O PSD tem futuro? (2)
As especiais circunstancias da nossa Revolução levaram a que em Portugal, caso único na Europa, nunca tivesse existido um bloco partidário do que se pode genericamente considerar como direita conservadora. O PSD assumiu um carácter verdadeiramente social-democrata, face a um ps na altura intrinsecamente socialista, apesar de Mário Soares. Essa social-democracia genética é bem patente em todos os seus dirigentes, em qualquer momento politico ou decisão mais relevante dos últimos 30 anos. É certo que existiram no passado alguma concessões a um eleitorado sociologicamente mais conservador do que o partido em que tradicionalmente sempre votou. Mas esse desfasamento ideológico e de interesses entre a base eleitoral e os quadros dirigentes foi vivendo em harmoniosa união de facto (por ausência de alternativa), enquanto o ps se entretinha em socialismos mais radicais. Sucede que o ps, primeiro com Guterres e sobretudo agora com Sócrates transformou-se num partido essencialmente social-democrata, senão inteiramente na sua base, (como se vê por alguma agitação ainda ali reinante), certamente no exercício do poder.
Ora, essa transformação daquilo que deveria ser a sua «esquerda», não levou o psd a um rearranjo ideológico e de projecto de sociedade. Pelo contrário, mantiveram firme a sua vocação social-democrata apesar das evidências de estarem a jogar no mesmo tbuleiro do que o anterior adversário. E pior. Na pequena janela de oportunidade que tiveram (2003-2005) falharam retodundamente e assistiram nos últimos 4 anos a um ps social-democrata a aplicar a receita que sempre defenderam. Curiosamente, perante o esvaziar ou «esbulho» do seu projecto político, o psd reage como simples agremiação de poder, não se importando com o seu eleitorado tradicional, nem se ajustando á nova realidade, partindo para uma simples luta pelo «pole position» interna, para quando o poder lhe caísse na mão. E sempre fazendo declarações de fé na social-democracia, criticando mesmo o governo num tom que tantas vezes pareceu um tentativa de ultrapassagem pela «esquerda»… O certo é que foi incapaz de oferecer sequer um simulacro de projecto alternativo de governo, consumindo-se em disputas e facções internas, com os actores de sempre e mais os seus egos inchados de 3 décadas de laborioso «trabalho ao partido». O resultado é que quanto pior vai o governo, mais o psd se afunda. O que só pode surpreender os próprios, pois o que afasta os eleitores do governo é exactamente o mesmo que os afasta do psd.

quem encomeda os arranjos de flores do funeral do psd ??? o gabriel ou o caa ???
a gente aqui na vila nova da rabona vamos levar uma coroa …
GostarGostar
É evidente que o Partido tem o maior futuro.
Tem razão quando afirma que o PS invadiu a esfera política do Partido de Sá Carneiro, Pinto Balsemão e Magalhães Mota. Todavia, essa invasão não ocorreu na esfera da Social-Democracia e isto por uma simples razão: desde Cavaco Silva (185-1995) a componente ideológica que prevaleceu no Partido foi a Social-Liberal que apenas lhe trouxe péssimos resultados eleitorais. No momento actual, o que o PSD deve fazer com urgência máxima, é Social-Democratizar-se! Em Portugal já existe um Partido Liberal e Conservador que é o PS de José Sócrates Pinto de Sousa. A «liberalização» do PSD dos últimos anos constituiu um verdadeiro desastre.
Se o PSD for ao encontro do pensamento político dos seus fundadores (Social-Democrata e Social-Cristão na essência) como Manuela Ferreira Leite tem feito – contra o populismo «santanista» e o liberalismo «passos-coelhista» – é sobre o PS que se suscitarão perguntas sobre o futuro…! O que esta crise económica demonstrou, é que o Liberalismo não tem futuro (pergunto-me se não é assim genericamente) no PSD!
GostarGostar
E eu trato das carpideiras!
GostarGostar
Claro que ão tem futuro!
Enquanto viver com saudades do Sá Carneiro e não andar para a frente, irá ficar no loguer que merece…
GostarGostar
«Se o PSD for ao encontro do pensamento político dos seus fundadores (Social-Democrata e Social-Cristão na essência) como Manuela Ferreira Leite tem feito – contra o populismo «santanista» e o liberalismo «passos-coelhista» – é sobre o PS que se suscitarão perguntas sobre o futuro…!»
– MFL não tem feito isso nem o seu contrário;
– O russo anda excessivamente distraído – quem é que escolheu o “populismo santanista” para concorrer à maior autarquia do País, quem foi???
Realmente, com gente assim tão obtusa, o Gabriel anda a perder o seu bom latim…
GostarGostar
O PS estava enterrado , com lápide no tempo do PRD .
Viu-se.
Apanhem as canas !! queremos a cidade limpa .
GostarGostar
Devemos voltar a Marcello Caetano. Politicamente, entenda-se. Sem preconceitos e descontando o contexto do regime em que governou.
Parece provocação? Não é. Marcello teve razão, sempre, na análise que fez da sociedade do seu tempo que ainda é o nosso.
O nosso azar, foi o aparecimento dos mitos de Esquerda e das duas figuras que lhe deram corpo: o mon ami e o falecido. Dois abencerragens que se encarregaram, por si, de enterrar a esperança de Portugal no Futuro.
Marcello Caetano foi mais social-democrata do que liberal, mas maior liberal do que os que vejo por aí, à solta.
Até o Pedro Arroja reconhece que o corporativismo continua com pernas para andar.
GostarGostar
Ponham os olhos na Espanha. Não tiveram preconceitos com o franquismo, um regime muito mais brutal do que o salazarismo alguma vez o foi ( os garrotes ainda funcionavam em 25 de Abril).
E na transição escolheram figuras do franquismo e também do novo regime monárquico.
GostarGostar
CAA:
Porque é que os Liberais não tomam uma de duas opções: ou aderir ao PS (o voto já está garantido, não é?); ou fundar um Partido Liberal português. O que é obtuso é apoiar pessoas que roçam a imbecilidade política, como Luís Filipe Menezes!
PSD – A escolha de Santana Lopes para Lisboa constituiu, a meu ver, o maior erro da actual direcção do Partido. Outro erro será, sem dúvida, apoiar a candidatura de Menezes a Gaia.
GostarGostar
o blasfémias prepara o congresso para o
regresso do mediocre menezes
o pobre homenzinho com ar de gatp pingado
parece estar sempre mal das hemorróidas
GostarGostar
E NA EQUIPA EDITORA DO blasfémia NÃO HÁ NINGUEM QUE SE INDIGNE COM O QUE SE ESTÁ A PASSAR EM GAZA? NEM UM POSTzinho, AO MENOS COM UMA LÁGRIMA DE CROCODIILO?
GostarGostar
xi !!!
e o que se passava em sderot uma série de anos , indignou-se ?
GostarGostar
Honni…é da equipa editora do Blasfémias?
(se bem que a carapuça sirva a outros comentadores, o que parece ser o seu caso)
GostarGostar
NOVO BLOG
http://www.vinteseisdeabril.blogspot.com
GostarGostar
«E sempre fazendo declarações de fé na social-democracia, criticando mesmo o governo num tom que tantas vezes pareceu um tentativa de ultrapassagem pela «esquerda»…»
O que é inacreditável num partido com a base ideológica do PSD.
GostarGostar
Mas Gabriel, o que afasta o povo do PS e do PSD é realmente o mesmo, mas ao contrário do que extrai do seu texto, é por não virarem à esquerda.Ora, é por isso, que não aparece nenhum partido à direita, bem necessário, até para rearranjar o arco partidário.
GostarGostar
9. Raskolnikov
«PSD – A escolha de Santana Lopes para Lisboa constituiu, a meu ver, o maior erro da actual direcção do Partido. Outro erro será, sem dúvida, apoiar a candidatura de Menezes a Gaia»
Coitado do Luís! Como se ele fosse minimamente comparável a SL!
GostarGostar
Se fosse verdade era uma boa oportunidade para fundarem um partido conservador que reagrupasse os antigos eleitores do PSD. Mas, por algum motivo, ninguém o faz. Nem o PP. Cheira-me que é por não haver assim tantos conservadores nos eleitores do PSD.
GostarGostar
A solução para os problemas da Escola..deixar de chamar-lhe Escola pois é um nome que levanta “conotações negativas”…
“A new £4.7m primary school in Sheffield is facing criticism for dropping the word “school” from its title after governors decided the term had “negative connotations”.
http://www.guardian.co.uk/education/2009/jan/02/school
GostarGostar
portela menos 1
Os marçanos de sionista não perdem uma oportunidade para demonstrar zelo. Serão Zelotas?
GostarGostar
16. Luis Moreira
Sim, parece-me realmente que o eleitorado teme muito mais a esquerda do que propriamente a direita.
Mas, nem o PS nem o PSD, actualmente pertencendo ambos ao universo ideológico da social-democracia, puseram em prática políticas de direita, na perspectiva liberal ou conservadora da governance.
Estes partidos, ambos têm vindo a defender as políticas do estado social – agora levadas à sua expressão última por necessidade -, inspirados nas linhas directoras do parlamento europeu.
A criação de um partido de direita no nosso país é absolutamente fundamental, até pela necessidade urgente em “moralizar” a política, mas, obviamente com outros protagonistas.
GostarGostar
O PSD terá (ou não) futuro se conseguir preencher um espaço político ideológico (post anterior) que vá de encontro e que dê representação a interesses e a uma cosmovisão que exista sociologicamente (e politicamente) e, contudo, não se reveja em nenhuma das forças partidárias actuais. Quer dizer, Lapalisse não diria melhor! Mas…as coisas são mesmo assim e o que sucede é um problema complicado que se traduz nos seguintes termos:
– 1. sociologicamente, há cada vez menos cidadãos interessados na discussão e na representatividade política e ideológica; quer dizer, cada vez há menos consumidores no mercado político. Em suma, há menos “clientes”.
– 2. os que restam, de facto, não são intrinsecamente nem radicais (de direita ou de esquerda), nem propendem para uma direita conservadora – de facto, o nosso arco partidário está geneticamente descalibrado à esquerda. Revêm-se basicamente num estilo de exercício político a-ideológico, que tenha como objectivo a manutenção de um bem estar mínimo garantido, com uma dose (apesar de tudo de dieta) de liberdade/democracia.
– 3. para isso, já lá está o “bloco central”: quer o PS, quer o PSD. A diferença está – ao contrário do que me pareceu ser uma das ideias-pressuposto do Gabriel, no post antecedente – nas pessoas, no estilo político das pessoas que, em cada momento, compõem os ditos partidos…quer dizer, na respectiva melhor ou pior comunicação política e simpatia/aderência que conquistam e na maior ou menor competência para responderem eficazmente – ou darem a ilusão de que respondem! – a uma necessidade de governação de bem estar mínimo, indifirente a ideologias.
– 4. Por isso, o PSD, para ter futuro, ou:
A) arranja quem o represente e dirija melhor do que Sócrates relativamente ao PS (creio que até nem será muito difícil), ou
B) pretende mesmo refundar-se, renascer, transfigurar-se (claro está, neste caso mudando mesmo radicalmente de pesssoas!), encontrando o seu espaço ideológico distintivo e relevante, dando-lhe voz e indo à procura de quem se reveja nesse espaço…
– 5. O risco: não haja público, “clientes”, ninguém sentir necessidade de um outro (mais ideológico e distintivo) partido que não os dois actuais (PS e PSD) do bloco central, tal como já existem…
Em suma, o PSD terá futuro ou com outras pessoas, ou – se houver eleitores para isso – mudando e apartando-se cada vez mais da lógica de bloco central…sublinho: se houver eleitores efectivam,ente interessados nisso mesmo.
A questão é: actualmente há ou não?
GostarGostar
B, obviamente.
E só há eleitores se existirem propostas diferenciadas e não o inverso.
GostarGostar
A, obviamente e a direita que se acoite no PP ou no PRD já que não tem balls para fazer um partido próprio.
GostarGostar
PRD não. PNR
GostarGostar
13 e 20
ai tão juntinhos …
vão ao hammam juntos ? cuidado com as micoses
a)bom para si 13 , comento o que quiser , mas registo a sua falta de resposta á minha questão .falafel para si tb .
b)para si 20 ( velho amigo ) tava a precisar de um ombro para chorar era , bilu, bilu ,e apareceu a dar uma forçinha é ? olhe sionista e zelota a sua mãezinha que deve ser uma excelente senhora para ter educado um malcriadão como o senhor …ah !!! e gostei da metafora zelo, zelota … tá a melhorar pô , qualquer dia tá nos gatos …
GostarGostar
26
Igualmente para si também. Obrigado pelo cuidado e carinho demonstrados. Eu sei que está a passar um período difícil, mas um bom aconselhamento profissional ajuda.
Sionista? isso queria vc! Ainda lhe falta acabar o tirocínio.
GostarGostar
26 diz: “vão ao hammam juntos?”
és um grande número mas não tenho paciência para atarasados mentais.
GostarGostar
27
de nada .Tenho sempre consideração pelos pobres de espirito .diz-se que estão mais perto de Deus
28
nem eu paciência tenho, para iliterados e “atarasados” como V.Exª , o crocodilo de gaza
GostarGostar
29
Depois mando a conta à sua mãezinha. Trabalho de Babysitter a esta hora da noite, a um sábado, vai-lhe custar uma nota.
(Adoro tomar conta de miúdos)
GostarGostar
29.
vou permitir-me uma excepção e dar troco a um atrasado mental, que se armou em professor:
estava a falar de erros de português?
então embrulhe-se a três, em duas linhas e meia.
“á (1) minha questão .falafel para si tb .
b)para si 20 ( velho amigo ) tava (2) a precisar de um ombro para chorar era , bilu, bilu ,e apareceu a dar uma forçinha (3)”
GostarGostar
se pensas que por estares num blogue de direita podes dizer todas as baboseiras que te ensinaram sem levares troco, estás enganado.
GostarGostar
29
Sim .É uma pena .De facto vir citado no processo Casa Pia como ter abusado de miúdos, deve ser chato para si .
Mas pronto .Voçê lá assume gostar de tomar conta deles.
31
ora bem , professô … acha que eu não lhe iria pôr o isco na sua boquinha para voçê pegâ
tá aí . prevesivel nê !!!
e sderot , indignou-se tanto como com os meus “erros” ? ou não prefere falar disso ?
GostarGostar
Honi,
Escreva Você, não escreve – VOÇÊ
Quer uma cartilha João de Deus, ou perdeu a tecla do corrector ortográfico?
(o meu avô sempre me dizia: pela boca morre o peixe)
GostarGostar
33
tenta disfarçar…já se percebeu que és um tosco.
além disso dás ares de bufo
GostarGostar
32
Ó pá , com o teu troco posso eu .A mim ninguém me ensina das merdas que voçês comeram decadas a fio , e ainda hoje recitam de côr.
Quero lá saber se é blogue de direita .Mas se é , o que é que voçê vem cá fazer ?
Mete a viola no saco , só dizes bobagê.
Para ti , o peditório acabou .
Com o Z , ainda se pode argumentar , quando ( a intervalos ) se deixa de armar em detentor da verdade absoluta , agora voçê … apesar do nick é de facto menos que 0
GostarGostar
36: “Para ti , o peditório acabou”
nunca teria começado se não fosse o #12 e, além disso, não tenho nenhum prazer em trocar argumentos com tipos que arrasam o português mas, meteste-te onde não eras chamado… acontece aos melhores.
GostarGostar
37
para não ficares aí a armar
olha lá … o 12 ficou sem uma resposta … e a pergunta tinha , tem , e terá sempre cabimento perante a FORMA TÃO INDIGNADA COMO COLOCASTE A QUESTÃO inicial … e era só isso que queria saber
o resto veio por arrasto pela na forma caceteira da 13
e agora sim ficas a armar bem sózinho …porque já percebi que só argumentas com os editres do Blasfémias … o resto da tua frase é fruto da litigância … não aceito … mas tudo bem
over and out
GostarGostar
Honni çheio de feliçidade.
GostarGostar
viva o PNR!
wwww.pnr.pt
GostarGostar