Ulrich
24 Outubro, 2008
Os bancos estão bem, explica Fernando Ulrich na SIC-N, mas vão accionar o aval público à mesma. A ser verdade, aquilo que era uma medida excepcional vai tornar-se num instrumento de gestão do dia-à-dia. Mas pode não ser verdade. Ulrich sugere que esta tomada de posição conjunta dos bancos serve para que não se descubra qual deles é que realmente precisa de um aval. Seja como for, a utilização deste aval vai pelo menos servir para tornar o crédito mais barato em ano eleitoral.
33 comentários
leave one →

Tudo leva a crer que a crise tenha sido desencadeada por causa das eleições.
GostarGostar
João Miranda,
“livre mercado é incapaz de se auto-regular”
Que tal um post sobre as declarações do Sr. Greenspan?
GostarGostar
Pouco tempo antes e durante as campanhas eleitorais, nomeadamente para as legislativas, a crise vai ser relembrada e bastante usada como trunfo eleitoral. Qualquer que seja a situação social, económica e financeira do país e dos portugueses.
Sem pudor, sem respeito pelas pessoas, e se necessário com o apoio dos cavalheiros de certos bancos.
GostarGostar
Sim… usa o aval e mas de uma maneira original: “sem vergonha” que era mesmo o que nos faltava neste país. Parabéns…
GostarGostar
«Ulrich sugere que esta tomada de posição conjunta dos bancos serve para que não se descubra qual deles é que realmente precisa de um aval»
Esta notícia é, ao mesmo tempo, surpreendente e preocupante. Colocar o BES ao mesmo nível dos restantes bancos privados é, no mínimo, risível. A CGD, também precisa do aval do Estado? E o Santander, não é um banco privado com maioria de capital estrangeiro, filial do grupo espanhol com o mesmo nome?
Qual é o banco que se encontra à beira da bancarrota: BCP, BPI ou os dois? A avaliar pela cotação de fecho de hoje do mercado accionista português, eu diria que é o BCP.
Porque é que será que os portugueses têm que ser sempre tomados por tolos e/ou ignorantes? Apesar de existir quem pense o contrário, o proteccionismo não é nem nunca foi uma medida profilática.
GostarGostar
José Miguel Júdice afirmou hoje, na RTPN: “Em tempo de crise, o governo não deve ser atacado”.
Está “tudo” explicado…
GostarGostar
Porque será que as postas do João Miranda me fazem lembrar as palavras de Alvaro Cunhal após a queda do Muro de Berlim?
GostarGostar
Todas estas medidas são meros remendos toscos nuns sapatos com as solas já muito esburacadas.
GostarGostar
“Que tal um post sobre as declarações do Sr. Greenspan?”
Que tal dizer que o Sr. Greenspan é um mentiroso. Que foi a regulação do Sr.Greenspan sobre as Taxas de Juro que fez muito da dimensão das bolha porque a Social-Democracia precisa do crédito fácil como de pão para a boca.
GostarGostar
só uma pequena “acha” para a grande fogueira que é o nosso país!!!
Não vivemos todos debaixo da aba do chapéu de chuva do Estado??
Todos, digo com toda a certeza disso: empresas, familias e cidadãos.
Em nome de alguma honestidade intelectual; porque é que não podem os bancos utilizar mais esta forma de ganharem uns lucrozitos…..Afinal, orçamento de Estado prevê 350 000 000,00€ para “ilustres consultores”.
Não há mesmo vergonha!!!
GostarGostar
lucklucky
O Greenspan mentia antes ou mente agora?
GostarGostar
“José Miguel Júdice afirmou hoje, na RTPN: “Em tempo de crise, o governo não deve ser atacado”.”
Vindo de quem vem, toda a sem vergonhice, é possível.
Se a sem vergonhice pagasse impostos, o fisco estava rico.
GostarGostar
“Porque será que as postas do João Miranda me fazem lembrar as palavras de Alvaro Cunhal após a queda do Muro de Berlim?”
O capitalismo e o liberalismo são muito mais antigos, do que o Regime dos Sovietes.
Aliás, muitos dos antigos admiradores do bolshevismo, são hoje dos maiores capitalistas! Porque será?
GostarGostar
“Todas estas medidas são meros remendos toscos nuns sapatos com as solas já muito esburacadas”
Ora, aqui está a lamentável verdade. Lamentável, apenas porque vai doer.
GostarGostar
Parece que o BPN é um banco em grandes dificuldades. E que só não vai à falência, porque o Estado neste momento não vai deixar falir nenhum. O BPN acaba por ser salvo pela crise.
GostarGostar
Ulrich, depois do falhanço da OPA sobre o BCP que custou muito dinheiro aos accionistas, deveria demitir-se com esta performance:
Lucros do BPI caem 85,9% até Setembro
O BPI registou 34,4 milhões de euros de lucro nos primeiros nove meses do ano, menos 85,9% do que no período homólogo, revelou esta sexta-feira a instituição financeira presidida por Fernando Ulrich.
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=106506
GostarGostar
«José Miguel Júdice afirmou hoje, na RTPN: “Em tempo de crise, o governo não deve ser atacado”»
Concordo totalmente com ele. Nesta fase há que atacar forte e feio mas é os lambe-cús, borra-botas e troca-tintas colados à política de superfície.
GostarGostar
“Parece que o BPN é um banco em grandes dificuldades. E que só não vai à falência, porque o Estado neste momento não vai deixar falir nenhum. O BPN acaba por ser salvo pela crise.”
Será “acaba de ser salvo pelas eleições”?
GostarGostar
Para além de 2009 existirá apenas a realidade, já sem a máscara, porque isto vai dando para disfarçar algum tempo, mas não o tempo todo. Saídos do pantanal entrámos no lodaçal. Desgraçado daquele que ficar com a herança do menino de oiro.
GostarGostar
Aquilo que o Ulrich vendeu há pouco, representava quanto e o quê?
GostarGostar
Para me poder situar, gostaria de saber se o painel de comentadores deste blogue funciona em circuito fechado…? E se essa é a razão pela qual os meus comentários são normalmente publicados 24 horas após terem sido escritos.
GostarGostar
Quem diz “à mesma” são os mouros. Aqui em Portugal propriamente dito diz-se “na mesma”.
“Dia-a-dia” não tem acento, como é óbvio. Lê-se “à” porque há crase dos dois aa.
GostarGostar
“Concordo totalmente com ele. Nesta fase há que atacar forte e feio mas é os lambe-cús, borra-botas e troca-tintas colados à política de superfície.”
ó 17…
deve fazer parte dos comensais que se sentam à mesa OE…..Ou anda distraído!
GostarGostar
As estradas, o TGV, os Magalhães, os bancos e tudo sob o aval do Estado, chegarão para enfrentar os credores da dívida externa na hora da verdade? O que vale é as manifestações de carinho pelo povo nos faz pensar que seremos todos adoptados.
GostarGostar
Esse senhor fede excessivamente num sistema já dele muito fedorento.
GostarGostar
ORA VEJAMOS:
SE O PRESIDENTE DO BPI DISSE NA TV QUE TINHA BASTANTE LIQUIDEZ
PARA QUE QUER AGIORA O AVAL DO ESTADO PARA SACAR SOBRE O DITO AVAL,CO A DESCULPA DE NÃO HAVER AGORA QUALQUER APERTO NO CREDITO.
ISSO DE CHEGAR AS FAMILIAS E TUDO CONVEWRSA DA TRETA.
O QUE ELES QUEREM E SAIR POR CIMA E “DESENRASCAR” OS PATOS
BRAVOS E OS INVESTIMENTOS QUE OS CHICOS ESPERTOS ANDARAM A FAZER NOS FUNDOS INTERNACIONAIS SEM VEREM O QUE ESTAVAM A FAZER.
QUEM CONHEÇA A BANCA SABE DO QUE FALO.
AQUELA GENTE SO PENSAVA EM DAR NAS VISTAS. AGORA NEM SE OUVEM.
GostarGostar
A estória do aval do estado, está mal contada e aldrabada!
O Socrates e o Santos tinham a obrigação de ir à televisão na sextafeira e dizer porque iam conceder o aval de 20000 euros, (EM QUE CONDIÇÔES) aos bancos e não se acobardarem atrás de um
administrador bancário, que disse as patetices, que lhe apeteceu!
A começar tinha muito liquidez, com resultados de 3º trimestre desgraçados! Os palhaços que nos desgovernam, tem que explicar, com que direito vão dar um aval do estado ao BCP, cujas acções
se fizeram ontem a 95 centimos e cuja administração se continua a passear sem responsabilidade de levar o banco à falencia! sim
porque o BCP está falido! os auditores que o venham desmentir, mas estão acobardados no silencio e continuam por ali a fazer fretes! è a merda desta que se vai dar aval?Sr. Cavaco Silva deve querer ser reeleito, mas não sei se haverá país a continuar este tipo de governação!
GostarGostar
Porque é que toda a europa está a ter a mesma atitude e dar aval aos bancos dos seus países e alguns até com compra de acções? A Europa, e os outros países fora da europa também?
Porque é que se colocam com historinhas da carochinha sobre este governo. Ainda não entenderam que o mal é geral? Ou o mundo inteiro enlouqueceu?
GostarGostar
“QUEM CONHEÇA A BANCA SABE DO QUE FALO.”
Bem eu não conheço minimamente a banca nem sei do orçamento, nem sou funcionário público, nem nunca fui mas, a maior parte dos comentários aparecidos aqui são pela rama, sem ideias, sem nada que se aproveite, apenas bacoradas. desculpem os comentaristas mas é a minha opinião.
O respigo acima entre aspas parece ser de quem conhece bem a banca. E disse o que disse? Alguém que me explique. Os bancos recebem depósitos a prazo. Dão um juro, por exemplo, de 2%. Para poderem pagar esse juro, mais as despesas, têm que pôr o dinheiro a render,isto é, emprestar a prazo, por exemplo, a 5%. Ora se numa altura de crise como esta que é importada mas que se reflete aqui, toda a gente, ou muita gente, empresas, etc. vão ao banco levantar os seus depósitos mesmo perdendo os juros. Naturalmente que os bancos que aplicaram esse dinheiro, não o têm disponível para devolver. Daí entrarem em rotura. Depois também com a desconfiança deixaram de emprestar uns aos outros. Ou não é isto. Alguém que me explique mas de forma séria e não com aleivosidades.
GostarGostar
Se as pessoas não levaram o dinheiro para debaixo do colchão, os bancos devem estar a abarrotar de dinheiro com a quantidade de fundos e acções que foram vendidas.
GostarGostar
ORA VEJAMOS:
NÃO SÃO OS INCUMPRIMENTOS DO CREDITO CEDIDO EM PORTUGAL QUE
LEVARIAM O ESTADO A DAR O AVAL.SE A BANCA ESTA DE BOA SAUDE
PORQUE PRECISA DO AVAL?
O PROBLEMA ESTA ONDE SE INVESTITAM MILHÕES EM FUNDOS INTERNACIONAIS.PARA ISSO BASTA VER A PUBLICIDADE DOS BANCOS HA UNS MESES ATRAZ. ESSES FUNDOS SEGUNDO A PROPRIA BANCA EREM DE ALTO RISCO.
COMO A MEMORIA E CURTA EM MUITA GENTE,LEMBRO AQUI O QUE SE PASSOU NO BCP.ENTÃO PARA QUE FOI O ESTADO VIA CAIXA METER-SE
NAQUELA ALHADA,MUITO MAL EXPLICADA
GostarGostar
E qual deles está mais endevidade no mercado exterior, onde pelos vistos, alguns, já levaram nega!
GostarGostar
AO CUIDADO DE IGNORANTE E DE TODOS QUE QUEIRAM DAR UMA BOA
GARGALHADA,VÃO ENTÃO A
http://www.invertired.com/quimu/videos/25/34
O HUMOR INGLES NO SEU MELHOR
GostarGostar