Saltar para o conteúdo

Choque eléctrico

20 Julho, 2009

«O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou esta manhã que o Governo vai conceder um incentivo de 5000 euros para cada cidadão que adquirir um carro elétrico» (sic, aqui).

É pouco. Confesso que, nesta área, não esperava do Governo menos do que um Programa Magalhães para os carros eléctricos (depois do e-escolas e do e-escolinhas, o e-estradas). Eis as bases do Programa:

O Governo lançaria uma nova taxa sobre os combustíveis rodoviários, de 10 cêntimos por litro, que seriam entregues a uma fundação privada, criada pela Galp, BP, Repsol e EDP, com sede no ministério da energia. As receitas serviriam para financiar a compra, por ajuste directo, de carros eléctricos made in Portugal (o primeiro carro eléctrico totalmente português), que seriam vendidos ao público em geral a 2000 euros cada. Desempregados há mais de 12 meses poderiam comprá-los por 500 euros. Candidatos que conseguissem completar o 9º ou o 12.º anos nas Novas Oportunidades teriam direito a um carro eléctrico gratuitamente, mediante a celebração de contrato para troca de baterias com uma das entidades instituidoras da Fundação, com  cláusula de fidelização por 24 meses. O modelo seria naturalmente exportável para Europa, EUA e Venezuela.

Adenda: o Público corrigiu a notícia. Afinal, apenas os primeirso 5.000 carros eléctricos é que terão direito ao subsídio.

59 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Toninho Saloio permalink
    20 Julho, 2009 13:32

    Já resolvi o meu problema, comprei um electrico á carris

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Carlos Duarte permalink
    20 Julho, 2009 13:41

    Ehehehehehhe

    Gostar

  3. carneiro's avatar
    20 Julho, 2009 13:50

    Bem e-comparado.

    Gostar

  4. alambanzado's avatar
    alambanzado permalink
    20 Julho, 2009 13:54

    E o cu lavado com água de malvas … !!!

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Confrade permalink
    20 Julho, 2009 13:54

    quais são esses carros?

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Julho, 2009 14:00

    se o público corrigiu a notícia, onde é que está a pretensa piada.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    a prima do picoiso permalink
    20 Julho, 2009 14:05

    “Neste sítio um ministro pode ir para a rua por um par de cornos infantis ou por uma piada de mau gosto. As roubalheiras, os negócios escuros, os compadrios, a corrupção a céu aberto e o tráfico de influências, não só são tolerados como premiados nas urnas”. António Ribeiro Ferreira, jornalista, “Correio da Manhã”, 20-07-2009

    Gostar

  8. Piscoiso's avatar
    20 Julho, 2009 14:06

    Para as novas gerações, habituadas desde pequenos a ter carros a pilhas, não é novidade. Em vez de um brinquedo terão um carro a sério; em vez de pilhas são baterias.
    Com a vantagem de o interior do carro não cheirar a gasolina.

    Gostar

  9. alambanzado's avatar
    alambanzado permalink
    20 Julho, 2009 14:08

    # 7

    Por acaso, até é verdade que o diga o Kamarada Isaltino, que depois de ser constituido arguido ganhou as eleições em Oeiras, e a outra em Felgueiras e o outro em Gondomar… já tou cansado !

    Gostar

  10. luikki's avatar
    20 Julho, 2009 14:09

    não há carro mais vai haver uma fábrica de baterias…
    devem ser umas baterias caras como a p*** q** os p ****….. 250 milhões de “investimento”, 200 empregados (ou será colaboradores?) e uma produção de 60.000 baterias/ano…
    este “engenheiro” é o máximo!

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Toninho Saloio permalink
    20 Julho, 2009 14:11

    Alô alô, sai uma dose de “pilhas” NISSAN

    Gostar

  12. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    20 Julho, 2009 14:12

    Dor de …. cotovelo !

    Gostar

  13. Tiago Lima's avatar
    20 Julho, 2009 14:12

    Se a medida for tão eficaz como a dos 200 contos (na moeda antiga) por cada carro velho na troca por um novo, vou ali e já venho.
    É que a teia de dificuldades burocráticas levantada a quem quisesse beneficiar da medida era (é) tão densa que praticamente ninguém a utilizou. Mas serviu de propaganda, que era o que interessava.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Toninho Saloio permalink
    20 Julho, 2009 14:13

    Alô alo, sai pilhas Chinesas, al^,alô

    Gostar

  15. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    20 Julho, 2009 14:16

    # 13

    Não sei qual é o problema !

    Eu fiz a troca, não tive nenhum trabalho e beneficiei de 5 000 Euros !

    Se é só pra dizer mal, sirva-se faz favor, tem por aqui um bom painel de turiferários !

    Gostar

  16. Carlos Loureiro's avatar
    20 Julho, 2009 14:21

    «Eu fiz a troca, não tive nenhum trabalho e beneficiei de 5 000 Euros !»

    O Estado não paga 5.000 euros. Paga, no máximo e se não me engano, 1250, pelo abate de carros antigos. Muitas marcas associam esse apoio a descontos comerciais para arredondarem os descontos. Mas tem razão, o processo de obtenção desse apoio já é rotina nos stands de automóveis e, ao contrário do que diz o Tiago Lima, no 13, penso que foi bastante utilizada.

    Gostar

  17. Tiago Lima's avatar
    20 Julho, 2009 14:22

    5.000 Euros?
    E isso aconteceu no Lago do Rato, foi?

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Bunny Colvin permalink
    20 Julho, 2009 14:23

    O governo a anunciar subsídios para coisas que ainda não existem, hilariante!

    Depois se os carros eléctricos não aparecerem, a culpa é da Nissan.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Toninho Saloio permalink
    20 Julho, 2009 14:26

    Dor de cotovelo?

    Caro Amigo

    Deve ser dos cornichos, só pode

    Gostar

  20. Carlos Loureiro's avatar
    20 Julho, 2009 14:26

    # 6 «se o público corrigiu a notícia, onde é que está a pretensa piada.»

    A correcção foi apenas a restrição do subsídio aos primeiros 5.000 carros eléctricos, no intervalo 2010-2012.

    Se um incentivo sem limite temporal para a compra de um carro eléctrico podia justificar-se do ponto de vista de uma suposta “política ambiental” [com que não concordo, mas que seria coerente com outras medidas de “investimento público” deste Governo] ou algo do género, um “prémio” de 5.000 euros para os primeiros 5.000, num período em que provavelmente, não haverá sequer carros 100% eléctricos no mercado,é pura propaganda.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Toninho Saloio permalink
    20 Julho, 2009 14:31

    A mim, revalorizaram o meu Opel, de 15 anos, 1500 euros na aquisição de Skoda 1.9 tdi, há 6 meses.

    O minimo de 1250 euros descontado no IA.

    Estão sempre a dizer que nunca baixam os carros, quando baixa, ai jesus que baixam

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Zus permalink
    20 Julho, 2009 14:31

    Volta Santana, até a Clara Ferreira Alves deve estar a suspirar por ti!!!

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Alberto Costa Andrade permalink
    20 Julho, 2009 14:33

    “O governo a anunciar subsídios para coisas que ainda não existem, hilariante!”

    Hilariante e ignorante é o teu comentario

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Julho, 2009 14:46

    A industria automovel que venda os carros electricos mais baratos porque o seu fabrico até fica mais barato que os outros. Não se entende para que os estados caem na asneira de financiar a ndustria automovel e ainda por cima à custa dos impostos das pessoas! Muitas delas nem carro possuem ou podem comprar

    É uma afronta e um insulto a toda a gente
    É preciso acabar com isto!

    Nem que para isso se vote no pcp

    É que´mais vale tudo menos vigarices e dar dinheiro aos senhores das empresas! BASTA!!

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Julho, 2009 14:57

    Parece que querem mesmo perder as eleições!
    Não podiam fazer pior do que dizer uma parvoíce dessas!!

    O unico modo de não perder as eleições é mudarem o candidato. Já é impossível
    É maluquice atrás de maluquice

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Bunny Colvin permalink
    20 Julho, 2009 15:11

    #23 ««Hilariante e ignorante é o teu comentario»»

    Onde posso comprar um nissan eléctrico? Só em 2013? Garante o Sócrates?

    #24 ««A industria automovel que venda os carros electricos mais baratos porque o seu fabrico até fica mais barato que os outros.»»

    Fica mais barato? Em que planeta?

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Alberto Costa Andrade permalink
    20 Julho, 2009 15:13

    Processo dos CTT
    Ferreira Leite afirma que “não há o mínimo dos desenvolvimentos” no caso
    08 Julho 2009

    A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, afirmou hoje que, segundo a informação que tem, “não há o mínimo dos desenvolvimentos” na investigação sobre a venda do edifício dos CTT de Coimbra.

    »»»Ela sabe o que se passa do DIAP, não haja duvidas que tem influencias

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Julho, 2009 15:21

    Fica mais barato? Em que planeta?

    Neste!
    O sistema electrico é muito mais simples. Como tudo!

    Só não é se não quiserem.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Julho, 2009 15:26

    #20 – reformulou o poste com um comentário decente. lá se foi o efeito. a piada fica para a próxima.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Julho, 2009 15:28

    Só podem estar a gozar!!
    Os ordenados são uma porcaria.

    E o governo diz que vai dar quase 10 ordenados minimos anão sei quantas pessoas para comprar carro!!

    É GOZO!!

    estão a gozar com as pessoas! BASTA

    tirem estas pessoas do governo e nem coloquem lá outros iguais!

    É preciso dizer que chega!

    O que é demais é demais

    ANTES OS COMUNISTAS QUE ISTO!

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Julho, 2009 15:33

    e AINDA POR CIMA DEVEM SER 5000 para as cunhas!!!

    PRENDAM MAS É TODA A GENTE QUE JÁ SE ESTÁ FARTO DESTES NEGÓCIOS DESASTROSOS!

    que raio de vigarice nos havia de sair na RIFA!

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Bunny Colvin permalink
    20 Julho, 2009 15:36

    Só espero que no período entre 2010-2012 (é já daqui a uns meses), no qual carros que ainda não existem irão ser subsidiados, o Sócrates e os socretinos apareçam aqui para avaliar a seriedade e os resultados da propaganda.

    Gostar

  33. MRG's avatar
    20 Julho, 2009 15:44

    Muito bem a perspectiva de um automóvel totalmente eléctrico é de saudar.
    No entanto vai existir uma concorrência muito forte.Tal como chevy-volt que na Europa será Opel.
    O conceito de chevy-volt permite aos potenciais compradores deste veículo circular em 80% dos quilómetros percorridos de modo totalmente eléctrico ( autonomia 62Km), e nos outros 20 % o motor eléctrico poderá circular alimentado por um gerador a gasolina ( autonomia 1100Km.
    O que vai permitir que um utilizador que trabalhe a menos de 30Km( 60km se puder carregar a bateria no posto de trabalho) de casa circule no modo totalmente eléctrico ( sem consumo de gasolina) durante a semana e no fim de semana se lhe apetecer, pode viajar utilizando o gerador a gasolina e deslocar-se de Lisboa a Madrid sem parar para reabastecer.
    Ora como estamos a falar de um carro com um motor eléctrico de 150CV ( binário superior aos dos motores de combustão interna) que faz dos 0 aos 100Km/h em 8,5s e será apresentado ao consumidor com um preço compreendido entre 30.000 e 40.000 dólares,…….
    Bem o Nissan eléctrico terá que ser mais barato mesmo antes do desconto dos 5000 Euros

    http://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Volt

    Nota o valor de 30.000 a 40.000 dólares ( 20.000 a 30.00 euros aproximadamente ver cambio) é para o consumidor norte-americano

    Gostar

  34. Piscoiso's avatar
    20 Julho, 2009 15:54

    #26.
    Se vc. duvida de que a tracção eléctrica é muito mais económica do que a utilizada por motores consumindo os derivados do petróleo, basta olhar para a evolução das locomotivas dos comboios.
    O problema não está na construção de automóveis eléctricos, mas sim num standard de distribuição e armazenamento da energia, que substitua o pipo de gasolina fornecido com os carros actuais.

    Gostar

  35. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    20 Julho, 2009 16:10

    Até tenho uma sugestão para o nome dos carros: Carro do povo ou em alemão: Volksvagen

    http://www.bytwerk.com/gpa/vw.htm

    Gostar

  36. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    20 Julho, 2009 16:38

    “O problema não está na construção de automóveis eléctricos, mas sim num standard de distribuição e armazenamento da energia, que substitua o pipo de gasolina fornecido com os carros actuais.”

    O problema não está em falta de standart algum, está no desenvolvimento tecnológico não ter qualidade suficiente. Um carro para ter mobilidade tem de andar com as baterias ás costas, um peso brutal e o comboio electrico não, a energia está na catenária. Se o Comboio também tivesse de andar com baterias ás costas o problema era o mesmo.

    A tracção electrica é menos variável-o que é uma vantagem- porque tem mais hipóteses de a energia ser produzida de muitas maneiras, desde o Carvão ás Hídricas, passando pelo Nuclear.

    O que se investe inutilmente em energia renováveis não competitivas são recursos que vão faltar quando estas tiverem competitividade. É um desperdício enorme de recursos.

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Julho, 2009 16:39

    #30 – “E o governo diz que vai dar quase 10 ordenados minimos anão sei quantas pessoas para comprar carro!!”

    anão com ordenado máximo! onde é que já se viu?

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Julho, 2009 16:40

    #35 – “Carro do povo ou em alemão: Volksvagen”

    em português deve ser volksvagina

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Julho, 2009 16:42

    #37 – e se for a pilhas chama-se vibrador.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Timtom permalink
    20 Julho, 2009 17:15

    Atao o Smart Electrico (previsto custar 16000 euros em inglaterra) e o novo mitsubishi Miev já tem data de comercializaçao, 100% electricos, isto ter-se-á que aplicar também a estes modelos.
    Assim, atinjirao um break even muito aliciante a um carro a gasolina.

    Gostar

  41. Jorge's avatar
    20 Julho, 2009 17:17

    «Afinal, apenas os primeirso 5.000 carros eléctricos é que terão direito ao subsídio.»

    Típico. É como nos painéis solares. Apesar da persistente campanha em todos os meios de comunicação social (boas notícias para estes, já agora…), só as primeiras 61 mil instalações terão direito a apoio (1.83% da população portuguesa).

    Gostava mesmo de saber quanto custa esta campanha dos painéis solares. Até escrevi aos ministérios envolvidos mas passado quase um mês nem pio.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    20 Julho, 2009 17:18

    O Socrates, desde que descobriu que vai perder o logar de primeiro ministro, dá tudo e mais……..não sei o quê…….
    O que vai crescer a riqueza nacional, com esta idiotice do carro electrico? aumentar a divida (não fazemos as baterias nem os carros) ficamos a dever ao estrangeiro! o tipo está mesmo parvo!

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Alberto Costa Andrade permalink
    20 Julho, 2009 17:30

    Banca
    Alemanha pondera nacionalizar bancos
    por LusaHoje

    O Governo alemão pondera uma entrada no capital dos bancos que receberam ajudas do Estado, se estes continuarem a dificultar o acesso das empresas ao crédito, noticia hoje o matutino Sueddeutsche Zeitung.

    »»» então os liberais a a maior economia da europa,fazem disto?

    Como veem, todos querem safar-se e a Merkel não foge á regra.

    Gostar

  44. Jorge's avatar
    20 Julho, 2009 17:33

    lucklucky @36:

    «Um carro para ter mobilidade tem de andar com as baterias ás costas, um peso brutal e o comboio electrico não, a energia está na catenária»

    Que nada, no futuro vai ser tudo wireless:

    http://www.popsci.com/scitech/article/2008-01/electricity-air

    LOL

    Gostar

  45. MJRB's avatar
    20 Julho, 2009 17:36

    Anúncio próprio dum político yuppie…

    Gostar

  46. C. Medina Ribeiro's avatar
    20 Julho, 2009 17:44

    Lisboa pode não ter lugares de estacionamento para os carros que EXISTEM. Mas já tem, e com fartura, para os que ainda NÃO EXISTEM – ver [aqui]. Entretanto, a EMEL lá vai multando… – ver [aqui]

    Gostar

  47. Piscoiso's avatar
    20 Julho, 2009 17:56

    #36. “O problema não está em falta de standart algum, está no desenvolvimento tecnológico não ter qualidade suficiente.”

    Essa não lembrava à minha tia Catatia.

    Gostar

  48. Pinto de Sá's avatar
    20 Julho, 2009 18:42

    Sobre o carro eléctrico e alguma informação séria, sugiro-vos a leitura disto.

    Gostar

  49. Zé Preto's avatar
    20 Julho, 2009 19:42

    Quando isso acontecer lá vamos encontrar carros eléctricos à venda na Feira da Ladra, ao lado dos “Magalhães”!

    Gostar

  50. Gonçalo Breda Marques's avatar
    20 Julho, 2009 20:16

    Sócrates podia ter sugerido a Jaime Gama esses carros…

    Gostar

  51. nimo's avatar
    20 Julho, 2009 20:18

    Do tio Adolfo ao camarada José

    À míngua de novas promessas (isto de fazer uma por dia esgota a imaginação), Sócrates reuniu os amigos, falou com o vermelho Chavéz, primeiro, e com o Czar Putin, depois, e os três chegaram a uma conclusão: é preciso dar carros ‘pró’ Povo.
    Afinal, fora também assim que o tio Adolfo cativara os alemães, ao prometer-lhes, contra o modesto pagamento semanal de 5 marcos, um carrinho novinho em folha: o Volkswagen!
    Como isto de superstições tem que se lhe diga, e Sócrates pensa em grande, vai de multiplicar 5 por mil (ele é bom em contas, lembram-se?) e o resultado foi hoje conhecido: Sócrates promete um incentivo de 5 mil euros para quem adquira os primeiros 5 mil carros eléctricos, até 2012.
    Como o simplex não pode ficar de fora, o PS até poderia abrir um site para o pré-registo na taluda.

    E assim, como os primeiros carochas foram distribuídos pela elite do partido nazi, os primeiros carrinhos eléctricos da era socrática poderiam ir direitinhos para os amigos do partido da mãozinha…
    http://www.31daarmada.blogs.sapo.pt/2826561.html

    Gostar

  52. Piscoiso's avatar
    20 Julho, 2009 20:53

    Os nostálgicos das ditaduras insistem em comparar Sócrates a Hitler e ver em Ferreira Leite um Salazar de saias.
    O simples facto de esses cromos se exprimirem livremente com essas ridículas comparações, são a prova de que não há GESTAPO nem PIDE.

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    Iluíndo Luandino permalink
    20 Julho, 2009 21:04

    Ahahahaha…genial!

    Gostar

  54. zedeportugal's avatar
    20 Julho, 2009 21:07

    apenas os primeirso 5.000 carros eléctricos é que terão direito ao subsídio

    Eu insurjo-me fortemente contra esta medida.
    É muito mais justo fazerem rifas. Pá!

    Seria, pois, de ponderar fazer um abaixo-assinado ou uma petição para promover a opção das rifas. Mas tem que ficar escrito no regulamento da coisa que nenhum membro do governo, familiares, assessores, cheirosos e afins pode habilitar-se ao prémio, senão ninguém fora da cáfila vê um único tostão furado. Pá!

    Gostar

  55. zedeportugal's avatar
    20 Julho, 2009 21:14

    Ah. Esqueci-me de informar que a praia estava óptima, mas as ondas eram pequenitas. Mesmo assim ainda deu para uma deslizadela. Eh, eh, eh.

    A propósito: Já li que alguns aleitados do governo vão prescindir de férias este ano; e o “querido líder” também dispensará as férias? Alguma fonte próxima sabe alguma coisa?

    Gostar

  56. Apache's avatar
    21 Julho, 2009 01:23

    Mas a Renault-Nissan não tinha dito que os carros a produzir, são comerciais para aluguer e não para venda?

    Gostar

Trackbacks

  1. Vendo Gerador Electrico Beergman a gasolina estado de novo
  2. Gerador 10KWA e 6KWA
  3. Promessa cumprida « BLASFÉMIAS

Deixe uma resposta para Toninho Saloio Cancelar resposta