Saltar para o conteúdo

O PSD tem futuro? (2)

3 Janeiro, 2009

As especiais circunstancias da nossa Revolução levaram a que em Portugal, caso único na Europa, nunca tivesse existido um bloco partidário do que se pode genericamente considerar como direita conservadora. O PSD assumiu um carácter verdadeiramente social-democrata, face a um ps na altura intrinsecamente socialista, apesar de Mário Soares. Essa social-democracia genética é bem patente em todos os seus dirigentes, em qualquer momento politico ou decisão mais relevante dos últimos 30 anos. É certo que existiram no passado alguma concessões a um eleitorado sociologicamente mais conservador do que o partido em que tradicionalmente sempre votou. Mas esse desfasamento ideológico e de interesses entre a base eleitoral e os quadros dirigentes foi vivendo em harmoniosa união de facto (por ausência de alternativa), enquanto o ps se entretinha em socialismos mais radicais. Sucede que o ps, primeiro com Guterres e sobretudo agora com Sócrates transformou-se num partido essencialmente social-democrata, senão inteiramente na sua base, (como se vê por alguma agitação ainda ali reinante),  certamente no exercício do poder. 

Ora, essa transformação daquilo que deveria ser a sua «esquerda», não levou o psd a um rearranjo ideológico e de projecto de sociedade. Pelo contrário, mantiveram firme a sua vocação social-democrata apesar das evidências de estarem a jogar no mesmo tbuleiro do que o anterior adversário. E pior. Na pequena janela de oportunidade que tiveram (2003-2005) falharam retodundamente e assistiram nos últimos 4 anos a um ps social-democrata a aplicar a receita que sempre defenderam. Curiosamente, perante o esvaziar ou «esbulho» do seu projecto político, o  psd reage como simples agremiação de poder, não se importando com o seu eleitorado tradicional, nem se ajustando á nova realidade, partindo para uma simples luta pelo «pole position» interna, para quando o poder lhe caísse na mão. E sempre fazendo declarações de fé na social-democracia, criticando mesmo o governo num tom que tantas vezes pareceu um tentativa de ultrapassagem pela «esquerda»… O certo é que foi incapaz de oferecer sequer um simulacro de projecto alternativo de governo, consumindo-se em disputas e facções internas, com os actores de sempre e mais os seus egos inchados de 3 décadas de laborioso «trabalho ao partido». O resultado é que quanto pior vai o governo, mais o psd se afunda. O que só pode surpreender os próprios, pois o que afasta os eleitores do governo é exactamente o mesmo que os afasta do psd.

40 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 22:14

    quem encomeda os arranjos de flores do funeral do psd ??? o gabriel ou o caa ???

    a gente aqui na vila nova da rabona vamos levar uma coroa …

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Raskolnikov permalink
    3 Janeiro, 2009 22:31

    É evidente que o Partido tem o maior futuro.
    Tem razão quando afirma que o PS invadiu a esfera política do Partido de Sá Carneiro, Pinto Balsemão e Magalhães Mota. Todavia, essa invasão não ocorreu na esfera da Social-Democracia e isto por uma simples razão: desde Cavaco Silva (185-1995) a componente ideológica que prevaleceu no Partido foi a Social-Liberal que apenas lhe trouxe péssimos resultados eleitorais. No momento actual, o que o PSD deve fazer com urgência máxima, é Social-Democratizar-se! Em Portugal já existe um Partido Liberal e Conservador que é o PS de José Sócrates Pinto de Sousa. A «liberalização» do PSD dos últimos anos constituiu um verdadeiro desastre.
    Se o PSD for ao encontro do pensamento político dos seus fundadores (Social-Democrata e Social-Cristão na essência) como Manuela Ferreira Leite tem feito – contra o populismo «santanista» e o liberalismo «passos-coelhista» – é sobre o PS que se suscitarão perguntas sobre o futuro…! O que esta crise económica demonstrou, é que o Liberalismo não tem futuro (pergunto-me se não é assim genericamente) no PSD!

    Gostar

  3. Bitaites's avatar
    Bitaites permalink
    3 Janeiro, 2009 22:32

    E eu trato das carpideiras!

    Gostar

  4. O Silva's avatar
    O Silva permalink
    3 Janeiro, 2009 22:46

    Claro que ão tem futuro!
    Enquanto viver com saudades do Sá Carneiro e não andar para a frente, irá ficar no loguer que merece…

    Gostar

  5. CAA's avatar
    3 Janeiro, 2009 22:46

    «Se o PSD for ao encontro do pensamento político dos seus fundadores (Social-Democrata e Social-Cristão na essência) como Manuela Ferreira Leite tem feito – contra o populismo «santanista» e o liberalismo «passos-coelhista» – é sobre o PS que se suscitarão perguntas sobre o futuro…!»

    – MFL não tem feito isso nem o seu contrário;
    – O russo anda excessivamente distraído – quem é que escolheu o “populismo santanista” para concorrer à maior autarquia do País, quem foi???

    Realmente, com gente assim tão obtusa, o Gabriel anda a perder o seu bom latim…

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 22:49

    O PS estava enterrado , com lápide no tempo do PRD .
    Viu-se.

    Apanhem as canas !! queremos a cidade limpa .

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    José permalink
    3 Janeiro, 2009 22:50

    Devemos voltar a Marcello Caetano. Politicamente, entenda-se. Sem preconceitos e descontando o contexto do regime em que governou.

    Parece provocação? Não é. Marcello teve razão, sempre, na análise que fez da sociedade do seu tempo que ainda é o nosso.

    O nosso azar, foi o aparecimento dos mitos de Esquerda e das duas figuras que lhe deram corpo: o mon ami e o falecido. Dois abencerragens que se encarregaram, por si, de enterrar a esperança de Portugal no Futuro.

    Marcello Caetano foi mais social-democrata do que liberal, mas maior liberal do que os que vejo por aí, à solta.

    Até o Pedro Arroja reconhece que o corporativismo continua com pernas para andar.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    José permalink
    3 Janeiro, 2009 22:53

    Ponham os olhos na Espanha. Não tiveram preconceitos com o franquismo, um regime muito mais brutal do que o salazarismo alguma vez o foi ( os garrotes ainda funcionavam em 25 de Abril).

    E na transição escolheram figuras do franquismo e também do novo regime monárquico.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Raskolnikov permalink
    3 Janeiro, 2009 23:02

    CAA:

    Porque é que os Liberais não tomam uma de duas opções: ou aderir ao PS (o voto já está garantido, não é?); ou fundar um Partido Liberal português. O que é obtuso é apoiar pessoas que roçam a imbecilidade política, como Luís Filipe Menezes!

    PSD – A escolha de Santana Lopes para Lisboa constituiu, a meu ver, o maior erro da actual direcção do Partido. Outro erro será, sem dúvida, apoiar a candidatura de Menezes a Gaia.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Janeiro, 2009 23:08

    o blasfémias prepara o congresso para o
    regresso do mediocre menezes
    o pobre homenzinho com ar de gatp pingado
    parece estar sempre mal das hemorróidas

    Gostar

  11. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    3 Janeiro, 2009 23:19

    E NA EQUIPA EDITORA DO blasfémia NÃO HÁ NINGUEM QUE SE INDIGNE COM O QUE SE ESTÁ A PASSAR EM GAZA? NEM UM POSTzinho, AO MENOS COM UMA LÁGRIMA DE CROCODIILO?

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 23:23

    xi !!!

    e o que se passava em sderot uma série de anos , indignou-se ?

    Gostar

  13. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    3 Janeiro, 2009 23:32

    Honni…é da equipa editora do Blasfémias?
    (se bem que a carapuça sirva a outros comentadores, o que parece ser o seu caso)

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    NOVO BLOG permalink
    3 Janeiro, 2009 23:32

    NOVO BLOG

    http://www.vinteseisdeabril.blogspot.com

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    3 Janeiro, 2009 23:41

    «E sempre fazendo declarações de fé na social-democracia, criticando mesmo o governo num tom que tantas vezes pareceu um tentativa de ultrapassagem pela «esquerda»…»

    O que é inacreditável num partido com a base ideológica do PSD.

    Gostar

  16. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    3 Janeiro, 2009 23:42

    Mas Gabriel, o que afasta o povo do PS e do PSD é realmente o mesmo, mas ao contrário do que extrai do seu texto, é por não virarem à esquerda.Ora, é por isso, que não aparece nenhum partido à direita, bem necessário, até para rearranjar o arco partidário.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    3 Janeiro, 2009 23:43

    9. Raskolnikov

    «PSD – A escolha de Santana Lopes para Lisboa constituiu, a meu ver, o maior erro da actual direcção do Partido. Outro erro será, sem dúvida, apoiar a candidatura de Menezes a Gaia»

    Coitado do Luís! Como se ele fosse minimamente comparável a SL!

    Gostar

  18. AM's avatar
    3 Janeiro, 2009 23:51

    Se fosse verdade era uma boa oportunidade para fundarem um partido conservador que reagrupasse os antigos eleitores do PSD. Mas, por algum motivo, ninguém o faz. Nem o PP. Cheira-me que é por não haver assim tantos conservadores nos eleitores do PSD.

    Gostar

  19. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    3 Janeiro, 2009 23:57

    A solução para os problemas da Escola..deixar de chamar-lhe Escola pois é um nome que levanta “conotações negativas”…

    “A new £4.7m primary school in Sheffield is facing criticism for dropping the word “school” from its title after governors decided the term had “negative connotations”.

    http://www.guardian.co.uk/education/2009/jan/02/school

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 23:58

    portela menos 1

    Os marçanos de sionista não perdem uma oportunidade para demonstrar zelo. Serão Zelotas?

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    4 Janeiro, 2009 00:04

    16. Luis Moreira

    Sim, parece-me realmente que o eleitorado teme muito mais a esquerda do que propriamente a direita.
    Mas, nem o PS nem o PSD, actualmente pertencendo ambos ao universo ideológico da social-democracia, puseram em prática políticas de direita, na perspectiva liberal ou conservadora da governance.
    Estes partidos, ambos têm vindo a defender as políticas do estado social – agora levadas à sua expressão última por necessidade -, inspirados nas linhas directoras do parlamento europeu.

    A criação de um partido de direita no nosso país é absolutamente fundamental, até pela necessidade urgente em “moralizar” a política, mas, obviamente com outros protagonistas.

    Gostar

  22. PMF's avatar
    4 Janeiro, 2009 00:16

    O PSD terá (ou não) futuro se conseguir preencher um espaço político ideológico (post anterior) que vá de encontro e que dê representação a interesses e a uma cosmovisão que exista sociologicamente (e politicamente) e, contudo, não se reveja em nenhuma das forças partidárias actuais. Quer dizer, Lapalisse não diria melhor! Mas…as coisas são mesmo assim e o que sucede é um problema complicado que se traduz nos seguintes termos:

    – 1. sociologicamente, há cada vez menos cidadãos interessados na discussão e na representatividade política e ideológica; quer dizer, cada vez há menos consumidores no mercado político. Em suma, há menos “clientes”.

    – 2. os que restam, de facto, não são intrinsecamente nem radicais (de direita ou de esquerda), nem propendem para uma direita conservadora – de facto, o nosso arco partidário está geneticamente descalibrado à esquerda. Revêm-se basicamente num estilo de exercício político a-ideológico, que tenha como objectivo a manutenção de um bem estar mínimo garantido, com uma dose (apesar de tudo de dieta) de liberdade/democracia.

    – 3. para isso, já lá está o “bloco central”: quer o PS, quer o PSD. A diferença está – ao contrário do que me pareceu ser uma das ideias-pressuposto do Gabriel, no post antecedente – nas pessoas, no estilo político das pessoas que, em cada momento, compõem os ditos partidos…quer dizer, na respectiva melhor ou pior comunicação política e simpatia/aderência que conquistam e na maior ou menor competência para responderem eficazmente – ou darem a ilusão de que respondem! – a uma necessidade de governação de bem estar mínimo, indifirente a ideologias.

    – 4. Por isso, o PSD, para ter futuro, ou:

    A) arranja quem o represente e dirija melhor do que Sócrates relativamente ao PS (creio que até nem será muito difícil), ou

    B) pretende mesmo refundar-se, renascer, transfigurar-se (claro está, neste caso mudando mesmo radicalmente de pesssoas!), encontrando o seu espaço ideológico distintivo e relevante, dando-lhe voz e indo à procura de quem se reveja nesse espaço…

    – 5. O risco: não haja público, “clientes”, ninguém sentir necessidade de um outro (mais ideológico e distintivo) partido que não os dois actuais (PS e PSD) do bloco central, tal como já existem…

    Em suma, o PSD terá futuro ou com outras pessoas, ou – se houver eleitores para isso – mudando e apartando-se cada vez mais da lógica de bloco central…sublinho: se houver eleitores efectivam,ente interessados nisso mesmo.

    A questão é: actualmente há ou não?

    Gostar

    • Gabriel Silva's avatar
      Gabriel Silva permalink*
      4 Janeiro, 2009 00:20

      B, obviamente.

      E só há eleitores se existirem propostas diferenciadas e não o inverso.

      Gostar

  23. AM's avatar
    4 Janeiro, 2009 00:54

    A, obviamente e a direita que se acoite no PP ou no PRD já que não tem balls para fazer um partido próprio.

    Gostar

  24. AM's avatar
    4 Janeiro, 2009 00:55

    PRD não. PNR

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    4 Janeiro, 2009 01:19

    13 e 20

    ai tão juntinhos …

    vão ao hammam juntos ? cuidado com as micoses

    a)bom para si 13 , comento o que quiser , mas registo a sua falta de resposta á minha questão .falafel para si tb .
    b)para si 20 ( velho amigo ) tava a precisar de um ombro para chorar era , bilu, bilu ,e apareceu a dar uma forçinha é ? olhe sionista e zelota a sua mãezinha que deve ser uma excelente senhora para ter educado um malcriadão como o senhor …ah !!! e gostei da metafora zelo, zelota … tá a melhorar pô , qualquer dia tá nos gatos …

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    4 Janeiro, 2009 01:28

    26

    Igualmente para si também. Obrigado pelo cuidado e carinho demonstrados. Eu sei que está a passar um período difícil, mas um bom aconselhamento profissional ajuda.

    Sionista? isso queria vc! Ainda lhe falta acabar o tirocínio.

    Gostar

  27. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    4 Janeiro, 2009 01:30

    26 diz: “vão ao hammam juntos?”

    és um grande número mas não tenho paciência para atarasados mentais.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    4 Janeiro, 2009 01:42

    27

    de nada .Tenho sempre consideração pelos pobres de espirito .diz-se que estão mais perto de Deus

    28

    nem eu paciência tenho, para iliterados e “atarasados” como V.Exª , o crocodilo de gaza

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    4 Janeiro, 2009 01:47

    29

    Depois mando a conta à sua mãezinha. Trabalho de Babysitter a esta hora da noite, a um sábado, vai-lhe custar uma nota.
    (Adoro tomar conta de miúdos)

    Gostar

  30. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    4 Janeiro, 2009 01:53

    29.

    vou permitir-me uma excepção e dar troco a um atrasado mental, que se armou em professor:
    estava a falar de erros de português?
    então embrulhe-se a três, em duas linhas e meia.

    “á (1) minha questão .falafel para si tb .
    b)para si 20 ( velho amigo ) tava (2) a precisar de um ombro para chorar era , bilu, bilu ,e apareceu a dar uma forçinha (3)”

    Gostar

  31. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    4 Janeiro, 2009 01:56

    se pensas que por estares num blogue de direita podes dizer todas as baboseiras que te ensinaram sem levares troco, estás enganado.

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    4 Janeiro, 2009 01:58

    29

    Sim .É uma pena .De facto vir citado no processo Casa Pia como ter abusado de miúdos, deve ser chato para si .
    Mas pronto .Voçê lá assume gostar de tomar conta deles.

    31

    ora bem , professô … acha que eu não lhe iria pôr o isco na sua boquinha para voçê pegâ
    tá aí . prevesivel nê !!!

    e sderot , indignou-se tanto como com os meus “erros” ? ou não prefere falar disso ?

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    4 Janeiro, 2009 02:13

    Honi,

    Escreva Você, não escreve – VOÇÊ

    Quer uma cartilha João de Deus, ou perdeu a tecla do corrector ortográfico?

    (o meu avô sempre me dizia: pela boca morre o peixe)

    Gostar

  34. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    4 Janeiro, 2009 02:13

    33

    tenta disfarçar…já se percebeu que és um tosco.
    além disso dás ares de bufo

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    4 Janeiro, 2009 02:15

    32

    Ó pá , com o teu troco posso eu .A mim ninguém me ensina das merdas que voçês comeram decadas a fio , e ainda hoje recitam de côr.
    Quero lá saber se é blogue de direita .Mas se é , o que é que voçê vem cá fazer ?

    Mete a viola no saco , só dizes bobagê.

    Para ti , o peditório acabou .

    Com o Z , ainda se pode argumentar , quando ( a intervalos ) se deixa de armar em detentor da verdade absoluta , agora voçê … apesar do nick é de facto menos que 0

    Gostar

  36. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    4 Janeiro, 2009 02:23

    36: “Para ti , o peditório acabou”

    nunca teria começado se não fosse o #12 e, além disso, não tenho nenhum prazer em trocar argumentos com tipos que arrasam o português mas, meteste-te onde não eras chamado… acontece aos melhores.

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    4 Janeiro, 2009 02:36

    37

    para não ficares aí a armar

    olha lá … o 12 ficou sem uma resposta … e a pergunta tinha , tem , e terá sempre cabimento perante a FORMA TÃO INDIGNADA COMO COLOCASTE A QUESTÃO inicial … e era só isso que queria saber

    o resto veio por arrasto pela na forma caceteira da 13

    e agora sim ficas a armar bem sózinho …porque já percebi que só argumentas com os editres do Blasfémias … o resto da tua frase é fruto da litigância … não aceito … mas tudo bem

    over and out

    Gostar

  38. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    4 Janeiro, 2009 06:42

    Honni çheio de feliçidade.

    Gostar

  39. MELGACHINHA's avatar
    MELGACHINHA permalink
    4 Janeiro, 2009 19:14

    viva o PNR!

    wwww.pnr.pt

    Gostar

Deixe uma resposta para MELGACHINHA Cancelar resposta