Saltar para o conteúdo

Regionais nos Açores

20 Outubro, 2008

Os vencedores:

Carlos César, por manter a maioria absoluta, apesar de ter perdido cerca de 15.000 eleitores e de ter ficado ligeiramente aquém dos 50% (face aos 56,66% de 2004).

O Bloco de Esquerda, que elegeu os seus primeiros dois deputados e triplicou a votação, apesar de continuar a ser um pequeno partido, com 3,3% dos votos.

O CDS que, separado do PSD, com quem concorrera em coligação em 2004, elegeu 5 deputados (faltaram-lhe apenas cinco votos no Corvo, para eleger o sexto) e 8,7% dos votos, bem acima de todas as previsões.

O PPM, que elegeu um deputado no Corvo, ficando à frente do CDS  e do PSD (4.º).

A Abstenção, que subiu de 44% para 53%, apesar da limpeza dos cadernos eleitorais.

Os derrotados:

O PSD: Apesar da queda acentuada do PS, não só não cresceu como, ao contrário do seu antigo parceiro de coligação, parece ter perdido votos e mandatos.

A CDU, que apesar de ter conseguido eleger um deputado (não tinha nenhum), foi o único partido pequeno a perder eleitores (todos os outros mais do que duplicaram a sua votação).

Nota 1: em 2004, a  Assembleia Legislativa dos Açores tinha 52 deputados. A partir de agora terá 57. Os cinco deputados novos correspondem ao 10.º círculo eleitoral, chamado “compensação”, criado para evitar a bipolarização paralamentar e dar sentido aos votos que não serviam para eleger ninguém nos círculos das ilhas. O maior beneficiário do novo círculo foi o BE, que elegeu dois deputados. O PSD elegeu um, a CDU outro e o CDS o último dos 5.

Nota 2: nesta notícia da RTP diz-se que o PSD caíu “quase 20 pontos percentuais”, sem se dizer logo que parte dessa queda se explica pelo facto de em 2004 o PSD ter concorrido em coligação com o CDS.

17 comentários leave one →
  1. blogdaping's avatar
    blogdaping permalink
    20 Outubro, 2008 11:42

    A ilha do Corvo ainda tem 300 habitantes ?
    Até o PPM mete gente … Chiça !!!

    Gostar

  2. bis coitus interruptus's avatar
    bis coitus interruptus permalink
    20 Outubro, 2008 11:54

    votaram ps os que vivem à custa dos impostos do cobrador do fraque.
    viver nos açores é verdadeiro inferno. o atraso é cada dia maior. o horizonte é linha que subtende

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Outubro, 2008 11:55

    Os monarquicos do continente deviam ir todos para o corvo fundar a monarquia do corvo.
    eheh

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Outubro, 2008 11:59

    Os 20 pontos percentuais é a diferença do ps para o psd nestas eleições. Aquela frase está errada.
    A coligação psd/cds em 2004 desceu 20 pontos percentuais em relação a esta? Acho que a diferença é menos de 10. A frase do texto é que está errada. Queriam dizer que o psd teve menos 20 pontos percentuais que o ps.

    Gostar

  5. Carlos Loureiro's avatar
    Carlos Loureiro permalink
    20 Outubro, 2008 12:15

    Caro Anónimo 4,
    Tem razão na sua primeira observação. PSD/CDS tiveram em 2004, tiveram 36,8%. O PSD teve agora 30,27%. Uma queda de “quase 20%”, mas apenas de pouco mais de “seis pontos percentuais”, que é inferior à votação que o CDS obteve agora.
    Já quanto ao que “queriam dizer” na notícia, tenho muitas dúvidas que a sua interpretação seja a correcta.

    Gostar

  6. Spartakus's avatar
    20 Outubro, 2008 12:48

    Discordo. Não será assim tão linear. Para mim ganhou a ABSTENÇÃO. Felizmente. Sinais do fim do Regime e desta farsa.

    Açores. Mais uma vitória da farsa parlamentar burguesa.


    Cumprimentos.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Outubro, 2008 13:32

    Assim ´na frase em vez de 20 teria que estar 6.5. A frase do texto da rtp está de qualquer modo errada qualquer que seja o sentido que a frase quisesse ter.

    Gostar

  8. PKS's avatar
    PKS permalink
    20 Outubro, 2008 13:36

    Artigo 288.º da Constituição (Limites materiais da revisão)

    “As leis de revisão constitucional terão de respeitar:

    a) A independência nacional e a unidade do Estado;
    b) A forma Republicana de governo;
    … …”

    Poderia um partido independentista candidatar-se às eleições regionais? Não.
    E porque é então possível uma partido monárquico conquistar um deputado num país republicano?

    Se alguém me puder esclarever, agradeia penhoradamente.

    Gostar

  9. Carlos S. de Matos's avatar
    Carlos S. de Matos permalink
    20 Outubro, 2008 14:14

    Ora, digam-me lá se não é ridículo os Açores terem 57 deputados!
    Proporcionalmente, aqui no Continente devíamos ser todos deputados, não?
    E se esta gente politiqueira, que vive à nossa custa, fosse toda internada no manicómio a que faz jus?

    Gostar

  10. Diz o Roto ao Nu's avatar
    20 Outubro, 2008 14:15

    Só contam os votos que são escrutinados, os outros, não contam, se houve muita abstenção, é porque estão satisfeitos, porque senão tivessem, outro galo cantaria, não merece escapadelas e desculpas

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    20 Outubro, 2008 14:24

    Não há dúvida de que Paulo Portas está de parabéns. Existiu claramente uma transferência de votos do eleitorado social-democrata para o CDS/PP.
    A verificar-se esse facto nas próximas legislativas do continente, JS vai com certeza perder a maioria absoluta. Está a sair demasiado do “centro”, acabando por ser penalizado pelos eleitores de “direita”.

    Gostar

  12. Gabriel Silva's avatar
    20 Outubro, 2008 14:50

    «Poderia um partido independentista candidatar-se às eleições regionais? »

    pode, desde que não defenda a violência como meio de alcançar tal fim político e tenha (formalmente) caracter nacional, uma vez que não são permitidos partidos regionais ou locais.
    é o mesmo com os monárquicos, com os comunistas, com os federalistas, com quem defenda a legalização da poligamia, do fim da propriedade privada, enfim, o que bem se entender.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Outubro, 2008 16:59

    É incrivel como opinar de tornou banal no nosso país. Mais facilmente se critíca uma boa política que representa, a nivel nacional, niveis muito mais saudaveis do que estamos habituados a ver nos Media diáriamente.
    Os Açores são a região do país com menor taxa de desemprego, foram pioneiros na concretização de um círculo de compensação para permitir a inserção das minorias políticas na Assembleia Regional e detêm, apesar da crise, dos mais elevados níveis de vida do pais.
    Como se já não bastasse o “folclore madeirense”, cá vêm os continentais tentar governar os Açores.
    Se ao menos o estatuto fosse aprovado…

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Outubro, 2008 18:30

    PDA – Partido Democratico do Atlântico, o penúltimo em votação, à frente do PPM (que elegeu Paulo Estevâo pelo Corvo, com 75 votos, mais 5 que o CDS/PP).
    Partido nacional (por imposição constitucional) com sede nos Açores e que agrega independentistas açorianos …

    Gostar

  15. blogdaping's avatar
    blogdaping permalink
    20 Outubro, 2008 18:42

    Mas, a reaçon ganhou ou perdeu… ??

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    20 Outubro, 2008 19:00

    .
    Raciocinar politicamente que 44% que votaram são 100% dos Cidadãos é mais uma das tantas fantasias das metiras deste Poder “Nobreza, Corte á mesa das Finanças Publicas do Rei-Sol, Luis XIV: ‘aprés nous le deluge'”.
    .
    Daqui surge que este Poder se está absolutamente nas tintas para o REGIME, a DEMOCRACIA,parado
    na dialectica ideologica “Comunismo/Outro”, em que o “Outro” tem muiros Outros que são abafados como Salazar fez. Isto é, deixaram como unica alternativa eleitoral o Comunismo que o voto de rejeição (Abstenção, Nulos, Brancos) POR ENQUANTO não adere. Mas é Sol de pouca dura porque o OUTRO morreu. E atenção os Açores historicamente têm profundas raizes do LIBERALISMO anti-ditaduras.
    .
    Resultados reais: voto de rejeição = 56% (53,6 abstenção + 2,4% nulos)
    .
    – PS = 23% (% de 45.000 em 192.000 Cidadãos)
    .
    – PSD = 14% (% de 27.000 em 192.000)
    .
    – CDS = 4% (% 7.800 em 192.000)
    .
    – BE = 1,5% (% 2.900 em 192.000)
    .
    – PCP = 1,4% (% 2.800 em 192.000)
    .
    – PDA = 03,% (% 610em 192.000)
    .
    – MPT = 0,3% (% 680 e, 192.000)
    .
    – PPM = 0,2%. (% de 424 em 192.000)
    .
    São numeros que têm de ser lidos. São a verdade deste Poder/Sistema que atraiçoa a DEMOCRACIA. São os indicadores da representatividade real Eleitos/Cidadãos.
    .
    Nenhuma DEMOCRACIA resiste quando surge tão severamente desviado dos Cidadãos. E apesar dalgumas “bolas de cristal” que dizem que agora votariam assim e assado em 2009
    está neste momento confirmado que a situação irá ser pior. Rotura num “ilogica” em que é o Poder instalado que adulterou a DEMOCRACIA e provoca os Levantamento Popular ….
    .
    E não é com birras ou sensiveis “a picarem-se” com as REALIDADES que este Poder/Sistema, objectivamente expressado neste OE, resolve a sua queda totalmente desamparada. Tem o MOMENTO UNICO para se tentar safar á disposição, OE. Este texto é resistÊncia ao “Bota-Abaixo”.

    Gostar

  17. ALberto's avatar
    ALberto permalink
    21 Outubro, 2008 01:14

    Não consigo acreditar em “enganos” deste tipo, sobretudo nas RTP’s, ainda por cima essa 2, verdadeiro desperdício de dinheiros públicos.
    Onde está a ERC agora?
    Ainda acerca da 2:, não sei como esteve nas TV’s por Cabo, ou mesmo em outras regiões do país, mas pela minha zona, esse suposto canal, pago com os nossos impostos, além de ter passado horas a dar inutilidades, esteve a transmitir horas a fio sem SOM! no passado Domingo. Pelo menos desde o meio da tarde, até altas horas da madrugada! Haja incompetência e desperdício de recursos!
    E por que raio, temos de pagar estes impostos, nas facturas de Agua, Luz ou do que quer que seja?
    Nem sequer permitem a um cidadão, protestar com todas as consequências que poderiam advir dessa acção, o de NÃO PAGAR esse imposto!! Sob pena de cortarem o fornecimento dos serviços mais elementares e necessários!

    Outra coisa que eu estou em absoluto desacordo, acontece nos Açores como no Continente, é de como um partido que não tem sequer 50%, obtem uma maioria no parlamento! E veja-se, nem sequer é por 1 mandato.. Não entendo, Não aceito!
    Maioria devia ser apenas possível com pelo menos 50% + 1 voto!
    Os 5 deputados extra, enfim.. numa altura em que por todas as razões e mais alguma, devia-se estar a reduzir o nº destes Sr.s, por que razão se aumentou? Se queriam entregar 5 mandatos à “compensação”, deveriam ter sido reduzidos os restantes para 47!
    Melhor ainda, usarem nas Assembleias, o mesmo que no resto da função pública.. Entra 1 por cada 2 que saem, ie, saiam 52, entravam 26, 21 por circulo, e 5 por “compensação”!
    Esta sim, seria uma medida que eu iria aplaudir!

    Devia-se iniciar uma petição, a pedir exactamente a aplicação deste principio, para a nossa AR, a entrar em vigor já no próximo ano!

    Gostar

Deixe uma resposta para Diz o Roto ao Nu Cancelar resposta