Saltar para o conteúdo

Não foi no Parlamento *

8 Janeiro, 2009
by

Sócrates deve ter-se arrependido da entrevista à SIC. Há anos que não o via tão pouco à vontade em temas mais do que previsíveis: endividamento, previsões orçamentais e Educação.
O mérito pertence aos dois entrevistadores: incisivos na análise, eficazes nas questões e afoitos no modo como não permitiram a fuga para a usual retórica política com que Sócrates costuma desconversar o que não lhe interessa.
Mas, fiel à imagem que quer dar de si, não admitiu um só erro – os infortúnios são todos “estruturais” ou devem-se à “crise” e nunca existiu alternativa: “coloquem-se na minha posição”. Pouco habituado a ser confrontado, Sócrates mostrou-se irritadiço.
Espero que os políticos profissionais tenham estado atentos à lição que os jornalistas lhes ofereceram.

* CM, 7.I.2009

36 comentários leave one →
  1. MJRB's avatar
    8 Janeiro, 2009 02:13

    Mr. CAA,

    Por mais do que uma vez, eu tenho aqui escrito e dito a amigos: Sócrates é um peso-leve da política, na política, e como PM !

    Sinceramente já não me apetece reter na memória o que “O menino de ouro do PS” quer, o que “O 6º Mais Elegante do Mundo” diz, o que o líder do “Socialismo moderno” vislumbra como –e no– horizonte…

    Sócrates é uma pessoa com “sorte” nesta conjuntura partidária, política, social, económica e…cultural.
    Sócrates, sem a “pauta” diária que lhe é entregue diariamente, e porque político peso-leve, iria “ao tapete” com um valente sopro seguido de encosto de ombro, se dado por uma oposição forte, consubstanciada na sabedoria e na competência, isenta de culpas, etc&tal.

    Portugal, os portugueses, não terão um futuro tranquilo, se não “abrirem os olhos” em 2009. A oposição não presta ? — utilizem um direito constitucional: abstenção ou voto anulado !
    Relembro Mário Soares: temos direito à indignação !
    Ainda MSoares, dentro dum autocarro, há anos: “Oh senhor guarda, desimpeça o caminho ! Desapareça !”
    Assim sendo, e como pretendo contribuir para o desaparecimento político deste yuppie PM, não votarei.

    Uma das “coisas” que ainda não consigo perceber: como é que o Zé, José Sócrates, é PM.
    (Há coisas incríveis !).

    Gostar

  2. MJRB's avatar
    8 Janeiro, 2009 02:19

    É, sempre foi ousado, ganhou o PS, concorreu e GANHOU O LUGAR de PM.
    “Os amigos são para as ocasiões”, relembrarão muitas vezes Santana Lopes, Durão Barroso e JSócrates sempre que se encontrarem ou ouvirem o nome Sampaio…

    Gostar

  3. jlpsc's avatar
    jlpsc permalink
    8 Janeiro, 2009 03:02

    A diferença entre o dever e o haver, a diferença entre uma entrevista na RTP e na SIC… com a mesma personagem!

    Qualquer semelhança ou coincidência não é pura ficção!

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Janeiro, 2009 03:13

    A sério?
    Isto é só delírio.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    hora-porra permalink
    8 Janeiro, 2009 06:01

    o manequim armani tal maneira se arrependeu que não quer ser confrontado com uma «velha mal vestida»

    Gostar

  6. Trinta e três's avatar
    8 Janeiro, 2009 07:42

    É pena não terem falado da mais anedótica prestação televisiva do ano: Augusto Santos Silva nos Prós&Contras.

    Gostar

  7. Ecotretas's avatar
    8 Janeiro, 2009 07:56

    Não concordo. Os entrevistadores estiveram mal, não dominavam os dossiers, e deixaram o Sócrates dizer uma série de asneiras sem o exporem. Porquê? Porque não são só os políticos que são maus, mas também os jornalistas. Já nem sequer conseguem dizer a verdade; veja-se o caso do Público de ontem:

    http://ecotretas.blogspot.com/2009/01/pblico-merece-nota-negativa.html
    Ecotretas

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Raskolnikov permalink
    8 Janeiro, 2009 08:53

    Os jornalistas da SIC estiveram, apenas, razoáveis: muito mais havia a questionar ao Primeiro-Ministro.
    O drama de Sócrates é este: vai estar no lugar, com toda a probabilidade, até Outubro de 2009 e a situação do país tornou-se e mais vai ficar, deplorável (basta conversar com as pessoas para o perceber). Quem viu a entrevista percebeu a incapacidade do governante, ouviu um discurso gasto e demagógico que pretende apenas convencer os cidadãos com promessas genéricas e estafadas. Como dizia um meu Professor da Universidade: «A realidade é mais forte do que qualquer expectativa» e, infelizmente, a nossa realidade triste não é a das lúdicas expectativas Sr. José Sócrates Pinto de Sousa.
    Se Manuela Ferreira Leite continuar a demonstrar a honestidade com que tem tratado os vários problemas da nação, se não se desviar da linha traçada, temos Primeira-Ministra nas próximas eleições legislativas.

    Gostar

  9. CAA's avatar
    8 Janeiro, 2009 09:41

    MJRB,

    Não concordo que Sócrates seja um peso-leve – em certas componentes da política moderna, sobretudo comunicacionais, ela é muito bom. Desde logo, muito melhor do que toda, toda, a concorrência.

    «Sócrates é uma pessoa com “sorte” nesta conjuntura partidária, política, social, económica e…cultural.»

    Sem sorte (Casa Pia, fuga de Durão) nada feito – mas sua maior sorte chama-se PSD e o seu estado desgraçado. Caso Sócrates tivesse Oposição e não a tragédia mumificada actual as coisas não estariam como estão.

    Gostar

  10. CAA's avatar
    8 Janeiro, 2009 09:47

    «o manequim armani tal maneira se arrependeu que não quer ser confrontado com uma «velha mal vestida»

    Sorte a dela!
    Já viram o que aconteceria se Sócrates aceita???
    Já imaginaram aquela senhora obtusa, sem uma ideia para o País, sem um pingo de imaginação, sem valor intelectual, sem simpatia, sem saber comunicar, sem nada para comunicar, a defrontar-se com Sócrates????
    A mesma senhora que há 6 meses doutrinava que “o papel da Oposição não é dar alternativas”? E que só agora as começou a oferecer sem sequer ter percebido que é graças às suas asneiras que Sócrates está alegremente isolado no palco político.
    Caso essa tristíssima senhora se defrontasse com Sócrates levaria um banho vergonhoso – não tenham dúvidas..
    Eu sei que um dia o Fátima ganhou ao FCP, mas não convém esperar repetições…

    Gostar

  11. aires bustorff's avatar
    8 Janeiro, 2009 09:56

    V. Exa., Sr. Professor, anda cansadito intelectualmente,

    e para comentador,

    ou tem o rasgo do Prof. Marcelo,

    ou atão, saiem-lhe pifios, alguns de seus comentarios…

    como este, onde locubra sobre a entrevista ao PM, nas referências ao entrevistado e a seus “entrevistadores”…

    que, coitadinhos,

    na “orgia de sangue” pretendida sobre PM, que, a acontecer, os faria famosos e badalados

    se atropelavam, ATROPELAVAM, repito, nas questões e comentarios ao dito PM…

    Basta ler a sintese dos blogs e imprensa sobre…

    V. Exa é um Professor e como tal tem de ter alguma objectividade e conteúdo, no conteúdo dos seus posts, acho eu…

    Eu que o gosto de o ouvir, ler, acho que está um pouco longe da sua melhor forma…

    De qualquer modo, meus respeitos, e sugiro umas fèriazitas como dra MFL, que agora aparecereu como umas “novas”,

    como um debate no quadro, suponho, de uma antecipação das eleições

    Sentiremos a sua falta, se aceiter minha sugestão de ferias sabaticas,

    mas acho que virá revigorado intelectualmente e iluminará o panorama critico e pensador em Portugal..

    Abraço amigo

    Gostar

  12. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    8 Janeiro, 2009 09:59

    Políticos profissionais são profissionais que amam a única profissão que conhecem.

    Gostar

  13. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    8 Janeiro, 2009 10:03

    “…é graças às suas asneiras que Sócrates está alegremente isolado no palco político.”

    Asneiras só dela?

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    8 Janeiro, 2009 10:17

    “Já imaginaram aquela senhora obtusa, sem uma ideia para o País, sem um pingo de imaginação, sem valor intelectual, sem simpatia, saber comunicar, sem nada para comunicar, a defrontar-se com Sócrates????”

    Pode ser isso tudo mas tem algo que já só muito raramente se encontra na coisa politica nacional e em não se vê absolutamente em ninguém que esteja “no activo”. (E já incluindo o mais novo guruzinho aqui do blogue, o PPC, que não passa de mais um produto standard nascido, criado e formatado nas “jotas”)

    MFL, diz aquilo que pensa, seja ou não politicamente correcto, e não o que os consultores lhe preparam. E isso de tão raro que é, hoje em dia, tem que ser tido em conta, concorde-se ou não com o conteúdo, e acredito sinceramente que o será.

    O SóCretino, que continue bem escondido lá no recato da Novas Oportunidades a distribuir brinquedos para a fotografia e a mandar recados pelo arauto de turno pois o Zé “sujeito passivo” Povo não deixará de finalmente o perceber como o papagaio acéfalo e cobarde que sempre foi.

    O “animal feroz” não passa de um papagaio maquilhado de falcão.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    8 Janeiro, 2009 10:22

    Acha que sim ?

    Para mim acho que estiveram mediocres .Deixaram o Fuhrer arengar á vontade , com a maior do á-vontades.

    Gostar

  16. rui's avatar
    rui permalink
    8 Janeiro, 2009 10:40

    Confesso que me senti algo incomodado em certas partes da entrevista pela agressividade dos entrevistadores que, a espaços, pareceram roçar a falta de respeito institucional que merece um PM.

    Por outro lado, noutras partes, souberam interromper na altura certa quando começava a fluir o “politiquês” e a emergir o inicio de campanha eleitoral.

    A entrevistas da SIC noticias têm seguido esse rumo e acho que o fazem muito bem. Ou faziam uma entrevista com 5 horas e era absolutamente entediante ou faziam o que fizeram e deixaram os espectadores agarrados à TV com as perguntas directas e a confrontação de alguns assuntos que nem no parlamento se levantam.

    Gostar

  17. josé Manuel Faria's avatar
    8 Janeiro, 2009 10:47

    Estou de acordo consigo, CAA. O analista, cronista, pai da democracia e salvador do comunismo em Portugal, pensa exactamente ao contrário, segundo Soares o PM esteve muitíssimo bem e os entrevistadores, agressivos e arrogantes, pois O Alegre n gosta de das políticas de Sócrates.

    Gostar

  18. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    8 Janeiro, 2009 10:49

    CAA,

    Tu até costumas ser um tipo perspicaz, mas vais-me desculpar este post revela uma falta de argúcia gritante. Como deves estar recordado, da última vez que Sócrates foi à SIC os entrevistadores foram acusados de estarem ali apenas para fazer um frete. Desta vez, para equilibrar a coisa, quiseram mostrar serviço -especialmente Ricardo Costa- , este quis dizer a todos que consegue ser um jornalista duríssimo, isento e bem preparado. A verdade, caro CAA, é que o que ele fez não é jornalismo. O resultado final foi o melhor possível para Sócrates – toda a gente ficou a dizer que os jornalistas foram duríssimos e que mesmo assim Sócrates se saiu muito bem! Que mais se pode querer?

    Gostar

  19. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    8 Janeiro, 2009 10:51

    A verdade, caro CAA, é que tudo não passou de uma encenação. Sei de fontes seguras que Ricardo Costa combinou com Sócartes o tom da entrevista. CAA, não me leves a mal, mas tem que abrir mais os olhos.

    Gostar

  20. nem estranho não estranhar's avatar
    nem estranho não estranhar permalink
    8 Janeiro, 2009 12:28

    Não vi e não gostei*.

    *Recuso ver, nem posso ouvi-lo, e ao Costa nem de preto.

    Gostar

  21. MJRB's avatar
    8 Janeiro, 2009 14:07

    Mr. CAA,

    Precisamente por Sócrates ser “muito bom na política comunicacional”, é que eu entendo que ele é um peso-leve na política, da política e como PM.
    Aí, na agenda mediática, é que radica o seu “êxito”. E na pauta diária.
    Já se concluíu que não é um estadista — falta-nos estadistas.

    Quanto à Oposição: de acordo consigo.

    Gostar

  22. Cansado's avatar
    8 Janeiro, 2009 14:26

    Ó CAA, você de vez em quando borra a pintura toda.
    Até parece que não vê um palmo à frente do nariz.
    Tomara o Sócrates chegar aos calcanhares da drª Ferreira Leite, seja em que matéria for: política, cultural, económica, humana..
    Fixe o que lhe digo hoje, para mais tarde recordar.

    Gostar

  23. CAA's avatar
    8 Janeiro, 2009 14:41

    (demasiado) Cansado (22),

    «Tomara o Sócrates chegar aos calcanhares da drª Ferreira Leite, seja em que matéria for: política, cultural, económica, humana..»

    Vá lá descansar, muito, que aquilo que disse demonstra que está disso bem necessitado…

    Gostar

  24. Fomos's avatar
    Fomos permalink
    8 Janeiro, 2009 15:02

    Parece-me que as pessoas (como o Cansado @22 por exemplo) teem memoria curta e nao se lembram do que MFL fez como Ministra da Educacao e das Financas…

    Na minha opiniao, foi o pior ministro/a que me lembro Portugal ter tido.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    José permalink
    8 Janeiro, 2009 15:35

    Tenho opinião completamente contrária à do postal, sobre a entrevista, no que se refere aos entrevistadores. O PM saiu-se melhor do que na AR e os entrevistadores foram brandos no fundo, embora duros na forma.

    É certo que suporto mal o cretino do Ricardo Costa. Desde o dia em que o vi ser enxovalhado em directo na tv e o tipo ficar-se como se nem fosse com ele, que tenho a ideia que aquilo não é nada. É mesmo um cretino a quem me apetece sempre desferir-lhe um par de mosquestes, pela cretinice que exala.

    Por outro lado, o Gomes Ferreira é demasiado manso nas questões que coloca, mesmo parecendo o contrário. Não quer verdadeiramente incomodar o poder. É um bom-serás.

    Mesmo assim, por diversas vezes permitiram que o PM fugisse das questões e quando isso aconteceu, já não voltavam atrás.
    Havia várias perguntas a colocar sobre a intervenção do Governo do BPP. Permitiram apenas a resposta correcta que o PM queria fazer passar. E passou.

    Sobre o Orçamento, nem uma questão sobre a parecerística encomendada a preceito aos de sempre. Nem uma pergunta sobre a necessidade de tanto parecer e estudos.

    Sobre as obras faraónicas e o investimento públicos, nem uma questão para entalar o PM que de economia sabe o que lhe vão soprando. Uma simples questão: porque acha melhor ser o Estado a intervir, em grande e em força, em vez de permitir que essa tarefa possa caber a entidades privadas?
    Deixá-lo explicar porque seguia o modelo keynesiano em vez de outro e deixá-lo tentar convencer os portugueses dessa opção através das próprias ideias. Que as não tem.

    Gostar

  26. CAA's avatar
    8 Janeiro, 2009 15:40

    «Por outro lado, o Gomes Ferreira é demasiado manso nas questões que coloca, mesmo parecendo o contrário. Não quer verdadeiramente incomodar o poder. É um bom-serás.»

    Que injustiça, José…
    E o Ricardo Costa redimiu-se da entrevista do ano passado. E bem.

    Gostar

  27. CAA's avatar
    8 Janeiro, 2009 15:40

    «Sobre o Orçamento, nem uma questão sobre a parecerística encomendada a preceito aos de sempre. Nem uma pergunta sobre a necessidade de tanto parecer e estudos.«

    Vá lá ver o vídeo: fizeram essa pergunta e puseram em causa os pareceres.

    Gostar

  28. CAA's avatar
    8 Janeiro, 2009 15:43

    Sobre o Keynes,

    Claro que Sócrates não faz ideia nenhuma acerca do que está em causa no que tange a filosofia política ou económica.
    Mas a entrevista não versava esse objecto. Nem era isso que interessava às pessoas.
    Julgo que a abordagem do tema do investimento público foi aquela que competia a jornalistas – o resto será papel da Oposição (que não há).

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    José permalink
    8 Janeiro, 2009 15:53

    Tanto quanto me lembro- e vi a entrevista, escrevendo sobre a mesma, sem correcções, à medida que as perguntas e respostas iam sendo dadas- a menção aos estudos, referia-se aos das estradas e certos investimentos, de modo a contestar a validade dos mesmos, porque seriam sempre a favor das soluções governamentais e nunca para elencar problemas impeditivos.

    Não é a esses que me refiro: é aos solicitados ao Sérvulo Correia e às três maiores firmas…

    Os entrevistadores não fizeram o que gostaria de ver. Tivesse sido a Manuela Moura Guedes e o tipo passava-se em directo.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    José permalink
    8 Janeiro, 2009 16:02

    “Mas a entrevista não versava esse objecto. Nem era isso que interessava às pessoas.”

    A entrevista devia centrar-se exactamente nisso, porque é isso que interessa mesmo às pessoas, mesmo que elas não saibam. É essa a questão fundamental nos tempos que correm e todos deviam saber um pouco mais do assunto e aprender também. Pela minha parte é o que vou tentar fazer, porque os juristas de economia sabem geralmente pouco.

    ALiás, ontem, o Silva Lopes foi mais explícito no assunto, na entrevista que deu ao Gomes Ferreira. Boa entrevista, embora curta e a vol d´oiseau.

    Gostar

  31. Bruno - Planetas's avatar
    8 Janeiro, 2009 16:34

    «Sócrates deve ter-se arrependido da entrevista à SIC»
    Está a falar a sério?! O homem resistiu a todas as provocações, chegando inclusive a ficar bastante mais calmo que os entrevistadores..!!

    «O mérito pertence aos dois entrevistadores: incisivos na análise, eficazes nas questões e afoitos no modo como não permitiram a fuga para a usual retórica política com que Sócrates costuma desconversar o que não lhe interessa.»

    Mérito?! queriam forçar o entrevistado a dizer o que pretendiam, o que não sucedeu, o que lhes provocou uma visível irritação.

    «Pouco habituado a ser confrontado, Sócrates mostrou-se irritadiço.»

    Pouco habituado?! nenhum 1º Ministro foi tão confrontado como este.

    «Espero que os políticos profissionais tenham estado atentos à lição que os jornalistas lhes ofereceram.»

    Concordo, mas que todos os jornalistas tenham aprendido, como não conduzir uma entrevista!!

    Gostar

  32. tina's avatar
    8 Janeiro, 2009 16:48

    “Uma simples questão: porque acha melhor ser o Estado a intervir, em grande e em força, em vez de permitir que essa tarefa possa caber a entidades privadas?” – José

    Uma questão muito pertinente. Porque vai o Estado cobrar impostos altos às companhias para depois ir investir o dinheiro em obras públicas que só vão beneficiar os construtores civis ou apenas alguns? Porque não deixa os próprios empresários gastar nos seus próprios negócios assegurando assim continuidade de investimento em vez de gastar em obras para dar emprego apenas temporariamente? É preciso ser-se muito burro para tirar dinheiro que pode ser bem utilizado e ir empregá-lo mal.

    Gostar

  33. Álvaro Pereira da Silva's avatar
    8 Janeiro, 2009 18:10

    CAA:
    Que finura de espírito! Que sagacidade!
    Ó homem, puxe um bocadinho pela cabeça. É para isso que a tem, caramba!

    Gostar

  34. Filipe Domingos's avatar
    8 Janeiro, 2009 22:10

    Uns podem não admitir os erros, mas outros há que vêm o que mais ninguém viu!!!

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Janeiro, 2009 00:54

    Nuspirit Diz:
    8 Janeiro, 2009 às 10:51 am
    “A verdade, caro CAA, é que tudo não passou de uma encenação. Sei de fontes seguras que Ricardo Costa combinou com Sócartes o tom da entrevista. CAA, não me leves a mal, mas tem que abrir mais os olhos.”

    Assim tudo se explica!!!!!
    Encenação. Of course.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    9 Janeiro, 2009 19:03

    Socrates? um tigre de papel, levezinho, e sem qualquer base educacional! veja-se as suas entrevistas, não só esta, mas todas, veja-se o seu comportamento no parlamento! malcriado
    quanto baste, birrento, senhor de que tem bastantes criados à sua volta para o adular, veja-se o ministro dos assuntos parlamentares! o tapete mais macio na vida do Socrates, o Silva Pereira, a voz do dono………se não fosse grave, era para rir!

    Gostar

Indigne-se aqui.