Afinal, o que é que tem, agora, para nos dizer?!
MANUELA FERREIRA LEITE queixa-se que o país não a ouve. Segundo o Público (ed. de hoje, 22.03.09, p. 8) a Presidente do PSD diz-se cansada perante um país que não a ouve.
Até merecerá alguma solidariedade…não muita, na medida em que quando o país a queria escutar, ela não falou! Lembram-se da “estratégia do silêncio”, justificada alegadamente por uma questão de credibilidade e de pose de Estado?
Queixa-se o PSD (em rigor, segundo o Público, queixam-se as Distritais laranja) da máquina de propaganda do Governo. Têm também, seguramente, razão.
Agora talvez devessem lembrar à líder que:
1º- não será bom apresentar-se a umas eleições cansada “perante o país” (ou será que é mesmo “cansada do país”?) e
2º – se agora, a toda a pressa, quer falar, abandonando a “estratégia do silêncio”, então será melhor pensar, em primeiro lugar, no que vai dizer.
Melhor, só convirá falar mesmo se tiver alguma coisa para nos dizer…..caso contrário, mais vale continuar a seguir a estratégia silenciosa que aposta na queda de Sócrates por um qualquer “milagre” político ou, simplesmente, pelo desgaste do poder.

Se encontra cansada, pelo silencio, então, com o barulho, dá-lhe o fanico.
Vem aí os/as septagenarias para governar o País? não basta o Prof, que tem a mania que sabe de Economia – de sebenta sabe muito, mas isto não vai lá de “sebenta” nem a curva IS/LM e o emprego com a curva de Fisher
GostarGostar
mais uma oportunidade comercial. sonotones para o povo.
GostarGostar
Aconselho-lhe vivamente a leitura do Abrupto hoje.
Já sei que não concordará com o que lá vem, mas leia na mesma.
GostarGostar
O “abrupto” está é enganado redondo. Também não tenho certezas, logo isto que ele está enganado é uma opinião. O abrupto parte do principio que as pessoas pensam conforme aquilo que os media lhes dizem para pensar. Valoriza demais o que passa ou não passa na tv. Julga que o povinho vai com todos, com aquilo quelhe dizem na tv. O que acontece é que na minha opinião, sem certezas, o que passa na tv já não é sério. Podem dizer o que quiserem que as pessoas já sabem que pode ser verdade podese ser mentira. Não ligam. Ficam com a sua opnião do dia a dia. Da rua e dos amigos. Cada pessoa é a sua noticia. Cada pessoa pensa por si. A tv já era e o abrupro continua ocupadinho com o indice de situacionismo que só ele e os que aparecem na tv a opinar se interessam.
GostarGostar
A partir do momento que as hipóteses para as próximas eleições começam a ser sistematicamente colocadas como “PS com maioria” e “PS sem maioria”, está quase tudo dito. Há qualquer coisa que não está bem na isenção, até porque a atenção que é dada ao PSD como partido não é dada ao PS, excepção feita ao que resultou da ocorrência do congresso. E o partido nem está melhor que o PSD.
GostarGostar
Ai, o Abrupto, sim, está bem, que só quem for cego e mudo, além de rebrupto, é que ainda não percebeu. E como é que há gente tão faladora, tão esperta, tão bisbilhoteira, assim, que não dá conta do erro crasso que fomentou e escolheu?!
GostarGostar
Ouvi dizer que a Manuela Ferreira Leite faz uma imitação muito boa do humorista daquele humorista muito malcriado e famoso da tv. É usar essa arma. Aposto que todos a ouviam…lol
GostarGostar
#4 o problema do pacheco é que gostaria de controlar o que os jornalistas escrevem, se chafurdam no freepork cumprem o dever de informar e são uns sacanas porque não publicam o que a senhora não diz e quando diz não entendem o que disse. não é original, há muita gente assim.
GostarGostar
Se Dona Leite ouvisse o povo, não se diria louca.
“Para palavras loucas, orelhas moucas.”
GostarGostar
Por mim o que o abrupto quer eu não quero. Ele é o propagandista. Sem escrupulos.
GostarGostar
O PPD/Psd dos barões, não trazem nada de novo, é conhecida a receita milagrosa, traduzida no deixa a andar, tudo ao monte e fé em deus.
Ora, os tempos de hoje, requerem capacidade de “inventar” trabalho, inventar “comercio”, inventar jobs, inventar laser, como escrevia Adam Smith, acerca dos portugueses, no seu livro Riqueza das Nações, e não precisa de ler o livro todo.
È isto, que pessoas não “ouvem” da septagenária.
Temos nos, Portugueses, os jovens portugueses, de reeiventar os “Jobs”, não é com a “velharia” que vamos lá.
Por isso, é que a juventude não ouve e mal deles seguem as “bitolas” da decada de 60.
O tempo requer, cada vez mais, audácia e ousadia.
Quem traz na cabeça, um belo penteado afrancesado, para homem e para mulher, dedique-se á “passarelle”
GostarGostar
#7 tamém acho. e o ps deveria dar uma mãozinha ao psd.
GostarGostar
“estratégia silenciosa que aposta na queda de Sócrates por um qualquer “milagre” político ou, simplesmente, pelo desgaste do poder”
quando se acredita em bruxas e meteorologia o resultado ou é errado ou sai fora do calendário.
peçam responsabilidades ao adivinho da marmeleira.
GostarGostar
Porqué o Pais, não cria, á semelhança dos Ingleses, a “Camara dos Lords”?
Podiam-se entreter a fazer jogos da batalha naval.
Já viram o que era, o Lord Clif, mandar um submarino ao fundo, do Lord Cavaco, dos novinhos em folha, comprados ha 3 meses.
Era engraçado, não era.
GostarGostar
Por falar na camara dos lord suspeito que os deputados do psd possuem como modelo o parlamento ingles e fazem aquelas cenas na AR. O parlamento ingles aqele que os ingleses se fartam de rir dele e não ligam nenhuma. Grande modelo a seguir. Só mesmo os alucinados.
GostarGostar
O Papa é muito formal, ou estar ali, ou comer uma feijoada, é o mesmo.
E Eu a pensar, que Angola tinha sido proposto, as altas esferas, claro, para fazer daquele Pais o estado Israelita e o Salazar opos-se.
Mas valia, hoje seria uma potencia.
GostarGostar
O PMF quer-nos fazer crer que em Agosto, quando MFL esteve em “silêncio” é que as pessoas estavam cheias de vontade de a ouvir. E agora já não estõa… que azar… já viu.
PMF, só por causa desse comentário… já nem merece que continue…
GostarGostar
a Presidente do PSD diz-se cansada perante um país que não a ouve.
É melhor comprar um megafone e ir para as feiras vender o seu peixe. Eh! Eh!
GostarGostar
PMF
Permita-me que discorde de alguns pontos:
1 – A famosa “estratégia do silêncio” (os artifícios comunicacionais que se criam para dizer coisas tãom simples …): não foi mais nem menos que uma necessidade prática de preparação de MFL perante as responsabilidades que assumiu.
Nesse tempo, MFL apresentou propostas alternativas no domínio do Orçamento de Estado, apresentou medidas de apoio às PME’s, solicitou apoios do Estado aos mais necessitados e lançou um Forum que pretende ouvir a Sociedade Civil e os seus problemas – o “Forum Portugal de Verdade”
Com ruído e agitação mediática, em frenesins desmedidos, não é possível apresentar com solidez, propostas alternativas ao eleitorado
2 – MFL queixa-se (e com muita razão!) da discriminação mediática na cobertura das suas propostas e, também, do boicote que muitos fazem às suas declarações
Basta ver, p. ex. os tempos que as peças dos Jornais da RTP consagram ás várias “metáteses” de José Sócrates (o próprio PM, Augusto Santos Silva, Pedro Silva Pereira e outros …) – no total podemos chegar aos 10 minutos de tempo de Antena num Jornal em “prime time” televisivo! Enquanto que Paulo Rangel e MFL se podem contentar com 1 minuto cada (e já não é nada mau …)
ISTO É UM FACTO EVIDENTE e basta ir a http://www.rtp.pt (meu telejornal) e contabilizar os tempo das peças … É fácil, é barato …
3 – MFL comete de facto vários erros:
– O de preferir falar verdade a dizer mentiras e fazer florilégios comunicacionais
– O de não se orientar por lógicas televisivas ou mediáticas
– O de não ser uma actriz
– O de estar ligada à austeridade e ao rigor
– O de ter uma vasta experiência política e técnica
– O de surpreender sempre os comentadores e os “fazedores de opinião”
Julgo que quem for um observador atento da realidade perceberá que ao escolher José Sócrates ou Manuela Ferreira Leite está na presença de 2 personalidade completamente diferentes e com experiências e percursos que falam por si
GostarGostar
Que texto de propaganda , Gonçalo M.
É so blá blá. Então o de dizer que fala verdade é uma coisa que todos podem ver. Não é uma actriz? lol Não foi MFL que esteve por trás da propaganda para eleger Cavaco Silva?
GostarGostar
Se os portugueses mantiverem ainda um pingo de lucidez: apenas poderão votar em Manuela Ferreira Leite nas próximas legislativas! É a única pessoa capaz de retirar o país do lodaçal imenso em que: os «media» ao serviço da situação; a propaganda governamental; a demagogia do Primeiro-Ministro e a Crise económica o colocaram.
GostarGostar
mas então a estratégia do psd não era perder as eleições e por isso optou por um(a) líder de 2ª? e querem atenção? ela já teve atenção quanto baste quando subiu o IVA 2 pontos percentuais e impôs o PEC a título de “choque fiscal”… só por isso nenhuma das propostas dela merecem qualquer credibilidade…
Desde 2001 que voto em branco… este ano vou juntar-me à abstenção e promover a mesma, como forma de retirar legitimidade a qualquer governo que saia das próximas eleições…
GostarGostar
“Ora, os tempos de hoje, requerem capacidade de “inventar” trabalho, inventar “comercio”, inventar jobs, inventar laser, como escrevia Adam Smith, acerca dos portugueses, no seu livro Riqueza das Nações, e não precisa de ler o livro todo”.
Mas, estes ignorantes admiradores do “Engenheiro Técnico” acreditam em Adam Smith? E admiram Adam Smith? Eles não sabem do que escrevem. A idade não perdoa, a quem admirou o Ditador Caetano, ainda que frouxo!
GostarGostar
Amigo Caodeguarda:
Não se pode deixar de perceber o que diz no seu último Post.
Gostaria, tão só, que procurasse explicar porque razão: se tomaram medidas tão drásticas em 2001? Manuela Ferreira Leite enlouquecera à época? A UE pressionava como nunca Portugal? O País vivia as sequelas do Pântano Guterrista?
GostarGostar
Gonçalo Marques,
A sua fé começa a soar demasiado forçada – por exemplo:
«1 – A famosa “estratégia do silêncio” (os artifícios comunicacionais que se criam para dizer coisas tãom simples …): não foi mais nem menos que uma necessidade prática de preparação de MFL perante as responsabilidades que assumiu.»
“necessidade prática de preparação de MFL perante as responsabilidades que assumiu”????
Então o maior argumento a favor da senhora quando foi impelida para a liderança do PSD por quem só quer lá ir em 2010 não era a sua excelsa e superior preparação?
Então a pobre senhora foi Secretária de Estado, ministra por duas vezes, é política profissional há mais de 20 anos E NÃO ESTAVA PREPARADA?
E, ainda que assim fosse, esse período de intenso estudo teve resultados?? Quais, para além da desgraça estratégica e comunicacional que todos enxergamos?
Valha-o Deus…
GostarGostar
Anónimo 20
“Que texto de propaganda , Gonçalo M.”
É a sua opinião. Para mim é um texto que relata FACTOS e não se fica por evasões linguísticas
“É so blá blá.”
Talvez … Mas tem alguma coisa a objectar ao que eu disse? Faça o favor …
“Não foi MFL que esteve por trás da propaganda para eleger Cavaco Silva?”
Não faço ideia …
A qual das eleições de Cavaco Silva se refere?
Mas você lá saberá o que diz …
GostarGostar
Caro CAA
Quando me referi a preparação, não estava a falar do conhecimento dos “dossiers” governativos e dos principais “temas quentes” da governação, que julgo que MFL, como o CAA referiu dominará com maior ou menor facilidade, pela sua experiência política.
Referia-me ao tempo que foi necessário para “vestir” o seu novo fato: o de Presidente do PSD. Tomar as rédeas do PSD, logo à partida … Artigos e declarações de Menezes quase semanalmente, a língua afiada de Ângelo Correia e outras “vozes” …
Penso que não deva ter sido fácil, dada a margem escassa de votos com que venceu as eleições partidárias e a situação complicadíssima que o Partido viva na época e que, ainda, infelizmente (em parte) continua a viver
MFL preferiu não se expor, numa primeira fase e, para alcançar margem de afirmação interna e projecção externa julgo que seguiu estaa opção arriscada, mas compreensível: o silêncio.
“E, ainda que assim fosse, esse período de intenso estudo teve resultados?? Quais, para além da desgraça estratégica e comunicacional que todos enxergamos?”
CAA, olhe que os resultados foram bons, discordo de si – repito o que escrevi em cima:
“Nesse tempo, MFL apresentou propostas alternativas no domínio do Orçamento de Estado, apresentou medidas de apoio às PME’s, solicitou apoios do Estado aos mais necessitados e lançou um Forum que pretende ouvir a Sociedade Civil e os seus problemas – o “Forum Portugal de Verdade”
Com ruído e agitação mediática, em frenesins desmedidos, não é possível apresentar com solidez, propostas alternativas ao eleitorado”
Agora, CAA enquanto MFL – que não é uma pessoa que crie fácil empatia, é uma mulher mais do rigor e da austeridade: imagem que os Portugueses (naturalmente dados à brandura e ao laxismo não gostam) – for sistematicamente “boicotada” apenas enquanto imagem e não enquanto substância e conteúdo, julgo que isso só lhe dará mais força e determinação para continuar esta caminhada tão importante para que o Pântano não persista e Portugual se reerga
Um abraço
GostarGostar
Caro CAA
“Valha-o Deus…”
Obrigado. Vindo de si, considero um elogio 🙂
Um abraço
GostarGostar
Pacheco Pereira e Lobo Xavier já disseram na Quadratura de Círculo que a frase “não nos ouvem” se refere ao governo e ao facto de este não discutir com o PSD as medidas anti-crise. Se assim for, este post limita-se a atacar um homem de palha. Como muitos outros neste e noutros blogues quando se trata de atacar Manuela Ferreira Leite.
GostarGostar
Gonçalo Marques,
«Referia-me ao tempo que foi necessário para “vestir” o seu novo fato: o de Presidente do PSD. Tomar as rédeas do PSD, logo à partida … Artigos e declarações de Menezes quase semanalmente, a língua afiada de Ângelo Correia e outras “vozes” …»
Vamos por partes:
1. A sra. não tinha tempo – por escolha própria, entrou a pouco mais de 1 ano das Legislativas.
2. A sra. não tinha tempo – se não se preparou, se não conseguia ‘vestir o fato’ num só dia, após 20 e tal anos a só fazer política, então é porque não tem gabarito para o cargo.
3. A sra. não tinha tempo – nem idade, nem perfil, nem cultura, nem estilo, nem argúcia, nem inteligência, nem estofo, nem nada…
A sra, Gonçalo Marques, foi um bluf que o PSD acalentou durante mais de duas décadas – o pior é que acreditaram na patranha que eles mesmo engendraram para iludir os outros…
GostarGostar
“27 pois é tem toda a razão. só faltou dizer que os sacanas do ps são uns ingratos e podiam ter ajudado a a provecta. valha-o sto. onoffre, padroeiro dos interruptores e da tosse.
GostarGostar
Gonçalo Marques,
Nenhum país adivinhou ou previu a Crise Mundial – e que teve origem nos Estados Unidos como consequência das políticas erradas da Direita.
E ainda hoje ninguém sabe a sua extensão ou quando ela irá passar..parece que de repente todos os ditos experts na matéria ficar acéfalos e ocos de ideias – ninguém se arrisca a prever nada.
Nisso, estiveram, aliás, muito bem acompanhados por toda a gente — aqui, na Europa e no resto do mundo. Quem disser que previu e que aconselhou a tempo, que se candidate ao próximo Nobel de Economia. E ainda terá de demonstrar que, mesmo avisado e reagindo antes, alguém, algum país, poderia ter escapado à crise actual.
…mas claro, quando alguém não quer entender, não entende mesmo. E certamente que irás continuar a achar, tal como em todo o mundo..que a culpa da Crise Mundial..é do Sócrates.
GostarGostar
Gonçalo Marques e José Barros,
Será assim tão custoso enxergarem que a sra. foi o melhor presente que o PS poderia almejar?
Que só foi para lá porque Rui Rio decidiu que só é tempo de tomar o poder em 2010, i.e. após a derrota anunciada nas Legislativas de 2009?
Que a sra. se arrasta, sozinha, sem saber o que diz e o que faz, de gaffe em gaffe, perante o riso mal contido dos adversários e – sei bem do que falo! – de alguns dirigentes laranjas que a fingem apoiar???
GostarGostar
3 – MFL comete de facto vários erros:
– O de preferir falar verdade a dizer mentiras e fazer florilégios comunicacionais
Como quando fala do TGV. Esconde que foi ela como ministra das Finanças que assinou o acordo com Espanha paa a construção do TGV, Ou como quando mentiu dizendo que a Lusa enviara um jornalista a Madrid.
– O de não se orientar por lógicas televisivas ou mediáticas
Ou seja convocar uma conferência de imprensa pra cavalgar as declarações de nascimento Rodrigues e Cavaco não obedece a lógicas televisivas ou mediáticas?
– O de não ser uma actriz
Isso é verdade. <diz ela e concordo. Ainda bem. Porque paa ser actriz convém ter beleza, carisma e talento. A dra Fl não tem nenhuma dessas qualidades.
– O de estar ligada à austeridade e ao rigor
Como quando vendeu ao Citybank as dívidas dos contribuinte. E quando fez uma operação de cosmética nos Orçamentos para com receitas extrorinárias ficar abaixo dos 3% de Bruxelas que afinal, soube-se depois eram 6,83%. Ou na compra de uns submarinos que custam um aeroporto com a sua aprovação, quando era Ministra das Finanças.
– O de ter uma vasta experiência política e técnica
E o que sobra dessa experiência? O que recordamos da sua actuação como Ministra da Educação? E como Minitra das Finanças?
– O de surpreender sempre os comentadores e os “fazedores de opinião”
O que é dificil. Mas ela consegue, às vezes surpreendê-los. Pela negativa
PS: Declaração de interesses:
1. Não acredito na honestidade e boas intenções de Sócrates.
2: Provávelmente votarei PSD nas legislativas. Porque voto no Porto,em gente como Paulo Rangel ou Aguiar Branco. Nunca por Ferreira Leite.
GostarGostar
#29 acho que se referiam ao papa.
GostarGostar
Gonçalo Marques,
Nenhum país adivinhou ou previu a Crise Mundial – e que teve origem nos Estados Unidos como consequência das políticas erradas da Direita.
E ainda hoje ninguém sabe a sua extensão ou quando ela irá passar..parece que de repente todos os ditos experts na matéria ficar acéfalos e ocos de ideias – ninguém se arrisca a prever nada.
Nisso, estiveram, aliás, muito bem acompanhados por toda a gente — aqui, na Europa e no resto do mundo. Quem disser que previu e que aconselhou a tempo, que se candidate ao próximo Nobel de Economia. E ainda terá de demonstrar que, mesmo avisado e reagindo antes, alguém, algum país, poderia ter escapado à crise actual.
…mas claro, quando alguém não quer entender, não entende mesmo. E certamente que irás continuar a achar, tal como em todo o mundo..que a culpa da Crise Mundial..é do Sócrates.
GostarGostar
PMF e CAA são heterónimos?
Quando antigamente lia imbecilidades sobre futebol, politiqueirice e religião já sabia quem era o autor.
Ultimamente não.
GostarGostar
CAA
Não foi um momento fácil aquele em que MFL chegou ao PSD, desculpe. E dada a delicadeza da situação e os apetites vários que consomem o PSD e algumas das suas figuras, os 20 anos de preparação de trabalho de campo político poderiam até não significar grande coisa …
MFL provou o mesmo fel que Menezes, Marques Mendes e Santana Lopes (para não falar de outros) também provaram: a impaciência que muitos “quadros” (ou seja, carreiristas) do PSD em estar sempre junto dos holofotes mediáticos e dos corredores do poder … E não é facil ganhar margem de afirmação nesse quadro, por muita exepriência que se tenha
Aquilo em que eu acredito é que o tipo de perfil austero, exigente e rigoroso de MFL (aliado ao facto de não prometer aquilo que sabe que não pode cumprir) é uma mais valia para um momento em que Portugal vive um dos períodos mais negros da sua história: por culpa do PS, por culpa do PSD, por culpa de uma classe política incompetente e, em geral, mal preparada e por culpa de um atraso estrutural que precisamos de recuperar
CAA: é ou não verdade que a visão fria e lúcida que MFL tem sobre a realidade do país é partilhada por pessoas de quadrantes políticos tão diversos como Medina Carreira ou Silva Lopes, por exemplo, que falam constantemente que não nos podemos endividar, que devemos rever o “betão” e “as grandes obras” e que devem os trabalhar com afinco …
MFL – FAÇA BEM OU MAL – vai sofrer sempre do mesmo problema: os estereótipos que estão na cabeça de muitos e que são alimentados de pequenos (grandes) nadas mediáticos
GostarGostar
Ordralfabetix
“Como quando fala do TGV. Esconde que foi ela como ministra das Finanças que assinou o acordo com Espanha paa a construção do TGV, Ou como quando mentiu dizendo que a Lusa enviara um jornalista a Madrid.”
Não é verdade! MFL: lançou o debate. Nunca se pronunciou a favor ou contra. O Governo Barroso de 2002-2004 apenas estudou (como outras obras) a hipótese TGV
“Ou seja convocar uma conferência de imprensa pra cavalgar as declarações de nascimento Rodrigues e Cavaco não obedece a lógicas televisivas ou mediáticas?”
As declarações – ao contrário das de Santos Silva e outros “boys” – foram feitas para esclarecer situações e rumores que se pretendiam erguer à condição de “factos jornalísticos”
“Como quando vendeu ao Citybank as dívidas dos contribuinte. E quando fez uma operação de cosmética nos Orçamentos para com receitas extrorinárias ficar abaixo dos 3% de Bruxelas que afinal, soube-se depois eram 6,83%. Ou na compra de uns submarinos que custam um aeroporto com a sua aprovação, quando era Ministra das Finanças.”
Não me recordo bem dos números da época, mas acho que está a inflacionar os dados. MFL fê-lo à custa de receitas extraordinárias, como venda de património público, mas pelo menos não colocou activos do fundo de Segurança Social na bolsa … Quanto ao caso Citybank e aos seus contornos, felizmente bem diferentes dos casos BPN e BPN
O resto é opinião sua e respeito-a como, estou certo, respeitará a minha
GostarGostar
deu-lhe corda, agora atura-o. sai guião para novela de 300 capítulos com a provecta no papel de lidl incompreendida.
GostarGostar
Gastem o tempo em latin, que faça caso.
ex rerum natura.
Septagenaria.
Valho-nos Nossa Senhora da Conceição, que era jovem e bonita. Já alguma vez viram a Nossa Senhora de oculos escuros?
GostarGostar
#39 “Quanto ao caso Citybank e aos seus contornos, felizmente bem diferentes dos casos BPN e BPN”
se quer que respeitem a sua opinião, explique lá esta insinuação?
GostarGostar
Gonçalo Marques,
Ferreira Leite não possuir qualquer «visão fria e lúcida que MFL tem sobre a realidade do país». Não tem nenhuma. Nada. O nada não é frio nem lúcido: é nada.
GostarGostar
Atenção, a quem está com boas intenções, que a história do déficit, ainda vai ter muitas voltas:
1. Quanto era o déficit, quando Guterres abandonou o seu posto? Quanto era o déficit quando Pina deixou o Ministério das Finanças?
2. Quanto era o déficit em 2005, quando Durão abandonou o seu posto? Era de 6,83%? E quanto é o déficit em 31 de Dezembro de 2008? Mas, agora, não pode ser avaliado por Constâncio, que evidentemente é fiel ao Partido.
3. Quanto será o déficit em 31 de Outubro de 2009, quando Sócrates abandonar o poder? Será, com certeza, superior a 5%, ou mesmo a 6%. Então, para que serviu o congelamento da Função Pública? E onde se verificou a tal “racionalização da FP”? A FP emagreceu ou engordou?
Quem esclarecerá tudo isto, serão muitos dos que se cruzaram já nos corredores do poder: Oliveira Martins, Campos e Cunha, Silva Lopes, Augusto Mateus, Daniel Bessa, ou Medina Carreira. Todos, ex-Colaboradores de governos socialistas. Curiosamente….
GostarGostar
Gonçalo Marques,
Não se esqueça do ponto fulcral:
– a sra. foi impelida para a liderança do PSD por quem só quer lá ir em 2010. Que está à espera que ela perca mas que espera, também, que a esquerda retire a maioria absoluta ao PS. E que o PSD perca votos desde que não baixe dos 22/24%.
Depois, o mesmo que a pôs lá irá aliviá-la do fardo. Daqui a um ano, mais coisa menos coisa.
V., lamento dizê-lo, está apenas a fazer o papel que os autores da táctica “vamos perder em 2009, não há nada a fazer” urdiram para os crentes. Pense nisso.
GostarGostar
44,
Ainda que em contexto de disparate, como é seu timbre sempre que quer falar em política, ao menos escreva ‘défice’ como manda a gramática…
GostarGostar
“diferentes dos casos BPN e BPN”:
– Custo assumido com o BPN: 2,7 biliões de euros.
– Custo estimado com o BPP: 450 milhões de euros.
– Custo de “ataque” ao BCP: indeterminado. Ou seja, quanto custará à CGD (dos contribuintes), o crédito que Ferreira/Vara deram a determinadas pessoas para comprarem acções no BCP, e tomarem conta do BCP, e entregarem o poder a Ferreira/Vara? Serão, com cereteza, de largas centenas de milhões de euros.
GostarGostar
Oh Amorim,
Mas, agora vens dar lições de gramática? Logo tu? Ainda ontem tinhas aqui “posts”, em que na mesma frase se confundia “ouve” com “houve”, e vens falar de coisas que desconheces!
Toma lá, oh Turco:
Déficit ou Défice é um termo contabilístico de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo resultante de, em um orçamento, ter mais gastos, ou despesas do que ganhos, ou receitas. Tal orçamento é chamado de deficitário. Corresponde ao prejuízo em balanços de empresas não econômicas ou “sem fins lucrativos”.
http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9ficit
GostarGostar
4- Grande Porto
Rui Moreira
Carlos de Abreu Amorim
Diogo Dantas
http://www.democraciaportuguesa.org/
——————————-
Sempre à procura do próximo “comboio”!
GostarGostar
#48 cultura wiki hey? consulta rigor e honestidade, também lá está.
GostarGostar
“Quanto ao caso Citybank e aos seus contornos, felizmente bem diferentes dos casos BPN e BPN”
O Citybank foi uma decisão de F.Leite. O BPN foi culpa de Teixeira dos Santos?
“O Governo Barroso de 2002-2004 apenas estudou (como outras obras) a hipótese TGV!”
PS exige a líder do PSD pedido formal de desculpas
19 | 01 | 2009 16.23H
O PS exigiu hoje à líder do PSD um pedido e desculpas formal aos portugueses por não falar a verdade no caso do TGV, já que enquanto ministra do Governo de Durão Barroso assinou um acordo com Espanha sobre esta matéria.
Destak/Lusa | destak@destak.pt
“Exigimos que venha fazer formalmente um pedido de desculpas aos portugueses”, disse à Lusa o deputado socialista José Junqueiro.
Na quinta-feira, em entrevista à RTP, a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, afirmou que se formar Governo riscará o investimento na rede ferroviária de alta velocidade (TGV) por considerar que “na situação actual do país, que está com um nível de endividamento absolutamente incomportável, não é possível fazer investimentos – sejam eles quais forem – que impliquem grandes importações”.
“A Dra. Manuela Ferreira Leite deve falar verdade”, contrapôs hoje o deputado socialista José Junqueiro, lembrando que, enquanto ministra das Finanças do Governo de Durão Barroso, assinou um acordo com Espanha sobre o TGV.
“O TGV foi formalmente acordado entre os dois Estados – português e espanhol – e esse acordo tem a assinatura da Dra. Manuela Ferreira Leite, não para uma, mas para cinco linhas de alta-velocidade”, salientou José Junqueiro.
Por isso, acrescentou, o PS exige que a líder social-democrata fale verdade e peça desculpas.
“Existe um compromisso entre os dois Estados que tem de ser honrado”, insistiu.
José Junqueiro disse ainda que Manuela Ferreira Leite tem ainda de pedir desculpas por ter acusado a Agência Lusa de ter mandado propositadamente a Espanha um jornalista para “ouvir os socialistas espanhóis” sobre as declarações que proferiu sobre o TVG.
“Ninguém mandou jornalista nenhum a Espanha”, referiu o deputado socialista, lembrando a que Lusa tem em Madrid um correspondente que reside na capital esapnhola.
“Exigimos que também aqui a líder do PSD fale verdade, porque falou de uma coisa que não aconteceu”, acrescentou o deputado socialista.
Numa nota divulgada sexta-feira, a direcção de informação da Lusa rejeitou em “absoluto” a acusação “grave falsa e profundamente injusta” da líder do PSD, sublinhando que a agência de notícias portuguesa move-se por critérios de independência, objectividade e relevância.
“mas acho que está a inflacionar os dados.”
Quais? Dos submarinos? Leia isto:
http://alutablog.blogs.sapo.pt/26477.html
Do défice? Tem razão. Parece que não eram 6.83 mas 6.72: Foi (mais) uma gralha do Constâncio.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1227193&idCanal=63
“O resto é opinião sua e respeito-a como, estou certo, respeitará a minha”
Evidentemente.
GostarGostar
48,
identifique lá a confusão, p.f.
GostarGostar
“O BPN foi culpa de Teixeira dos Santos?”
Porque se decidiu o Governo, de que Teixeira dos Santos faz parte, a nacionalizar algo, que já se sabia há muito que era inviável? Não há uma Lei que segura até 100.000 euros dos depósitos? Não chegava? Para que se foi mais longe? Qual o objectivo de tal extensão (para além do prejuízo evidente do contribuinte)?
GostarGostar
Perante um ataque sem motivo, só merece o desprezo, mas como o “disparate” do PMF foi tal, até lhe dou o “recorte”, entretanto corrigido:
“Depois daquela espécie de festa organizada pela Liga ( naturalmente, com o resultado pretendido por quem organizou a festa!), houve logo umas virgens ofendidas que, na rádio e na televisão, se incomodaram muito com o gesto do Pedro Silva. Houve mesmo que achasse que era uma falta de respeito!”
———————————
Mas, não se venha dizer que foi “lapso”, ou “erro”, uma vez que as duas palavras “ouve” estiveram durante várias horas online. Um “erro”, até percebíamos, agora os dois “erros” na mesma frase….vão para a escolinha!
GostarGostar
Claro que na se vê a projeção do que diz a MFL, qunado compara da com a escpria do Socrates e seus apaniguados, pois que assim que ela diz meia duzia de verdades sobre a trampa de governo do socrates, sai este aos berros e a matilha toda, no dia a dia a segiur na televisão.
Porque a cobardia do socrates em fazer um frente a frente com Manuela Ferreira Leite? querem maior prova de cobardia evocar,que ela não è deputada1 mas èsecretaria geral dum partido e não secretario geral de um rebanhp de ovelhas, como se viu no congresso do PS!
GostarGostar
LUIS MELO, supra #17 disse:
“O PMF quer-nos fazer crer que em Agosto, quando MFL esteve em “silêncio” é que as pessoas estavam cheias de vontade de a ouvir. E agora já não estõa… que azar… já viu”.
Pois não sou eu que quero fazer crer ou não!! É a própria Dra. Manuela que o diz. Leia, p.f., as notícias, leia o Público citado!!!
Ela própria diz que o país não a quer ouvir e, por isso, está cansada!!
Eu, pessoalmente, até acho que o país a queria mesmo ouvir…só que a Sra. Dra. Ferreira Leite ou não falou, ou pôs “vices” a falar que cometeram “gaffes” ou então, não disse (quase) nada que tenha mesmo suscitado o interesse do país…Mas isso, é a minha opinião que não interessa para nada: o que conta é a da PRÓPRIA!! Lamento!!!
Só por essa desatenção ou tentativa de imaginar nos outros o que ela própria diz, também não merece que continue….Mas não deixe, caro Luis Melo, de continaur a acrediar no pai natal!
GostarGostar
Ó J, #54
claro que foi lapso – estranho lapso, é certo – mas claro que foi lapso de quem acabado de chegar de Lisboa e cansado, escreveu com indignação. Eu próprio ao reler depois da chamada de atenção de alguém, estranhei
Mas – vamos lá ver – qual é o seu problema? Escrevi mesmo “ouve” por duas vezes e, logo que dei conta, corrigi.
Leve lá a bicicleta e continue a corrigir-me – você ou quem quer que seja – que, quando cometo lapsos desses, agradeço as respectivas chamads de atenção ! Não me afectam em nada e agradeço para não afectarem os outros, como você!!
GostarGostar
48 e 54,
Quando se referiu aos supostos erros do “Amorim”, logo depois de lhe ter corrigido um da sua lavra, julguei que me iria apontar um meu. Não o fez. ‘Descobriu’ um simples lapso do PMF que, manifestamente foi fruto da pressa em que escreveu o texto.
Para além de integralmente deslocada no conteúdo, a sua resposta errou, ainda, no destinatário.
O seu ‘déficit’, pelo contrário, não tem desculpa. Desde logo, porque se queria apresentar a versão latina da expressão esta nunca poderia conter um acento no ‘e’.
O melhor, julgo, é V. continuar a reproduzir links de coisas alheias ou a remeter-se à bola, deixando o resto a quem sabe escrever (e pensar) com o mínimo de qualidade. Manifestamente não é o seu caso.
GostarGostar
CARO JOSÉ BARROS, supra, #29
Só agora vi, na diagonal, o seu comentário, supra.
Repare: este post não se dirige, nem deixa de dirigir a coisa nenhuma…tão somente a comentar frases publicadas hoje na imprensa (vg. Público) e assumidas pela Dra. Ferreira Leite (não vi ainda, se bem que não tenha estado com muita atenção,mnenhum desmentido) que diz, preto no branco, que está cansada de o país não a querer ouvir!!!
Lamento, mas é ela própria que o disse!! E mais, poderia aproveitar para falar na campanha do PS, poderia dizer algo mais, poderia aproveitar poara debitar já alguma ideia nova, etc., etc.. mas…. não disse!! Lamento e foi só isso.
Não queira ver 2ºs e 3ºs intenções onde apenas basta ver o óbvio (ainda por cima, dito pela própria!)
GostarGostar
“Um “erro”, até percebíamos, agora os dois “erros” na mesma frase….vão para a escolinha!!
Foi uma clara homenagem a Lucilio.
GostarGostar
“O melhor, julgo, é V. continuar a reproduzir links de coisas alheias ou a remeter-se à bola”
Finalmente, e quanto a isto:
1. És tão tonto, que não percebeste, que eu não falo de “bola”. “Bola” é para o teu Bimbo. A “bola” é um malefício gravde para a nação.
2. Por mim, fechaste a porta. Há mais espaços por aí. Vai de retro. Não levas mais “clicks” meus.
GostarGostar
Será assim tão custoso enxergarem que a sra. foi o melhor presente que o PS poderia almejar?
Que só foi para lá porque Rui Rio decidiu que só é tempo de tomar o poder em 2010, i.e. após a derrota anunciada nas Legislativas de 2009? – CAA
Caro CAA,
1) Já muitas vezes disse que MFL é um desastre comunicacional, pelo que não me conte entre a meia dúzia de apoiantes da líder do PSD, seja neste blogue, seja em qualquer outro lugar. Tenho a mesma opinião de MFL que de Cavaco: trata-se de uma pessoa séria, conquanto de vistas curtas. Tendo em conta que Sócrates não só não tem visão, como é um aldrabão perigoso, MFL tem o meu voto.
2) Isto dito, penso ser garantido que não viveremos os próximos anos na democracia venezuelana em que o país foi transformado por Sócrates e só isso me basta para votar convictamente na senhora. Isso e o facto de não temer que a mesma seja protagonista em histórias como o Freeport (outros que a acompanham talvez, mas não é a mesma coisa).
3) Paradoxalmente, e ao contrário de si, acredito que o desastre mediático em que se transformou a líder do PSD pode ter aspectos positivos. Num momento em que a política portuguesa está entregue aos aldrabões e vendedores da banha da cobra, é bom ver alguém tão inepto para lidar com os “media”. É sinal de que essa pessoa ainda não foi colonizada pelas agências da comunicação e que, por isso, não governará através dos telejornais. Nisso também encontro uma diferença muito saudável entre MFL e os seus antecessores no PSD (em particular, Menezes e Santana). Poderá não ganhar eleições – é o mais provável -, mas, pelo menos, e ao contrário de Luís Filipe Menezes, garante-me que não é uma repetição do governo de Santana.
GostarGostar
Não queira ver 2ºs e 3ºs intenções onde apenas basta ver o óbvio (ainda por cima, dito pela própria!) – PMF
Caro PMF,
Eu não vi reproduzidas – e penso que ninguém viu – as palavras realmente ditas. Quando muito, os jornais transcreveram uma frase isolada do seu contexto, o que não me permite aferir de quem falava MFL quando disse que “ninguém nos ouve”. Por outras palavras, pode bem ser que Pacheco Pereira e Lobo Xavier tenham razão e, nesse caso, quem está mal é obviamente quem critica um homem de palha e não quem foi mal interpretado.
Dito isto, se MFL realmente se referia ao facto de as suas mensagens não terem eco na imprensa, então, como é óbvio, andou muito mal. Embora o PSD tenha sempre razões de queixa nessa matéria, a frase mata politicamente quem a profere.
GostarGostar
#62
1- parece o mrsousa a revelar os pensamentos intímos do cavaco e também deve falar directamente com deus, para ter essas certezas sobre a honestidade duma e aldrabice perigosa de outro.
2- o que é que sabe do freeport que comprometa o pm, além das suas convições e desejos pessoais.
3- porque é que os outros são todos aldrabões e a provecta é que é honesta, cada vez que fala diz mentiras e insulta os outros, arma a confusão e o pacheco afina.
conversa de vendedor de usados em stand manhoso.
GostarGostar
Não faltam advogados e testemunhas da “dama de pau carunhoso”.
Tenham dó.
GostarGostar
Caro José Barros – supra #63.
Diz ” Dito isto, se MFL realmente se referia ao facto de as suas mensagens não terem eco na imprensa, então, como é óbvio, andou muito mal. Embora o PSD tenha sempre razões de queixa nessa matéria, a frase mata politicamente quem a profere”
É verdade; também acho. Sublinho: claro que o PSD tem razões de queixa; todos temos razões de queixa, porém, até por issso, requeria-se outro tipo de intervenção de quem tem a responsabilidade da oposição ao governo de José Sócrates! Não me recordo de um candidato a primeiro-ministro, a pouco tempo do início da respectiva campanha, reconhecer, dessa forma tão evidente, a sua incapacidade para dizer algo que interesse mesmo ao país, nem tão pouco o respectivo cansaço!! Mas enfim.
Quanto á hipótese de ter havido manipulação ou descontextualização jornalística das respectivas declarações – repito, publicadas e ainda não desmentidas – por favor, estamos quase no domínio das “campanhas negras” invocadas por Sócrates!!! Infelizmente, não creio e não parece credível que tal tenha sucedido! Mas, aguardemos…e já agora, quanto a JPP, ele próprio tem parte de responsabildiade significativa no (mau) estado a que chegou a oposição!
GostarGostar
por favor, estamos quase no domínio das “campanhas negras” invocadas por Sócrates!!! – PMF
Concordará comigo que a comparação é um bocadinho forçada, para não dizer descabida. Entre dizer-se que a frase pode ter sido mal interpretada e dizer-se que houve orquestração por parte dos “media” vai um passo de gigante. Como é evidente, limitei-me a dizer que, segundo Lobo Xavier e Pacheco Pereira, a frase encontra-se inserida no discurso imediatamente antes ou depois de MFL dizer que tentou negociar com o governo a implementação do seu pacote de medidas anti-crise, sem que este se dispusesse a negociar fosse o que fosse. Daí que a interpretação óbvia desses comentadores seja a de que MFL se estava a referir ao govern (e não à nação) por este ignorar olimpicamente as propostas da oposição.
A não ser esta interpretação correcta, a interpretação que sobra é a de que MFL cometeu um “lapsus linguae”. Erros especialmente grave num país em que jornalistas e comentadores se entretêm mais com a forma do que com a substância, vivendo quase sempre destes episódios anedóticos aos quais atribuem contornos simbólicos algo exagerados. Por estas e por outras Santana foi despedido. O que, como dizem os ingleses, “begs the question”: quem é mais irracional, o político ou a turba que exige a sua demissão?
GostarGostar
A Esquerda vai esfrangalhar a Direita como há muito não se vía neste país. E é bem feito!
No mundo inteiro estamos todos a pagar as consequências das políticas de Direita, as políticas da nula intervenção do Estado nos mercados, o neoliberalismo, a “mão invisível”, os mercados em auto-gestão predadora.
Aqui em Portugal as políticas de Direita deram no que deram com o auge da Coligação da Tanga…
Está a ser preparado um livro cujo título será o seguinte:
SACANA LOPES E PAULINHO DAS FEIRAS juntos num governo só!!
«Como foi possível!»
GostarGostar
#32,
.
“Quem disser que previu e que aconselhou a tempo”.
.
Busque, busque nos comentários do Expresso, quiça nos deste Blog, e muda depressa de opinião
.
“E ainda hoje ninguém sabe a sua extensão ou quando ela irá passar”. Os ciclo “Inverno”, duram entre 10 a 15 anos. Quanto à extensão, uma pontinha do véu, os Bancos Centrais ainda vão levar por tabela …….
.
Socrates não tem culpa da Crise Internacional. Quanto muito é responsavel pelo sucesso, ou insucesso, das medidas anti-Crise que tomou em Portugal. E também da continuidade duma politica de equilibrio insustentado das contas publicas “corajosamente à paulada nos Cidadãos e Empresas”. Infelizmente impreparou totalmente a Economia Portuguesa que a Crise Internacional veio incapaz de reagir e resisitir proactivamente.
.
O resto é sabido.
.
GostarGostar
.
Onde se lê “que a Crise Internacional veio incapaz de reagir e resisitir proactivamente” deve ler-se “que a Crise Internacional veio ENCONTRAR incapaz de reagir e resisitir proactivamente”
.
GostarGostar
#69
Vais ser o próximo prémio Nobel da Economia!!
Todos os países foram surpreendidos com a Crise, nenhum a adivinhou (basta leres e ouvir o que disseram pela américa, europa, japao, etc..) ..mas enfim…deves ter uma bola de cristal no olho do c…
GostarGostar
.
Não se pique, não perca o verniz. Informe-se melhor.
.
GostarGostar
Mais “tuas Chinas”:
.
-Brussels ‘recreating Soviet bloc in Europe’
The outspoken Czech leader has warned of a ‘democratic deficit’
http://www.timesonline.co.uk/tol/news/world/europe/article5950412.ece
.
-The Sunday Times interview with Vaclav Klaus, President of the Czech Republic
http://www.timesonline.co.uk/tol/news/uk/article5950419.ece
.
GostarGostar
CAA,
Déficit como défice são palavras portuguesas que significam exactamente a mesma coisa – que, infelizmente, muita gente, em estecial comunas, socialistas, e a esquerda. em geral, não têm ideia do que é e por isso Portugal atingiu o mais maixo nível de miséria.
É evidente que a Dra. MFL nunca se disporia a isso. Porém, era interessante que fizesse um ou alguns testes com o CAA. Ele sabe tanto que a Senhora, se calhar, cairia em vergonha.
Olhe, sinceramente, eu hesitava…
Nuno
GostarGostar
CAA,
Escrevi estecial e agora, a emendar REPETI.
Também, se não perceber, não sei como o considerar…
Nuno
GostarGostar
Tem para nos dizer, que o país está a afundar-se com a governação Socrates……….
GostarGostar