Saltar para o conteúdo

Rankings (investigação universitária) [2]

22 Dezembro, 2008
by

No seguimento desta posta e reiterando que o seu objectivo primordial era o de facultar informação, transcrevo a rectificação do Público de 19 de Dezembro:

«A tabela publicada no dia 17 relativa às instituições de acolhimento das
unidades de investigação continha informação errada. A informação foi
dada com base num documento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia,
que nem sempre indicava a instituição de ensino em que estão
integradas algumas instituições de acolhimento. Esta situação levou a
que algumas instituições de ensino (como a Universidade Lusíada)
tivessem ficado de fora da lista, quando deveriam ter sido incluídas à
luz do critério adoptado (as instituições que acolhem mais de duas
unidades classificadas com Muito Bom). Da análise dos dados,
conclui-se que a Universidade de Coimbra é a que tem mais unidades
classificadas com Excelente, seguindo-se as universidades do Minho e
do Porto. A Universidade de Lisboa é a que tem mais unidades
classificadas com Muito Bom, seguindo-se as universidades do Porto e
Nova de Lisboa. A classificação de cada uma das unidades pode ser
consultada em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/unidades/avaliacoes/2007/.
As nossas desculpas.»

12 comentários leave one →
  1. José Rocha permalink
    22 Dezembro, 2008 20:02

    Avaliação, avaliação, avaliação… onde onde???

    Parabéns a todos aqueles que não têm receio de ir a jogo e ser avaliados.

    Critique-se o ensino superior, mas é o melhor que temos por cá.

    Gostar

  2. 22 Dezembro, 2008 20:51

    Jon Stewart, do Daily Show, explica, com elevado sentido de humor, como o Congresso Americano emprestou, sem fazer perguntas, 700 mil milhões de dólares à indústria financeira, e se recusa a emprestar 25 mil milhões de dólares à indústria automóvel:

    Jon Stewart: Há umas semanas, os presidentes da Ford, GM e Chrysler foram a Washington pedir 25 mil milhões de dólares no programa do Governo «Dinheiro para os Incompetentes». Mas não contavam apanhar o Senador Sherman.

    Senador Sherman: Vou pedir aos três executivos que aqui estão para levantarem a mão, se vieram num vôo comercial. Que fique registado que nenhuma mão foi levantada. Em segundo lugar, peço-vos que levantem a mão se tencionam vender agora o vosso jacto privado, e voltarem para casa num vôo comercial. Que fique registado que nenhuma mão foi levantada.

    (…)

    Jon Stewart: Congresso, acho que sei o que se passa aqui. Deram 700 mil milhões de dólares à indústria financeira mas podem não dar à indústria automóvel 34 mil milhões porque não sabem exactamente o que a nossa indústria financeira faz, pois não? Portanto deram-lhes o dinheiro porque não querem parecer estúpidos.

    O problema é o seguinte: a indústria automóvel tem um produto tangível e fácil de criticar. Os carros são mesmo assim. Até os maus são úteis. Mas vocês não vão salvar as pessoas que fabricam carros. Só vão salvar as pessoas que fazem empréstimos para comprar carros. Nem sequer empréstimos. As pessoas que vocês vão salvar fazem derivados de transferências de papel, que especulam sobre o futuro valor da vasta distribuição dos ditos empréstimos para a China.

    Pronto, o modelo de negócio em Detroit é fraco. Sabemos que perdem 2 mil dólares por cada carro que vendem, mas Wall Street perdeu 7 biliões sem vender absolutamente nada! Pelo menos, quando Detroit perde dinheiro nós ganhamos carros!

    VÍDEO (legendado em português)
    .

    Gostar

  3. 22 Dezembro, 2008 20:57

    o relatorio não avalia toda a investigação mas apenas 1 parte. Todas as unidades que foram avaliadas anteriormente com M.Bom e excelente e foram integradas em laboratorios associados não constam da avaliação. Assim universidades sem ou com poucos laboratorios associados como a U.MINHO aparecem muito bem classificados. A U.PORTO, a melhor do pais aparece com classificação pouco consentanea com a sua qualidade, porque a melhor investigação se faz em L.A. A U. Aveiro, a de maior produtividade, tendo em conta o menor nº de investigadores,aparece mal porque mais de metade e os melhores dos investigadores estão fora desta classificação. Se não fosse depreciativo para alguns bons investigadores aqui classificados, quase se poderia que isto é a 2ª divisão. Onde estão os centros de reputação internacional da U.PORTO? onde estao Sobrinho Simões e outros de verdadeiro renome mundial?

    Gostar

  4. Anónimo permalink
    22 Dezembro, 2008 21:27

    [3] A Universidade do Porto é a melhor do país?? Só pode estar a brincar. Que eu saiba, ao contrário da Universidade de Coimbra e da Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto não aparece nem no ranking do Times nem no ranking de Xangai.

    Gostar

  5. lucklucky permalink
    22 Dezembro, 2008 21:35

    Who cares? rankings de ficção…

    Gostar

  6. Agapito Dourado permalink
    22 Dezembro, 2008 21:53

    Falando de outros rankings.
    Ainda ontem comentava num post mais abaixo que era preciso “alertar os benfiquistas para o que nos espera nos próximos meses: os senhores do apito a enganarem-se consecutivamente a desfavor do Benfica.” Afinal não foi preciso esperar pelo novo ano, no dia seguinte é confirmada a profecia, em plena Luz.

    Gostar

  7. mussulo permalink
    22 Dezembro, 2008 23:29

    Universidade do Minho fechada duas semanas para reduzir custos.
    Bolas, não tenho onde ir fazer chichi durante tantos dias, né.

    Gostar

  8. ourição permalink
    22 Dezembro, 2008 23:38

    Este ranking é interessante. Toda a gente ligada à ciência sabe que, apesar dos esforços feitos por bons investigadores em algumas universidades, são diminutas as contribuições para a ciência em Portugal. O resto são fantasias destinadas a atrair jovens incautos por vezes de grande potencial para a investigação onde pontificam mamões, sempre os mesmos que das torres de marfim manipulam as verbas a seu prazer e vivem à grande dentro do princípio em terras de cegos… deprimente.

    Gostar

  9. José Rocha permalink
    22 Dezembro, 2008 23:39

    Consta, de facto, que a UP é a melhor de longe em vários rankings; mas na verdade não temos nenhuma universidade com qualidade aceitável. A melhor comparação é com os rankings do futebol; deveriamos estar com algum clube nos 30 primeiros da europa… parece que só temos uma universidade nas primeiras 100 da europa e primeiras 500 do mundo.
    Enfim, a nossa elite está a fazer pela vida.

    Gostar

  10. mussulo permalink
    22 Dezembro, 2008 23:57

    Vão trabalhar malandros. Nós cá em Angola temos muito campo para lavrar, muitos de vocês não vão ter outro remédio senão virem até cá apanhar o paludismo e mais coisas se não tiverem cuidado.

    Gostar

  11. hora-porra permalink
    23 Dezembro, 2008 08:16

    sector totalmente improdutivo
    andam normalmente a trabalhar para aquecer
    infelizmente conheço demasiado bem o meio

    Gostar

Trackbacks

  1. Rankings (investigação universitária) [2] : tecnologia

Indigne-se aqui.