Saltar para o conteúdo

Tendências

8 Junho, 2009
by

A avaliar por esta peça que a SIC não se cansou de divulgar durante a noite eleitoral, tentando à viva força convencer-nos que a realidade está errada, o PSD irá continuar a perder nas sondagens, embora sempre no limiar do empate técnico. 

Mas não obstante toda a propaganda governamental que irá continuar, Sócrates entrou em perda que será difícil de reverter. O ponto de não retorno acontecerá em Setembro quando, no regresso de férias, milhares de trabalhadores forem confrontados com a não reabertura de centenas de fábricas. Assistiremos então ao maior surto de desemprego do ano, que será fatal para Sócrates e o descredibilizará por completo: continuará a querer impingir miragens a quem vê e sente apenas o deserto à sua volta (vd. o folhetim da Qimonda) numa actuação para si irresistível, face à demagogia populista que lhe está no sangue. O seu “chavismo” soft, mas a mesma convicção, própria dos ignorantes, de que os fenómenos económicos são moldáveis por simples desejo do poder instituído, serão crescentemente encarados pelo eleitorado como o discurso típico do vendedor de banha da cobra.

Saturados de tanta aldrabice, os eleitores reconhecerão algum conforto na figura austera, destemperada, mas mais verdadeira da “avózinha” Manuela e o poder cair-lhe-á no regaço. O que fazer com ele?

Se apenas caído do céu pela via do voto anti-Sócrates e utilizado na mera gestão da crise com a medida mais fácil de implementar – o aumento da carga fiscal e(ou) da base tributável – o poder recebido  entrará rapidamente em erosão e ser-lhe-á difícil cumprir uma legislatura. Daí que penda sobre Manuela Ferreira Leite o desafio de formular uma verdadeira diferenciação e ruptura face ao status quo socialista, só possível se conseguir e tiver a coragem de se apresentar como uma alternativa liberal. Pondo a nu a realidade que nos espera, que terá de passar por trabalho e reformas profundas e dolorosas e não pela compra de votos prometendo facilitismos; reformulando as funções do Estado com a redução drástica da sua intervenção a todos os níveis, condição sine qua non para a baixa de impostos; anunciando a revogação de toda a estúpida legislação de costumes que este governo veio implementando (sempre com a anuência bovina do PSD), condição necessária para alguma reposição das liberdades individuais. Por cima disto, ter a coragem de colocar a fasquia no máximo e pedir claramente a maioria absoluta. O pior (?) que lhe poderia acontecer seria perder as eleições. Mas ganhando-as, o poder seria verdadeiramente conquistado e obteria um mandato claro para desmantelar o edifício socialista que se construiu nos últimos 35 anos.

Tem MFL o perfil para “impôr” tais condições? De modo algum. E na sua entourage, apenas António Borges e Aguiar-Branco (em menor escala) estão conscientes da necessidade de tais “rupturas”.

Certo porém é que a dinâmica, em Portugal e na Europa, é de viragem à direita. Mas isso não garante, por si só, uma vitória expressiva ao PSD nas legislativas de Outubro. Uma redução da abstenção para cerca de metade da verificada ontem (para cerca de 35%, a média verificada nas legislativas do pós-cavaquismo), pode permitir variadíssimas combinações. Mas admitindo o reforço da “dinâmica laranja”, o PS, mesmo derrotado, nunca ficará com menos de 35% dos votos expressos. Recuperará alguns que ontem perdeu para a abstenção e irá buscar mais de metade dos eleitores do BE, que mais não são que a ala esquerda e “alegre” do PS que o vêm castigando pelos seus “devaneios burgueses”, mas que retornarão ao “redil” perante a perspectiva de uma vitória laranja. Facto que (previsão e wishfull thinking) remeterá o BE para um ainda excessivo 5º lugar, garantindo porém um mapa eleitoral bem menos poluído. O PC não perderá votos a não ser por morte, mas uma descida significativa da abstenção atirá-lo-á para uma fasquia porventura abaixo dos 7%. Resta o CDS de Portas, um resistente que teima em sobreviver a todas as sondagens e que se tem notabilizado nos últimos tempos como um dos opositores mais incisivos do governo Sócrates. Nas próximas eleições o eleitorado “premi-á-lo-á” com mais de meio milhão de votos (muitos estavam ontem na praia ou no SPA), o que lhe garantirá quase 10% e o retorno ao 3º lugar.

Em suma, o PSD necessita de ir buscar um mínimo de 10% à abstenção e atrair ainda algum voto PS para poder formar o próximo governo. Algo perfeitamente alcançável e que garantiria uma maioria, se necessário em coligação com o CDS. Se um tal governo valerá a pena, é bem mais duvidoso. A não ser que decidam repescar Paulo Rangel…

33 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Junho, 2009 20:42

    Num mero exercício de curiosidade, no blogue do Pedro Magalhães simularam a distribuição de debutados se esta votação fosse para a assembleia

    PSD: 95 deputados
    PS: 72 deputados
    CDU: 24 deputados
    BE: 23 deputados
    CDS: 15 deputados
    MEP: 1 deputado

    PSD+CDS têm 110 deputados. PS+CDU+BE têm 119

    http://margensdeerro.blogspot.com/

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Junho, 2009 20:48

    essa do borges não lembra ao camões, já agora o patrão belarmino

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Junho, 2009 20:51

    “PSD+CDS têm 110 deputados. PS+CDU+BE têm 119”

    Não tenha ilusões. Nas legislativas este PS não vai ter 26%. No desespero as pessoas não votam nesta coisa manhosa que já conhecem.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Lacrymosa permalink
    8 Junho, 2009 20:54

    “Tem MFL o perfil para “impôr” tais condições? De modo algum. E na sua entourage, apenas António Borges e Aguiar-Branco (em menor escala) estão conscientes da necessidade de tais “rupturas”.”

    Assim de uma assentada você já decidiu quem é a entourage e qual a sua valia. Porque não se candidata você? A nação não pode desperdiçar tal mais-valia! É que da parte da tia Manuela parece que não tem havido disponibilidade para acatar recados do Blasfémias.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Pifas permalink
    8 Junho, 2009 20:56

    Mas afinal o P. Magalhães não falhou estrondosamente?

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Junho, 2009 20:59

    1º O PS diz publicamente que o país é ingovernável sem ele
    2º O PS diz publicamente que não consegue governar sem maioria absoluta
    3º O PS não conseguirá a maioria absoluta
    4º Na oposição será o próprio PS a inviabilizar/boicotar a governação
    5º O PSD está em alta
    6º As sondagens da Eurosondagem não serão esquecidas nestes poucos meses
    7º Os portugueses sentem que estão a ser manipulados por sondagistas
    8º O que fazem os eleitores?

    Gostar

  7. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    8 Junho, 2009 21:01

    É bom lembrar que o PSD só ganhou com 31%, contra um Governo Socialista incompetente e que está a endividar loucamente mesmo os Portugueses que ainda não nasceram. Discordo do valor que atribuí ao voto útil uma vez que muitos portugueses estão desiludidos com os resultados do voto útil. Por isso penso que o BE deve continuar a andar pelos 10%.

    Gostar

  8. LR's avatar
    8 Junho, 2009 21:12

    A ver vamos, Caro Lucklucky. Espero sinceramente que esteja errado. Tal como você, de resto…

    Gostar

  9. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    8 Junho, 2009 21:14

    Discordo do valor que atribuí ao voto útil uma vez que muitos portugueses estão desiludidos com os resultados do voto útil. Por isso penso que o BE deve continuar a andar pelos 10%. – Lucklucky

    Concordo. Haverá uma parte do eleitorado BE que se transferirá para o PS, mas será muito menos significativa do que o post dá a entender. E é por isso que ou o PS consegue ficar com a maioria dos votos dos abstencionistas ou então perde, de facto, as eleições. Para o PSD importa buscar esses votos e só o conseguirá apresentando um projecto alternativo de poder. Também seria importante buscar alguns votos ao PP e penso que isso será provável, uma vez que, a partir de agora (mas não antes das eleições), o eleitorado de direita perceberá que o PSD pode ganhar as eleições. Ou seja, está tudo em aberto, mas a dinâmica é boa para o PSD. Acho que o partido ainda não sabe como a aproveitar de forma útil de modo a maximizar a sua votação nas legislativas.

    Gostar

  10. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    8 Junho, 2009 21:32

    Há uma semana, os “especialistas” das sondagens não tinham a mínima ideia do que ia acontecer nas eleições de ontem. Mas o LR já sabe o que vai acontecer nas legislativas, a 5 meses de distância.

    Nem vale a pena registar este post. Vão ser inúmeras as “previsões” e, tal como um macaco cego a cuspir contra um alvo na parede, os resultados finais ficarão muito perto de alguns destes meros exercícios intelectuais inconsequentes. Isso não lhes dará um pingo a mais do valor que têem agora. Nenhum.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Junho, 2009 22:11

    Até agora, a poderosa máquina de propaganda do PS infiltrada nos “media” obrigava-nos a discutir se o Sókas tinha maioria absoluta ou relativa.

    A vitória não lhe fugia!

    A partir de ontem o invencível acabou!

    Com uma oposição feita mais nos “terrenos” do BE ( que a não menos poderosa máquina mediática inventou como partido “sério”, que combate a corrupção, as fortunas, os banqueiros, blá, blá, bla´, sendo na realidade um partido de parasitas, das ganzas, da permanência nas discotecas, etc,.), o PSD/MFL pode subir até á vitória.

    Mesmo se com maioria absoluta só com o CDS( Não se criticaram nesta campanha e fizeram muito bem!!!).

    Quanto à distribuição de mandatos, não parece acertada.

    Os mandatos nas legislativas são encontrados por distritos:
    O número de votos a nível nacional não serve para nada.

    o sátiro

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Junho, 2009 22:14

    Mais uma vez, Balsemão, militante número um do PSD foi o inimigo número um do PSD!

    A sua poderosa máquina mediática ao serviço do PS.

    A SIC parece a casa de família dos Costa!!!!

    e, claro, mais uma sondagem encomendada para sustentar Zézito…

    Gostar

  13. JJPereira's avatar
    JJPereira permalink
    8 Junho, 2009 22:44

    Pergunta (de) lorpa : a isenta,célere,incorrupta e justamente incensada “justiça” portuguesa resolverá ,em tempo útil, o emaranhado de processos em que se cruzam o “foge Fátinha” , a recipiente do avisado conselho,o zézito bacharel e o “desconhecido” prof.que lhe ministrou 4 cadeiras 4,(o fedor que vem da estação de tratamento da Cova da Beira…), o límpido processo do “Freeport”, etc. etc.?
    É que se trata de “fait-divers” que, por pura frivolidade,claro, interessam aos depositantes do papelinho nas urnas…

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Junho, 2009 22:52

    #13 – “É que se trata de “fait-divers” que, por pura frivolidade,claro, interessam aos depositantes do papelinho nas urnas…”
    querias dizer depositantes do papelinho no bpn?

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    al harem permalink
    8 Junho, 2009 22:52

    A linha balsemão – policarpo – basílio é a mais sinuosa da política dos nossos dias. A SIC deverá ser evitada por todos aqueles que pretendem assegurar a sua saúde mental nos dias que correm. Virá o dia em que a fraude das sondagens paga pelos aventais será revista e os seus responsáveis denunciados. As coisas estão a correr mal para os zézinhos da independente. Quando virem que a técnica das sondagens não pega recorrerão a outras estratégias, é só esperar para ver. Repressão e chantagem. Veremos os próximos capítulos,chavez está falido, fidel moribundo, a coreia do norte onde o santos silva cabia como uma luva está longe. Os tugas vão acordar. São 300000 de novo que sabem não haver subsídios para todos, que a única saída é ter um governo decente que ponha de facto o país a funcionar.

    Gostar

  16. Anonimo's avatar
    8 Junho, 2009 22:54

    Os 3 accionistas principais do BPP: João Rendeiro; Francisco Pinto Balsemão e Stefano Saviotti.

    Onde pára o dinheiro do accionista F. Pinto Balsemão …?

    Gostar

  17. Anonimo's avatar
    8 Junho, 2009 22:59

    Outra «campanha negra”, agora na versão V. Constâncio ….

    Constâncio fala em «campanha com contornos políticos» contra Banco de Portugal

    Vítor Constâncio durante a Comissão de Inquérito Parlamentar à Nacionalização do BPN

    O governador do Banco de Portugal considerou que houve uma «campanha com contornos políticos» contra a instituição que dirige. Vítor Constâncio falou ainda em «tentativa de destruição e linchamento».
    http://www.tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1257710

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    agonia permalink
    8 Junho, 2009 23:20

    # 18 essa ainda há pouco falava nos votinhos que contavam naquele sítio mal frequentado, pois azar o dela, muitos votinhos tirou ela a quem a leva pela trela.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Junho, 2009 23:35

    Por falar em eleições,

    Libano vota sem incidentes e dá vitória à coligação pró-ocidental:

    http://www.asianews.it/index.php?l=en&art=15450&size=A

    Até o Hezbollah aceitou os resultados!!!

    Isto só foi possível com a firmeza da Administração Bush para com os assassinos do Hezbollah e do Assad e os Ayatollahs do Irão, ao lado de Israel.

    Por isso o W. Bush era tão odiado pelos adeptos das matanças do Hezbollah,do Hamas, das lapidações no Irão…

    Agora vem o lírico do Obama querer estragar tudo com a treta do “new beginning” a pôr-se de cócoras diante da “civilização” islâmica!

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    jupiter permalink
    8 Junho, 2009 23:38

    O Ministério da Administração Interna diz que não pactua com «actos indignos da condição policial» com o lançamento de bonés feita esta segunda-feira por polícias.
    Não se trata de pactuar ou não pactuar, ele tem é que perceber que está lá a mais.

    Gostar

  21. Dr. Alisando Cresce's avatar
    Dr. Alisando Cresce permalink
    8 Junho, 2009 23:44

    E QUAL FOI O ESPANTO?

    OS SOCIALISTAS PERDERAM PORQUE CAÍRAM NO ERRO DE DIZER QUE ÍAM RECONDUZIR DURÃO BARROSO!

    PARA QUÊ ENTÃO VOTAR PS SE ELES ESTAVAM A FAZER O JOGO DO PSD??

    COMPREENDE-SE BEM AGORA PORQUE É QUE A MAIOR PARTE DOS SOCIALISTAS NEM SE DERAM AO TRABALHO DE IR ÀS URNAS?

    [a piada é que nas legislativas vai ser ao contrário 😉 vai ser o psd a reconduzir o sócrates em mais um mandato]

    Gostar

  22. Mar ia's avatar
    Mar ia permalink
    8 Junho, 2009 23:53

    Tem muita piada essa do Sócrates, vestido de Armani, vendedor de banha da cobra…

    Gostar

  23. nimo's avatar
    9 Junho, 2009 00:05

    Partido Socialista deixa cair Vítor Constâncio

    Direcção da bancada parlamentar socialista já interiorizou ser impossível ilibar o
    governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, face aos indícios da actuação
    negligente daquela instituição face ao que se passava no Banco Português de Negócios,
    obtidos pela comissão parlamentar de inquérito ao chamado ‘caso BPN’.

    O PS já decidiu: vai deixar cair Vítor Constâncio. O relatório final da comissão
    parlamentar de inquérito ao BPN será crítico para com a actuação do governador do Banco
    de Portugal neste caso. E sê-lo-á com o consentimento da maioria socialista na comissão.

    Face à acumulação de indícios na comissão de inquérito apontando para uma actuação
    negligente do banco central face ao Banco Português de Negócios, a direcção da bancada
    parlamentar socialista já percebeu que é impossível ilibar Constâncio. Isto por mais
    importante que seja a ligação histórica do governador ao PS (foi secretário-geral do
    partido de 1986 a 1989). “É impossível não criticarmos”, admitiu ontem ao DN um membro da
    direcção parlamentar socialista.

    Resta agora saber as consequências políticas que terá sobre a continuidade de Constâncio
    como governador a aprovação de um relatório crítico da comissão de inquérito. Por lei, um
    processo de exoneração forçada é muito complexo, tendo que passar pelo Banco Central
    Europeu, que nos seus estatutos garante a independência dos chefes dos bancos centrais
    face aos respectivos governos. A nomeação ocorre por proposta do ministro das Finanças,
    em resolução do Conselho de Ministros.

    Falhando o apoio do PS na comissão parlamentar de inquérito, isso significa que deixa de
    existir o apoio do respectivo Governo. Foi um governo do PS que nomeou Constâncio
    governador pela primeira vez (Fevereiro de 2000) e foi um Governo do PS (o actual) que o
    reconduziu (Maio de 2006). O consulado do ex-secretário-geral do PS à frente do banco
    central “apanhou” todo o processo de degradação do BPN, que levou à necessidade, inédita
    desde o período revolucionário, de o Governo nacionalizar o banco, para evitar a sua
    falência. O “buraco” no BPN está avaliado em 1800 milhões de euros.

    A constatação, pelo PS, de que é impossível ilibar o governador de responsabilidades no
    caso, será, no conjunto das pressões para que Constâncio se demita, uma espécie de cereja
    no topo do bolo.

    As vozes mais veementes defendendo que se deve demitir têm-se ouvido no CDS. Começando
    por Paulo Portas, líder do partido, e acabando em Nuno Melo, o coordenador dos deputados
    centristas na comissão de inquérito. Em Novembro do ano passado, face a exigências de
    Portas para que se demitisse, Constâncio respondeu: “Nada me pesa na consciência em
    termos de ter cometido qualquer acto, deliberado ou por omissão, para ter contribuído
    para esta situação.”

    O PCP exige o mesmo. Anteontem o deputado Honório Novo, membro da comissão parlamentar de
    inquérito, afirmou que “Vítor Constâncio já tem matéria de facto e de conteúdo para ter
    pedido a sua demissão.” Fê-lo quando confrontado com o facto de o Banco de Portugal ter
    recusado enviar vários documentos requeridos pela Assembleia. “A punição para o crime de
    desobediência qualificada está definida no código penal com pena de prisão ou multa”,
    comentou o parlamentar comunista. O Bloco também há tinha pedido a demissão do
    governador. Constâncio disse ontem, no Parlamento, que a oposição lhe faz exigências de
    supervisão que transformariam o banco central numa espécie de “KGB e FBI juntos”.

    Na oposição, o PSD foi, até agora, o único partido que não exigiu a Constâncio que se
    demitisse. Na verdade, dentro do PSD, só o ex-líder Luís Filipe Menezes se pronunciou
    nesse sentido. Em Março passado, num jantar promovido por um blogue do Porto, o
    presidente da câmara de Gaia disse que “há muito” que Constâncio se deveria ter demitido
    do cargo. “Não digo que tenha tido algo a ver [com o escândalo no BPN] mas Jorge Coelho
    também nada teve a ver com a queda da Ponte de Entre-os-Rios e demitiu-se quando ela
    aconteceu”, disse.

    Já em Janeiro do ano passado, Menezes tinha pedido o mesmo – então ainda líder do PSD –
    por causa do escândalo à volta do BCP. “Queremos saber se o governador do Banco de
    Portugal há três anos sabia exactamente o mesmo que soube dias atrás quando tomou a
    iniciativa de inibir um conjunto de administradores do BCP. Se isso se vier a verificar
    nós vamos exigir que seja demitido, que seja afastado do seu cargo”, disse então.
    http://www.dn.sapo.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1246049

    «A manutenção de Constâncio no Banco de Portugal anos a fio é apenas mais um daqueles
    fenómenos inc0mpreensíveis deste país.Mas em fim de mandato e em desespero de causa em busca de uma maioria deixa-se cair tudo o que não for essencial e este já cumpriu a sua missão de câmara de ressonância.»

    Gostar

  24. Dr. Alisando Cresce's avatar
    Dr. Alisando Cresce permalink
    9 Junho, 2009 00:46

    ESPECTRO POLÍTICO PORTUGUÊS:

    À DIREITA – 2 PARTIDOS SEMPRE PRONTOS A UNIR-SE PARA TOMAR O PODER

    À ESQUERDA – 3 COMADRES ZANGADAS QUE À CUSTA DAS ZANGAS RECÍPROCAS ABREM SEMPRE PORTAS PARA A DIREITA, TRANQUILAMENTE, PASSAR-LHES A PERNA

    3 HIPÓTESES:

    1ª – ESTAIS PREPARADOS PARA TER FERREIRA LEITE NO PODER COM PORTAS?

    2ª ESTAIS PREPARADO PARA TER SÓCRATES OUTRA VEZ?

    3ª (a que falta cumprir) – ESTAIS PREPARADO PARA TER O PS NO GOVERNO, DANDO A LOUÇÃ E A JERÓNIMO DUAS PASTAS GOVERNATIVAS E CUMPRIR O SONHO DE VER A ESQUERDA A FAZER O QUE A DIREITA NEM HESITA EM FAZER?

    (Meus amigos, doa a quem doer, estes são os cenários a ponderar e um destes é o que há-de acontecer)

    Gostar

  25. Dr. Alisando Cresce's avatar
    Dr. Alisando Cresce permalink
    9 Junho, 2009 00:48

    …ahh..chama-se a isto governabilidade

    Gostar

  26. Bit's avatar
    Bit permalink
    9 Junho, 2009 01:04

    comentador 24,,,,,,,jamais o PC se unia num governo com o Bloco,,,,,,eles odeiam-se,,,,

    Gostar

  27. carlos graça's avatar
    carlos graça permalink
    9 Junho, 2009 01:07

    qualquer que seja o próximo governo, não estará no poder mais que 2 anos… depois me dirão…

    Gostar

  28. per caso's avatar
    per caso permalink
    9 Junho, 2009 02:03

    Azar do Sócrates, é verdade, no facto de governar mal, como outra legislatura, ou nem tanto, a Ferreira assim fará.

    E pena dá-me é este povo, se não acha mais razão para votar.

    Gostar

  29. o sátiro's avatar
    9 Junho, 2009 03:41

    alisando, o problema da esquerda não é a zanga de comadres. Eles vendiam a mãe para estar no poder (coligações em lx). O problema é a incompetência, a arrogância, o despesismo, as negociatas, o controlo dos media, a propaganda cínica. Até o povo se fartar. Por isso as derrotas são “surpresa”: guterres-2001, sócrates- 2009.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    9 Junho, 2009 04:03

    .
    Resultados eleitoorais, em cada 100 portugueses,
    .
    9 apoiaram o PSD, 7 o PS, 3 o BE, 3 a CDU e 2 o CDS
    .
    -Socrates trial and execution was completely justified, says new study
    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/greece/5469193/Socrates-trial-and-execution-was-completely-justified-says-new-study.html
    .
    -IMF tells Europe to come clean on bank losses
    The International Monetary Fund has called on eurozone governments to take urgent steps to clean up the banking system as losses mount, and advised the European Central Bank to prepare “all unconventional options” in case the crisis deepens.
    http://www.telegraph.co.uk/finance/newsbysector/banksandfinance/5479590/IMF-tells-Europe-to-come-clean-on-bank-losses.html
    .

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    António Alves permalink
    9 Junho, 2009 10:31

    “só possível se conseguir e tiver a coragem de se apresentar como uma alternativa liberal. Pondo a nu a realidade que nos espera, que terá de passar por trabalho e reformas profundas e dolorosas e não pela compra de votos prometendo facilitismos”

    ah… pois… mas o passado não augura nada de bom: lembram-se da compra (acçõe) descarada de votos dos benfiquistas com dinheiros públicos? era esta senhora ministra das finanças. vamos todos longe com a merda em que os portugueses insistem em votar. Abstenham-se e acabem com o regime.

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Nabo permalink
    9 Junho, 2009 19:56

    #30,
    António não é com o Regime. É com o Sistema.
    .
    O Sistema pós 25 de Abril nunca conseguiu ser do Regime DEMOCRACIA.
    .
    Triste a sua desilusão; afinal os antisalzarsitas no Salazarismo, depois comportaram-se com zombies criados pela cultura/ dialetica e retorica salazarista. Do mesmo como o feijão. O mesmo com 2 caras embora uma das caras se autoconvencesse que não era cara.
    .
    Ora vender isto às Democracias MADURAS da Europa.
    .
    Por isso estamos em mais de 70% de abstenção, brancos e nulos.Eles sabem bem ler isto mas “faz-te morto”, jogo como o recreio da Primária.
    .
    Isto nada tem a ver com CAPITALISMO nem LIBERALISMO. Tem sim a ver com MARXISMO duro e de paninhos quentes. Porque é a via dum grande baile ao Capitalismo, LIberdade e Solidariedade
    .
    Mas se o capitalismo alinha neste jogo idiota, na volta não se pode queixar porque está sem “golpe de asa” para se colocar acima. E morrerá na praia.
    .
    Chega ou é preciso fazer o desenho. “No hay ideologias mas que las hay las hay” ….
    .

    Gostar

  33. Mouros da UEFA's avatar
    Mouros da UEFA permalink
    10 Junho, 2009 18:34

    #31,
    Não seja imbecil, deixe a propaganda burra de lado e informe-se dos factos primeiro, assim já não faz figura de urso.

    Gostar

Deixe uma resposta para Mouros da UEFA Cancelar resposta