Saltar para o conteúdo

“Valor Alternativo” *

8 Dezembro, 2008
by

A grande constatação política de 2008 é a de que o Governo é bem pior do que se pensava.
Este foi o ano em que uma série de gestos desconcertados e jactantes, a que Correia de Campos gostava de chamar ‘reforma da Saúde’, obrigou o Governo a recuar e fez cair o ministro.
Foi em 2008 que a inevitabilidade da Ota mudou de lugar e Mário Lino fez da expressão francesa ‘jamais’ uma pérola do ridículo político.
Foi durante este ano que um bloqueio de camionistas certificou que quem nos governa não tem pulso nem argúcia para enfrentar qualquer situação que escape à estrita normalidade previsível.
Só nesta semana, o primeiro-ministro fez previsões desvairadamente optimistas para 2009 e, logo no dia seguinte, disse exactamente o contrário – ao mesmo tempo que o grande móbil reformista desta legislatura, a Educação, se esboroou por completo.
Há ministros cuja mediocridade inspira dó num Governo que falha quase todos os seus propósitos – mas continua a subir nas sondagens enquanto o maior partido da Oposição decai semana após semana.

Este PSD é mau de mais para ser verdadeiro. Começo a crer que uma Oposição tão fraca a um Governo tão mau não pode ser coincidência.

* HERESIAS, CM, 7.XII.2008

94 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    PQP permalink
    8 Dezembro, 2008 10:37

    balade “the triumph of bullshit”
    desgoverno zé magalhães armani com ministros escondidos
    e nós todos bem “fudidos”

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Dezembro, 2008 10:42

    Que parvoíce.
    O governo resolveu muito bem oo roblema os amionistas. Muito melhor que em Espanha, eoutros poaíses. Aindar cima sendo liderado o protesto dos camionistas por alguém que era do psd.
    “jamais” como CAA sabe não era de Mário Lino. Mario Lino disse que os especialistas lhe diziam jamais. Jamais é assim a expressºao dos que nunca escutam os outros.
    Correia de Campos caiu porque mais uma vez a oposição e os jornalistas e os blogues não prestam e são capazes de tudo até de levar as pessoas a bater e a atacar médicos e carros do inem fisicamente
    As precisões desvaidaramente optimistas não existiram como CAA sabe se tiver escutado.

    Este governo é assim concluo eu bom, o que é mesmo mau são os da critica e do bota-abaixo. Falsos como tudo!

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    8 Dezembro, 2008 10:52

    “”A grande constatação política de 2008 é a de que o Governo é bem pior do que se pensava””

    “”Este PSD é mau de mais para ser verdadeiro.””

    è um espertalhaço

    Será que enganas os tolos?

    Tu e o teu amigo da CMP, só deram com a lingua nos dentes, salvo seja, porque a esta hora toda mordida, dado que Rui Rio não aparou golpes e despediu o Engenheiro

    Gostar

  4. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    8 Dezembro, 2008 10:54

    “Começo a crer que uma Oposição tão fraca a um Governo tão mau não pode ser coincidência.”

    Sem dúvida, este país está enguiçado. E logo numa altura destas, que grande azar o nosso!…

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    8 Dezembro, 2008 10:55

    Temos assim, um candidato a qualquer coisa, neste momento é de botar faladura.

    Ninguem te percebe

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    8 Dezembro, 2008 11:18

    Se o PSD ganhasse as próximas legislativas e impusesse uma prática política em tudo diferente da actual, seria meio caminho andado para a sua desagregação completa.

    Apesar de tudo, este governo tem três anos e pouco de duração e pretende-se inculpabilizá-lo por todos os males que têm vindo a afectar o país. Não há muito por onde escolher: ou se mantem a política do Estado providência, ou se prossegue na via liberal da desafectação do orçamento aos múltiplos sectores económicos em que o Estado participa.
    A segunda hipótese, para além de ser contrária às directivas da UE, no sentido da revitalização da economia, entregaria o país de “mão beijada” aos espanhóis (não sem antes alguns políticos portugueses levarem uns balázios na cabeça), e a primeira, levar-nos-à inevitavelmente ao endividamento público, tornando cada vez mais difícil um projecto futuro de liberalização da economia e desresponsabilização do Estado.
    Mas, é seguramente este último cenário que o PSD da actual corrente vigente também pretende: um Estado controlador e alvo da bajulação dos vários agentes económicos. Não é isso que a prática nos tem vindo a revelar?

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    8 Dezembro, 2008 11:21

    O Investimento publico dos USA é em grande escala, segundo dizem é o maior de sempre, tendo em conta a depreciação da moeda.

    Aqui, a D. Manela diz que é dar emprego aos Ucranianos e Cabo Verdianos

    Sua Excelencia diz que o investimento que tiver retorno

    Os lideres do PSD, a D. Manela e Sua Excelencia, devem dizer ao Pais o que lhes lhes vai na alma – tem alguma ideia para os investimentos, mesmo que eles não gostem . É que nunca tiveram, para o nosso “fado” e pesadelo.

    Poupem-me e poupem o País

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    8 Dezembro, 2008 11:42

    Sua Excelencia, vê ,o novo ciclo economico, não é um ciclo de 45 em 45 anos, mas é um ciclo de duraçaó mais curta, de 10/15 em 10/15 anos.

    Sua Excelencia, enquanto 1ª ministro, apanhou a boleia do novo ciclo – quanto acabou o ciclo, Sua Excelencia, deixou a sua residencia de São Bento e regressou a sua propria casa,sem nunca ter prestado contas – as feituras dos AE , em preços correntes, qual o seu custo? mais as alcavalas e actualização dos preços, pagos na altura da obra.

    É capaz de dizer? é que ninguem sabe, talvez o Ferreira do Amaral saiba, talvez o PSD saiba e quem pagou os adicionais ao valor da obra.

    Era bom, que o Pais sigelamente soube-se, talvez muita da miseria que nos vemos, tivesse atenuada, ou vivemos uma era de 10 anos de despesismo

    Gostar

  9. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    8 Dezembro, 2008 11:51

    “Apesar de tudo, este governo tem três anos e pouco de duração e pretende-se inculpabilizá-lo por todos os males que têm vindo a afectar o país.”

    A morte sempre tem desculpa, mas a verdade é que o 25 de Abril já foi há mais de 34 anos. Por onde têm andado o PS e o PSD mais os seus acólitos?

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    8 Dezembro, 2008 12:23

    O CAA não perde uma oportunidade de dar umas punhaladas na actual direcção do PSD, honestamente não penso que em nenhuma dimensão Menezes (que a seu tempo pareceu defender) fosse superior à actual líder, tem a segunda câmara mais endividada do país, e o folclore é mais que muito. Com isto não quero isentar alguma ineficácia da actual liderança, mas mais autofagia, não. MFL tem o PSD que tem, e em seu redor pessoas oriundas da área geográfica do CAA de quem já deu para perceber que não gosta. Pegando neste último tópico deve-se dizer que, por exemplo, Pacheco Pereira é uma voz autónoma que pensa sem estar no “mainstream “ do politicamente correcto
    e com trabalho académico interessante (no mínimo) são estas pessoas que fazem falta e não as dependentes de interesses de subgrupos que se impõem ao interesse nacional. Ora é mesmo aí que temos de chegar, qual o projecto estratégico para Portugal ? Querer ser bom aluno nesta Europa não me parece o melhor caminho.
    Essa aversão a MFL e o regionalismo exacerbado parecem constituir os vectores essenciais da sua critica.

    Gostar

  11. CAA's avatar
    8 Dezembro, 2008 12:35

    Tolstoi,

    Até agora nenhum dos comentários, incluindo o seu, apreendeu o ponto principal do artigo. O que V. faz é rotular; a partir dai, presumir conclusões baratas.

    Quanto à premissa: «… honestamente não penso que em nenhuma dimensão Menezes (que a seu tempo pareceu defender) fosse superior à actual líder…», há uma em que os factos demonstram o contrário: o valor do PSD nas sondagens.
    Há um ano atrás o PSD tinha mais 5,5% nos principais barómetros…

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    8 Dezembro, 2008 12:36

    CAA,

    Finalmente, um grande “post” do Dr. Carlos Abreu Amorim.

    Finalmente, o CAA reconhece que o Regime faliu. O Centrão está podre, a começar pelas imagens dos “Senadores” do poder.

    Finalmente, o CAA vem dizer que o Governo Sócrates é a maior falácia desde o 25 de Abril de 1974. Reformas? Nada. Só se forem as nacionalizações dos gordos do Regime.

    Vão lá ver as fotografias do livro do Rendeiro! Aparecem com o Rendeiro, o Cavaco, o Balsemão, o Soares, o Guterres e o Sócrates! Querem mais? Estão todos coniventes.

    A delapidação dos recursos do Estado, passou a saque. O saque é evidente, à custa da monstruosa dívida pública dá-se as pirites aos Martins das eólicas.

    À custa da monstruosa dívida pública, fazem-se auto-estradas para encher os bolsos às construtoras, pois que tráfego, é muito pouco!

    CAA, está na hora, de se criar um movimento social que possa enfrentar o próximo PREC que se avizinha.

    Os valores só podem assentar na Liberdade. Liberdade cívica, Liberdade social, Liberdade económica.

    A luta continua.

    Gostar

  13. CAA's avatar
    8 Dezembro, 2008 12:37

    Mais:

    «O CAA não perde uma oportunidade de dar umas punhaladas na actual direcção do PSD…»

    Não o faço e seria sempre um esforço ocioso – ninguém melhor do que os membros da actual liderança para o fazerem por quem tenha vontade.

    Gostar

  14. Aires's avatar
    Aires permalink
    8 Dezembro, 2008 12:58

    Eu gostava de o ler…
    mas nos ultimos tempos, acho que perdeu motivo valido, fala de banalidades, distorcendo-as no seu sentido lógico e de contexto…
    tenho pena de lhe dizer isto, mas o artigo é mesmo uma “parvoíce” como alguem atrás o escreveu…
    abraço e espero volte aos comentarios lucidos mesmo que eu não esteja de acordo co9m eles e consigo…
    Mas “isto”…
    francamente!!!

    Gostar

  15. CAA's avatar
    8 Dezembro, 2008 13:05

    Aires,

    Fico ansioso por duas coisas,

    1. Que me elucide acerca dos factos que distorço “no seu sentido lógico e de contexto”;

    2. Que nos inebrie com a os seus próprios textos e comentários políticos, certamente desprovidos de banalidades e de parvoíces.

    Pelo tom presunçoso das ‘críticas’ (sim, hoje acordei bem-disposto) a pena do nosso Aires deve estar prenhe de ideias elevadas e de comentários a transbordar de argúcia.

    Cá o espero, então.

    Gostar

  16. CAA's avatar
    8 Dezembro, 2008 13:06

    Artolas,

    «Será que enganas os tolos?»

    Como é evidente, essa questão deve ser endereçada a si próprio…

    Gostar

  17. AM's avatar
    8 Dezembro, 2008 13:09

    O dilema da política portuguesa não é estado social ou liberalismo. Primeiro, porque, como disse Sá Carneiro, já há 35 anos, “Qualquer Estado moderno é inevitavelmente um Estado social, pois a nenhum poder politicamente organizado é hoje possível deixar de conformar-se com as realidades sociais e tomar a seu cargo a satisfação das necessidades colectivas.” Segundo, porque mais de 70% dos eleitores são social democratas à PSD ou à PS. Então, o que deve pedir-se ao PSD? Que compita no terreno do Sócrates, à Menezes? Não. Que seja sóbrio, sério e competente, à Marques Mendes ou à Ferreira Leite. Quando o PSD voltar ao poder, que seja porque vale a pena mudar, nunca para passar a beneficiar um pouco mais os negócios das suas máfias internas do que das do PS.

    Gostar

  18. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    8 Dezembro, 2008 13:12

    CAA:
    “Há um ano atrás o PSD tinha mais 5,5% nos principais barómetros…”
    As sondagens valem o que valem. E, há um ano atrás, o Presidente do PSD era tão mau que a “Central de Comunicação” do Governo não precisava de se preocupar com ele. Agora, tem todas as baterias apontadas a Manuela Ferreira Leite e a campanha contra ela é tão nojenta e grosseira que apenas demonstra o medo que têem dela.

    Enquanto os portugueses se deixarem ir na cantiga das mentiras, hipocrisia e show-off do pior Primeiro-Ministro que Portugal já teve, o PS vai continuar a subir nas sondagens. Principalmente se estas continuarem a ser encomendadas.

    Gostar

  19. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    8 Dezembro, 2008 13:13

    17. AM,
    Assino por baixo.

    Gostar

  20. CAA's avatar
    8 Dezembro, 2008 13:15

    Eu estou a rir-me, acreditem, mas não deixa de ser espantoso, quase inacreditável, que os ‘laranjinhas ferrenhos’ venham para aqui injuriar o mensageiro pelo simples facto deste constatar que o Governo é mau mas o principal partido da Oposição ainda consegue ser pior.

    Reparem bem:
    – não fui eu que escolhi a desgraça política que lidera o PSD;
    – não sou eu que oferto favores ao Governo sempre que este está em condições de ficar em dificuldades;
    – não fui eu que inventei uma nova e estrambólica forma de fazer Oposição (nunca apresentar alternativas), até agora desconhecida nas democracias contemporâneas desde o pós-Guerra;
    – não sou eu que ponho o País a rir com as gaffes, os equívocos e a contínua e lamentável exibição de falta de jeito que a líder do PSD patenteia;
    – não fui eu que prometi ‘excelência’, ‘elites’ e outras patacoadas do género, para, agora, estar a dar o espectáculo que todos vêem;
    – nem sou eu, por último, que ando a tentar negar a realidade jurando que a queda do PSD não está acontecer e que esta até nem será a pior liderança que o PSD conheceu, a única que está em condições de colocar um partido que já foi grande abaixo dos 25%…

    Vamos ter mais 4 anos de Sócrates POR CULPA EXCLUSIVA DE QUE LIDERA O PSD E DOS CEGOS VOLITIVOS QUE A APOIAM.

    Era isto que se deveria estar a reflectir.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    8 Dezembro, 2008 13:15

    “”A grande constatação política de 2008 é a de que o Governo é bem pior do que se pensava””

    “”Este PSD é mau de mais para ser verdadeiro.””

    – Diz-se e contradiz-se, é com o sempre em pé.

    CAA, falta-te logica no que escreves

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    8 Dezembro, 2008 13:17

    Faltou-me mandar-te languidos cumprimentos

    Gostar

  23. CAA's avatar
    8 Dezembro, 2008 13:18

    Artolas,

    «“”A grande constatação política de 2008 é a de que o Governo é bem pior do que se pensava””
    “”Este PSD é mau de mais para ser verdadeiro.””
    – Diz-se e contradiz-se, é com o sempre em pé.
    CAA, falta-te logica no que escreves»

    Não há qualquer contradição lógica nas frases que aponta.
    A sua indicação apenas demonstra que V. não tem o nível mínimo de Q.I. para continuar a discutir consigo.

    Gostar

  24. CAA's avatar
    8 Dezembro, 2008 13:19

    Por último:

    – O ponto essencial do texto não era nada disto. Mas, estou em crer, percebeu quem interessa.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    8 Dezembro, 2008 13:27

    Talvez esteja enganado mas o ponto principal do artigo é muito óbvio, ou seja o governo é muito mau mas a oposição não é melhor. Logo uma critica à actual direcção do PSD; as sondagens não podem guiar estratégias politicas embora sejam indicadores a ter em conta. Contestei aquilo que me parece serem as suas opiniões (pelo que tem escrito) mas não as adjectivei são legítimas. A verdade é que olhando par o universo de valores políticos que temos mudar mais uma vez de liderança politica no PSD talvez não seja a melhor opção.

    Gostar

  26. o sátiro's avatar
    8 Dezembro, 2008 13:29

    2 curiosidades: (1) tudo o k este governo faz- e bem mal- é apelidado de reforma, amplificado pelos media subservientes e “obrigados”; (2) agora o psd (MFL e PSL) é passado- e já querem meter o cavaco, k tirou o país do 3*mundo em 1985, como bom aluno da CEE, segundo Delors-, como fez ainda ontem JSóc em Braga. Mas Sócrates não esteve no governo Guterres d1995 a 2001? O tal k deixou o défice em 4,2%, com processo d bruxelas, apesar do petróleo ter andado pelos 10 e 12 $ o barril? K decidiu 10 estádios em vez do hospital de braga, outros hospitais e escolas, e lares para idosos? E k o “spot” do passado d MFL e PSD só é possível com mtos papagaios invertebrados(as, basta ler DN, EXPRESSO, etc) nos media? E quem criou o monstro da despesa pública cujo combate agora é “reforma”? E a actual dívida ao exterior de 100% do PIB? Etc.,etc…

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    8 Dezembro, 2008 13:37

    Ainda muita agua vai correr por baixo da ponte.
    Mas já agora defina-se CAA proponha um bom nome para líder da oposição.

    Gostar

  28. o sátiro's avatar
    8 Dezembro, 2008 13:47

    qdo guterres ganhou em 1995 tinha sondagens iguais, no tempo de cavaco, a MFL actual. E ganhou. Pq razão os media não param com o bpn, e deitaram para debaixo do tapete das toneladas de lixo da esquerda a sentença de felgueiras k provou que o ps recebeu $$$ com conhecimento das altas figuras nacionais?

    Gostar

  29. Valupi's avatar
    8 Dezembro, 2008 13:55

    Correia de Campos caiu porque tinha um país reaccionário contra ele. O Governo precisava de ceder, nem que fosse para aprender a lição.

    A Ota mudou de poiso em 2007, quando Sócrates aceitou estudar essa hipótese. Revelou-se uma decisão muito inteligente do Governo. Continuar a repetir a versão falsa do “jamais” diz só de quem a repete, e mais nada.

    A resolução do conflito com os transportadores foi brilhante. A crise durou 3 dias e deixou a oposição banza com a estratégia seguida.

    O Primeiro-Ministro disse o óbvio: ao descerem certos factores gerais de custo, há mais dinheiro disponível para todos.

    A educação, aconteça o que acontecer, nunca mais será a mesma. Ou muda segundo o plano governativo ou os portugueses a forçarão a mudar por terem ficado a saber qual a verdadeira razão dos protestos. Sim, nem se trata já de uma reforma, estamos é perto de uma revolução.

    O povo, das sondagens e votações, é sempre iluminado quando concorda connosco e está sempre iludido e manipulado quando discorda? Se for o caso, ainda não sabes o que é a democracia.

    Gostar

  30. Zé Preto's avatar
    8 Dezembro, 2008 14:08

    Para a esmagadora maioria dos portugueses, a revolta da tropa em 28 de Maio foi uma acção libertadora – e a chegada de Salazar ao poder foi um alívio.

    Gostar

  31. MJRB's avatar
    8 Dezembro, 2008 14:32

    O que tem acontecido e acontecerá de péssimo na vida política portuguesa tem um culpado óbvio, a juntar a outros: o povinho contentinho com pontuais e parcas melhorias do poder de compra; o povinho muito pouco reivindicativo (excepto se “puxado” para tal); o povinho eleitor caciquizado que não pune; o povinho à espreita de sinecuras; o povinho que pede ou aceita o favorzinho, a cunha, a corruptela, a corrupção, a fraude; o povinho que não quer discernir; o povinho anestesiado por “acontecimentos” irrelevantes para a sua vivência; o povinho das telenovelas, encantado com as vidas dos “famosos” do jet 3/5; o povinho que não quer saber de política para nada; o povinho que curva a coluna à passagem dos “srs. doutores” mesmo sabendo-os prevaricadores; o povinho invejoso; o povinho-NADA.
    O povinho que quase tudo consente; o povinho que individual ou em grupo raramente reage a quem lhes trama a vida.
    O povinho que não quer “ouvir falar” dos abusos do Estado.
    O povinho que ignora e se sabe resigna-se aos 1000 Euros dos seus impostos para que o governo ampare e almofade peculatos, fraudes, más gestões em bancos.

    O povinho que só olha e não é capaz de ver !

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    8 Dezembro, 2008 14:46

    MJRB
    A culpa é do povinho, porquê povinho e não dos portugueses ?
    Ou será que a burguesia pseudo –intelectual urbana também não tem culpa no cartório, e os empresários , e os prof. liberais, e os elementos mais conservadores desta sociedade que são os comunistas travestidos de sindicalistas.

    Gostar

  33. am's avatar
    8 Dezembro, 2008 15:00

    A última vez que tive notícias do CAA, era ele um ex-CDS que acompanhou o muito promissor político Manuel Monteiro na fundação do PND. A menos que se tivesse metamorfoseado em social democrata o seu interesse no PSD só pode ser muito relativo. Ora, o que se pode esperar que diga do PSD alguém que não é social democrata?
    Por outro lado, há uma má vontade do CAA contra o Rui Rio, desde a constituição da lista autárquica de 2005. E o Rui Rio apoia quem? Manuela Ferreira Leite, adivinharam? Então, adivinhem também a causa da má vontade.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    8 Dezembro, 2008 15:11

    Não. A resposta não passa por MFL, ou pelo PSD. A resposta não passa pela máquina propagandista de Sócrates, com resultados evidentes muito fracos:

    1. PIB a arrastar-se, com o PIB mundial a andar entre 5% e 6%. PIB português sempre abaixo da média da UE.

    2. Desemprego a atingir máximos desde os anos 80. Mesmo com o embuste de estarem 100.000 portugueses em formação no IEFP, e oficialmente não serem considerados desempregados.

    3. Dos 100.000 postos de trabalho que Sócrates diz que criou, cerca de 30.000 foram para emigrar! Pior, dos 70.000 remanescentes, a grande maioria está em prestação de serviço, o que significa que já poderão estar a ver TV, outra vez.

    4. O déficit real está outra vez muito acima dos 3%, mesmo se não se considerar o custo das nacionalizações. Basta olhar para o déficit escondido da saúde.

    A próxima luta passa por diferentes fórmulas:

    A. Juntar figuras com capacidade de congregar forças vivas, tais como Louçã, Jardim, Alegre ou Nogueira. É inconsistente? Aparentemente, é. Mas, são quem tem capacidade de mobilização.

    B. Na hora certa, alguns membros das élites, juntar-se-ão a movimentos que vão emergir, dado que estão á beira do precipício.

    C. Tal como foi a Crise Financeira (que para Sócrates era dos outros) veio fazer emergir a miséria no BPN, BCP ou BPP, é a mesma Crise Financeira que vai enlodar a classe média, e que na altura certa, irá para a rua, quando já não tiver condições para renovar de viatura a cada 3 anos, ou quando já não tiver crédito para adquirir a última versão do Nokia.

    A luta continua.

    CAA,

    O Blasfémias é uma boa plataforma, para a criação de uma alternativa cívica a um Regime em putrefação e sem capacidade de regeneração.

    Gostar

  35. MJRB's avatar
    8 Dezembro, 2008 15:13

    Tolstoi,

    Do povinho(!), que em 2009 vai reeleger o seu carrasco.
    Do povinho que admite a mentira institucional e institucionalizada e se a recusa, “sorri-lhe”; do povinho inculto; do povilho que nem sequer sabe o que é iliteracia; do povinho que se distancia de quem mais sabe; do povinho que olha de soslaio os intelectuais; do povinho sem mundo que pensa, ainda, que o centro do mundo é a sua “terra” e a sua região ou o país; do povinho “orientado” pela igreja; do povinho infelizmente…povinho.

    Tolstoi,
    Povinho português. Se quiser e para simplificar: portugueses.

    Tolstoi,
    Povinho que não sabe o que é isso, “burguesia pseudo-intelectual urbana”.
    Povinho que sabe culpados também alguns empresários, profissionais liberais e outros, incluindo conservadores a quem sempre convirá…o povinho reverente, maltratado mas agradecido.

    Gostar

  36. MJRB's avatar
    8 Dezembro, 2008 15:16

    Adenda importante:

    Do povinho residente na capital, nas cidades, nas vilas, nas aldeias, nos lugares.

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Filipe Castro permalink
    8 Dezembro, 2008 15:16

    duas frases contraditórias seguidinhas, assim sem falhar. Esquizofrenia?

    “..ao mesmo tempo que o grande móbil reformista desta legislatura, a Educação, se esboroou por completo.”

    “A ministra da Educação jurou que não cederia um milímetro. Ela e os seus ajudantes atiçaram a mais feroz oposição social desde o PREC. Colocaram-se a si e ao Governo num beco quase sem saída. Se existisse grandeza assumiriam o seu falhanço. Mas querem perder gritando vitória – também não têm grandeza suficiente para isso.”

    Gostar

  38. Fomos's avatar
    Fomos permalink
    8 Dezembro, 2008 15:32

    Eu acho este post do CAA absolutamente excelente, um tiro na mouche – a mim o que me admira e’ estes dois partidos ainda terem 70% dos eleitores.

    Por amor de Deus, votem em quem quiserem, PP, BE, PPM, PCP, PND, MRPP … qualquer coisa, mas nao voltem a por no poder esta gente que tem andado a fazer este lindo servico a Portugal e aos portugueses desde 1986

    Gostar

  39. JJ Pereira's avatar
    8 Dezembro, 2008 15:38

    Caro CAA
    Sem carácter provocatório – em vez de “governo”,não deveria estar “regime”?…

    Gostar

  40. am's avatar
    8 Dezembro, 2008 15:55

    E que raio de serviço é que podem fazer os partidos comunistas?
    O mal do PS e do PSD não é a ideologia. É a má qualidade dos dirigentes (concelhios, distritais, nacionais). Mas a má qualidade é o sinal do tempo. É o espelho do país. É o que o país é. Querem desactivar a democracia por seis meses?

    Gostar

  41. MJRB's avatar
    8 Dezembro, 2008 15:57

    Fomos,

    Permaneça aí !
    Volte cá só para rever a família, gozar o clima e comer um cozido à portuguesa.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    8 Dezembro, 2008 16:25

    MJRB

    Também não estou nos meus melhores momentos, mas o seu pessimismo ultrapassa tudo. Não se resigne, não constitua mais um nesse massa volumosa do que apelidou de povinho.
    Estrebuche à vontade que nos aqui no blasfémias também nos revolvemos.
    Todos percebemos as diferentes forças e orientações que criam dinâmicas viciosas para a sociedade. Vamos criar um movimento de cidadania imparável e insuportável para os situacionistas.
    Avance MJRB

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Dezembro, 2008 16:41

    Quase todo o país se queixa do mesmo. Da má qualidade dos outros todos e que ninguém presta.
    Só eu é que sou o bom da fita.

    Gostar

  44. MJRB's avatar
    8 Dezembro, 2008 16:54

    Tolstoi,

    Não estou nada pessimista em relação à actual sociedade portuguesa. Pelo contrário, porque felizmente sei –penso que sei– como reagir. Pela indiferença se –e por vezes– perante alguns protagonistas deste descalabro. Ignoro-os. Cumprimento-os olhos-nos-olhos.
    Mas a minha indiferença está atenta.

    Não tenho nada que avançar para o que quer que seja. Tenho é que reler alguns dos livros também seus, perdão, de Tolstoi-o-russo, como “Guerra e Paz” ou “Cossacos” e imaginar uma “Anna Karenina” nascida (com genes de Viriato) em Aljubarrota, de visita às luzes de Natal em Lisboa e que por cá ter permanecido uns quinze dias se apercebeu dos “passos no terreiro”, puxou uma faca da liga, amedrontou os “vendedores de castanhas” em S.Bento e cortou a “electricidade”….

    Desde há muito, já não acredito em políticos, nem mesmo alguns dos meus amigos — o que significa que “o sítio” está irrespirável. Passei à fase da piada sobre eles, que aceitam.
    E um movimento cívico estaria destinado ao fracasso. Minável. O que poderia mediaticamente um movimento cívico, face ao “menino de ouro” eleito o 6º MAIS ELEGANTE DO MUNDO ?
    O povinho escolheria o MAIS ELEGANTE….

    Gostar

  45. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    8 Dezembro, 2008 17:16

    CAA:
    Eu estou a rir-me, acreditem, mas não deixa de ser espantoso, quase inacreditável, que os ‘laranjinhas ferrenhos’ venham para aqui injuriar o mensageiro pelo simples facto deste constatar que o Governo é mau mas o principal partido da Oposição ainda consegue ser pior.
    O que é verdadeiramente inacreditável é que se auto-intitule como mero “mensageiro” quando o que expressa são as suas opiniões e demonstra a sua incapacidade para distinguir a propaganda do PS/Governo da realidade dos factos.

    Manuela Ferreira Leite não tem o dom da oratória. De vez em quando, é até bastante infeliz no modo como se exprime. Mas a sua maior “falha” é, contra tudo e contra todos (particularmente contra a comunicação social e os idiotas úteis ao serviço do Governo e do PS) querer continuar a falar aos portugueses como se estes fossem adultos inteligentes, preocupando-se mais com o que diz do que com a forma como o diz.

    Qualquer pessoa que acompanhe minimamente a actualidade e exerça sentido crítico sobre o que vê e ouve não pode deixar de concluir que, entre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite, esta é muito mais séria e realista e se preocupa muito mais com os portugueses do que com jogos de poder.
    O PSD pode não estar a ajudar a passar a mensagem mas não confunda Manuela Ferreira Leite com a imagem dela que o Governo/PS e o imbecil ressabiado do Luis Filipe Menezes querem fazer passar.

    Gostar

  46. Luis Marques's avatar
    Luis Marques permalink
    8 Dezembro, 2008 17:22

    Caro CAA,

    Este post é absolutamente excelente…

    Facts are facts…

    Espero que um dia tambem fale dos pais em Portugal…

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Dezembro, 2008 17:29

    Joaquim Amado Lopes desculpe lá contrariar. mas jogos de poder é com Manuela Ferreira Leite que até nem fala, ou nem propoe nada porque o governo pode “copiar”, e podia dar muitos outros exemplos como por exemplo o ano passado preocupada se o governo ia baixar impostos porque isso dava votos, mas no entanto nem se sabe se acha bem ou mal. Joguinhos e potica para o partido e não pelo país é MFL. Deixem de enganar.

    Gostar

  48. MJRB's avatar
    8 Dezembro, 2008 17:38

    Mr. Joaquim Amado Lopes,

    O governo do “menino de ouro do PS” (*) tem uma potente máquina promocional a trabalhar. Tem o poder. Tem maioria absoluta.

    É verdade que MFLeite não consegue “passar a mensagem”, não cria empatias e comete erros quando comunica. Mas alguns portugueses com responsabilidades porque porta-vozes da oposição interna do PPD (Marco António ou PPassos Coelho) ou opinativos na comunicação social (Marcello ou…) “esquecem-se” deste pormenor: o que mais este governo tem atacado na liderança de MFLeite, são essencialmente questões menores, como esta, alimentada desde há três dias(e pela insistência, “matéria” menor), da falta de 27 deputados.
    As grandes questões nacionais colocadas em causa por MFLeite são contestadas (por Vitalino Canas ou por Santos Silva) com um vigor en passant…por 1 dia… Por que será ?

    LFMenezes devia estar calado. E o seu espelho já tinha obrigação de lhe transmitir que não chega a ambição pela liderança dum partido. É necessária estaleca para não desertar nem choramingar por um “apertão”…
    Mr. CAA incorre no erro ao apoiar incondicionalmente LFMenezes — pelo que sei, nunca o criticou. Está no seu direito, tal como eu ao vir aqui expressar conclusões.

    Gostar

  49. MJRB's avatar
    8 Dezembro, 2008 17:41

    Adenda:

    (*) Que raio de nível tem um PM que permite a edição dum livro sobre a sua vida política, com esse título ?
    Que “estadista” é este ?

    Gostar

  50. celestine's avatar
    celestine permalink
    8 Dezembro, 2008 17:48

    Bah, e que fazem aquelas duas baratas, acima, se não espécie de demonstração comprovativa, ante governantes de tal peso, ao seu tempo, que, em Portugal, não se espere dos políticos mais que a predisposição natural a tratar dos próprios negócios?!

    Me diga o CAA, caso mal o interprete.

    Gostar

  51. celestine's avatar
    celestine permalink
    8 Dezembro, 2008 17:58

    Ou não são “questões menores”, que fala MJRB, como essa de 27 deputas, só num dia, para exemplo, que lá calhou dar notícia desses e assim outros, na balda, a tratar das suas vidas por fora, dado como ao paralamento interessa é aguentar o tempo de perfazer os oito, nove ou doze anos pà reforma…

    E o mais BPPs, BNPs, BPs, perseguição de professores, da FP, pa entreter, à falta do Porto e do PdaC, política muito cá nossa.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    8 Dezembro, 2008 18:00

    MJRB

    Esta é para si excerto de” Ivan , o Terrível” (Alexei Tolstoi)
    “Vós e o vosso rei não passais duns trapaceiros! –exclamara-, pois enquanto eu vos falo com franqueza, só pensais em ludibriar-me! Esse é um procedimento desonesto!”

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    Kuito Kanavale permalink
    8 Dezembro, 2008 18:18

    Este é um reconhecido mal da democracia. Está longe de ser perfeita, e um dos riscos é que, quando pouco madura e perante uma fraca consciencialização na população sobre o que são os seus direitos e deveres numa democracia, é um regime que torna frágil. Frágil porque numa democracia representativa são eleitos corpos e entidades que governam o país.

    Se quem decide – quem vota perde gradualmente a capacidade de entender a democracia, o seu papel, as propostas que lhes são apresentadas e estão sujeitas a demagocia, cada vez mais profissional e elaborada, chegamos a um ponto em que quem elege tem dificuldades em eleger de forma absolutamente consciente e convicta

    O 2º passo é óbvio – a qualidade dos eleitos é o reflexo da qualidade dos eleitores. Como tal, À medida que o grau de exigência desce, e a capacidade de ajuizar se perde, o “azeite que sobe À tona” é evidentemente aquele que corresponde às percepções dos eleitores. Creio que estamos neste patamar.

    Agora? Ou se espera que a democracia regenere por isso e grite um “basta” à meidocridade que aqui anda ou não sei…. Não se pode cukpar a crise ou a bonança, porque já se está a fazer este caminho de degradação continuada dos políticos, independentemente do ciclo económico, ciclo político, ou conjuntura politica internacional – é uma tendência a que assisitmos.

    E creio que a democracia é tanto mais susceptível que caía neste ciclo vicioso, quanto menor o grau de civismo, esclarecimento e capacidade de entender os temas de fundo, de futuro e críticos para a sociedade. Julgo que nisto ficamos a dever muito a muitas sociedades nossas vizinhas da União Europeia, e que, por isso mesmo, o nosso processo é mais acelerado que outros. Não somos os unicos – temos por exemplo os nossos amigos italianos neste redemoinho, mas, sem grandes orgulhos, lideramos esta tendência.

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    8 Dezembro, 2008 18:31

    9. Pi-Erre

    Não sejamos ingénuos.
    A prática política do actual governo nada tem a ver com as anteriores políticas socialistas implementadas por AGuterres e muito menos por MSoares. E é por isso que o PSD se insurge contra o PS. Este último ocupou o seu espaço político, vendo-se o PSD coagido a posicionar-se mais à direita para sobreviver, precisamente o espaço ainda não completamente identificado com a maior parte do eleitorado do centro, que costuma fazer toda a diferença.
    O PSD não tem inteligência suficiente para perceber que a política da terceira via também tem os dias contados e que os poderes centrais tenderão a perder influência e a serem menos interventivos, num futuro a longo ou mesmo a médio prazo.

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    8 Dezembro, 2008 18:45

    19.

    «Enquanto os portugueses se deixarem ir na cantiga das mentiras, hipocrisia e show-off do pior Primeiro-Ministro que Portugal já teve, o PS vai continuar a subir nas sondagens. Principalmente se estas continuarem a ser encomendadas.»

    Gostaria que, à semelhança do que fez CAA no seu comentário 21. o JAL fizesse igualmente a explanação das razões que o levam a dizer que este é «o pior Primeiro-Ministro que Portugal já teve»

    É que não é só vir para aqui papaguear, é preciso fundamentar…!

    Gostar

  56. celestine's avatar
    celestine permalink
    8 Dezembro, 2008 18:57

    O PSD não tem inteligência, diz Fernanda.
    Ui, o PS tem, ideologia e inteligência… É Valente!

    E eu tenho que hoje o PS tem diferente é o mais descaramento, junto à facha do primeiro, como o PSD não tem que se compare. Pois falta-lhe uma cara convincente, figura de um bom demagogo, para jogar de igual para igual no mesmo terreiro, coisa que lá acontecerá, chi lo sa, a seu tempo.

    Ou dar-se-á que o povo acredite no Sócrates? Anh?! Não acredita, mas, balha-me deus, quem tem aí para, no mal e no bem, lhe fazer frente, salvo F Louçã, que, sincero como é, honesto e inteligente, não dá segurança à maioria corrupta, católica, portuguesa. Lá bom para uma sociedade sueca, dinamarquesa ou da Finlândia.

    E estamos nisto, quase um beco sem saída.

    Gostar

  57. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    8 Dezembro, 2008 19:14

    Fernanda Valente,
    – O ter prometido não se desculpar com os Governos anteriores e não ter feito outra coisa desde que tomou posse;
    – A hipocrisia de atribuir as culpas de tudo aos Governos do PSD quando o PS esteve no Governo 10 dos últimos 13 anos;
    – A cobardia das cedências aos lobbies (camionistas, p.e.);
    – O aumento do IVA para 21% e posterior baixa para 20%;
    – O fim do ensino especial;
    – O baixar da exigência no ensino para melhorar as estatísticas;
    – A estratégia da confrontação com grupos profissionais para depois ceder em toda a linha;
    – O encerramento de serviços de saúde só por razões financeiras (alguns encerramentos até fizeram sentido mas o critério claramente não foi esse);
    – A antecipação do pagamento por conta do IRC para dia 15 de Dezembro (finalmente perceberam o que toda a oposição lhes disse desde o início e voltaram à primeira forma);
    – Controlo político sobre a investigação policial;
    – A resposta à crise na forma de apoio ao crédito em vez de o Estado pagar o que deve a tempo e horas;
    – O assalto ao BCP;
    – As alterações ao Código Penal tornando quase impossível a prisão preventiva;
    – O “Magalhães”;
    – A pressão sobre a comunicação social;
    – O “carro eléctrico”;
    – O novo aeroporto;
    – O novo aeroporto na OTA;
    – O TGV;
    – O TGV Lisboa-Porto;
    – O deficit a baixar mas a despeza primária a subir;
    – A manipulação das estatísticas;
    – A arrogância e a falta de respeito pela Assembleia da República;
    – A propaganda contínua;
    – O apoio de 450 milhões de euros ao BPP;
    – …

    É preciso continuar?

    Nem tudo o que este Governo fez foi mal feito. Mas este é, inquestionavelmente, o pior Primeiro-Ministro que Portugal teve.

    Agora, se quiser, papagueie lá os méritos deste Governo e deste Primeiro-Ministro.

    Gostar

  58. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    8 Dezembro, 2008 19:17

    Fernanda Valente,
    Quanto ao comentário 21 do CAA, se acha que ele explicou alguma coisa e jeito é porque não o leu.

    Gostar

  59. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    8 Dezembro, 2008 19:18

    Correcção ao comentário anterior:
    Quanto ao comentário 21 do CAA, se acha que ele explicou alguma coisa *de* jeito é porque não o leu.

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    8 Dezembro, 2008 19:21

    CAA,

    «Foi em 2008 que a inevitabilidade da Ota mudou de lugar e Mário Lino fez da expressão francesa ‘jamais’ uma pérola do ridículo político.»

    Pois, eu penso que a polémica que rodeou este episódio com a consequente mudança de opinião do governo, foi sinónimo de que a nossa democracia está viva e recomenda-se. E mais, foi a primeira vez que a sociedade civil deu mostras de grande vontade e empenho na participação das grandes questões nacionais, sem ter sido necessário levar de arrastão o poder para a rua (como acontece no âmbito da esfera sindical). Pressionado ou não, o governo deu provas de grande maturidade ao ceder nesta matéria, e mostrou que sabe separar o trigo do joio, quando se mostra irredutível em prosseguir firmemente com algumas das reformas políticas em curso, como por ex., a educativa.

    Todos nós, sobretudo os não social-democratas, já percebemos que o futuro do PSD passa pela linha de pensamento e actuação de Pedro Passos Coelho, e assim, esperamos que ele consiga chegar a bom porto dentro do seu próprio partido, porque o país vai precisar de uma alternativa credível nas legislativas subsequentes às de 2009. Portanto, por favor, não batam mais neste ceguinho!

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    8 Dezembro, 2008 19:23

    57.

    Minha senhora, eu, decididamente, não sei desconversar…

    Gostar

  62. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    8 Dezembro, 2008 19:27

    Fernanda Valente:
    Pois, eu penso que a polémica que rodeou este episódio (OTA) com a consequente mudança de opinião do governo, foi sinónimo de que a nossa democracia está viva e recomenda-se.
    Como se ceder à força das evidências apagásse anos a insistir no absurdo e centenas de milhões de euros gastos, primeiro a tentar forçar a OTA como facto consumado e agora a “compensar” a região da OTA por ter falhado nesse intento.

    Gostar

  63. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    8 Dezembro, 2008 19:55

    Joaquim Amado Lopes na sua lista falta ainda mais importante Portugal Crescimento 1-2%, países competidores 3-9%.

    Não é de surpreender que não tenha referido. Os Media principalmente as TV’s esforçam-se por não falar em tal coisa.

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    8 Dezembro, 2008 20:06

    58. JAL

    A sua lista é extensa, com algumas observações bem intencionadas e outras muito mal intencionadas. Começo pelas últimas:

    «O assalto ao BCP» e «O apoio de 450 milhões de euros ao BPP», acrescentando eu, a nacionalização do BPN.

    Insurgi-me contra esta última medida, assim como no caso do BPP, apesar de hoje compreender que tenha sido necessário tomá-las, em nome da estabilidade do mercado financeiro interno, tal qual como no caso do BCP. Reparou na novela em que se estava a transformar o dossier BCP? O primeiro banco privado português com a maior rede de balcões no estrangeiro?

    «O “Magalhães”»

    Particularmente acho uma injustiça criticar-se o primeiro-ministro por este se ter transformado num autêntico caixeiro-viajante com a única intenção de promover o PC no exterior, junto das mais altas esferas governamentais.
    Pf, cite-me o nome de um primeiro-ministro à escala europeia, que estivesse na disposição de fazer a figura que o nosso fez, na conferência ibero-americana, aquando da apresentação pública do “Magalhães”. E tudo o mais que se diz do equipamento, certo ou errado, não passam de inverdades circunstanciais inseridas no âmbito das técnicas de marketing.

    »O deficit a baixar mas a despeza primária a subir»

    Não sei a que pretende referir-se: engenharia financeira e/ou o cada vez maior aumento das prestações sociais?

    Aquelas com as quais eu concordo:

    «Controlo político sobre a investigação policial; a resposta à crise na forma de apoio ao crédito em vez de o Estado pagar o que deve a tempo e horas; as alterações ao Código Penal tornando quase impossível a prisão preventiva; a arrogância e a falta de respeito pela Assembleia da República»

    De resto, sou a favor da realização das grandes obras infraestruturais, como sejam o novo aeroporto e o TGV. Aliás, eu e todos os governos da UE. O próprio Durão Barroso «apelou à procura de fontes alternativas de rendimento, apontando as parcerias público-privadas como forma de colmatar a falta de orçamentação dos governos europeus, bem como o investimento público para promover o crescimento e o emprego». (JN de 30/10)

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    8 Dezembro, 2008 20:08

    63.

    Penso que aqui a culpa não é só do PS…

    Gostar

  66. am's avatar
    8 Dezembro, 2008 20:20

    Fernanda Valente comentário 62

    Vós, os não social democratas, não conteis com o PSD. Fundem o vosso próprio partido e deixem de preocupar-se com os dos outros.

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    8 Dezembro, 2008 20:26

    67. AM

    Mas vós não quererdes ser poder?

    Gostar

  68. am's avatar
    8 Dezembro, 2008 20:46

    1. Com a pressa enganou-se e escreveu quererdes em vez de quereis.
    2. Nós não queremos deixar de ser social democratas, nem que fosse a condição para ser poder, não.
    3. Mas também lhe digo, caso ainda não tenha reparado, que mais de 70% dos eleitores portugueses só querem social democracia. É a vida! Não é normal, mas é assim.
    4. Contudo, como digo sempre a quem não se revê no PSD, porque não é social democrata, funde o seu próprio partido.

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    8 Dezembro, 2008 21:15

    ó mais do mesmo !!!

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    8 Dezembro, 2008 21:19

    69.

    Oh Senhor!

    “quererdes” é hoje um arcaismo, mas foi um tempo de verbo muito utilizado por Camões.

    Tenho a impressão que o PSD nem sabe bem qual a ideologia que hoje perfilha. Talvez a do carreirismo e a do oportunismo político.
    Ainda assim, eu mantenho a minha questão; é que, pode crer, a minha opinião é partilhada por muitos milhares de cidadãos eleitores…

    Gostar

  71. Desconhecida's avatar
    8 Dezembro, 2008 21:53

    Joaquim Amado Lopes,

    Esclarecido. Conciso. Objectivo. Por favor, continue a lutar por um maior nível de esclarecimento. Embora, seja uma tarefa muito difícil na terra de Salazar e de Afonso Costa!

    Fernanda Valente,

    Embevecida com a modernidade. Modernaça. Confrangedoramente crente no vazio, ainda que com pretensões.

    Gostar

  72. am's avatar
    8 Dezembro, 2008 22:03

    71

    Peço desculpa de ter pensado que tivésseis utilizado a segunda pessoa plural infinitivo flexionado em vez da segunda pessoa plural do presente do indicativo por precipitação.

    Também peço desculpa pela insistência, mas se há tantos milhares de pessoas que gostavam que o PSD não fosse social democrata, não deviam aproveitar tão excelente oportunidade eleitoral e fundar já um partido não social democrata?

    Gostar

  73. nem estranho não estranhar's avatar
    nem estranho não estranhar permalink
    8 Dezembro, 2008 22:13

    Subscrevo inteiramente o comentário 39.

    Inteiramente porque congrega os dois factos essenciais que me dispunha abordar:

    1) o balanço do CAA está excelente, elecando o essencial e reavivando a memória do “jamais”, a exclusão do Campos, a negociata da OTA que está ao nível (local) da nacionalização da banca em curso. O mérito é sempre evocar o que de mau aconteceu, e foi muito mau, porque entre tanta porcaria já nos vamos esquecendo da que ficou por baixo, lá no início do ano, precisamente o “jamais”, a OTA que será aga como se lá existisse um aeroporto, as “reformas”, os “empregos”, para não falar da ditadura da maioria e um insuportável manto de suspeição em tudo o que sai da área governamental, além do silêncio que vai imperando na generalidade das televisões e jornais, fruto da concentração permitida de meios em dois/três grupos;

    2) não há que escolher entre o mau e o pior, aqueles que há 34 anos levaram o País à ruína (falta pouco) e a uma moderna ditadura modernamente democrática. Daí que não posso mais pensar em votar nos mesmos e assumir a ruptura. Lamentavelmente, parafraseando um mafioso deste regime (ainda que noutra área), “fazer as coisas por outro lado”. Nem que seja preciso outro PREC. Ou fica mesmo tudo na mesma.

    Mudar para deixar tudo na mesma é o pior possível. Não se fala de novo no Bloco Central?

    Gostar

  74. Desconhecida's avatar
    8 Dezembro, 2008 22:21

    nem estranho não estranhar,

    A valsa do PS/PSD já não se auto-regenera, como o Regime não se auto-regenera.

    Ainda agora, os EUA deram mais uma lição ao mundo, elegendo um negro, para o seu máximo posto.

    Num país com um histórico de racismo, um cidadão que não tem “pedigree”, que é filho de um não-Americano negro de de uma americana branca, que é criado sem ter uma família tradicional, que teve uma juventude pouco tradicional, mas…..conseguiu chegar à Presidência.

    Fenomenal. O “dream” voltou a reacender-se.

    E por cá? 34 anos depois, o cravo está encravado….definitivamente, se nós não fizermos nada.

    Gostar

  75. MJRB's avatar
    8 Dezembro, 2008 22:35

    Excelente: João Gonçalves, no blog “Portugal dos Pequeninos” chama a Marco António e a propósito do seu pedido para que PRangel se demita, “aquela esperteza melancólica de Gaia”…

    E aproveitem para lerem via “PPequeninos”, o que Augusto M.Seabra revela e escreve sobre uma eminência pardacenta do regime.

    Gostar

  76. MJRB's avatar
    8 Dezembro, 2008 23:28

    J,

    A “coisa” só se recomporá com uma ruptura inesperada e violenta, mas atenção, constitucional. Por exemplo, um novo partido. Em 2009, momento ideal pelas três eleições.
    Se esse novo partido se mantiver actuante e vivificante –duvido, porque novato e sem recursos mediáticos e outros se comparados com os do “arco do poder”–, pode fracturar não o regime, mas toda uma já cimentada rede de interesses, de corrupções.

    Mas não há líder, rodeado de excelentes e inimputáveis cidadãos…

    Assim sendo, a quem se sente ultrajado, manietado, gozado, e explorado, resta-lhe o voto. Nulo. Ou abstenção.

    Gostar

  77. MJRB's avatar
    8 Dezembro, 2008 23:36

    A rede, a teia de interesses evolutivos com base na corrupção e sob o beneplácito de alguns membros do governo é já tão consistente e irreversível… Indesmembrável, suponho.
    Nas autarquias, na justiça, nos gabinetes governamentais, na Assembléia da República…

    …Experimentaram, gostaram, SAFARAM-SE, abusam !
    (E a tudo isto o povinho-NADA responde com um “que se há-de fazer ?” — o carrasco agradece).

    Gostar

  78. Desconhecida's avatar
    8 Dezembro, 2008 23:37

    “A “coisa” só se recomporá com uma ruptura inesperada e violenta, mas atenção, constitucional”.

    Bem sei, que os portugueses aguentaram 48 anos, sem piarem e só um movimento sindical – militar, pôs fim ao Regime!

    Mas, os tempos são outros. Veja-se o que aconteceu na Grécia. O “modus vicendi” já não é possível. Isto é, os portugueses vão ser forçados a regredir drásticamente, ainda que o saque do Regime se mantenha.

    É preciso que utilizemos a Liberdade, como forma de aletar os que …..dormem.

    Tal como Mandela ou Ghandi incentivavam, à resistência pacífica. Criemos a nossa resistência pacífica, por exemplo, bloqueando os acessos à Internet das Instituições!

    Gostar

  79. Desconhecida's avatar
    rxc permalink
    8 Dezembro, 2008 23:47

    Para o comentário em 65., sabe que existem várias outras empresas portuguesas que produzem (mais propriamente, assemblam) computadores, em vários formatos, há muito tempo (e.g. Tsunami, insystems). Esses não tiveram o engenhoso a servir de comercial porquê? Não estão envolvidos em negociatas com a Intel não é? Se quiser saber mais, informe-se melhor sobre o Classmate e o OLPC, do Negroponte, e cedo se apercebe de qual era o projecto inovador e com mérito social.
    Em relação à Ota, sabe que a região do Oeste tem prometidos 2 mil milhões de euros para “compensar” a não concretização do projecto? Acha isso justo para as restantes regiões do país, com uma falta crónica de investimento público?
    E se não percebe como é que o déficit baixa e a despesa primária aumenta, deixe-me que lhe explique: aumento brutal de impostos. Presumo que não se deve importar com esse facto, só reforça um bocadinho mais ainda a dependência do português médio em relação ao Estado, que já é confrangedoramente elevada.
    E visto que é uma defensora do Keynesianismo, lembre-se duma coisa que ele disse: “No longo prazo, estamos todos mortos”. As gerações que se seguem que paguem a factura, não é?

    Gostar

  80. MJRB's avatar
    8 Dezembro, 2008 23:52

    Rxc, 80

    Elucidativo.

    Gostar

  81. celestine's avatar
    celestine permalink
    9 Dezembro, 2008 00:06

    Sequer, a F Valente tem a resposta pronta pra tudo, bem à PS e à Sócrates. E reporta ao Salazar, tal qual como o pobo gosta.

    Ok, tamém a tem o Marcelo, aos domingos, como à semana, mas aí até se desculpa, como efeito de uma herança de família.

    Gostar

  82. Sérgio Dias's avatar
    Sérgio Dias permalink
    9 Dezembro, 2008 00:35

    Eu andei muito tempo distraído. Recentemente, o candidato dos Democratas, o Obama, ganhou a eleição para Presidente dos Estados Unidos da América. Tenho uma curiosidade muito grande por saber há quanto tempo é o lider dos Democratas e quem foi (ou foram) os lideres dos Democratas desde 2001 até 2007, na oposição aos Republicanos, durante os mandatos de George W. Bush. Agradeço a quem puder dar-me esta informação.
    Cumprimentos.

    Gostar

  83. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    9 Dezembro, 2008 02:08

    80. Rxc

    «E se não percebe como é que o déficit baixa e a despesa primária aumenta, deixe-me que lhe explique: aumento brutal de impostos.»

    …que vão quase todos direitinhos para as prestações sociais, para os sectores da saúde e da educação.
    Naturalmente, não sou a favor da elevada carga fiscal que temos no nosso país. Mas de todos os governos que têm tentado reformar o sistema, este foi o que conseguiu ir mais longe, e ainda assim, nada fez. Enquanto tivermos uma esquerda contestatária ortodoxa como temos, a fazer tudo por tudo para manter as pessoas na ignorância, a alimentar unidades hospitalares de saúde sem condições mínimas do ponto de vista equipamento e recursos humanos (só porque é cómodo ter um hospital ao pé de casa – o mesmo aplicando-se às escolas -), não saimos desta apoplexia, cada vez nos endividando mais.
    Por ex., no distrito de Leiria conheço unidades hospitalares em vários concelhos que funcionam como autênticos centros de saúde. Todas as situações de emergência que recebem são imediatamente encaminhadas para Coimbra.

    «Em relação à Ota, sabe que a região do Oeste tem prometidos 2 mil milhões de euros para “compensar” a não concretização do projecto?»

    E os milhares que se gastaram com as várias fases do projecto? Isso não conta? Ao fim e ao cabo a população foi a mais lesada, porque viu os seus investimentos suspensos durante um tempo considerável.

    Gostaria de concluir dizendo que não defensora das linhas de pensamento económico que preconizam o controlo do Estado na economia, aliado a outros vectores da sociedade. Na minha opinião, o Estado deverá ter uma função meramente administrativa e de regulação, não fazendo sentido por ex., que em Portugal ele seja a primeira entidade empregadora a par das Câmaras Municipais.
    Muitos dos social-democratas que para aqui vêm criticar o governo têm como único objectivo que o seu partido ganhe as eleições para conseguirem um lugar ao sol e promoverem negócios de âmbito privado sob a chancela do Estado; daí o desespero.
    Não existe espírito de missão ou compromisso de cidadania no sentido de ajudar a conduzir o país para o topo; se assim fosse, não seriam precisas “maiorias absolutas”. O que existe é espírito de carreirismo e oportunismo à descarada.

    Gostar

  84. rxc's avatar
    rxc permalink
    9 Dezembro, 2008 10:22

    Nota prévia: sou residente do concelho de Caldas da Rainha, pelo que a decisão da Ota é, em tese, contrária aos interesses do meu concelho.

    “E os milhares que se gastaram com as várias fases do projecto? Isso não conta? Ao fim e ao cabo a população foi a mais lesada, porque viu os seus investimentos suspensos durante um tempo considerável.”

    Penso que a única população supostamente lesada foi a do concelho de Alenquer, que teve parte do PDM suspensa. Os restantes estavam a esfregar as mãos na expectativa de avultados investimentos públicos e privados (alguns que se terão concretizado), com o prejuízo óbvio do resto do país (será que a Portela está assim tão esgotada, ou há interesses mais altos que se “alevantam”?).
    E por falar em expectativas goradas, que tal as minhas em relação à reforma? É que eu estou a descontar tanto ou mais do que os actualmente reformados descontaram e não vou ter, nem de longe nem de perto, um valor idêntico ao actualmente praticado (tendo em conta este ser um sistema pay-as-you-go, é de uma pessoa ficar revoltada não é?). Quem vai compensar esse defraudamento de expectativas? Pois…

    Em relação aos impostos, deve também ter conhecimento de que somos dos países da Europa com maior carga fiscal, que mais gasta, em percentagem do PIB, com a Saúde e Educação, e o que piores resultados tem nessas áreas. Deve achar normal isso, e que a solução é gastarmos ainda mais, como fez o bom do Guterres com a sua paixão. Pode começar por ler este post no Abrupto, para se elucidar sobre o caminho que estamos a seguir e o que nos espera dentro em pouco.
    Estamos a ficar cada vez mais pobres, e o Estado cada vez maior, cada vez mais controlador, cada vez mais para uns “lucky few”, que cada vez mais põe e dispõe da riqueza (ainda) produzida no país a seu bel-prazer. E tudo isto em grande estilo, com corte italiano e pose fotogénica.

    Gostar

  85. fomos's avatar
    fomos permalink
    9 Dezembro, 2008 11:00

    @MJRB – nao volto a Portugal nao, nem de ferias. So’ em caso de necessidade extrema. Tenho muitos sitios interessantes onde posso ir de ferias, mais baratos, que ainda nao conheco, etc.

    Quanto aos comentadores que veem aqui enaltecer ou defender Manuela Ferreira Leite, presumo que tenham memoria curta e nao se lembrem das suas performances como Ministra da Educacao ou Ministra das Financas…

    Gostar

  86. AM's avatar
    9 Dezembro, 2008 11:04

    Alguém é capaz de me dizer onde estão esses dados da maior carga fiscal da europa? É que os que eu conheço, do Eurostat, dizem o contrário.
    O gasto mais elevado em % do PIB na educação, na saúde, na segurança social, é só estatal. Se somarem a despesa que as famílias fazem, conclui-se o contrário. A mentalidade portuguesa é esta. Se o ensino não fosse pago pelo governo, as famílias não tinham os filhos a estudar. Preferiam comprar casa, carro e ir de férias.

    Gostar

  87. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    9 Dezembro, 2008 11:19

    85. Rxc

    O seu comentário não me está dirigido, mas penso que ele é uma crítica às minhas observações anteriores.

    Leia ou releia pf o meu comentário 84. sem fazer falsas interpretações das minhas palavras.

    Gostar

  88. AM's avatar
    9 Dezembro, 2008 11:25

    Dados do Eurostat consolidados 2006 carga fiscal em % PIB
    EU27 45,1 deficit 1,7
    Portugal 42,5 deficit 3,9

    A Manuela Ferreira Leite esteve muito bem quando foi ministra.

    Não esperem que o PSD adira a essa ideia de um Estado regulador.

    O emprego em funções públicas é menos de 15%. Abaixo de muitos países europeus considerados em todo o mundo os países mais (e melhor) desenvolvidos e considerados pela Heritage Foundation (só por exemplo) os países onde a economia é mais livre.

    Gostar

  89. CAA's avatar
    9 Dezembro, 2008 13:53

    Celestine (51),

    V. acertou.
    As duas imagens ilustram a minha crescente convicção de que este PSD tão mau não pode ser coincidência – é um Bloco Central ‘avant la lettre’, aquilo que verdadeiramente interessa a quer pretende que tudo fique como está.

    Gostar

  90. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    9 Dezembro, 2008 15:03

    Tudo está mal quando acaba mal. Em 2009 acaba.

    Gostar

  91. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    9 Dezembro, 2008 18:42

    Sondagens, pelo telefone a 1200 caramelos, dão a maioria ao PS?
    São uns vigaraitas, quem dá esta informação, porque telefonemas não è forma de avaliar nada!
    Com a merda que tem feito e roubado a torto e direito, atraves dos seus capangas, o povo è assim tão estupido que dá maiorias pelo telefone?

    Gostar

  92. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    10 Dezembro, 2008 00:37

    65. Fernanda Valente,
    BCP – o banco tinha problemas mas o Governo e o PS provocaram mais para o tomarem de assalto.

    BPP – é um banco de gestão de fortunas quase irrelevante no mercado financeiro interno; a única coisa que se conseguiu foi mostrar que o Estado está sempre disponível para garantir as fortunas dos ricos e a proteger os incompetentes.

    BPN – a nacionalização deste banco fez mil vezes pior pela imagem externa do mercado financeiro português do que faria a falência do BPP.

    Magalhães 1 – o que José Sócrates fez na cimeira ibero-americana foi simplesmente vergonhoso e indigno de um chefe de governo; não apenas se apresentou como um vendedor de banha da cobra como nem sabia do que estava a falar, pelas bacoradas que disse;
    Magalhães 2 – todo o processo à volta do Magalhães demonstra que se trata de uma mera manobra de propaganda: as mentiras à volta do próprio computador, a falta de preparação de conteúdos pedagógicos, o próprio conceito de distribuir computadores pelas famílias em vez de os colocar nas escolas, não se ter preparado todos os serviços de apoio que os sistemas informáticos necessitam, a falta de preparação dos pais e dos professores, o Governo em peso a distribuir computadores ao mesmo tempo que dizia que não tinha nada a ver com aquilo, não se saber como vai ser nos próximos anos, …
    A propaganda à volta do Magalhães é um festival de horrores que envergonham qualquer pessoa que perceba de computadores e tenha um mínimo de sentido crítico.

    Novo Aeroporto de Lisboa – não apenas não é necessário construir um novo aeroporto de raiz como é uma estúpidez encerrar o aeroporto da Portela.

    TGV – Portugal necessitará, no máximo e apenas por uma questão de “ligação à Europa”, de uma linha TGV; mesmo essa nunca seria lucrativa e tornar-se-ia rapidamente num sorvedouro de dinheiro.
    TGV Lisboa-Porto – construir uma linha de TGV com 300km, ao lado de outra linha de alta velocidade, com os poucos minutos ganhos (vai depender do número de paragens) a não compensarem a baixa frequência das ligações é um tamanho disparate que só quem espera ganhar dinheiro com isso (construtoras e políticos) o pode defender.

    Parcerias público-privadas – nada a apontar quando o risco dos privados não está garantido pelos dinheiros públicos; quer apostar que não são os privados que vão pagar quando essas parcerias derem prejuízo?

    Investimento público para promover o crescimento e o emprego – essa é uma das maiores falácias dos tempos modernos:
    – o investimento público é pago pelos impostos, ou seja, os que trabalham na economia produtiva estão a pagar os investimentos públicos não produtivos;
    – as obras públicas não são exportáveis portanto não podem continuar ad eternum; isso significa que se está a investir dinheiro no trabalho temporário;
    – como uma boa parte do que é necessário para as obras públicas é importado (incluíndo em boa medida a mão-de-obra), muito do dinheiro investido sai do país;
    – constroem-se autoestradas para o interior ao mesmo tempo que se fecham as escolas e os centros de saúde; ou seja, meios de transporte cada vez mais caros para cada vez menos pessoas;
    – …

    Prefiro não continuar a falar dos “méritos” deste (des)governo. Para tentar evitar uma indigestão.

    O que promove o verdadeiro emprego, aquele que continua a produzir e a crescer, aquele que interessa, é o investimento privado. O investimento virado para a produção e para o lucro. O resto são fogachos que apenas servem para aparecer na fotografia a inaugurar coisas grandes, deixando-as para as gerações futuras pagarem.

    Gostar

  93. Desconhecida's avatar
    Joseph permalink
    12 Dezembro, 2008 08:16

    93. JAL

    Nem mais!

    Gostar

Trackbacks

  1. Saúde Online » Blog Archive » “Valor Alternativo” *

Deixe uma resposta para Aires Cancelar resposta