Ferreira leite está completamente enfeudada aos interesses do Bloco Central.
Diz que não faz o TGV, porque sabe que não ganha.
E se ganhar, faz na mesma, por causa de um qualquer interesse nacional.
Mais uma vez estamos perante um excelente artigo de Paulo Morais.
No entanto, o PSD está moribundo, à Manuela Ferreira Leite “ninguém a ouve” e os Barões/Gaviões do PSD não se estão para incomodar. Estão à espera que ela “morra”; mas querem ir para o poder sem se sujarem com o seu sangue.
Até lá, vão trocando uns lugares elegíveis nas autárquicas e nas legislativas.
#2 há sempre uma solução fenprof, queremos mas não é este. fazem como alcochete, compram uns terrenos perto dos apeadeiros idiais e desvia-se o percurso a condizer. há sempre um vazelina amigo do pr e uns moços altruístas para financiar estudos. lá vem a conversa rive gauche, deve ser complexo são lourenço.
«A fazer fé em todos os estudos de opinião, os portugueses estão hoje maioritariamente fartos de megaprojectos»
Aí é que o Paulo Morais se engana. É que para a maioria dos cidadãos portugueses, a construção do TGV significa emprego e revitalização do sector industrial. Para outros significará acesso mais rápido a outros mercados de trabalho, nomeadamente o espanhol.
Concordo, no entanto, com a realização do Referendo, implica a mobilização da sociedade civil a tomadas de posição da maior relevância.
No entanto, o PS está moribundo, ao Sócrates “ninguém o atura” e os Barões/Gaviões do PS não se estão para incomodar. Estão à espera que ele “morra”; mas querem ir para o poder sem se sujarem com o seu sangue.
Nada tenho contra a ideia de um referendo. Pelo contrário, defendo-a em muitas outras situações da vida política nacional.
Todavia, um ponto há que interessa não esquecer: dizer que Manuela Ferreira Leite defendeu o TGV no governo e agora não o faz, não parece intelectualmente muito sério. Porquê? Porque, como é óbvio, a situação financeira do país é muito pior em 2009 do que era em 2003.
Se querem gastar o dinheiro e brincar aos comboios que o gastem na ferrovia clássica a ligar o interior à civilização. Inviável por inviável, pelo menos beneficiava as regiões do interior. O TGV não tem ponta por onde se pegue. Se não tem aonde gastar o dinheiro, que o gastem a recuperar os centros históricos das nossas cidades, os construtores ganham a guita na mesma mas as nossas cidades ficam mais agradáveis para viver e para turista visitar. Agora por amor de Deus, não esturrem o nosso dinheiro, não nos endividem ainda mais a construir megalomanias como o TGV. Isso nunca, antes atirem o dinheiro de helicóptero para as populações, que lhes darão melhor uso.
E o próprio aeroporto, apesar de Alcochete ser bem melhor que o crime da OTA, o próprio aeroporto tem que ser reequacionado e posto pelo menos em standby, eventualmente acautelando terrenos no local para o futuro, primeiro à luz da crise actual, segundo ao preço do petróleo quando sairmos da crise a nível global. Todos os planos para o aeroporto nunca tiveram em atenção estas realidades. Até as maiores e mais ricas companhias do mundo, como a Emirates, que fez centenas de encomendas de aviões, estão agora a cair na real, e a realidade do tráfego aéreo no futuro mundial não é aquela visão fabulosa que se tinha há muitos poucos anos atrás.
Sou apoiante de MFL, detesto as cruzadas do CAA contra esta, mas também alinho nisto. É tempo do PSD mostrar que é diferente, apoiou irresponsavelmente o TGV no passado, com um projecto ainda mais megalómono, tem agora a oportunidade de dizer aos portugueses que a oposição ao TGV é mais do que imbecil retórica política e que o PSD não está refém das corporações bancário-construtoras que controlam o país.
#6 eu costumo vender cachorros quentes à porta dos referendos e a minha amiga o que vende? o dinheiro do referendo dá para comprar umas carruagens para o tgv e o resultado será sempre igual, se não for à primeira será à segunda mão. esquecem-se que há papéis assinados e se calhar consequências. porra que são retorcidos.
Qualquer projecto, tem sempre os seus “velhos do Restelo”. É normal.
Pena é que estes não apresentem alternativas.
Não se faz o TGV, faz-se o quê com esse dinheiro? Romarias?
espectáculos do Marco Paulo? ou da Ana malhoa?
O quê? Digam, por favor, que eu aguardo.
Este país precisa de revoluções, pacíficas mas barulhentas. Esta pode ser perfeitamente uma revolução, de baixo para cima, das pessoas para o poder, da Net para os Media. Há que começar a provocar rupturas neste modelo falhado de país. Não é fácil, porque esta sociedade fortemente alavancada no Estado, parte dela é vide no próprio Estado, parte dela vive à conta do Estado, sobra o restante que tem que lutar contra todas as outras.
Duas observações:
1. Que se saiba, quem está mesmo morto é o Sidónio. Mataram-no há muitos anos na Estação do Rossio;
2. As notícias da morte do PSD são manifestamente exageradas, como diria o meu colega Mark Twain.
Qual dinheiro? O problema é precisamente esse: não há dinheiro. Para o conseguir, o País terá de o pedir emprestado ao estrangeiro. Se houver que o empreste (o que é duvidoso), os pagantes forçados serão os nossos filhos e netos. Assim, também eu.
Paulo Morais desaponta. O TGV tem implicações de ordem económica que não estão ao alcance do público em geral. Tais como custos, retorno no investimento, endividamento, despesa, etc. Ao implicar MFL nisto, vê-se que ele só está a fazer política e a provocar, tal e qual o estilo de CAA.
12, mas qual dinheiro? Há algum saco sem fundo onde se pode ir lá buscar euros, que eu não saiba?
6, o acesso aos mercados espanhóis não existe já hoje? Pode ir a Madrid ou Barcelona por menos de 100 euros, de avião? Vale a pena gastar milhares de milhões entre Lisboa/Porto para poupar 10 ou 20 minutos em comparação com o Alfa (de lembrar que a linha do Norte AINDA não permite em toda a sua extensão uma circulação a 220Km/h!)?
Ou será que temos de ter uma grande inauguração a cada década, para nos sentirmos um bocadinho melhor com a nossa cada vez pior condição?
O problema é que a dívida externa do País não perdoa, e dentro em pouco vamos começar a sentir isso a sério…
Estou-me borrifando para o Socras e para a Velha do Restelo (ou lá onde ela more…)
Também me estou borrifando para a necessidade do PMorais aparecer e para a sua necessidade de imitar o seu (ex)chefe RRio a fingir que é sério…
Quanto ao papel do CAA nasta campanha, é lá com ele, é triste e faz pen, mas (adivinharam) também me estou borrifando.
Agora indo ao assunto:
Referendo – qualquer burro (mesmo o PMorais) sabe que a melhor forma de evitar ou atrazar o que se não quer (seja a regionalização ou a IVG) é fazer um referendo, atira-se com demagogia em cima dos imbecis dos eleitores e eles votam sim ou não de acordo com as vontades dos balsemões ou dos outros patros das TVs ou dos patrões destes…
TGV – Só é contra quem é estúpido ou ignorante, mas afinal são os mesmos (requentados) que já foram contra o caminho de ferro, o automóvel, a TV (a cores ou a PB) ou tudo o que lhes cheire a progresso e evolução…
Madrid Barcelona (620 Km) em 2h:38min diz alguma coisa?
Trabalho, produção de riqueza, desenvolvimento diz alguma coisa?
24, diga-me qual foi o Estado que pagou pelo desenvolvimento do caminho de ferro? Ou do automóvel? Ou da TV (a cores ou a PB)? Pois…parece que a maioria dos avanços tecnológicos surgiram, surpresa!, pela iniciativa privada de uns quantos “nerds”, fechados nas suas caves e laboratórios! Já agora, a TV é subsidiada pelo Estado? O automóvel é subsidiado pelo Estado?
E em que medida é que o TGV vai criar riqueza em Portugal? Somos produtores de comboios de alta velocidade? Ou vamos ter de comprar a tecnologia toda lá fora?
Abrir um buraco e depois tapá-lo também é trabalho…
Já agora, ninguém defende que se fique parado, sem fazer nada. O que se pretende é tentar perceber quais são os investimentos que vão ter um efeito positivo para o maior número de pessoas, i.e. “most bang for the buck”.
Deixo aqui uma área em que se devia apostar forte: a fileira marítima. Portugal é dos países com maior ZEE potencial, mas continuamos a viver de costas viradas para o mar. Faça-se investigação e investimento nessa área (com pés e cabeça), e serei tão entusiástico como outros são com TGVs e afins…
Façam o TGV, o aeroporto, construam tudo isso, mas não contem comigo para os pagar.
Por este andar, vou trabalhar para outro país. Onde não se brinque tanto com o dinheiro dos contribuintes.
Promover o referendo seria o mesmo que admitir publicamente que o PSD não vai, não pode, ganhar as próximas eleições. Seria, em suma, um tiro no pé eleitoral. O que MFL deve fazer, desde já, é compromoter-se com um programa eleitoral e de governo que preveja a extinção do projecto. Tão simples quanto isto. Só, pois, se perder as eleições, é que vale a pena discutir o referendo.
Sem gastar um tostão, Porto e Lisboa ficam à mesma distância temporal de Lisboa e Madrid. Parece que é por isso que a Espanha é mais rica que nós.
Você pelo contrário quer endividar o país em 10,000 milhões € (fora derrapagens) com juros onerados com um dos spreads mais altos da Europa. Isto se alguém nos quiser emprestar dinheiro, coisa que começo a duvidar. E vender posteriormente os bilhetes ao triplo do preço actual dos Alfa. E a dar prejuízo, provavelmente com preços ainda a terem que ser subsidiados pelo Estado. Ahh, e os 10 mil milhões nem incluem ligação ao Sul. Nem ao interior.
30, parece que o progresso para alguns é apenas sinónimo de se gastar dinheiro a rodos. Tudo o que for abaixo dos milhares de milhões e uma choruda factura para as próximas gerações é ser-se retrógrado e velho do Restelo. No longo prazo estamos todos mortos não é? Alguém que pague a conta e feche a porta. A dívida já vai nos 100% do PIB, mas com o TGV vai diminuir pela certa, não é? E eu é que sou parolo…
Madrid Barcelona (620 Km) em 2h:38min diz alguma coisa?
O senhor faz alguma ideia de qual é a população de Barcelona e Madrid com os arredores?
Sabia que a ponte aérea entre estas duas cidades é aquele no mundo com maior frequência?
Escreva sobre futebol, disso todos percebem.
Aprenda com o CAA.
Eu também adorava ter um TGV. Seria lindo e modernaçoo, com logótipo prateado a dizer CAVA Portugal. Comboio de Alta velocidade Portugal. Uma linha interna a ligar Porto a Faro passando por Lisboa. E três linhas internacionais, Porto-Vigo, Faro-Sevilha (prolongamento da linha de Madrid) e pelo Alentejo a ligação a Madrid. Uau ! Com toda a sinceridade, seria fantástico. O máximo !
Só que eu também gostaria de ter um Bentley, parecido com o do meu vizinho. Em vez do Clio que tenho actualmente. Seria ainda mais fantástico do que ter o CAVA Portugal. Mas não posso ter um Bentley, aquilo gasta que se farta, além de que para o banco me emprestar o dinheiro para o Clio já foi MUITO complicado, com a minha mulher desempregada e a mensalidade do infantário. E mesmo assim ainda demorei 3 anos a pagar. Na altura da compra, só por curiosidade ainda simulei um empréstimo para o Bentley, mas o computador do Banco começou a emperrar soltando fumos e cheiros estranhos devido à complexidade do cálculo e a certa altura crashou. O bancário pediu-me muita desculpa, disse que quem fez o software não previu o tamanho do campo numérico suficiente para alojar o número de mensalidades que eu teria que pagar.
Ora bem, o TGV em Portugal é basicamente a mesma coisa, mas com umas nuances. Ou seja, o meu vizinho compra um Bentley, mas com o pormenor engenhoso de ser eu a pagar as mensalidades do meu vizinho quando eu mal tenho dinheiro para um Clio. E ainda por cima tenho que ser eu a abastecer-lhe o carro ao triplo do preço.
A questão do TGV em Portugal resume-se a isto. Espero ter ajudado.
ENTRAR NA REDE DE ALTA VELOCIDADE EUROPEIA É ACOMPANHAR A MODERNIDADE NUM SECTOR FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA.
O NOROESTE PENINSULAR IRÁ BENEFICIAR MAIS COM O TGV DO QUE COM RETÓRICAS DE MAIS DE 30 ANOS SEGUIDAS.
OS MONOS QUE DANTES DEFENDERAM E ANUNCIARAM O TGV AGORA NÃO DEFENDEM PORQUE TEEM RAIVA DO PARTIDO QUE VAI FAZER ISTO…SE FOSSEM ELES NO POLEIRO JÁ DIZIAM QUE GOSTAVAM
FORÇA NORTE e força sul também PORQUE PROJECTOS DESTES JÁ ESPERARAM MAIS DE 20 ANOS PRA SER FEITOS CARAGO.
Tenho a certeza que pelo CAA e pelo Paulo Morais não haveria
“nem Jerónimos, nem Torre Eiffel, nem Pirâmides do Egipto”, sabe porquê ?!?
Porque eles não poriam os escravos, a pão e água, de sol a sol, a trabalhar de graça; nem depauperariam os cofres do reino para gáudio do Ramsés ou do D. João VI.
Não deve perceber muito de história, pois se percebesse veria que o grande problema da nossa sociedade/cultura foi sempre gastar dinheiro fácil: Primeiro com o ouro, especiarias e escravos; depois com as verbas do Fundo Social Europeu.
.
O velho Capitalismo dos MegaProjectos, vulgo ‘elefantes brancos’ ardeu. Os seus defensores são os novos “Velhos do Restelo”.
.
O Novo Capitalismo está em marcha. A Crise Economica ocasionou a Crise Financeira, nemhuma foi fixada pelo Velho Capitslismo. Entrou-se na temida Crise Social violenta contra as Finanças Publicas e como estão ser geridas pelo Velho Capitalismo:
.
-France braced for huge street protests over economic crisis http://www.guardian.co.uk/world/2009/mar/19/france-second-wave-strikes
.
-Sarkozy warned of ‘class war’ http://www.ft.com/cms/s/0/1e3dfd20-1401-11de-9e32-0000779fd2ac.html?nclick_check=1
.
Quando o Povo Francês desce à rua a Europa leva uma grande reviravolta. Sempre foi assim.
.
Era bom desta vez Portugal deixar de ser o ultimo a saír do Velho e o ultimo a entrar no Novo. Fica sempre com facturas anquilosadas para pagar. Sem recolher qualquer beneficio para enriquecer.
.
Empobrece. Governanças só “bolas fóra”. Colocam-se sempre a geito. Depois é o Povo que é ignorante, não tem formação e tal e coisa …. Treta
.
Se o PSD não estivesse moribundo não continuavam a ser observados resultados destes nas sondagens,
mesmo depois de Freeports e etc.
“Na comparação com Manuela Ferreira Leite, José Sócrates ganha em toda a linha. É uma das conclusões de um estudo de opinião da Eurosondagem para a Renascença/SIC/Expresso.”
O PSD só não está moribundo nos jogos de bastidores dos que querem saltar para o poleiro.
«Manuela Ferreira Leite vem declarando a sua oposição ao projecto de alta velocidade ferroviária, o TGV» – para referendo, segundo Paulo Morais
«Ferreira leite está completamente enfeudada aos interesses do Bloco Central.
Diz que não faz o TGV, porque sabe que não ganha. E se ganhar, faz na mesma, por causa de um qualquer interesse nacional» – Msc (1)
“Referendo”, é para quem: não sabe, ou não tem coragem para opinar.
Sugeri há tempos, no site do PSD na AR, que convidassem um engenheiro do IST, reformado, do PS, para opinar e discutir sobre o Processo TGV.
Um velho jovem de 80 anos de idade, o professor António Brotas.
O tal que foi ‘impedido’ de apresentar uma moção no Congresso de Kim Il Sócrates.
Demasiado fácil, para desmontar os projectos de Lino & Cia,
e pelos vistos, da imagem do PS ao espelho, o PSD, como diz o 1º Comentário.
Assim sendo, nada a fazer.
Quando passarem pela auto estrada no troço Lisboa-Vila Franca, ou de comboio pela linha da CP, olhem bem para a linha de colinas a Norte.
A pedir um TGV submarino para o Porto.
Depois do desastre submarino de Portas (mil milhões de euros), um outro ainda pior, agora por conta de Sócrates. Bingo para a Lusitânia. Finalmente, em vez do Lusitânia Expresso, um TGV Expresso. Que mil TGV floresçam.
E como a longo prazo havemos de estar todos mortos (o idiota do Bush acertou desta vez), quem vier depois que pague a conta.
Pois é! TEMOS QUE ser pragmáticos
Se queremos mudança
TEMOS QUE nos aconchegar
Com a Manuela
MAS COM A VERDADEIRA PAIXÃO
ESCONDIDA NO CORAÇÃO
Simplesmente bela Ana Ogard
Tão suave e singela
Trocas-me os sentimentos
Despertando tormentos
Escondidos nos pensamentos
De paixões escondidas
Por corações desatentos
Se houvesse uma revolução
gostava de ter a sua assinatura,
na ordem de execução.
Teria como ultimo desejo !
Ser fuzilado com os olhos vendados
com tão singelo documento.
De acordo com a visão Socrática – autista e egocêntrica – esta maioria foi “mandatada” através do voto popular para implementar o projecto do TGV …
E por que é que ainda não o concretizou? O que impede o PS?
Quanto ao referendo, não vejo problema nenhum que se realize mas não vejo porque deva ser a líder da oposição a propô-lo!
Alguns sofismas em que incorre Paulo Morais no artigo:
“A credibilidade, que tanto proclama, obriga a uma convergência da sua acção com o seu discurso político. Em nome dessa coerência, deve lutar pelo cancelamento do projecto.”
E é o que está a fazer! TODOS OS DIAS! MFL não pode mais repetir a inutilidade deste mega-projecto! Quanto ao facto de ter que adequar a credibilidade que proclama à sua prática política, acho que nada melhor do que a perspectiva séria e contida com que analisa a realidade – cada vez mais complexa – e a forma despreocupada como ignora todas as cartilhas do politiquês ao mediatês e como segue o sue próprio caminho. Julgo que isto é credibilidade.
A Manuela Ferreira Leite já devia era ir para a reforma.
Não deixa de ser caricato que quando o Luís Filipe Menezes estava na liderança, sempre que ele estava na oposição a apresentar ideias, a criticar, etc.; todos os barões o criticavam. Agora a MFL não faz um décimo da oposição do LFM e ninguém fala.
E o Pedro Santana Lopes não era aquele em quem ela não ia nunca votar???
Quem é que, afinal, tem o tal “dever moral” de apresentar o referendo:
– quem apresentou a proposta e a colocou no seu programa de Governo?
– ou quem sempre foi contra ele e lutou para que o país apostasse noutras prioridades?
ESTA É QUE É A VERDADEIRA QUESTÃO: de quem é a responsabilidade política?
E nós ás voltas com o REFERENDO.
Na SIC Notícias, um professor engenheiro do IST, Nunes da Silva, acaba de desmontar de alto a baixo, o Projecto TGV, tal como está concebido/aprovado.
Um aborto, tão significativo, quanto o monstro (da economia) denunciado por um antigo PM e professor de economia, no tempo do governo anterior.
Se o Tratado do Mar da Palha (Tratado de Lisboa/UE), é demasiado complexo para ser submetido a referendo (Vital dixit), imaginemos o povo, a analisar e votar em referendo, sobre o TGV Lisboa-Porto.
O meu rapaz mais velho é que deve ter razão. Se estes gajos gostam de brincar aos comboios, porque é que não brincam com os comboios Marklin?
Uma boa ideia para o Inimigo Público: Mário Lino, a montar um Marklin.
Nada a fazer.
O que eu gostava que me explicassem os pró TVG é que benefícios vai trazer para o País a rede quando ela estiver construída. A construção já sabemos vai beneficiar os amigos do poder. O pagamentos vai “beneficiar” as futuras gerações. E a rede de alta velocidade serve para quê? Paulo Morais tem toda a razão: o TGV é um lixo. Venha o referendo.
#52 já vi esse filme com o aeroporto. já devem ter comprado terrenos na margem esquerda e agora o processo corre os trâmites normais. a doutora criou o ambiente e agora é o tempo da confusão habitual nestas coisas. acaba por ser feito com as cedências do costume e ganham todos. vá lá brincar aos jouefs que os outros são peças de museu.
Mas afinal, o referendo serve para qu~e, se não para decisões desta dimensão?
Têm medo que o povo o reprove?
Acham que o povo é inculto e imaturo para votar, como dizia o Dr. Salazar?
Esse pelo menos não fazia obras faraónicas.
57, nesse “referendo” também nos foi dito que seriam criados 150 mil postos de trabalho (ninguém os obrigou a prometerem isso) e não vinha nada relacionado com o aumento de impostos. Em que ficamos? O povo só serve para lá por o voto a cada 4 anos, e depois deve ficar caladinho no seu sítio que quem manda é o governo? Que bela democracia que estes tugas querem…
A septuagenária senhora pifou de vez daqueles neurónios! Já não dá uma para a caixa!
Muda de opinião mais rápido que os seus gestores de dinheiros públicos e privados mudam de camisa – Parece um catavento!
Quando esteve no poleiro anunciaram o TGV com 5 linhas!! com direito a apresentação pomposa ao lado do Aznar..em 2003!
E não com 3 mas sim com 5 linhas!!!
(…E MAIS CARO DO QUE O ACTUAL..BEM MAIS CARINHO!..)
…E o mais sensacional: DIZA ELA NA ALTURA QUE AQUELE ERA UM INVESTIMENTO INADIÁVEL E FUNDAMENTAL PARA O PAÍS, QUE IRÍA ORIGINAR UM CRESCIMENTO DO PIB ECONÓMICO EM MAIS DE 2%!!
E O FARÍA O DESEMPREGO BAIXAR NA ORDEM DOS 3%!!
Ainda que o texto de Paulo Morais questione o TGV, a grande questão é referendo. Mas a mim parece-me que os senhores pró-TVG, o tais progressitas, têm medo de referendos e de ouvir o povo. Já agora pergunto: costumam votar ou delegam nos técnicos progressistas?
#61 não tás bom da cabeça. referendar obras? por alma de quem? não estarás a confundir TGV com IGV, ou memsmo EUadesão. a expo, as músicas de lisboa e porto, o aerocarneiro, os campos da bola, autoroutes e outras jardineiradas foram referendadas por alguém.
ENCONTRADO O DOCUMENTO ONDE DIAS LOUREIRO ASSINA A VENDA POLÉMICA LIGADA À ESCOLA DE LADROAGEM BPN/SLN POR….1 DÓLAR!!!!!
NÃO PERCAM MAIS UMA NOTÍCIA BOMBÁSTICA DAQUELA QUE É A MAIOR FRAUDE DE SEMPRE EM PORTUGAL COMETIDA PELOS HOMENS DE CONFIANÇA DE CAVACO E DO PSD!!!! O BPN – BANCO NACIONAL DO PSD !!!!!
O GAMANÇO DESTES ARTISTAS JÁ VAI EM QUASE 1.800 MILHÕES DE EUROS!!!!
É O EVEREST DAS FRAUDES EM PORTUGAL, À BEIRA DISTO TUDO O RESTO NÃO PASSA DE BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS !!!!
Compreendo o embaraço de Cavaco..mas ..a coisa começa a tomar proporções impossíveis de sustentar!
Mas o caro comentador acha que se o PSD ganhasse as próximas eleições não iria para a frente com a construção do TGV?
Existem compromissos internacionais, e, neste momento, Portugal já é mais europeu do que propriamente lusitano. Estas discussões pecam por falta de conhecimento e aceitação da realidade que está bem à frente dos nossos olhos.
O facto de MFL insistir neste tema é uma questão meramente política; a senhora está lá preocupada com o aumento da dívida pública ou com as consequências futuras em termos económicos do investimento a realizar. Quando esteve no governo, o aumento da despesa pública corrente foi sempre combatido através do aumento dos impostos. O PSD nunca apresentou um programa de reformas consistente, ou sequer conseguiu levar a bom porto qualquer um que tenha feito parte dos diferentes programas de governo.
#62 esse discurso é da semana passada. já estamos na fase de contestação técnica do projecto pelo vaselinas secundado pelos habituais técnicos de transportes que fazem os habituais fretes a troco de estudos alternativos pagos por empresários anónimos, sa. parece que a coisa tem muito túnel do lado direito e do lado esquerdo há uns terrenos bacanos que devem dar para qualquer coisa. o resto imagina tu.
“Existem compromissos internacionais, e, neste momento, Portugal já é mais europeu do que propriamente lusitano.”
Pois, Portugal foi levado e bem pela Espanha. Eles têm duas fábricas de produção de componentes para o TGV. Nós teremos de importar tudo. Eles ganharão em divisas. Nós ficaremos mais endividados.
“se o mundo tivesse avançado com referendos ainda estávamos na idade da pedra.”
Discordo. Os americanos aproveitam eleições para referendar tudo e mais alguma coisa. Não pode haver regime mais democrático do que este. Mas são referendadas apenas questões menores, não do tipo TGV em que são precisos conhecimentos de ordem económica e técnica que estão fora do alcance da maioria do público.
#71 e nós também, é para isso que servem os programas eleitorais. há partidos que os divulgam e e submetem a sufrágio e outros que nem por isso. acho que por causa dos direitos de autor ou uma porra dessas.
69, podemos sempre voltar ao tempo dos déspotas iluminadas, ou dos reis absolutistas. O que tinha de ser decidido era decidido sem se estar com essas perdas de tempo de perguntar a opinião ao povo (que, no final de contas, sempre foi quem pagou a factura, com suor e sangue).
Fernanda Valente, então mas quem está contra o desperdício do TGV tem obrigatoriamente de votar PSD?
Já agora, alguém que me explique qual é o problema da senhora ter 70 anos? O que deve ser discutido é a validade das propostas do seu partido. A discriminação em relação à idade é das coisas mais reles e mesquinhas que se podem fazer: esquecem-se que todos, se a vida permitir, chegaram a velhos? Gostaria de ver a “esquerda moderna” a defender essa bandeira, como defende outras significativamente minoritárias e secundárias!
E para quem se preocupa tanto com a idade “provecta” da senhora, acaso votaram no candidato apoiado pelo PS para as Presidenciais?
72, o programa eleitoral é sempre cumprido na integra? Já agora, como explica que democracias mais avançadas do que a nossa recorram com tanta frequência ao referendo, sobre as mais variadas matérias?
Você é que deve estar esclerótico se não percebe que o que Portugal precisa neste momento é de alguém como MFL que não entretém ilusões e faz o que deve ser feito. Há aqueles para os quais tudo é fácil e não se ralam com as consequências. Um dia cai o céu em cima, tal como aconteceu com a presente crise que o mundo está a passar. Sócrates representa essa atitude, aqueles que vivem de crédito sem se ralar com consequência futuras. MFL seria precisamente o contrário, poria um fim ao contínuo afundanço de Portugal.
75, podemos passar a vida a gastar balúrdios em grandes obras, a principal actividade lusa, a meu ver. Quando se fechar a torneira dos subsídios europeus, é que vai ser bonito…
Eu também queria comprar um Aston Martin DB9, mas tive de me contentar com uma carrinha familiar.
Ninguém diz para não se fazer nada, percebeu? O que se pode, e deve(!), é discutir se esta alocação de recursos é a melhor, e se vai beneficiar significativamente a maioria da população, tendo em conta os montantes e encargos futuros envolvidos, quando comparada com outras opções (p.ex. reabilitar os centros históricos das nossas cidades ou melhor os sistemas de transporte público citadinos, o que iria afectar imediatamente a qualidade de vida de milhões de portugueses).
#78 “Eu também queria comprar um Aston Martin DB9, mas tive de me contentar com uma carrinha familiar.”
este é o dilema dos pobres em portugal, o dos outros é mais should i pay or should i go.
Bom Dia. Vejo que por aqui a conversa vai muito animada. E que a maioria dos velhos de Restelo anónimos (uma espécie de alcoólicos anónimos do desenvolvimento) acamparam por aqui.
Mas como diria galileu, “Apesar de tudo, ela move-se”. E o TGV também.
“E que a maioria dos velhos de Restelo anónimos (uma espécie de alcoólicos anónimos do desenvolvimento) acamparam por aqui”
Pois, são os mesmos que também foram contra, e muito acertadamente, contra os Estádio do Euro que aparecem sempre vazios quando dá um jogo de futebol na televisão. Que grande diferença para a Inglaterra em que os clubes partilham estádios e estes estão sempre a abarrotar de gente. Comparados com eles, parecemos um país de ricos, em que nos damos ao luxo de construir 100 lugares por cada espectador em média por ano. A quanto deve equivaler só em juros de empréstimo para cada espectador? Deveriam ser feitas estas contas, tal como se faz com o teatro pelo Estado. Por exemplo, 300 euros de subsídio por cada espectador como é frequente acontecer com as artes.
Olá a todos.
Afinal, vi na SIC que o TGV ainda vai ficar masi caro, porque estã a alterar o trajecto.
Is to ainda é pior do que parecia.
Afinal vou emigrar mais cedo.
Depois do falhanço de Monteiro e de Menezes, acho que Você acertou em Paulo Morais.
Força, que o tempo urge. Portugal precisa de gente ….fora do imenso Centrão: Jorge Neto, Júdice, Vara, Rui Vilar, Vítor Bento, Angelo Correia, Rebelo de Sousa, Jaime Gama, Rui Machete, José Lello, Sócrates……gente que gosta muito do vil metal, e em que a “ideologia” é acessória!
Então o Paulo Morais não quer o TGV?
Preferia um combóio a vapor, para ir até Viana ser candidato à Câmara?
O Paulo Morais e o CAA estão sempre contra tudo e contra todos. Vão longe, no país da maledicência.
Mas não existe um conselho de estado para resolver a burrice do TGV? da ponte que está aldrabado o estudo e o Jamis diz que está decidido e acbou? (o gajo não tem vergonha de ter levado no focinho com a OTA) agora quer epetir o filme com a ponte!
Já foi dito e redito que a escolha da ponte para o local do Jamais è uma merda!
Ferreira leite está completamente enfeudada aos interesses do Bloco Central.
Diz que não faz o TGV, porque sabe que não ganha.
E se ganhar, faz na mesma, por causa de um qualquer interesse nacional.
GostarGostar
Mais uma vez estamos perante um excelente artigo de Paulo Morais.
No entanto, o PSD está moribundo, à Manuela Ferreira Leite “ninguém a ouve” e os Barões/Gaviões do PSD não se estão para incomodar. Estão à espera que ela “morra”; mas querem ir para o poder sem se sujarem com o seu sangue.
Até lá, vão trocando uns lugares elegíveis nas autárquicas e nas legislativas.
GostarGostar
#2 há sempre uma solução fenprof, queremos mas não é este. fazem como alcochete, compram uns terrenos perto dos apeadeiros idiais e desvia-se o percurso a condizer. há sempre um vazelina amigo do pr e uns moços altruístas para financiar estudos. lá vem a conversa rive gauche, deve ser complexo são lourenço.
GostarGostar
Revolução ja!
GostarGostar
Seria bom que os advogados dirigentes do PSD dissessem quem são os seus clientes… e quem não são.
GostarGostar
«A fazer fé em todos os estudos de opinião, os portugueses estão hoje maioritariamente fartos de megaprojectos»
Aí é que o Paulo Morais se engana. É que para a maioria dos cidadãos portugueses, a construção do TGV significa emprego e revitalização do sector industrial. Para outros significará acesso mais rápido a outros mercados de trabalho, nomeadamente o espanhol.
Concordo, no entanto, com a realização do Referendo, implica a mobilização da sociedade civil a tomadas de posição da maior relevância.
GostarGostar
CAA,
Por si, e pelos seus amigos, não havia nem Jerónimos, nem Torre Eiffel, nem Pirâmides do Egipto
E os combóios ainda eram a vapor.
GostarGostar
Sidónio corrigido:
No entanto, o PS está moribundo, ao Sócrates “ninguém o atura” e os Barões/Gaviões do PS não se estão para incomodar. Estão à espera que ele “morra”; mas querem ir para o poder sem se sujarem com o seu sangue.
GostarGostar
Nada tenho contra a ideia de um referendo. Pelo contrário, defendo-a em muitas outras situações da vida política nacional.
Todavia, um ponto há que interessa não esquecer: dizer que Manuela Ferreira Leite defendeu o TGV no governo e agora não o faz, não parece intelectualmente muito sério. Porquê? Porque, como é óbvio, a situação financeira do país é muito pior em 2009 do que era em 2003.
GostarGostar
Se querem gastar o dinheiro e brincar aos comboios que o gastem na ferrovia clássica a ligar o interior à civilização. Inviável por inviável, pelo menos beneficiava as regiões do interior. O TGV não tem ponta por onde se pegue. Se não tem aonde gastar o dinheiro, que o gastem a recuperar os centros históricos das nossas cidades, os construtores ganham a guita na mesma mas as nossas cidades ficam mais agradáveis para viver e para turista visitar. Agora por amor de Deus, não esturrem o nosso dinheiro, não nos endividem ainda mais a construir megalomanias como o TGV. Isso nunca, antes atirem o dinheiro de helicóptero para as populações, que lhes darão melhor uso.
E o próprio aeroporto, apesar de Alcochete ser bem melhor que o crime da OTA, o próprio aeroporto tem que ser reequacionado e posto pelo menos em standby, eventualmente acautelando terrenos no local para o futuro, primeiro à luz da crise actual, segundo ao preço do petróleo quando sairmos da crise a nível global. Todos os planos para o aeroporto nunca tiveram em atenção estas realidades. Até as maiores e mais ricas companhias do mundo, como a Emirates, que fez centenas de encomendas de aviões, estão agora a cair na real, e a realidade do tráfego aéreo no futuro mundial não é aquela visão fabulosa que se tinha há muitos poucos anos atrás.
Sou apoiante de MFL, detesto as cruzadas do CAA contra esta, mas também alinho nisto. É tempo do PSD mostrar que é diferente, apoiou irresponsavelmente o TGV no passado, com um projecto ainda mais megalómono, tem agora a oportunidade de dizer aos portugueses que a oposição ao TGV é mais do que imbecil retórica política e que o PSD não está refém das corporações bancário-construtoras que controlam o país.
GostarGostar
#6 eu costumo vender cachorros quentes à porta dos referendos e a minha amiga o que vende? o dinheiro do referendo dá para comprar umas carruagens para o tgv e o resultado será sempre igual, se não for à primeira será à segunda mão. esquecem-se que há papéis assinados e se calhar consequências. porra que são retorcidos.
GostarGostar
Qualquer projecto, tem sempre os seus “velhos do Restelo”. É normal.
Pena é que estes não apresentem alternativas.
Não se faz o TGV, faz-se o quê com esse dinheiro? Romarias?
espectáculos do Marco Paulo? ou da Ana malhoa?
O quê? Digam, por favor, que eu aguardo.
GostarGostar
#10 Sou apoiante de MFL
se não dissesses ninguém desconfiava, e pelo apelido deves ser meu primo.
GostarGostar
Este país precisa de revoluções, pacíficas mas barulhentas. Esta pode ser perfeitamente uma revolução, de baixo para cima, das pessoas para o poder, da Net para os Media. Há que começar a provocar rupturas neste modelo falhado de país. Não é fácil, porque esta sociedade fortemente alavancada no Estado, parte dela é vide no próprio Estado, parte dela vive à conta do Estado, sobra o restante que tem que lutar contra todas as outras.
GostarGostar
Anónimo disse
19 Março, 2009 às 4:53 pm
#10 Sou apoiante de MFL
se não dissesses ninguém desconfiava, e pelo apelido deves ser meu primo.
Nada tenho a esconder, pelo menos distingue-se da tralha socrática evangelista que milita por aqui.
GostarGostar
2, Sidónio Pais:
“o PSD está moribundo”
Duas observações:
1. Que se saiba, quem está mesmo morto é o Sidónio. Mataram-no há muitos anos na Estação do Rossio;
2. As notícias da morte do PSD são manifestamente exageradas, como diria o meu colega Mark Twain.
GostarGostar
os pró-vida querem abortar o tgv
GostarGostar
12, Progressista:
“faz-se o quê com esse dinheiro?”
Qual dinheiro? O problema é precisamente esse: não há dinheiro. Para o conseguir, o País terá de o pedir emprestado ao estrangeiro. Se houver que o empreste (o que é duvidoso), os pagantes forçados serão os nossos filhos e netos. Assim, também eu.
GostarGostar
O PSD está «moribundo» desde o dia 6 de Maio de 1974, na cabeça de muitos tontos, que nada percebem sobre Portugal!
GostarGostar
Não se faz o TGV, faz-se o quê com esse dinheiro? Romarias?
O comentário mais cómico do mês. Excelente, bom requinte de humor negro.
GostarGostar
A cota pifou de vez daqueles neurónios!
É CADA CAVADELA CADA MINHOCA !!
GostarGostar
Paulo Morais desaponta. O TGV tem implicações de ordem económica que não estão ao alcance do público em geral. Tais como custos, retorno no investimento, endividamento, despesa, etc. Ao implicar MFL nisto, vê-se que ele só está a fazer política e a provocar, tal e qual o estilo de CAA.
GostarGostar
12, mas qual dinheiro? Há algum saco sem fundo onde se pode ir lá buscar euros, que eu não saiba?
6, o acesso aos mercados espanhóis não existe já hoje? Pode ir a Madrid ou Barcelona por menos de 100 euros, de avião? Vale a pena gastar milhares de milhões entre Lisboa/Porto para poupar 10 ou 20 minutos em comparação com o Alfa (de lembrar que a linha do Norte AINDA não permite em toda a sua extensão uma circulação a 220Km/h!)?
Ou será que temos de ter uma grande inauguração a cada década, para nos sentirmos um bocadinho melhor com a nossa cada vez pior condição?
O problema é que a dívida externa do País não perdoa, e dentro em pouco vamos começar a sentir isso a sério…
GostarGostar
Estou-me borrifando para o Socras e para a Velha do Restelo (ou lá onde ela more…)
Também me estou borrifando para a necessidade do PMorais aparecer e para a sua necessidade de imitar o seu (ex)chefe RRio a fingir que é sério…
Quanto ao papel do CAA nasta campanha, é lá com ele, é triste e faz pen, mas (adivinharam) também me estou borrifando.
Agora indo ao assunto:
Referendo – qualquer burro (mesmo o PMorais) sabe que a melhor forma de evitar ou atrazar o que se não quer (seja a regionalização ou a IVG) é fazer um referendo, atira-se com demagogia em cima dos imbecis dos eleitores e eles votam sim ou não de acordo com as vontades dos balsemões ou dos outros patros das TVs ou dos patrões destes…
TGV – Só é contra quem é estúpido ou ignorante, mas afinal são os mesmos (requentados) que já foram contra o caminho de ferro, o automóvel, a TV (a cores ou a PB) ou tudo o que lhes cheire a progresso e evolução…
Madrid Barcelona (620 Km) em 2h:38min diz alguma coisa?
Trabalho, produção de riqueza, desenvolvimento diz alguma coisa?
Parolos…
GostarGostar
24, diga-me qual foi o Estado que pagou pelo desenvolvimento do caminho de ferro? Ou do automóvel? Ou da TV (a cores ou a PB)? Pois…parece que a maioria dos avanços tecnológicos surgiram, surpresa!, pela iniciativa privada de uns quantos “nerds”, fechados nas suas caves e laboratórios! Já agora, a TV é subsidiada pelo Estado? O automóvel é subsidiado pelo Estado?
E em que medida é que o TGV vai criar riqueza em Portugal? Somos produtores de comboios de alta velocidade? Ou vamos ter de comprar a tecnologia toda lá fora?
Abrir um buraco e depois tapá-lo também é trabalho…
GostarGostar
Já agora, ninguém defende que se fique parado, sem fazer nada. O que se pretende é tentar perceber quais são os investimentos que vão ter um efeito positivo para o maior número de pessoas, i.e. “most bang for the buck”.
Deixo aqui uma área em que se devia apostar forte: a fileira marítima. Portugal é dos países com maior ZEE potencial, mas continuamos a viver de costas viradas para o mar. Faça-se investigação e investimento nessa área (com pés e cabeça), e serei tão entusiástico como outros são com TGVs e afins…
GostarGostar
#27 atira-te primeiro que eu vou a seguir.
GostarGostar
Façam o TGV, o aeroporto, construam tudo isso, mas não contem comigo para os pagar.
Por este andar, vou trabalhar para outro país. Onde não se brinque tanto com o dinheiro dos contribuintes.
GostarGostar
Promover o referendo seria o mesmo que admitir publicamente que o PSD não vai, não pode, ganhar as próximas eleições. Seria, em suma, um tiro no pé eleitoral. O que MFL deve fazer, desde já, é compromoter-se com um programa eleitoral e de governo que preveja a extinção do projecto. Tão simples quanto isto. Só, pois, se perder as eleições, é que vale a pena discutir o referendo.
GostarGostar
Madrid Barcelona (620 Km) em 2h:38min diz alguma coisa?
Trabalho, produção de riqueza, desenvolvimento diz alguma coisa?
Parolos…
A mim diz-me.
Madrid-Barcelona: 2h:38min €129 (AVE Turística)
Madrid-Barcelona: 3h:19min €109 (AVE Turística)
Lisboa-Porto: 2h:44min €27 (ALFA Turística)
Sem gastar um tostão, Porto e Lisboa ficam à mesma distância temporal de Lisboa e Madrid. Parece que é por isso que a Espanha é mais rica que nós.
Você pelo contrário quer endividar o país em 10,000 milhões € (fora derrapagens) com juros onerados com um dos spreads mais altos da Europa. Isto se alguém nos quiser emprestar dinheiro, coisa que começo a duvidar. E vender posteriormente os bilhetes ao triplo do preço actual dos Alfa. E a dar prejuízo, provavelmente com preços ainda a terem que ser subsidiados pelo Estado. Ahh, e os 10 mil milhões nem incluem ligação ao Sul. Nem ao interior.
E o parolo sou eu…
GostarGostar
Para outros significará acesso mais rápido a outros mercados de trabalho, nomeadamente o espanhol.
Só se for para aqueles que agora vão a pé.
GostarGostar
30, parece que o progresso para alguns é apenas sinónimo de se gastar dinheiro a rodos. Tudo o que for abaixo dos milhares de milhões e uma choruda factura para as próximas gerações é ser-se retrógrado e velho do Restelo. No longo prazo estamos todos mortos não é? Alguém que pague a conta e feche a porta. A dívida já vai nos 100% do PIB, mas com o TGV vai diminuir pela certa, não é? E eu é que sou parolo…
GostarGostar
Madrid Barcelona (620 Km) em 2h:38min diz alguma coisa?
O senhor faz alguma ideia de qual é a população de Barcelona e Madrid com os arredores?
Sabia que a ponte aérea entre estas duas cidades é aquele no mundo com maior frequência?
Escreva sobre futebol, disso todos percebem.
Aprenda com o CAA.
GostarGostar
Vou explicar o TGV em Portugal às criancinhas:
Eu também adorava ter um TGV. Seria lindo e modernaçoo, com logótipo prateado a dizer CAVA Portugal. Comboio de Alta velocidade Portugal. Uma linha interna a ligar Porto a Faro passando por Lisboa. E três linhas internacionais, Porto-Vigo, Faro-Sevilha (prolongamento da linha de Madrid) e pelo Alentejo a ligação a Madrid. Uau ! Com toda a sinceridade, seria fantástico. O máximo !
Só que eu também gostaria de ter um Bentley, parecido com o do meu vizinho. Em vez do Clio que tenho actualmente. Seria ainda mais fantástico do que ter o CAVA Portugal. Mas não posso ter um Bentley, aquilo gasta que se farta, além de que para o banco me emprestar o dinheiro para o Clio já foi MUITO complicado, com a minha mulher desempregada e a mensalidade do infantário. E mesmo assim ainda demorei 3 anos a pagar. Na altura da compra, só por curiosidade ainda simulei um empréstimo para o Bentley, mas o computador do Banco começou a emperrar soltando fumos e cheiros estranhos devido à complexidade do cálculo e a certa altura crashou. O bancário pediu-me muita desculpa, disse que quem fez o software não previu o tamanho do campo numérico suficiente para alojar o número de mensalidades que eu teria que pagar.
Ora bem, o TGV em Portugal é basicamente a mesma coisa, mas com umas nuances. Ou seja, o meu vizinho compra um Bentley, mas com o pormenor engenhoso de ser eu a pagar as mensalidades do meu vizinho quando eu mal tenho dinheiro para um Clio. E ainda por cima tenho que ser eu a abastecer-lhe o carro ao triplo do preço.
A questão do TGV em Portugal resume-se a isto. Espero ter ajudado.
GostarGostar
EXIGO O TGV E MAINADA CARAGO!!!
ENTRAR NA REDE DE ALTA VELOCIDADE EUROPEIA É ACOMPANHAR A MODERNIDADE NUM SECTOR FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA.
O NOROESTE PENINSULAR IRÁ BENEFICIAR MAIS COM O TGV DO QUE COM RETÓRICAS DE MAIS DE 30 ANOS SEGUIDAS.
OS MONOS QUE DANTES DEFENDERAM E ANUNCIARAM O TGV AGORA NÃO DEFENDEM PORQUE TEEM RAIVA DO PARTIDO QUE VAI FAZER ISTO…SE FOSSEM ELES NO POLEIRO JÁ DIZIAM QUE GOSTAVAM
FORÇA NORTE e força sul também PORQUE PROJECTOS DESTES JÁ ESPERARAM MAIS DE 20 ANOS PRA SER FEITOS CARAGO.
GostarGostar
Optimismo boa disposição
Contestação mudança
Não perder a esperança
Enquanto existe sonho
Até com a Manuela!
Fazemos um pé de dança
GostarGostar
34 vs 35. Realidade vs ilusão.
Em frente e com força, não se sabe é bem para onde não é, 35? Se for para estoirar, que seja em grande!
GostarGostar
E quando estoirar, eu que já não esteja por cá, nem leve com os estilhaços.
GostarGostar
se acham que a realidade económica pintada acima não é compatível com o investimento no tgv, não haverá financiador. portanto no problem.
GostarGostar
Número 7 Progressista,
Tenho a certeza que pelo CAA e pelo Paulo Morais não haveria
“nem Jerónimos, nem Torre Eiffel, nem Pirâmides do Egipto”, sabe porquê ?!?
Porque eles não poriam os escravos, a pão e água, de sol a sol, a trabalhar de graça; nem depauperariam os cofres do reino para gáudio do Ramsés ou do D. João VI.
Não deve perceber muito de história, pois se percebesse veria que o grande problema da nossa sociedade/cultura foi sempre gastar dinheiro fácil: Primeiro com o ouro, especiarias e escravos; depois com as verbas do Fundo Social Europeu.
GostarGostar
.
O velho Capitalismo dos MegaProjectos, vulgo ‘elefantes brancos’ ardeu. Os seus defensores são os novos “Velhos do Restelo”.
.
O Novo Capitalismo está em marcha. A Crise Economica ocasionou a Crise Financeira, nemhuma foi fixada pelo Velho Capitslismo. Entrou-se na temida Crise Social violenta contra as Finanças Publicas e como estão ser geridas pelo Velho Capitalismo:
.
-France braced for huge street protests over economic crisis
http://www.guardian.co.uk/world/2009/mar/19/france-second-wave-strikes
.
-Sarkozy warned of ‘class war’
http://www.ft.com/cms/s/0/1e3dfd20-1401-11de-9e32-0000779fd2ac.html?nclick_check=1
.
Quando o Povo Francês desce à rua a Europa leva uma grande reviravolta. Sempre foi assim.
.
Era bom desta vez Portugal deixar de ser o ultimo a saír do Velho e o ultimo a entrar no Novo. Fica sempre com facturas anquilosadas para pagar. Sem recolher qualquer beneficio para enriquecer.
.
Empobrece. Governanças só “bolas fóra”. Colocam-se sempre a geito. Depois é o Povo que é ignorante, não tem formação e tal e coisa …. Treta
.
GostarGostar
16,
Se o PSD não estivesse moribundo não continuavam a ser observados resultados destes nas sondagens,
mesmo depois de Freeports e etc.
“Na comparação com Manuela Ferreira Leite, José Sócrates ganha em toda a linha. É uma das conclusões de um estudo de opinião da Eurosondagem para a Renascença/SIC/Expresso.”
O PSD só não está moribundo nos jogos de bastidores dos que querem saltar para o poleiro.
GostarGostar
o grande problema da nossa sociedade/cultura foi sempre gastar dinheiro fácil: Primeiro com o ouro, especiarias e escravos;
Saiu agora um livro “O sabor da conquista” de que dei apontamento no meu blog que foca exactamente isso.
GostarGostar
«Manuela Ferreira Leite vem declarando a sua oposição ao projecto de alta velocidade ferroviária, o TGV» – para referendo, segundo Paulo Morais
«Ferreira leite está completamente enfeudada aos interesses do Bloco Central.
Diz que não faz o TGV, porque sabe que não ganha. E se ganhar, faz na mesma, por causa de um qualquer interesse nacional» – Msc (1)
“Referendo”, é para quem: não sabe, ou não tem coragem para opinar.
Sugeri há tempos, no site do PSD na AR, que convidassem um engenheiro do IST, reformado, do PS, para opinar e discutir sobre o Processo TGV.
Um velho jovem de 80 anos de idade, o professor António Brotas.
O tal que foi ‘impedido’ de apresentar uma moção no Congresso de Kim Il Sócrates.
Demasiado fácil, para desmontar os projectos de Lino & Cia,
e pelos vistos, da imagem do PS ao espelho, o PSD, como diz o 1º Comentário.
Assim sendo, nada a fazer.
Quando passarem pela auto estrada no troço Lisboa-Vila Franca, ou de comboio pela linha da CP, olhem bem para a linha de colinas a Norte.
A pedir um TGV submarino para o Porto.
Depois do desastre submarino de Portas (mil milhões de euros), um outro ainda pior, agora por conta de Sócrates. Bingo para a Lusitânia. Finalmente, em vez do Lusitânia Expresso, um TGV Expresso. Que mil TGV floresçam.
E como a longo prazo havemos de estar todos mortos (o idiota do Bush acertou desta vez), quem vier depois que pague a conta.
GostarGostar
Pois é! TEMOS QUE ser pragmáticos
Se queremos mudança
TEMOS QUE nos aconchegar
Com a Manuela
MAS COM A VERDADEIRA PAIXÃO
ESCONDIDA NO CORAÇÃO
Simplesmente bela Ana Ogard
Tão suave e singela
Trocas-me os sentimentos
Despertando tormentos
Escondidos nos pensamentos
De paixões escondidas
Por corações desatentos
Se houvesse uma revolução
gostava de ter a sua assinatura,
na ordem de execução.
Teria como ultimo desejo !
Ser fuzilado com os olhos vendados
com tão singelo documento.
GostarGostar
De acordo com a visão Socrática – autista e egocêntrica – esta maioria foi “mandatada” através do voto popular para implementar o projecto do TGV …
E por que é que ainda não o concretizou? O que impede o PS?
Quanto ao referendo, não vejo problema nenhum que se realize mas não vejo porque deva ser a líder da oposição a propô-lo!
Alguns sofismas em que incorre Paulo Morais no artigo:
“A credibilidade, que tanto proclama, obriga a uma convergência da sua acção com o seu discurso político. Em nome dessa coerência, deve lutar pelo cancelamento do projecto.”
E é o que está a fazer! TODOS OS DIAS! MFL não pode mais repetir a inutilidade deste mega-projecto! Quanto ao facto de ter que adequar a credibilidade que proclama à sua prática política, acho que nada melhor do que a perspectiva séria e contida com que analisa a realidade – cada vez mais complexa – e a forma despreocupada como ignora todas as cartilhas do politiquês ao mediatês e como segue o sue próprio caminho. Julgo que isto é credibilidade.
GostarGostar
43
Qual é o seu Blog?
GostarGostar
óh berbigão fresco! podias escrever essa coisa de seguida, poupávamos no desenrolanço.
GostarGostar
Li o artigo e, na generalidade, gostei.
No entanto, não acho que o PSD vá fazer nada.
A Manuela Ferreira Leite já devia era ir para a reforma.
Não deixa de ser caricato que quando o Luís Filipe Menezes estava na liderança, sempre que ele estava na oposição a apresentar ideias, a criticar, etc.; todos os barões o criticavam. Agora a MFL não faz um décimo da oposição do LFM e ninguém fala.
E o Pedro Santana Lopes não era aquele em quem ela não ia nunca votar???
GostarGostar
Vamos lá ver:
Quem é que, afinal, tem o tal “dever moral” de apresentar o referendo:
– quem apresentou a proposta e a colocou no seu programa de Governo?
– ou quem sempre foi contra ele e lutou para que o país apostasse noutras prioridades?
ESTA É QUE É A VERDADEIRA QUESTÃO: de quem é a responsabilidade política?
GostarGostar
#50 essa pergunta é uma tese de doutoramento.
GostarGostar
E nós ás voltas com o REFERENDO.
Na SIC Notícias, um professor engenheiro do IST, Nunes da Silva, acaba de desmontar de alto a baixo, o Projecto TGV, tal como está concebido/aprovado.
Um aborto, tão significativo, quanto o monstro (da economia) denunciado por um antigo PM e professor de economia, no tempo do governo anterior.
Se o Tratado do Mar da Palha (Tratado de Lisboa/UE), é demasiado complexo para ser submetido a referendo (Vital dixit), imaginemos o povo, a analisar e votar em referendo, sobre o TGV Lisboa-Porto.
O meu rapaz mais velho é que deve ter razão. Se estes gajos gostam de brincar aos comboios, porque é que não brincam com os comboios Marklin?
Uma boa ideia para o Inimigo Público: Mário Lino, a montar um Marklin.
Nada a fazer.
GostarGostar
O que eu gostava que me explicassem os pró TVG é que benefícios vai trazer para o País a rede quando ela estiver construída. A construção já sabemos vai beneficiar os amigos do poder. O pagamentos vai “beneficiar” as futuras gerações. E a rede de alta velocidade serve para quê? Paulo Morais tem toda a razão: o TGV é um lixo. Venha o referendo.
GostarGostar
#52 já vi esse filme com o aeroporto. já devem ter comprado terrenos na margem esquerda e agora o processo corre os trâmites normais. a doutora criou o ambiente e agora é o tempo da confusão habitual nestas coisas. acaba por ser feito com as cedências do costume e ganham todos. vá lá brincar aos jouefs que os outros são peças de museu.
GostarGostar
Mas afinal, o referendo serve para qu~e, se não para decisões desta dimensão?
Têm medo que o povo o reprove?
Acham que o povo é inculto e imaturo para votar, como dizia o Dr. Salazar?
Esse pelo menos não fazia obras faraónicas.
GostarGostar
Qual é o seu Blog?
Clique no nome sff
GostarGostar
#55 acho que já foi referendado em 2005 no programa eleitotal do ps.
GostarGostar
57, nesse “referendo” também nos foi dito que seriam criados 150 mil postos de trabalho (ninguém os obrigou a prometerem isso) e não vinha nada relacionado com o aumento de impostos. Em que ficamos? O povo só serve para lá por o voto a cada 4 anos, e depois deve ficar caladinho no seu sítio que quem manda é o governo? Que bela democracia que estes tugas querem…
GostarGostar
A História absolverá a Ferreira Leite e sua pandilha.
Viva a gaja
GostarGostar
Rxc – deixe-se de brincadeiras
A septuagenária senhora pifou de vez daqueles neurónios! Já não dá uma para a caixa!
Muda de opinião mais rápido que os seus gestores de dinheiros públicos e privados mudam de camisa – Parece um catavento!
Quando esteve no poleiro anunciaram o TGV com 5 linhas!! com direito a apresentação pomposa ao lado do Aznar..em 2003!
E não com 3 mas sim com 5 linhas!!!
(…E MAIS CARO DO QUE O ACTUAL..BEM MAIS CARINHO!..)
…E o mais sensacional: DIZA ELA NA ALTURA QUE AQUELE ERA UM INVESTIMENTO INADIÁVEL E FUNDAMENTAL PARA O PAÍS, QUE IRÍA ORIGINAR UM CRESCIMENTO DO PIB ECONÓMICO EM MAIS DE 2%!!
E O FARÍA O DESEMPREGO BAIXAR NA ORDEM DOS 3%!!
Ora se o TGV era tudo isso nessa altura…
GostarGostar
Ainda que o texto de Paulo Morais questione o TGV, a grande questão é referendo. Mas a mim parece-me que os senhores pró-TVG, o tais progressitas, têm medo de referendos e de ouvir o povo. Já agora pergunto: costumam votar ou delegam nos técnicos progressistas?
GostarGostar
Ora se o TGV era tudo isso nessa altura…
Já se explicou isso um trilião de vezes.
Baseia-se no conceito “só os burros não mudam de opinião”.
GostarGostar
#61 não tás bom da cabeça. referendar obras? por alma de quem? não estarás a confundir TGV com IGV, ou memsmo EUadesão. a expo, as músicas de lisboa e porto, o aerocarneiro, os campos da bola, autoroutes e outras jardineiradas foram referendadas por alguém.
GostarGostar
1 DÓLAR!!!!!!!
DIAS LOUREIRO DESMENTIDO MAIS UMA VEZ
ENCONTRADO O DOCUMENTO ONDE DIAS LOUREIRO ASSINA A VENDA POLÉMICA LIGADA À ESCOLA DE LADROAGEM BPN/SLN POR….1 DÓLAR!!!!!
NÃO PERCAM MAIS UMA NOTÍCIA BOMBÁSTICA DAQUELA QUE É A MAIOR FRAUDE DE SEMPRE EM PORTUGAL COMETIDA PELOS HOMENS DE CONFIANÇA DE CAVACO E DO PSD!!!! O BPN – BANCO NACIONAL DO PSD !!!!!
O GAMANÇO DESTES ARTISTAS JÁ VAI EM QUASE 1.800 MILHÕES DE EUROS!!!!
É O EVEREST DAS FRAUDES EM PORTUGAL, À BEIRA DISTO TUDO O RESTO NÃO PASSA DE BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS !!!!
Compreendo o embaraço de Cavaco..mas ..a coisa começa a tomar proporções impossíveis de sustentar!
DEMISSÃO DE DIAS LOUREIRO JÁ!
GostarGostar
23. Rxc
Mas o caro comentador acha que se o PSD ganhasse as próximas eleições não iria para a frente com a construção do TGV?
Existem compromissos internacionais, e, neste momento, Portugal já é mais europeu do que propriamente lusitano. Estas discussões pecam por falta de conhecimento e aceitação da realidade que está bem à frente dos nossos olhos.
O facto de MFL insistir neste tema é uma questão meramente política; a senhora está lá preocupada com o aumento da dívida pública ou com as consequências futuras em termos económicos do investimento a realizar. Quando esteve no governo, o aumento da despesa pública corrente foi sempre combatido através do aumento dos impostos. O PSD nunca apresentou um programa de reformas consistente, ou sequer conseguiu levar a bom porto qualquer um que tenha feito parte dos diferentes programas de governo.
GostarGostar
#62 esse discurso é da semana passada. já estamos na fase de contestação técnica do projecto pelo vaselinas secundado pelos habituais técnicos de transportes que fazem os habituais fretes a troco de estudos alternativos pagos por empresários anónimos, sa. parece que a coisa tem muito túnel do lado direito e do lado esquerdo há uns terrenos bacanos que devem dar para qualquer coisa. o resto imagina tu.
GostarGostar
# 62
Esse conceito é o já famoso: “quando estava no poleiro quería o TGV, agora que estou na oposição já não o quero”.
GostarGostar
#65 você vem cá ao fim do dia fazer o resumo para louras.
GostarGostar
se o mundo tivesse avançado com referendos ainda estávamos na idade da pedra.
GostarGostar
“Existem compromissos internacionais, e, neste momento, Portugal já é mais europeu do que propriamente lusitano.”
Pois, Portugal foi levado e bem pela Espanha. Eles têm duas fábricas de produção de componentes para o TGV. Nós teremos de importar tudo. Eles ganharão em divisas. Nós ficaremos mais endividados.
GostarGostar
“se o mundo tivesse avançado com referendos ainda estávamos na idade da pedra.”
Discordo. Os americanos aproveitam eleições para referendar tudo e mais alguma coisa. Não pode haver regime mais democrático do que este. Mas são referendadas apenas questões menores, não do tipo TGV em que são precisos conhecimentos de ordem económica e técnica que estão fora do alcance da maioria do público.
GostarGostar
#71 e nós também, é para isso que servem os programas eleitorais. há partidos que os divulgam e e submetem a sufrágio e outros que nem por isso. acho que por causa dos direitos de autor ou uma porra dessas.
GostarGostar
69, podemos sempre voltar ao tempo dos déspotas iluminadas, ou dos reis absolutistas. O que tinha de ser decidido era decidido sem se estar com essas perdas de tempo de perguntar a opinião ao povo (que, no final de contas, sempre foi quem pagou a factura, com suor e sangue).
Fernanda Valente, então mas quem está contra o desperdício do TGV tem obrigatoriamente de votar PSD?
Já agora, alguém que me explique qual é o problema da senhora ter 70 anos? O que deve ser discutido é a validade das propostas do seu partido. A discriminação em relação à idade é das coisas mais reles e mesquinhas que se podem fazer: esquecem-se que todos, se a vida permitir, chegaram a velhos? Gostaria de ver a “esquerda moderna” a defender essa bandeira, como defende outras significativamente minoritárias e secundárias!
E para quem se preocupa tanto com a idade “provecta” da senhora, acaso votaram no candidato apoiado pelo PS para as Presidenciais?
GostarGostar
72, o programa eleitoral é sempre cumprido na integra? Já agora, como explica que democracias mais avançadas do que a nossa recorram com tanta frequência ao referendo, sobre as mais variadas matérias?
GostarGostar
#73 podemos passar a vida no paleio e não fazer nada , a principal actividade lusa. 70 anos? não o problema é mais arterioesclerose.
GostarGostar
#74 exactamente, sufragando programas eleitorais em anos de eleição. quantifique esses exemplos das democracias avançadas que você conhece.
GostarGostar
“não o problema é mais arterioesclerose.”
Você é que deve estar esclerótico se não percebe que o que Portugal precisa neste momento é de alguém como MFL que não entretém ilusões e faz o que deve ser feito. Há aqueles para os quais tudo é fácil e não se ralam com as consequências. Um dia cai o céu em cima, tal como aconteceu com a presente crise que o mundo está a passar. Sócrates representa essa atitude, aqueles que vivem de crédito sem se ralar com consequência futuras. MFL seria precisamente o contrário, poria um fim ao contínuo afundanço de Portugal.
GostarGostar
75, podemos passar a vida a gastar balúrdios em grandes obras, a principal actividade lusa, a meu ver. Quando se fechar a torneira dos subsídios europeus, é que vai ser bonito…
Eu também queria comprar um Aston Martin DB9, mas tive de me contentar com uma carrinha familiar.
Ninguém diz para não se fazer nada, percebeu? O que se pode, e deve(!), é discutir se esta alocação de recursos é a melhor, e se vai beneficiar significativamente a maioria da população, tendo em conta os montantes e encargos futuros envolvidos, quando comparada com outras opções (p.ex. reabilitar os centros históricos das nossas cidades ou melhor os sistemas de transporte público citadinos, o que iria afectar imediatamente a qualidade de vida de milhões de portugueses).
GostarGostar
#78 “Eu também queria comprar um Aston Martin DB9, mas tive de me contentar com uma carrinha familiar.”
este é o dilema dos pobres em portugal, o dos outros é mais should i pay or should i go.
GostarGostar
Bom Dia. Vejo que por aqui a conversa vai muito animada. E que a maioria dos velhos de Restelo anónimos (uma espécie de alcoólicos anónimos do desenvolvimento) acamparam por aqui.
Mas como diria galileu, “Apesar de tudo, ela move-se”. E o TGV também.
GostarGostar
“E que a maioria dos velhos de Restelo anónimos (uma espécie de alcoólicos anónimos do desenvolvimento) acamparam por aqui”
Pois, são os mesmos que também foram contra, e muito acertadamente, contra os Estádio do Euro que aparecem sempre vazios quando dá um jogo de futebol na televisão. Que grande diferença para a Inglaterra em que os clubes partilham estádios e estes estão sempre a abarrotar de gente. Comparados com eles, parecemos um país de ricos, em que nos damos ao luxo de construir 100 lugares por cada espectador em média por ano. A quanto deve equivaler só em juros de empréstimo para cada espectador? Deveriam ser feitas estas contas, tal como se faz com o teatro pelo Estado. Por exemplo, 300 euros de subsídio por cada espectador como é frequente acontecer com as artes.
GostarGostar
Olá a todos.
Afinal, vi na SIC que o TGV ainda vai ficar masi caro, porque estã a alterar o trajecto.
Is to ainda é pior do que parecia.
Afinal vou emigrar mais cedo.
GostarGostar
CAA,
Depois do falhanço de Monteiro e de Menezes, acho que Você acertou em Paulo Morais.
Força, que o tempo urge. Portugal precisa de gente ….fora do imenso Centrão: Jorge Neto, Júdice, Vara, Rui Vilar, Vítor Bento, Angelo Correia, Rebelo de Sousa, Jaime Gama, Rui Machete, José Lello, Sócrates……gente que gosta muito do vil metal, e em que a “ideologia” é acessória!
GostarGostar
#83 óh chefe! isso parece a equipa do benfica para a próxima época.
GostarGostar
Então o Paulo Morais não quer o TGV?
Preferia um combóio a vapor, para ir até Viana ser candidato à Câmara?
O Paulo Morais e o CAA estão sempre contra tudo e contra todos. Vão longe, no país da maledicência.
GostarGostar
De quem são os terrenos onde passa o tgv? e agora com o novo traçado?
GostarGostar
Mas não existe um conselho de estado para resolver a burrice do TGV? da ponte que está aldrabado o estudo e o Jamis diz que está decidido e acbou? (o gajo não tem vergonha de ter levado no focinho com a OTA) agora quer epetir o filme com a ponte!
Já foi dito e redito que a escolha da ponte para o local do Jamais è uma merda!
GostarGostar