Saltar para o conteúdo

Um mau momento de Marinho Pinto

27 Março, 2009
by

Contra o costume, não gostei desta atitude do Bastonário da OA. Falarei sobre isso depois das 17h, na RTPN. À noite, também.

85 comentários leave one →
  1. Anónimo permalink
    27 Março, 2009 16:17

    É evidente. Devia ter estado calado. Mas o que acontece é que se fosse mais uma voz a afirmar que o tal era culpado era aí uma salva de como ele é o homem coragem que não se cala nunca. Assim vai ser tudo assanhado contra ele.

    Gostar

  2. Anónimo permalink
    27 Março, 2009 16:20

    A liberdade de expressão neste país é só para quando se concorda com a mesma. Quando não se concorda lançam fatwas.

    Gostar

  3. JJ Pereira permalink
    27 Março, 2009 16:24

    A venalidade assume, por vezes, formas não necessàriamente materiais…
    O homem descredibilizou-se e desmascarou-se eis tudo.

    Gostar

  4. 27 Março, 2009 16:31

    Fiquei chocada com o que ouvi,O Sr. Bastonário quer um tacho?
    É que se não quer , parece!
    É o tal problema da mulher de César…

    Gostar

  5. 27 Março, 2009 16:37

    Se a ordem fosse séria punha-lhe um processo.

    Ah, pois, mas a ordem está lá só para proteger as grandes sociedades e explorar os estagiários.

    Gostar

  6. 27 Março, 2009 16:40

    Ele só faz essas declarações porque se sente acossado.

    Afinal, não só não cumpriu nada do que prometeu nas eleições, como ainda conseguiu desprestigiar os advogados e pôr toda a classe em pé de guerra.

    Muito tristes as suas intervenções. Na sua entrevista à Judite de Sousa, ela sabia mais de leis do que ele. Acho que deviam era começar a fazer os exames aos advogados velhos e não aos estagiários. Resolvia-se imediatamente o problema do excesso de advogados.

    Gostar

  7. 27 Março, 2009 16:41

    “Um mau momento de Marinho Pinto”

    Isso não é notícia. Notícia seria “um bom momento de Marinho Pinto”. Ah, lembro-me de um. Quando percebeu que a nova lei do divórcio era a lei anti-casamento.

    Gostar

  8. mfmaroda permalink
    27 Março, 2009 16:42

    Faz o que eu digo não faças o que eu faço …O Sr. Bastonário que tanto falou do segredo de Justiça e agora faz declarações destas? Quem as teria encomendado ?
    mfm

    Gostar

  9. 27 Março, 2009 16:44

    PMS

    Acho, não tenho a certeza que já o ameaçaram com um.
    Esta é a segunda do Sr. Bastonário, se for às suas memórias, ele fez uma declaração pública, em que o processo casa pia era uma cabala contra o PS!
    Lembra-se?

    Gostar

  10. Pedro Correia permalink
    27 Março, 2009 16:49

    Apesar de ser um mau momento do Bastonário a pergunta que realmente se põe é: Estas graves acusações correspondem à verdade? Se sim, como é que é possivel conduzir-se investigações que envolvem reuniões com Políticos que são parte interessada no problema? Onde está a separação de poderes?
    O Bastonário da Ordem dos Advogados tem de facto produzido um conjunto de intervenções menos felizes. Mas no caso em concreto a acusação é muito grave e interessa de facto esclarecer o que se passou!

    Gostar

  11. 27 Março, 2009 16:50

    Incrível esta dualidade.

    O Marinho Pinto fala e tem um mau momento.

    Os jornais debitam notícias e toda a gente acefalamente os que eles dizem, classificando as notícias de “factos”.

    O que Marinho Pinto disse também não pode ser facto? Não. Porquê? Porque defende Sócrates, logo não pode ser facto.

    É este o pensamento deste projecto de comentador político. Infelizmente é o $$ dos meus impostos que paga os seus comentários.

    Gostar

  12. Caty Waves permalink
    27 Março, 2009 17:02

    Com que então “carta anónima”?!

    Marinho Pinto é um homem que há muito admiro pelas suas intervenções DIRECTAS, PONDO O NOME NOS BOIS sempre que em causa está o bom nome das pessoas.

    Acham normal que investigadores da Pj reúnam-se em casa de jornalistas e com elementos do psd e do cds, principais interessados em tirar dividendos contra um denegrimento da imagem de um rival pólítico?!

    Acham isso normal?!
    Acham normal investigadores da PJ sugerirem que se escreva uma carta “anónima” quando a lei permite a defesa de testemunhas?!

    Um fascista acha isso perfeitamente normal, eu não o acho e nem quero que o meu país volte a ter este tipo de comportamentos que só visam lançar lama sobre as pessoas

    Gostar

  13. 27 Março, 2009 17:10

    Advogado de quinta – ou de vão de escada, se se preferir -, o Marinho conseguiu chegar a bastonário, funções para que não tinha nem tem estaleca.
    Como era de prever, mais não tem feito do que desprestigiar a Ordem e o cargo.
    De quem é a culpa? Da irresponsabilidade que o elegeu, não dele.

    Gostar

  14. Bloody Mary permalink
    27 Março, 2009 17:19

    Mais um que se está a pôr a jeito para um cargozinho no próximo Ministério da Justiça. Tem a lição bem sabida. Ladra, rosna e fila quando o dono manda!

    Gostar

  15. Eu mesmo permalink
    27 Março, 2009 17:40

    CAA

    Por acaso não tenho tempo (nem pachorra, desculpe) para ouvir as suas intervenções.
    No entanto estou cheio de curiosidade para saber o que existe de errado em alguém, neste caso Marinho Pires, denunciar (ainda por cima, de cara descoberta) este tipo de comportamentos que, a não serem criminosos (não sou jurista) são sem qualquer dúvida reveladores do grau ético de alguns investigadores, jornalistas e políticos da nossa praça.

    Mau momento de Marinho Pinto?

    Só se o que ele denuncia não for verdade!!!

    É isso que o CAA acha ou sabe?

    Explique por favor.

    Gostar

  16. Santo Pragal permalink
    27 Março, 2009 18:10

    E o que sempre pensei.

    Se isto for ate ao fim, o que eu não acredito, o Preto da Casa Africana sai mais chamuscado que aquela quando saiu xxxx, e chove pedra na Sao Caetano.

    E um prognostico que ando a dizer há muito…é feeling de “chui”

    Quem tem amor, verdadeiro, á verdade, não escolhe titulos.

    Descasca pessegueiro.

    Talves o País precise de mais 30 Marinho “Galo”

    Gostar

  17. 27 Março, 2009 18:13

    “Esquisito” o artigo de opinião de MPinto. Num momento oportuno…?

    O Bastonário procedeu não como um cidadão, mas como representante dum órgão da justiça.
    O Bastonário tomou uma posição pública para, recolocando a empatia que obteve na…opinião pública, tentar colocar esta numa posição duvidosa face ao caso Freeport: “será que ele, que é frontal e sabe de tantos ‘casos’ (foi assim que venceu as eleições na Ordem) conhece algo que, afinal, inocentia o PM” ?
    O Bastonário prestou um péssimo serviço à Justiça e à investigação criminal.

    O Bastonário (e não o cidadão) tem de ser chamado à PJ, ao Ministério Público, para depor e apresentar provas !

    O Bastonário, ao afirmar que “não deve nada a Sócrates e este nada deve a ele” (outra afirmação “esquisita” ou que fornece interpretações…) terá já saboreado a sensação do poder para além da sua profissão e de Bastonário ? Rendeu-se ao poder ? Usufruirá num futuro próximo de algum convite especial ? — por exemplo, candidato a algo ?

    MPinto terá já entrado, provado e gostado deste Portugal connection ?

    Outra “esquisitice”: o apoio hoje lhe manifestou JMJúdice…

    (O poder é uma “coisa tramada”…)

    Gostar

  18. Anónimo permalink
    27 Março, 2009 18:15

    . publicita a sua intervenção de logo à noite na rtp-n.
    . aproveita e tenta sacar umas ideias para logo.
    . o mpinto não disse nada que não se soubesse.
    . a conspiração psd + cds não merece comentários?

    Gostar

  19. Rui salgado permalink
    27 Março, 2009 18:16

    Mais um que vai atrás do nosso lider iluminado.
    Andará á procura de tacho nao sei, mas para dizer isto era melhor está calado.

    Gostar

  20. rosinha permalink
    27 Março, 2009 18:17

    O que o Dr. Marinho Pinto disse e escreveu agora no Boletim da Ordem, já todos sabemos. Essa promiscuidade foi referida por muitos jornalistas ( e outros comentadores, advogados incluídos) mas curiosamente não foi a notícia.
    A questão diferente que ele levanta agora e até parece a despropósito, (parecendo outro o propósito) é a razão porque não foi notícia.
    Que raio de sociedade é esta que somos, em que se afirma ser democrática, e que todos aceitam e não questionam os procedimentos tidos como normais, quanto à “dependência” e promiscuidade desta investigação.
    Pelo vistos apenas a Drª Inês Bonina percebeu do que se tratava. Mais ninguém. Achamos todos banalíssimo, nem sequer passou pela cabeça de nenhum opinador profissional, levantar dúvidas sobre tais procedimentos…
    Apenas e ssó na cabeça do Dr. Marinho Pinto !
    Os colegas da Ordem, hão-de tentar pô-lo na rua, por mais esta afronta!
    Pois, já é tempo, é! Ele é que está errado, pois é!!…
    O mundo ao contrário…

    Gostar

  21. Sousa e Silva permalink
    27 Março, 2009 18:23

    O Marinho Pinto é Sacerdote, não é o Eleuterio do Rata, no confessionario contaram-lhe a historia do “freeport”, logo, não pode dar com a lingua no Ceu da Boca

    Gostar

  22. rosinha permalink
    27 Março, 2009 18:26

    Para aqueles que acham que o Dr.Marinho Pinto quer é um tacho, eu acho que não!…Eu penso mesmo que ele vive noutra sociedade que não é a nossa, e acredita que é possível ainda existir ética, honestidade e profissionalismo e faz da sua vida um imenso percurso de denúncias contra a Injustiças da Justiça portuguesa, acreditando que para muita gente ainda o que prevalece são os Direitos,Liberdade, e Garantias dos cidadãos!!!
    No caso, a verdade é que Polícias, Jornalistas e Políticos se envolveram e juntaram e misturaram, para investigar um caso… Ainda que exista (não sabemos, ou não sei eu) NUNCA poderia ter sido este o caminho! ´E este o tema do artigo do Bastonário. Ao qual todos teimam em passar ao lado. Já não é notícia. Passou a ser normal. Daí o despropósito do mesmo.

    Gostar

  23. Anónimo permalink
    27 Março, 2009 18:31

    O Rogerio Alves vai “tapar” a merda que os PPDs fizeram e, volta tudo a estaca zero.

    Correm com o Marinho que não é digno de vestir a “Beca”.

    Eu não sei se podem eleger o Prsd. da Ordem dos Farmaceuticos, bem podia aconselhar um generico para a darreia

    Gostar

  24. 27 Março, 2009 18:32

    18,

    Vc. não conhece o Processo Freeport. Nem é obrigado a isso. E tem o direito de defender quem quiser.

    A polícia inglesa “anda” a reboque do PSD e do PP ? — “acha” ?

    Todo o puzzle, não o inquieta como cidadão, nem por ele consegue discernir sequer a “mancha” ?

    Vc. quer uma justiça especial para alguns ?

    Gostar

  25. Caty Waves permalink
    27 Março, 2009 18:32

    Por alguns comentaristas que se leem aqui, denunciar procedimentos promíscuos de quem investiga é tomar partido!
    Sim, é tomar partido pela Democracia e pela Verdade.

    Acham normal que os investigadores reúnam em casa de jornalistas com o denunciante e com elementos do psd e do cds?!

    Os jornalistas e o militante do psd e do cds também são polícias?!

    TENHAM CORAGEM DE ASSUMIR AQULO QUE FIZERAM
    NÃO SE FAÇAM DE SONSOS E CÍNICOS PORQUE O POVO NÃO É TÃO BURRO COMO QUEREM FAZER DELE

    Gostar

  26. Anónimo permalink
    27 Março, 2009 18:36

    O Marinho Pinto chegou, não por não ter estaleca, mas porque, votaram nele e sem emigrantes, e sem os pobrezinhos, e sem custos/beneficios

    Gostar

  27. Anónimo permalink
    27 Março, 2009 18:37

    ninguém comenta as trafulhices que o marinho denúnciou?

    Gostar

  28. 27 Março, 2009 18:41

    Provas ! Provas concludentes ! — imagens, gravações, papéis, testemunhas ISENTAS, seja o que fôr !
    MPinto que as apresente no MPúblico e na PJ !

    Gostar

  29. José Barros permalink
    27 Março, 2009 18:44

    Mais um que é contra a corrupção em geral e a favor dela em particular.

    Gostar

  30. Anónimo permalink
    27 Março, 2009 18:52

    MPinto que as apresente no MPúblico e na PJ
    não é preciso, estão no processo. esse é o problema que psd e cds querem iludir, daí a diabolização do sócrates.

    Gostar

  31. Anónimo permalink
    27 Março, 2009 18:54

    #29 foi d. carlos que lhe segredou ao ouvido ou é inspiração divina?

    Gostar

  32. Dr. Farofias da Silva permalink
    27 Março, 2009 19:11

    Faz-me lembrar o Dias Loureiro, todos os ex presidentes são de opinião que deve vagar, o conselheiro de estado, ou seja o Dias Loureiro dseve ir andar.

    Mas, Sua Excelencia entende que não.

    Quem anda preocupado com os corruptos e vigaros?

    Marinho Pinto é o salvador, dá com a lingua no trombone.

    Então não é bem caçado?

    Gostar

  33. 27 Março, 2009 19:12

    30,

    “claro como o cristal”: a polícia inglesa anda a “mando” do PPD e do PP…; o MP e a PJ já devian ter cessado as investigações, TODAS AS INVESTIGAÇÕES, pela falta do tal puzzle…

    Gostar

  34. Dr. Farofias da Silva permalink
    27 Março, 2009 19:13

    O Isaltino Mogais deu o “golpe do Baú”.

    È do PPD/PSD, não é ?

    Gostar

  35. Dr. Farofias da Silva permalink
    27 Março, 2009 19:15

    O Dr. Vale de Azevedo vigarizou todo o que é gente, era do PPD/PSD.

    Claro, um cento não faz a seara.

    Gostar

  36. Anónimo permalink
    27 Março, 2009 19:17

    Reafirmo que o bastonáio não devia ter falado sobre o caso, mas se por acaso tivesse falado qualquer coisa que fosse a favor da culpabilidade do PM os mesmos que dizem que devia ter estado calado estariam a louvar a coragem e a criticar qualquer um que tivesse a lata de dizer que ele não devia ter falado.

    Tal e qual como se a antena 1 tivesse feito um anuncio que sugerisse manifestações contra o governo aqueles que se horrorizaram com o anuncio estariam muito contentes e a acusarem qualquer acção de repudio ao anuncio como censura.

    Gostar

  37. 27 Março, 2009 19:21

    Dr. Farófias,

    O seu “barco”, não sei se por ondas, anda demasiadamente inclinado para culpabilizar pessoas que foram do PPD/PSD…. e a quem este partido retirou apoio.

    No caso VAzevedo, foi empregado e depois (etc&tal) no PPD. Nunca foi publicamente “caucionado” ou sequer se apresentou como militante desse partido.

    Gostar

  38. 27 Março, 2009 19:23

    Ainda assim e para alguma gente, o importante não é o crime mas a forma como foi denunciado… esta é boa! Se lhes matassem a mãezinha (salvo seja), não agradeceriam informação sobre o criminoso, viesse ela lá de onde viesse?!… é, sintamo-nos, então, como se orfãos fossemos.
    O que não dá para acreditar é que, enquanto nos esmiframos a trabalhar para estarmos cada vez mais pobres e endividados, há uns ganapos que, logo que chegados “à cidade”, enriquecem instantânea e miraculosamente.
    Ora, quem não deve… não teme!

    Gostar

  39. 27 Março, 2009 19:25

    36,

    Nem uma coisa, nem outra.

    Linearidade, vida cristalina, Justiça igual para todos, é o que a vida portuguesa precisa e que alguns não querem !

    Gostar

  40. 27 Março, 2009 19:44

    não percebo porque é que Marinho Pinto não pode agora pronunciar-se sobre o que ele acha ser um procedimento pouco ético… Marinho Pinto, na fase actual da sua carreira de advogado, não precisa de tachos para ganhar confortáveis honorários. mas é assim, se o homem estivesse a denunciar um procedimento de que fosse alvo um governante PPD/PSD seria aclamado como um herói, como se trata dum governante PS, o homem é um desbocado, vendido, que perdeu a oportunidade de estar calado e que devia já ser excumungado pela “Ordem da Classe”! Como se a verdade só estivesse nas Ordens!…

    Gostar

  41. 27 Março, 2009 19:51

    E-Ko,

    Provas, carago !
    MPinto que apresente provas concludentes, irrebatíveis (e decisivas para o Processo Freeport), sobre o que escreveu e disse !

    Isso sim ! Ninguém mais duvidaria da oportunidade e do verbo empregues por MPinto sobre este caso.

    Gostar

  42. Carta Anonima permalink
    27 Março, 2009 19:58

    ===Vc. não conhece o Processo Freeport. Nem é obrigado a isso. E tem o direito de defender quem quiser.===

    Eu não conheço.

    Conte a verdadeira versão, pode ser que mude esta e outras historias do Oliveira e Casca e seus muchachos

    Gostar

  43. 27 Março, 2009 20:11

    Além de vergonhoso, o comportamento do sr. Marinho é nojento.
    Ele entra activamente na construção da cortina de fumo com que os socretinistas estão a tentar branquear a actuação do falso engenheiro.
    Marinho desonra os advogados portugueses e a sua Ordem.
    É preciso fazer imediatamente qualquer coisa para correr esse indivíduo das funções de bastonário da OA.

    Gostar

  44. José Manuel Santos Ferreira permalink
    27 Março, 2009 20:14

    CAA
    Tens é má consciência

    Gostar

  45. José Manuel Santos Ferreira permalink
    27 Março, 2009 20:17

    #37#
    Nunca foi publicamente “caucionado” ou sequer se apresentou como militante desse partido.

    Não, era só “afilhado” do Pinto Balsemão e chefe de gabinete

    Gostar

  46. Anónimo permalink
    27 Março, 2009 20:19

    Este Marinho Pinto arranjou um palco para fazer politica, não tem
    perfil para Bastonário.

    Gostar

  47. 27 Março, 2009 20:27

    MJRB (41),

    provas? mas eu, e o o MPinto também, não falamos de provas, mas de procedimentos… o que se consegue perceber é que as provas foram forjadas com a carta anónima combinada entre (PJ, MP, jornalistas do Tempo e Independente e políticos de terceiro plano do PPD/PSD e CDS) sem investigação…

    não estou a defender Sócrates, só estou no direito de esperar que a justiça venha a ser melhor conduzida neste país…

    Gostar

  48. 27 Março, 2009 20:27

    45,

    Azevedo, nunca se apresentou publicamente como militante do PPD. Nem foi, publicamente e em qualquer iniciativa partidária, apresentado como tal. Foi o que eu quis dizer.

    E tirou muitas fotocópias, e foi amanuense, recadeiro, até “ascender”…
    A finalizar a sua “integração” no PPD, “interpretou à sua maneira” e mais tarde, o caso Ribafria, etc&tal.

    Gostar

  49. 27 Março, 2009 20:38

    E-Ko, 47

    Insisto: Provas (!), em como ocorreram “procedimentos” (…) Para que se consiga “perceber que as provas foram forjadas” !

    Depois do que escreveu e tem dito, ele terá de demonstrar que sabe a Verdade.
    Estas suas denúncias são gravíssimas. Colocou em causa a Justiça, o MP, a PJ, o Processo Freeport.
    Está em causa o PM dum país !
    Está em causa a vida pública e política que dirige o país !
    Está em causa a não-divisão entre MPinto-cidadão e MPinto-Bastonário+Ordem+classe de advogados !
    Está em causa a Investigação Judiciária do país ! — e por tudo isto MPinto não tem que apresentar provas !?

    Vc. atente bem no modo e o verbo como MPinto fala sobre o caso.

    Gostar

  50. 27 Março, 2009 21:04

    depois do que a TVI hoje apresentou, percebe-se bem agora a razão do sr Marinho Pinto ter escrito aquele artigo.

    a maçonaria continua a defender os seus irmãos.

    Gostar

  51. Anónimo permalink
    27 Março, 2009 21:19

    #50 deves ter visto a versão polaca com legendas em mandarim.

    Gostar

  52. 27 Março, 2009 21:24

    Encomenda feita à medida do freguês.
    Nunca pensei que o Dr.Marinho descesse tão baixo.
    Nem no tempo de Salazar se exigia a qualquer bastonário esse “serviço”.

    Gostar

  53. Anónimo permalink
    27 Março, 2009 21:25

    já começou a campanha para o próximo bastonário da ordem.

    Gostar

  54. rui.baptista.ml permalink
    27 Março, 2009 21:44

    Mas que falta de chá, CAA!

    Gostar

  55. Carta Anonima permalink
    27 Março, 2009 21:50

    E o Opus Dei defende quem -Os falsificadores? os Intrujas? os Ladrões ou a benção dos larapios e dos falsificadores do dinheiro alheio?

    Os Paulos andam aí e os sanguessusas vivem com eles

    Gostar

  56. 27 Março, 2009 21:55

    O tipo da Ordem, já deu provas suficientes, de que nada do que profere é credível.

    Gostar

  57. 27 Março, 2009 21:57

    Ainda vão chamar a Carolina para escrever um livro sobre a Friporte.

    Gostar

  58. Mr. Hyde permalink
    27 Março, 2009 22:04

    Feijão-frade!

    Gostar

  59. 27 Março, 2009 22:15

    58,

    Prefaciado pela Cândida.

    Gostar

  60. 27 Março, 2009 22:15

    “Carta anónima que incriminou Sócrates foi escrita por sugestão da PJ
    A carta “anónima” dirigida à Polícia Judiciária no início de 2005, que incriminava o secretário-geral do Partido Socialista, José Sócrates, e que deu origem ao processo Freeport, foi escrita por sugestão da própria PJ. Na verdade, a carta nunca foi anónima, já que o seu autor sempre foi conhecido dos investigadores policiais e chegou mesmo a participar em reuniões com inspectores da PJ”

    Esta é boa. Está a atirar areia pró olhos dos portugas.

    Se não houver denúncia, nunca pode exsitir … investigação.

    Gostar

  61. 28 Março, 2009 00:14

    Freeport: Smith afirma em DVD na posse da polícia inglesa que Sócrates “é corrupto”

    http://www.ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1371282&idCanal=62

    Gostar

  62. celestine permalink
    28 Março, 2009 02:01

    Diz Marinho que a testemunha devia ter sido ouvida, em segurança, em lugar de se cercear de medos. E bem disse, a exemplo de como se procedeu com Carolina. Se o interesse, porém, não converge em levar a peito a demanda, mais certo é fugir-lhe, como o rabo à seringa.

    Gostar

  63. Anónimo permalink
    28 Março, 2009 02:21

    Vejam o video da tvi!!! É o máximo dos máximos

    http://www.tvi24.iol.pt/videos

    A primeira pergunta o fulano pergunta como é que começou a investigação e o que dizia a carta
    O C Smith responde que Socrates é corrupto. MAS o que ele responde é o que dizia na carta, que foi o que lhe perguntaram.

    Charles Smith o que responde afinal é que na carta dizia que Charles Smith é corrupto

    Vejam o video e digam se não é isso.

    É o MAXIMO!!!

    VEJAM o video e digam se não é isso? Vejam com atenção o inicio?
    Aquilo é uma vigarice… lol

    Gostar

  64. 28 Março, 2009 02:22

    apesar de dizer o contrário, Marinho é um grande defensor dos poderosos, dos intocáveis, e despreza as vítimas. Foi assim qdo falou da Casa Pia: nem uma palavra sobre as vítimas. E dita sentenças definitivas sem conhecer os processos no seu todo…

    Gostar

  65. Anónimo permalink
    28 Março, 2009 02:28

    Ou seja a tvi é pior do que eu pensava.
    Novideo Charels Smith não afirma que Socrates é corrupto, e foi assim que a tvi disse. Noi video ele responde como todos podem perceber que o que dizia na carta anonima é que Socrates era corrupto e foi assim que começou a investigação.

    Digam-me se não é isso?!?!

    Vejam o video! É incrível. E a seguir surge a história de pagamentos mas ninguém sabe se ele ainda está a falar de Socrates. Se calhar também montaram a coisa… lol

    Gostar

  66. 28 Março, 2009 09:15

    Às vezes as pessoas conseguem surpreender-nos…

    Gostar

  67. José Costa permalink
    28 Março, 2009 09:29

    Marinho Pinto fala com frontalidade e desassombro, e isso incomoda os que vivem da intriga pequena e da hipocrisia. De um modo geral, estes objectivos escondem interesses pessoais ou mediocridades. Seja os que só se sentem preocupados com a deontologia profissional nestas alturas, e nas outras, um profundo silêncio, seja os que não sabem ouvir o que a sua cor politica ou fé, que não o raciocínio, lhes impõe.

    Gostar

  68. Anónimo permalink
    28 Março, 2009 09:57

    camorim vs jaguiar, juntou-se a fome com a vontade de comer. isenção à pacheco.

    Gostar

  69. 28 Março, 2009 11:13

    e também gostava que a TVI explicasse o que quer dizer “som original” e “imagem reconstituída”. é muito estranho que uma câmara fixa tenha gravado as mãos, depois dos vultos, das pessoas que estão a dizer que fizeram pagamentos corruptos… a peça apresentada pela TVI é uma “escroquerie” jornalística!

    e não estou a dizer que esses pagamentos não foram eventualmente feitos, mas com a peça em questão posso também imaginar que Smith e os outros fizeram um acordo para se abotoarem com o dinheiro que pediram para fazerem os alegados pagamentos corruptos… a mentira é muito corrente, mesmo entre pessoas de bem!

    a Moura Guedes é um fenómeno de circo e não uma jornalista séria que apenas procura protagonismo e a TVI audiências! uma peça de dramaturgia jornalística mal alinhavada para aumentar a pressão e manipular a opinião pública. quase pura provocação!

    este país é um nojo, não só pela podridão que existe entre as elites políticas e económicas, mas também na comunicação social que tão pouco séria é em não investigar e abordar assuntos sensíveis como a que se presta a números de circo!…

    Gostar

  70. 28 Março, 2009 11:45

    até no vídeo online se vê “som original” em letras maiores a negrito e mais discreta e menos evidente “imagem reconstituída”… não é isto uma vigarice jornalística?

    Gostar

  71. 28 Março, 2009 12:22

    Sem denúncia, pode ser desencadeado processo de investigação pelo MP e PJ?

    As declarações do tal Marinho cheiram, totalmente, a compadrio, do próprio. Um favorzito e tal.

    Gostar

  72. 28 Março, 2009 12:58

    as denúncias não precisam de ser anónimas, para que se possa desencadear um processo de investigação… e neste caso o anonimato escondia o conluio!

    como cidadã deste país e tendo o direito a uma informação séria e isenta, penso que seria possível processar a TVI por me tomar por parva e ignorante manipulável… mesmo que o canal seja pago pela publicidade, e não por fundos públicos colectados por taxas ou impostos, a publicidade, que a faz viver com o aval das audiências, somos nós consumidores que a pagamos ao comprar os produtos ou os serviços que fazem o seu marketing com recurso a publicidade telivisiva… penso que deveria, com outros cidadãos exigentes, processar a TVI… e ir processando a comunicação social em geral quando não faça o seu trabalho de forma séria e objectiva!

    tenho o direito a ser informada sem ser manipulada!

    Gostar

  73. O puto novo no bairro permalink
    28 Março, 2009 16:06

    # 73 E – ko

    Pode contra-atacar e manipular os botões do seu comando. As televisões não são obrigadas a seguir as nossas preferências. Também nunca ninguém em seu juízo será capaz de afirmar que a verdade está nas televisões ou que deva estar.

    Tudo o que elas dizem são narrativas e interpretações dos factos. Como autoras de narrativas e de interpretações dos factos podem dizer o que bem entenderem. Cabe ao espectador não ser crédulo nem ter expectativas sobre o dever-ser das televisões. Cabe ao espectador não aceitar a papinha das doses suportáveis ou insuportáveis de verdade.
    Diz-se “separar o trigo do joio”. Há sempre um e outro. Dá trabalho informar-se. A pessoa tem que se informar como é que se processa a informação, e informar-se a si mesma depois.

    Os media são instrumentais e não comunicam a sacrossanta Verdade. Nem podem. Cabe a cada um observar, estudar e tirar as “suas” conclusões.

    Doutro modo não há autonomia mental, apenas emocionalismo, rancor e ressentimento.

    Os blogs neste momento – o Balsfémias neste caso vertente – estão a cumprir um papel essencial. Não concordo com o que eles dizem várias vezes,nem com a maneira como o dizem, mas concordo que o digam e que o possam dizer da maneira que entenderem. Sem os blogs – que o PM detesta e remete ao nome genérico da blogsofera – não haveria provavelmente um ou outro jornalista, comentador ou cidadão mais espevitado, irreverente, com uma nova visão das coisas.

    Teríamos a União Nacional à volta do Bem-Amado Líder. O sufocante unanimismo, o país dos yes-guys.

    Gostar

  74. 28 Março, 2009 16:41

    puto novo do bairro,

    o seu comentário é muito confuso e só demonstra que está tão confuso como ele.

    no seu enteder, os códigos deontológicos de certas profissões existem para não serem respeitados… isto, é o cùmulo da irresponsabilidade gereralizada, que nos descreve. ninguém tem de dar contas a ninguém, vale tudo até tirar olhos! não me reconheço na sua visão do papel da comunicação social nem do papel que podem desempenhar os cidadãos que estimem ser lesados por tanto circo e procura de protagonismo, que não passa de meros insultos à inteligência média de cidadãos normais e médios.

    Gostar

  75. a prima do picoiso permalink
    28 Março, 2009 19:39

    priminho, não é preciso pedir à carolina, basta pedir ao tipo que inventou a lenda do ali-bábá e dos 40 ladrões. Há séculos já tinha experiência no assunto. Só que na religião deles não se poupam os bracinhos e as mãozinhas, caso do nino, lembras-te?

    Gostar

  76. 29 Março, 2009 13:03

    Bastonário e o Freeport
    Não fica bem ao bastonário, por confusão, mesmo que de boa-fé, lançar mais ruído no ruído.

    Obastonário da Ordem dos Advogados, o meu caro Marinho Pinto, foi longe de mais. Ultrajou gratuitamente a PJ, insinuando o seu envolvimento numa conspiração para liquidar o primeiro-ministro. E troca tudo. Leu mal e precipitou-se. Quis ver uma conspiração e divulgou-a num artigo que não o enobrece nem dignifica a Ordem. Procurar a verdade, reconstituir a verdade material dos factos denunciados em qualquer queixa ou participação é o património maior da investigação criminal, a obrigação sagrada dos tribunais. Ora, quem consultar o processo em que ele se fundamenta para dizer aquilo que disse percebe que o bastonário confundiu a data de registo do processo com a data em que chegou a célebre carta anónima, mais tarde assumida por Zeferino Boal.

    A carta anónima chega a 20 de Outubro de 2004. Dá origem a uma Averiguação Preventiva. Não passava, na altura, pela cabeça de ninguém que Jorge Sampaio demitisse o governo de Santana Lopes e convocasse eleições. À carta são juntos outros documentos em 11 de Novembro de 2004. E quem quiser consultar o processo, pois é público, perceberá do princípio até ao fim deste psicodrama que nem uma palavra existe sobre o envolvimento de José Sócrates. A 30 de Novembro, Jorge Sampaio dissolve o Parlamento e convoca eleições. E só aqui é que se pode começar a desenhar a possibilidade de Sócrates ser candidato a primeiro-ministro, pese o facto de as eleições serem no ano seguinte. Em 7 de Fevereiro de 2005, o Ministério Público decide a abertura do processo-crime Freeport. E intensifica-se a investigação. No entanto, até aí, em trabalho de investigação feito pela PJ nem uma única vez surge o nome do agora primeiro-ministro. As suspeitas recaem sobre funcionários da Câmara.

    São estes os factos. Nus e crus. Pela violação do segredo de justiça já foi julgado e condenado um funcionário. O tribunal decidiu. E sendo que o ruído em volta deste processo tem produzido terríveis danos na imagem de pessoas que se presume serem inocentes, não fica bem ao bastonário, por confusão, mesmo que de boa-fé, lançar mais ruído no ruído sem engrandecimento nem respeito por quem, tal como ele, tem a obrigação de garantir a produção da verdade. Doa a quem doer. Mas que doa apenas aos verdadeiros culpados, se é que existem.

    Conheço a coordenadora Maria Alice. É uma referência da polícia portuguesa. Ninguém tem o direito de lhe enlamear um passado de prestígio e competência, de forma tão gratuita. E como tudo isto cheira mal, daqui me vou agoniado.
    Francisco Moita Flores, Professor universitário
    http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=A8425662-C755-4CA9-A7FB-75DF26D64222&channelid=00000093-0000-0000-0000-000000000093

    Gostar

  77. JMLM permalink
    23 Maio, 2009 10:11

    A postura de Marinho Pinto, não foi a melhor e talvez a mais correcta, no entanto fica para as memórias.
    O jornalismo está na moda, esta forma de fazer jornalismo está na berra. Procura-se a todo o custo, seguir um caminho que em muitos momentos não se cruza com a ética, toma atalhos agressivos e o resultado é este que nos entra em casa pela tela. O jornalismo merece ser “retocado”, merece muito mais que títulos espectaculares ou imagens e discursos de encomenda, que em nada serve o nosso mundo. Na ansia de encontrar uma verdade a qualquer preço, revelam-se mentiras, evita-se o contraditório, provoca-se o vizinho se for preciso, mostra-se a bela vista por dentro e por fora, leva-se o crime a directo, descobrem-se sempre noticias em primeira mão.
    Os primeiros a sofrer na pele os males da “doença” são os próprios jornalista.
    Meus Srs acabem com este show que gravita á volta da guerra das audiências.
    VIVA PORTUGAL.

    Gostar

  78. 23 Maio, 2009 12:06

    caro JMLM,

    já, num dos meus comentários a este postal, apelava a que se fizésse um abaixo assinado para acabar com este tipo de jornalismo sensacionalista e provocatório cujo objectivo é o protagonismo e, eventualmente, enlamear cirurgicamente parsonagens públicas que se tornaram alvo de ódio de estimação do casal Moniz…

    acho que Marinho e Pinto esteve muito bem no seu papel, ontem à noite, e que MMGuedes só apanhou no nariz o que merecia… quem semeia ventos, colhe tempestades! era o que faltava que ninguém podesse reagir às provocações da senhora que fala duma petição que circula e que nem tem o cuidado de a levar para a entrevista, assim como, faz acusações, a torto e a direito, sem ter senão coisas pescadas aqui e acolá sem consistência. não é assim que se faz jornalismo sério, mas como nesta terra as pessoas estão mais atentas ao circo mediático, porque andam adormecidas pelas contigências do dia a dia e uma comunicação social descorada e sem força anímica que só procura dar dimensão ao espectacular anedótico para alimentar vendas ou audiências…

    Gostar

  79. 23 Maio, 2009 13:56

    corrijo os dois erros que fiz no comentário anterior porque não li o que escrevi antes de carregar no botão: pudesse em vez de podesse e fisesse em vez de fizésse…

    Gostar

  80. JMLM permalink
    23 Maio, 2009 15:40

    caro E-KO

    Obrigado por ter feito referência ao meu comentário e na forma como o fez.
    Claro que o jornalismo está mal, muio pior a MMG, mas sobre esta nós já sabemos isso há muito, o truque dessa Senhora é,levar os entrevistados ao “rubro”, usando todos os meios que a tv tem ao dispor e a pressão do directo com um pouco de espectáculo.
    Quando crítico a postura de Marinho Pinto, quero simplesmene dizer que ele ganhou a guerra mas devia ter usado outra táctica, afinal o inimigo não é tão forte como isso. Digo outra tática somente por uma razão, ele estava lá como representante máximo da OD, e …
    Contudo quero dizer, que não se perdeu nada, antes pelo contrário, provou-se que o jornalismo barato, espectacular, visa apenas as audiências.
    VIVA PORTUGAL.

    Gostar

  81. ZERO_COOL permalink
    23 Maio, 2009 17:18

    O Grandioso Srº Drº Antonio Marinho Pinto è o Salgueiro Maia dos dias de hoje, quero, porém acreditar que mais uma vez é o povo quem mais ordena, e nao essa cambada de fascistas disfarçados de bons samaritanos, ou melhor de “Viuvas Virgens”.
    A Manuela moura guedes de via ter vergonha de se dizer jornalista, gostava que ela falasse assim quando teve no governo..
    Viva a Democracia,
    VIVA PORTUGAL!

    ZERO_COOL

    Gostar

  82. Viva permalink
    24 Maio, 2009 23:13

    Toda a gente sabe que infelizmente neste país vozes que falam alto abatem-se. Neste país nunca houve uma verdadeira revolução dos cravos. Vivemos ainda com o lixo que o fascismo nos deixou entranhado no mundo político e judicial. Infelizmente ainda vamos ter que viver mais uma geração com os filhinhos desta velhada toda a governar-nos por mais uns valentes anos, com putos estúpidos que tiram cursos de merda e passam logo a exercer altos tachos evaporizando fortunas publicas sem ninguém os poder denunciar. Toda a gente sabe que querem calar a boca ao MP por apenas dizer aquilo que toda a gente sabe… Há corrupção em Portugal, há peculato em Portugal, há favorecimentos em Portugal, há droga em Portugal. A botox o que queria era enterrar o MP para ele denunciar nomes e nos 3 meses seguintes ter noticias para abrir o Jornal Nacional com a mísera frase “Olá eu sou a Manuela Moura Guedes, e antes de dizer Jornal Nacional já estava a passar em rodapé… Marinho Pinto disse em directo e exclusivo na TVI…. Durante Sabado e Domingo um bom jornalismo devia mostrar na íntegra a incompetência de uma lamentável pivot. Numa televisão normal a jornalista era despedida, na TVI… Qualquer pessoa com o maior alto nível perderia a cabeça com as barbaridades saídas da super boca da Botox.
    Marinho Pinto, Mais uma vez parabéns!

    É curiso… Quando MP diz “Bomba” logo meia duzia de engravatados saiem para o abater!!! não é ele que os denuncia!

    Gostar

  83. 30 Julho, 2009 17:46

    marinho , que pinta, o homem sabe e tem coragem a falar, nao tem os rabinhos de palha que esta canalha quase toda tem…..por isso nao gostam dele………….a custa da divisao e da ignorancia somos um pais dos mais atrasados da europa, mas dos mais adiantados na corrupcao…agora o marinho esta so a indiciar e entao ja e muito mau…………………apoio o marinho a qualquer cargo publico para acabar com esta chafurdice em que vivemos
    deveriamos fazer ja um movimento de apoio a este homem e a mais alguns(poucos) com sentido de estado

    Gostar

  84. 30 Julho, 2009 17:49

    para esta porcaria destas tvs so deviamos fazer o que eu ja pratico, indiferenca total,tudo o que tem a ver com elas, zero zero

    Gostar

Indigne-se aqui.