Saltar para o conteúdo

Referendar o TGV *

18 Março, 2009
by

tgv20avionFerreira Leite diz que é contra os grandes investimentos públicos: não ajudam a sair da crise e só servirão para a agravar. É o caso do TGV. O seu custo previsto já é de nível astronómico – com as habituais derrapagens, facilmente entraremos numa despesa quase astrológica…
Embora, neste caso, concorde com Ferreira Leite, espantam-me os seus reparos. Nunca a vi contestar o TGV quando foi governante.
Chego a pensar que este PSD só não quer o TGV porque é o PS que o vai fazer.
Mas há uma forma de o PSD provar que fala verdade: o seu grupo parlamentar pode pedir para os portugueses decidirem a questão através de um referendo. Assim, o PSD mostraria que é realmente diferente do partido gémeo que agora nos governa.
Mas não acredito que o faça. Nem que o seja.

* CM, 18.III.2009

91 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    18 Março, 2009 15:34

    Isso seria uma marca importante para definir o carácter actual deste PSD, e ajudaria a afastá-lo do doentio Centrão que nos tem governado há décadas. Partilho a sua descrença em que tal alguma vez aconteça.

    Gostar

  2. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    18 Março, 2009 15:36

    Tou mesmo a ver um cidadão de Lavacolhos ( Serra da Estrela ) a votar o TGV…..!!

    Gostar

  3. José Freitas's avatar
    18 Março, 2009 15:42

    Pois não. Tanto mais que o TGV fazia parte da lista de tarefas do Governo de Durão Barroso, que assinou a concretização de quatro linhas com o executivo de Aznar. Se bem me lembro, MFL era (deixa ver se não estou em erro)… hhmmm, ah!, era Ministra das Finanças.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    18 Março, 2009 15:47

    2, mas já está a vê-lo a votar nas eleições legislativas?
    Os portugueses têm uma visão muito peculiar da democracia. A opinião das pessoas só é válida para umas coisas (por exemplo, escolher um qualquer deputado que o vai “representar” no Parlamento, até este suspender o mandato para ir para poiso melhor). E como escolheu esse tal “representante”, deve estar caladinho porque a sua opinião só volta a interessar daí a 4 anos. Gente esperta esta…

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    fernando permalink
    18 Março, 2009 15:47

    Este país nunca precisou tanto de TGV’s e submarinos como agora, não acham? 🙂

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    18 Março, 2009 15:48

    Alguém me explique por que razão o PM é que está a interrogar a oposição? Se calhar o governo é que serve de orgão fiscalizador da Assembleia, e não o contrário!

    Gostar

  7. AGG's avatar
    AGG permalink
    18 Março, 2009 15:49

    Pois, mas n se pode hipotecar 3 gerações de rendimentos sem que esse cidadão de lacovelhas, que com sorte terá os filhos todos emigrados,seja ouvido.

    Contra o TGV, Contra o Aeroporto, mas sobretudo contra o plano de desenvolvimento do Oeste (aquela panelinha que arranjaram para quem tinha comprado terrenos na OTA não perder o investimento)

    Saudações

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    fernando permalink
    18 Março, 2009 15:52

    #4
    Não brinque com quem confiou nos vígaros, as gentes do interior não têm culpa nenhuma. Culpa tem a comunicação social que não informa os cidadãos mais… digamos… MENOS informados, não duvide.
    Neste país de merda que temos, não há uma alminha que se preocupe com o interior, só lá sabem ir petiscar, de resto nada, nicles, batatóides!
    Temos agora o grunho do gajo do desporto (Laurentino?) que vai fazer não-sei-quantos campos de futebol!!!!

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 15:59

    “Alguém me explique por que razão o PM é que está a interrogar a oposição?”

    O tipo está completamente obcecado com o PSD, já para o patológico avançado.
    De fase terminal!

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    18 Março, 2009 15:59

    Fernando, não percebeu o que escrevi, certo?

    AGG, não podia concordar mais consigo. E vivo num concelho do Oeste, que não sei bem porquê, vai ser compensado(!) pelo NAL ter ido para Alcochete. Acho isso vergonhoso e um insulto para as restantes regiões do país, que não têm a sorte de viver à sombra da grande capital.

    Gostar

  11. CAA's avatar
    18 Março, 2009 16:01

    «Tou mesmo a ver um cidadão de Lavacolhos ( Serra da Estrela ) a votar o TGV…..!!»

    Pois eu estou a ver esse cidadão a PAGÁ-LO!!!

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    18 Março, 2009 16:05

    Mas caro CAA, se ele pôs o votinho na urna das legislativas, já deu a sua opinião sobre tudo o que for decidido nos próximos 4 anos. Porque os partidos apresentam um programa de governo, que é sempre cumprido escrupulosamente, certo?

    Gostar

  13. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    18 Março, 2009 16:08

    Ài paga…. paga… !!

    Assim como eu !!! Que não tenho nada a ver com essas coisas !!

    Já paguei o Alfa Pendular e ainda nem o vi !!

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 16:09

    CAA,

    Desculpe, mas você é uma das pessoas que pode ajudar a pôr uma coisa destas a andar para a frente. Ou não é?

    Gostar

  15. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    18 Março, 2009 16:15

    Já agora CAA, pode informar, quantos portugas votaram para se fazer a Ponte Vasco da Gama ? O Centro Cultural de Belém a A5 e outras que agora não recordo…

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    18 Março, 2009 16:23

    15, isso quer dizer o quê? O mal que se fez no passado justifica a persistência no erro? Haja paciência para gente burra.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 16:29

    Quero o TGV para fugir deste País !!!

    Agora mais a sério, em vez de estudos encomendados com resultados condicionados, que tal criar um mecanismo de forma a que o referendo se torna-se fácil de exercer sem grandes custos.Por exemplo através da net…

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    gauss permalink
    18 Março, 2009 16:30

    quero o TGV para fugir deste País de atrasados mentais.

    Gostar

  19. Piscoiso's avatar
    18 Março, 2009 16:34

    A minha tia de Contreiras, já quando foi o referendo ao Pendular, entrou na campanha do contra. Ainda hoje não anda de Pendular.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    18 Março, 2009 16:40

    16

    Fico contente que tenha as meninges a funcionar e zurrar já zurra ?

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    fernando permalink
    18 Março, 2009 16:41

    Ó Rxc, tem toda a razão, as minhas sinceras desculpas.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    fernando permalink
    18 Março, 2009 16:42

    Só mais uma coisa, ó Rxc:

    não seja arrogante nem insulte, ok? Normalmente, assim, perde-se a razão e não será muito inteligente da sua parte….

    Gostar

  23. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    18 Março, 2009 16:48

    “Este país nunca precisou tanto de TGV’s e submarinos como agora, não acham? :)”

    Para a nossa ZEE e como estamos dependentes das fronteiras de um só Pais(Espanha) devíamos ter bem uns 6 a 8 submarinos. São as únicas armas das Marinhas pequenas que podem mudar um conflito. TGV’s não é função de um Estado. A Defesa é.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    fernando permalink
    18 Março, 2009 16:58

    Essa é para rir…

    Gostar

  25. Isabel Coutinho's avatar
    Isabel Coutinho permalink
    18 Março, 2009 17:03

    “Nunca a vi contestar o TGV quando foi governante”

    Não tenho procuração da MFL, nem sou do PSD, mas quando essa senhora estava no governo, não estávamos na Crise em que estamos, pois não?

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    18 Março, 2009 17:04

    22, peço desculpa e a todos lá em casa. Mas parece-me que justificar algo errado com a “tradição” de se fazer errado me parece estúpido. Coisas minhas…

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 17:05

    #17 uma espécie de sondagem aos clientes do blafémias. tens jeito pró negócio.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 17:07

    “Chego a pensar que este PSD só não quer o TGV porque é o PS que o vai fazer”
    enquanto uns pensam, outros têm a certeza.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    18 Março, 2009 17:08

    23, ora aí está uma área totalmente ignorada pelos últimos governos: a nossa ZEE e como aproveitá-la melhor. Um país como Portugal não pode continuar de costas voltadas para o Mar, tendo em conta que temos uma das maiores ZEE do mundo. Mas ao que parece, o mar para pouco mais serve do que para banhos e despejar esgoto…

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 17:22

    “29 ora nem mais, tgv prá madeira, carreiras de submarino prós açores, túnel prás berlengas. retorno garantido, já tou a vê-los em lista de espera para comprar acções da coisa. talvez te safes a vender bóias para os anzóis.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 17:31

    “25 “Não tenho procuração da MFL, nem sou do PSD, mas quando essa senhora estava no governo, não estávamos na Crise em que estamos, pois não?”
    nem o psd estava falido, pois não?

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 17:34

    O que é preciso é não estar parado, diz o PM, nem que seja para dar cabo de Portugal, digo eu.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    18 Março, 2009 17:43

    30, wtf??? Calma aí nos cogumelos mágicos moço…

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 17:46

    .
    Nas linhas mestras principais, impostos-fisco e investimento publico, actual governação comportou-se com a “continuidade” marcelista. Não só acabaram com o Sistema como estão a leste do Novo Capitalismo que já está em marcha e qo qual já não servem. Resta-lhes resolverem a saída atempadamente para não ser os “cordeiros da páscoa.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Luis Castro permalink
    18 Março, 2009 17:50

    Caro CAA,
    experimente, um dia destes, criticar de facto o PS, sem, de caminho, procurar criticar o PSD.
    A drª MFL foi ministra das finanças de um governo, não o seu lider. Faz diferença? Claro que sim. Além disso mudou e muito a situação do país, e sobretudo a situação internacional.

    Quando Sócrates era ministro do Ambiente, o governo de que fez parte, parou a barragem de Foz Coa. Ao fazer isso não parou apenas essa. Parou, de facto, todos os projectos em curso ou em vias de o virem a ser, durante mais de 10 anos. Nesse periodo, o país perdeu competencias, empresas e técnicos muito qualificados em aproveitamentos hidricos.
    Agora, o mesmo Sócrates, enche a boca com os aproveitamentos hidricos que há 15 anos parou.

    Quer o CAA goste quer não goste, são estes os políticos que nos têm de tirar da crise. Sabe porquê? Porque não há outros. Não se compram nos hipermercados nem se fazem na China. São estes.

    E é por isso que V. vai ter de escolher entre Sócrates e Ferreira Leite. Se o seu objectivo é esperar que MFL perca para o PSD tirar um coelho da cartola, isso é um triste objectivo. Porque entretanto entregaremos o país mais quatro anos a Sócrates.
    Tem a certeza que é mesmo isso que quer?

    Cumprimentos

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 17:51

    cogumelos mágicos
    isso é na malveira, aqui é mais prá joana d’arc.

    Gostar

  37. baladupovo's avatar
    baladupovo permalink
    18 Março, 2009 18:03

    «Nunca a vi contestar o TGV quando foi governante.
    Chego a pensar que este PSD só não quer o TGV porque é o PS que o vai fazer.»

    PARABENS, ESTA TIRADA É MAIS QUE SUFICIENTE E REVELADORA DAS MOTIVAÇÕES.
    ACERTOU NA MOUCHE!!

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    18 Março, 2009 18:25

    E se os mandássemos todas borda fora?!… é que me parecem todos feitos da mesma cepa, senão do mesmo cacho.
    É, também, muito interessante ver-se, agora, toda a gente muito preocupada com o amanhã das nossas futuras gerações… então, e aquando da Abrilada de 74, não fizeram contas ao futuro… referendo?!…
    Eheheh!
    A nossa situação actual é o resultado, puro e duro, duma descolonização desbragada e não sem interesses sectários mas que não da Pátria e do seu povo.
    Limpem-se, agora, a esse sujo guardanapo.
    Para Angola e em força!… “cambada”.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Lusitana Antiga Liberdade permalink
    18 Março, 2009 19:04

    Meu caro amigo:

    O grande problema é que o mundo mudou com a crise em 2008. Tudo que antes se defendeu com afinco(ex: TGV) deixou, neste momento, de fazer qualquer sentido.

    Gostar

  40. Caty Waves's avatar
    Caty Waves permalink
    18 Março, 2009 19:19

    Pois agora é que ele faz mais sentido do que nunca!
    Se há uns anos atrás ele iría provocar maravilhas como dizia a Coligação da Tanga: “aumento do PIB em mais de 2%, diminuição do desemprego em mais de 3%, dinamização como nunca do tecido economico e empresarial…” COMO DIZER ENTÃO QUE NÃO FAZ SENTIDO NUMA ALTURA EM QUE O MUNDO SE DEBATE COM O AUMENTO DO DESEMPREGO?!
    COMO NAO FAZ SENTIDO AGORA QUE TODA A GENTE ACONSELHA O INVESTIMENTO EM OBRAS PÚBLICAS?!

    DEIXEM-SE DE BRINCADEIRAS E DE SONSICES,

    Gostar

  41. olhão's avatar
    olhão permalink
    18 Março, 2009 19:35

    #29 Rxc disse: “Um país como Portugal não pode continuar de costas voltadas para o Mar”
    Nã vá abanhar não!!! Isso dos submarinos é p’ra ir prá Caparica?

    Gostar

  42. JB's avatar
    18 Março, 2009 19:39

    Seja de Lavacolhos ou de Silvares, ponto.

    «Nunca a vi contestar o TGV quando foi governante.
    Chego a pensar que este PSD só não quer o TGV porque é o PS que o vai fazer»

    a) Toda a trapalhada actual, com os (ir)responsáveis ministros e PM do momento, não é mais do que o reflexo da dinâmica despesista do regime.
    Felizmente há crise, a ver se esta gente ganha um pouco de juízo.
    Porque é que eu, que não sou economista, achei o plano Cherne/Aznar uma idiotice?
    Devo ser bruxo.

    b) É de facto lamentável, que a oposição do PSD ao projecto TGV, possa ter a ver com a segunda constatação.
    Faz-me lembrar a estupidez de um anterior vice presidente do PSD: não, o PSD não tem que apresentar nenhuma alternativa à Ota, é o governo que o tem de fazer! O bronco do Cacilheiro, há dois anos em resposta a um jornalista.

    c) Ainda agora, na AR, este governo/MDN, se prepara para fazer aprovar um pacote legislativo, a atirar para o imbecil, com o beneplácito do PSD (e CDS). Porque sim. Porque não sabem, nem querem saber.

    Nada a fazer. Em democracia, pode ser-se ministro (ou general) e ser atrasado mental. Ou parecê-lo.

    Gostar

  43. olhão's avatar
    olhão permalink
    18 Março, 2009 19:40

    #39 Lusitana
    (o TGV) deixou, neste momento, de fazer qualquer sentido.
    pra voltar a fazer sentido se a septuagenária fosse PM…

    Num país de cegos quem tem olho é rei. (por falar em rei, lembrei-me do bolo-rei)

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    18 Março, 2009 19:45

    1. Quanto ao referendo, subscrevo este comentário:

    “Tou mesmo a ver um cidadão de Lavacolhos ( Serra da Estrela ) a votar o TGV…..!!”

    2. Quanto à mudança de opinião do PSD, faz lembrar a mudança de opinião do PS, antes das eleições face ao aumento de impostos, e depois das eleições! Mesmo aqui, nada de novo na frente de guerra.

    Gostar

  45. olhão's avatar
    olhão permalink
    18 Março, 2009 19:47

    “A nossa situação actual é o resultado, puro e duro, duma descolonização desbragada e não sem interesses sectários mas que não da Pátria e do seu povo.
    Limpem-se, agora, a esse sujo guardanapo.”

    Eras pide no tempo da outra senhora.
    Agora vais todos os fins-de-semana ao cemitério de Santa Comba Dão, carpir as tuas mágoas sobre a campa do “botas” e levar-lhe um cravinho vermelho.
    Que a terra lhe seja pesada. Ámen

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    18 Março, 2009 19:47

    A propósito, lembram-se do Grande Líder falar todos os dias, nas TV’s, sobre o déficit de 3,0%, como a sua maior conquista?

    Pois é, o que dirá agora o tal de Pinócrates, sobre os 3,0% de déficit?

    Quanto será o déficit (real), em final de 2009? arriscamos: entre 5,0% e 7,0%. Registem….

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    18 Março, 2009 19:48

    “Eras pide no tempo da outra senhora.
    Agora vais todos os fins-de-semana ao cemitério de Santa Comba Dão, carpir as tuas mágoas sobre a campa do “botas” e levar-lhe um cravinho vermelho.
    Que a terra lhe seja pesada. Ámen”

    Não será este mesmo “comentador”, um tal que defende a “primavera” Marcelista?

    Marcello, esse Democrata Colonial!

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    18 Março, 2009 19:50

    “Felizmente há crise, a ver se esta gente ganha um pouco de juízo”.

    Ora bem, não vai ficar peda sobre pedra. Nem a Martifer ou o Grupo Lena se aguentarão!

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    18 Março, 2009 19:51

    “COMO NAO FAZ SENTIDO AGORA QUE TODA A GENTE ACONSELHA O INVESTIMENTO EM OBRAS PÚBLICAS?!”

    Com o dinheiro dos alemães, é que não fazes obras públicos. Garantido.

    Gostar

  50. CAA's avatar
    18 Março, 2009 19:51

    Luís Castro,

    «… experimente, um dia destes, criticar de facto o PS, sem, de caminho, procurar criticar o PSD.»

    É uma tentativa impossível, sabe, para quem quer ser isento e dizer o que pensa e não o que lhe convém.

    Gostar

  51. olhão's avatar
    olhão permalink
    18 Março, 2009 19:54

    #10 Rxc “vivo num concelho do Oeste, que não sei bem porquê”
    Pergunta à tua mãezinha porque é que não te pariu na Madeira.

    Gostar

  52. olhão's avatar
    olhão permalink
    18 Março, 2009 19:57

    J disse: “Não será este mesmo “comentador”, um tal que defende a “primavera” Marcelista?

    Marcello, esse Democrata Colonial!”

    Desculpas, lá em casa não perdías um “Serão em Família”

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    18 Março, 2009 20:00

    “Desculpas, lá em casa não perdías um “Serão em Família””

    Enganas-te, Pá. Os Ditadores, sendo frouxos ou não, são Diatdores.

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 20:11

    “Quanto será o déficit (real), em final de 2009? arriscamos: entre 5,0% e 7,0%”

    Depende. Com o Constâncio a Governador ou não? Com ou sem EP? Com ou sem os imóveis vendidos?

    Gostar

  55. Anónimo's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 20:15

    Faço minhas as palvras de CAA

    Chego a pensar que este PSD só não quer o TGV porque é o PS que o vai fazer.

    Para os mais distraídos ou de memoria curta:

    http://dn.sapo.pt/2008/06/24/economia/governo_ferreira_leite_aprovou_4_lin.html

    Gostar

  56. olhão's avatar
    olhão permalink
    18 Março, 2009 20:17

    O PSD depois de Sá Carneiro perdeu-se até que encontrou o Silva. Bem podes esperar sentado pelo próximo.

    Gostar

  57. fado alexandrino's avatar
    18 Março, 2009 20:21

    Pois eu estou a ver esse cidadão a PAGÁ-LO!!!

    Argumentação ao nível da bisca lambida.
    Então agora cada tuga só devia pagar o bem público que utilizar?

    Gostar

  58. fado alexandrino's avatar
    18 Março, 2009 20:24

    Se bem me lembro, MFL era (deixa ver se não estou em erro)… hhmmm, ah!, era Ministra das Finanças.

    Veja se consegue perceber uma coisa, e os outros senhores também.
    O que é bom hoje, pode não ser bom amanhã.
    Nunca ouviu dizer que só os burros não mudam de opinião?

    Gostar

  59. Luis Melo's avatar
    18 Março, 2009 20:30

    Caro CAA, não há ninguém que tenha falado mais contra o TGV, do que Manuela Ferreira Leite. Por isso, considero que ela não tem nada a provar a ninguém.

    A questão que coloca sobre a sua posição, quando era ministra das finanças é pertinente, mas… Desafio-o a mostrar algum artigo de opinião (ou outro) em que Ferreira Leite se tenha mostrado a favor da concretização do projecto.

    Uma coisa é não se pronunciar, outra é concordar. Em política, quem cala, não consente.

    Gostar

  60. Piscoiso's avatar
    18 Março, 2009 20:36

    Eu apoio a Manuela F. Leite, quando era mais novinha. Porque eu quero o TGV. Seja qual for o Governo.
    Quando ando pela Europa, normalmente em TGV, gostava de chegar a Portugal nesse comboio de voo rasante.

    Gostar

  61. Anónimo's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 20:38

    AGG

    A localização do aeroporto foi transferida para Alcochete. Alguns meses antes o laranja, antigo ajudante de ministro de Cavaco, comprou 6.000 Ha de terrenos em Alcochete. Entretanto apareceram unas senhores muito voluntariosos para ajudarem no impasse que se tinha ficado sobre a Ota.
    Muitas coincidências.

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    18 Março, 2009 20:45

    Olhão, que é burro que nem uma porta já todos percebemos. Vá tirar um curso Novas Oportunidades para mentecaptos, pode ser que isso lhe passe.

    Não vai é voltar a ser insultuoso para quem não tem nada a ver com a discussão, ok?

    Gostar

  63. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 20:49

    #59 “Ferreira Leite se tenha mostrado a favor da concretização do projecto.”
    acho que assinou uns papéis que os espanhóis lhe puseram à frente depois de um almoço regado a casal garcia.

    Gostar

  64. CAA's avatar
    18 Março, 2009 20:57

    Luís Melo,

    «Caro CAA, não há ninguém que tenha falado mais contra o TGV, do que Manuela Ferreira Leite. Por isso, considero que ela não tem nada a provar a ninguém.»

    Em primeiro lugar, isso não é verdade – muito mais gente tem desmontado esse ‘elefante branco’.

    Mas talvez seja a altura da sra. passar das palavras aos actos…

    Gostar

  65. Piscoiso's avatar
    18 Março, 2009 21:03

    Vá lá que foi o Casal Garcia, que é um verde fracote (9% vol).
    Se lhe pusessem à frente um verde da Casa de Sezim (12,5%vol), ia para a farra com os espanhóis.

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 21:18

    #65 a casta loureiro não é aconselhável de momento. o que está a dar é o metasulfito. é cá uma tolada meu.

    Gostar

  67. olhão's avatar
    olhão permalink
    18 Março, 2009 21:21

    #62 Rxc “Não vai é voltar a ser insultuoso para quem não tem nada a ver com a discussão, ok?”
    Isso não serão tiques neofascistas?
    “Olhão, que é burro que nem uma porta já todos percebemos”
    Não o tratei por burro, nem fui insultuoso. VC. é parece que tem a cabeça cheia de serradura em vez de massa cinzenta.
    Conho!!! me hai salido um cerdo…

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    18 Março, 2009 21:36

    Anda para aí um tal d`Olhão que, afinal, é cego que nem calhau, além de um triste e mentecapto pau-mandado.
    Que fique bem claro… ser “conectado com o antigamente”, já nem me desgosta, depois de viver “aquilo” que o presente e “democrático sistema” nos vem oferecendo.
    Dei à minha Pátria, mais do que algum “democrata desta nova vaga” estará preparado para lhe dar… “istas” (Mao, Trotsk, Lenin, Stalin, etc.) acagaçados e cobardolas de então, hoje, refastelados nas cadeiras do poder neo-capitalista, passando a vida a “malhar no ceguinho”… com a “moca” do costume.
    Sendo eu do antigamente… quem não se sente não é filho de boa gente… esse tal d`Olhão que se cuide, devia mesmo ir para Cuba para lhe “tratarem do olho”.
    AQue me desculpem todos os outros companheiros bloguistas, mas… este “invisual” estava a pedi-las.

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    18 Março, 2009 21:50

    Olhão,

    Aparece de várias maneiras, mas a gente topou-o quando se descaiu, com a admiração pelo Ditador frouxo, de seu nome Caetano. São os neo-socialistas, que admiram a “autoridade” do Grande Líder, que se reconhecem no “mérito” Varista e no saque do “Coelhone”.

    Já lhe dissemos que nada temos que ver com o Centrão do Loureiro/Coelho, ou do Neto/Júdice, ou ainda do Constâncio/Machete.

    O fim da III República, que só sobrevive à custa do subsídio alemão, pede-se.

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 21:56

    #68 e 69 andaram a sniffar machadinhos, seus marotos!

    Gostar

  71. Desconhecida's avatar
    18 Março, 2009 21:59

    “#68 e 69 andaram a sniffar machadinhos, seus marotos!”

    A admiração por Caetano, está desse lado.

    Há porcos mais iguais do que outros.

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Março, 2009 22:22

    #71 “A admiração por Caetano, está desse lado.”
    sim admiro e ouço caetano, tenho bué de discos e cds. dizem que é comunista, mas não sou alérgico. recomendo o leãozinho.

    Há porcos mais iguais do que outros. para não falar das porcas, algumas são sextavadas.

    Gostar

  73. toino's avatar
    18 Março, 2009 22:48

    Este é o pensamento político que temos (em Portugal), está em todas:

    · Estádios de futebol, hoje às moscas,
    · TGV,
    · novo aeroporto,
    · nova ponte,
    · auto-estradas onde bastavam estradas com bom piso,
    · etc. etc.

    A quem na verdade serve tudo isto?

    PORTUGUESES, LEIAM AS LINHAS SEGUINTES E PENSEM

    A QUEM VAI SERVIR O TGV …

    1. AOS FABRICANTES DE MATERIAL FERROVIÁRIO,
    2. ÀS CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E …CLARO,
    3. AOS BANCOS QUE VÃO FINANCIAR A OBRA …

    OS PORTUGUESES FICARÃO – UMA VEZ MAIS

    – ENDIVIDADOS DURANTE DÉCADAS

    POR CAUSA DE MAIS UMA OBRA MEGALÓMANA ! ! !

    Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.

    Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos nossos ‘Alfa’ por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio aos passageiros.

    A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas.

    Não fora conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemáticos pelos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos.

    Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.

    A resposta está na excelência das suas escolas,

    · na qualidade do seu Ensino Superior,
    · nos seus museus e escolas de arte,
    · nas creches e jardins-de-infância em cada esquina,
    · nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.

    Percebe-se bem porque não

    · construíram estádios de futebol desnecessários,
    · constroem aeroportos em cima de pântanos,
    · nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.

    O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.

    É por isso que, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos).

    É por razões de sensatez que não o encontramos

    · na Noruega,
    · na Suécia,
    · na Holanda
    · e em muitos outros países ricos.

    Tirar 20 ou 30 minutos ao ‘Alfa’ Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do País.

    Para além de que, dado ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.

    Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se:

    – 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma);
    – mais 1.000 (mil) creches (a 1 milhão de euros cada uma);
    – mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos (a 1milhão de euros cada um).

    E ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências como, por exemplo, na urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.

    Gostar

  74. Desconhecida's avatar
    18 Março, 2009 23:02

    “Estádios de futebol, hoje às moscas,”

    Curiosamente o “pai” do Euro – 2004, foi Sócrates. A “mãe” foi o Carlos Cruz!

    Só podia dar no que deu…

    Gostar

  75. Caty Waves's avatar
    Caty Waves permalink
    18 Março, 2009 23:23

    COMENTANDO:

    septuagenária senhora pifou de vez daqueles neurónios!
    Muda de opinião mais rápido que os seus gestores de dinheiros públicos e privados mudam de camisa.
    Quando esteve no poleiro anunciaram o TGV com 5 linhas!! com direito a apresentação pomposa ao lado do Aznar..em 2003!
    E não com 3 mas sim com 5 linhas!!!
    (…E MAIS CARO DO QUE O ACTUAL..BEM MAIS CARINHO!..)

    …E o mais sensacional: DIZA ELA NA ALTURA QUE AQUELE ERA UM INVESTIMENTO INADIÁVEL E FUNDAMENTAL PARA O PAÍS, QUE IRÍA ORIGINAR UM CRESCIMENTO DO PIB ECONÓMICO EM MAIS DE 2%!!
    E O FARÍA O DESEMPREGO BAIXAR NA ORDEM DOS 3%!!
    Ora se o TGV era tudo isso nessa altura..quanto mais não será ele necessário agora?!

    COMENTÁRIO:

    alguém disse:

    «Parece que não se recorda que Sócrates “prometeu” não subir impostos!»

    – RECORDO SIM SENHORA, MAS QUANDO SE DESCOBRIU QUE O DÉFICE DEIXADO PELA DIREITA COLIGADA (A Coligação da Tanga!) ERA BEM SUPERIOR AOS 4,1 ANUNCIADOS ELE TEVE QUE SUBIR O IVA EM 2% (o mesmo que a Coligação fez quando chegou ao poleiro..de 17 para 19%!)
    AHH…NÃO TE CHEGUEI A DIZER QUAL FOI O DÉFICE DESMASCARADO EM BRUXELAS E QUE A MANUELA TENTOU ESCAMOTEAR COM ALDRABICES, VENDAS DE CRÉDITOS FISCAIS AO CITYBANK E RECEITAS EXTRAORDINÁRIAS?!
    …FOI A MÓDICA CIFRA DE 6,83% !!! O MAIS VERGONHOSO DA EUROPA!
    Isto é que eles foram credíveis a “mexer” nos Dinheiros Públicos (os nossos dinheiros!!)

    alguém disse:

    «Parece que Sócrates não “prometeu”, criar 150.000 empregos líquidos!»

    NÃO, NÃO “PROMETEU”..TINHA COMO META ESSA MARCA. MAS AINDA BEM QUE FALAS NISSO..CERTAMENTE SE ESTÁS INFORMADA SABES QUE ATÉ À CHEGADA DA MAIOR CRISE MUNDIAL DESDE 1929 (que a Oposição ainda não deu por ela!) SABES QUE O EMPREGO “LÍQUIDO” (entre o deve e o haver) …FORAM CERCA DE 133 MIL EMPREGOS!!! …NÃO FALTOU MUITO PARA ATINGIR A META.
    AGORA DIZ-ME TU COMO É QUE QUERÍAS ATINGIR ESSA META QUANDO O QUE ESTÁ A ACONTECER EM PRACTICAMENTE TODO O MUNDO É O AUMENTO DO DESEMPREGO POR CAUSA DA CRISE MUNDIAL!

    alguém disse:

    Parece que Sócrates não “prometeu” fazer a Ota!

    PROMETEU SIM SENHORA, IRÍA DAR SEQUÊNCIA AO QUE OS ANTERIORES GOVERNOS TINHAM POR DECISÃO FAZER, BASEADOS EM ESTUDOS EM QUE TODOS INDICAVAM A OTA COMO A MELHOR ESCOLHA. SÓ QUE COMO TAMBÉM DEVES ESTAR RECORDADO (a menos que tenhas memória selectiva) HOUVE UM ESTUDO APRESENTADO À ÚLTIMA DA HORA PELOS EMPRESÁRIOS
    E O QUE O GOVERNO FEZ?
    DECIDIU E BEM DAR 6 MESES AO LNEC PARA FAZER O ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A OTA E ALCOCHETE.
    E O GOVERNO SEGUIU A INDICAÇÃO DE ALCOCHETE PORQUE ESSA ERA, SEGUNDO O LNEC, A MELHOR ESCOLHA.

    (Pelos vistos o que se soube recentemente é que os amigalhaços e os homens de confiança de Cavaco do do Psd no BPN, os Oliveiras e Costas e os Dias Loureiros…COMPRARAM 6.000 HECTARES À VOLTA DO AEROPORTO DE ALCOCHETE ANTES DE O LNEC ANUNCIAR A DECISÃO QUE LÁ ERA O MELHOR SÍTIO!!!
    Agora percebo porque é que o Psd deixou de gostar da Ota, a localização que defenderam durante anos e anos!!)

    Gostar

  76. Gonçalo Marques's avatar
    19 Março, 2009 00:09

    Caro CAA

    Há aqui um ligeiro problema de interpretação, parece-me:

    1. MFL fez parte de um governo que “lançou” publicamente – e talvez pela primeira vez a sério – o debate nos “media” e junto da “opinião pública” sobre o TGV
    2. Repito: este governo LANÇOU o debate. Não se mostrou favorável ou desfavorável, mas procurou estudar se a hipótese era viável ou não
    3. MFL não era líder deste governo, era Ministra das Finanças
    4. NÃO OUVI, na altura MFL dizer a sua opinião
    5. Tendo defendido – como sempre defendeu (e ainda hoje) – uma política de austeridade, custa-me a crer que MFL tenha sido uma defensora, à época, da solução TGV
    6. Nenhum dos detractores de MFL apresentou datas e/ou declarações proferidas por MFL a dizer AMEN ao TGV (ou estarei enganado?)

    Mas posso sempre perguntar – de que serve uma discussão estéril sobre o passado já julgado pelos eleitores (apesar de eu ser do ofício de Clio) se o que está agora em causa é o futuro do país e perceber se esta é ou não uma obra que traga DESENVOLVIMENTO (porque crescimento sabemos nós que traz: crescimento dos cofres da Mota_Engil, da Soares da Costa e de outros construtores …) ao nosso país!

    Penso que estamos de acordo que será um investimento enorme que não sabemos se vai trazer benefícios efectivos. Não será melhor apostar em Laboratórios, Escolas, Hospitais e Equipamentos Sociais e Culturais?

    Gostar

  77. Desconhecida's avatar
    19 Março, 2009 00:09

    Enfatizando a ideia do regresso do clima de “confiança”, José Sócrates deixou também alguns recados à oposição, considerando que quem promove o pessimismo “rejeitando todos os sinais de recuperação da confiança, não está a fazer oposição ao Governo, está a fazer oposição ao país”.

    “Também não andamos a perder tempo, entretidos a dizer mal dos governos anteriores, a queixarmo-nos da pesada herança, nem a carregar de negro a situação do país que encontrámos. E olhem que face ao desplante de algumas críticas vindas de quem teve responsabilidades na governação até há um ano atrás, acreditem que não foi fácil”, acrescentou ainda José Sócrates.

    “A prioridade maior na agenda do Governo ao longo deste primeiro ano foi a modernização da economia”, disse, lembrando as medidas de desburocratização lançadas, como a criação da “empresa na hora”.

    Este ano, referiu o primeiro-ministro, foi também o ano do início do processo de consolidação das contas públicas, que obrigou à aplicação de “medidas de emergência” para a redução do défice.

    Os investimentos que têm sido anunciados nos últimos meses também não foram esquecidos, com José Sócrates a apontá-los como indicadores de “um novo ciclo de investimento modernizador”.

    “Não nos ouvirão, contudo, reconstruir nenhuma teoria do oásis, nem pré-anunciar retomas da economia”, avisou o primeiro- ministro, lembrando ainda que este foi também o ano de arranque do Plano Tecnológico.

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1250491&idCanal=34

    Gostar

  78. Desconhecida's avatar
    19 Março, 2009 00:15

    Lisboa, 24 Out (Lusa) – O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates (foto), afirmou nesta terça-feira que a economia portuguesa está num momento de “mudança e virada”, apresentando indicadores de recuperação que representam um sinal de confiança para os investidores e para as instituições internacionais.

    Falando depois das intervenções do ministro luso da Economia, Manuel Pinho, e do presidente do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI), Jaime Andrez, o primeiro-ministro defendeu que está se assistindo “a um movimento modernizador da economia portuguesa”.

    No seu discurso, feito de improviso, José Sócrates começou por ressaltar os dados do crescimento econômico referentes aos primeiros seis meses do ano, frisando que o Banco Portugal (banco central luso) já fez uma revisão em alta da sua estimativa de 0,8% para 1,2%, podendo ainda aumentar a sua previsão após a divulgação dos dados referentes ao terceiro trimestre.

    “O governo prevê um crescimento de 1,4% no final do ano. Não é ainda o crescimento que queremos, mas é uma inversão da tendência, porque esse crescimento é superior à soma de todos os verificados nos últimos quatro anos”, sustentou.

    José Sócrates referiu ainda que o crescimento econômico que se registrará no final de 2006 “teve como base o aumento das exportações e não o consumo”.

    “A economia portuguesa vai crescer e as contas públicas vão ficar em ordem”, garantiu

    http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=4364

    Gostar

  79. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Março, 2009 00:17

    “Agitando o espantalho do deficit, José Sócrates e o PS apenas procuravam esconder a sua adesão incondicional ao neoliberalismo, e o completar do processo de fusão ideológica do PS com a direita.
    Daí não espantar as boas graças que obtém do grande capital que tem apreciado «a tenacidade do Governo». Por outras palavras e parafraseando uma conhecida fórmula do capitalismo norte-americano, o que é bom para o governo é bom para o grande capital.”

    José Paulo Gascão – 16.01.09

    Servido por uma eficaz máquina que lhe amplia a mensagem publicitária, o protege e prepara para as aparições públicas, José Sócrates começou por ignorar e desmentir as crises – a portuguesa e a internacional –, aproveitando todas as oportunidades para publicitar a imagem idílica de um Portugal imaginário que os factos desmentiam.

    Certo do apoio do grande capital que o apreciava e «gostaria, portanto, que este Governo tivesse sucesso» (sic) e do apoio duma comunicação social domesticada e dominada pelos interesses de classe que ambos servem, José Sócrates manteve a mesma atitude irresponsável de negar as evidências.

    A fusão ideológica do PS com a direita

    Com maioria absoluta na Assembleia da República e beneficiando do alívio geralmente sentido pelo fim do anedótico governo de Santana Lopes, José Sócrates aproveitou um estudo «previsional» que o seu camarada do partido Vítor Constâncio lhe preparou, na sua qualidade de presidente do Banco de Portugal, e amedronta o país com um conveniente «deficit público previsível» de 6,8% do PIB, como se tivesse sido eleito para continuar o carnaval santanista.

    Agitando o espantalho do deficit, José Sócrates e o PS apenas procuravam esconder a sua adesão incondicional ao neoliberalismo, e o completar do processo de fusão ideológica do PS com a direita.

    Daí não espantar as boas graças que obtém do grande capital que tem apreciado «a tenacidade do Governo». Por outras palavras e parafraseando uma conhecida fórmula do capitalismo norte-americano, o que é bom para o governo é bom para o grande capital.

    O Zé

    Gostar

  80. olhão's avatar
    olhão permalink
    19 Março, 2009 00:23

    #J
    Aparece de várias maneiras, mas a gente topou-o quando se descaiu, com a admiração pelo Ditador frouxo, de seu nome Caetano. A admiração por Caetano, está desse lado.

    Mas onde é que foi descobrir a nossa admiração pelo Caetano? Nunca o admirei, sempre soube que era a continuação do mesmo, o homem não tinha nenhum poder. Até concordei com algumas propostas que o Spínola defendia no livro(Portugal que Futuro). Nessa altura pertencia à SEDES. Que conclusão mais bacôca a sua.
    Há-de dizer-me quem foi o pai da CCB, da Parque Expo, das auto-estradas, etc. Não vivíamos então dos subsídios dos alemães? Memória curta? As idéias mudam-se quando dá jeito, a cara sem vergonha não.
    A senhora dos óculos escuros devia usar uma burca, sempre disfarçava.
    Nunca se fizeram tantas reformas como nesta legislatura, não estão completas, mas ficarão na próxima legislatura.

    Gostar

  81. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Março, 2009 00:46

    “Nunca se fizeram tantas reformas como nesta legislatura, não estão completas, mas ficarão na próxima legislatura”.

    E o gráfico do Dr. Medina Carreira?

    E os 10 anos de governação Socialista, dos últimos 13 anos?

    Enganar? Só os tolos, ou os Novas Oportunidades!

    Aliás, uma das grandes reformas do Grande Líder a Nova Treta, para encher de Obscurantimo, o Zé!

    Já agora, o que é a SEDES? Centrão! Talvez, a Central de Compras mais “eficiente” de Portugal!

    Nós sabemos quem lá esteve e quem lá está.

    Gostar

  82. Katy Waves's avatar
    Katy Waves permalink
    19 Março, 2009 01:34

    A septuagenária senhora pifou de vez daqueles neurónios!
    Muda de opinião mais rápido que os seus gestores de dinheiros públicos e privados mudam de camisa.
    Quando esteve no poleiro anunciaram o TGV com 5 linhas!! com direito a apresentação pomposa ao lado do Aznar..em 2003!
    E não com 3 mas sim com 5 linhas!!!
    (…E MAIS CARO DO QUE O ACTUAL..BEM MAIS CARINHO!..)

    …E o mais sensacional: DIZA ELA NA ALTURA QUE AQUELE ERA UM INVESTIMENTO INADIÁVEL E FUNDAMENTAL PARA O PAÍS, QUE IRÍA ORIGINAR UM CRESCIMENTO DO PIB ECONÓMICO EM MAIS DE 2%!!
    E O FARÍA O DESEMPREGO BAIXAR NA ORDEM DOS 3%!!
    Ora se o TGV era tudo isso nessa altura..quanto mais não será ele necessário agora?!

    COMENTÁRIO:

    alguém disse:

    «Parece que não se recorda que Sócrates “prometeu” não subir impostos!»

    – RECORDO SIM SENHORA, MAS QUANDO SE DESCOBRIU QUE O DÉFICE DEIXADO PELA DIREITA COLIGADA (A Coligação da Tanga!) ERA BEM SUPERIOR AOS 4,1 ANUNCIADOS ELE TEVE QUE SUBIR O IVA EM 2% (o mesmo que a Coligação fez quando chegou ao poleiro..de 17 para 19%!)
    AHH…NÃO TE CHEGUEI A DIZER QUAL FOI O DÉFICE DESMASCARADO EM BRUXELAS E QUE A MANUELA TENTOU ESCAMOTEAR COM ALDRABICES, VENDAS DE CRÉDITOS FISCAIS AO CITYBANK E RECEITAS EXTRAORDINÁRIAS?!
    …FOI A MÓDICA CIFRA DE 6,83% !!! O MAIS VERGONHOSO DA EUROPA!
    Isto é que eles foram credíveis a “mexer” nos Dinheiros Públicos (os nossos dinheiros!!)

    alguém disse:

    «Parece que Sócrates não “prometeu”, criar 150.000 empregos líquidos!»

    NÃO, NÃO “PROMETEU”..TINHA COMO META ESSA MARCA. MAS AINDA BEM QUE FALAS NISSO..CERTAMENTE SE ESTÁS INFORMADA SABES QUE ATÉ À CHEGADA DA MAIOR CRISE MUNDIAL DESDE 1929 (que a Oposição ainda não deu por ela!) SABES QUE O EMPREGO “LÍQUIDO” (entre o deve e o haver) …FORAM CERCA DE 133 MIL EMPREGOS!!! …NÃO FALTOU MUITO PARA ATINGIR A META.
    AGORA DIZ-ME TU COMO É QUE QUERÍAS ATINGIR ESSA META QUANDO O QUE ESTÁ A ACONTECER EM PRACTICAMENTE TODO O MUNDO É O AUMENTO DO DESEMPREGO POR CAUSA DA CRISE MUNDIAL!

    alguém disse:

    Parece que Sócrates não “prometeu” fazer a Ota!

    PROMETEU SIM SENHORA, IRÍA DAR SEQUÊNCIA AO QUE OS ANTERIORES GOVERNOS TINHAM POR DECISÃO FAZER, BASEADOS EM ESTUDOS EM QUE TODOS INDICAVAM A OTA COMO A MELHOR ESCOLHA. SÓ QUE COMO TAMBÉM DEVES ESTAR RECORDADO (a menos que tenhas memória selectiva) HOUVE UM ESTUDO APRESENTADO À ÚLTIMA DA HORA PELOS EMPRESÁRIOS
    E O QUE O GOVERNO FEZ?
    DECIDIU E BEM DAR 6 MESES AO LNEC PARA FAZER O ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A OTA E ALCOCHETE.
    E O GOVERNO SEGUIU A INDICAÇÃO DE ALCOCHETE PORQUE ESSA ERA, SEGUNDO O LNEC, A MELHOR ESCOLHA.

    (Pelos vistos o que se soube recentemente é que os amigalhaços e os homens de confiança de Cavaco do do Psd no BPN, os Oliveiras e Costas e os Dias Loureiros…COMPRARAM 6.000 HECTARES À VOLTA DO AEROPORTO DE ALCOCHETE ANTES DE O LNEC ANUNCIAR A DECISÃO QUE LÁ ERA O MELHOR SÍTIO!!!
    Agora percebo porque é que o Psd deixou de gostar da Ota, a localização que defenderam durante anos e anos!!)

    Gostar

  83. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    19 Março, 2009 02:34

    PRAGMATISMO, PROACTIVIDADE e OPORTUNIDADE:
    .
    -AEROPORTO DE ALCOCHETE
    (o Centro, Coimbra, a Montanha e o Litoral, são a única Região do País sem um Aeroporto Internacional, qual “caixote do lixo nacional” com uma rede de estradas de montanha miserável para a desertificação):
    .
    Air passenger numbers drop for first time in 17 years (Passageiros de avião cai pela primeira vez em 17 anos
    http://business.timesonline.co.uk/tol/business/industry_sectors/transport/article5914286.ece
    .

    -TGV
    (compreensível por exº nos EUA país das 8H de voo a jacto da costa do Atlântico ao Pacifico, com cidades mais populosas que Portugal inteiro
    e com capacidade tecnológica própria para High-Speed Trains)
    .
    High-speed rail on faster track
    http://www.newsobserver.com/news/growth/story/1423971.html

    -A REALIDADE DE HOJE:
    (escancarada em toda a Comunicação Social Estrangeira sobre Portugal):
    .
    Dollar defies recipe for currency collapse (refª Portugal)
    http://www.telegraph.co.uk/finance/breakingviewscom/4968519/Dollar-defies-recipe-for-currency-collapse.html
    .

    Gostar

  84. Desconhecida's avatar
    Ruben permalink
    19 Março, 2009 06:14

    e depois,
    .
    Financial products could be banned in banking overhaul
    http://www.telegraph.co.uk/finance/5007276/Financial-products-could-be-banned-in-banking-overhaul.html
    .
    e mais,
    .
    (REFORMA PATRIOTICA) Patriotic retirement
    .
    There’s about 40 million people over 50 in the work force -pay them $1 million apiece severance with the following stipulations:
    (Há cerca de 40 milhões de pessoas com mais de 50 anos, paguem a cada 1 milhão de dolars com as seguintes condições:)
    .
    1) They leave their jobs. Forty million job openings – Unemployment fixed. (Abandonam o seu Emprego. 40 milhões de novos Postos de Trabalho abertos = Desemprego FIXADO)
    .
    2) They buy NEW American cars. Forty million cars ordered – Auto Industry fixed. (Comprarem carro novo americano. 40 milhões de carros comprados = Industria automobilistica FIXADA)
    .
    3) They either buy a house/pay off their mortgage – Housing Crisis fixed. (Comprarem uma casa ou liquidarem o seu empréstimo de habitação = Crise Imobiliária FIXADA) . Simples e mais barato.
    .
    e ainda há mais:
    .
    -How to protest at work the French way – take the boss hostage
    http://www.independent.co.uk/news/world/europe/how-to-protest-at-work-the-french-way-ndash-take-the-boss-hostage-1644892.html
    .
    Summit police fear attacks on hotels used by the G20 leaders
    Security will be bolstered against ‘guerrilla’ raids
    http://www.timesonline.co.uk/tol/news/politics/article5927699.ece
    .
    Barcelona
    .
    E não vale a pena mais ….. Atrazem-nos mais. Interessante “TGV´s e Aeroporto’s para visitar um Portugal de “Baixas” (cascos históricos) pôdres e cheios de merda ….. A grande visão do futuro nacional”

    Gostar

  85. JR's avatar
    19 Março, 2009 12:13

    Os cães de fila da “dama de pau carunchoso,” compareceram todos para defenderem a sua dama.

    Gostar

  86. CAA's avatar
    19 Março, 2009 15:51

    Gonçalo Marques (76),

    Ainda que aceitasse a sua argumentação, e eu não o faço, esta em nada, mesmo nada, contraria o que escrevi e que agora lhe recordo:

    «Embora, neste caso, concorde com Ferreira Leite, espantam-me os seus reparos. Nunca a vi contestar o TGV quando foi governante.»

    V. pressupõe o que MFL pensaria na altura. Eu digo que, na altura, ela nada disse contra o TGV: é um facto.

    Mas se MFL quer mesmo o que agora diz peça o referendo – será a prova dos nove…

    Gostar

  87. Gonçalo Marques's avatar
    19 Março, 2009 21:39

    Caro CAA

    Apesar do que nos une, o ponto fundamental que nos separa é a interpretação do(s) silêncio(s) de MFL

    O CAA parte do princípio que ao não ter dito nada contra, não significa que se opusesse, na altura ao TGV

    Eu direi que, ao não se ter pronunciado sobre o TGV, MFL pode ter mostrado a sua oposição “em surdina” para não melindrar o debate (e repito: O DEBATE!) que na altura se estava a fazer

    Um abraço amigo

    Gostar

  88. anti-liberal's avatar
    anti-liberal permalink
    21 Março, 2009 05:01

    Caro Luis Castro,
    É tempo perdido fazer notar ao C.A.A. a miséria em que o PS enterrou a Pátria. Quando os grandes-chefes socialistas (a quem só faltam as penas na cabeça e a cara pintada) resolvem projectar as coisas mais absurdas, os modernistas põem-se logo aos gritos e a bater palmas. O Povo Português não conta.
    É uma tristeza e não se consegue perceber como ainda há quem seja capaz de trocar palavras com imbecis deste calibra.
    Não se está a tratar de uns trocados mas sim do miséria de um Povo.

    Gostar

  89. anti-liberal's avatar
    anti-liberal permalink
    21 Março, 2009 05:03

    Caro Luis Castro,

    Cumprimentos,

    Nuno 😉

    Gostar

  90. Barros's avatar
    Barros permalink
    23 Março, 2009 21:55

    Sou critico e sou contra o TGV em Portugal, assumo-o e nao tenho medo disso. Actual/ o Alfa e ate o IC entre Santarem e Lisboa dão os 210-220 km/h galopando sucessiva/ para se chegar à capital. Assim, pq se nao assegura um novo corredor ferroviario P-L (e eventualmente Lisboa-Badajoz) so para Alfas (deixando o actual corredor saturado so para os regionais e de mercadorias) às velocidades q actual/ ocorrem no trecho Santarem-Lisboa? Demoraria a viagem P-L de 1h30m a 1h45m, o q se diz q TGV demorará, mas a custos inferiores a 10% dos custos programados para TGV e, ainda, só com Know-How (Conhecimento ou Saber Fazer) nacional. A tecnologia de construcao e gestao do TGV seria francesa ou alema, enqtº a do novo corredor Alfa/IC é praticamente toda nacional. Afinal quem sao os ceguinhos, cegos mentais, autistas, vendidos a interesses estrangeiros, empenhadores da riqueza dos Portugueses? Isto nao é nem inovaçao (como o desavergonhado magalhaes) nem racionalismo.
    Se pretendem dinamizar o sector da construçao em Portugal, nao será efectivamente com este projecto porque os subsidios europeus q eventualmente viessem, também regressarao à Europa (para a soluçao francesa ou alemã que fosse escolhida).
    Se querem dinamizar a industria de construcao nacional (e retira-la de apartamentos sem qualidade q se nao vendem, nao tem alma, e sao para as moscas ou para se demolirem daqui a uns anos) re-direcionem-na para a Reabilitacao de cidades de vilas e de aldeias de Portugal, preservando o nosso caracter edificante de granito, de xisto, de alguma cosntrucao em madeira, etc.
    E teriamos cidades vilas aldeias como centros historicos de memorias nacionais, com qualidade e alma identitaria, como do muito bom se vê e se aprecia qdº se visita o estrangeiro em ferias ou em servicos multiplos.

    Gostar

  91. Barros's avatar
    Barros permalink
    23 Março, 2009 22:51

    QUEREM INVESTIMENTOS EM OBRAS PUBLICAS?
    1) Nova linha ALFA Porto-Lisboa, Porto-Vigo, Lisboa-Badajoz, e Lisboa-Algarve, assegurando medias de 220 km/h (como actualmente no trecho Santarem-Lisboa);
    2) Enterrar o metro do Porto e de Matosinhos em todos os trechos (nos quais por falta de fundos disponibilizados pelo governo central sulista) que inadmissivelmente estao à superficie e atravessam vias publicas (sera que os lisboetas e os politicos sulistas permitiriam isso em Lisboa?);
    3) Abertura dos Hospitais que fecharam em Chaves, Bragança, norte e beiras, etc e que iniciaram o ciclo de desemprego e desinvestimento publico em Portugal (ha 2-3 anos atras, ou ja estao esquecidos quem provocou deliberadamente a crise !!!) com condiçoes e instalacoes melhoradas que assegurem a qualidade de vida das populacoes residentes e evitem o seu exodo para as grandes cidades ou ate imigracao;
    4) Implementaçao com ressureiçao de novas ou renovadas acessibilidades ferroviarias no Douro e outras regionais no centro, que efectivamente sirvam interesses das populacoes residentes;
    5) Rede escolar evitando interiorizaçao e exodo/extinçao de populacoes em zonas mais remotas; Implementaçao de uma cultura de exigencia e premio nas escolas portuguesas que assegure a sustentabilidade e sobrevivencia da cultura e do saber Português, em vez do facilitismo grassante que so satisfaz estatisticas!
    6) Barragens, macro e micro geraçao de energia, em todos os locais que satisfacam impacte ambiental minimo;
    7) Revitalizaçao edificante de todas valencias arquitectonicas nacionais publicas religiosas e privadas (aumentando e promovendo subsidios para recuperacao de muitas joias identitarias nacionais e regionais) em cidades e seus centros historicos, em vilas e em aldeias;
    8) Reforço e protecçao de maiores zonas verdes nacionais, aumentando o pulmao ecologico da sociedade em parques, acessos de auto-estradas, nucleo central das auto-estradas (que seria ajardinado e ecologicamente de interesse), zonas verdes ribeirinhas e areas de protecçao de cheias, etc.
    9) Muitas mais ideias possiveis que contribuissem para transformar este rectangulo num jardim à beira-mar plantado (que nao foi e muito menos agora o é) com qualidade de vida no presente sem futuro economico empenhado para os nossos filhos e netos (como aquele em que nos querem meter com o despesismo astronautico da idiotice do TGV em Portugal — Sera para trazer a Europa à periferia do Atlantico? Qual a percentagem daqueles que passarao a vir a Portugal se existir TGV? Sera para os pobretanas portugueses irem mais à Europa de TGV pq terao tempo para isso pq ficarão desempregados? Ou será para os peixes fugirem mais rapidamente da costa portuguesa para a Europa?).

    Acabem com a idiotice do TGV para Portugal, territorio periferico europeu de 10 milhoes de habitantes pobretanas (excepto a elite politico-administrativa) que nao constitui ponto de passagem para lado nenhum senao para a incuria, a corrupçao, o oportunismo politico-social e a in-governabilidade por incompetentes dos ultimos ja 35 anos!.
    Atençao que ja so faltam 13 anos para outro ciclo de lindos 48!

    O problema ou a questao nao é o que se fez, mas o muito mas mesmo muito que se poderia e deveria ter feito e infelizmente por incompetencia politico-social não foi feito!!!

    E viva PORTUGAL, dos Portugueses, das memorias colectivas nacionais e como tal universais (porque fomos nós que iniciamos a Globalizaçao ha ja 500 anos!) mas nunca subserviente a interesses estrangeiros ou de estrangeirados!

    Gostar

Deixe uma resposta para fernando Cancelar resposta