Estranha ideia de vida * (com adenda)
O Vaticano condenou a interrupção da gravidez de gémeos de uma menina brasileira de 9 anos, justificada pelos médicos por aquela ser muito miúda de corpo (36 kg) e ter sido violada pelo padrasto. A gravidez, para além de resultar de um crime abjecto, colocava a vida da menina em sério risco.
Agora o Vaticano voltou a protestar. Desta vez, contra os apoios que Obama decidiu dar à investigação com células estaminais embrionárias. Segundo especialistas, estes estudos poderão conduzir à descoberta de cura para doenças hoje fatais.
O Vaticano jura que está a defender a vida. Na minha balança de valores, deixar morrer aquela menina e os muitos milhões que sofrem de diabetes e de Parkinson é esvaziar o próprio conceito de vida. E isso é um crime ainda mais grave.
ADENDA: Sobre as células estaminais embrionárias, recorrendo ao excelente De Rerum Natura, façam o favor de ler isto e isto. Sobre a tradicional posição do Vaticano acerca da questão, será útil ler isto.

Claro, a terra nunca foi redonda, os negros nunca foram gente porque nunca tiveram alma! Assente nos seus dogmas o Vaticano continua a protestar! Que proteste!
A continuar assim qualquer dia não existe! desmorona-se!
GostarGostar
Nunca se pôs a questão da investigação com células estaminais que poderá poder levar á descoberta da cura de várias doenças.
A questão diz respeito apenas ás celulas estaminais embrionárias, que implicam a destruição de embriões. E cuja necessidade ou mais valia, face a outro tipo de celulas estaminais, isso sim, é controverso cientificamente.
E obviamente a destruição e instrumentalização de embriões é sempre contrário ao sentido de defesa da vida e da dignidade humana, pelo que não haverá, a meu ver, qualquer «estranho sentido» na posição Vaticano.
GostarGostar
Julgo que o Vaticano não se exprimiu sobre o caso da menina brasileira – essa foi apenas uma posição da Igreja (ou do bispo) local. Convem não confundir a intervenção de bispos individuais com a intervenção do Vaticano.
GostarGostar
A afirmação de que a Igreja Católica defende a vida parece-me claramente exagerada para quem participou em inúmeros genocídios e defende, no catecismo, a pena de morte.
GostarGostar
“obviamente a destruição e instrumentalização de embriões é sempre contrário ao sentido de defesa da vida e da dignidade humana”
Gabriel Silva,
para mim isto não é nada óbvio.
Porque, se os embriões foram em primeiro lugar criados pela própria intervenção humana artificial, não é nada óbvio que não possam ser destruídos por uma mesma intervenção humana artificial.
Temos que ser lógicos: se aceitamos que os cientistas se imiscuam nos processos de criação de vida humana através da criação de embriões, então também devemos aceitar que eles possam depois destruir aquilo que criaram.
De mais a mais, toda a vida humana é suposta ter uma evolução. O embrião é suposto implantar-se, crescer, tornar-se num bebé, depois num adulto e, um dia, morrer. É ridículo supôr que os embriões humanos que são criados artificialmente têm direito a ter um destino diferente – permanecerem congelados e imortais per secula seculorum. Os embriões humanos devem um dia morrer, tal qual como todos os restantes seres humanos.
GostarGostar
A religião, a igreja de bispos com o papa e outros pastores mais do que um rebanho representa a traça da sociedade consciência.
GostarGostar
CAA,
Acho que o Luis Lavoura, no #3, tem razão quanto ao primeiro caso. Ouvi, de facto, um bispo brasileiro pronunciar-se (estupidamente) contra o aborto(parece que até excomungou os médicos que o realizaram) e digo aborto porque que falar de Interrupção Voluntária a propósito de uma menina de 9 anos é absurdo, mas não me recordo de o Vaticano ter tomado posição sobre o assunto. É certo que, até agora, o Vaticano também não desdisse o bispo, mas não creio que o silêncio do Vaticano face às declarações de um prelado possa ser sempre interpretado como concordância.
GostarGostar
CL, CAA e Luis Lavoura,
Sobre o caso da menina, a cronologia é a seguinte:
O Bispo local (de Olinda e Recife) anuncia excomunhão para médicos e parentes
O cardenal Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos apoia, pessoalmente, a decisão
A Conferência Episcopal Brasileira desautoriza tal medida, colocando as coisas (a meu ver) nos termos próprios.
GostarGostar
A vossa tão grande atracção pela morte, Aborto, em qualquer das suas formas e eutanásia, vai brevemente dar frutos.
Vocês vão morrer em breve.
GostarGostar
…e no entanto ela move-se! A religião estão sempre contra a ciência pois é no obscurantismo que ela se move.Nada de novo!
GostarGostar
É mentira.
O Vaticano não condenou nenhuma interrupção de gravidez, nem o aborto realizado sobre dois gémeos.
O que o Bispo Brasileiro disse, foi apenas re-afirmar a doutrina da Igreja sobre o assunto “todos os directamente envolvidos num aborto (leia-se matar um ser humano, neste caso dois) coloca-se automaticamente em estado de ex-comunhão”. No caso, os médicos, que enganaram a mãe e a miúda de 9 anos que queria, antes de sofrer as pressões que sofreu ter as crianças. De todos os modos ninguém tomou posição nenhuma: apenas se re-afirmou a doutrina da Igreja perante tias circunstâncias e que deriva do seu respeito pela vida humana, seja qual for a fase em que esta se encontra.
Só para que conste: eram mesmo dois gémeos.
O “sério risco” para a vida da mãe foi evoluindo ao longo dos dias, com a crescente atenção da imprensa. Penso que não é algo que se possa exigir a uma miúda de 9 anos, mas se ela quisesse correr esse risco, pela vidas dos seus dois filhos, não deveria ter tido essa hipótese?
Teríamos dois cenários possíveis:
1º a mãe sobrevivia e os gémeos também.
2. a mãe morria. Os gémeos viveriam e ficariam a saber que a sua mãe tinha dado a sua vida por eles.
Não gostaríamos todos de ter uma mãe que fosse capaz (se infelizmente se pusesse perante esse dilema) de dar a sua vida por nós?
GostarGostar
“Julgo que o Vaticano não se exprimiu sobre o caso da menina brasileira – essa foi apenas uma posição da Igreja (ou do bispo) local.”
Segundo o Le Monde edicao de quinta-feira:
Archeveque Jose Cardoso Sobrinho disse:”Il (o violador da menina de 9 anos) a commis un peche’ tres grave, admet l’archeveque. Mais, aux yeux de l’Eglise, l’avortement est un crime encore plus grave.” Le 7 Mars, le Cardinal Giovanni Batista Re, prefet de la Congregation pour les eveques au Vatican, soutien son confrere bresilien.
Interpretem como quiserem. Isto e’ imoralidade pura e total falta de vergonha na cara.
GostarGostar
Acho, sinceramente, engraçado haver quem veja o período da inquisição como o único representativo do carácter da igreja católica.
No caso da violação, acho que é mais ou menos consensual que a posição (do bispo? da igreja?) não tem cabimento. Já no caso das células estaminais, se há outras alternativas aparentemente sem desvantagens, à utilização de embriões, então não vejo nenhum motivo para que se insista em usar embriões para esse efeito. Mais, parece-me uma total desumanidade fazê-lo.
“toda a vida humana é suposta ter uma evolução.”
E exactamente essa a posição da igreja. É por isso que defendem que não sejam criados embriões para esse efeito. Depois de já terem sido gerados, quais as alternativas? Mantê-los como estão? Destruí-los? Continuar o seu desenvolvimento, implantando no útero de alguém disposto a isso (nem sei se é possível)? Fazer colheitas ao que é aproveitável e descartar o resto?
O ideal seria fazê-los nascer, mas se isso não for tecnicamente possível agora, talvez o mal menor seja mantê-los como estão até que isso seja tecnicamente possível.
Onde está aqui a “estranha ideia de vida”?
Parece-me é que o CAA tem um tal ódio a tudo que diga respeito à igreja que, automaticamente, espuma da boca e espolinha-se no chão (metaforicamente, claro) de cada vez que vê alguém conotado com a igreja a ter a desfaçatez de, vejam só, ter uma opinião!
GostarGostar
Gabriel,
«A questão diz respeito apenas ás celulas estaminais embrionárias»
Foi exactamente o que escrevi.
GostarGostar
Gabriel,
«E obviamente a destruição e instrumentalização de embriões é sempre contrário ao sentido de defesa da vida…»
Convirá referir que ‘células estaminais embrionárias’ e ‘embriões’ não são a mesma coisa.
GostarGostar
CAA,
«Convirá referir que ‘células estaminais embrionárias’ e ‘embriões’ não são a mesma coisa.»
certo, mas a proibição de financiamento federal que existia dizia essencialmente respeito aos casos em que para extracção desses elementos se destruía o embrião e portanto a critica do Vaticano, que partilho, relativamente ao levantar dessa restrição, tem a meu ver validade.
GostarGostar
do que se lê no LeMonde, há uma graduação de pecados para a Igreja, em que o aborto é mais grave do que a violação de uma menor.
Na verdade, não é possível um padre abortar, mas violar uma menor… é possível..
GostarGostar
Luís Lavoura,
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1032874-5602,00-COMISSAO+VATICANA+CONSIDERA+JUSTA+EXCOMUNHAO+DE+MEDICOS+BRASILEIROS.html
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5gaCA0Tolg7DLq1Dz2GcVL8o19FYQ
http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/internacional/noticia/2009/03/07/vaticano-apoia-excomunhao-de-medicos-que-fizeram-aborto-em-menina-181191.php
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,jornais-do-mundo-falam-sobre-caso-de-excomunhao-e-aborto,334679,0.htm
http://geral.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=5&id=5731734&titulo=Aborto-+membro+do+Vaticano+apoia+excomunhao+de+medicos
http://globalvoicesonline.org/2009/03/12/brazil-on-the-vaticans-condemnation-of-raped-childs-abortion/
http://www.enkidumagazine.com/art/2009/010309/a_0103_018_a_vaticano_apoya_obispo_que_castigo_aborto.htm
http://www.inviatospeciale.com/2009/03/il-vaticano-e-la-vita/
GostarGostar
Luís Lavoura,
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1032874-5602,00-COMISSAO+VATICANA+CONSIDERA+JUSTA+EXCOMUNHAO+DE+MEDICOS+BRASILEIROS.html
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5gaCA0Tolg7DLq1Dz2GcVL8o19FYQ
http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/internacional/noticia/2009/03/07/vaticano-apoia-excomunhao-de-medicos-que-fizeram-aborto-em-menina-181191.php
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,jornais-do-mundo-falam-sobre-caso-de-excomunhao-e-aborto,334679,0.htm
http://geral.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=5&id=5731734&titulo=Aborto-+membro+do+Vaticano+apoia+excomunhao+de+medicos
http://globalvoicesonline.org/2009/03/12/brazil-on-the-vaticans-condemnation-of-raped-childs-abortion/
http://www.enkidumagazine.com/art/2009/010309/a_0103_018_a_vaticano_apoya_obispo_que_castigo_aborto.htm
http://www.inviatospeciale.com/2009/03/il-vaticano-e-la-vita/
http://www.gazzettadiparma.it/primapagina/dettaglio/7/15064/Brasile:_violenza_e_aborto_a_9_anni_-_E_la_Chiesa_scomunica_i_medici.html
http://www.dazebao.org/news/index.php?option=com_content&view=article&id=3657:brasile-stuprata-a-9-anni-i-medici-scelgono-laborto-la-chiesa-li-scomunica&catid=83:sud-america&Itemid=200
GostarGostar
CAA (18 e 19),
só uma precisão: como indiquei acima, de facto cardeais pronunciaram-se sobre o assunto, apoiando o bispo brasileiro (desconheço se houve outros cardeais em sentido contrário).
Mas convirá ter em conta que o fazem a nível pessoal, pois que nem são eles superiores hierárquicos de um bispo, nem as suas opiniões são posição oficial da Vaticano/Igreja, a qual é, para o mundo inteiro, representada pelas decisões das congregações que presidem quando validadas pelo papa (ou directamente por este, bem entendido).
Como disse, a posição correcta e legitima é a da CNBB.
GostarGostar
««A questão diz respeito apenas ás celulas estaminais embrionárias»
Foi exactamente o que escrevi.»
CAA,
foi exactamente o que escreveu, mas com um sentido diferente do dado pelo Gabriel.
Segundo o CAA, ser contra a utilização de células estaminais embrionárias equivale a “deixar morrer (…) os muitos milhões que sofrem de diabetes e de Parkinson”, o que é falso, já que existem outras fontes de células estaminais que não os embriões, aparentemente sem desvantagens.
«Convirá referir que ‘células estaminais embrionárias’ e ‘embriões’ não são a mesma coisa.»
São a mesma coisa, quando para colher as células é inevitável matar o embrião. Tanto quanto eu sei (posso estar desactualizado) isso é verdade, é mesmo preciso matar o embrião para colher as células.
GostarGostar
vou citar uma frase de Friedrich Nietzsche:
É vício qualquer forma de antinatureza. A mais viciosa espécie de homens é o padre: ele ensina a antinatureza. Contra o padre não temos razões, temos a casa de correcção.
GostarGostar
Vocês sabem que os papas papam tudo o que vier á mão..lembram.se do meu antepassado César Bórgia…comeu a irmã dentro do vaticano…é a força do hábito.Agora deu-lhe para a pedofilia.
GostarGostar
Caro CAA
Mais uma vez perde o seu tempo a procurar esgrimir argumentos racionais ou até morais com essa gente que “pensa” com base na “fé”.
Não vale a pena, são universos paralelos onde vivem pessoas que partilham o mesmo espaço físico mas que “pensam” de forma completamente diferente…
Esses cavalheiros não são sequer capazes de se questionar por que raio é que o seu deus omnipresente e omnipotente e de bondade imensa, deixa que uma menina de nove anos seja violada, ou uma bébé de nove meses, já agora, seja cozida dentro de carro, para apenas falar de algumas mnifestações mais recentes e mais próximas, do um eventual e bizarro sentido de humor desse tal omnipotente.
(É claro que no manual do bom cristão abundam as respostas a argumentos destes e doutros…)
Se deus existe, prendam-no e deitem a chave fora
GostarGostar
Caro CAA
Mais uma vez perde o seu tempo a procurar esgrimir argumentos racionais ou até morais com essa gente que “pensa” com base na “fé”.
Não vale a pena, são universos paralelos onde vivem pessoas que partilham o mesmo espaço físico mas que “pensam” de forma completamente diferente…
Esses cavalheiros não são sequer capazes de se questionar por que raio é que o seu deus omnipresente e omnipotente e de bondade imensa, deixa que uma menina de nove anos seja violada, ou uma bébé de nove meses, já agora, seja cozida dentro de carro, para apenas falar de algumas mnifestações mais recentes e mais próximas, do um eventual e bizarro sentido de humor desse tal omnipotente.
(É claro que no manual do bom cristão abundam as respostas a argumentos destes e doutros…)
Se deus existe, prendam-no e deitem a chave fora
GostarGostar
O comentário anterior é perfeitamente idiota. Deus não influencia directamente a vida de um ser humano..tu morres, tu vives….Também nós enquanto pais, nos preocupamos se os nossos filhos se podem aleijar a jogar à bola, a correr, a atravessar a rua, na piscina, mas mesmo assim deixamo-los abrir as asas e voar….tal como Deus fez com os humanos. Quem pensa que Deus decide que um bébé vai morrer hoje com um cancro é um idiota….
GostarGostar
07/03/2009
Vaticano condena a interrupção da gravidez
Folha de S. Paulo
O chefe do departamento do Conselho Pontifício para a Família, do Vaticano, Gianfranco Grieco, condenou a interrupção da gravidez da menina de nove anos. A declaração foi publicada ontem em uma reportagem da edição on-line do jornal italiano “Corriere della Sera”.
“É muito, muito delicado, mas a Igreja nunca pode trair o seu anúncio, que é defender a vida desde a concepção até a morte natural, mesmo em face de um drama humano tão forte como o da violência de uma criança”, disse Grieco. “O aborto não é uma solução, é um atalho”, falou.
GostarGostar
Sem mais comentários!
A criança tem 9 anos e estava grávida do padrasto que a tem violado desde os 6 anos de idade. Violou também a irmã de 13 anos e a mãe de ambas.
Uma equipa médica fez o aborto à criança que com 30 kg de peso e 2 gémeos não estava apta sequer, do ponto de vista biológico, para ter filhos.
Foi no Estado de Pernambuco, Brasil e o arcebispo de Olinda e Recife D. José Cardoso Sobrinho, que o correspondente do Correio da Manhã em S. Paulo, diz ser o bispo mais importante do Nordeste, excomungou a mãe e toda a equipa médica responsável pelo aborto. Mas não o criminoso (psicopata?) porque – explicou o bispo aos incréus – “o seu crime é menor do que o dos excomungados”.
GostarGostar
Esse gajo (Gianfranco Grieco) e’ que se meteu por um atalho e perdeu a inteligencia e o sentido moral. Que cara de pau!….
GostarGostar
#27. “…mas mesmo assim deixamo-los abrir as asas e voar….tal como Deus fez com os humanos.”
A minha tia Cristiana costuma ir à missa em voo picado.
GostarGostar
Pois é
Mais uma vez a igreja perdeu uma oportunidade de estar calada.
A igreja parou no tempo ja ha muitos anos
Passem pelas igrejas aí ou por aqui ( Bélgica) e o que se ve? Pessoas de idade só, novos nada ou então crianças
que vão porque são obrigadas pelos pais
A igreja tem que remodelar e profundamente, senão corre o risco da descambada total.
Quanto à criança Brasileira eu sou de pleno acordo com o que se fez, e penso que foi um Arsebispo ou coisa parecida
que excumungou a criança e o medico, mas segundo ainda não ouvi ele dizer ( e digam-me se estiver errado) que excumungava também o VIOLADOR ou será que está de acordo, pelos tempos que correm já não me admira nada mas mesmo
nada
Abraços
GostarGostar
Já não cativam os jovens.
Deviam pôr nas igrejas umas playstations e uns pcs ligados à net para atrair o pessoal.
Claro que antes de cada sessão teriam de rezar umas Avé-Marias.
GostarGostar
O CAA vive, de facto, obcecado pela Igreja! Se o mundo ensandecesse de tal forma que o CAA se visse com o poder nas mãos, aposto que deitava ao lixo a defeza da liberdade e re-inaugarava a perseguição à Igreja – óbviamente sem sucesso, como 2000 anos de História o podem comprovar.
GostarGostar
“carlos santos disse
13 Março, 2009 às 3:48 pm
O comentário anterior é perfeitamente idiota. Deus não influencia directamente a vida de um ser humano..tu morres, tu vives….Também nós enquanto pais, nos preocupamos se os nossos filhos se podem aleijar a jogar à bola, a correr, a atravessar a rua, na piscina, mas mesmo assim deixamo-los abrir as asas e voar….tal como Deus fez com os humanos. Quem pensa que Deus decide que um bébé vai morrer hoje com um cancro é um idiota….”
Caro Carlos Santos
Retribuindo o comprimento:
Claramente quem pensa e escreve o que Vc escreveu, não é idiota … é crente!!!!!!!!!!
Obrigado por ter demonstrado o que afirmei.
GostarGostar
Gabriel,
Julgo que os links que pus em adenda resolvem um pouco das tuas angústias acerca da viabilidade da investigação em células estaminais embrionárias.
GostarGostar
“Na verdade, o bispo não excomungou ninguém. O bispo anunciou que esse tipo de acto traz consigo, pelas normas católicas, tal possibilidade.”
(…)
Na altura, o arcebispo declarou que a violação é “um crime hediondo”, mas não tão grave “como o aborto, retirar a vida a uma ser humano inocente”.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1369093&idCanal=11
Ou seja, concordando-se ou não, a posição tomada pela igreja católica no caso foi bastante mais sensata do que se quis fazer crer.
E o curioso é que isto aconteça sempre, mas sempre, que se levanta um burburinho qualquer devido a declarações de alguém conotado com a igreja católica.
Quem acredita em coincidências?
GostarGostar
36,
«Ou seja, concordando-se ou não, a posição tomada pela igreja católica no caso foi bastante mais sensata do que se quis fazer crer.»
Faça o favor de seguir os links indicados acima e veja lá onde deve colocar essa sua ideia de ‘sensatez’…
GostarGostar
Na verdade, pelos vistos andam a fazer malabarismos com as palavras a ver se suavizam a imagem que passam.
Segundo parece, a prática de aborto implica excomunhão. Abortou, então é excomungado.
Parece-me realmente um pouco duro que não se admitam nuances, que seja assim independentemente das circunstâncias do caso.
Já fui procurar um sítio adequado para colocar “essa minha ideia de sensatez”, mas preciso de mais pistas. Que tipo de sítio está a sugerir, CAA?
🙂
No entanto, o que é uma excomunhão? É dizer a uma pessoa, “já não pertences ao nosso grupo”, dos católicos.
Do ponto de vista do CAA, isso deve soar a bênção, digo eu…
Portanto, o aborto é contra as leis da igreja católica e quem o pratica já não se pode considerar católico. Fair enough.
Mas voltando-se ao título do post, “Estranha ideia de vida”, parece-me que a ideia da igreja católica é que não podemos defender a nossa vida à custa de vidas inocentes. Para mim é discutível dadas todas as nuances possíveis, assim como me parece em parte discutível que a vida da mãe tenha o mesmo valor que a vida dos filhos. No entanto, dicutível ou não, só acata e adere a essas ideias quem quer.
Só não me parece uma ideia de vida assim tão estranha.
Já em relação aos links em adenda, sobre as células estaminais embrionárias, fiquei com uma pequena dúvida… No início do texto do primeiro link é dito que se conseguiu transformar uma célula da pele de um macaco numa célula estaminal embrionária.
Se assim for, acho eu que se acabam para mim as objecções que poderia ter quanto à utilização de células estaminais embrionais, desde que provenham desse método ou mesmo de outro que é indicado no mesmo link ou noutro seguinte, em que se colhe uma célula sem danificar o embrião.
O que me parece inaceitável é matar embriões para colher células estaminais e julguei sinceramente que era também essa a posição do vaticano.
GostarGostar
11- Muito bem explicado! Só para se ter uma noção da hipocrisia e da desumanidade insuportável dos críticos da ICAR, basta realçar que nada ou pouco dizem sobre o crime de violação e sobre o criminoso. Até o Lula se meteu na excomunhão! O que é que os não CAR têm a ver com isso??? Nem sabem o q é a excomunhão!
GostarGostar
Eu, católica apostólica romana, tendo votado sempre contra o “aborto a pedido”, teria feito, no caso de ser minha filha, exectamente o que aquela mãe fez.
O resto, seria entre mim e Deus.
Assim Deus me desse forças para perdoar o violador.
GostarGostar
CAA é jurista (eu tb sou). Como não é especialista na matéria do post, acreditou cegamente no “de rerum natura”. Fez mal. Sabem mto pouco e são sectariamente jacobino-ignorantes. Eu pefiro TPC. Informe-se por exemplo, sobre Francis Collins (sabe mais a dormir do q todos os “de rerum natura” acordados). Ou o nosso Daniel Serrão (idem a dormir…). Evitava- bem como aos “seguidores”- mostrar tanto ignorância jacobina…
GostarGostar
e lá vem o Galileu! E a tradicional ignorância sectária jacobina! Até Galileu, toda a gente acreditava nas teorias de Aristóteles e Ptolomeu. Que são referências do conhecimento da Antiguidade Clássica. Os críticos do Vaticano da era Galileu tb criticam Aristóteles e Ptolomeu? Claro q nem falam neles! É o vírus das frustrações jacobinas… E mais: Galileu foi muito apoiado pelo Papa nos seus estudos. Os problemas com a inquisição resultaram de intrigas contra ele (há disso em todas as organizações). E afirmou-se CAR até morrer!!!
GostarGostar
40- tem a certeza de que É CAR, ou DIZ que é? Perdoava mais facilmente ao violador ou ao bispo? Cumprimentos.
GostarGostar
13 – engraçado haver quem veja o período da inquisição como o único representativo do carácter da igreja católica.
e há outro?
GostarGostar
deixo-vos um vídeo sobre o assunto
http://homememtemposdecrise.blogspot.com/2009/03/mas-nao-tem-bracinhos.html
GostarGostar
“There is probably no God. Now stop worrying and enjoy your life”
GostarGostar
o sátiro disse
14 Março, 2009 às 2:09 am
“40- tem a certeza de que É CAR, ou DIZ que é? Perdoava mais facilmente ao violador ou ao bispo? Cumprimentos.”
Absoluta, sr. Sátiro. E não, não perdoava facilmente ao violador. Para isso precisava de muita ajuda de Deus.
Quanto ao Bispo, acho que mais valia ter estado calado. A Igreja defende a vida humana e, neste caso estava uma vida em risco – a da mãe/criança.
GostarGostar
“Claro, a terra nunca foi redonda, os negros nunca foram gente porque nunca tiveram alma! Assente nos seus dogmas o Vaticano continua a protestar! Que proteste!
A continuar assim qualquer dia não existe! desmorona-se!”
Pois, mas nunca se desmoronou. Agora, com todas essas modernices é que parece que está a desmoronar-se!
GostarGostar
48- além da vida da mãe, estavam em risco duas vidas, indefesas, inocentes, desprotegidas, tratadas com desprezo cruel por quase toda a gente- menos a ICAR. Que, como sempre, está ao lado dos desprezados pelo Mundo. Por isso é eterna. Cumprimentos
GostarGostar
1 – 31 desiludam-se. De 2006 para 2007, o número de católicos baptizados aumentou 16 milhões em todo o Mundo (mais de 1.100 milhões). Apesar das cruéis perseguições-prisão e genocídios- q sofrem em todo o islão, china, vietname, zonas da índia. E da perseguição cultural (???) por mentiras, calúnias, difamações-sobre Pio XII é execrável- no Ocidente.
GostarGostar
Sátiro:
O que estava em causa eram 3 vidas. Tão inocentes umas como as outras. O mais certo era morrerem as 3. Assim salvou-se uma. Que pode vir a gerar mais, quando tiver idade para isso, claro.
O que é que queria? Deixar a natureza actuar? O papel dos médicos era salvar a única que era possível: a da mãe/criança. Não percebo a sua indignação.
E, sim, é verdade: o número de católicos tem vindo a aumentar. Mas conscientemente, e ainda bem. Sem atitudes farisaicas.
Não foi o Homem que foi feito para a Lei; foi a Lei que foi feita para o Homem.
Certo?
GostarGostar
Mrs Isabel: 1- Não havia certeza absoluta k a mãe criança não pudesse sobreviver com a gestação. Sabe melhor do que eu os progressos da medicina, e há bébés k sobrevivem com 6 meses de gestação. 2- Isto serviu para a hipocrisia jacobina, admiradora da barbárie, caluniar o Vaticano e o bispo, k não praticaram nenhum crime. “Esqueceram” o violador e a eventual negligência da mãe da miúda (as violações começaram TRÊS anos antes!). Pelos vistos houve mtos ingénuos convencidos. 3- os novos CAR, em especial na África e na Ásia, não se revêem na sua posição: são como os Cristãos dos primórdios, vivem rodeados de perseguições e mortes, preferem morrer na fé do que trair o Evangelho. Infelizmente nós, os ocidentais, não temos essa grandeza.
GostarGostar
«Não havia certeza absoluta k a mãe criança não pudesse sobreviver com a gestação.»
Se deus existe, então que lhe perdoe por este dislate tão cínico.
GostarGostar
Sátiro:
Ainda ontem li acerca deste caso nos jornais:
A única hipótese – ainda assim muito dividosa – de sobrevivência dos gémeos, era praticar na mãe, uma cesariana aos 6 meses de gestação.
Ora, prematuros de 6 meses, ainda por cima gémeos, é raríssimo sobreviverem, e quando isso acontece ficam com lesões gravíssimas, de que morrem ao fim de alguns (poucos) dias, meses ou talvez anos. Mas raramente chegam à idade adulta, e mesmo assim deficientes.
Uma mãe de 9 anos, com trinta e poucos quilos de peso, e um aparelho reprodutor ainda mal formado se mantiver uma gravidez destas durante 6 meses fica, pelo menos completamente arruinada. Se é que não morre entretanto.
Acha que é essa a vontade Divina?
Deus ama todos os seus filhos. Jesus referiu-se particularmente às crianças, atraindo-as a si, e preveniu contra quem as maltratasse.
Obrigar esta criança a carregar esta gravidez, seria, sem dúvida, maltratá-la.
Morrer pela Fé é uma coisa completamente diferente. Pressupõe, pelo menos uma vontade adulta e consentida.
Não disturemos as coisas.
Quanto ao violador, esse sim, esse merecia muito mais que a excomunhão – que certamente não lhe diria nada – uma gravíssima pena de prisão, talvez lhe doesse qualquer coisa. E à mãe, se se provasse ter sido conivente.
Sobretudo não me venha com o exemplos da África ou Ásia, onde matar uma criança, sobretudo se for do sexo feminino, ainda é prática comum. Assim, como mutilá-as genitalmente.
Aí sim, é urgente a intervenção da Igreja Católica (e não só), que aliás a faz, quanto pode.
A excomunhão só é eficiente, em questões de Fé ou de Doutrina. E só para crentes. Aliás a Igreja nunca condenou, e muito menos excomungou, aqueles que abjuram, perante a tortura ou a morte. Antes lhes chamou “Confessores”. Porque deram testemunho.
Sabe de certeza o que Cristo disse de atitudes como esta: chamou-lhes “sepúcros caiados de branco”.
GostarGostar