Calimero – Sócrates
13 Junho, 2009
Pacheco Pereira vem defendendo, nos seus artigos e crónicas, a tese segundo a qual todos os comentadores, jornalistas e líderes de opinião perseguem a actual líder do PSD, Manuela Ferreira Leite. Mero complexo de perseguição!
Tenta ainda passar a ideia de que todos quantos falam mal de MFL são uns “vendidos” a soldo de uns quaisquer interesses obscuros. Tenta assim condicionar e limitar todos quantos exprimem uma opinião discordante da sua e cometem esse supremo “delito de opinião” que é discordar de JPP. Torna-se assim numa espécie de José Sócrates do PSD.
187 comentários
leave one →

pelo menos no artigo do Público de hoje, JPP o que vem dizer aos leitores (quer dizer, aos jornalistas, bloguers, etc) é que o PSD ganhou as eleições europeias.
É mentira?
GostarGostar
o pacheco tem a mania de acusar os outros da merda que faz.
GostarGostar
incha, desincha e lá para outubro passa-lhe.
GostarGostar
Mr. Paulo Morais,
Lembro-me muito bem dessa intensa e contínua ‘tempestade’ sobre MFLeite.
Começou praticamente no dia seguinte a ter destronado LFMenezes.
LFMenezes que nunca lhe deu descanso. Secundado por PPassos Coelho, MBota, ACorreia, entre outros.
MFLeite nunca teve o FAVOR da comunicação social e de bloggers.
Prescindiu duma qualquer agência de marketing político.
Não trabalhou as Europeias a partir de sondagens, e as que houve, sempre adversas a si, a PRangel e ao PPD…
Escolheu e bem PRangel, que também não obteve especiais apoios na comunicação social e nos blogs.
Venceram, diria que ‘a pulso’, estas eleições.
É certo que muitos votos no PPD foram veementes protestos comtra Sócrates e o seu governo.
Não substimemos o que MFLeite fizer e disser até às Legislativas.
Prefiro(*) um líder com alguns defeitos mas consciente da situação do país, do que um líder plastificado e comprometido com decisões aventureiras e eleitoralistas.
Hoje, já há de facto uma forte tentativa para minimizar a vitória do PPD nas Europeias. Aliás, começou na noite de domingo, essa ‘lavagem’ ao cérebro de incautos, de distraídos…
(*) Sou apartidário.
GostarGostar
Sobre a “espécie de José Sócrates do PSD”, entendo que essa analogia peca por tudo.
JSócrates terá que comer muita ‘papinha’ para chegar ao nível intelectual, político e cultural de JPPereira.
GostarGostar
Já não há pachorra para estes tipos que não têm mais nada na cabeça do que dor de corno por MFL ter ganho de forma clara as eleições europeias contra o que desejavam.Como é que podem negar a campanha contra MFL se fizeram parte dela?Pelos vistos continuam…não há pior cego…
GostarGostar
Há um ‘problema’-base que está na génese de muita e localisada animosidade para com MFLeite: Rui Rio.
RRio que apoia MFL. RRio que é apoiado por MFL e…por JPPereira.
GostarGostar
Palheta!!!
O JPP tem razão .
Mas perseguições por opinião diversa é lá com o PS , Charruas e coisas dessas … não se lembra?
Agora que o PSD conseguiu dar a volta , contra tudo e contra os média … cerre é fileiras com os seus companheiros , e vamos lá mandar o Socrates para o lugar de técnico da CMCovilhã.
Olhe que o PS não dá tiros no pé , não abandona os seus .
Compre botas de biqueira de aço e kevlar , e não atire balas á toa.
GostarGostar
TODOS? De certeza?
GostarGostar
#7
E tem alguma pista do verdadeiro motivo dessa animosidade? Do verdadeiro.
GostarGostar
Pacheco quê?
GostarGostar
#5, #6, #7, #8
TODOS podem ter o seu ponto de vista. Mas não devem impedir os outros de discordar. E o facto de o PSD (de que sou militante) ter ganho as eleições não confere a ninguém (nem ao JPP) a condição de detentor de verdades absolutas.
E não me parece adequado, no momento da vitória, atacar ninguém. Muito menos os companheiros de partido.
E não vejo em que o RRio influencie os artigos do JPP…
GostarGostar
a campanha contra a mleite é fabrico próprio, quando abre a boca diz asneira e o rangel idem, mas disfarça melhor. a campanha ficou a cargo do público, do sol, da tvi, fenprof, inter, cap & quejandos e a abstenção fez o resto. preparem-se para o pior e depois queixem-se das sondagens.
GostarGostar
#12
No entanto, face a tudo o que se diz (ou será disse?) dentro do partido contra MFL, relevo a necessidade de JPP os destratar, se o fizer. Nem sequer é mais excessivo do que alguma gente (não TODA) a quem possa referir-se.
GostarGostar
É mentira?
Sim é mentira.
Quem ganhou as eleições foi o Bloco de Esquerda, o PS perdeu mas vai ganhar as legislativas e os outros dois também ficaram satisfeitos.
Quanto a MFL Pacheco Pereira não tem razão nenhuma.
É verdade que jornalistas, blogs e comentadores apontaram o facto de falar pouco, do pouco falar mal e não ter presença, ser velha e não gostar de dizer mentiras.
Que culpam é que eles têm que isto seja verdade e que o ignorante do povinho não tenha reparado nisto e (enganado) tenha posto o voto no partido dela.
Portanto concordo totalmente com este post do senhor Paulo Morais que não li.
GostarGostar
Só tem legitimidade para criticar MFL quem deu o corpo na oposição contra o Sócretinismo.Quem andou mancomunado com o Sócrates estes anos todos é melhor reconhecer humildemente que errou e emendar a mão.Com os “companheiros de partido” MFL e toda a verdadeira oposição anti-socialista bem podem limpar as mãos.Por exemplo,o Balsemão da SIC também é “companheiro de partido”?
GostarGostar
Mr. Paulo Morais,
Rui Rio pode não influenciar JPPereira, mas certamente persiste como ‘problema’-base para artigos e posts doutros militantes do PPD/PSD.
Obviamente, todos têm direito à sua opinião.
JPPereira não é sempre detentor da verdade, e muito menos absoluta, mas diz e escreve o que nos bastidores do PPD pouquíssimos têm coragem de colocar sequer em assembleias locais do partido…
JPPereira, e reportamo-nos ao artigo de hoje no ‘Público’, não ataca ninguém: deseja uma necessária ‘arrumação’ do PPD, a começar na Lapa. Quanto antes.
Não tem razão ? Não escreve verdades ? Verdades incómodas, claro !
É com elas que os militantes têm que reflectir…
JPPereira inventa(?) quando diz e escreve que alguns militantes (dentre eles ex-responsáveis regionais e nacionais…), preferem perder eleições nacionais do que apoiarem MFLeite ? Preferem a vitória do PS do que a vitória de quem não os convidou para listas ?
GostarGostar
«é velha, feia e mal vestida»
na comunicação social a informação é inversamnte proporcional à cultura
GostarGostar
MFLeite não é ‘bonita’, para os padrões de beleza que imperam na sociedade.
Cheguei a ver inclusivamente no Blasfémias, fotografias de MFLeite propositadamente escolhidas, como ‘ilustração’ de posts tendenciosos, porque captavam a ‘fealdade’.
Lembram-se ?
GostarGostar
O que choca no tratamento a MFL é a maneira como a outra parte, a parte mentirosa, descarada e desavergonhada, é tratada. Está tudo dito.
GostarGostar
As minhas tias são todas velhas e todas bonitas.
Nenhuma tem aquele ar de professora primária seca e reformada.
Que Deus me desculpe, um estafermo.
GostarGostar
Pacheco Pereira é um ressabiado.
GostarGostar
mas para sossego dos mais animados dos JPP’s é bom lembrar que isto foi só a primeira mão da eliminatória!
se quanto à maioria absoluta do PS estamos conversados, é bom recordar os 21% da Esquerda!
GostarGostar
#21-Estás bom para ir para a Venezuela fazer companhia ao Chávez que é tão bonito como as tuas tias,PIDECOISO.
GostarGostar
o problema não é ser velha, feia e mal vestida. já se esqueceram que foi ministra, arrogante, mal educada e aldrabona. e já agora má dona de casa, no último orçamento varreu para debaixo do tapete. o pacheco não é nada arrogante, nem gordo, nem sebento.
GostarGostar
#16 “Só tem legitimidade para criticar MFL quem deu o corpo na oposição contra o Sócretinismo”
Não concordo. Todos devem ter direito a criticar quem quiserem.
De qualquer forma, deixo esta amostra de “oposição” (há lá mais):
http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?
content_id=1020315&opiniao=Paulo%20Morais
GostarGostar
“Pacheco Pereira vem defendendo, nos seus artigos e crónicas, a tese segundo a qual todos os comentadores, jornalistas e líderes de opinião perseguem a actual líder do PSD, Manuela Ferreira Leite. ”
É a mais pura verdade.
GostarGostar
Porra
A conclusão é porreira
O que dirá o chorão da corrupção ???
Aturem-no, foda-se, não há paciência
Os gajos andam zangados uns com os outros e quem paga ???
Quem é ???? Quem é ????
O Sócrates, claro
GostarGostar
#26
???
GostarGostar
Mas alguma vez José Sócrates fez aquilo que Pacheco Pereira faz?!! Não sei como faz tal associação. Sócrates não critica tudo e todos que o criticam. Essa associação faz lembrar alguém. Será Paulo Morais o Pacheco Pereira do Blasfémias?
GostarGostar
#24. Vá vc. mais os seus fantasmas verdugos.
Por aqui há liberdade de opinião.
Não gosta, não coma.
GostarGostar
Temos um lote completo de boletins de voto pré-preenchidos perfazendo uma percentagem não inferior a 40% que disponibilizamos para lideres desgastados a um preço imbatível.
Oferecemos também sistema integrado de sondagens à boca das urnas, telefónicas ou online em concordância com os lotes de boletins disponíveis.
Entrega gratuita em Portugal Continental.
GostarGostar
#32 – vende à velha, que bem vai precisar-
GostarGostar
Diga 33, diga qual o meio de pagamento e a morada de entrega. Nós vendemos a quem paga mais. Não estamos no mercado das ideologias. O nosso negócio são os números.
GostarGostar
Heron Castilho
Antiga notária devolve documentos desaparecidos
Na sequência da notícia do SOL sobre a descoberta de cópias de documentos da venda de um
apartamento à mãe de José Sócrates, uma ex-notária entregou esta manhã ao 21.º Cartório
Notarial de Lisboa um conjunto documentos até agora desaparecidos
Lídia Menezes, de 75 anos, compareceu logo de manhã no 21.º cartório notarial de Lisboa
para entregar vários dossiês de documentos desaparecidos do cartório.
Segundo uma fonte contactada pelo SOL, a antiga notária alega que os documentos foram
levados por uma ex-funcionária entretanto falecida, que os entregou a Lídia Menezes pouco
antes da sua morte.
Na ausência da actual notária, Luísa Vieira, os dossiês foram colocados num caixote
selado e só serão analisados na segunda-feira. Para já, desconhece-se o conteúdo dos
mesmos.
O desaparecimento de documentos relativos a transações imobiliária realizadas entre a
offshore Stoldberg Investments Limited e Maria Adelaide Monteiro, mãe do
primeiro-ministro José Sócrates, já tinha sido noticiado pelo SOL e motivou um inquérito
instaurado pelo Ministério Público.
Esta sexta-feira, o SOL faz manchete com a descoberta de cópias autenticadas destes
documentos no 2.º Cartório Notarial de Lisboa.
Os papéis mostram que a offshore Stoldberg Investments Limited tem como procuradora uma
portuguesa que vive com o líder de um grupo imobiliário perseguido em França por ligações
à Camorra e que reside agora no Algarve.
http://www.sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=138260
GostarGostar
1)É reconhecível por todos, sem ser necessário recorrer a arquivos, que o Pacheco Pereira tem um registo de crítica do partido, que é transversal a todas as lideranças do PSD. Já o vi, por exemplo e durante a liderança de MFL, criticar inúmeras vezes as opções da direcção política (o exemplo mais conhecido será o daa escolha de Santana Lopes, mas há mais, desde logo, a aprovação da lei de financiamento dos partidos), o que o distingue claramente de António Costa na quadratura do círculo e, em geral, dos comentadores políticos / militantes de partidos.
2) O rancor para com Pacheco Pereira neste e noutros posts do Blasfémias pode ter uma outra explicação. Não sei se no caso do Paulo Morais isso se aplica, mas noutros posts bem que se notou o apoio que o CAA dava a Menezes. Pacheco foi um dos maiores críticos de Menezes, logo seria, supôe-se, também ele, um dos principais responsáveis pela derrota do edil de Gaia. Chegados aqui, e independentemente dos méritos ou deméritos de Menezes, impôe-se constatar o óbvio: o país não se mostrou grandemente interessado em Menezes e já o esqueceu, suponho que com grande alívio. Que fique claro, Menezes não perdeu a liderança do PSD por causa de Pacheco Pereira, mas porque foi absolutamente incoerente durante o seu consulado como líder do maior partido da oposição, lembrando em demasia os malabarismos políticos e trapalhadas de Santana enquanto primeiro-ministro. Tem, pois, a estatura política que fez por merecer. a de um presidente da câmara de uma autarquia de média dimensão. É esse pequeno contraste com MFL que faz toda a diferença: a actual líder do PSD tem dito pouco, mas o que disse é coerente e faz sentido. Não chega, mas é uma promessa. E, sobretudo, uma mudança face ao PSD mais recente, de Santana e Menezes, especialista em desmentir à tarde o que disse de manhã.
GostarGostar
Estou a estranhar.
O senhor Gabriel Silva e o senhor Paulo Morais já atacaram o artigo do Pacheco Pereira e onde é que anda o senhor CAA.
Adormeceu e agora vai parecer uma especie de Ataque-ao-Pacheco III.
GostarGostar
#36
E a pista do Rui Rio (#7 e #10) que é anterior ao Menezes?
GostarGostar
Vendemos acervos notariais em bom estado. Executamos rectificações por medida. Entregamos ao domicílio. Motivo: trespasse (dos funcionários).
GostarGostar
CAA ficou impressionado com a 1ªpágina do Expresso desta semana, acerca da possibilidade de PdC poder ser inquirido quantas vezes for preciso! (Pinto Monteiro dixit)
GostarGostar
Agora, para me rir um pouco, esta pérola tirada de um editorial do “I”, curiosamente intitulado “confusão liberal”:
“Melhor dito ainda: ser liberal é ter do Estado a concepção de que ele não é mais do que um poderoso instrumento através do qual os cidadãos reforçam os seus direitos.” – Martim Avillez Figueiredo
Depois de 5 anos de blogues liberais a explicar o liberalismo vezes sem conta, post atrás de post, um director de um jornal de grande circulação é ainda capaz de mostrar esta tamanha ignorância sobre o assunto. E querem que os portugueses votem por ideologia?
GostarGostar
#36
“o rancor para com JPP…”
É justamente contra este rancor e azedume que escrevo.
Não deve haver rancor (muito menos nas vitórias!), mas sim opiniões de cidadãos bem dispostos.
GostarGostar
#31-Não gosto nem como do Sócrates.Pelos vistos é do que gostas e sobre isso tens muitas opiniões.
GostarGostar
#34 – “Não estamos no mercado das ideologias.”
ainda bem que avisas. pagamento letra/bpn, manda para a lapa.
GostarGostar
O problema do JPP é que, só a opinião dele é que pode pervalecer.
GostarGostar
José Barros disse
Olhe eu por acaso tive pena do Menezes.
Aquele filme-documentário que a SIC lhe fez, aquele almoço filmada com a namorada a escolher os pratinhos e a olhá-lo embevecida esteve muito bem conseguido.
Parecia o futuro Obama com aquela diferença que a gente sabe.
GostarGostar
#26 e 42- Todos têm o direito de emitirem as opiniões que quiserem.Mas uns têm mais legitimidade do que outros e por isso são mais escutados.Quanto aos cidadãos “bem dispostos”, quem é que pode estar bem disposto depois de Portugal ter sido devastado por este Gang Socialista desde 1995?
GostarGostar
#39 – concorrência à cabrita.
GostarGostar
Coitado do Piscoiso, à falta de habilidade, só comenta as qualidades físicas dos candidatos do PSD. Está sempre a falar nas suas tias mas ele é que é uma grande tia. Demonstra essa característica tipicamente feminina de reparar muito nas aparências.
GostarGostar
O PSD ganhou as eleições europeias?
Ganhou.
O PS perdeu?
Perdeu.
O BE teve uma grande votação?
Teve.
O CDS manteve o nº de deputados?
Manteve.
A CDU, como sempre, ganhou?
Ganhou.
JPP continua igual a si próprio?
Continua.
Sócrates está lixado?
Provávelmente está.
Vou ali dar uma queca e já venho.
GostarGostar
É verdade Tina. Vivo de imagens.
Mande-me uma foto.
GostarGostar
5- MJRB disse
“Sobre a “espécie de José Sócrates do PSD”, entendo que essa analogia peca por tudo.
JSócrates terá que comer muita ‘papinha’ para chegar ao nível intelectual, político e cultural de JPPereira”…
… e sobretudo, ao nível ético de JPPereira.
Olhe que o Grande líder ainda lhe leva a mal o esquecimento.
GostarGostar
“…e não gostar de dizer mentiras.
Que culpam é que eles têm que isto seja verdade e que o ignorante do povinho não tenha reparado nisto e (enganado) tenha posto o voto no partido dela.”
Um perfeita imitação da sôtôra Clara, realmente.
Fala piano e toca francês.
GostarGostar
Caro Paulo Morais, acredito que conheça razoavelmente o passado e presente do Sócrates do PS.
Parece-me pois escusado partir para o insulto a JPP, comparando-o àquele.
GostarGostar
35,
OH !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(“Que coisa mai linda !”)
GostarGostar
Mr. José Barros, 36
Subscrevo !
GostarGostar
Eu não envio fotos a tias.
GostarGostar
Erre, 52
Também.
JPPereira diz e escreve sobre o seu partido, o que outros militantes do PPD com fácil acesso à comunicação social, não têm coragem (sabe-se porquê) de colocar publicamente.
JPPereira diz e escreve o que militantes de outros partidos com fácil acesso à comunicação social, não têm coragem (facilmente se percebe) de colocar publicamente sobre a vida interna desses partidos.
GostarGostar
Erre, 52
Com este ‘grande líder’ posso eu bem, muito bem mesmo. É fracalhote e desmembrável !
GostarGostar
Um dia terá que ser reconhecido o mérito do Blasfémias por ser um espaço onde uma quantidade de frustrados, complexados, paranóicos, tarados, dementes, etc. podem descarregar livremente a sua bílis (quase sempre sob um terapêutico anonimato). São os méritos da catarse. Se não fosse a válvula de escape do Blasfémias essa gente andaria por aí a assaltar bancos, a violar tias ou a matar africanos. Honra ao Blasfémias e medalha no próximo 10 de Junho.
É por isso que quase todas as críticas contra a MFLeite são epítetos do estilo “velha”, “feia”, “aldrabona” sei lá que mais. Mas isso não tem qualquer relevância política por uma simples razão: quem “oferece” esses mimos à MFL é na sua grande maioria gente que em circunstância alguma votaria PSD, com ou sem Manuela. Por mim, poderia ou não votar no partido dela (e provavelmente não votaria), mas nunca seria por causa desse tipo de argumentos. Por uma questão de equidade, devo acrescentar que o mesmo se pode dizer de muitas críticas que por aqui tenho visto contra o Sócrates. São qualitativos politicamente inconsequentes.
GostarGostar
Francesco,
Essa gente, quem ? Os comentadores, só os comentadores ?, e por que não alguns Blasfemos autores de posts ?
Quem é que nos garante que sob o anonimato não há por aqui tias que violam sobrinhos ou africanos com raiva de morte a brancos ?
Concordo: a 10 de Junho de 2010, Medalha da Liberdade para o Blasfémias !
GostarGostar
Não distingui entre comentadores ou autores de postas. Tias que violam sobrinhos? Talvez as do Piscoiso…
GostarGostar
#54
Aqui não há insultos.
Apenas condenação à intolerância e ao maniqueísmo do tipo “os meus amigos são os bons e quem os critica é desonesto ou atrasado mental”
GostarGostar
Caro Paulo Morais, olhe que o meu comentário era um pouco mais subtil. Não pretendia que fizesse uma leitura literal do mesmo.
GostarGostar
não vale a pena meus caros.
tem a importância que tem e não mais que essa.
GostarGostar
Paulo Morais:
Pacheco Pereira vem defendendo, nos seus artigos e crónicas, a tese segundo a qual todos os comentadores, jornalistas e líderes de opinião perseguem a actual líder do PSD, Manuela Ferreira Leite. Mero complexo de perseguição!
Se PP tivesse defendido a tese de que todos os comentadores, jornalistas e líderes de opinião perseguem a actual líder do PSD então sim, seria complexo de perseguição. Só que PP nunca defendeu essa tese.
Defendeu, isso sim, a tese de que a maioria dos comentadores, jornalistas e líderes de opinião perseguem a actual líder do PSD e só discordam dessa tese os que não lêem jornais nem blogs e os que, por razões que só interessam aos próprios, preferem ignorar o que é por demais evidente.
MFL nunca teve um período de graça. Tudo o que dizia era noticiado (quando era noticiado) como disparate e, mesmo depois de confirmado pelos factos, não lhe é reconhecida razão.
Criticaram-lhe o não ter começado logo, quando foi eleita, a disparar para todos os lados. Parece que a “silly season” não ser propriamente a melhor altura para andar a “gastar munições” e a necessidade de se organizar e ao partido não tinham qualquer significado.
Pedro Passos Coelho teve sempre mais tempo de antena e espaço nos jornais do que MFL, nem que fosse para relatar eventos sem qualquer importância, como uma ida ao teatro. Particularmente quando PPC aparecia apenas para minar o caminho de MFL.
PPC é sempre apresentado como o próximo líder do PSD, como se MFL estivesse já de saída.
Quando não havia forma de dizer mal de MFL, era a idade, a cara, a imagem, se falava era porque falava, se não falava era porque não falava.
PP pode já começar a chatear, com a sua compulsão. Mas é necessário reconhecer o seu esforço em denunciar a vergonhosa campanha de que MFL tem sido alvo, a parcialidade nojenta de parte importante da comunicação social e os que, dentro do PSD, anseiam pela queda de MFL nem que, para que isso aconteça, tenham que fazer por que o PSD perca eleições.
E devia ter um bocadinho de tento na língua. Comparar PP ao JS é um insulto que PP não merece, concorde-se ou não com tudo o que ele diz/escreve.
O Paulo tem direito à sua opinião. Até mesmo quando defende o oposto do que os factos demonstram. Mas não se queixe de lhe atirarem isso mesmo à cara.
GostarGostar
caro Joaquim Amado,
A comunicação social só tem influência nos analfabetos,
até porque aqueles que são capazes de ver independentemente da
comunicação social, são capazes de decidir por si mesmos.
GostarGostar
#66
Nunca me queixo da opinião dos outros.
Pelo contrário, sempre luto pela liberdade de expressão para todos, principalmente para aqueles que de mim discordem.
Só me queixo dos que querem cercear a opinião seja de quem for. Como é o caso de Sócrates; e de JPP.
GostarGostar
#66-Excelente análise a sua.O post deste Paulo Morais só confirma o que PP escreve.Há um PSD cúmplice do poder Socialista e que tudo a que aspira é viver à sombra desse poder.Esse PSD também foi derrotado nas Europeias.Por favor façam o favor de se calar e deixar os outros tratar de derrotar os Socialistas nas Legislativas.
GostarGostar
Liberdade de Expressão?
será que se têm?
não me parece.
GostarGostar
não me parece que o PSD seja a melhor alternativa para um equilíbrio.
só se for para o desequilibro, tal como o PP seu compatriota.
GostarGostar
Pacheco Perreira tem toda a razão.
O que se passou com a cobertura jornalística das europeias roçou o escândalo: sondagens erradíssimas a dois dias de eleições; apresentação de uma sondagem sobre as legislativas no Domingo eleitoral a dar a vitória, como sempre, ao Partido do Poder (SIC-N); televisão pública vergada, como nunca, ao peso estatal (valeu Marcelo Rebelo de Sousa na selva socialista da RTP!); jornalistas a cobrir a campanha do PSD, de um ponto de vista governamental (Raquel Alexandra, SIC-N deve ser PS desde pequenina); analistas políticos a bater na tecla gasta e errada da falta de alternativa a Sócrates (Ricardo Costa (PS); Bettencourt Resendes (PS); Luís Delgado (anti-Manuela Ferreira Leite e, na prática, a fazer o jogo do PS).
Entretanto, o Povo foi votar. Já poucos se recordavam desse pormenor da Democracia. Nas urnas, confirmou-se o que todos sentiam no ar mas, pressionados pela opinião veiculada pela pior imprensa da Europa, não se atreviam a divulgar. O PS PERDEU! O «SOCRATISMO» ACABOU!
Portugal respira de novo.
GostarGostar
Caro Paulo… o facto da MFL ser uma nódoa e da sua actuação como mnistra das finanças ter sido tanto ou mas perniciosa para a economia e tecido empresarial portugueses, parece passar ao lado de todo o psd… hoje em dia estão todos sem sentido crítico… eu pensava que era só apanágio do Vasco Graça Moura.
Infelizmente e defraudando as espectativas de quem não tem onde votar o psd optou por ficar igual a si mesmo e ao ps e recusou qualquer tipo de renvação, e a mfl é o exemplo acabado dessa fossilização, que nem a “papa myzena” veio renovar… o discurso vazio do paulo rangel durante as europeias, foi prova cabal disso…
O ps vai ganhar as eleições devido a isso mesmo, se é com maioria absoluta ou não é irrelevante, mas a culpa vai ser integralmente do psd e dos seus militantes, consigo incluido.
GostarGostar
#60.
“Se não fosse a válvula de escape do Blasfémias essa gente andaria por aí a assaltar bancos, a violar tias ou a matar africanos.”
É.
Nos dias em que não venho ao Blasfémias violo uma tia.
GostarGostar
Só me queixo dos que querem cercear a opinião seja de quem for. Como é o caso de Sócrates; e de JPP – Paulo Morais
Sócrates meteu acções em tribunal contra jornalistas por considerar caluniosas quaisquer notícias, ainda que factuais, sobre o seu envolvimento em casos conhecidos como o Freeport ou a aquisição de um imóvel por parte da sua mãe.
Pacheco Pereira denuncia no seu blogue o que considera um tratamento sistematicamente desfavorável da líder do PSD e do partido.
Em suma, o primeiro-ministro pretende limitar a liberdade de expressão, em particular, dos jornalistas; o outro limita-se a exercer o seu direito de expressão, mesmo desagradando, pelos vistos, a alguns. Alguma lógica na analogia que o Paulo Morais pretende fazer? Para um liberal a mesma mete medo ao susto…
GostarGostar
José Barros, desde quando é que o paulo morais é um liberal? mesmo como blasfemo, inflizmente, tem deixado cada vez mais a desejar…
GostarGostar
Sera que é tao dificil de entender que:
MFL ganhou DENTRO do PSD
RANGEL ganhou FORA do PSD, isto é, ganhou VOTOS
E será que ainda não perceberam que quem votou RANGEL está-se ns tintas ou nem sequer sabe que a MFL combateu ondas e marés contra a direcção do PSD para impor o RANGEL, e que por isso mesmo, não vai capitalizar por isso?
Irra que é preciso ser burro
GostarGostar
Só faltava mais esta. Quererem elevar o JPP a José Sócrates. É que não tem o minimo dos minimos. JPP é só raiva por todos os lados e parece que sonha ser censurador mor do reino, sempre com o lápis azul se alguém se digna não ser contra o governo na tv. Completamente rídiculo. E o pior é que resulta. É vera quantidade de pessoas que o seguem e que dizem ámen com ele. Impressiona. Deve ser o mesmo fenomeno que cursa os seguidores do Aytolahs
GostarGostar
#78
“sempre com o lápis azul se alguém se digna não ser contra o governo na tv”
É ironia ou súcialismo?
GostarGostar
#78
“sempre com o lápis azul se alguém se digna não ser contra o governo na tv”
É ironia ou súcialismo?
GostarGostar
concordo com o poste, mas a comparação com socrates não faz sentido. cheira a segismundo.
GostarGostar
São inconfundíveis! O Pacheco tem mais cabelo, é obeso e vende umas larachas que escreve na Mexilhoeira sobre o PC. O Socas é um escorreito globetrotter vendedor de PC’s que mal sabe escrever.
GostarGostar
Caro Paulo Morais
Perdeu definitivamente a oportunidade de não ter escrito uma posta que lhe fica muito mal.
E faz mal à pele.
GostarGostar
Aquela fúcsia, atrasada e feia? Mas já é tempo de dar espaço aos jovens do partido, que a tempo se iniciem na arte da roubalheira.
GostarGostar
bom dia…post ridículo…depois destes 4 anos de PS…anda não entendo como pessoas inteligentes não pensam todos os dias na mudança(qualquer que seja)e comparar o socrates ao PPereira , parece-me que ter comparado a importancia do Ronaldo ou do FPessoa na cultura portuguesa..seria idêntico…
GostarGostar
“O «SOCRATISMO» ACABOU!”
Mas se virmos bem Kolchak, nuna houve Socratismo nenhum. Ou pode ter havido no princípio, depois, a certa altura deixou de haver. Mas, com as sondagens distorcidas, nunca saberemos quando isso aconteceu. Socratismo, da maneira sólida e quase irreversível que nós pensávamos ser, nunca foi. É inacreditável olhar para trás e vermos como as sondagens nos fizeram viver num mundo irreal. Acho que Sócrates insistiu muito com o TGV porque pensava que tinha o apoio da população. Grandes erros que se podiam ter cometido só por causa das sondagens.
Veja-se, a última sondagem da Eurosondagem dava uma vitória ao PS de 4% sobre o PSD. No fim, o PSD ganhou por 5% de diferença. Isso quer dizer que houve um erro de 9% na diferença de percentagem de votos entre o PSD e o PS estimada pela Eurosondagem. Com um erros destes, todas as sondagens anteriores dariam sempre vitória para o PSD e nunca o PS!… Por isso, isso do Socratismo foi pura ilusão.
GostarGostar
a semana passada eram 7% e hoje 9%, é a aplicação dos cálculos de juros do bpp. deixa estar, descontam nas próximas virtuais.
GostarGostar
“E o pior é que resulta. É vera quantidade de pessoas que o seguem e que dizem ámen com ele. Impressiona”
Porque ele tem razão!… Aquele exemplo da SIC-N a publicar na noite eleitoral as sondagens para as legislativas com resultados positivos para o PS mostra o ridículo a que se chegou. Onde é que já se viu, numa noite de eleições, uma CANAL DE TELEVISÃO A PUBLICAR SONDAGENS PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES? Em mais lugar nenhum civilizado. Se em Portugal houvesse mais gente como JPP, também não teriamos de ser submetidos a este espectáculo aberrante.
Em países atrasados como a Venezuela e o Irão, os presidentes fecham canais de televisão. Nos países meio atrasados como Portugal, o governo manipula as fontes de informação. Se não fosse pela constante luta de JPP, estaríamos a ser muito mais manipulados. É um alívio ter gente como ele, que se preocupa na verdade e por isso não se pode dar ao luxo de baixar os braços.
GostarGostar
“a semana passada eram 7% e hoje 9%, é”
Porque eu estava convencida que a Eurosondagem tinha dado 32% para o PSD e 34% para o PS. Não, afinal o erro foi ainda maior, 32% para o PSD e 36% para o PS!…
GostarGostar
pessoas inteligentes a pensar mudança: mleite, ppereira, aborges, rrio, abranco & tinto, ou seja mais do pior.
GostarGostar
Onde pára o PS?
As mais reveladoras imagens das eleições foram captadas no quartel-general dos socialistas, montado no Hotel Altis. A noite começou fria. Sem militantes e com imagens de alguns ‘notáveis’ em debandada logo que foram conhecidas as projecções de resultados.
Depois, por longos e ruidosos minutos, as televisões fixaram-se numa sala vazia, metáfora de circunstância de um partido também ele muito vazio de alma, de discurso e de rumo estratégico. O silêncio falava mais alto do que Sócrates. Mas o extraordinário aconteceu quando os socialistas decidiram assumir a derrota. A sala encheu-se de governantes, ex-governantes, deputados e ex-deputados, assessores disto e daquilo, chefes de gabinete, secretárias, administradores, autarcas e meia dúzia de líderes das federações e concelhias.
O povo socialista que pulula pelo Estado estava ali em peso, com meia dúzia de rapazes da JS para abrilhantar. Agora, o verdadeiro povo socialista, que noutros tempos enchia espontaneamente o Altis, cá fora e lá dentro, esse, esteve longe dali. O PS tornou-se um partido de quadros colocados politicamente e cada vez menos de militantes e simpatizantes. Não debate, segue o chefe. Não contesta, verga-se às orientações. Está refém do pragmatismo e da gestão de interesses, a léguas do sonho e do rasgo estratégico de outras eras.
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=70C74C06-C370-403D-9EB0-5807FD9C76FD&channelid=00000093-0000-0000-0000-000000000093
GostarGostar
Paulo, nem o Azeredo se atreve a acusar o JPP de procurar cercear a liberdade, muito menos a de imprenssa.
A companhia do CAA está a fazer-te mal……….
GostarGostar
68. Paulo Morais:
Só me queixo dos que querem cercear a opinião seja de quem for. Como é o caso de Sócrates; e de JPP.
O José Barros (comentário 75) já lhe perguntou mas eu reforço a pergunta: a quantas pessoas meteu o PP um processo em tribunal por algo que tenham escrito ou dito? Quantos blogues tentou PP fechar?
PP tem uma opinião bem definida sobre o comportamento da comunicação social e “lideres de opinião”, apresenta-a sem papas na língua e fundamenta-a com casos concretos.
Não tenta calar ninguém mas não admite que o tentem calar. Quando alguém contraria a opinião dele, PP contra-argumenta.
Ao contrário do que o Paulo Morais parece entender, aceitar o direito dos outros a terem as suas opiniões próprias não implica deixarmos de defender as nossas e de argumentarmos.
Não concorda com o que o Pacheco Pereira diz/escreve? Demonstre que ele está errado.
Não gosta que PP ou outros lhe digam que está errado? “É melhor permanecer em silêncio e parecer um tolo, do que abrir a boca e desfazer todas as dúvidas.” Por outras palavras, “quem abre a boca arrisca-se”. Principalmente quando se mete com alguém como PP, com uma memória ímpar e um nível intelectual invejável e que não tem medo de abrir a boca.
Portugal atravessa um dos períodos mais negros da sua História, com um primeiro-ministro (em minúsculas deliberadamente) e um (des)Governo piores do que o que seria imaginável. Mas, finalmente, parece que os portugueses começam a despertar para as evidências.
“Primeiro estranha-se, depois entranha-se”.
MFL chegou com uma forma completamente diferente de fazer política, pelo conteúdo em vez de pelo espectáculo. Também cometeu erros e alguns imperdoáveis, como o de não apoiar Jorge Miranda para Provedor de Justiça (independentemente de o PS se ter portado indecentemente) ou o de apoiar a nova lei de financiamento dos partidos, mas destaca-se completamente da forma de fazer política de, p.e., José Sócrates e Luis Filipe Menezes.
Com os resultados da incompetência e da “muita parra para quase nenhuma uva” do desGoverno Sócrates-PS a tornarem-se cada vez mais evidentes, essa diferença de estilo só salienta ainda mais a diferença de conteúdo.
Esta é a altura para nos unirmos, não para inventarmos casos e criarmos confusão onde ela não existe. O Paulo tem todo o direito de discordar de PP e de o expressar. Mas não devia dizer que elementos destacados do PSD estão a tentar cercear a sua liberdade de expressão quando sabe perfeitamente que não é assim.
Militantes do PSD a trabalhar contra o PSD já temos o PPC e o LFM. Não precisamos de mais.
GostarGostar
tina disse
14 Junho, 2009 às 2:45 pm
É uma empresa privada, tem lá dentro muita gente do PS, o dono precisa de dinheiro, o dinheiro está no governo, os irmãos devem ajudar-se.
Acho que não preciso de dizer mais nada.
GostarGostar
Tenho de JPP a noção de um tipo que muda de opinião de acordo, estritamente, com os seus interesses pessoais. Nesse sentido nunca o incluiria na categoria de pensador ou intelectual.
Dentro da õptica dos seus interesses, escreve uns textos com interesse (é inteligente).
Ex:
TEM MESMO A CERTEZA DE QUE NOS DIAS DE HOJE EXISTE UM GOVERNO EM PORTUGAL?
Público – 11/4/2009
Se eu fosse a si não teria. Não me refiro a alguma agitação dos
ministros, a algum despacho que saia daqueles edifícios, à actividade
dos assessores de imprensa, ao fluxo perene de dinheiros e subsídios
para mil e um beneficiados. Mas alguém sabe o que fazem a maioria dos
ministros face aos problemas dos seus sectores? Sabe-se do ministro do
Trabalho, justiça lhe seja feita, e mais um ou dois ministros. Mas a
Educação está bloqueada, o Ambiente não existe, a Cultura ninguém se
lembraria que é um ministério, se não fosse Manuel Maria Carrilho
lembrar que o devia ser. O ministro da Administração Interna vai
chegar ao termo das suas funções sem perceber que não é ministro da
Justiça, e sem perceber o significado da palavra segurança. O ministro
da Justiça nem sequer preside a um ajuntamento de corporações em
guerra umas com as outras, porque nem o lugar de presidente da mesa
lhe deram. O Ministro das Finanças, um dos pilares fundamentais deste
Governo e que podia apresentar obra, assiste agora à demolição
quotidiana do que tinha conseguido com pretexto na crise, e, como já o
admitiu, governa pelas estrelas.
Há um governante que trabalha muito. O ministro dos Assuntos
Parlamentares, que tutela a televisão, a rádio e a propaganda. No seu
ministério e no gabinete do primeiro-ministro, trabalha-se 24 horas
por dia e em todos os azimutes. Seria, aliás, interessante saber se um
blogue anónimo “corporativo” feito por assessores usando arquivos
governamentais e que tem o objectivo de popularizar os temas da
propaganda, fazer contrapropaganda e desinformação bastante
profissionalizada, se bem que sem grande sucesso, depende desse
ministro ou do gabinete do primeiro-ministro. Aí trabalha-se em tempo
quase real, mas governar só residualmente. No Governo está tudo em
estado de estupor. Estudar os assuntos, identificar e resolver os
problemas, implementar um programa, fazer qualquer coisinha por um
país que está numa profunda, muito profunda crise, não se usa nem se
pratica. A culpa salvífica é da “crise”, que é tratada como uma
desculpa útil e pouco mais.
Há dois dias aconteceu mais um exemplo daquilo que digo. Liga-se a
televisão e lá vem o habitual “momento Chávez” quotidiano do
primeiro-ministro. Já toda a gente percebeu que o primeiro-ministro
incorpora todos os dias na sua agenda um pretexto para um comício de
três ou quatro minutos no prime time televisivo, que tem como
objectivo ou a propaganda directa de si próprio ou do seu Governo, ou
uma resposta às críticas da oposição. Todos os dias, insisto, todos os
dias, a narrativa da propaganda governamental desenrola-se aos nossos
olhos como se fosse uma notícia, quando é apenas um puro tempo de
antena. Se estivéssemos num país em que a comunicação social se
regesse por critérios jornalísticos, como não há qualquer conteúdo
informativo, o primeiro-ministro ficaria a falar para os seus
convidados de casting. Ou, pior ainda, as suas declarações seriam
tratadas no âmbito do puro conflito político e seguidas de uma
resposta nos mesmos termos noticiosos da oposição.
Mas cá, estes “momentos Chávez” são tratados como matéria informativa
e noticiosa e passados com reverência, em particular pela RTP. Por
isso, a malfeitoria e o abuso são recompensados. Por isso, todos os
dias o staff do primeiro-ministro prepara-lhe uma TV opportunity,
porque já não estamos em tempo de photo opportunities. São precisas
imagens em movimento, luz e cor. E como para o primeiro-ministro esta
é a verdadeira “saída para a crise”, ele desloca-se onde for preciso,
gasta o tempo que for preciso, apenas para aparecer às oito horas num
telejornal, fresco e desempoeirado, a anunciar coisa nenhuma, a fazer
coisa nenhuma, a não ser propaganda. Propaganda que todos pagamos e
muito caro, através dos nossos impostos.
Se fizermos uma antologia destes “momentos Chávez”, e um dia ela será
feita, percebe-se muito bem a montagem, a cuidada preparação da
colocação do homem, o vestuário, a voz e o discurso, o sítio onde são
permitidas as câmaras, o controlo absoluto do cenário para que não
haja qualquer interrupção, qualquer incomodidade, qualquer pergunta
impertinente que estrague o objectivo do acto de propaganda. É por
isso que a meia dúzia de manifestantes da CGTP à entrada perturbam
tanto o primeiro-ministro. Escolhe-se as montanhas bravias sobre os
vales dos rios que serão destruídos, para falar das barragens, as
máquinas de uma fábrica para falar dos subsídios à indústria.
Prepara-se uns powerpoints, ou, melhor ainda, uns filmes com efeitos
especiais de computador para que se reforce a imagem positiva do que
se anuncia, como se tudo já estivesse feito. As televisões obedientes
e acríticas passam-nos, apesar de serem puro tempo de antena. Ninguém
se questiona. Jornalistas formados numa escola de espectáculo e
marketing acham normal passar propaganda em vez de darem notícias.
Não vemos se a barragem existe, ou se o estaleiro já está avançado,
não vemos se a fábrica está a laborar em pleno, ou se os operários
vivem de um peculiar subsídio de desemprego a que se chama “formação”,
não vemos quase nada, porque não há nada para ver. Os anúncios de boca
cheia sucedem-
-se uns aos outros, os prazos são sempre para amanhã, os beneficiários
envolvidos são sempre milhares, mas não conta para nada que os
anúncios não passem de anúncios – a energia das ondas está em terra,
avariada, tudo indica que, definitivamente; as minas de Aljustrel, que
já deviam estar a laborar, promessa e prazo do primeiro-ministro, não
se sabe quando começam a fazê-lo; a Qimonda já estava salva nas
respostas bélicas e arrogantes no Parlamento, mas está fechada; o
aeroporto da Ota já tinha um filme com os aviões a levantar do Oeste,
mas não há aeroporto nenhum, não é no Oeste, nenhum avião de lá
levantou e ainda nada começou; os telespectadores já viram a alta
velocidade a voar sobre carris, e um filme do tipo da Guerra das
Estrelas (ou será a Toy Story?) com os comboios moderníssimos a entrar
em estações mais ou menos espaciais. Espreme-se e sai quase nada de um
governo que teve excepcionais condições para fazer obra.
Quando uma coisa não corre bem, é rapidamente esquecida para que
apenas a memória das boas imagens subsista intacta. O Magalhães
começou a dar problemas, acabaram as sessões de entregas e avançou o
silêncio. Qualquer pessoa conhecedora dos problemas do nosso ensino,
das nossas escolas, da pedagogia no ensino básico, da nossa condição
social, do tipo de problemas de manutenção e do ritmo da renovação
tecnológica sabe do enorme desperdício que é o programa Um Aluno Um
Computador naquelas idades e com aquelas ideias num ambiente de
completa impreparação. Sabe que a maioria dos computadores
distribuídos está longe, muito longe, de ter servido para qualquer dos
objectivos pretendidos, porque à cabeça todo o programa era
desadaptado, foi feito em cima do joelho para servir a propaganda
governativa, e, daqui a um ano, tudo já estará obsoleto ou avariado. O
dumping de um computador do Terceiro Mundo para um país europeu, que é
o que significou o Classmate transformado em Magalhães, talvez permita
vender os restos à Líbia ou à Venezuela, mas neste último caso já se
percebeu que será quase a fundo perdido. Silêncio.
É por isso que poucas coisas revelam mais esta ausência de governação
no meio de um crise gravíssima do que um primeiro-ministro que mais
uma vez foi à Central Fotovoltaica da Amareleja, a pretexto de uma
visita de estudantes estrangeiros numa iniciativa paga pelo próprio
Governo (o ministro da Economia considerou má educação querer saber
quanto custou), e que funcionaram como casting para a sua aparição
diária na televisão. Como é óbvio, falou em português para estudantes
que não percebem a língua, mesmo sendo suposto haver tradução. Mas não
era para eles que falava, era para nós. Era o “momento Chávez” de dia.
Aquilo a que hoje se resume a governação. Historiador
Pacheco Pereira
GostarGostar
“É uma empresa privada, tem lá dentro muita gente do PS, o dono precisa de dinheiro, o dinheiro está no governo, os irmãos devem ajudar-se.
Acho que não preciso de dizer mais nada.”
É então muito interessante, Fado Alexandrino, verificar como o feitiço se virou contra o feiticeiro. Pensavam que estavam a ajudar Sócrates e a si próprios mas teve o efeito completamente oposto. Se Sócrates tivesse sabido antes do descontentamento da população, não teria insistido tanto com o TGV, nem com o presente modelo de avaliação dos professores, etc. Assim, pensava que estava no bom caminho e perdeu.
GostarGostar
Para agradecer a sondagem favorável que lhe atribuía a vitória nas próximas legislativas, publicada no dia das eleições europeias, Pinto de Sousa concede uma entrevista à SIC “Notícias”, onde o “Costa” irmão do outro “Costa” faz um esforço notável para parecer “isento”. Estejam atentos às subtilezas das questões. Verão grandes planos do rosto da jornalista, onde espelha a compreensão e a mágoa pela vitimização do entrevistado. A mesma cara de compaixão que se via nos dois jornalistas da RTP que o entrevistaram há uns meses que enquanto o Sr se lamentava da campanha negra, eles abanavam as cabeçinhas, em grande plano. Como é possível tanta hipócrisia?
GostarGostar
“É certo que muitos votos no PPD foram veementes protestos comtra Sócrates e o seu governo.”
Então afinal o PSD tá no bom caminho, consegui mostrar.se como uma alternativa ao governo de José Socrates.
Lembram-se quando toda a gente criticou a Manuela por apresentar o candidato tarde? Por fazer comicios em salas pequenas? em ter tido pouca gente no pavilhão em barcelos? Alguem se recorda de a manuela ferreira leite ter sido elogiada na imprensa durante a campanha eleitoral?
É bom que façam uma reflexão sobre estas perguntas e cheguem auma conclusão.
Cumprimentos
Pedro Viana
GostarGostar
É extraordinário mas em tantas dezenas de comentários não surgiu o vislumbre daquilo que preside aos receios odientos de JPP: a escolha da lista de deputados.
JPP está, como sempre, a tentar condicionar a opinião pública. Desta vez, a opinião pública laranja e a imprensa alarajanda, para a purga que ele deseja e defende alucinadamente junto de MFL.
Está, como sempre, a escrever ao serviço de uma agenda. Desta vez, sobre as posições que defende internamente no seu partido. JPP quer, exige, que só os muito fieis a Rui Rio (mais do que a MFL) sejam escolhidos para deputados. JPP está, como sempre, a pensar no ‘day after’ das Legislativas – muito mais do que em as ganhar. Para isso, seria forçoso unir o PSD em todas as suas actuais e antigas tendências à volta da líder. JPP quer excluir. JPP quer uma purga porque a batalha que lhe interessa será travada APÓS as Legislativas (a ‘estratégia’ sempre foi essa, Rangel não estava no programa).
Só isso.
GostarGostar
O JPP tem direito a ter uma agenda como qualquer cidadão. Os números que ele lá guarda é lá com ele. Se tem amigos e lealdades acho louvável. Que queira limpar o PSD mais louvável ainda. Ou foram por acaso os barões que ganharam estas eleições? A Dra. Manuela Leite, do ponto de vista do PSD, só tem de continuar neste caminho.
Já para a felicidade dos cidadãos isso pouco adianta. PS ou PSD, com ou sem limpeza …
GostarGostar
#95
Muda de opinião? Por exemplo…
Paulo Morais
E ainda dizes que o Rui Rio não é o cerne da questão (#7, 12, 17, 99). Parece que só para ti é que não é.
GostarGostar
Não compreendo porque dão tanta importância ao Pacheco Pereira, se a única coisa que ele sabe fazer é opinar, compulsivamente, aliás.
GostarGostar
Trauma do tempo em que foi um dos organizadores do cerco ao Palácio de Cristal em noite de comício do CDS.
GostarGostar
Façam o favor de ir ao blog Abrupto, que JPPerreira explica hoje, muito melhor e factualmente, os anseios e os bastidores de alguns militantes proto’barões’ do PPD….
GostarGostar
Nããão, a TINA s!!! Depois das legislativas metes a viola no saco e encadernas o JPP e a MFL.
GostarGostar
Mr. CAA, 99
Quem tinha uma agenda carregada de objectivos e de nomes para integrarem as listas às Europeias, as Legislativas e as Autárquicas era…LFMenezes, PPCoelho/ACorreia, MBota…
Tinham…até domingo passado.
LFMenezes já afirmou que foi uma boa vitória do PPD(e, espanto-dos-espantos, não tem atacado MFLeite !…), PPCoelho sumiu, etc, etc.
E porque é que os perdedores Menezes e Coelho/Ângelo têm direito às suas opiniões e ‘agendas’ próprias, e JPPereira não ? JPP não é apoiante da presidente do PPD ?
Persiste o ‘problema’-base: Rui Rio.
Mr. CAA,
sugiro-lhe uma ida, hoje, ao Abrupto.
GostarGostar
É só com isso que Olhão e companhia se ralam. Ganhar. Só interessa que Sócrates ganhe mesmo que continue a mostrar maus resultados. No fundo, os socialistas só se preocupam em sacar os outros, de patriotismo não têm nada.
GostarGostar
Agruras, 97
No dia da moção de censura, Sócrates vai ser entrevistado em horário nobre na SICN…
Assim continuam a tentar fazer esquecer a derrota das Europeias e perspectivam um outro ‘esplendoroso rumo’ para os portugueses…
A SIC está (por conveniências várias…) rendida e ao serviço do adorado líder…
GostarGostar
Afinal foi aquilo que Pacheco Pereira escreveu ontem no Público? É daquilo que estes posts todos tratam? Qual foi o excesso do Pacheco Pereira? Tocou no Passos Coelho? Só se for isso! Ou, então, é mesmo a agenda oculta. O Rui Rio. Que medo!
GostarGostar
E a irritação de Olhão só porque eu estou a falar do efeito do efeito inesperado de sondagens adulteradas, prova que eu estava certa. Deve ser terrível ver como na verdade, perderam por uma coisa tão estúpida. Que podiam ter continuado a ganhar nas calmas se não fosse por isso. ahahaha, bem feito, ganharam ficticiamente estes anos todos para depois ir perder dolorosamente nas urnas.
GostarGostar
MJRB,
»Quem tinha uma agenda carregada de objectivos e de nomes para integrarem as listas às Europeias, as Legislativas e as Autárquicas era…LFMenezes, PPCoelho/ACorreia, MBota…»
Tinham enquanto Menezes não se demitiu. Depois, sem Menezes, deixou de existir qualquer laivo de menezismo (excepto nas estratégias que implicam a fabricação de um inimigo, sempre tenebroso e sinistro)
«JPP não é apoiante da presidente do PPD ?»
Não. Claro que não. JPP é apoiante de Rui Rio.
Tudo o que diz e escreve está ao serviço da estratégia que visa colocar Rui Rio na liderança após a derrota nas Legislativas (que desejam).
Foi por isso que o grupo dos 4 Vices – cujo Gandalf é JPP – recusava Rangel para cabeça de lista nas Europeias.
GostarGostar
“Tudo o que diz e escreve está ao serviço da estratégia que visa colocar Rui Rio na liderança após a derrota nas Legislativas (que desejam).”
já disse para o CAA parar de comer cogumelos alucinogénicos.
“Foi por isso que o grupo dos 4 Vices – cujo Gandalf é JPP – recusava Rangel para cabeça de lista nas Europeias.”
vai-se a descobrir, e é tudo uma grande tetra.
GostarGostar
Tina:
Concordo consigo.
O Socratismo foi uma pura ilusão de óptica, alimentada por jornalistas e interesses de vária ordem, desde: ministros; fabricantes de computadores; agências de comunicação e “opinion makers”. O grande problema é que influenciou muita gente.
Dou-lhe apenas um exemplo, chamado Manuela Ferreira Leite. Desde que se tornou líder do PSD, foi vitima de campanhas mediáticas provenientes de todo lado, inclusivamente, do próprio Partido.
Qual a conclusão? Estava carregada de razão desde a primeira hora! Disse aos Portugueses; não o que eles gostariam de ouvir, mas o que necessitavam de saber para enfrentar as dificuldades que se vivem e que se viverão no futuro.
GostarGostar
Mr. CAA,
Menezes e Coelho/Ângelo nunca deixaram de actualizar as agendas carregadas de nomes e de objectivos, até à noite de domingo, 07 de Junho.
Quiçá rezaram aos seus ‘santinhos’ para que certas sondagens não estivessem erradas.
Menezes e Coelho, mais os seus ‘homens-de-mão’, imediatamente após as suas derrotas, nunca deram tréguas a MFLeite. Lembro-me perfeitamente de manchetes e artigos de opinião nos jornais e revistas.
Mr. CAA,
Vc. vê um certo gandalfismo em JPPereira. Pontualmente até concordo consigo. Mas creio que o meu amigo nota em JPP a reencarnação, a sombra, mais dum Rasputine na Lapa, do que um Gandalf nos media com ligação directa ao gabinete de RRio…
JPPereira está inibido, por alguém, de imaginar cenários, conceber estratégias, colocar propostas a MFLeite ?
Sente constrangimentos para não escrever o que pensa ?
Alguma vez JPP escreveu ou disse algo que desvirtuasse PRangel e duvidadsse da escolha de MFLeite ?
Sinceramente: não creio, mas não creio mesmo, que JPP deseje uma derrota do PPD e de MFLeite nas Legislativas, para abrir o portão na Lapa e estender uma passadeira laranja a RRio.
Não resisto a perguntar: porque temem Rui Rio na Lapa ? Porque querem RRio fora da Câmara do Porto ?
GostarGostar
Culpado de todos os tormentos: Luís Filipe Menezes.
Que não teve estaleca para aguentar ‘o barco’ PPD, voltou a Gaia com a proposta da fusão das cidades Porto-Gaia e com a colossal dívida camarária (240 milhões de Euros) para resolver, perdeu protagonismo no país (há quem prove, goste e lhe custe perdê-lo), etc, etc.
Ah!: e não tolera RRio naquele gabinete, nos Aliados.
GostarGostar
JPP tem uma vantagem que, muitas vezes, se pode transformar num grande defeito: é um livre pensador (mas nem sempre um pensador “livre).
Como militante do PSD sinto-me magoado com muitas afirmações suas no período em que Santana Lopes teve que resolver a trapalhada que constituiu a partida de Durão Barroso para Bruxelas, com a sua postura inqualificável no “day after” das eleições que deram a vitória a Menezes – não nos esqueçamos que, numa clara falta de respeito pelo partido (que deveria colocar acima de questões pessoais), colocou o logotipo das “setas” de cabeça para baixo!
Mas há uma coisa que ninguém pode deixar de atribuír a JPP: clareza nas suas posições e na argumentação que usa para as sustentar! Discorde-se ou concorde-se com ele …
E mais: DUVIDO – como aqui diz CAA – que JPP esteja interessado na “pequena” política: nas listas de deputados, na distribuição de prebendas e lugares …
JPP é Professor no ISCTE, investigador e tem uma vida académica a intelectual muito preenchida … Duvido que a “política activa” esteja nos seus horizontes depois da experiência de Bruxelas …
Mas que bom que era que pessoas inteligentes e válidas como JPP pudessem dar um contributo ao país no governo e na mudança radical do comportamento das elites políticas …
GostarGostar
JPP quer excluir. JPP quer uma purga porque a batalha que lhe interessa será travada APÓS as Legislativas – CAA
Mais uma razão para eu concordar com ele. Se a intenção for tirar o pessoal de Menezes e Santana, absolutamente a favor dessa tenebrosa agenda de JPP.
Quanto à teoria de conspiração (JPP a roer a corda a MFL para ajudar Rio) é uma espécie de Loose Change que aparentemente o CAA quer agora lançar. Delirante, mas com muita piada, diga-se. O que a teoria não explica é que JPP seja o defensor mais audível e eficaz da estratégia de MFL e a pessoa que melhor diagnosticou o socratinismo. É chato para alguns, mas é um facto.
GostarGostar
Culpado de todos os tormentos: Luís Filipe Menezes – MRJB
Pois, pois. A agenda escondida destes posts.:)
É o que eu disse acima, apostaram no homem errado e continuam a errar quando pensam que foi JPP que provocou a queda do autarca de Gaia. Não percebem que Menezes tem o que merece: um político sofrível não merece mais do que uma autarquia de média dimensão.
GostarGostar
Um artigo que vale a pena ler, antes de fazer comentários preconceituosos
http://abrupto.blogspot.com/2009/06/ei-o-psd-ganhou-as-eleicoes-europeias.html
José Barros: julgo que Gaia já não é uma autarquia de “média dimensão”
Se não for a 3ª cidade do país em população e volume de negócios (estou em dúvida relativamente a Sintra), será certamente a quarta!
A Wikipédia confirma que é o 3º Município de Portugal depois de Lisboa e Porto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Nova_de_Gaia#Demografia
GostarGostar
o rangelito ainda não tomou posse e já admite renúnciar ao pe para formar governo se ganharem as legislativas. aposta o euromilhões no totoloto.
GostarGostar
Mr. Gonçalo Marques,
Globalmente, Gaia é a terceira maior cidade.
Sintra é a terceira no que diz respeito a população.
Duvido imenso que JPPereira volte activamente à política. Seria um muito bom ministro por exemplo…da Cultura.
Mas, exigente como é, aceitaria um cargo governamental se tivesse como seus pares gente capaz….
GostarGostar
Caríssimo MJRB
Quem nos dera que Portugal se pudesse dar ao luxo de ter mais JPP’s … Era bem necessário para retirar da letargia intelectual muitos dos titulares de cargos políticos e, porque não dizê-lo, uma grande parte da “intelligentsia” nacional
Como concordo consigo, meu caro! Que fabuloso Ministro da Cultura que JPP dava!
Era uma oportunidade de ter a cultura como Pasta de Estado! Seria bastante simbólico e altamente significativo!
GostarGostar
#110
Tina
Irritado, é uma palavra que não existe no meu léxico. Nas calmas. A múmia não tem perfil, devia estar num museu de cêra. É uma contrafacção chinesa do Cavaco. Foi MEducação, que medidas tomou para avaliar os profs. Quais foram as medidas que tomou para alterar o sistema educativo?!?!?!
E como MFinanças, o podemos salientar da sua governação?!?!?!
“… só prova que eu estava certa”
Tão certa como teres votado Sócrates nas últimas legislativas!!!
GostarGostar
Tina, 107
E a Tina a arvorar em patriota!!!!!
Patriotismo é o que passa no PSD!?!?!? Todos a quererem servir o país!!!Não será estranho. Estranho é estranhar. Digo eu…
Quem é mais patriota que quem, Tina? MFL, LFM, PPC, RR, SL….
GostarGostar
#121 – “Globalmente, Gaia é a terceira maior cidade.
Sintra é a terceira no que diz respeito a população.”
e o que é que quer dizer globalmente?
GostarGostar
“Foi MEducação, que medidas tomou para avaliar os profs. Quais foram as medidas que tomou para alterar o sistema educativo?!?!?!”
Não sei o que ela fez. Só sei que não deixou o corpo docente desmotivado e maltratado como Lurdes Rodrigues. As professoras têm imensa razão ao queixar-se em como se tornaram mais burocratas e menos professoras. E como Ministra das Finaças, MFL conseguiu controlar o défice e teve coragem de congelar os aumentos na função pública. Não é como Sócrates, que em altura de de crise dá um aumento de quase 3%, o qual, com a deflação em vista, vai representar talvez um aumento real de 5%. Com um desempenho assim, como posso continuar a apoiar quer um quer outro?
Acalme-se e não insulte as pessoas que lhe fica mal.
GostarGostar
“Quem é mais patriota que quem, Tina?”
Você não é patriota de certeza absoluta. Quer que Sócrates ganhe apesar de ele estar a afundar o país em dívida externa, impostos e despesa. Talvez não tenha filhos e é por isso que ainda não se preocupa tanto com o futuro de Portugal.
GostarGostar
Mais um pensamento profundo descortinado neste caixote:
“Só quem tem filhos se preocupa com o futuro de Portugal”
(Deve ser para irritar os salazaristas)
GostarGostar
Se Sócrates tivesse sabido antes do descontentamento da população, não teria insistido tanto com o TGV,
Ora precisamente toca no ponto sensível.
Breve vou colocar um post no meu blog que espero seja seguido por outros.
É preciso parar este indivíduo, mas primeiro temos que parar o CAA que coitadinho continua a acreditar no Menezes como a estrela máxima da política nacional.
A namorada também pensava assim, mas essa gozava.
GostarGostar
Oh, Miss Tina…:
…Então, quem não tem filhos não se preocupa com o futuro de Portugal ? Com a sociedade ?
Quererá vc. dizer que por não ter filhos (e por não ter responsabilidades acrescidas) não se preocupa tanto ? É mais descomprometido ? Leviano ?
“Deus, Pátria, Família, Autoridade”, é isto que estará na génese do seu pensamento ?
GostarGostar
Mr. Piscoiso
Comentou bem o caso.
E fez-me lembrar a vasta prole de filhos (conhecidos…) de Salazar. Por isso ele se preocupou tanto…
GostarGostar
Alguém me saberá explicar porque é que os meus comentários não ‘entram’ nos posts de Mr. JCD ?
GostarGostar
Afinal, o meu comentário ‘entrou’.
GostarGostar
Gonçalo Marques (116),
Evidentemente, JPP não está a instilar a purga para seu benefício pessoal directo – apenas o da sua agenda.
GostarGostar
deve ser o filtro das gorduras.
GostarGostar
Paulo Rangel hoje na entrevista ao DN comentando JPP:
“A limpeza que propõe Pacheco Pereira implica uma exclusão de pessoas que estão no PSD?
Não sei bem como hei-de interpretar essas palavras, mas a interpretação que lhes dou é a de que, provavelmente, haverá circunstâncias em que haverá necessidade de fazer uma renovação, mais propriamente do que uma limpeza. Isso, acho que sim, acho que é importante, os partidos portugueses precisam de alguma renovação. Precisam que algumas gerações, que estão excluídas, ou que estão à margem, ou que estão muito sub-representadas na vida política, tenham expressão. Dou-lhe um exemplo muito simples: há hoje uma camada de pensadores e de activistas políticos, senão pelo menos activistas cívicos, na blogosfera, que estão com certeza com apetência e que já revelaram ter capacidade para serem rostos de uma alternativa política ao PS…”
O perfil assenta que nem uma luva num blasfemo de peso.
GostarGostar
# 123
“Foi MEducação, que medidas tomou para avaliar os profs. Quais foram as medidas que tomou para alterar o sistema educativo?!?!?!”
Está na massa do sangue de muitos portugueses serem «patéticos».
Ainda não percebeu que o termo “avaliação”, inventado pelos socretinos, aplicado aos professores, foi a forma de tentarem MENTIR/ENGANAR a população para implementarem uma agenda própria de espatifarem o sistema de Ensino e atingirem em cheio a sociedade civil?
Em Portugal, os professores tinham um sistema formal de avaliação. Agora não têm, claro.
Aliás, o sistema de avaliação de desempenho profissional dos professores portugueses era dos mais rígidos. Na Finlândia, por exemplo, com quem todos os socretinos nos querem comparar, não existe qqr sistema formal de avaliação de professores.
O que o sistema de Educação necessitava é que não o alterassem, essa era a grande reforma. Algumas melhoria, somente.
De ano a ano aparecem uns doidos na 5 de Outubro (uns paraquedistas) a alterar, a “riformar”. Só mesmo em Portugal.
Os sistema de Ensino dos países europeus levam dezenas de anos pratica/ inalterados e qd se empreende alguma alteração esta é preparada cuidadosa/ a vários anos.
Somos muito atrasados, de facto. Culturalmente.
GostarGostar
Após três décadas de democracia, estamos a assistir a uma reconfiguração do poder político. Essa reconfiguração assenta em dois pilares: o actual PS e a ala cavaquista do PSD. Incapazes de segurarem este arremedo de estado social, essas duas facções do poder tecnoburocrático uniram-se para procederem à maior transferência de riqueza de que há memória nas últimas três décadas. Essa transferência de riqueza é absolutamente crucial para a manutenção dos privilégios dos oligarcas. Os professores, por serem 140000 e por estarem sistematicamente divididos enquanto grupo profissional, foram os escolhidos para a a realização desse processo de transferência de riqueza. Dentro de meia dúzia de anos, dois terços dos professores não passarão do meio da carreira e estarão condenados a trabalharem até aos 65 anos (ou mais) com um salário inferior ao de um sargento. Para que essa transferência de riqueza se realize sem sobressaltos para os oligarcas, é necessário que o poder político limite ou anule a liberdade de expressão nos espaços e organismos públicos. A escola pública tem sido um espaço de eleição para o exercício das liberdades. Com ameaças de processos disciplinares, exacerbação dos conflitos entre professores e uma política oficiosa de guardar segredo sobre tudo o que se passa nas escolas, o poder político foi criando as condições ideológicas e repressivas para que essa transferência de riqueza se continue a fazer de forma doce. O objectivo é fazer parecer essa transferência como natural, de modo a que as próprias vítimas do processo de pauperização e proletarização a aceitem como inevitável.
Se lerem A Política de Aristóteles, está lá tudo o que é preciso saber sobre o processo
de perversão da democracia e a sua tranformação em oligarquia. Em Portugal, esse processo
está em marcha.
RM
GostarGostar
Tem piada: se alguém sugere uma mudança nas caras, nas equipas, nos nomes, fala de renovação. Se esse alguém for JPP é uma PURGA.
Pois se for para extirpar os Menezes, os Ângelos Correias, os Mendes Botas, etc, que purguem sim senhor.
GostarGostar
QUAL DEMOCRACIA…PLUTOCRACIA…A LIBERDADE Q
GostarGostar
QUAL DEMOCRACIA…PLUTOCRACIA…A LIBERDADE QUE HOJE EXISTE É UMA LIBERDADE CONDICIONADA …nós, quer queiramos ou não somos carneiros… do outro lado estão os pastores e os seus cães de guarda….já os romanos a sabiam toda…pão circo e clientelas politicas e eles julgam que são livres…
GostarGostar
Ainda não perceberam: o Piscoiso é
a Fernanda Câncio!!!!!
GostarGostar
ahahaha, isso é cruel Cretino Só, coitada da Fernanda…
GostarGostar
“Quererá vc. dizer que por não ter filhos (e por não ter responsabilidades acrescidas) não se preocupa tanto ? É mais descomprometido ? Leviano ?”
Claro que é MRJB! Por exemplo, para quê deixar tanto dinheiro em terra? É melhor gastá-lo antes. Com a pátria funciona exactamente assim. As pessoas não percebem mas é assim que funciona no subconsciente.
GostarGostar
GostarGostar
Muitos dos comentadores tentam interpretar a razão pela qual eu terei escrito este post.
Não procurem mais. escrevi isto, porque é isto que penso. tão simples como isto.
Nesse particular, sou como MFL, “comigo não há entrelinhas, leiam só as linhas”.
GostarGostar
Recentremos a questão fundamental neste post: JPP uma espécie de Sócrates do PSD?!?
Paulo Morais está certamente a tentar rivalizar com João Miranda, em posts sem nexo e… com muitos comentários!!!
Bingo.
GostarGostar
É mais ou menos isto meus irmões.
venha a nós o vosso reino,
seja feita a nossa vontade
á nossa.
GostarGostar
“está certamente a tentar rivalizar com João Miranda, em posts sem nexo”
sem nexo para você porque não os percebe.
GostarGostar
“porque é isto que penso”
e porque é que pensa assim? Ou para si, pensar limita-se a uma actividade instintiva, como comer e dormir?
GostarGostar
penso logo existo
GostarGostar
isso do pensar tem muito que se lhe diga
GostarGostar
Sócrates meteu acções em tribunal contra jornalistas por considerar caluniosas quaisquer notícias, ainda que factuais, sobre o seu envolvimento em casos conhecidos como o Freeport ou a aquisição de um imóvel por parte da sua mãe.
Pacheco Pereira denuncia no seu blogue o que considera um tratamento sistematicamente desfavorável da líder do PSD e do partido.
Como é que então é possível que se possa aceitar como iguais ou comparáveis os entendimentos da liberdade de expressão de Sócrates e JPP? Se não é por ódio de estimação, explique-me, caro Paulo Morais, por que razão é que confunde propositadamente aquilo que é obviamente uma tentativa de limitação da liberdade expressão (a propositura de acções judiciais) com o que é um exercício da liberdade de expressão, tão legítimo como o seu? É só isso que não considero intelectualmente honesto no seu post. Fala-se em “condicionamento da liberdade de expressão” por parte do JPP só porque o homem denuncia aquilo que considera ser o enviesamento político sistemático de alguns órgãos de comunicação? Fala-se em purgas, porque o homem quer renovar as listas de candidatos do PSD? Mas isto faz algum sentido ou o único sentido que tem é o de soltar algum ressentimento antigo?
GostarGostar
Manuela Ferreira Leite tem um capital político que tem sido pouco valorizado pelos jornalistas e comentadores que é a autenticidade. Lamento que muitas pessoas aqui comentem de modo depreciativo o aspecto físico da líder do PSD, reduzindo e conduzindo a discussão a um nível que não é o das ideias. O autor deste post está a exagerar um pouco, já para não dizer distorcer a perspectiva de JPP, relembro a discordância que este assumiu com a líder do PSD na escolha de Santana Lopes para a Câmara de Lisboa, JPP tem alertado para o situacionismo que na realidade existe na comunicação social e que pelos vistos contagiou as empresas de sondagens que revelaram nestas últimas eleições na sua maioria grande incompetência, bem como desmontado uma metodologia de propaganda política do PM que é notória. Dentro do PSD existem os eternos candidatos à liderança que, não vão deixar de ser isso mesmo, candidatos; uns são pessoas mal preparadas tecnicamente e que apenas se dedicaram à política sem nunca terem desempenhado papel de relevo em qualquer área profissional; quanto a Rui Rio que não enquadro nesse grupo deixa a sensação de pouco empenhamento no apoio a esta liderança e como a água não corre duas vezes por baixo da mesma ponte, pode acontecer que este autarca permaneça a boiar junto da Foz.
GostarGostar
Quanto às características físicas da Manuela Ferreira nada há a dizer.
Quanto ao seu cv como líder ou deputada do PSD, bom não se vive do passado.
quanto ao seu presente receio que esteja senil.
GostarGostar
Alguns comentários fazem lembrar o que seria se o Benfica tivessa ganho o campeonato.
Com tanta fome e há tanto tempo sem comer, comeram alguma coisa e babam-se todos.
Esperai pelas Legislativas.Ainda ides comer o vosso ranho
GostarGostar
mas ó Micas, os posts do João Miranda são muito mais bem fundamentados…
GostarGostar
Joaquim Amado Lopes
O sr escreveu o que pensei de imediato e até já tinha levantado a questão a um outro blogger semelhante ao Paulo Morais no seu estilo arrastão. Mas desta vez vou ser mais sucinto.
Sr Paulo Morais, sustente a sua convicção da mesma forma que o PP faz, ou seja argumente. Acha que é capaz? ou é só mandar postas de pescada?
Vamos lá Sr Paulo Morais, força. Discorde argumentando.
GostarGostar
José Barros,
Porque é que diz que o PM ao intentar acções judiciais contra jornalistas está a procurar limitar a liberdade de expressão e que tal é uma tentativa de intimidação dos jornalistas? Está o PM impedido de usar os tribunais como qualquer cidadão?
Assim como os jornalistas têm a liberdade de se exprimir sobre o PM, este também tem a de accionar aqueles que bem entenda, cabendo aos tribunais – e não ao José Barros – dizer quem tem razão.
GostarGostar
Nima, 137
“Sistema formal de avaliação de profs…”
Na prática isso era o quê? Todos “rigidamente” avaliados com BOM! Deixe-se de estórias. Quanto à MFL na Educação, diz nada aos costumes…
“Os sistema de Ensino dos países europeus levam dezenas de anos pratica/ inalterados e qd se empreende alguma alteração esta é preparada cuidadosa/ a vários anos.”
Isso é tão verdade como eu ser Papa.
Na vertiginosa evolução/revolução/inovação não há SE, em nenhum país europeu, que não seja actualizado. Mais concretamente, de quatro em quatro anos o SE é avaliado e actualizado.
“Somos muito atrasados, de facto. Culturalmente.” Ó, se somos!!!
GostarGostar
Tina, 144
“…Por exemplo, para quê deixar tanto dinheiro em terra? É melhor gastá-lo antes. Com a pátria funciona exactamente assim. As pessoas não percebem mas é assim que funciona no subconsciente.”
Pátria, patriota…Andaste a ler as memórias do Salazar, aposto minha marota.
“As pessoas não percebem” SÓ A TINA É QUE PERCEBE. Pessoal, quando Jesus Cristo veio à Terra dar inteligência ao Homem estavam todos a dormir, menos a Tina, claro!!!´Presunção e água benta…
Tina, consta por aqui que és candidata a Santos Silva do Blasfémias. Sem ofensa ao Silva.
GostarGostar
Tina, 126
O- Quais as medidas tomadas pela MFL enquanto MEducação?
T- Não sei o que ela fez. Brilhante!!!
“Só sei que não deixou o corpo docente desmotivado e maltratado como Lurdes Rodrigues.”
Pois não, enquanto MFinanças congelou a actualização dos vencimentos dos profs. Qual era o valor da inflacção nessa altura? Esse política não desmotivou os profs? Assobias para o lado!!!Aliás os profs, e não só, morriam de amores pela senhora
GostarGostar
Tina, 149
# 126 “Acalme-se e não insulte as pessoas que lhe fica mal.”
# 149 “sem nexo para você porque não os percebe.”
Tu não ofendes, apenas passas atestados de burrice, idiotice, atrasamento mental…
Não tens espelhos ou estão embaciados?
Parafraseando, acalma-te e não insultes as pessoas que te fica mal.
GostarGostar
#160
O que é que o ensino ganhou com a nova avaliação dos professores?
GostarGostar
#164
Os ganhos do ensino, com a nova avaliação ou com outra melhorada, não são mensuráveis no ano da sua aplicação, é necessário, antes de mais, avaliá-la e, se necessário, corrigí-la.
O ensino nunca ganhou, com as sucessivas pseudo-reformas dos iluminados ME, por falta de avaliação dos diferentes modelos de ensino, importados ou não. Excepção honrosa, para o ensino técnico-profissional avaliado no final dos três anos de duração, dos diferentes cursos, em que foram ouvidos os professores da componente técnico-profissional e os autores dos programas. Neste caso ganharam os alunos, o ensino e o mercado de trabalho.
GostarGostar
Olhão:
Tem toda razão.
Quando Sócrates foi ministro do Ambiente, ganhámos o Freeport.
Mr. Smith ganhou, por exemplo, umas “massas valentes” e o PS também. De facto, Manuela Ferreira Leite nada dá a ganhar a quem quer que seja. Por isso mesmp, será a próxima Primeira-Ministra de Portugal.
GostarGostar
#161
Errado. Só o cheiro de uma avaliação a sério já devia ter posto os professores e as escolas a fazerem mais e melhor.
GostarGostar
não #161 mas #165
GostarGostar
“Esse política não desmotivou os profs?”
pode ter desmotivado mas aplicava-se a todos os funcionários públicos. Não foi uma política de perseguição para com uma determinada classe tal como Lurdes Rodrigues está a fazer. Infelizmente, o modelo de avaliação é mesmo aberrante, a burocracia nas escolas aumentou, as queixas dos professores são legítimas. A isto tudo, a ministra faz ouvidos de mouca.
O Olhão ficou mesmo irritado com a derrota dos socialistas. Não consegue ver direito, insulta todos e mostra-se ofendido quando alguém se lhe opõe. Parece mesmo Socrates, a fazer-se de virgem ofendida.
GostarGostar
«Manuela Ferreira Leite tem um capital político que tem sido pouco valorizado pelos jornalistas e comentadores que é a autenticidade.»
Politicamente, pode-se ser uma ‘autêntica’ nulidade.
Ou uma ‘autêntica’ inocuidade.
Ou uma ‘autêntica’ sensaboria.
Ou uma ‘autêntica’ desajeitada.
Ou uma ‘autêntica’ desventurada.
Ou uma ‘autêntica’ devaneada.
Ou uma ‘autêntica’ desesperada.
Ou uma ‘autêntica’ inepta.
Ou uma ‘autêntica’ insignificância.
Ou uma ‘autêntica’ banalidade.
Ou uma ‘autêntica’ inutilidade.
Enfim, autenticamente, a alegada autenticidade de MFL pode dar pano para mangas. É só escolher…
GostarGostar
# 165
Os ganhos do ensino, com a avaliação (ou outra medida), não são mensuráveis no ano da sua aplicação, é necessário, antes de mais, avaliá-la e, se necessário, corrigí-la.
Claro!
O ME e a Avaliação do Desempenho Docente: Má-Fé, Brejeirice e Mentira Pública!
O ME e o Governo que o tutela insistem em veicular para a opinião pública a falsa ideia de que em Portugal, antes da “geração Sócrates”, os professores não estavam sujeitos legalmente à avaliação do seu desempenho profissional.
Com efeito, muitas têm sido as inoportunas ocasiões em que, publicamente, a ministra da educação e até mesmo o primeiro ministro, têm ardilosa e falsamente invocado, em seu benefício, aquele argumento.
Perguntemo-nos: É ou não verdade que os docentes portugueses não eram (não são) avaliados?
Resposta possível número 1: SIM, os professores em Portugal são avaliados!
Na óptica oficial da União Europeia e dos governos que em Portugal antecederam o do amnésico Governo do Engº Sócrates, no sistema educativo nacional vigorava um sistema de avaliação do desempenho docente, fazendo-se Portugal integrar no restrito grupo de países europeus em cujo sistema educativo se reconhecia oficialmente a existência e funcionamento de um efectivo sistema de avaliação dos seus professores.
Perguntar-se-á como é que isto se prova(?). É fácil, basta consultar a base de dados
oficial da UE (Eurydice) e verificar-se-á que nela se reconhece o óbvio: em Portugal, ao
contrário de muitos outros países europeus, os professores eram efectivamente avaliados!
(crf:
http://www.eurydice.org/portal/page/portal/Eurydice/EuryPage?country=PT〈=PT&fragment=248
).
Eu sei que a Ministra MLR sabe disto e também sei que ela simula não o saber. Logo, das duas uma, ou ela assume publicamente a sua indecorosa mentira ou…
…ou então a ministra não é nem portuguesa nem europeia mas, quiçá, chilena.
É claro que este facto não a desculpabiliza de tanta insensatez e malfeitoria, mas num País “democrático e moderno” como o nosso(?) esta reiterada brejeirice e mentira políticas deveria conduzir natural e necessariamente à sua demissão. (Obs.: A este propósito recordo-me do episódio triste do ex-ministro do ambiente António Borrego, o qual, por publicamente,algures no interior do norte de Portugal, ter contado uma anedota de mau gosto, foi de imediato demitido por Cavaco Silva… Imaginem o que não teria já acontecido a Maria de Lurdes Rodrigues se o decoro democrático e a decência política fossem outros no Governo do Engº Sócrates);
Resposta Possível nº2: Para a União Europeia, o governo nacional diz que “sim, está
instituído em Portugal um sistema de avaliação do desempenho dos docentes”; para os
portugueses, o mesmo governo, diz que “não”. Conclusão: “NIM!”
Resposta e conclusão finais:
Os sindicatos dos professores devem exigir ao governo da nação que este preste institucionalmente contas da sua pública, declarada e repetida MENTIRA, porquanto, tal como a UE está oficialmente informada, existe em Portugal um real e oficial modelo de avaliação do desempenho dos docentes. (Obs: Eu sei que é politicamente correcto e vulgar mentir aos órgãos institucionais da União Europeia, coisa que o ME faz reiterada e abusivamente com as medidas por si tomadas tendentes a mascarar as estatísticas do abandono e do insucesso escolares, mas, convenhamos, que fazê-lo tão descarada e displicentemente aos portugueses e aos professores, já ultrapassa a garantia ética minimamente exigida para que possamos continuar a ser cidadãos, não tanto da Europa, mas, ainda assim, do tal Portugal “democrático e moderno”);
Face ao exposto (comprovada que está a descarada mentira do governo da nação), entendo que os sindicatos dos professores estão legitimados para exigir:
a) Que o ME proceda à avaliação do modelo de avaliação do desempenho docente que vigorava em Portugal antes do seu desvario legislativo e, reposta a verdade, disso informe as instâncias supra-nacionais da UE;
b) Que se proceda à sua reformulação tendo por referência quer os resultados da avaliação referidos anteriormente quer os modelos de avaliação do desempenho docente em vigor na União Europeia, o que, a ocorrer, talvez conduza o ME à brilhante conclusão de que nos países mais evoluídos, “democráticos e modernos” da União Europeia, ou não existe qualquer modelo de avaliação do desempenho docente formalmente institucionalizado ou, como maioritariamente acontece, este faz-se depender dos resultados da avaliação institucional (interna e externa) das escolas;
c) Que encarecidamente façam requerer ao Engº Sócrates e à sua ministra da educação um pouco mais de decoro político e de respeito cívico e institucional para com os professores e para com os portugueses.
Fernando Cortes Leal
14 de Abril de 2008
Kosmografias
GostarGostar
Enquanto andavam por aqui entretidos a dizer mal da senhora o PSD ganhava as europeias. Pode ser que dê a mesma sorte para as legislativas, se continuarem. Força.
GostarGostar
CAA,
E pode-se ser autenticamente mal intencionado ou autenticamente estúpido.
Escolha, uma das duas assenta-lhe na perfeição a si. Tem menos hipóteses do MFL em todo o caso.
GostarGostar
Estudo de professor da Universidade de Londres prova que o novo ECD e
o modelo de avaliação de desempenho prejudicam o desempenho dos alunos
e inflaccionam as notas
É um estudo académico realizado por um professor de Economia Aplicada
da School of Business and Management da Universidade de Londres. O
estudo tem o título de Individual Teacher Incentives, Student
Achievement and Grade Inflaction. O autor é português: Prof. Pedro
Martins. Para além de ser professor na Universidade de Londres, Pedro
Martins é “fellow researcher” no Instituto Superior Técnico e no
Institute of the Study of Labour, em Bona.
O estudo investigou o impacto das reformas educativas, realizadas, em
Portugal, nos últimos 3 anos, no desempenho dos alunos do ensino
secundário. O novo ECD, imposto pelo decreto-lei 15/2007, foi incluído
no leque de reformas educativas. O estudo baseia-se na informação
individual dos resultados dos exames em todas as escolas secundárias
portuguesas desde o ano lectivo 2001-02 até ao último ano lectivo
completo (2007-08). Utiliza informação disponibilizada pelo Júri
Nacional de Exames e que tem sido utilizada para a construção de
rankings (por exemplo, aqui e aqui).
Em termos específicos, compara a evolução dos resultados internos e
externos (exames nacionais) nas escolas públicas do continente com as
escolas privadas e também com as escolas públicas das regiões
autónomas. A motivação para esta escolha está no facto de os dois
últimos tipos de escolas não terem sido afectadas – pelo menos não com
a mesma intensidade – pelas várias alterações introduzidas no estatuto
da carreira docente e avaliação de desempenho dos professores. Nessa
medida, tanto as escolas privadas como as escolas públicas das regiões
autónomas podem servir como contrafactual ou grupo de controlo.
Os resultados indicam uma deterioração relativa de cerca de 5% em
termos dos resultados dos alunos das escolas públicas do continente em
relação tanto às escolas públicas da Madeira e Açores como às escolas
privadas. A explicação dada pelo autor do estudo para este resultado
prende-se com os efeitos negativos em termos da colaboração entre
professores a partir do momento em que a avaliação de desempenho
surgiu associada aos resultados escolares dos alunos (taxas de
insucesso e de abandono). Ou seja, os professores começaram a
colaborar menos uns com os outros e a partilharem menos os materiais e
os conhecimentos. Por outro lado, o aumento da carga burocrática
associada à avaliação também poderá ter tido custos em termos da
qualidade da preparação das aulas.
Por outro lado, o estudo conclui que a variação em termos dos
resultados internos destes mesmos alunos é menor, embora também
negativa – cerca de 2% (em contraponto a 5% nos exames nacionais). A
diferença entre os dois resultados, que sugere aumento da inflacção
das notas, pode explicar-se pela ênfase colocada pelo ECD (decreto-lei
15/2007) e pelo modelo de avaliação de desempenho (decreto
regulamentar 2/2008), pelo menos na sua primeira versão (antes da
avaliação simplificada) – nos resultados dos alunos (taxas de
insucesso e de abandono) como item a ser considerado na avaliação dos
professores.
Este estudo é de enorme importância. As conclusões arrasam o novo ECD,
o novo modelo de avaliação de desempenho de professores e as restantes
reformas educativas introduzidas no ensino secundário. Espero que os
jornais e as televisões peguem nos resultados deste estudo. Está tudo
neste post, incluindo a versão completa do estudo do Prof. Pedro
Martins.
Para saber mais:
O estudo “Individual Teacher Incentives, Student Achievement and Grade
Inflaction” versão completa
O estudo – versão abreviada (resumo)
http://www.profblog.org/2009/03/estudo-de-professor-da-universidade-de.html
GostarGostar
# 165
Estudo de professor da Universidade de Londres prova que o novo ECD e
o modelo de avaliação de desempenho prejudicam o desempenho dos alunos
e inflaccionam as notas
É um estudo académico realizado por um professor de Economia Aplicada
da School of Business and Management da Universidade de Londres. O
estudo tem o título de Individual Teacher Incentives, Student
Achievement and Grade Inflaction. O autor é português: Prof. Pedro
Martins. Para além de ser professor na Universidade de Londres, Pedro
Martins é “fellow researcher” no Instituto Superior Técnico e no
Institute of the Study of Labour, em Bona.
O estudo investigou o impacto das reformas educativas, realizadas, em
Portugal, nos últimos 3 anos, no desempenho dos alunos do ensino
secundário. O novo ECD, imposto pelo decreto-lei 15/2007, foi incluído
no leque de reformas educativas. O estudo baseia-se na informação
individual dos resultados dos exames em todas as escolas secundárias
portuguesas desde o ano lectivo 2001-02 até ao último ano lectivo
completo (2007-08). Utiliza informação disponibilizada pelo Júri
Nacional de Exames e que tem sido utilizada para a construção de
rankings (por exemplo, aqui e aqui).
Em termos específicos, compara a evolução dos resultados internos e
externos (exames nacionais) nas escolas públicas do continente com as
escolas privadas e também com as escolas públicas das regiões
autónomas. A motivação para esta escolha está no facto de os dois
últimos tipos de escolas não terem sido afectadas – pelo menos não com
a mesma intensidade – pelas várias alterações introduzidas no estatuto
da carreira docente e avaliação de desempenho dos professores. Nessa
medida, tanto as escolas privadas como as escolas públicas das regiões
autónomas podem servir como contrafactual ou grupo de controlo.
Os resultados indicam uma deterioração relativa de cerca de 5% em
termos dos resultados dos alunos das escolas públicas do continente em
relação tanto às escolas públicas da Madeira e Açores como às escolas
privadas. A explicação dada pelo autor do estudo para este resultado
prende-se com os efeitos negativos em termos da colaboração entre
professores a partir do momento em que a avaliação de desempenho
surgiu associada aos resultados escolares dos alunos (taxas de
insucesso e de abandono). Ou seja, os professores começaram a
colaborar menos uns com os outros e a partilharem menos os materiais e
os conhecimentos. Por outro lado, o aumento da carga burocrática
associada à avaliação também poderá ter tido custos em termos da
qualidade da preparação das aulas.
Por outro lado, o estudo conclui que a variação em termos dos
resultados internos destes mesmos alunos é menor, embora também
negativa – cerca de 2% (em contraponto a 5% nos exames nacionais). A
diferença entre os dois resultados, que sugere aumento da inflacção
das notas, pode explicar-se pela ênfase colocada pelo ECD (decreto-lei
15/2007) e pelo modelo de avaliação de desempenho (decreto
regulamentar 2/2008), pelo menos na sua primeira versão (antes da
avaliação simplificada) – nos resultados dos alunos (taxas de
insucesso e de abandono) como item a ser considerado na avaliação dos
professores.
Este estudo é de enorme importância. As conclusões arrasam o novo ECD,
o novo modelo de avaliação de desempenho de professores e as restantes
reformas educativas introduzidas no ensino secundário. Espero que os
jornais e as televisões peguem nos resultados deste estudo. Está tudo
neste post, incluindo a versão completa do estudo do Prof. Pedro
Martins.
Para saber mais:
O estudo “Individual Teacher Incentives, Student Achievement and Grade
Inflaction” versão completa
O estudo – versão abreviada (resumo)
http://www.profblog.org/2009/03/estudo-de-professor-da-universidade-de.html
GostarGostar
Repeti m/ comentário.
Se for possível, agradecia ao Dr Paulo Morais, a correcção.
Obrigada.
GostarGostar
Porque é que diz que o PM ao intentar acções judiciais contra jornalistas está a procurar limitar a liberdade de expressão e que tal é uma tentativa de intimidação dos jornalistas? Está o PM impedido de usar os tribunais como qualquer cidadão? – Rb
O exercício de um direito pode ser, e frequentes vezes é, abusivo. Para isso existe um termo jurídico: abuso de direito. Trata-se de utilizar um direito para fins ilegítimos ou, em todo o caso, não admitidos pela lei. É assim que interpreto as acções judiciais propostas pelo primeiro-ministro pela simples razão de ser evidente para um jurista que as notícias em causa não constituem mais do que o exercício legítimo da liberdade de imprensa. Os advogados de Sócrates – Proença de Carvalho, em primeiro lugar – sabem-no bem.
GostarGostar
Por acaso acho que esta avaliação está ao nível da anterior. Também acho, até tenho a certeza absoluta, que o governo devia ter-se limitado a mandar os directores das escolas escolher os professores que vão ser promovidos. Atingia o mesmo e único objectivo com menos custos. Ponto negativo desta alternativa: talvez não tivesse perdido a eleição do dia 7.
GostarGostar
“… evidente para um jurista que as notícias em causa não constituem mais do que o exercício legítimo da liberdade de imprensa. Os advogados de Sócrates – Proença de Carvalho, em primeiro lugar – sabem-no bem.”
José Barros,
Conhece os fundamentos em que se baseiam as acções judiciais?
Se os advogados sabem que elas não têm fundamento porque não desaconselharam o PM a metê-las?
Já pensou como o tiro lhe pode sair pela culatra. Não basta dizer que as coisas são evidentes para elas serem. Para mim não é nada evidente.
GostarGostar
Se os advogados sabem que elas não têm fundamento porque não desaconselharam o PM a metê-las? Já pensou como o tiro lhe pode sair pela culatra. – Rb
Se o objectivo é imediato e passa por condicionar as direcções de televisões e jornais por forma a que estes não noticiem factos incómodos para o PM os riscos da perda do processo não são nenhuns. O objectivo – repito – é apenas que durante a pendência do processo, os jornalistas se sintam condicionados pela eventualidade de serem condenados a pagar indemnizações vultuosas, pelo que o resultado do processo não conta para nada. Quanto aos advogados, ninguém – muito menos uma pessoa como Sócrates – os escolhe pela sua idoneidade profissional. Se tiverem de propor acções que bem sabem não ter qualquer fundamento, fazem-no, até porque as condenações por litigância de má fé são raras em Portugal.
GostarGostar
#170
Meu Caro CAA
Já andamos nisto há algum tempo, eu também não considero que a líder do PSD seja perfeita, mas a sua desvalorização constante e permanente da mesma é exagerada, já muitos posts atrás lhe pedi que não fosse tão contundente para não ter de emendar tanto o discurso quando o PSD ganhar as eleições legislativas (não sou militante do PSD) quanto à autenticidade penso que percebeu muito bem o que quis dizer. Manuela Ferreira Leite dificilmente diz o contrário do que pensa e não vai atrás das ideias que não defende (casamento dos homossexuais, foi uma vós contra a construção dos estádios para o euro, não pretende a alta velocidade neste momento) mesmo que sejam muito populares; relembremos também as escolhas que fez que levantaram critica como Paulo Macedo e Paulo Rangel. Autenticidade é isso mesmo actuar de acordo com aquilo em que se acredita (seja certo ou errado), isso contrasta certamente com aquele autarca de Gaia que em alguns momentos defendeu cujo discurso é do mais errático que conheço. Lamento, pois sabendo-o uma pessoa informada
não percebo tanta falta de objectividade na análise, pelo que tem escrito penso que deve ser o seu córtex regionalista a sobrepor-se, mas honestamente deixe lá essa dos sulistas elitistas afinal os dois homens mais ricos do país até são do Porto e o clube mais exclusivo (queque) do país até está no Porto. Não seja nortista elitista e vai ver que nesta matéria passará a ser mais objectivo. Cumprimentos.
GostarGostar
Rui Rio é um umbuste prepotente e tirânico à laia se Sócrates. Do piorio.
Não presta.
GostarGostar
” … o objectivo é imediato e passa por condicionar as direcções de televisões e jornais por forma a que estes não noticiem factos incómodos …”
José Barros,
Só quem conhece os fundamentos dessas acções, e já agora quem tem a função de as julgar, pode retirar a conclusão de que elas visam apenas condicionar os media. Pelos vistos o José Barros não conhece mas já retirou conclusões para si e para todos os juristas.
É preciso ser muito ingénuo para achar que os jornalistas se deixam condicionar e vivam receosos pelo facto do PM ter accionado um deles ou outro.
Quem faz jornalismo de investigação sobre matérias crime sabe estar sujeito. Os jornalistas estão obrigados a respeitar a presunção de inocência.
Se é assim tão evidente que os jornalistas apenas cumpriram a sua função de informar, não sei porque hão-de eles ter medo de acções judiciais.
Além de que o PM sabe que não é através de “acções com falta de fundamento evidente para qualquer jurista”, que vai condicionar a actividade dos jornalistas. Muito pelo contrário, como está à vista.
GostarGostar
rapilau?!…
rapar o pilau?
bom o rapaz lá sabe
eu não trago para aqui as minhas intimidades
mas cada um é dono de si.
GostarGostar
CAA muito bem caracterizada
GostarGostar
Não digam que ele tem de comer muita papinha!
Digam que tem de comer muita maizena! É mais chique!
Quanto ao Vitorino, concordo que ele é de facto um
homem de grande estatura!
Carlos Penim
GostarGostar