Saltar para o conteúdo

“Ela diz que existe”

19 Fevereiro, 2009
by

mfl1

«Não por acaso, ressurgem os apelos à ‘união nacional’ dos dois partidos do rotativismo. Sócrates jura que o “investimento público” os divide – tudo bem, não são gémeos verdadeiros mas ainda podem ser bivitelinos. Basta que o PS não renove a maioria absoluta», hoje, no Correio da Manhã.

46 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    CSM permalink
    19 Fevereiro, 2009 11:34

    MFL é uma irrelevância, não existe politicamente.
    Pessoalmente, merece o nosso respeito. Politicamente, xau.

    Gostar

  2. tric's avatar
    19 Fevereiro, 2009 11:55

    “Ela diz que existe”

    http://www.youtube.com/watch?v=lLyGZZUzZCs

    Gostar

  3. papio cynocephalus's avatar
    19 Fevereiro, 2009 12:38

    http://www.portugal.gov.pt/Portal/EN/

    a alegria e o wishful thinking na página do Governo em inglês…reportando para um relatório de 2007!

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Wallace permalink
    19 Fevereiro, 2009 12:58

    Manuela Ferreira existe e está coberta de razão. Ontem esteve muito bem naquilo que propôs.
    O PSD é o Partido das classes médias urbanas e rurais: asfixiadas pela carga fiscal a que se sujeitam; indignadas com um governo incompetente que pretende disfarçar as suas trapalhadas sem fim, com investimentos megalómanos e sem nexo; solidárias com os mais pobres; culturalmente cristãs; social-democratas e patriotas.
    Quem for assim, tem onde votar; quem não for, que vote em outro qualquer partido… Mas, por favor, deixem de criticar por criticar, a líder eleita do PSD e esperem, decentemente, pelas eleições de Outubro. Vão ser surpreendidos com os resultados eleitorais.

    PSD- Recebi ontem um «e-mail» de um grupo auto-intitulado «Causa Social-Democrata». Como seria de esperar, tecia um coro de lamentos ilógicos sobre a actuação política de Ferrreira Leite. Não sei quem são, nem donde vêm, mas proponho uma alteração do nome para: «Causa Socialista».

    Gostar

  5. Francesco's avatar
    Francesco permalink
    19 Fevereiro, 2009 13:07

    Eu diria que o problema não é nem nunca foi a MFL. Esta senhora é apenas o produto de uma realidade bem mais complexa. O problema é o próprio PSD que atravessa uma profunda crise de identidade.

    Gostar

  6. MJRB's avatar
    19 Fevereiro, 2009 13:10

    O problema de MFLeite, é a falta de feeling para líder partidário. E isso desespera não só alguns dos seus companheiros de partido, mas também quem deseja que alguém retire Sócrates e o PS da governação.
    Prefiro que ela (ou outro político doutro partido) seja verdadeira, que não teatralize as suas actuações, os trejeitos, as frases, do que um qualquer político yuppie, como é o caso de Sócrates.
    MFLeite é uma mulher-de-gabinete. Trabalhadora.

    Ontem, apresentou propostas. Concordo com algumas, aplicáveis aos tempos que correm e aos que ninguém consegue prever.

    Muito, a nível político, social e económico-financeiro vai acontecer até às eleições.
    Aguardemos.

    Uma pergunta: e o que era, politicamente Sócrates antes de ascender a PM ? Melhor do que MFLeite ?

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Fevereiro, 2009 13:16

    “O problema é o próprio PSD que atravessa uma profunda crise de identidade.”

    Já o PS não tem nenhuma crise de identidade.
    Percebe-se logo o que aquilo é.

    “Uma pergunta: e o que era, politicamente Sócrates antes de ascender a PM ? Melhor do que MFLeite ?”

    Uma picareta falante, da subespécie “mentiloso”.

    Gostar

  8. Piscoiso's avatar
    19 Fevereiro, 2009 13:17

    Depende do gabinete.

    Gostar

  9. Francesco's avatar
    Francesco permalink
    19 Fevereiro, 2009 13:40

    Esclareço: o sector social que, tradicionalmente tem servido de base eleitoral ao PSD talvez não tenha (e como poderia ter? Seria um caso de “crise da consciência pequeno-burguesa”?) crise de identidade. Mas o “aparelho” e todos esses “notáveis” que por aí pululam (preciso de dizer nomes?) é que atravessam uma crise de identidade: a mensagem que decoraram já não passa; a sua imagem de instalados está ultra-gasta; as “barracadas” em que se deixam envolver nada ajudam; em suma o respectivo prazo de validade expirou. Sangue novo é que seria necessário, mas vá lá alguém mexer nos mini-feudos dos barões… Num registo algo semiótico, haveria que saber recuperar os ideais iniciais do partido: “popular” (por contraste a “aristocrático”) e “democrático” (por contraste a “aparelho caciqueiro”). No meio de isto tudo, a MFL é um simples epifenómeno.

    Gostar

  10. Luis Melo's avatar
    19 Fevereiro, 2009 14:30

    Carlos,

    Tal como MFL disse há muito tempo, ela tem uma agenda, e nada a fará desviar-se dessa agenda. Nem temas de circunstância, nem cenários criados artificialmente, nem sondagens.

    Se quer que lhe diga, acho muito bem. É assim que se mostra credibilidade, determinação, rumo e estratégia.

    Se isso não chega para o povo português votar no PSD. Então ainda bem, porque o povo não merece o PSD.

    Gostar

  11. PMG's avatar
    PMG permalink
    19 Fevereiro, 2009 14:32

    A MFL é uma senhora.
    E nos tempos que correm é mesmo esse o problema.

    Já Cavaco, também sendo sempre um senhor, teve a seu favor num campeonato de outros tempos…

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Wallace permalink
    19 Fevereiro, 2009 14:49

    Francesco: estou, sob vários aspectos, de acordo consigo.
    A grande questão é saber se, esse «sangue novo» de que fala (Ângelo Correia e o seu apaniguado PPC não têm sangue novo nenhum a dar ao Partido), não quer transformar o PSD num Partido Liberal «tout court». A meu ver, seria um erro histórico que poderia levar até à própria extinção partidária. Porquê? Porque metade dos militantes iria para o PS (os social-democratas), enquanto a outra metade votaria no PP (os conservadores e os liberais).
    Não concordo consigo, quando diz que Manuela Ferreira Leite é, tão-só, um «epifenómeno». Poderá sê-lo ou não. A sua imagem de honestidade e de competência já se afirmou no País de maneira definitiva. Poderá não ter chegado ainda ao situacionista jornalismo lisboeta, mas, o que interessa é que chegue às pessoas comuns que votam nas eleições.

    Gostar

  13. MJRB's avatar
    19 Fevereiro, 2009 15:42

    O PPD/PSD é, sociologicamente, pela sua “natureza” e objectivos, o partido onde a maioria do povo se revê…– mesmo não votando nele !
    A social-democracia desejada por FSá Carneiro, Magalhães Mota, FBalsemão e de outros fundadores, foi adaptada e ampliada para as características, vivências e ambições do povo rural ou das cidades.

    Ocasionalmente, por motivos diversos, esse povo vota noutro partido para o colocar no poder: Por falta de liderança galvanizante; pela conjuntura social, política e económica — foi o que aconteceu ao vitorioso PS em 2005, pela deserção de Durão Barroso, com a preciosa ajuda de Jorge Sampaio e a “sentença” demolidora sobre Santana Lopes, pela sua fraca competência para PM e com o aviso de Sampaio…na tomada de posse.

    Mas há um problema (dentre outros) no PPD/PSD: as volatilizações do voto e…a juventude, que o PS tem sabido agarrar.
    Magno problema: o empresariado, sobretudo o mega-empresariado, hoje indiscutivelmente “com” o PS/governo, e que o PPD deixou escapar…

    Gostar

  14. MJRB's avatar
    19 Fevereiro, 2009 15:54

    Adenda:

    O mega-empresariado, a banca e a comunicação social…

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Wallace permalink
    19 Fevereiro, 2009 16:04

    MJRB:

    O «mega-empresariado», a «banca» e a «comunicação social» estiveram sempre do mesmo lado desde 1975: o lado do PS! Nada de novo portanto.
    O PSD tem que ganhar votos – como a líder começa a fazer e muito bem – é na grande «maioria silenciosa» do povo português que não é: «mega-empresário», da «comunicação social», ou «banqueiro».
    Será fácil? É claro que não! Será possível? É claro que sim!

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Joaquim permalink
    19 Fevereiro, 2009 16:08

    Sempre que tem oportunidade, o CAA demonstra que o alcance do seu intelecto não vai além do seu próprio umbigo.

    Não gosta da Manuela Ferreira Leite. E, como não gosta de MFL, só vê erros em tudo o que esta diz ou faz.

    MFL não tem dotes de oratória, não provoca empatia em quem a ouve, não tem um aspecto atraente e não entusiasma. Mas é séria, competente, aposta no conteúdo em vez do espectáculo, é responsável e tem vindo a desmontar de forma consistente os disparates e mentiras do Governo.
    Cometeu erros e cometerá ainda mais. E, até agora, teve razão em *todas* as críticas que fez ao Governo. Aquilo que falta a MFL é precisamente o que Portugal dispensa (e os eleitores deviam dispensar) na situação que atravessamos.

    Os comentadores do regime não reconhecem o trabalho e a consistência de MFL?
    As sondagens não demonstram que os portugueses apreciem o que MFL e o PSD têm feito?
    Os idiotas úteis (como o CAA) preferem que o PSD com MFL não chegue ao Governo?
    Temos pena.

    Sondagens não são eleições e o importante é o PSD demonstrar que pode fazer melhor do que este PS liderado por José Sócrates.
    Das próximas eleições legislativa sairá o vencedor que os eleitores portugueses merecem. Em vez de oferecer teatro e irresponsabilidade, MFL está a demonstrar aos portugueses que, se quiserem, podem ter melhor, muito melhor, do que o que têm agora.

    Gostar

  17. CAA's avatar
    19 Fevereiro, 2009 16:24

    Luís Melo,

    «Tal como MFL disse há muito tempo, ela tem uma agenda, e nada a fará desviar-se dessa agenda. Nem temas de circunstância, nem cenários criados artificialmente, nem sondagens.»

    Está equivocado – MFL desviou-se e muito. Aquilo que agora faz não tem qualquer relação com o que (não) fez nos primeiros 6 meses de liderança.

    Gostar

  18. MJRB's avatar
    19 Fevereiro, 2009 16:24

    Mr. Wallace, 15,

    dessa tríade, quem esteve quase sempre próximo do PS, foi a comunicação social. Mas houve períodos em que respeitavam o PPD, estando ou não no governo. E nessa comunicação social estão incluídas rádios e jornais regionais e locais, não só os de Lisboa e do Porto.

    Quanto ao mega-empresariado e à banca, o PS tem conseguido “capturá-los”, com mais ou menor “charme” — no mínimo. Mas já estiveram, substancialmente, “deleitados” com o PPD….

    Gostar

  19. CAA's avatar
    19 Fevereiro, 2009 16:26

    «Os idiotas úteis (como o CAA) preferem que o PSD com MFL não chegue ao Governo?
    Temos pena.»

    Eu tenho é muita pena que Sócrates continue favorito para obter a maioria absoluta e não exista alternativa credível graças a MFL e a demasiados idiotas inúteis que não conseguem ver o óbvio nem esbarrando contra este…

    Gostar

  20. PMG's avatar
    PMG permalink
    19 Fevereiro, 2009 16:58

    CAA,

    Tb acredito que Sócrates será novamente eleito, não porque as sondagens o dizem, nem devido a essa estratégia imprópria que continua a apontar a MFL, mas porque o povo é “distraído” e tem mostrado que a troco de frigoríficos até o rabinho dá.

    Será antes caso para afirmar que este povo não é merecedor de lideres honestos e patriotas… e como já aqui foi afirmado, terá aquilo que merece – pena tenho eu de ter que levar com “a escolha do povo” por tabela, mas é o preço da democracia.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    19 Fevereiro, 2009 17:01

    Já há algum tempo, venho desejando que o Centrão se assuma. Será mais rápido o fim.

    O Centrão já demonstrou que é incompetente e ineficiente.

    Aliás, o Centrão – Versão Sócrates, vem até mostrar arrogância e pré-tirania, o que começa a ser o principal sinal de auto-incompetência.

    A IV República aparecerá, tarde ou cedo.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Fevereiro, 2009 17:02

    Eu tenho é muita pena que Sócrates continue favorito para obter a maioria absoluta e não exista alternativa credível graças a MFL e a demasiados idiotas inúteis que não conseguem ver o óbvio nem esbarrando contra este…

    concordo consigo porque o psd faz falta em democracia

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Fevereiro, 2009 17:05

    povo é “distraído” e tem mostrado que a troco de frigoríficos até o rabinho dá

    culpar o arbitro antes do jogo. e se ganhar? já não é distraído nem coiso e tal

    Gostar

  24. PMG's avatar
    PMG permalink
    19 Fevereiro, 2009 17:08

    Entidade nenhuma faz falta neste país, mas sim homens e mulheres sérios, com valores mais altos que os seus umbigos e os dos amigos.
    Essas entidades chamados partidos fizeram sentido enquanto se discutiram ideologias e essas, comunismo, socialismo e social democracia, há muito que morreram.

    Gostar

  25. PMG's avatar
    PMG permalink
    19 Fevereiro, 2009 17:11

    #23,
    Enquanto for culturalmente debilitado será sempre distraído e alvo da propaganda mais populista e mesquinha – e não me apetece começar agora a discutir a formação e educação

    Gostar

  26. PMG's avatar
    PMG permalink
    19 Fevereiro, 2009 17:14

    Um líder só o será efectivamente no dia em que desprezar o poleiro enquanto trono e apostar de forma séria na formação cívica e cultural do povo que representa.

    Gostar

  27. Toni o Grunho's avatar
    Toni o Grunho permalink
    19 Fevereiro, 2009 17:17

    O problema de MFL é que não quer embarcar naquilo que os acessos de imagem lhe dizem. Quer fazer aqui que lhe parece correcto. Mas mete os pés p’las mãos.

    Gostar

  28. MJRB's avatar
    19 Fevereiro, 2009 17:43

    PMG, 20,

    É o povinho-NADA que decide !…. Infelizmente !

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    19 Fevereiro, 2009 17:59

    Hoje abri o diario de Noticias: em 3/4 de 2 paginas espreiavam-se as aldrabices do governo SocraTES! A FUNÇÃO PUBLICA, E OS PROFESSORES, PELA MÃO DO DITO GOVERNO, SEGURAM O DESEMPRGO! Q

    Gostar

  30. PMG's avatar
    PMG permalink
    19 Fevereiro, 2009 17:59

    Isto é uma merda…
    Por um lado acredito que hoje em dia o maior acto de cidadania é o voto em branco para castigar a lama política, por outro aparece uma mulher séria, merecedora de alguma credibilidade, que me vem dar cabo dos planos…

    Gostar

  31. Vão ver's avatar
    19 Fevereiro, 2009 18:55

    O que dói ao CAA e aos socretinistas em geral é que MFL começou a ir-lhes às canelas. E vai continuar a ir.
    Fiaram-se nas sondagens e é o que está a ver-se.
    Vão ter uma grande surpresa.

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Joaquim permalink
    19 Fevereiro, 2009 19:07

    CAA (19):
    “Eu tenho é muita pena que Sócrates continue favorito para obter a maioria absoluta e não exista alternativa credível graças a MFL e a demasiados idiotas inúteis que não conseguem ver o óbvio nem esbarrando contra este…”

    MFL está a demonstrar precisamente que existe alternativa credível. Alguns idiotas inúteis (o CAA, p.e.) é que insistem em manter os olhos fechados e recusam ver aquilo que se vai tornando óbvio para cada vez mais pessoas.

    Preferia Luis Filipe Menezes? ROTFLOL
    Pedro Passos Coelho, outro idiota ao serviço do PS? Devia ler o texto “Eis o que me irrita em Pedro Passos Coelho”, de João Miguel Tavares, no DN de dia 17.

    Não é apenas o PS e a comunicação social que puxam o PSD para baixo. São também aqueles que, dentro do PSD (os dois indicados acima, p.e.), não se importam de prejudicar o Partido e o País desde que garantam que há tachos para eles e para as suas clientelas.

    O CAA preferia alguém melhor do que MFL? Todos preferiamos, independentemente de quem achemos que seria melhor. Mas a cada momento temos que escolher o melhor dos que estão disponíveis. E, por muito que lhe custe, MFL está milhas acima de JS ou de qualquer dos candidatos a “alternativa” para a liderança do PSD.

    O melhor que tem a fazer é deixar de se armar em miúdo birrento, a estrebuchar porque não lhe deram o “brinquedo” que queria (PPC?), e aceitar a realidade como ela é. MFL é a líder do PSD e não é sequer admissível a ideia de, neste momento, voltar a fazer eleições internas.

    Seja um homenzinho e escolha um lado (PS com JS ou PSD com MFL) e defenda-o. Ou, se não gosta de nenhum dos lados, seja minimamente isento no que escreve.

    O CAA parece um adepto do Sporting na final da Taça entre o Benfica (que derrotou o Sporting na meia-final) e o FCPorto, a gritar que odeia o FCPorto e que este não vale nada, ao mesmo tempo que atira moedas e isqueiros contra os jogadores do Benfica para evitar que estes marquem golos.

    Gostar

  33. Vão ver's avatar
    19 Fevereiro, 2009 20:20

    Excelente, Joaquim!

    Gostar

  34. CAA's avatar
    19 Fevereiro, 2009 20:32

    «Seja um homenzinho e escolha um lado (PS com JS ou PSD com MFL) e defenda-o.»

    O seu conceito de ser um ‘homem’ é excessivamente ‘zinho’…

    Gostar

  35. Fernanda Valente's avatar
    19 Fevereiro, 2009 21:02

    «…pacote de medidas anticrise», o mesmo anteriormente subscrito por Marques Mendes. Ao que consta limitou-se a fazer “copy+paste”.

    Alguém duvida que se Ferreira Leite ganhasse as legislativas, abdicaria da nomeação a PM, reconduzindo Marques Mendes?

    Gostar

  36. Fernanda Valente's avatar
    19 Fevereiro, 2009 21:10

    32. Joaquim

    «MFL está milhas acima de JS ou de qualquer dos candidatos a “alternativa” para a liderança do PSD»

    Por favor explique-se, não se esquecendo de exemplificar quais os tempos áureos da governação “ferreirista” que nos tenha deixado saudades, forçando-nos a um novo exercício do benefício da dúvida.

    Gostar

  37. Fernanda Valente's avatar
    19 Fevereiro, 2009 21:29

    20. PMG

    «Será antes caso para afirmar que este povo não é merecedor de lideres honestos e patriotas…»

    …corruptos ou coniventes com a corrupção, profundamente corporativistas, elitistas, defensores de clientelas e sem o mínimo de visão estratégica que promova o crescimento da economia e vise optimizar as valências dos poderes institucionais, sobretudo ao nível dos recursos humanos.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Joaquim permalink
    19 Fevereiro, 2009 22:41

    Fernanda Valente (36),

    José Sócrates (é impossível ser exaustivo portanto fica uma pequeníssima amostra): pseudo-licenciatura e argumentação à volta dela, assinar projectos por outros para “contornar” a Lei, o “estudo da OCDE”, culpar o PSD por todos os males da actualidade quando o PS esteve no Governo 10 dos últimos 13 anos, ceder perante os fortes e castigar os fracos, o Magalhães, a OTA, o TGV, manter no governo (deliberadamente em minúsculas) Lino e Pinho, o Orçamento e rectificação quase antes de entrar em vigor, a mistificação das contas públicas, investimentos públicos desnecessários e ruinosos para as próximas gerações, ajuste directo (empresas dos amigos) para tudo, perseguição a quem fala mal dele, a vitimização hipócrita e ridícula a pretexto de tudo e de nada, etc, etc, etc

    Os “candidatos a alternativa”:
    Luis Filipe Menezes: é um caso clínico de cretinice galopante, com total alheamento da realidade;

    Pedro Passos Coelho: leia o texto “Eis o que me irrita em Pedro Passos Coelho”, de João Miguel Tavares, no DN de dia 17. O mais relevante está lá escrito melhor do que eu escreveria.

    Agora a Fernanda explique por que acha que Manuela Ferreira Leite é pior do que estes.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Joaquim permalink
    19 Fevereiro, 2009 22:42

    CAA (34),
    E ao resto disse nada. Percebido.

    Gostar

  40. Gonçalo Marques's avatar
    19 Fevereiro, 2009 22:54

    Caro CAA

    Não é por dizer mil vezes que Manuela Ferreira Leite não existe, que a sua forma de fazer oposição é errada e que o PSD está à beira do colapso e da marginalidade eleitoral que isso se vai concretizar.

    Aconselho-o a comparar apenas isto:
    – Quantas vezes fala Manuela Ferreia Leite e quantas vezes fala Sócrates (quantidade)
    – Qual o conteúdo do discurso de MFL e o do PM? (qualidade)
    – Que propostas exequíveis tem apresentado um e outro?
    – Qual a obra política de um e outro?
    – Qual a seriedade de um e outro?
    – Qual a postura de um e outro?

    Penso que estes pontos devem chegar para ter uma ideia – ainda que pálida – das SUBSTANCIAIS DIFERENÇAS entre os dois líderes dos dois maiores partidos

    Quem quer a reedição do Bloco Central das 2 uma: ou já perdeu a esperança de ter maioria absoluta (PS) ou, como diria o Wallace e muito bem, faz parte da “Causa Socialista”

    Um abraço amigo

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    19 Fevereiro, 2009 23:55

    Joaquim (38),

    Parabéns, pela visão. Você está condenado a ver Portugal seguir pelo caminho das trevas, escolhido pelos Tugas! Aliás, como eu.

    Gostar

  42. Fernanda Valente's avatar
    20 Fevereiro, 2009 01:05

    38. Joaquim

    Respondo amanhã, venha cá ler amanhã.

    Gostar

  43. PMG's avatar
    PMG permalink
    20 Fevereiro, 2009 10:10

    Cara Fernanda,
    Poderíamos ficar aqui a analisar quem este povo merece ou não.
    Está então convicta de que este povo não merece “…corruptos ou coniventes com a corrupção, profundamente corporativistas, elitistas, defensores de clientelas e sem o mínimo de visão estratégica que promova o crescimento da economia e vise optimizar as valências dos poderes institucionais, sobretudo ao nível dos recursos humanos.” – pois eu acho o contrário e com isto não quero dizer que seja insensível ao sofrimento alheio, sou – tanto que tb levo por tabela.
    Ficamos então assim.

    Gostar

  44. Fernanda Valente's avatar
    20 Fevereiro, 2009 15:15

    38. Joaquim

    O meu dia de hoje começou tão mal, que eu nem sequer estou com espírito para polémicas. Polemizar é um dos exercícios da mente que eu mais gosto de fazer. Mas, terá que ficar para a próxima, se não se importa…

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Joaquim permalink
    20 Fevereiro, 2009 16:48

    Fernanda (44),
    Demore o tempo que desejar. Entretanto, a lista de factos que demonstram que Manuela Ferreira Leite é muitíssimo melhor do que José Sócrates continua a crescer.

    Gostar

  46. nuno castelo-branco's avatar
    22 Fevereiro, 2009 23:27

    Pois, é a antiga tradição dos Progressistas (PS) e Regeneradores (PSD). Nada de novo, sabemos como termina o ciclo…

    Gostar

Indigne-se aqui.