O Tratado de Lisboa…visto de S. Bento
A Assembleia da República “chumbou” uma “decisão – quadro” apresentada apresentada pela Comissão Europeia.
O parecer aprovado na Comissão de Assuntos Europeus da nossa AR, da autoria de João Semedo (BE), concluiu que a dita decisão-quadro não respeita o princípio da subsidiariedade (segundo o qual a União Europeia só deve actuar quando a sua acção seja mais eficaz do que uma iniciativa desenvolvida a nível nacional).
Este “chumbo” terá, sobretudo, significado político: quer dizer, actualmente, não se lhe pode atribuir uma consequência institucional directa, uma vez que no processo de decisão comunitário não se consideram ainda, de forma institucional e vinculativa, as posições dos Parlamentos nacionais. Coisa diferente é a consequência/sinal político das tomadas de posição nacionais. Mas….
…..tal já não seria assim, no que respeita, precisamente, a este tipo de situação agora ocorrida entre nós, se o Tratado de Lisboa estivesse em vigência: com efeito, nos termos dos respectivos Protocolos relativos ao Papel dos Parlamentos Nacionais na União e à aplicação dos princípios da subsidiariedade e da proporcionalidade, essa intervenção da Assembleia da República já teria consequências institucionais no processo de decisão comunitário.
PS – “Declaração de interesses” político-europeia: pessoalmente, não entendo que o Tratado de Lisboa deva ser ressuscitado, pelo menos já e a correr (atabalhoadamente)!
Mais ainda, a União tem “sobrevivido” sem o Tratado Constitucional e sem o Tratado de Lisboa e continuará a fazê-lo…desde que se dê, agora, tempo ao tempo. Por exemplo, desde que se deixe solidificar q.b. o ultimo grande alargamento a Leste e não se pense para já em novas adesões ou na criação de novos grandes passos políticos estruturais….

Het recht is oranje,
links was rood,
HP heeft ertoe geleid dat de personeelsleden met de
verlaten en niet vernederd.
Niet met manipulatie
van gunstige opiniepeilingen,
Dat was de vernedering
tegen betreurenswaardige beleid.
In de wereld van de illusie
vol fantasie,
zo waren de toespelingen
Socialisten van hypocrisie!
Verloren in het labyrint
als een goedkoop,
Beide hebben misleid
dat vertrouwen aftocht.
ameijoa fresca exportada para a holanda
GostarGostar