Saltar para o conteúdo

A propósito do Le Pen

27 Março, 2009

aqui está um colega dele: Lula da Silva diz que crise foi provocada por «gente branca de olhos azuis»

44 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    27 Março, 2009 09:28

    Mas isso já não é racismo. Já não indingna ninguém.

    Já se fosse ao contrário…

    Gostar

  2. JJ Pereira's avatar
    JJ Pereira permalink
    27 Março, 2009 09:36

    Parafraseando um oportunista e aldrabão famoso , racistas são (sempre) os outros…

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Março, 2009 09:40

    Isso até tem a ver com le pen. Como é evidente Lula Silva diz isso em resposta a alguma a coisa. E essa alguma coisa é deitarem as culpas para os imigrantes que dizem estar a mais na europa. Se calhar queme stá a mais são outros.

    Gostar

  4. Rui Carlos Gonçalves's avatar
    27 Março, 2009 09:41

    Toda a gente sabe que só há racistas de direita… E também nunca há racismo contra brancos.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Março, 2009 09:41

    E como é evidente os deturpadores e falsários aparecem a escrever postes incríveis falaciosos. Os blogues são uma treta. Deitam lixo para todo o lado.

    Gostar

  6. Piscoiso's avatar
    27 Março, 2009 09:42

    Desde o princípio desta semana que vejo cada vez mais loiro(a)s de olhos azuis a passarem na minha rua, vestidos de amarelo.
    Esta frase faz de mim racista?

    Gostar

  7. OLP's avatar
    OLP permalink
    27 Março, 2009 09:44

    Já era conhecido pela sua “guinorância” e “analfabrutismo” congénito…tolerado e por vezes até aplaudido pelos “valores marxianos”.
    Afinal o “jovem” além disso tudo e talvez por isso demonstra o seu racismo e ódio.
    Sendo presidente de um dos 20 países mais ricos do mundo esta ameba rastejante (esquecendo os quase duzentos mais pobres) anda proclamando que os “ricos” são os outros.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Março, 2009 09:46

    ó coisinhas, só “é racismo” a frase de Lula porque ela é diminuída ao formato deste poste de Helena Matos. É para fazer dos palermas, palermas.

    Gostar

  9. PMS's avatar
    27 Março, 2009 10:31

    “só “é racismo” a frase de Lula porque ela é diminuída ao formato deste poste de Helena Matos.”

    Pois claro. Racismo era se ele dissesse que “é uma crise fomentada por comportamentos irracionais, de pretos”.

    O mais incrível é que o Brasil é um país multi-étnico, onde não há milhares de loiros de olhos azuis.

    É na maré baixa que se vê quem andava a nadar nú. A quantidade de racistas de esquerda que andamos a descobrir…

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Lusitana Antiga Liberdade permalink
    27 Março, 2009 10:49

    Duas perguntas a fazer:
    1.º – Tem Le Pen direito a defender o que defende sobre o holocausto?
    2.º-O momento de crise actual faz crescer o sentimento de xenofobia?

    Duas respostas a dar:

    1.ª – Parece-me que sim. Considero a sua tese errada e «revisionista». Todavia, deve respeitar-se, a meu ver, num Estado de Direito Democrático, a opinião alheia mesmo que absolutamente falsa e sem qualquer sustentação histórica. Os assobios do Parlamento Europeu têm o efeito inverso ao pretendido pelos eurodeputados que os fizeram.

    2.ª – Penso outra vez que sim. Em momentos de crise económica e financeira são os radicalismos que prosperam, são as perspectivas moderadas que perdem. O que interessa perceber é que: ao contrário do que durante décadas se pretendeu fazer passar (numa perspectiva também «revisionista»), esses radicalismos não vêm apenas da Direita. Surgem simultaneamente da Esquerda (Hugo Chávez, Gordon Brown, Lula da Silva, são disso bons exemplos).

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    fernando permalink
    27 Março, 2009 10:53

    #8

    E acha que o post é dirigido a si porquê? É preto? Siouxie? Esquimó?

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    joaquim permalink
    27 Março, 2009 11:06

    Lula é um presidente analfabeto que não articula duas frases com sentido e que além do mais é um alcoólico inveterado. As suas gafes são tremendas e só não chegam a Portugal porque os media ignoram o Brasil. No Brasil são famosas…..

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    27 Março, 2009 11:38

    Muitos destes comentários, e até o post, dizem mais sobre o ódio de muitos ao Lula, do que sobre o suposto “ódio” do Lula aos homens brancos. Se a Helena se desse ao trabalho de pensar um bocadinho, chegaria à conclusão de que esta amálgama entre o Lula e o le Pen é um completo disparate.

    Gostar

  14. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    27 Março, 2009 11:46

    Ó Joaquim #12, tu vives no Brasil, não é verdade? És mesmo brasileiro, ou quê?

    Gostar

  15. OLP's avatar
    OLP permalink
    27 Março, 2009 11:48

    Claro que se fosse dum qualquer gajo “de direita” “branquela” ou “neoliberal” tais “gafes” seriam motivo para o maior escândalo.
    Assim sendo “esquerdista” logo se torna evidente que é “resposta a alguma coisa” (reacção a uma coisa pior–começa a desculpabilização)vejo passar na minha rua loiros(as)(continua com a tentativa de normalização) para depois o palerma chamar palerma aos outros supondo que se está a ver ao espelho.
    Na lógica das tias até é indiferente dizer que loiros passam nas ruas ou que loiros (ou pretos,ou amarelos) só fazem mal.
    Mesmo ao atribuir-se normalidade ao seu analfabetismo e alcoolismo, sem capacidade de articular frases com sentido pode ser forma de desculpabilização. Gafes deste género eram sistematicamente atribuídas ao palermóide do Bush e nunca foram desvalorizadas mas tão só ampliadas invocando para tal o facto de ser ex-alcoolico, ter determinada crença religiosa e por aí fora…. como agravante.
    Deixando de parte as supostas gafes verbais pelos motivos aduzidos a quem quer desculpabilizar pergunto se terá sido gafe também os seguintes factos:
    Permitir que os serviços secretos cubanos pela calada da noite arrestassem todos os atletas os metessem em autocarros a meio da noite e os levassem para Cuba e “devolver” á procedencia dois que tinham pedido asilo politico.
    Dar asilo politico (presumo até nacionalidade) a um assassino italiano procurado pela interpol.
    São gafes a mais para serem verdadeiras gafes e são tão desculpáveis quantas guantanamos e le Pen existirem.
    Farinha (podre) do mesmo saco.

    Gostar

  16. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    27 Março, 2009 11:59

    13 – Como? «esta amálgama entre o Lula e o le Pen é um completo disparate.» -porquê?

    Gostar

  17. Bloody Mary's avatar
    Bloody Mary permalink
    27 Março, 2009 12:00

    Muito bem desmontado, OLP!

    Gostar

  18. Bloody Mary's avatar
    Bloody Mary permalink
    27 Março, 2009 12:02

    Entãp a Helena não sabe?! É um completo disparate, porque o Lula é o maior e não pode ser associado a Le Pen nenhum. Era só o que faltava!

    Gostar

  19. Pe's avatar
    27 Março, 2009 12:02

    Eu não vejo Lula a defender que os brancos de olhos azuis devem voltar para as suas terras…algo que Le Pen não se coíbe de fazer de forma indiscriminada em relação aos Franceses não brancos.
    Eu não vejo Lula a defender que os imigrantes (por exemplo, Portugueses) devem voltar para as suas terras…algo que Le Pen não se coíbe de fazer de forma indiscriminada em relação aos não Franceses.
    Notável é ver tantos racistas falsamente indignados com a posição de Lula e a fazerem paralelos entre este e criminosos.
    Notável é ver que por baixo da pretensa indignação não existe nada a não ser o vosso próprio racismo.
    Cumprimentos.

    PS – e não me venham com a conversa da “esquerdalha”…

    Gostar

  20. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    27 Março, 2009 12:12

    «Eu não vejo Lula a defender que os brancos de olhos azuis devem voltar para as suas terras…» nesse caso o próprio Lula teria de voltar para onde? Tanto quanto sei o Lula nãi é guarani

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    27 Março, 2009 12:17

    16.

    Helena, para começar, qualquer “amálgama” é sempre um disparate. A não ser que estejamos a falar de cozido à portuguesa ou de açorda…. Em segundo lugar, a Helena sabe tão bem como eu que a afirmação do Lula não tem nada a ver com as declarações do Le Pen a propósito de estrangeiros ou de outras “raças” (só ponho por aspas porque esta coisa das raças não é cientificamente pacífica). O Lula, se pensar bem, não pretende referir-se a raças; o uso da expressão “brancos de olhos azuis” tem simplesmente a ver com o facto de Wall Street (onde começaram os problemas) ser maioritariamente dominado por wasps de olhos azuis, a tradicionalmente priveligiada elite americana. Tem a ver com dinheiro, não com raça. Pretender o contrário, é má fé. Mas a Helena tem aqui uma plateia catita. Não arranja aí um tempito para se indignar também com o retrato que alguns aqui fazem do Lula?

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Março, 2009 12:35

    É de pessoas más pois sabem perfeitamente que Lula disse aquilo em reacção à xenofobia.
    A maldade impera no reino.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    james penido permalink
    27 Março, 2009 14:36

    Ora,mas não é verdade?Ou a maioria dos executivos europeus e americanos não são brancos?A europa precisa descer do seu trono de marfim,e ver que a época da ganância irracional passou.E deixar de encher a boca ao falar dos coitadinhos do “terceiro mundo”(pelo que me consta o Brasil dificilmente se aplica a essa posição)>Está na hora de alice acordar.Novos atores já estão em cena.E com essa natalidade pífia,brevemente será Eurábia,como dizem tantos lepenianos.

    Gostar

  24. bulimundo's avatar
    27 Março, 2009 14:47

    Meus caros quem tem explorado desde á milénios o planeta e suas gentes: resposta o brancos.

    Gostar

  25. Ze R.'s avatar
    Ze R. permalink
    27 Março, 2009 15:54

    Helena, peça já desculpa!
    Eheh, este Caramelo é um exemplo perfeito da frase de Lenine “Acusa-os do que tu fazes”
    A frase é racista e baixa e não há volta a dar-lhe. Nem sequer é um daqueles bordões que podemos proferir sem termos consciência disso.
    Â frase é, aliás, cretina a diversos títulos e Lula devia saber que, ao contrário do Brasil, nos Estados Unidos há negros em lugares de destaque. E em Wall Street. E há muitos anos http://findarticles.com/p/articles/mi_m0HST/is_3_4/ai_86041473

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    27 Março, 2009 16:43

    “Acusa-os do que tu fazes”

    E o qué que eu faço, ó zé?

    Gostar

  27. Pedro Correia's avatar
    Pedro Correia permalink
    27 Março, 2009 16:55

    #20 Helena Matos tem toda a razão, Lula não é guarani e por isso mesmo é que não faz qualquer sentido a sua acusação de racismo. Como você bem sabe, essa afirmação de Lula foi uma forma de dizer que a culpa desta crise é dos ditos países desenvolvidos (ocidentais, e na sua maioria brancos) e nisso ele tem toda a razão! Só a sua cegueira ideológica a leva a comparar Lula a Le Pen.

    Gostar

  28. OLP's avatar
    OLP permalink
    27 Março, 2009 17:07

    Pois o Le Pen até não é emigrante nem imigrante por isso não faz sentido a acusação de xenofobia.É o mal dos raciocinios simplistas que não pensam duas vezes .
    Há sim os imperios….. mongol , persa, otomano, egipcio, arabe, (a lista podia continuar)que exploraram o planeta também eram de homens brancos de olhos azuis.
    Esta gentinha acha que o mundo começou na era que eles conhecem das telenovelas.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    27 Março, 2009 17:35

    OLP, eu sei que tu és um pensador e todos temos muito a aprender contigo. Mas eu tenho a vaga impressão de que a crise de que o Lula estava a falar não tinha a ver com as invasões mongóis.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    João Queres Metello? permalink
    27 Março, 2009 19:07

    Digam-me só uma coisa: o que o Lula disse é verdade ou não?
    Se é verdade, qual é o problema?
    E se é mentira qual é o problema?
    E se não é verdade nem mentira qual é o problema?

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    João Queres Metello? permalink
    27 Março, 2009 19:10

    Não percebeste? Eu explico:
    Qual é o problema de o Lula fazer uma afirmação verdadeira na sua terra?
    Ou qual é o problema de o Lula dizer uma mentira na sua terra?
    Ou qual é o problema de o Lula dizer uma meia verdade na sua terra?

    Em qualquer dos casos:
    Será o único?

    Gostar

  32. MJRB's avatar
    27 Março, 2009 19:15

    E Lula da Silva disse alguma mentira ?

    Naquele momento não foi propositadamente certeiro ?

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Março, 2009 19:55

    Helena: que é isso?
    Lula é de esquerda, pode ser racista, xenófobo, nazi anti Israel, amigo de terroristas-FARC-Fidel…
    A comunicação social-na sua imensa objectividade- nunca o tratará mal.

    Felizmente para os brasileiros, está de saída:
    continuam as favelas, o crime, a diferença entre ricos e pobres, a corrupção ao mais alto nível nunca foi tão grande.
    Mas o povo de esquerda mais os media são masoquistas, gostam de ser maltratados desde que seja pelos políticos de esquerda!!!

    Gostar

  34. toulixado's avatar
    toulixado permalink
    27 Março, 2009 19:58

    Palpita-me que você deve ter olhos azuis…Por acaso também será loira?

    Gostar

  35. OLP's avatar
    OLP permalink
    27 Março, 2009 20:48

    Caramelo
    Pelo epíteto jucoso que me atribui PARECE que para além de soletrar parecendo que lê pouco ou nada mais faz do que isso (PARECE).
    Se a você lhe parece aquilo que disse leia acima do meu comentário e veja que há gente racista o suficiente para achar que só os “brancos” nos seus impérios “exploraram” no mundo.
    Por isso a referencia a outros impérios (como se impérios tivessem cor) que invadiram massacraram e exploraram.
    Na rapidez da sua leitura será que nem isso conseguiu perceber?
    Vá com mais calma leia com calma e não seja tão rápido no gatilho que , normalmente, o tiro sai pela culatra.
    Não fique pelas vagas impressões pois delas saem juízos pouco acertados.
    Certamente não sou nada do que me classifica,pelo menos nesse “tom” mas tenho o cuidado de ler e tentar perceber antes de formular tantas certezas como você faz, e repito, PARECE-ME, com alguma dificuldade de conceptualização.
    Infelizmente esse senhor conhecido por Ali-Babá já que todos os seus acólitos foram pronunciados por crimes de corrupçao e ele passa incólume, é o mesmo que foi financiado pelas grandes negociatas do sangue derramado angolano, sendo as filha dos Santos menina de ser sócia dessas empresas que investiram no apedeuta nas áreas da alimentaçao de campanha do exercito angolano, transporte terrestre e aéreo assim como de fardamento e fornecimento de munições.
    Internacionalismos proletários diria eu. de gente baixa, não loira e de olhos escuros.

    Gostar

  36. OLP's avatar
    OLP permalink
    27 Março, 2009 21:05

    Se alguém atribuir a desgraça económica africana,miséria e fomes, a corrupção e o despotismo à cor da pele de alguns dos africanos estará a ser certeiro também? propositadamente?

    Gostar

  37. Draguinho's avatar
    Draguinho permalink
    27 Março, 2009 22:57

    Pois, meteu a pata. Mas quem continua a ser perseguido são os que passam a fronteira a salto – como os heróis portugueses dos anos sessenta – de pele escura e olhos pouco claros também.

    Gostar

  38. Draguinho's avatar
    Draguinho permalink
    27 Março, 2009 23:04

    E disse também:
    “Não é possível uma sociedade em que você entra no shopping ou no aeroporto e é filmado, sempre vigiado, e o sistema financeiro não ser vigiado e não ter uma regulação.”

    Gostar

  39. Irredutível's avatar
    28 Março, 2009 00:55

    É igualzinho a eu dizer que a culpa do crime é dos ciganos… Nem todos os criminosos são ciganos, mas que muito do crime vem dessa gente, é inegável.

    O problema não foi o que ele quis dizer, foi mesmo o que ele disse. Referir-se aos países europeus (ocidentais, desenvolvidos) por gente branca de olhos azuis é o mesmo que alguém se referir a África como os pretos de olhos castanhos…

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Stevens permalink
    28 Março, 2009 04:10

    #39: Sim, isso é um problema, aliás gravíssimo………

    É como chamar à Europa “Continente Branco”, inadmissível. Já África, é o Continente Negro, sim senhor, cheio de alegria e vivacidade.

    Vão-se encher de moscas, cambada de funcionários públicos!!!! (ahahaha, atirem-se ao ar com esta também, mas não respondam para fingirem que não se incomodam).

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    28 Março, 2009 04:14

    O Lula acaba por ter mais razão que a helenafmatos.

    A Helena compara Le Pen a Lula, o que é completamente errado.

    Já o Lula tem uma certa razão porque os principais responsáveis pela crise são judeus, e muitos destes são loiros de olhos azuis, vulgo Ashkenazi (ver no Google).

    Gostar

  42. OLP's avatar
    OLP permalink
    28 Março, 2009 08:44

    Já cá só faltava uma amostra de nazi.

    Gostar

  43. Saladino's avatar
    Saladino permalink
    28 Março, 2009 13:50

    Eu tabém acho que em França e na europa existem imigrantes a mais, e que esta politica de imigração não irá trazer qualquer tipo de beneficios para a europa muito pelo contrário…
    Agora não podemos esqueçer, que e legitimo por parte do Len Pen, dizer que os imigrantes devem ir embora, mas ja n e legitimo o Lula fazer o mesmo, ate porque no Brasil os unicos nativos la são os indios

    Gostar

  44. Saladino's avatar
    Saladino permalink
    28 Março, 2009 13:55

    Mas que legitimidade tem o Lula para defender que a europa deve acolher mais imigrantes, n deveria ele dar de comer e sustento ao seu proprio povo, se isso continuar assim haverão mais imigrantes que nativos, esta mal e a culpa e toda dos politicos de esquerda, que defendem “Africa aos Africanos, Asia para os asiaticos e europa para toda a gente”

    Gostar

Deixe uma resposta para bulimunda Cancelar resposta