo Sócrates (não há crise – há crise mas é internacional – estamos em crise), ou o estilo Pinho (acabou a crise – é o fim do mundo)?.
GostarGostar
jfr Diz:
20 Outubro, 2008 às 11:29 pm
Na mouche. Provavelmente o post já estava escrito antes da entrevista…Mais uma desilusão por parte do CAA.
GostarGostar
Experimente o jugular e terá leitores à altura.
Aqui espera-se um pouco de objectividade, e honestidade sobre o passado.
GostarGostar
Pergunto-me o que move a Dra. Ferreira Leite, com a sua idade, a entrar na disputa de cargos políticos, quando é visível o extremo cansaço que a acompanha para onde quer que vá, em representação do seu partido. Cansaço físico, psicológico, mas sobretudo o cansaço motivado pelo esforço desenvolvido na procura das palavras certas que, atendendo ao seu “background” politico e experiência governativa já não convencem ninguém.
O que faz com que as nossas instituições públicas estejam pejadas de políticos que já se deviam ter afastado da politica activa há muito tempo, dando lugar às gerações ulteriores que quando chegarem ao poder já se encontrarão naquela que é hoje considerada a idade da pré-reforma.
Estes são os novos velhos do Restelo que tanto têm contribuído para obstaculizar a progressão do nosso país, de mãos dadas com o poder corporativo que apoiam sempre que lhes convem.
GostarGostar
Não consigo entender muito bem este Post.
Se é de uma direita dissidente, que vê em tempos conturbados, oportunidade para tentar ultrapassar o PSD pela direita; ou se é de uma esquerda “disfarçada”, que sem querer apoiar a actual governação, se dedica a destruir quem pode a destronar..
MFL NUNCA será uma líder carismática, ou será recordada como uma politica com dotes de oradora e agregadora das massas. NUNCA! nem que venha a melhor equipa de Marketing do mundo..
O que na minha opinião, faltou durante a entrevista, até para mostrar sinais de mudança e de seriedade, foi fazer um mea culpa em relação ao PEC que agora se propõem eliminar.
Nem que tivesse de justificar a sua entrada em vigor na altura, como uma medida isolada, que estaria enquadrada num qualquer cenário maior, que teria servido para encerrar empresas que não estavam realmente em actividade, e de alguma forma combater a evasão fiscal… e que caso o seu governo tivesse continuado, teria sido modificado e/ou complementado com outras medidas, que viessem por cobro as injustiças e dificuldades de tesouraria que acarretou e acarreta ás empresas.
Faltou também explicar, que nem todas as empresas que dão prejuízo, são para salvar.. Há empresas no prejuízo, pela simples razão que não interessam à actividade económica, e que estão a concorrer em deslealdade para com outras empresas; Há empresas no prejuízo, pelo simples facto que o que interessa, é fugir ao fisco.. Certamente, muitos leitores aqui, conhecem casos de empresas que dão prejuízo, mas que os seus proprietários, administradores, etc, todos os anos, ou de 2 em 2 anos, trocam as suas viaturas novas de alta cilindrada, entre outras situações similares..
MFL conseguiu ainda passar em horário nobre, algo que nenhum outro analista / comentador o fez.. que o deficit está a ser mantido em níveis aceitáveis na UE pelas empresas!
Refém de receberem os seus devidos créditos, são alimentados nesta espiral de dependência da maquina Socialista, oferecendo-lhes rebuçados (leia-se créditos, incentivos, benesses, etc, qualquer coisas que os mantenha refém desta maquina, ao invés da normal e salutar actividade económica, mantida em ambiente transparente e de concorrência leal)
Poucos minutos antes, tive a oportunidade de ouvir a analise do jornalista da SIC sobre a situação económica, etc.. questionei-me se estávamos a viver no mesmo país, e se nos chegava a mesma informação (presumo que a ele, deveria chegar muito mais, pois além de ser a especialidade dele, é pago exactamente para isso, eu não!)
Depois de à dias ter ouvido os comentários do MST, julguei ter acordado de um qualquer coma, de duração mínima de 3 ou 4 anos… Durante esse tempo, certamente algo teria mudado radicalmente, e MST seria agora um forte e entusiasta do Secretismo, ups, Socratismo..
Faltou ainda, uma coragem a MFL para enfrentar os poderes do estado, e a própria imprensa em geral.. No assunto PSL, ao contrário do que CCS disse, não é o PSD que anda a perder tempo, e em altura imprópria, com a situação CML/PSL.. é a imprensa e o ENORME de clube anti-PSL, que veio com esse assunto para ordem do dia. (Um auxilio ao PM e seus ministros, nas suas trapalhadas?)
Ainda neste assunto, e quando surgiu o nome dessa “VS” que parece ser MRS, não teria ficado nada mal, lembrar da ESCANDALEIRA que fez na TVI a quando PSL era PM (uma fantochada que ninguém percebeu, mas vendeu a ideia que pretendia), e que agora na RTP, lhe cortaram o programa por que ocupava mais tempo de antena que o AV, e ele nem piou.. (se piou, nem o ouvi.. na altura da TVI não se ouvia outra coisa..)
Aproveitava, e da forma como CCS o disse, querendo associar a um PSD a muitas vozes, seria perfeito para mandar o recado a ERC, de que apenas para essa entidade, MRS falava em nome do PSD… (ai Ti’Alberto.. vem para cá chamar cubanos a esta gentalha!! LoL 😀 )
Enfim, quiseram culpar o estado em que estava o país em 2002, pelo discurso da “tanga” do DB.. ignorando o facto da desastrosa governação perpetuada pelo AG desde 1996.. claro, óbvio.. o país estava naquele estado, por causa do discurso… tadinho do Sr. Eng., q tanto bem fez pelo país, e vem um peixe qualquer, diz que o “País tá de tanga”, e tungas, destroem-lhe 6 anos de excelente governação!
E claro, para um povo que come esta explicação, porque não servir-lhe o prato, de que o estado do país em finais de 2004, é culpa de 2 anos de governação PSD/PP.. melhor! a culpa é toda desse ser maléfico PSL, que em menos de 6 meses, acaba de destruir o que ainda restava de bom, desses 6 anos de governação, e não completa as reformas de DB, lançando o país no total caos.. é justo.. povo esclarecido!
Obviamente, se o povo já comeu isto tudo, porque não enaltecer o Sr. Dr. MS, ou melhor ainda, o Sr. JSampas, esse ilustre senhor, que deixa o país em suspenso 2 semanas, quando o país estava moralizado… la acaba por aceitar o novo governo, mas apenas o tempo suficiente para que o Partido no Poder conduza esse como sendo o seu líder (para o deixar refém dessa escolha, contando com inúmeros apoios em o destruir dentro do próprio Partido), e deixar o SEU Partido, lavar a cara, afastar os alegados envolvidos no maior caso de Pedof. no País, e apresentar-se às urnas de “cara lavada” (ups, mas aqueles que ali estão, não eram os comparsas do desastre 96/01? Chiuuu, se este ZéPovinho já comeu esta palha que demos, nem há de notar.. nem q ‘Eles’ façam ENORMES Cartazes a mostrar-lhes isso).
Mas pronto, já percebemos que o que certa gente gosta, é mesmo das bonitas mentiras, bem vendidas, do País Oásis em que vivemos, onde iremos ter em 2009 crescimentos de 1%, e não sei porquê, não anunciam mesmo crescimentos de 3 ou mesmo 5% já para 2010. Discursos de verdade, mostrarem ao País o estado em que ele está, é que não! Esses discursos, podem por em causa a boa governação dos últimos 3 anos!
PS: Já estou a ver o Eng. Secretismo, num qualquer discurso, daqui a cerca de um ano, a dizer “Lembram-se da entrevista que MFL deu à TVI em Outubro do ano passado? Pois meus amigos, foi esse discurso, que conduziu à recessão que estamos a viver! Dias antes, nós tinha-mos a certeza que este ano ia-mos crescer.. 0,6% no mínimo!! Mas a Srª foi lá à TV, fez o discurso do pessimismo, e tungas, trouxe-nos esta recessão de [Aceitam-se apostas: 0,5% ; 1% ; 1,5% ; 4%]
GostarGostar
Vi a entrevista da MFL na TVI. Só faltava bater. Espumava. eriçada. insolente. caustica. soturna. Ácida, cheia dela.
Não queremos bonomias. mas não gosto de acidez excessiva e de memória curta .
Discurso demolidor e sem esperança. Os portugueses desde que se levantam ate que se deitam , hoje só pensam: como é que eu vou aguentar e conseguir chegar ao fim do mês.
Os portugueses querem que lhes digam a verdade, mas que lhes apontem um rumo, querem que lhes digam que ha pessoas que podem ajudar……………mas que não são sempre as mesmas de sempre, Querem ter esperança, mesmo que o tempo seja de desesperança.
E não gosto de impolutas , agora virem argumentar uma petit lettre do discurso eleitoral, dizendo que nunca excluiu ninguém. Verdade. disse isso. mas também disse o resto, que não votou no Lopes, que não gostava de populismo.
Tanta retórica e um saco cheio de coisa alguma
Estou farta deste PSD. Estou farta deste partido doente com sangue velho e rançoso.
O Lopes é o fim. Roma não paga a traidores
GostarGostar
Sofia:
O seu comentário não honra a etimologia do seu nome.
Não se esqueça, por favor, que desde 1996 quem governou 11 anos foi o Partido do Sr. Pinto de Sousa e do Engenheiro Guterres.
Se Manuela Ferreira Leite foi uma austera e naturalmente impopular Ministra das Finanças, foi-o devido ao PÂNTANO que lhe transmitiram.
Citando-a a si com todo respeito, tratava-se em 2001 de uma situação: “espumante”, “eriçada”, “insolente”, “cáustica”, “soturna” e cheia de défice que o guterrismo lhe legou!
GostarGostar
E agora, ó Pacheco, como descalças esta Manuela?
GostarGostar
Ó CAA…. cada um é livre de optar por uma cor partidária e defender as suas cores. Mas ser tendencioso mesmo quando existem de facto temas abordados na dita entrevista onde foram levantadas questões pertinentes isso foram. Nem com comentário acerca disso? Vá lá… não seja assim.
Dou o mote. Fale-se da infelicidade do discurso do ministro das finanças, em letra pequena porque não merece mais, onde diz ele que se fizesse o que a MFL tinha proposto, que o defice aumentava para 3.0%. Ora sabendo nós que o défice foi uma arma de arremesso pelos vários partidos e que quem perdeu com esse controlo do défice foram as famílias portuguesas e as pequenas e médias empresas, não vejo como aumentar o défice para valores perfeitamente normais no contexto Europeu possa ser uma má medida como forma de desafogar e dar alguma margem de manobra extra às empresas que representam a maioria esmagadora da empregabilidade em Portugal.
Ainda por cima já foi dito, pelo Durão, que a Europa está mais flexível nas metas dos défices, porque entenderam e bem, que é hora de dar folga ao cinto e de deixar quem mais precisa respirar.
Mas quais são as medidas que são criadas?
Facilidade de crédito. Boa. Mais endividamento quando já toda a gente anda a pagar mais em prestações do que ganha mensalmente.
Redução do IRC para quem tem lucro até 12500 euros. Então e quem tem prejuizo que são mais de metade?
E nem vamos falar da mudança do IVA ridicula que serviu apenas para antecipar receitas com a obrigação que as empresas têm de na data da mudança de 21% para 20% de pagar todo o imposto devido ao estado e que vinha até a essa altura a ser transportado para que pudessem aguentar-se um pouco mais. Para os menos informados, uma boa parte das pequenas e medias empresas, adia o pagamento do IVA quando o pode fazer, por forma a tentar antes de o pagar receber pelo menos algum. Pois com a mudanºa ridicula de 1% do IVA que em nada beneficiou as empresas ou as pessoas, as empresas e trabalhadores independentes foram obrigados a liquidar o imposto na sua totalidade. Isto numa altura em que nos aproximava-mos a passos largos da altura das férias da grande maioria dos portugueses criando um stress de tesouraria nas empresas que só alguem muito irresposnsáve poderia fazer. Depois admiram-se que este ano houvessem tantas empresas a não pagar o sub. de férias.
Disto poucos ou ninguém fala. Só quando interessa.
GostarGostar
Pois bem, eu cá sou tendencioso. Abomino esta senhora que parece estar ali a fazer um frete, que foi incompetente enquanto ministra, tal como abomino os mediáticos e emproados PSD´s cheios de coisa nenhuma que quando abrem a boca só sai asneira. Bem podem acoitar-se à sombra do presidente, outro saco cheio de vento que bem pode concorrer com o Santana na distribuição da asneira. Se fossem humoristas até teriam alguma piada, mas como governantes ou candidatos a governantes bem podem limpar as mãos à parede.
O país precisa de uma oposição credível com gente honesta e com propostas de ruptura a esta politiquice de faz de conta de Sócrates e seus acólitos, uma politica que impeça de vez o regresso dos oportunistas e incompetentes que têm governado o país de há 30 anos para cá.
Infelizmente o que mais há são bonequinhos de feira disfarçados de opositores.
GostarGostar
“Por opção minha desde há anos: recuso-me ver e ouvir a TVI”, garante o MJRB.
Olha que não, pá, olha que não. Como é que, há dias, estavas a ver o futebol?
Mais depressa se apanha um mentiroso…
GostarGostar
Os comentários, a sua maioria, são o costume – a direita clubística que acha que MFL tem de ser razoável só porque julga o Sócrates mau. A direita que crê que o seu pequeneo mundo está dividido entre nós e eles. Que não percebe que Sócrates seria fácil de vencer não fosse o desfasamento da realidade que tomou conta do PSD. De alguns militantes, porque os actuias líderes sabem bem o que querem ou melhor ou que não querem: aquilo que esta pobre gente que vota laranja como apoia o seu clube de bola não entendeu É QUE ESTA LIDERANÇA NÃO QUER GANHAR AS ELEIÇÕES!
Essa deixou de ser a estratégia desde que MFL ganhou. A sua aposta é tentar bater Sócrates no seu próximo mandato.
Saliento as palavras da Sofia, com as quais me identifico plenamente:
« Tanta retórica e um saco cheio de coisa alguma
Estou farta deste PSD. Estou farta deste partido doente com sangue velho e rançoso.»
GostarGostar
“A sua aposta é tentar bater Sócrates no seu próximo mandato.”
É uma excelente estratégia.
GostarGostar
O anónimo 47 disse:
«É uma excelente estratégia»
… a do PSD perder as próximas Legislativas para tentar disputar as seguintes.
Só que a estratégia não é de MFL nem para ela a exercer. MFL está ali para perder. Depois virá alguém que poderá tentar ganhar a Sócrates.Nunca ela, como sabe qualquer um com dois dedinhos de testa…
GostarGostar
Cada um tem a sua opinião, mas ver o CAA falar em clubismo quando os seus comentários são exclusivamente orientados pelos seus ódios (Lisboa, ICAR, SLB, etc…)e pelas suas paixões (Porto, FCP, Norte, etc…)sem nenhum juízo crítico seria patético, se não fosse trágico. E é trágico porque uma boa parte das pessoas que se dizem de direita, como o Carlos, vivem na ilusão de que representam uma alternativa quando se movem exactamente no mesmo paradigma que criticam, o que implica que o espaço liberal será nas próximas décadas exactamente o que foi no séc. XX em Portugal, um resíduo. O Carlos crítica muito o Marcelo Rebelo de Sousa mas, pelo menos para mim, move-se exactamente da mesma forma nos seus comentários, é uma “análise” (se é que isto se pode chamar uma análise) em que se escolhem factos para adaptar a ideias pré-concebidas. Em que o juízo que se faz de atítudes e de pessoas não é sujeito a um mínimo de crítica objectiva. O que é isto se não clubísmo no seu sentido mais reles??
A memória é uma excelente auxiliar e, para mim comparar as críticas com que é drindada a liderança de MFL ou com que foi brindado Marques Mendes, com a bonomia com que foi aceite a liderança de LF Menezes é inexplicável, a não ser que entre em consideração um critério de origem regional. Mas se é essa a razão, então estamos conversados, quando ao que é a direita liberal que o Carlos e muitos dos seus companheiros de blogues defendem.
GostarGostar
Os barões do PSD estão escondidos`e silenciosos à espera que a “Velha” saia de cena para pegarem no partido pelas bases e trazê-lo de novo à ribalta lá para 2019…
Até lá vamos Socratizar!
Não me parece que MFLeite pudesse ter feito melhor, sobretudo não teria sido diferente, teria sido mais do mesmo ou pior, principalmente no que diz respeito às famílias e às PME’s, ver IVA de 17 para 19%, ver fim do Bonificado, ver PEC.
Certo que Socrates não veio emendar a manga, e com o argumento da crise e a obsessão pelo défice ainda nos chupou mais uns cobres, ver IVA de 19 para 21% (20 em 2008), etc..
O OE2009 é forte, é ambicioso e corajoso. Existem lacunas nas contas, existem verbas pouco claras, é um orçamento de eleições mas não se vê quem faça melhor.
Dizer mal é fácil. Dificil é apresentar alternativas.
Por isso em linguagem do povo, enquanto la tiver o Sócrates a “Caradebacalhauseco” nem toca na xixa!!!
Bafo’s
GostarGostar
Nuno Costa,
Eu até lhe respondia, fazia tenções disso. Mas o emprego de expressões como “patético” e sobretudo “reles”, para além das habituais tentativas de circunscrever tudo o que digo, seja qual for o tema ao “Norte” e ao futebol (se eu fosse do clube de todos os regimes, então sim, já poderia fazer comentário político à vontade…), levaram-me a crer que é melhor deixá-lo a falar sozinho.
CAA (fora do PC habitual)
GostarGostar
45,
Vc. tem razão: as únicas(!) vezes que vejo algo na TVI é precisamente, e só (!!) os jogos do SLBenfica.
Lapso meu, ao escrever no comt. 6, que me recuso ligar esse canal.
Creia, que fico sensibilizado pela sua memória em relação ao que escrevo ou faço.
E por favor não me chame mentiroso !
GostarGostar
A senhora falou verdade; este orçamento está eivado de grande ficção. Para o ano não haverá crescimento e, infelizmente, são muitos os que irão sofrer com esta realidade. Os que não sofrem são sempre os mesmos: Os que vivem do banquete proporcionado pelo orçamento. E muitos deles andam por aí armados em virgens arrep….
Acontece porém que a senhora não tem legitimidade para o dizer. O passado compromete-a…….
GostarGostar
53,
Exacto.
GostarGostar
«A senhora falou verdade; este orçamento está eivado de grande ficção.»
Deve estar – se calhar, nem tanto como os OGE’s pelos quais ela foi responsável. Basta comparar – os Orçamentos e os resultados…
GostarGostar
MFLeite tem pecados e pecadilhos.
Qualquer pessoa atenta ao seu passado como ministra da Educação ou das Finanças, recorda-se de momentos e de decisões absolutamente perturbantes e indisculpáveis.
Eu próprio não lhe perdoo uma e outra decisão lesa-Estado.
Mas não é isso que neste momento está em causa.
GostarGostar
Errata:
segundo parágrafo, “indesculpáveis”.
GostarGostar
“esta pobre gente que vota laranja”
Você não tem emenda, CAA.
Também não admira, pois me parece que não sabe que a cabeça também serve para pensar.
Quando descobrir, será tarde, desconfio.
GostarGostar
“Acontece porém que a senhora não tem legitimidade para o dizer. O passado compromete-a…….”
Mas em 2009 Sócrates não terá também um passado comprometedor? 🙂
GostarGostar
muitíssimo……
GostarGostar
«Você não tem emenda, CAA.
Também não admira, pois me parece que não sabe que a cabeça também serve para pensar.
Quando descobrir, será tarde, desconfio.»
Tenho sempre a hipótese de ter a ajuda prestimosa e douta de V. Exa., sem dúvida. Basta que me diga onde é que espraia o seu pensamento e onde usa a sua cabeça tão excessivamente pensante.
Sobre a dúvida e pondo de lado os insultos destituídos de qualquer esforço argumentativo:
– É «pobre gente» porque não perceberam, muitos deles, que o Partido em que confiam para destronar o PS, o PSD, NÃO QUER GANHAR ESTAS ELEIÇÕES!
– A parte pejorativa é mais para os assessores e ‘candidatos a’ que vêm apara aqui lançar atoardas.
GostarGostar
“Afivelando uma máscara”.
Parece bonito, assim (d)escrito, mas na verdade nenhuma de ambas as duas tem aspecto melhor do que bacalhau seco.
GostarGostar
Constata-se que MFLeite, pelo seu estilo e comedimento mediático, está a desanimar algumas figuras mais chegadas à Lapa, bem como outros militantes. Facto indesmentível: falta-lhe “nervo político-partidário”.
Tem acertado nalgumas posições públicas; foi tersiversante noutras; vaga numas quantas.
Tem estado mal no caso PSantana Lopes.
Aguardemos. Até finais de Novembro.
GostarGostar
61,
Trate-se, rapaz!
Pode ser que ainda vá a tempo…
GostarGostar
CAA,
Eu não quero para o meu país a graça nem a chama de Sócrates que MFL não tem. São uma graça e uma chama que estão no discurso e não na substância. E vai acabar muito mal. O primeiro sinal disso é que os números da economia apresentados por MFL não foram rebatidos e aqueles números apontam para baixo. Alguns, a pique. Não sei se reparou que MFL é interpelada, mas Sócrates nunca é. Fala sempre sozinho, e depois sai. Ou muito me engano, ou é quem governa que tem de dar explicações. Há minutos Sócrates falou novamente sobre a baixa do IRC, no noticiário-comício das 18h da SICN, de 15 minutos, e disse que com isso “portugal se coloca novamente na rota do investimento estrangeiro”. Ora 12,5% de 12500 euros são exactamente 1560 euros, o que significa que as empresas serão atraídas a Portugal por causa de 1560 euros poupados todos os anos. Eu imagino o que se diria de MFL se ela fizesse uma proposta destas! Que chama!
GostarGostar
“Deve estar – se calhar, nem tanto como os OGE’s pelos quais ela foi responsável. Basta comparar – os Orçamentos e os resultados…”
Aonde e quando?
GostarGostar
A MFL é entusiasmante, leva o povão todo atrás com as suas ideias os seus discursos inflamados, a sua coerência entre o que agora diz com o que fez enquanto governante…
O “filósofo” parece um vendedor de banha da cobra, mas ainda vai tendo sucesso …
Posto isto, em 2009 voto branquinho.
GostarGostar
“em 2009 voto branquinho”.
Quem é o Branquinho? Aquele de Évora?
GostarGostar
O problema deste país,
GostarGostar
O problema deste país, que parece ser bem espelhado nos bloguesismos por aqui fora e por ali fora também, e pelos comentaristas dos bloguesismos, é a falta de critica construtiva.
É facil mandar uma posta de pescada e depois deixar que as ovelhas seguidoras comentem e descomentem, construam e destruam ideias que são sempre, sem margem para nega-lo, tendenciosos. E ser tendencioso não é uma coisa má… desde que essa tendencia seja baseada em convicções e factos ao invez de sentimentos e “porque sims”.
MFL fez o seu papel na medida do possível. Todos sabemos que o PSD neste momento ainda não é oposição na verdadeira ascenção da palavra. Ou seja alternativa ao governo. Ainda falta qualquer coisa. Mas as coisas constroem-se devagar e com certezas, não demagogias ou showoffs tipo magalhães e inaugurações a torto e a direito em tempo de eleições numa região. Pergunto eu se as duas viagens do nosso primeiro ministro aos Açores num curto espaço de tempo, se foram pagas pelo seu bolso, ou do partido, ou do estado. Não afirmo nada porque acredito em todas as possibilidades.
Mas adiante.
MFL levantou questões pertinentes. E essas questões não as vejo ser debatidas ou refutadas pelos bloguistas deste país fora. Alguns factos:
– O que as empresas precisam é de que o estado pague mais cedo e receba mais tarde – Aumento do défice para 3% seria mais que sustentavel para conseguir isto. Certo? Errado? Porque? Se ajudarmos as PME não vamos potencialmente diminuir o desemprego e contribuir para o crescimento dessas empresas?
– Em que é que o IRC de 12.5% vai contribuir para ajudar as pequenas empresas? Todos sabemos que a grande maioria das empresas não apresenta lucros. E quando os tem, arranja maneira de não os ter aumentando custos ou reinvestindo. Também náo beneficia as grandes empresas porque essas seria um bocado ridiculo apresentar lucros de menos de 12500 euros. Então em que ficamos?
– É claro e evidente para este governo que mesmo depois da UE ter dado indicações claras de que o défice em tempo de crise não pode ser prioridade, a ideia mantem-se. É importante é manter o defice nos 2.2% mesmo que isso signifique maios aperto de cinto quando o que se devia fazer era isso sim alarga-lo.
– Em termos de investimentos em obras publicas, quem tem financiado as mesmas é a banca. O estado nao tem dinheiro por isso quem as faz são privados e os privados têm de ir a banca que lhes empresta dinheiro. E até recebe aval do estado e garantias. Que raio de promiscuidade é esta?
– Porque é que ao fim de tantos anos com os salarios congelados, o estado decidiu, em ano de crise, aumentar os salarios aos funcionários públicos? Será porque estamos a 1 ano de eleições? Será? Naaaaahhhh… Não pode ser. Não o devia ter feito? Claro que devia. Mas e que tal se tivesse sido à um ano? Afinal o défice de 2.2 não é assim tão… he pá é melhor nao falar do defice.
– Imposto automovel sobe 11%. Que tal eh? É assim que se ajudam as familias portuguesas nao? Já temos dos carros mais caros na europa… vamos carregar mais um pouco. Vamos quem sabe até fazer com que eventualmente um carro fabricado em Portugal seja mais caro cá do que ir compra-lo à visinha espanha. Bom não é? Ah pera… isso já é assim hoje.
Existem muito mais questões que podiam ser levantadas. Mas é melhor falar do que a senhora fez e deixou de fazer e se o PSD é ou não oposição credível. O resto pouco interessa. Questões pertinentes levantadas por pessoas como a MFL que até gageja nas entrevistas não interessam para nada. Certo?
A democracia em Portugal está podre. E a liberdade de expressão em vez de ser usada para criticar construtivamente prefere ser sensacionalista.
GostarGostar
JC:
De todas as asneiras do seu comentário, a que mais me tocou foi a da “ascenção” da palavra…
Trata-se de um verdadeiro achado.
A palavra ascende, portanto, e nessa ACEPÇÃO, nada a detém.
Ora, meu caro, vá-se catar com as suas lições analfabetico-pretensiosas…
GostarGostar
Creio que estão satisfeitos, com o Socrates e com o Ministro das Finanças! 2 palhaços, que vai para um ano se desmentem a els pr,oprios com afirmações, que são prontamente desmentidas pelos bfactos. Estão felizes, com a tremenda divida externa e com os juros da mesma? com os desempregados que não param de subir?
Com uns desfazedores da economia? nentão continuem a votar neles, mas não venham dizer que a Manuela Ferreira leite não serve!
Quem deixou este país de rastso? já não se lembram? o vigarista do Guterres com o auxilio do partido comunista e do Socrates que já ali estava como ministro!
GostarGostar