Saltar para o conteúdo

“Branquear só suja”

4 Fevereiro, 2009
by

Hoje, no Correio da Manhã.

62 comentários leave one →
  1. Piscoiso's avatar
    4 Fevereiro, 2009 14:37

    O estilo do artigo é o mesmo do utilizado por certos benfiquistas contra Pinto da Costa no Apito Dourado.
    Com uma diferença, o líder portista foi constituído arguido, coisa que o PM não é.

    Gostar

  2. Luis Melo's avatar
    4 Fevereiro, 2009 14:46

    Em relação ao caso freeport,

    Já tinha dito, que sondagens e estudos, valem o que valem, por serem muitas vezes encomendados. E portanto terem resultados que favorecem quem os pede.

    No entanto, penso que posso tirar uma conclusão fidedigna do estudo que se apresenta, sobre o caso Freeport.

    As pessoas acreditam ou não na inocência dos intervenientes, por convicções partidárias, por simpatia ou pelo que ouvem nos media. Em vez de pensarem, ponderarem e avaliarem – pelas suas cabeças – os dados, os factos, os cenários.

    Esta conclusão é extremamente infeliz, e é a razão pela qual nunca um caso mediático como este, terá resolução em Portugal.

    PS – CAA, Gostei de o ver, no prós e prós da RTP.

    Gostar

  3. CAA's avatar
    4 Fevereiro, 2009 14:47

    Não percebi esseremoque do ‘estilo’.

    O ponto essencial é que a investigação tem de apurar o que de facto aconteceu – o que choca flagrantemente com a ‘defesa sem defesa’ do PM e acólitos que querem o arquivamento imediato alegando que tudo não passa de uma ‘campanha negra’ – ainda hoje Correia de Campos repisou o mesmo intento.

    Estamos a observar uma tentativa de branqueamento sem precedentes, limites e rudimentos de pudor-é preciso evitar que isso obtenha êxito.

    Gostar

  4. Piscoiso's avatar
    4 Fevereiro, 2009 14:54

    As pessoas acreditam ou não na inocência dos intervenientes, por convicções partidárias, por simpatia ou pelo que ouvem nos media.” – error
    A inocência presume-se, por convicção na Justiça.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 14:55

    O processo que entrou no Serious Fraud Office entre 5 Abril 1999 e 5 Abril 2000 ido de Portugal, qual foi?

    Gostar

  6. Piscoiso's avatar
    4 Fevereiro, 2009 15:00

    Caro CAA, não sou acólito de nada. Nem do Remy Martin que tenho no balão.
    Vc exige uma investigação para apurar o que de facto aconteceu, veiculado por uma carta anónima. Se pega a moda, vai haver por aí um spam de cartas anónimas para investigar o gajo que não me deixa passar à frente.

    Gostar

  7. CAA's avatar
    4 Fevereiro, 2009 15:18

    «A inocência presume-se, por convicção na Justiça.»

    Convém separar a dmensão jurídica (onde a frase tem cabimento) e a política (onde as presunções são sistintas).

    Gostar

  8. CAA's avatar
    4 Fevereiro, 2009 15:19

    Piscoiso,

    «Vc exige uma investigação para apurar o que de facto aconteceu, veiculado por uma carta anónima.»

    V. ainda está nessa fase?

    Gostar

  9. JJ Pereira's avatar
    4 Fevereiro, 2009 15:20

    Como desde 1640, “plus chose , moins chose”, somos um “ersatz” de domínio inglês ( excepção feita aos tempos ominosos do “fássismo”, em que nos demos ao luxo, excessivo e profundamente reaccionário, de sermos independentes…)tenhamos esperança de que , do lado de lá do Canal,nos digam como é que as coiasa realmente se passara.
    Sim , porque cá, com a defesa atenta, veneradora e obrigada que aquilo a que chamam , vá lá saber-se porquê, Ministério Público faz do “Zézito & famiglia”…

    Gostar

  10. Meme's avatar
    Meme permalink
    4 Fevereiro, 2009 15:23

    O Piscoiso tem medo da investigação!
    O Piscoiso remete sempre para a carta anónima, quando o chefe, ainda não passava de um reles Ministro do Ambiente em gestão, para sorte dele e azar nosso o dito reles Ministro passou a secretário geral da Cooperativa do rato… e daí a 1º Ministro foi um instante, não esquecendo o serviçozinho prestado pelo Tio Sampaio à cooperativa do rato, favor bem mais grave do que telefonema feito pelo tio de sangue (que o pinto diz que n`mealembra)!
    Comparar a importância para o País, do caso apito dourado vs freeport, ou do Pinto da Costa vs Pinto de Sousa está ao nível intelectual do Piscoiso e infelizmente de grande parte dos Portugueses!

    Gostar

  11. Pedro's avatar
    Pedro permalink
    4 Fevereiro, 2009 15:28

    Piscoiso,
    Percebo o seu ponto de vista; no entanto calculo q a denúncia tenha sido feita com a demonstração de factos, por alguém dentro do processo – não se limitando a um “porque sim” – ou então estamos a apelidar de perfeitos inúteis os inspectores que lhe deram importância. Estarei errado?

    Gostar

  12. Meme's avatar
    Meme permalink
    4 Fevereiro, 2009 15:36

    Caro Prof. CAA,
    Este post reflecte objectivamente a sensação com que fiquei no final do programa, isto é, a estabilidade da democracia e das instituições, está acima do apuramento das prácticas de gestão políticas dos nossos eleitos.
    Mais, se os eleitos forem investigados e provarem-se prácticas criminais nas suas actividades políticas e públicas, corremos todos o risco de vir para aí um Mussolini.
    Por irónico que possa parecer os recentes captados pelo Pinto de Sousa, acenam-nos com a velha história do papão… e objectivamente consideram a generalidade do povo Português uma criança mimada!
    Vejam lá, cuidado! Não saias daí, portem-se bem senão vem aí o papão!
    Ultrajante e um insulto aos Portugueses!

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 15:37

    Piscoiso,

    Aquela lei que foi enxertada à última da hora com uns artigos de origem anónima e que depois foi aprovada na AR, também o preocupa?

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 15:44

    Pedro, eu como já ouvi na tv os remetentes dos emails suspeitos dizerem que os emails não são aquilo que querem dizer e que não foram ouvidos pela pj, acho que se s pj se baseia nos emails e nem dá oportunidade de alguém se explicar, acho que são uns inúteis.

    Gostar

  15. give-me five's avatar
    give-me five permalink
    4 Fevereiro, 2009 15:56

    e para que precisamos de PGR… se há aqui tantos investigadores , juristas, pides e legionários ??

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 15:59

    “e para que precisamos de PGR… se há aqui tantos investigadores , juristas, pides e legionários ??”

    É para o processo andar quando pára.

    Gostar

  17. Pedro's avatar
    Pedro permalink
    4 Fevereiro, 2009 16:01

    14.
    Estou em crer q o problema reside exactamente aí: já todos ouvimos dizer qq coisa. E aquilo que ouvimos é dispare;
    Uma certeza todos teremos – alguém tem os dados todos, resta saber se é do grupo dos que dizem por aí ou nem por isso.

    Quer seja em relação a este, em relação ao caso Casa Pia ou a outros que tantos, tenho-me sentido um papagaio ao vento em dia mau. Só uma certeza tenho, com tanto diz que disse já ninguém tem crédito – e estou em crer q este é o crer de 9 milhões.

    Gostar

  18. Antonio's avatar
    Antonio permalink
    4 Fevereiro, 2009 16:07

    Uma pequena achega:
    O Sr. Inocêncio ex-presidente da C.M. Alcochete declarou não se lembrar da data da reunião com o ministro Socrates !? Só se lembra que foi depois do dia 7 de Janeiro data da tomada de posse.
    Então um presidente recém eleito, sem conhecer NADA da C.M, tem tempo de em 10 dias de receber os promotores, analisar o assunto, marcar com o Ministro e fazer a reunião… É OBRA.
    Ou seja já estva tudo combinado ANTES do dia 7 e se o PS ganha-se as eleições para a Camara como aconteceu

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 16:10

    17
    De qualquer modo uma investigaçao que dura há 4 anos e está neste estado em que os suspeitos dizem que ninguém lhes perguntou patavina excepto a policia inglesa que diz que ouviu os ingleses e que estes negaram tudo, e que trata de um assunto que coloca o país numa crise política, é porque os investigadores são mesmo uns inúteis.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    4 Fevereiro, 2009 16:11

    Pois… também, terá sido assim que o outro terá pedido, não cinco, mas – “GIVE-ME FOUR….”, em bom inglês e técnico!
    É, este…, mais o tal do “coiso” menos “coiso”, vai dar no mesmo (também em inglês muito técnico e musical) – THE MASTER´S VOICE!…

    Gostar

  21. CAA's avatar
    4 Fevereiro, 2009 16:14

    António, (18)

    Bem visto.

    Gostar

  22. Amêijoa Fresca's avatar
    4 Fevereiro, 2009 16:22

    A lavandaria do poder,
    em tons de rosa pintada,
    faz o negro parecer
    uma cor esbranquiçada!

    A imaginação é fértil
    nessas lavandarias higienizadas,
    tornando a sujidade mais pueril
    em práticas legitimadas!

    Negra é a campanha
    divulgada por essas lavandarias,
    esta gente de muita manha
    não se satisfaz com quinquilharias!

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 16:31

    E antes de José Inocencio quem era o presidente?

    Ao ler o Correio da Manhã?

    ADVOGADO: GANDAREZ
    José Francisco Gandarez, referido na carta rogatória inglesa num anexo, é um advogado do escritório de Rui Gomes da Silva, de quem é sócio

    Este Rui Gomes da Silva é o do psd que andava com Marques Mendes ou é outra pessoa?
    Isto começa a ser tudo mesmo conhecido?

    Alcochete deve ser um paraíso. lol

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 16:32

    Os escrtórios dos advogados suspeitos do caso são de conhecidos dirigentes políticos também?!?!

    Gostar

  25. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    4 Fevereiro, 2009 16:37

    Ao Piscoiso não interessa a verdade dos factos. Só lhe interessa saber se são apresentados por um anónimo ou não. Se sim, enforca-se o anónimo.
    Medieval, este Piscoiso.

    Gostar

  26. CAA's avatar
    4 Fevereiro, 2009 16:40

    «Este Rui Gomes da Silva é o do psd que andava com Marques Mendes ou é outra pessoa?»

    O RGS é que andava com outra pessoa.

    Gostar

  27. Pedro's avatar
    Pedro permalink
    4 Fevereiro, 2009 16:43

    Resultados da Auditoria Financeira à Câmara Municipal de Alcochete

    Como é do conhecimento público, o actual Executivo decidiu proceder à realização de uma auditoria externa às Contas da Câmara Municipal de Alcochete, com referência à data de 31 de Outubro de 2005. A referida auditoria externa, agora concluída, foi efectuada pela empresa “Camacho Palma & Lisboa Afonso, SROC” e, em conformidade com os respectivos relatórios, conclui-se que a situação financeira da autarquia é muito mais grave do que inicialmente se esperava. A primeira e mais relevante conclusão reside na existência de um passivo omitido (isto é, encargos assumidos e não revelados na contabilidade) de € 1.736.943 (um milhão, setecentos e trinta e seis mil, novecentos e quarenta e três e euros).Assim, e perante a existência de um passivo omitido de montante tão significativo, concluíram os auditores que a dívida global da autarquia se cifra em € 6.209.988 (seis milhões, duzentos e nove mil, novecentos e oitenta e oito euros), sendo que a dívida a curto – prazo é de € 3.454.885 (três milhões, quatrocentos e cinquenta e quatro mil, oitocentos e oitenta e cinco euros).Por último, concluiu-se que as disponibilidades existentes em 31 de Outubro de 2005 apenas cobriam 15,7% da dívida total apurada. Assim, perante o quadro descrito, conclui-se e reitera-se que a situação financeira da Câmara Municipal de Alcochete apresenta contornos de extrema gravidade, condicionando, assim, a respectiva actividade e impondo, ainda, a continuidade da implementação de medidas políticas conducentes à sua superação.

    Alcochete, 6 de Outubro de 2006

    http://montijo-blog.weblog.com.pt/arquivo/week_2006_10_08.html

    Gostar

  28. erre's avatar
    erre permalink
    4 Fevereiro, 2009 16:44

    Ao 18 e CAA

    Não há nenhum presidente de Câmara que não tenha uma agenda rigorosa.
    Os registos dessa reunião, têm de se encontrar na sua agenda, excepto, no caso … nada provável por sinal …, de ter sido rasurada.
    Que este deveria ter sido o tipo de diligências imediatas das autoridades em 2005, é óbvio.
    Hoje assistimos a declarações contraditórias quanto á data e ás presenças na dita reunião, mas que apenas estão registadas pelos meios de comunicação social.
    Em sede de inquérito, se houver, já vai tudo muito bem ensaiado, e ninguém será confrontado com as suas próprias contradições.
    Está em preparação mais uma farsa.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 16:45

    Mas é esse Rui Gomes da Silva, o escritório dos advogados suspeitos ou implicados?
    É que assim uma pessoa começa a perceber porque é que a PJ é tão desconfiada. Só encontra politicos em todo o lado.. lol

    Gostar

  30. Pedro's avatar
    Pedro permalink
    4 Fevereiro, 2009 16:55

    Será este Rui Gomes da Silva?
    http://fotoseimagens.blogs.sapo.pt/25571.html
    http://www.ruigomesdasilva.com/manutencao/
    Se é, tirei o curso errado.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 16:56

    .. também não percebo se é esse. Ouço sempre nas noticias falar de um “escritório de advogados ligado ao antigo ministro do Ambiente” terá também recebido cinco milhões de libras (5,4 milhões de euros), segundo a TVI. JN

    E depois no Correio da Manhã fala em Rui Gomes da Silva. Fico um bocado a pensar quem será os outros ligados a Sócrates.

    Gostar

  32. cão-tribuinte's avatar
    cão-tribuinte permalink
    4 Fevereiro, 2009 17:01

    a avaliar pela qualidade dos portugal está culturalmente ao nível das ex-colónias ou inferior.
    que tristeza!

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 17:06

    Será que Sócrates deu o golpe aos lucros dos advogados que ficaram lixados com o ministro que não deixou que eles fizessem negócio? Afinal o psd tinha ganho as eleições e a seguir Rui Gomes da Silva foi para o governo ou não?…lol

    É uma ideia engraçada.

    Gostar

  34. Piscoiso's avatar
    4 Fevereiro, 2009 17:24

    Na verdade tenho mais que fazer do que responder a todo o pessoal agarrado às canelas do PM. Até porque não sou advogado e muito menos dele, que nem precisa.
    A minha convicção assenta nos Direitos Humanos.
    Mesmo sendo benfiquista.

    Gostar

  35. Piscoiso's avatar
    4 Fevereiro, 2009 17:40

    Mesmo sendo benfiquista.“, o Sócrates.
    À bon entendeur.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 18:15

    Ao 18 e CAA,

    Deu-me a impressão que o presidente também escorregou com a exclusão de alguns elementos do freeport da reunião. Foi taxativo. Se só tivesse havido uma reunião, não duas como dizem os ingleses, então alguns dos intervenientes ficariam de fora, o que seria estranhíssimo para um projecto destes. Ainda por cima isso faria dessa reunião a única e essa seria ao mesmo tempo a solicitada pelo presidente e por Charles Smith via tio [do sobrinho].

    Todo este cheiro a queimado está por esclarecer.

    Gostar

  37. MJRB's avatar
    4 Fevereiro, 2009 18:34

    Mr. CAA,

    Uso a terminologia taurina para realçar este seu correcto texto: “ferro curto” antes da estocada !

    Gostar

  38. Lino's avatar
    4 Fevereiro, 2009 18:36

    34: “Na verdade tenho mais que fazer do que responder a todo o pessoal agarrado às canelas do PM.”

    Não parece. A impressão de quem o lê é que isso faz parte do seu trabalho.

    Gostar

  39. MJRB's avatar
    4 Fevereiro, 2009 18:38

    18,

    Não acredito que haja um presidente de câmara que ao sair do cargo, não leve consigo (legitimamente) a agenda ou uma cópia da agenda diária.
    Para defesa pessoal, se necessário. Ou para mais tarde recordar e quiçá…escrever as memórias.

    Gostar

  40. Piscoiso's avatar
    4 Fevereiro, 2009 18:41

    Olha outro que não conhece outro modo de opinião que não seja o tacho.

    Gostar

  41. Fernanda Valente's avatar
    4 Fevereiro, 2009 18:58

    «Politicamente, reduzir a questão à alternativa entre um regime que se conspurca a olhos vistos e o surgimento de um aspirante a Mussolini é a forma mais viciada de manter tudo como está»

    O problema é que as alternativas também não são pacíficas.
    A avaliar pela opinião de CAA (e não só, infelizmente!)sobre a manutenção do executivo de Santana Lopes no anterior governo – a argumentação utilizada no “Prós e Contras” é lastimosa -, então é que chegamos mesmo à conclusão que não há alternativa nenhuma possível, minimamente confiável.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    4 Fevereiro, 2009 19:08

    04 Fevereiro 2009 – 09h00

    Estado das coisas
    Espelho ou máscara
    “Para que os políticos sejam o espelho e não a máscara da sociedade, impõe-se reforma da política”.

    Disse a procuradora Cândida Almeida, a propósito do tão falado caso Freeport, que “os processos que envolvem políticos têm de andar rápido porque os políticos são o nosso espelho”. Espelho significa reprodução fiel da imagem, um modelo, exemplo a ser seguido ou imitado.

    Confesso que esta frase me chocou.

    Dita por um não-especialista na matéria, um profano, tem a sagesse dos tolos, que mostram na sua nesciência, afinal, a maior sabedoria. Então, não deve ser esta a regra em todos os casos?

    Como disse o procurador-geral da República, a lei é igual para todos e o PM não deve agir com medo e muito menos sob pressão. E digo eu, de quem quer que seja, mesmo de uma eventual actuação ilegal da secreta com filmagens e gravações de conversas.

    Se é assim, por que razão, este caso, não andou rápido. Se é este o seu entendimento, então, para preservação do bom-nome das pessoas e para a saúde da democracia, faça-o chegar ao fim da forma mais célere possível. Se não há suspeitos, como disse (apesar das buscas em contas bancárias e offshores), não deixe que a insídia e a urdida, aproveitem e se sirvam dos boatos para manipular a investigação.

    A investigação criminal tem de andar depressa e não a conta-gotas, queimando, em lume brando, a honra e o bom-nome dos visados, para ser o verdadeiro espelho da verdade e da transparência. O arrastar da investigação é mau para a imagem do PM.

    Se não há indícios, nem suspeitos e se os factos apurados não permitem constituir ninguém como arguido, então, que se arquive a investigação. O despacho de arquivamento é tão digno como o despacho de acusação. A menos que se pretenda manter a investigação, ligando, em permanência, os cabos de alta tensão aos investigados importantes, para que estes não se mexam muito sob pena de serem electrocutados. E, já agora, é pena que não acredite no que disse, em 1645, o padre António Viera: “Tempos houve em que os Demónios falavam, e o Mundo os ouvia; mas depois que ouviu os Políticos ainda é pior Mundo.”

    Sei que desmoralizar a política e os políticos é uma atitude simplista. Na vida política existem homens de bem, que continuam a lutar tenazmente pela res publica. Mas para que os políticos sejam o espelho e não a máscara da sociedade, impõe-se uma profunda reforma da política portuguesa, nos seus procedimentos, métodos, na sua lealdade e boa-fé.

    Que os novos tempos ajudem a trazer uma melhor investigação criminal e que a “boa” investigação expulse a “má” investigação.

    Rui Rangel

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 19:41

    Como disse o procurador-geral da República, a lei é igual para todos e o PM não deve agir com medo e muito menos sob pressão. E digo eu, de quem quer que seja, mesmo de uma eventual actuação ilegal da secreta com filmagens e gravações de conversas.
    (Rui Rangel)

    Ele sabe!
    Ele sabe!
    Ele sabe!
    Ele sabe!

    Concordo plenamente: há gravações, não tenha dúvidas, mas não são de 2004.
    Sobre o processo da polícia inglesa, nem uma palavra.

    Gostar

  44. Gonçalo Marques's avatar
    4 Fevereiro, 2009 19:43

    Cara Fernanda Valente

    “A avaliar pela opinião de CAA (e não só, infelizmente!)sobre a manutenção do executivo de Santana Lopes no anterior governo – a argumentação utilizada no “Prós e Contras” é lastimosa […]”

    1 – Convém lembrar (já passaram quase 5 anos … de vez em quando come-se queijo da Serra, Flamengo e outros que tais) que o governo de Pedro Santana Lopes foi demitido por Jorge Sampaio porque alegou falta de coesão na maioria (pela demissão do então ministro adjunto, Henrique Chaves) e risco para o “normal funcionamento das instituições democráticas”. Santana viu o tapete ser puxado por Sampaio por causa do seu desentendimento com Henrique Chaves, pela subida que propôs Bagão Félix do IRC à Banca (note-se que uma semana antes da queda de Santana, João Salgueiro – Presidente da Associação Portuguesa de Bancos – vai a Belém falar com Sampaio)

    2 – Há muito que as “instituições democráticas” da maioria socialista liderada por Sócrates estão minados: licenciatura duvidosa, “Freeportgate”, desemprego, domínio absoluto da Maçonaria nas cúpulas do poder político, económico …

    E este governo já caiu? Infelizmente NÃO

    Convém que comparemos as 2 situações antes de comparar o incomparável!

    Com os melhores cumprimentos

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 19:54

    Gonçalo Marques,

    Um Presidente da República que a título daquele telefonema chama Marcelo de emergência ao seu Palácio é, já em si, uma ameaça ao normal funcionamento das instituições, caso o partido da oposição seja o seu e tenha acabado de eleger novo secretário-geral.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 20:00

    A diferença é que o governo de Santana Lopes não tinha sido eleito por eleições. Não se esqueçam desse pormenor.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 20:23

    “A diferença é que o governo de Santana Lopes não tinha sido eleito por eleições. Não se esqueçam desse pormenor.”

    Pois não, tinha sucedido a Durão Barroso nos termos da lei, com a aprovação de Jorge Sampaio, que antes aprovou e incentivou a partida de Durão Barroso. As leis fazem-se para não haver dúvidas e os governos ou são legítimos ou não.

    Gostar

  48. Ora bem's avatar
    4 Fevereiro, 2009 20:26

    Anda habitualmente por aqui um Piscoiso, mero repetidor da cartilha socratista, a quem falece qualquer ideia própria sobre seja o que for.
    Piscoiso, aliás, funciona como mero exemplo, já que não faltam epígonos…
    Uma das teclas mais batidas é a da carta anónima.
    Ora, as polícias, os membros do Governo, etc., recebem diariamente cartas anónimas, cujo destino é o lixo, só se prestando alguma atenção às que revelam um mínimo de verosimilhança.
    A investigação ao caso Freeport não foi desencadeada pela carta anónima mas pelo resultado das diligências a que, pelo motivo apontando, ela deu lugar.
    E fico-me por aqui hoje, já que não gosto de dar aulas de borla.

    Gostar

  49. Piscoiso's avatar
    4 Fevereiro, 2009 21:02

    eheheh
    Só falei uma vez da carta anónima, mas já que fala nisso, convinha mesmo saber porque razão essa não foi para o lixo.
    Se é só para alimentar suspeitas e especulações com fins eleitorais, pode ser fraudalento.

    Gostar

  50. Zé's avatar
    4 Fevereiro, 2009 21:04

    O sujeito além de mentiroso compulsivo…esquece-se de que existem gravações antigas……
    Amigos vejam este senhor a falar para o espelho!
    Ele estava a falar de outros e que bem que se encaixa a argumentação agora nele próprio!
    Vale a pena ver e ouvir com atenção! O fim sobre o controle dos jornais é divinal!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=pV-HU56PLNg

    Gostar

  51. Filipe Domingos's avatar
    4 Fevereiro, 2009 21:04

    A saga continua, decididamente o homem procura o protagonismo que lhe tem faltado, há que cavalgar esta onda. Para a opinião pública ficou bem visivel no prós e contras do que estamos a tratar. Aliáz logo aí se viu que não há maior cego do que aquele que não quer ver. Pode ser que um dia destes apareça alguém que acobertado no anonimato arranje alguma trapalhada. Mas está com sorte porque agora isso já não é possível e muito bem, aliáz até nos blogues isso não deveria ser permitido. Mas como é, está na mão do bloger impedir essa cobardia, desde que não concorde com ela.

    Gostar

  52. MJRB's avatar
    4 Fevereiro, 2009 21:23

    Ora Bem, 48

    Não foi só a carta anónima. Foi sobretudo a constatação por parte da empresa norte-americana que comprou o Freeport, que 4 milhões “transitaram” de modo suspeito, sem saber para que “bolsos”.
    Obviamente a SFO começou a investigar e colocou o caso à PGRepública. PGR que mal se interessou pelo caso, durante 4 anos…

    Depois –antes !…–, há aquela questão da aprovação acelerada (3 dias e antes do término do governo de Guterre/Sócrates) do mega-projecto…
    E não só, e não só.

    Mas tudo indicia que com doenças e deserções e negações oportunas, e pelos protagonistas, mais uma vez a justiça portuguesa arquivará um processo incómodo.

    A sociedade portuguesa é um nojo quando activada e manobrada por determinados políticos !

    Curiosamente, todos os casos mais problemáticos têm como alegados prevaricadores advogados e políticos…

    Gostar

  53. Fernanda Valente's avatar
    4 Fevereiro, 2009 21:24

    44.

    Ó Gonçalo Marques,

    A diferença entre SL e JS é assim como entre a água e o vinho, o dia e a noite. Compare as duas equipas de trabalho e tire as suas conclusões. SL não tem capacidade de liderança (já para não falar na questão do know-how), tem capacidade de persuasão.
    O episódio que menciona foi a gota de água; Jorge Sampaio demitiu o governo, conforme lhe competia, por imposição da sociedade civil. E quando a sociedade civil se manifesta em uníssono, o poder corporativo e o poder político baixam as orelhas.
    Agora, andar a tentar “dar a volta ao texto” para colocar esse PSD de novo e a qualquer preço no poder, inclusive partindo para a ignorância, é que me parece traduzir-se em verdadeiras golpadas de oportunismo político.

    E Pedro Passos Coelho que se cuide, se quiser vir a ser alternativa a alguma coisa.

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 21:24

    Alguém consegue aceder ao vídeo do programa na RTP?

    Gostar

  55. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    4 Fevereiro, 2009 21:26

    “Olha outro que não conhece outro modo de opinião que não seja o tacho.” Piscoiso # 40

    Não há almoços grátis.

    Gostar

  56. Fernanda Valente's avatar
    4 Fevereiro, 2009 21:32

    44.

    Mas o Gonçalo Marques pensa que a «licenciatura duvidosa» é só apanágio do JS?
    Por acaso frequentou a universidade nos tempos áureos do pós-25 de Abril? Faz ideia de como foram obtidas a maior parte das cartas de curso dessa época? Basta olhar para a qualidade do ensino que temos hoje para tirar as suas conclusões. E ainda há quem diga que este “circo” deve ser mantido…

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    Mr. Hyde permalink
    4 Fevereiro, 2009 21:54

    Muito bem, Fernanda.

    Gostar

  58. Gonçalo Marques's avatar
    4 Fevereiro, 2009 22:18

    Fernanda:

    1 – “A diferença entre SL e JS é assim como entre a água e o vinho, o dia e a noite”.

    Lá isso tem razão: PSL tem obra enquanto Secretário de Estado da Cultura (CCB, várias bibliotecas municipais, rede de leitura pública, no IPLB, no IAN/TT, etc …), Presidente da Câmara da Figueira da Foz (Centro Cultural Figueirense, promoção turística da Figueira, reordenamento da cidade, desenvolvimento das receitas municipais), Presidente da Câmara de Lisboa (Túnel do Marquês a mais emblemática, mas também arruamentos, edifícios devolutos que foram recuperados), Primeiro-Ministro (já mencionei no anterior post o porquê da queda de Santana) e Líder Parlamentar (aguerrido e combativo).

    O currículo de Sócrates … coitadinho … Ministro do Ambiente? Ministro Adjunto? Mas que experiência tinha como gestor e líder de equipas: 0!
    Chegou a PM nem ele sabe como … Ferro Rodrigues “afastado” pelas atoardas da casa Pia e por pressões internas de PS’s insatisfeitos com o seu posicionamento mais à esquerda, ataques permanentes ao governo e maioria PSD-CDS, sobretudo ao PM …
    Sócrates sempre teve boa imprensa desde 2004!!!

    2 – “Jorge Sampaio demitiu o governo, conforme lhe competia, por imposição da sociedade civil. E quando a sociedade civil se manifesta em uníssono”

    Chama exploração mediática e manipulação uma manifestação “em uníssono” da Sociedade Civil? Até a vida pessoal de Santana Lopes foi devassada na praça pública de forma nojenta e abjecta! Eu chamo-lhe operação de monumental engonhanço!

    3 – “Agora, andar a tentar “dar a volta ao texto” para colocar esse PSD de novo e a qualquer preço no poder”

    Eu não quero colocar ninguém no poder (até porque não tenho esse poder), mas simplesmente que se tenha algum juízo e, sobretudo, MEMÓRIA (Algo que me é muito caro!). Esse PSD de que fala creio que já não existe … pelo menos o elenco directivo mudou substantivamente … Será que ainda está sintonizada na RTP Memória?

    4 – “Por acaso frequentou a universidade nos tempos áureos do pós-25 de Abril? Faz ideia de como foram obtidas a maior parte das cartas de curso dessa época?”

    Bem, este comentário só me pode causar perplexidade: 1º fala em “tempos áureos” (calculo que esteja a ser verdadeira e não irónica) e depois diz que nesses tais tempos áureos se obtinham licenciaturas de forma duvidosa … Afinal em que ficamos? Os tempos eram bons ou não?

    Talvez as bombas das FP 25 e os meses de despesismo e delírio do gonçalvismo tenham sido do seu agrado …

    NÃO CONHEÇO NENHUM CASO DE OUTRO PRIMEIRO-MINISTRO EM PORTUGAL TÃO PROTEGIDO PELOS “MEDIA”, PELA SITUAÇÃO E, AO MESMO TEMPO, QUE MENOS MEREÇA TODA ESSA AURA: MENTIU AOS PORTUGUESES E CONTINUA A FAZÊ-LO, PORQUE LHE ESTÁ NA MASSA DO SANGUE

    Com os melhores cumprimentos

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Fevereiro, 2009 22:44

    54,

    está aqui:
    http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=20236

    Gostar

  60. Fernanda Valente's avatar
    5 Fevereiro, 2009 00:38

    58.

    4. É óbvio que estou a ser irónica! Esqueci-me das aspas…

    «Afinal em que ficamos? Os tempos eram bons ou não?»

    Olhando para o nível do ensino que hoje temos, o que acha?

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    5 Fevereiro, 2009 00:44

    Excelente e curto, Dr. CAA.

    Gostar

  62. anonimo's avatar
    5 Fevereiro, 2009 01:09

    “GEPI contratou o pai de Sócrates para fiscalizar obras da Conegil

    Quando era dirigido pelo professor Morais da UnI, o gabinete do MAI entregou a Fernando Pinto de Sousa a fiscalização de empreitadas públicas

    “… Entregue à Conegil em 1999, a construção do quartel da GNR de Castelo Branco foi uma das dezenas de empreitadas que o GEPI adjudicou aquela empresa do grupo HLC (do empresário da Covilhã Horácio Luís de Carvalho) enquanto António Morais esteve à frente do gabinete, entre 1996 e 2002. Nesse mesmo período, o proprio Morais, cujas funções estavam equiparadas a director geral, trabalhou ilegalmente como consultor do grupo HLC em projectos no estrangeiro.
    (…)”

    Público, 18 de Abril de 2007

    Gostar

Deixe uma resposta para Anónimo Cancelar resposta