Saltar para o conteúdo

Esforço de Sísifo

5 Fevereiro, 2009
by

O Tiago Barbosa Ribeiro não tem razão em nenhum dos 6 pontos com que tenta transmitir alguma sistematicidade à não-defesa de José Sócrates – uma tentativa logicamente impossível.

Quando o Tiago afirma: “A principal dificuldade de qualquer defesa contra este tipo de processos de assassinato político — e estou a medir bem as palavras — reside, desde logo, na impossibilidade de alguém de se defender de algo de que não foi acusado”, está a esquecer-se:

  1. da separação natural e conceptual que existe entre a defesa num processo judicial e uma defesa política;
  2. de que o facto de um primeiro-ministro basear a sua não-defesa em campanhas negras e poderes ocultos, sem nomear factos, pessoas ou entidades deste Mundo (ou de outro) corresponde a um esforço político de se desculpabilizar a priori de quaisquer factos que eventualmente venham a ser apurados na investigação, de a desacreditar antecipadamente, de se vitimizar no estilo de Fátima Felgueiras ou do autarca de Oeiras;

por último, que aqueles, como o Tiago, infelizmente, que tentam alicerçar tais disparates em roupagens aparentemente lógicas estão a fazer o jogo mais perigoso de todos para a Democracia e o Estado de Direito.

55 comentários leave one →
  1. Nada a fazer's avatar
    5 Fevereiro, 2009 20:22

    E o CAA acha que vale a pena responder inteligentemente ao irracional fanatismo dos socretinos?
    Não há cura para a cegueira, meu caro.

    Gostar

  2. JB's avatar
    5 Fevereiro, 2009 20:23

    O meu PM
    Teria, apesar das circunstâncias, reafirmado a sua crença no papel de imprensa e da liberdade de informação.
    Incentivado, e exigido do PGR, a completa e pronta averiguação dos factos.
    Pelo que se tem visto, e salvaguardando algumas diferenças, uma reacção semelhante à de Ferro Rodrigues com o caso Casa Pia.
    Que em nada o ajudou, nem a ele nem ao PS.

    Gostar

  3. Pedro's avatar
    Pedro permalink
    5 Fevereiro, 2009 20:30

    2.
    Será melhor não referir esse outro caso; o Ferro Rodrigues foi mandado dar um passeio à Europa, os outros foram silenciados e a ver bem as coisas, dos processos por difamação nem notícia – ao que consta ainda nenhum conseguiu provar como inverdade aquilo de que diz ter sido vítima.

    Gostar

  4. CAA's avatar
    5 Fevereiro, 2009 20:39

    Pedro,

    E aquilo que aconteceu a FR não terá alguma relação com a defesa acéfala que fez baseada na tese da ‘urdidura’? Que agora está a ser repisada por Sócrates?

    Gostar

  5. Pedro's avatar
    Pedro permalink
    5 Fevereiro, 2009 20:49

    CAA
    Certamente. Em “tese” que resulta não se mexe.

    Gostar

  6. Pedro's avatar
    Pedro permalink
    5 Fevereiro, 2009 20:51

    Resta saber para onde será enviado o nosso PM, depois de tudo isto.

    Gostar

  7. Vasco Gama's avatar
    Vasco Gama permalink
    5 Fevereiro, 2009 20:57

    Quando se pretendem rebater 6 pontos com 3 pontos alguma coisa fica curta. E recorrer ao argumento de “estar a fazer o jogo de” terceiros não é nada bonito nem intelectualmente são. Mas este é um blogue do PREC? Jogo da reacção?

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Fevereiro, 2009 21:00

    http://www.economico.pt/noticias/freeport-garante-nao-ter-buraco-financeiro_2910.html

    A queixa que motivou a investigação da polícia inglesa ao caso Freeport está a ser posta em causa. O grupo Carlyle garante que não há qualquer buraco financeiro nas contas do Freeport PLC.

    A revista “Visão” adianta que a alegação que motivou, em 2007, a investigação do Serious Fraud Office (SFO) ao caso Freeport pode estar comprometida. Isto porque o grupo Carlyle garante que a auditoria feita às contas do Freeport PLC não detectou qualquer buraco financeiro nem qualquer pagamento de “luvas”.

    E afinal já nem há dinheiro desaparecido e os jornalistas não sabiam de nada?
    Afinal estão a investigar o que? A pj?

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Fevereiro, 2009 21:10

    E ainda dizem que não conseguem ver a campanha negra nem as forças ocultas. Bolas.

    Gostar

  10. CAA's avatar
    5 Fevereiro, 2009 21:10

    «Em “tese” que resulta não se mexe.»

    A vida toda é uma conspiração, é claro…

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    João permalink
    5 Fevereiro, 2009 21:20

    Não concordo com o texto (comentário) de CAA,
    nem com os comentários expostos até agora.
    Não são intelectualmente interessantes.

    Estou a enviar esta mensagem só para que
    haja um comentário dissonante neste caso.
    A ajudar a dar alguma notoriedade!!?

    Ou então podemos fazer um jogo entre nós
    e publicar umas notícias interessantes
    sobre CAA.

    Obrigado.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    João permalink
    5 Fevereiro, 2009 21:29

    (O do 11.)
    Afinal alguma notoriedade este site tem,
    porque durante o tempo em que estive
    a escrever o comentário de há pouco,
    surgiram muitas mensagens.

    Gostar

  13. Pedro's avatar
    Pedro permalink
    5 Fevereiro, 2009 21:29

    A “vida toda” é uma súmula, ou se quisermos a aplicação de técnicas, de alguns estudos e compêndios, que podem ir desde o Mein Kampf ao Propaganda Tactics and Fahrenheit 9/11 de Kelton Roads, passando pelos trabalhos de Pavlov.
    A “vida toda” é este circo em que um gajo está enredado e do qual dificilmente se liberta. Uma coisa é certa, o gabinete de comunicação deste governo é talvez o mais eficaz desde que o marketing politico e comportamental foi inventado neste país.

    Gostar

  14. C. Medina Ribeiro's avatar
    5 Fevereiro, 2009 21:36

    MUITAS VEZES, quando um cronista não sabe o que há-de escrever, recorre a um velho truque: disserta acerca da “terrível folha em branco que tem na frente”, acabando por fazer uma “crónica acerca de crónicas” – como confessou Eça na sua carta a Pinheiro Chagas em que conta a rábula do Bey de Tunis.
    .
    Da mesma forma, é possível contar anedotas acerca de contadores de anedotas, realizar um filme acerca de um realizador de cinema, escrever livros acerca de livros, etc.
    .
    Nessa mesma linha, e acerca do caso Freeport, aí temos agora (e como já sucedeu de muitas outras vezes) investigações sobre as investigações – ou meta-investigações, se o uso do prefixo grego é apropriado.
    Tudo bem; mas com esse mau hábito de desviar de atenções do essencial para o acessório… será que se chegará a alguma “meta”?
    .

    Gostar

  15. Zé Preto's avatar
    5 Fevereiro, 2009 21:37

    Doutoramentos Falsos ou o “Síndrome do Zézito”

    O preço cobrado por uma tese de doutoramento – que abre portas na administração pública, política e empresas – pode chegar aos 50 mil euros.

    Uma professora de Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Évora viu-se confrontada com uma cena embaraçosa: enquanto membro do júri de uma prova de doutoramento naquela área de estudos, assistiu à confrontação da doutoranda com uma acusação de plágio, quando esta se preparava para defender a tese. Lavada em lágrimas, a doutoranda acabaria por admitir ter comprado a tese. Pensava ter adquirido um original, mas venderam-lhe um produto repescado da Internet.

    Nas Universidades americanas, o plágio pode dar lugar a expulsão, em Portugal, a penalização é discreta. É-se convidado a retirar os trabalhos, podendo ser reapresentados depois. E tudo morre no silêncio das cumplicidades do meio académico.

    Gostar

  16. smile monki's avatar
    5 Fevereiro, 2009 21:51

    Não vai ser possível calar os Ingleses
    Eles adoram pegar nos pontos fracos dos portugueses
    Pois assim os seus egos sobem aos píncaros
    E veêm justificados os seus complexos de superioridade para com os portugueses

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Bin Ladino permalink
    5 Fevereiro, 2009 22:07

    Esta gajada está aflita, apesar de serem a voz do dono, o dono já não pode dar mais esmolas. Atenção blasfemos esses pasquins são para pôr no caixote do lixo. Não servem para mais.
    Quanto a tv1 e tv2 é fazer zap a toda a força.
    A Controlinveste detém a Global Notícias, que publica o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e 24 Horas, e a Jornalinveste, responsável por O Jogo. Muitos jornalistas estão finalmente em vias de ir para casa. Tanta terra para lavrar.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    José Barros permalink
    5 Fevereiro, 2009 22:20

    Subscrevo.

    Acrescento que a tese das “forças ocultas” constitui uma “agressão” ilegítima e não uma defesa justificada. É como “lama numa ventoinha”: atinge todos sem que estes, do mesmo passo, se possam defender de tais acusações por nem sequer serem visados pessoal e especificadamente.

    Gostar

  19. José Manuel Santos Ferreira's avatar
    José Manuel Santos Ferreira permalink
    5 Fevereiro, 2009 22:28

    E a investigação que se lixe

    1º Crucifica-se

    2º Depois logo se vê

    Gostar

  20. José Manuel Faria's avatar
    5 Fevereiro, 2009 22:34

    Ricardo espírito santo um bom aliado de Sócrates. O capital está com o PS. O PSD parece de extrema-esquerda!

    Gostar

  21. PMF's avatar
    5 Fevereiro, 2009 22:34

    É claro que a questão da “defesa judicial”, por ora, é irrelevante…De resto, defesa judicial de quê?

    Como também é evidente que é tentar atirar areia para os olhos de todos o facto de se estar sempre a insistir na regularidade do processo de licenciamento, do licenciamento e no interesse público que aquela obra (Freeport) poderá ter!

    O que está em causa – desde já, politicamente – é verificar se José Sócrates teve ou não um comportamento alheio a influências, limpo nos processos de decisão e, sobretudo, nas respectivas motivações. Se houve transparência. E, neste ponto, tem mesmo que se explicar, desde logo porque, por comparação com outros processos análogos, houve, de facto, elementos estranhos…que, até podem ser explicáveis e compreensíveis, mas têm que ser mesmo explicados! Se não fica sempre a dúvida a turvar o horizonte!

    Assim, como a Judiciária, desde logo, em 2005, notou, houve uma urgência e um tratamento ultra-rápido do dossier (na fase final, após o último chumbo pelo EIA). Houve documentos que foram entregues (segundo a imprensa) já depois de o Ministério ter fechado, na véspera do dia 14 de Março (ultimo Conselho de Ministros).

    Há, ainda e em paralelo, o dinheiro que saiu de Inglaterra e alegadamente voou para cá…Para quem? Não importa, o que importaria é que, pela negativa, não restassem dúvidas de que não foi para ninguém da adminsitração pública da época, a propósito deste processo.

    Há que afastar a mera hipótese de tráfego de influências no processo de decisão legislativo que levou à aprovação, com irregularidades formais (vg. falta de comunicação à Comissão) do famosos DL que altera as delimitações da ZPE…

    Tudo isso serão núvens políticas, que, nesta fase, envolvem hipotética responsabilidade ético-política e que não podem ser afastadas com a mera invocação de campanhas negras ou de qualquer outra côr!

    Gostar

  22. Amêijoa Fresca's avatar
    5 Fevereiro, 2009 22:37

    Tantos “socialistas” amordaçados
    pela socrática militância,
    temem ficar desempregados
    pela rosácea fragrância!

    O gozo da liberdade,
    esse nobre valor democrático,
    esbarra com a imoralidade
    no interior do poder socrático!

    O medo não é para todos,
    nem vestem a pele das cabalas,
    há quem coloque uns toldos
    que mais parecem umas palas!

    Gostar

  23. Piscoiso's avatar
    5 Fevereiro, 2009 22:45

    Oposição é patente
    Em quadras destrabelhadas
    Não é verso, não é gente,
    São amêijoas estragadas.

    Gostar

  24. Gonçalo Marques's avatar
    5 Fevereiro, 2009 22:45

    Será que já alguém se interrogou por que razão se puseram tão rapidamente os “patins” ao Dr. Santos Cabral (ex-director da PJ), em 2005, após a eleição deste governo?

    Confiança política? Mmmmm … Não me parece que seja só isso

    My guess: Santos Cabral no seu livro confessa que viu o seu financiamento cortado e as suas linhas de investigação menosprezadas

    Porque será?

    Gostar

  25. Piscoiso's avatar
    5 Fevereiro, 2009 22:46

    ops
    “destrambelhadas”

    Gostar

  26. Piscoiso's avatar
    5 Fevereiro, 2009 22:51

    No livro não diz ?

    Gostar

  27. Amêijoa Fresca's avatar
    5 Fevereiro, 2009 22:52

    Especialmente para o Piscoiso:

    Estes “socialistas” prodigiosos
    inventaram novos vocábulos,
    usando termos pasmosos
    para encobrir os genuínos vernáculos .

    A realidade não conseguem esconder,
    mesmo com os neologismos,
    o povo consegue compreender
    e ignorar ignóbeis eufemismos.

    Gostar

  28. Carlos Santos's avatar
    5 Fevereiro, 2009 23:02

    Só para contrariar a tese de que isto é uma conspiração de direita, convido a ler o Roubini de hoje: http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/02/roubini-e-saida-da-armadilha-de.html. Menos direita que isto não há.

    Gostar

  29. Piscoiso's avatar
    5 Fevereiro, 2009 23:09

    Meta no saco a viola
    Dessa canhestra maneira.
    A quadra politiqueira,
    Não cola!

    Gostar

  30. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    5 Fevereiro, 2009 23:09

    Alguém que me explique…

    Ouvi hoje José Sócrates afirmar (mais uma vez) que a alteração da ZPE não podia estar relacionada com a aprovação do projecto do Freeport porque ocorreu depois desta.

    Esquecendo por um momento que a alteração da ZPE foi publicada em Diário da República meses depois da aprovação do Freeport mas ambas foram decididas/aprovadas no mesmo Conselho de Ministros (na mesma data), alguém me pode dizer se o Freeport poderia ter sido construído mesmo que a ZPE não fosse alterada?

    Antecipadamente grato.

    Gostar

  31. Piscoiso's avatar
    5 Fevereiro, 2009 23:10

    Quer em verso ou em prosa?

    Gostar

  32. o veterinário do piscoiso's avatar
    o veterinário do piscoiso permalink
    5 Fevereiro, 2009 23:16

    Esqueci-me de dar o calmante ao Pipi,agora é isto…

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Bin Ladino permalink
    5 Fevereiro, 2009 23:18

    Hoje há palhaços.
    “Ricardo salgado acredita que poderá ser preciso o Governo aumentar o valor da garantia de 20 mil milhões de euros que concedeu à banca portuguesa, caso não surjam sinais rápidos de melhoria da crise”. Ainda há bem pouco dizia que nem precisava de ajuda.

    Gostar

  34. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    5 Fevereiro, 2009 23:19

    O Piscoiso faz versos de pé quebrado.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    a prima do picoiso permalink
    5 Fevereiro, 2009 23:21

    O meu primo está a ficar desesperado, desculpem-lhe. Já só diz baboseiras, ele pressente que o fim da brincadeira está para breve.

    Gostar

  36. o dono do piscoiso's avatar
    o dono do piscoiso permalink
    5 Fevereiro, 2009 23:37

    Pois é,o dr veterinário esqueceu-se de medicar o bicho e eu vou-me esquecer de lhe pagar os seus honorários.O animal ladra desalmadamente a quem quer que passe e um dia destes a carroça leva-o…

    Gostar

  37. o treinador do piscoiso's avatar
    o treinador do piscoiso permalink
    5 Fevereiro, 2009 23:58

    Ando a ensinar-lhe a juntar as letras e o gajo já quer rimar

    Gostar

  38. o tratador do piscoiso's avatar
    o tratador do piscoiso permalink
    6 Fevereiro, 2009 00:08

    O Pipi está é cheio de pulgas.Vou cortar-lhe o pêlo à máquina e esfrgá-lo todo com criolina

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    6 Fevereiro, 2009 00:10

    CAA,

    Basta ver os vários casos de “pequena” trafulhice fiscal, que tem deixado Obama à beira de um ataque de nervos:

    – O Governador Richardson, não passou de nomeado.
    – Geithner, apesar de não ter pago impostos (esqueceu-se…), lá foi para Secretário do Tesouro, até o GOP lhe puxar a corda.
    – Tom Daschle, também nã passou da nomeação para Secretário da Saúde.

    Ou seja, a moral issue está em alta na América.

    Por cá, o Freeport é do tamanho de Portugal, tanta é a “coincidência”, mas o Zé……assobia para a Fernanda!

    Aguenta, Tuga, que não mereces mais.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Rita Pereira permalink
    6 Fevereiro, 2009 00:21

    Caso Freeport – Informação

    Caros visitantes deste blogue.

    Venho informá-los que a partir de hoje não posso voltar a escrever sobre o caso Freeport.

    A razão reside no facto de ter passado a representar – na qualidade de advogado – um cidadão que pediu para ser constituido assistente no processo Freeport.

    Como disse já, não cobro honorários nas questões de intervenção civica.

    No entanto volto a sublinhar que é necessário o Povo intervir no Proc. Freeport, para colaborar na descoberta da verdade, na defesa da democracia, por ser um direito de qualquer cidadão.

    Quero deixar bem claro que nada de pessoal me move contra o PS e contra o Senhor Primeiro Ministro.

    Mas a defesa da Democracia, da Liberdade e dos interesses do Povo Português não admitem transigência.

    Tenham coragem, intervenham civicamente nos casos em que a lei o permite, sendo este precisamente um desses casos em que o Povo pode intervir no processo.

    Saudações civicas!

    http://josemariamartins.blogspot.com/

    Gostar

  41. celestine's avatar
    celestine permalink
    6 Fevereiro, 2009 00:23

    E sobre tudo isso, coisa que eu mais gosto é de malhar na oposição. Vocês viram? Autêntico parvalhão.

    Gostar

  42. anonimo's avatar
    6 Fevereiro, 2009 00:34

    O que está em causa é o regime democrático e o Estado de Direito.

    Há mais de três (horribilis) anos.

    Estes tipos são criminosos. Terroristas.

    Por mim, se pudesse, expulsava-os do país.

    Gostar

  43. anonimo's avatar
    6 Fevereiro, 2009 00:36

    Só os termos utilizados – malhar e sujeitos – aferem do tipo de personagem pró fascista deste malandro.

    Gostar

  44. MJRB's avatar
    6 Fevereiro, 2009 00:38

    Se acontecer uma hecatombe do regime democrático, se os cidadãos se revoltarem contra o Poder, se ocorrer estalada da grossa, se um qualquer D.Sebastião político ou militar surgir, um dos culpados –talvez o principal culpado– é o PS-Partido Socialista Português !

    Porque durante anos e mais anos, os seus militantes, as suas estruturas directivas, permitiram e usufruiram (nas autarquias e nos governos) um abuso de poder absolutamente descarado. E dele retiraram alguns dividendos ilegítimos.

    Gostar

  45. Anónimo's avatar
    6 Fevereiro, 2009 00:41

    João Miguel Tavares – Jornalista – jmtavares@dn.pt: A CABALA EXPLICADA ÀS CRIANCINHAS

    Ah, como eu teria ficado mais feliz se José Sócrates, em vez de clamar contra os “poderes ocultos”, tivesse dito que desocultava as suas contas bancárias. Era tão fácil. Estou a imaginá-lo a aproximar-se do microfone, na sua última conferência de imprensa, e em vez de falar em “insídias” e “ignomínias”, dizer simplesmente: “Portugueses, nada tenho a esconder. Abdico voluntariamente do meu sigilo bancário. As minhas contas estão à disposição da Polícia Judiciária e do Ministério Público.” Era tão fácil, não era?

    http://www.livresco.wordpress.com/2009/02/03/joao-miguel-tavares-jornalista-jmtavaresdnpt-a-cabala-explicada-as-criancinhas/

    Gostar

  46. MJRB's avatar
    6 Fevereiro, 2009 00:46

    J, 39

    Nos USA, há uma fiscalização activa sobre os governantes.
    Questão de cidadania, de cultura cívica. E o Senado, cuja génese e prática são diferentes por exemplo da Assembleia da República.

    Em Portugal, há desleixo para avaliar o passado e para vigiar as acções dos governantes.
    O grau de exigência da maioria dos portugueses é nulo. A ARepública é, para a maioria dos deputados, uma prebenda pela militância pertidária. Tão-só.

    Gostar

  47. Anónimo II's avatar
    Anónimo II permalink
    6 Fevereiro, 2009 01:28

    Oh anónimo queres é palhaçada. Então os políticos não têm que entregar no tribunal de contas os seus proveitos em cada ano? E nessa altura Sócrates não era já ministro? Queres pôr na praça pública as contas de cada um? Então um caso de 2004 está 4 anos parado e só em ano de eleições é que volta à ribalta? Não acham isso estranho? E nessa altura o “anónimo” do cds, os ppds e polícias da judiciária não foram condenados? Alguns ainda são deputados do psd vejam a honestidade desse partido que permite indivíduos desse tipo nas suas fileiras.

    Gostar

  48. fado alexandrino's avatar
    6 Fevereiro, 2009 01:38

    Ah, como eu teria ficado mais feliz se José Sócrates, em vez de clamar contra os “poderes ocultos”, tivesse dito que desocultava as suas contas bancárias

    Eu também gostava de conhecer as contas bancárias do senhor João Miguel Tavares.
    Por que é que ele não as publica e a seguir pede as do outro?

    Gostar

  49. Carlos Santos's avatar
    6 Fevereiro, 2009 05:38

    E não é que há gente na direita que ainda não percebeu que perdeu as últimas eleições. Eu não queria acreditar:
    http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/02/analise-do-artigo-do-presidente-obama.html

    Gostar

  50. Zé Preto's avatar
    6 Fevereiro, 2009 06:56

    Um mistério oriental:

    Valter Lemos esteve em Macau em 1984 e 1985. Era governador o Almirante Almeida e Costa, sendo o Secretário-Adjunto da Educação o Dr.Jorge Rangel. Valter Lemos era do CDS , sim, CDS! Fazia parte de uma equipa de assessores que fizeram um trabalho muito mau na Escola do Magistério Primário de Macau. Em resultado disso foi despedido por incompetência!!!

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Rui Pereira permalink
    6 Fevereiro, 2009 07:03

    41.

    O Chui-Doutor já arranjou um tacho à conta do Freeport. É um belo artista. Eu gostava que ele mostrasse as suas contas. Há conta da Casa Pia passou a ser conhecido e enterrou o Bibi.

    “Tenham coragem, intervenham civicamente nos casos em que a lei o permite”

    A Lei permite tudo, estamos na selva. Pode-se entrar por uma pizaria dentro, contra as ordens do dono, simular uma agressão e pedir ao amigo para filmar a cena. Depois em tribunal conta-se outra história.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Fevereiro, 2009 09:23

    Pode ser que desta vez a coisa se resolva com os vigaristas e os poderes ocultos de tipos de sacaninhas a ter de indemnizar as suas vitimas.

    Gostar

  53. Vítor Vilar's avatar
    Vítor permalink
    6 Fevereiro, 2009 10:11

    Se existir alguma coisa – existe.
    Se não existir nada – foi uma cabala para eliminar as provas.

    Gosto da ideia de que alguém tem sempre razão, seja em que circunstâncias for. Aliás, ela está na génese do “Eles querem é….” sendo que o Eles será sempre o partido que estiver no poder. ELES – os tais. Quem? Eles!

    Manifestações – Greves – são masturbações. Cheguem-se à frente, contem a vossa história, expliquem o que querem fazer, o voto ainda é livre.

    Gostar

  54. Ricardo S's avatar
    6 Fevereiro, 2009 17:18

    Caro Carlos, ontem foram publicadas duas noticias, mas que – va-se la saber porquê (qual o indice de situacionismo que Pacheco Pereira lhes daria?) – nao tiveram a divulgação que se calhar mereciam. Uma é do Diário Económico, que diz “a revista “Visão” adianta que a alegação que motivou, em 2007, a investigação do Serious Fraud Office (SFO) ao caso Freeport pode estar comprometida. Isto porque o grupo Carlyle garante que a auditoria feita às contas do Freeport PLC não detectou qualquer buraco financeiro nem qualquer pagamento de “luvas”. A outra é do DN: “Até agora, a polémica andou à volta da aprovação do segundo estudo de impacte ambiental, que deu luz verde ao projecto. Mas, um documento, a que o DN teve acesso, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDTRLVT), de Novembro de 2003, citando a Autoridade de Impacte Ambiental que analisou o caso, realça que o Freeport de Alcochete “não estava sujeito a avaliação de impacte ambiental, mas que por vontade, quer do Ministério do Ambiente quer da Câmara de Alcochete, optou-se por avançar com este procedimento em nome da transparência e do enquadramento da pretensão face à sensibilidade do local”.

    Eu compreendo que o Carlos queira à força que haja uma determinada conclusão neste processo, mas convinha ser, pelo menos, um pouco mais imparcial, já que se fosse o Carlos a ser acusado de algo que nao cometeu certamente esperaria que a praça publica nao o condenasse apenas em noticas truncadas, seleccionadas e, muitas vezes, sem qualquer relação entre si (como explica o Tiago Barbosa Ribeiro e já o tinha feito o Jumento, apesar de o Carlos ter dificuldade em admitir que o primeiro até tem alguma razao no que escreveu) e sem fundamento e veracidade. Mas isso uma pastilha rennie resolve, ouvi dizer.

    Cumprimentos e bom fds.

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    6 Fevereiro, 2009 18:07

    è preciso malhar nestes aldrabões, que fazem cursos de treta, casinhas de algrabice, luvas, para projectos estranhos e….
    verdade das verdades em pleno parlamento, e na televisão tentaram aldrabar os portugueses, como documento, com rotulo da OCDE e de que nunca foi produzido por tal entidade!
    Quem encena uma aldrabice destas, está preparado para aldrbar tudo!

    Gostar

Deixe uma resposta para JB Cancelar resposta