Saltar para o conteúdo

MFL

20 Outubro, 2008
by

Algumas notas sobre o  “Cartas na Mesa” (TVI) de esta noite:

– Manuela Ferreira Leite está (ainda) mais…. zangada !

– A discussão interna, no PSD,  sobre a putativa candidatura de PSL à C.M. Lisboa é, simultaneamente, uma coisa boa e normal  e  “lastimável”!

– Eu fiquei confuso…

32 comentários leave one →
  1. 20 Outubro, 2008 21:44

    O Totobola dos totós
    .
    PENSE-SE O QUE SE PENSAR dos sucessivos líderes do PSD, uma coisa é certa: Manuela Ferreira Leite surgiu como uma ruptura contra uma certa forma de fazer política em que se especializaram, com mais ou menos sucesso, pessoas como Alberto João Jardim, Luís Filipe Menezes e Santana Lopes.
    .
    É, pois, com a maior perplexidade que vemos este último em vias de se apresentar como candidato do partido à Câmara da capital, numa eleição praticamente simultânea com a das legislativas – onde o PSD aparecerá tendo, à cabeça, alguém que se identifica, no essencial, como o oposto do Menino Guerreiro.
    .
    Pois bem; se a ideia do PSD é apresentar-se aos eleitores de Lisboa com uma espécie de dupla no Totobola (1-2), talvez não fosse mau ter em conta que Santana pode fazer com que, por comparação, o sofrível António Costa até pareça aceitável – já que falámos de Totobola… esse é que é o “xis” da questão.

    Gostar

  2. bis coitus interruptus permalink
    20 Outubro, 2008 21:48

    santos da tanga não fazem milagres
    o cobrador sem fraque estava irritado

    Gostar

  3. amcslb permalink
    20 Outubro, 2008 21:57

    Mto, mto mto fraquinha

    às tantas quando a velha (a da esquerda) perguntou à velha (a da dta) porque é que o partido era assim (sempre a dar tiros nos pés) ela pensou, pensou, pensou e não lhe saiu nada.

    Gostar

  4. 20 Outubro, 2008 22:11

    Preferia o Santana Lopes na Câmara do Porto e levavam o Rio para Lisboa.
    Sempre era mais divertido.

    Gostar

  5. lucklucky permalink
    20 Outubro, 2008 22:22

    Não percebo o pó que se tem ao PSL para Presidente de Câmara, não me parece que tenha sido pior que outros Presidentes de Câmara. Ele e outros (que no entanto passam por respeitáveis) faliram a Câmara que teve um bailout á maneira…

    Gostar

  6. honni soit qui mal y pense permalink
    20 Outubro, 2008 22:32

    É fácil.Má imprensa.
    Tanto pintaram o gajo como playboy … e a malta não gosta ( invejazinha tuga … aquela coisinha muito , muito mesquinha e nacional ) , que da associação não se livra.
    Embora tenha feito m…. claro.E foi ingenuo ao dar tiros no pé , ainda me lembro de uma entrevista com o irmão do Costa … entalou-se bem com aquela de espanhar ministérios pelo País.Foi só pôr a casca ….
    Mas de facto tb como foi possível um Sampaio .Realmente.E onde chegou .

    A sério. O PS domina bem a agenda da imprensa .Uns por proselitismo e afiliação partidária , outros por calculismo … o jornalismo está de joelhos com o poder socialista.Sempre foi assim, e acho que sempre assim será.

    Gostar

  7. 20 Outubro, 2008 22:53

    Mr. Piscoiso,

    Desejo trocar Rui Rio por António Costa ou por Santana Lopes.

    Iniciamos os dois, se quiser, as negociações já no próximo fim-de-semana, em território neutro. Por exemplo, no Pedro dos Leitões.

    Gostar

  8. honni soit qui mal y pense permalink
    20 Outubro, 2008 22:57

    oinc

    Gostar

  9. honni soit qui mal y pense permalink
    20 Outubro, 2008 22:59

    apanhem esse rapidamente.é que o Costa tá tão gordo que não há leitão que lhe escape …

    Gostar

  10. Anónimo permalink
    20 Outubro, 2008 23:00

    Essa era uma grande ideia. Porque não vem Santana cá para cima para o Porto para o pé de Menezes e vai Rio para Lisboa? Era uma boa estratégia para o psd. Rui Rio pode ganhar a António Costa que os lisboetas são meio babacas, Santana duvido. Acho que no Porto ganhar por ganhar preferiam Santana a Rui Rio..lol

    Gostar

  11. Gabriel Silva permalink*
    20 Outubro, 2008 23:03

    Acho que a Lipor está cheia, pelo que se deve evitar essas transumancias.
    Principio do produtor/pagador. Aturem-nos.

    Gostar

  12. 20 Outubro, 2008 23:04

    Meu caro, o problema não é a eventual tranquilidade ou convicção da Dr. Manuela. O probema é se ela tem competência e se é ou não a pessoa certa para ser primeiro ministro. E, nesse aspecto, custa-me ouvi-la num discurso que, se o entendermos bem, denota algumas falhas de coerência, honestidade e até soluções. Ao classificar o valor de 0.6 de crescimento do PIB de irreal, nesta conjutura, e indicar o valor de 0.2 como o mais indicado, não lhe parece que está a ser pouco honesta? Ainda para mais quando foi responsável por “prognósticos” em OE anteriores que falharam estrondosamente com diferenciais de 3%? Por outro lado, não lhe parece estranho que a promotora da “obcessão do défice” entre agora numa lógica de medidas que põem em causa o défice público? E o que dizer da sua posição quanto aos grandes investimentos públicos quando, ao mesmo tempo, diz que deve haver uma preocupação com o emprego? Será que não há ligação? Será que é apoiando as empresas que têm prejuizo que se vai criando emprego e desenvolver e melhorar o tecido empresarial português? Serão estas empresas, as que dão prejuízo, que vão alterar os números de desemprego e do desenvolvimento económico? E o que dizer da acusação de que OE está cheio de truques? Será que está a pensar na “venda” das dividas ao citibank? E quando diz que a crise internacional só atingiu Portugal porque Portugal já estava em crise, será que pensa o mesmo para Espanha, Reino Unido, Alemanha,França e todos os outros países? E quando o FMI diz que Portugal vai crescer 1% e muitos, que sempre cresceram mais do que Portugal, vão entrar em recessão, será que está a ser eleitoralista?

    João Narciso

    Gostar

  13. Anónimo permalink
    20 Outubro, 2008 23:05

    OF topic

    Agora é que Obama já ganhou
    Eric Schmidt, do google, também apoia Obama.

    Com tanto apoio e até fora dos USA, acho que Obama ainda vai ser o primeiro presidente do mundo inteiro. Votamos todos no Obama a presidente do universo?

    Gostar

  14. Vá lá permalink
    20 Outubro, 2008 23:10

    And that Socrates… Well if he’s angry, I certainly can’t tell.

    Gostar

  15. Rex Noster Liber Est permalink
    20 Outubro, 2008 23:22

    Eu explico-lhe as suas dúvidas e grátis:

    «A discussão interna, no PSD, sobre a putativa candidatura de PSL à C.M. Lisboa é, simultaneamente, uma coisa boa e normal e “lastimável”!»

    A discussão no PSD seja do que for, é o melhor que o Partido tem desde Sá Carneiro, Pinto Balsemão e Magalhães Mota. Por isso discutir a candidatura de PSL à Câmara de Lisboa ou outra coisa qualquer, é «uma coisa boa e normal» num Partido Livre de gente Livre.
    É «lastimável» que a discussão das autárquicas se faça com um ano de antecedência, com o País a passar por uma gravíssima crise económica (que vinha de trás!) e uma não menos penosa crise financeira que veio, essa sim, de fora.

    PERCEBEU AGORA?

    Gostar

  16. Anónimo permalink
    20 Outubro, 2008 23:25

    Tipico de português!!!!!

    Em vez de comentarem a coisa mais importante que a MFL comentou e denunciou que é a questão do combate à divida orçamental à custa das pequenas e médias empresas…ficam nisto! Cada Povo tem o governo que merece !!!!!

    Gostar

  17. Anónimo permalink
    20 Outubro, 2008 23:37

    O melhor é pegar na stora Manela e mandá-la para presidente da camara do Funchal

    Gostar

  18. 20 Outubro, 2008 23:44

    Rex Noster Liber Est Diz:

    Tem que se esforçar mais, na sua ânsia de justificar a líder.

    Foi questionada não sobre as virtudes da discusão “seja do que for”, mas sim “sobre a putativa candidatura de PSL à C.M. Lisboa”, em concreto. De resto, foi essa discussão em concreto, na comunicação social, que foi mostrada, com algum estrondo e desnorte, pelo PSD ao país, nos últimos dias (rectius, por alguns militantes do PSD que têm prime time da imprensa)!

    Gostar

  19. rxc permalink
    20 Outubro, 2008 23:52

    Houve um pormenor muito interessante quase no final da entrevista, que deve ter passado despercebido a alguns supostos liberais da praça, onde MFL enunciou (em tese, bem sabido…) uma diferença significativa em relação ao PS. Devem estar muito satisfeitos com este governo social-socratino…

    Gostar

  20. 20 Outubro, 2008 23:52

    Anónimo (16)

    Tem razão.

    É uma denúncia muito significativa, sobretudo vindo de quem criou o PEC! Há algumas PME’s que disso não se esquecem e, por isso, estou certo que lhes tocou fundo tal denúncia de MFL!

    Assim como as ordens de suspensão e retardamento dos pagamentos a fornecedores do Estado, para compor a conta (a execução orçamental do ano respectivo).

    E por falar em combate à dívida orçamental, é curiosos que não se tenha falado nesse brilhante instrumento (de combate ou de cosmética orçamental) da titularização dos créditos fiscais, a favor do citibank….

    Gostar

  21. portela menos 1 permalink
    21 Outubro, 2008 00:20

    a respeito de leaders do PSD, de um blog desportivo:

    … Nos últimos dias, li uma manchete, curiosamente de um jornal onde o João Marcelino foi director, que me dizia que as pensões vitalícias do Estado subiram oito milhões de euros e que no lote se encontra um tal Marques Mendes. O mesmo senhor que uma semana antes, numa revista que sai à quinta-feira mas que se chama muito apropriadamente Sábado, revista que também teve o famoso toque do Midas do nosso jornalista, disse que nunca ganhou tão bem na vida, como administrador da EDP-renováveis. Temos aqui o perfeito exemplo de um cidadão em plena vida activa, principescamente pago por uma empresa com capitais do Estado e que ainda abarbata uma choruda pensão só pelo facto de ter passado parte da sua vida na Assembleia da República, o único local da nação onde se trabalha menos que nas escolas portuguesas. Estranhamente ninguém reparou neste que parece um pormenor. Talvez porque estamos precisamente a falar do pequeno surfista prateado.
    PS – Digam lá se não era bonito, neste tempo de crise, esta gente impoluta e democrata abdicar da pensão da ordem em prol dos pobrezinhos…ou, já agora, aqui do “je”
    Publicada por Eugénio Queirós (bola na área)

    Gostar

  22. 21 Outubro, 2008 01:48

    É delirante a forma como muitos tratam e analisam o trabalho de PSL. Algo nele deve irritar uma certa classe pensante deste país…ou talvez algum gene de rejeição exista por aí disseminado. Os políticos falham, cometem erros, mas o “ódio de estimação” de muitos para com PSL é simplesmente incompreensível.
    Em relação a Lisboa, acho mais grave que a actual autarquia se afunde na questão das “casas low cost”, faça uma vénia perante as decisões do Governo em relação ao “Aeroporto do Deserto” ou se delicie com operações de “make up” no Bairro Alto.

    Perante António Costa, Santana não só se torna um candidato plausível, como se apresenta com sérias hipóteses de reconquistar a autarquia. Há coisas fantásticas, não há?

    Gostar

  23. ALberto permalink
    21 Outubro, 2008 03:14

    Ao contrário de outros, não vou repetir aqui, o comentário que já fiz no Post anterior

    Também quanto ao Ódio de estimação, já escrevi algo sobre isso num comentário de um post à tempos atrás no O Insurgente .. cada vez me parece mais, que a verdade sobre PSL é que incomoda e não pactua com muitos interesses instalados…

    Quanto ao que PMF ficou confuso (e julgo que não terá sido só ele), e o 15 já tentou lhe explicar, além do que já escrevi no comentário do anterior Post (não foi o PSD, mas sim a imprensa e o lobby anti-PSL que trouxe esse assunto para a ordem do dia), talvez possa apenas acrescentar o seguinte.
    O PSD deve mesmo ser o único dos “Grandes” Partidos – leia-se com assento Parlamentar – em que há suficiente liberdade para se discutir e debater todos os assuntos. Certamente uma lição de democracia, de que os restantes partidos ainda estão muito longe de entender.
    É certo que por vezes, mesmo alguns no interior do partido também o exageram, na forma como o fazem, deixando de debater ideias para trocar insultos ou outro tipo de mimos (dias menos bons de alguns, outros é mesmo ainda lhes faltar alguma cultura democrática).
    E também é notório, que uma boa parte deste País, ainda não está preparado para este tipo de abordagem democrática. (Os chamados adeptos do engole-cassetes, ou carneirada em geral).

    Engraçado como este assunto, se assemelha muito, a vários post’s que li por esta Blogoesfera nos últimos dias, a cerca de explicações para o que aconteceu no 5dias…
    Linhas de pensamento do tipo “Os blogs de direita, admitem diferenças de opinião entre os seus membros, e debatem sobre elas, enquanto na esquerda tal não pode acontecer, todos tem de seguir a mesma linha”
    Pois é.. parece que estes blogs, estão preparados para dentro deles, admitirem diferentes opiniões.. mas dentro dos Partidos, NÃO!

    Ainda à tempo para deixar uma nota ao nº 12, que não o fiz no post anterior.
    Talvez tenha estado distraído, mas já à uns bons dias atrás (meses?) que MFL se pronunciou exactamente sobre o caso Espanhol!
    Era uma referencia para os Portugueses, não faltava quem fala-se enaltecido sobre os feitos da evolução Espanhola.. Felizmente para o Sr. Sapateiro, tal como para o nosso Secretismo, esta crise mundial chega em boa hora, para tentar disfarçar a sua governação totalmente desastrosa!
    Espanha à muito que vinha dando sinais de fragilidade, muito antes de começar esta presente crise! MFL já o disse, salvo erro, exactamente numa expressão do género “Veja-se Espanha, tida como exemplo.. Chegaram os Socialistas, e vejam o que lhe fizeram”

    Poucos no mundo, devem estar tão contentes com esta crise, como os Sr.s da Península Ibérica.. com eles só talvez os que estão a se governar à conta dos vários Bailout’s por esse mundo fora!

    Em relação ao 21, eu mesmo estarei disposto a ir passear por Lisboa, com cartazes exigindo que MM abdique da sua pensão, no mesmo dia em que o Dr. MS e outros tantos como ele o façam! Nesse dia, conte comigo!
    Nota: Pode contar comigo, no dia em que for para exigir o fim de *TODAS* essas Pensões, subsídios e que mais raio inventaram no pós-25Abril.
    Mas não, este governo pretende mesmo é cortar nas pensões desses (ironic mode ON) tiranos que foram oprimir os povos colonizados! (irconic mode OFF) BAH! chega! Ainda gostava de saber quanto recebem esses Vascos que aparecem fatidicamente nos dias 25/4 de todos anos..

    Quanto a trocas, bem, desde que não mandem o Orelhas, que está lá muito bem nas luzes, (local onde pode continuar a fazer um péssimo trabalho, mas culpar os “outros”, e a massa continua a bater palmas) por mim tudo bem.. não desgosto de Rio, embora tenha sido muito mais apoiante da equipa do 1º Mandato, do que da actual..
    Duvido que PSL tivesse interesse pela CMP, embora até pudesse ser engraçado, e talvez conseguisse trazer alguma cor, para uma cidade tão cinzenta!
    Nota: para os mais distraídos, eu não estou a falar mal da Cidade do Porto! Mas é um facto, que auxiliada pelo Clima, é uma cidade um pouco cinzenta.

    Gostar

  24. sofia permalink
    21 Outubro, 2008 04:27

    Vi a entrevista da MFL na TVI. Só faltava bater. Espumava. eriçada. insolente. caustica. soturna. Ácida, cheia dela.

    Não queremos bonomias. mas não gosto de acidez excessiva e de memória curta .

    Discurso demolidor e sem esperança. Os portugueses desde que se levantam ate que se deitam , hoje só pensam: como é que eu vou aguentar e conseguir chegar ao fim do mês.

    Os portugueses querem que lhes digam a verdade, mas que lhes apontem um rumo, querem que lhes digam que ha pessoas que podem ajudar……………mas que não são sempre as mesmas de sempre, Querem ter esperança, mesmo que o tempo seja de desesperança.

    E não gosto de impolutas , agora virem argumentar uma petit lettre do discurso eleitoral, dizendo que nunca excluiu ninguém. Verdade. disse isso. mas também disse o resto, que não votou no Lopes, que não gostava de populismo.

    Tanta retórica e um saco cheio de coisa alguma.

    Estou farta deste PSD. Estou farta deste partido doente com sangue velho e rançoso.

    O Lopes é o fim. Roma não paga a traidores

    Gostar

  25. 21 Outubro, 2008 08:35

    MFL tem um problema que é comum ao candidato McCain: a idade. Quem acredita (a começar pelos próprios) que eles vão estar empenhados a segurar as rédeas de um mundo que para eles já não contém futuro significativo? Naquela idade é costume preferir o sossego. A sua emergência como candidatos mostra como certos aparelhos políticos tiram à gente mais nova e com mais talento a vontade e as oportunidades de se meter em política.

    Gostar

  26. Rex Noster Liber Est permalink
    21 Outubro, 2008 08:50

    Lino:

    Sabe com que idade Sir Winston Churchill foi, pela primeira vez, Primeiro-Ministro de Inglaterra?

    Gostar

  27. 21 Outubro, 2008 10:10

    Rex Noster Liber Est:

    A sua objecção terá alguma razão, e poderia estender-se a Reagan ou no limite a Thatcher, mas parece não haver condições para a repetição desses casos excepcionais.

    Gostar

  28. 21 Outubro, 2008 11:22

    Quem lidera o PSD é Cavaco Silva, a senhora, é secretaria geral, como foi a Leonor Beleza,

    Gostar

  29. 21 Outubro, 2008 15:48

    Tem razão. Vamos ser ultrapassados por todos os países europeus, mas não há mal que alguns fiquem contentes a observarem o espectáculo, como parece ser o seu caso.

    Gostar

  30. 21 Outubro, 2008 15:57

    PMF,

    «É uma denúncia muito significativa, sobretudo vindo de quem criou o PEC! Há algumas PME’s que disso não se esquecem e, por isso, estou certo que lhes tocou fundo tal denúncia de MFL!»

    Tens andado desatento! Não foi a MFL que criou o PEC!!! Isso é o que diz a imprensa e os “comentadores” vendidos ao poder- foi o Guterres e o Sócrates, tá visto!
    A MFL é amiga das PME’s, dos contribuintes e da classe média (conceito que ele própria introduziu no discurso político português como ontem se provou). Aliás ela não é a mesma que foi Sec dp Orçamento e muito menos a senhora com o mesmo nome que foi uma das piores ministras da Educação de que há memória na democracia portuguesa (e a concorrência é feroz).

    Esta MFL é outra – foi a conclusão a que cheguei após ter lido o que dizem os laranjinhas da desgraçada entrevista de ontem…

    Gostar

  31. 21 Outubro, 2008 22:52

    Era preciso que MFL tivesse posto os tomates em cima da mesa e dissesse: não há aeroporto novo nem TGV enquanto esta gaita não começa a funcionar! Mas ninguém diz isso… Quem dissesse isso, levava o país atrás.

    Gostar

  32. Doe, J permalink
    22 Outubro, 2008 16:21

    Oed Diz:
    “Mas ninguém diz isso… Quem dissesse isso, levava o país atrás.”

    Infelizmente duvido pois essa tirada também já foi gasta por um tal de Durão Barroso com a história das “crianças com fome” e das “listas de espera nos hospitais”.
    Já por cá passou tanto vigarista que a única certeza a tirar acerca dos discursos políticos, sejam de que cor forem, é que não dão certezas nenhumas.

    Gostar

Indigne-se aqui.