“Ela diz que existe”
19 Fevereiro, 2009

«Não por acaso, ressurgem os apelos à ‘união nacional’ dos dois partidos do rotativismo. Sócrates jura que o “investimento público” os divide – tudo bem, não são gémeos verdadeiros mas ainda podem ser bivitelinos. Basta que o PS não renove a maioria absoluta», hoje, no Correio da Manhã.
46 comentários
leave one →

MFL é uma irrelevância, não existe politicamente.
Pessoalmente, merece o nosso respeito. Politicamente, xau.
GostarGostar
“Ela diz que existe”
http://www.youtube.com/watch?v=lLyGZZUzZCs
GostarGostar
http://www.portugal.gov.pt/Portal/EN/
a alegria e o wishful thinking na página do Governo em inglês…reportando para um relatório de 2007!
GostarGostar
Manuela Ferreira existe e está coberta de razão. Ontem esteve muito bem naquilo que propôs.
O PSD é o Partido das classes médias urbanas e rurais: asfixiadas pela carga fiscal a que se sujeitam; indignadas com um governo incompetente que pretende disfarçar as suas trapalhadas sem fim, com investimentos megalómanos e sem nexo; solidárias com os mais pobres; culturalmente cristãs; social-democratas e patriotas.
Quem for assim, tem onde votar; quem não for, que vote em outro qualquer partido… Mas, por favor, deixem de criticar por criticar, a líder eleita do PSD e esperem, decentemente, pelas eleições de Outubro. Vão ser surpreendidos com os resultados eleitorais.
PSD- Recebi ontem um «e-mail» de um grupo auto-intitulado «Causa Social-Democrata». Como seria de esperar, tecia um coro de lamentos ilógicos sobre a actuação política de Ferrreira Leite. Não sei quem são, nem donde vêm, mas proponho uma alteração do nome para: «Causa Socialista».
GostarGostar
Eu diria que o problema não é nem nunca foi a MFL. Esta senhora é apenas o produto de uma realidade bem mais complexa. O problema é o próprio PSD que atravessa uma profunda crise de identidade.
GostarGostar
O problema de MFLeite, é a falta de feeling para líder partidário. E isso desespera não só alguns dos seus companheiros de partido, mas também quem deseja que alguém retire Sócrates e o PS da governação.
Prefiro que ela (ou outro político doutro partido) seja verdadeira, que não teatralize as suas actuações, os trejeitos, as frases, do que um qualquer político yuppie, como é o caso de Sócrates.
MFLeite é uma mulher-de-gabinete. Trabalhadora.
Ontem, apresentou propostas. Concordo com algumas, aplicáveis aos tempos que correm e aos que ninguém consegue prever.
Muito, a nível político, social e económico-financeiro vai acontecer até às eleições.
Aguardemos.
Uma pergunta: e o que era, politicamente Sócrates antes de ascender a PM ? Melhor do que MFLeite ?
GostarGostar
“O problema é o próprio PSD que atravessa uma profunda crise de identidade.”
Já o PS não tem nenhuma crise de identidade.
Percebe-se logo o que aquilo é.
“Uma pergunta: e o que era, politicamente Sócrates antes de ascender a PM ? Melhor do que MFLeite ?”
Uma picareta falante, da subespécie “mentiloso”.
GostarGostar
Depende do gabinete.
GostarGostar
Esclareço: o sector social que, tradicionalmente tem servido de base eleitoral ao PSD talvez não tenha (e como poderia ter? Seria um caso de “crise da consciência pequeno-burguesa”?) crise de identidade. Mas o “aparelho” e todos esses “notáveis” que por aí pululam (preciso de dizer nomes?) é que atravessam uma crise de identidade: a mensagem que decoraram já não passa; a sua imagem de instalados está ultra-gasta; as “barracadas” em que se deixam envolver nada ajudam; em suma o respectivo prazo de validade expirou. Sangue novo é que seria necessário, mas vá lá alguém mexer nos mini-feudos dos barões… Num registo algo semiótico, haveria que saber recuperar os ideais iniciais do partido: “popular” (por contraste a “aristocrático”) e “democrático” (por contraste a “aparelho caciqueiro”). No meio de isto tudo, a MFL é um simples epifenómeno.
GostarGostar
Carlos,
Tal como MFL disse há muito tempo, ela tem uma agenda, e nada a fará desviar-se dessa agenda. Nem temas de circunstância, nem cenários criados artificialmente, nem sondagens.
Se quer que lhe diga, acho muito bem. É assim que se mostra credibilidade, determinação, rumo e estratégia.
Se isso não chega para o povo português votar no PSD. Então ainda bem, porque o povo não merece o PSD.
GostarGostar
A MFL é uma senhora.
E nos tempos que correm é mesmo esse o problema.
Já Cavaco, também sendo sempre um senhor, teve a seu favor num campeonato de outros tempos…
GostarGostar
Francesco: estou, sob vários aspectos, de acordo consigo.
A grande questão é saber se, esse «sangue novo» de que fala (Ângelo Correia e o seu apaniguado PPC não têm sangue novo nenhum a dar ao Partido), não quer transformar o PSD num Partido Liberal «tout court». A meu ver, seria um erro histórico que poderia levar até à própria extinção partidária. Porquê? Porque metade dos militantes iria para o PS (os social-democratas), enquanto a outra metade votaria no PP (os conservadores e os liberais).
Não concordo consigo, quando diz que Manuela Ferreira Leite é, tão-só, um «epifenómeno». Poderá sê-lo ou não. A sua imagem de honestidade e de competência já se afirmou no País de maneira definitiva. Poderá não ter chegado ainda ao situacionista jornalismo lisboeta, mas, o que interessa é que chegue às pessoas comuns que votam nas eleições.
GostarGostar
O PPD/PSD é, sociologicamente, pela sua “natureza” e objectivos, o partido onde a maioria do povo se revê…– mesmo não votando nele !
A social-democracia desejada por FSá Carneiro, Magalhães Mota, FBalsemão e de outros fundadores, foi adaptada e ampliada para as características, vivências e ambições do povo rural ou das cidades.
Ocasionalmente, por motivos diversos, esse povo vota noutro partido para o colocar no poder: Por falta de liderança galvanizante; pela conjuntura social, política e económica — foi o que aconteceu ao vitorioso PS em 2005, pela deserção de Durão Barroso, com a preciosa ajuda de Jorge Sampaio e a “sentença” demolidora sobre Santana Lopes, pela sua fraca competência para PM e com o aviso de Sampaio…na tomada de posse.
Mas há um problema (dentre outros) no PPD/PSD: as volatilizações do voto e…a juventude, que o PS tem sabido agarrar.
Magno problema: o empresariado, sobretudo o mega-empresariado, hoje indiscutivelmente “com” o PS/governo, e que o PPD deixou escapar…
GostarGostar
Adenda:
O mega-empresariado, a banca e a comunicação social…
GostarGostar
MJRB:
O «mega-empresariado», a «banca» e a «comunicação social» estiveram sempre do mesmo lado desde 1975: o lado do PS! Nada de novo portanto.
O PSD tem que ganhar votos – como a líder começa a fazer e muito bem – é na grande «maioria silenciosa» do povo português que não é: «mega-empresário», da «comunicação social», ou «banqueiro».
Será fácil? É claro que não! Será possível? É claro que sim!
GostarGostar
Sempre que tem oportunidade, o CAA demonstra que o alcance do seu intelecto não vai além do seu próprio umbigo.
Não gosta da Manuela Ferreira Leite. E, como não gosta de MFL, só vê erros em tudo o que esta diz ou faz.
MFL não tem dotes de oratória, não provoca empatia em quem a ouve, não tem um aspecto atraente e não entusiasma. Mas é séria, competente, aposta no conteúdo em vez do espectáculo, é responsável e tem vindo a desmontar de forma consistente os disparates e mentiras do Governo.
Cometeu erros e cometerá ainda mais. E, até agora, teve razão em *todas* as críticas que fez ao Governo. Aquilo que falta a MFL é precisamente o que Portugal dispensa (e os eleitores deviam dispensar) na situação que atravessamos.
Os comentadores do regime não reconhecem o trabalho e a consistência de MFL?
As sondagens não demonstram que os portugueses apreciem o que MFL e o PSD têm feito?
Os idiotas úteis (como o CAA) preferem que o PSD com MFL não chegue ao Governo?
Temos pena.
Sondagens não são eleições e o importante é o PSD demonstrar que pode fazer melhor do que este PS liderado por José Sócrates.
Das próximas eleições legislativa sairá o vencedor que os eleitores portugueses merecem. Em vez de oferecer teatro e irresponsabilidade, MFL está a demonstrar aos portugueses que, se quiserem, podem ter melhor, muito melhor, do que o que têm agora.
GostarGostar
Luís Melo,
«Tal como MFL disse há muito tempo, ela tem uma agenda, e nada a fará desviar-se dessa agenda. Nem temas de circunstância, nem cenários criados artificialmente, nem sondagens.»
Está equivocado – MFL desviou-se e muito. Aquilo que agora faz não tem qualquer relação com o que (não) fez nos primeiros 6 meses de liderança.
GostarGostar
Mr. Wallace, 15,
dessa tríade, quem esteve quase sempre próximo do PS, foi a comunicação social. Mas houve períodos em que respeitavam o PPD, estando ou não no governo. E nessa comunicação social estão incluídas rádios e jornais regionais e locais, não só os de Lisboa e do Porto.
Quanto ao mega-empresariado e à banca, o PS tem conseguido “capturá-los”, com mais ou menor “charme” — no mínimo. Mas já estiveram, substancialmente, “deleitados” com o PPD….
GostarGostar
«Os idiotas úteis (como o CAA) preferem que o PSD com MFL não chegue ao Governo?
Temos pena.»
Eu tenho é muita pena que Sócrates continue favorito para obter a maioria absoluta e não exista alternativa credível graças a MFL e a demasiados idiotas inúteis que não conseguem ver o óbvio nem esbarrando contra este…
GostarGostar
CAA,
Tb acredito que Sócrates será novamente eleito, não porque as sondagens o dizem, nem devido a essa estratégia imprópria que continua a apontar a MFL, mas porque o povo é “distraído” e tem mostrado que a troco de frigoríficos até o rabinho dá.
Será antes caso para afirmar que este povo não é merecedor de lideres honestos e patriotas… e como já aqui foi afirmado, terá aquilo que merece – pena tenho eu de ter que levar com “a escolha do povo” por tabela, mas é o preço da democracia.
GostarGostar
Já há algum tempo, venho desejando que o Centrão se assuma. Será mais rápido o fim.
O Centrão já demonstrou que é incompetente e ineficiente.
Aliás, o Centrão – Versão Sócrates, vem até mostrar arrogância e pré-tirania, o que começa a ser o principal sinal de auto-incompetência.
A IV República aparecerá, tarde ou cedo.
GostarGostar
Eu tenho é muita pena que Sócrates continue favorito para obter a maioria absoluta e não exista alternativa credível graças a MFL e a demasiados idiotas inúteis que não conseguem ver o óbvio nem esbarrando contra este…
concordo consigo porque o psd faz falta em democracia
GostarGostar
povo é “distraído” e tem mostrado que a troco de frigoríficos até o rabinho dá
culpar o arbitro antes do jogo. e se ganhar? já não é distraído nem coiso e tal
GostarGostar
Entidade nenhuma faz falta neste país, mas sim homens e mulheres sérios, com valores mais altos que os seus umbigos e os dos amigos.
Essas entidades chamados partidos fizeram sentido enquanto se discutiram ideologias e essas, comunismo, socialismo e social democracia, há muito que morreram.
GostarGostar
#23,
Enquanto for culturalmente debilitado será sempre distraído e alvo da propaganda mais populista e mesquinha – e não me apetece começar agora a discutir a formação e educação
GostarGostar
Um líder só o será efectivamente no dia em que desprezar o poleiro enquanto trono e apostar de forma séria na formação cívica e cultural do povo que representa.
GostarGostar
O problema de MFL é que não quer embarcar naquilo que os acessos de imagem lhe dizem. Quer fazer aqui que lhe parece correcto. Mas mete os pés p’las mãos.
GostarGostar
PMG, 20,
É o povinho-NADA que decide !…. Infelizmente !
GostarGostar
Hoje abri o diario de Noticias: em 3/4 de 2 paginas espreiavam-se as aldrabices do governo SocraTES! A FUNÇÃO PUBLICA, E OS PROFESSORES, PELA MÃO DO DITO GOVERNO, SEGURAM O DESEMPRGO! Q
GostarGostar
Isto é uma merda…
Por um lado acredito que hoje em dia o maior acto de cidadania é o voto em branco para castigar a lama política, por outro aparece uma mulher séria, merecedora de alguma credibilidade, que me vem dar cabo dos planos…
GostarGostar
O que dói ao CAA e aos socretinistas em geral é que MFL começou a ir-lhes às canelas. E vai continuar a ir.
Fiaram-se nas sondagens e é o que está a ver-se.
Vão ter uma grande surpresa.
GostarGostar
CAA (19):
“Eu tenho é muita pena que Sócrates continue favorito para obter a maioria absoluta e não exista alternativa credível graças a MFL e a demasiados idiotas inúteis que não conseguem ver o óbvio nem esbarrando contra este…”
MFL está a demonstrar precisamente que existe alternativa credível. Alguns idiotas inúteis (o CAA, p.e.) é que insistem em manter os olhos fechados e recusam ver aquilo que se vai tornando óbvio para cada vez mais pessoas.
Preferia Luis Filipe Menezes? ROTFLOL
Pedro Passos Coelho, outro idiota ao serviço do PS? Devia ler o texto “Eis o que me irrita em Pedro Passos Coelho”, de João Miguel Tavares, no DN de dia 17.
Não é apenas o PS e a comunicação social que puxam o PSD para baixo. São também aqueles que, dentro do PSD (os dois indicados acima, p.e.), não se importam de prejudicar o Partido e o País desde que garantam que há tachos para eles e para as suas clientelas.
O CAA preferia alguém melhor do que MFL? Todos preferiamos, independentemente de quem achemos que seria melhor. Mas a cada momento temos que escolher o melhor dos que estão disponíveis. E, por muito que lhe custe, MFL está milhas acima de JS ou de qualquer dos candidatos a “alternativa” para a liderança do PSD.
O melhor que tem a fazer é deixar de se armar em miúdo birrento, a estrebuchar porque não lhe deram o “brinquedo” que queria (PPC?), e aceitar a realidade como ela é. MFL é a líder do PSD e não é sequer admissível a ideia de, neste momento, voltar a fazer eleições internas.
Seja um homenzinho e escolha um lado (PS com JS ou PSD com MFL) e defenda-o. Ou, se não gosta de nenhum dos lados, seja minimamente isento no que escreve.
O CAA parece um adepto do Sporting na final da Taça entre o Benfica (que derrotou o Sporting na meia-final) e o FCPorto, a gritar que odeia o FCPorto e que este não vale nada, ao mesmo tempo que atira moedas e isqueiros contra os jogadores do Benfica para evitar que estes marquem golos.
GostarGostar
Excelente, Joaquim!
GostarGostar
«Seja um homenzinho e escolha um lado (PS com JS ou PSD com MFL) e defenda-o.»
O seu conceito de ser um ‘homem’ é excessivamente ‘zinho’…
GostarGostar
«…pacote de medidas anticrise», o mesmo anteriormente subscrito por Marques Mendes. Ao que consta limitou-se a fazer “copy+paste”.
Alguém duvida que se Ferreira Leite ganhasse as legislativas, abdicaria da nomeação a PM, reconduzindo Marques Mendes?
GostarGostar
32. Joaquim
«MFL está milhas acima de JS ou de qualquer dos candidatos a “alternativa” para a liderança do PSD»
Por favor explique-se, não se esquecendo de exemplificar quais os tempos áureos da governação “ferreirista” que nos tenha deixado saudades, forçando-nos a um novo exercício do benefício da dúvida.
GostarGostar
20. PMG
«Será antes caso para afirmar que este povo não é merecedor de lideres honestos e patriotas…»
…corruptos ou coniventes com a corrupção, profundamente corporativistas, elitistas, defensores de clientelas e sem o mínimo de visão estratégica que promova o crescimento da economia e vise optimizar as valências dos poderes institucionais, sobretudo ao nível dos recursos humanos.
GostarGostar
Fernanda Valente (36),
José Sócrates (é impossível ser exaustivo portanto fica uma pequeníssima amostra): pseudo-licenciatura e argumentação à volta dela, assinar projectos por outros para “contornar” a Lei, o “estudo da OCDE”, culpar o PSD por todos os males da actualidade quando o PS esteve no Governo 10 dos últimos 13 anos, ceder perante os fortes e castigar os fracos, o Magalhães, a OTA, o TGV, manter no governo (deliberadamente em minúsculas) Lino e Pinho, o Orçamento e rectificação quase antes de entrar em vigor, a mistificação das contas públicas, investimentos públicos desnecessários e ruinosos para as próximas gerações, ajuste directo (empresas dos amigos) para tudo, perseguição a quem fala mal dele, a vitimização hipócrita e ridícula a pretexto de tudo e de nada, etc, etc, etc
Os “candidatos a alternativa”:
Luis Filipe Menezes: é um caso clínico de cretinice galopante, com total alheamento da realidade;
Pedro Passos Coelho: leia o texto “Eis o que me irrita em Pedro Passos Coelho”, de João Miguel Tavares, no DN de dia 17. O mais relevante está lá escrito melhor do que eu escreveria.
Agora a Fernanda explique por que acha que Manuela Ferreira Leite é pior do que estes.
GostarGostar
CAA (34),
E ao resto disse nada. Percebido.
GostarGostar
Caro CAA
Não é por dizer mil vezes que Manuela Ferreira Leite não existe, que a sua forma de fazer oposição é errada e que o PSD está à beira do colapso e da marginalidade eleitoral que isso se vai concretizar.
Aconselho-o a comparar apenas isto:
– Quantas vezes fala Manuela Ferreia Leite e quantas vezes fala Sócrates (quantidade)
– Qual o conteúdo do discurso de MFL e o do PM? (qualidade)
– Que propostas exequíveis tem apresentado um e outro?
– Qual a obra política de um e outro?
– Qual a seriedade de um e outro?
– Qual a postura de um e outro?
Penso que estes pontos devem chegar para ter uma ideia – ainda que pálida – das SUBSTANCIAIS DIFERENÇAS entre os dois líderes dos dois maiores partidos
Quem quer a reedição do Bloco Central das 2 uma: ou já perdeu a esperança de ter maioria absoluta (PS) ou, como diria o Wallace e muito bem, faz parte da “Causa Socialista”
Um abraço amigo
GostarGostar
Joaquim (38),
Parabéns, pela visão. Você está condenado a ver Portugal seguir pelo caminho das trevas, escolhido pelos Tugas! Aliás, como eu.
GostarGostar
38. Joaquim
Respondo amanhã, venha cá ler amanhã.
GostarGostar
Cara Fernanda,
Poderíamos ficar aqui a analisar quem este povo merece ou não.
Está então convicta de que este povo não merece “…corruptos ou coniventes com a corrupção, profundamente corporativistas, elitistas, defensores de clientelas e sem o mínimo de visão estratégica que promova o crescimento da economia e vise optimizar as valências dos poderes institucionais, sobretudo ao nível dos recursos humanos.” – pois eu acho o contrário e com isto não quero dizer que seja insensível ao sofrimento alheio, sou – tanto que tb levo por tabela.
Ficamos então assim.
GostarGostar
38. Joaquim
O meu dia de hoje começou tão mal, que eu nem sequer estou com espírito para polémicas. Polemizar é um dos exercícios da mente que eu mais gosto de fazer. Mas, terá que ficar para a próxima, se não se importa…
GostarGostar
Fernanda (44),
Demore o tempo que desejar. Entretanto, a lista de factos que demonstram que Manuela Ferreira Leite é muitíssimo melhor do que José Sócrates continua a crescer.
GostarGostar
Pois, é a antiga tradição dos Progressistas (PS) e Regeneradores (PSD). Nada de novo, sabemos como termina o ciclo…
GostarGostar