O monstro
O jornal i apresenta hoje um ensaio de Ricardo Reis (apenas disponível na edição em papel), chamando à primeira página a tese de que “Durão e Santana são os mais despesistas“. O texto não diz propriamente isso (diz antes que nos Governos de Durão e Santana, o consumo público cresceu mais, em média, do que nos Governos PS e nos de Cavaco, mas, com excepção de 86, 94 e 2006, nunca parou de crescer).
O texto compara médias de crescimento do monstro ao longo de períodos muito distintos, considerando séries longas (mais de 10 anos de Governos de Cavaco, p. ex.) com séries bem mais curtas (dois anos e meio de Durão/Santana). Desdobrando-as em períodos comparáveis, facilmente se constataria que o período de maior crescimento do monstro se situou entre 99 e 2002 (último período de Guterres), no qual foi bem superior à média de Durão/Santana.
Em todo o caso, mais do que destruir um mito (o de que os socialistas gastam mais do que os social-democratas), o estudo cofirma uma evidência: em matéria de despesa pública em sentido estrito, PS e PSD são irmãos gémeos.

outubro 14, 2004
O CURRICULUM DE SANTANA LOPES…
Aqui vai o Curriculum RESUMIDO
-Em pequeno, quando jogava à bola, estando a perder, metia a bola debaixo do braço e voltava para casa.
-Foi estudar para a Alemanha mas desistiu a meio e voltou para casa.
– Foi deputado no Parlamento Europeu mas desistiu a meio e voltou para casa.
-Casou-se mas desistiu a meio e voltou para casa.
-Voltou a casar mas desistiu a meio e voltou para casa.
-Casou pela terceira vez mas desistiu a meio e voltou para casa.
-Teve uma empresa de comunicação social mas desistiu a meio e voltou para casa.
-Foi presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz mas desistiu a meio e voltou para casa.
-Levou consigo para a Figueira a Cinha Jardim mas esta desistiu a meio e voltou para casa.
-Foi Secretário de Estado da Cultura mas desistiu a meio e voltou para casa.
-Foi presidente do Sporting mas desistiu a meio e voltou para casa.
-Foi Presidente da Câmara Municipal de Lisboa mas desistiu a meio e voltou para casa.
– espero que a tradição se cumpra…
Publicado por Morpheu em outubro 14, 2004 06:44 PM
GostarGostar
quando não há argumentos, passam todos a iguais. vá lá náo ter dito que foi uma encomenda do governo e um frete pago ao i.
GostarGostar
Calma,
aguardemos com serenidade e elevação.
É que isto de Heranças, ainda é complicado.
GostarGostar
E já agora,
A culpa é da cabrinha.
Ela é que devia saber!.
GostarGostar
Todos têm o Social(ismo) no nome qual a surpresa? O PSD é o Partido Social Democrata e o CDS é o Centro Democrático Social…todos eles quando estiveram no Governo foram Socialistas. Da Extrema Esquerda á Extrema Direita são todos Socialistas é o nosso drama.
O único escândalo é que a Esquerda pode tirar uma página das lições do Nacional-Socialista Goebbels e chamar ao PSD “Ultraliberal” … os senhores jornalistas não fazem um sorriso de escárnio quando isso acontece…
GostarGostar
O crescimento brutal
do monstro assustador,
o descalabro estatal
é por demais revelador.
A mitologia nacional
concebeu esta figura,
de natureza infernal
que tanto nos augura.
GostarGostar
Ricardo Reis esse grande oráculo da economia, dizia em Agosto de 2007:
“o Professor da Universidade de Princeton, Ricardo Reis, com apenas 27 anos de idade, referido pelo jornal como “nova estrela da economia nacional”, na qual o Prof. R. Reis tem estas ousadas afirmações “Num mês, não se falará mais nesta crise do crédito”, acrescentando “É uma crise de liquidez e não financeira”.
http://quartarepublica.blogspot.com/2007/08/crise-financeira-ricardo-reis-versus.html
GostarGostar
Portanto o que importa aqui é quem gasta mais o PS ou o PSD???
A velha história do ” Eu faço… Mas o outro fez pior…”
Para quando alguém que faça as coisas bem sem os “circos” do costume???
Todos sabemos ser possível fazer muito mais com menos, mas à certos “benefícios” e certos “vícios” que são difíceis de largar… Especialmente na classe política onde podem por e dispor ao seu belo prazer de regalias que colocam estas almas acima dos demais mortais… “Tudo na legalidade”
Não me convencem que o PS é melhor que o PSD e vice versa, são apenas duas faces da mesma moeda, cujo o interesse não coincide com os interesses desta nação…
GostarGostar
No shxt sherlock.
O pior é que portugal encheu-se de divida no pior dos momentos, quando as coisas estavam a correr de feicao ao mundo inteiro.
Agora que as coisas estao negras, nao temos espaco de manobra.
GostarGostar
E então, aquele grande economista que disse a certa altura que viviamos no oásis e que está cá para nos ajudar… Huuuuummmm ??
GostarGostar
Bem, se pegarmos no CDS que teve para aí… dois ministros e mesmo assim, fizeram gastos estapafúrdios em submarinos e desataram a licenciar a troco de dinheiro, a conclusão correcta seria “os partidos são todos iguais”. Acredito que a intenção fosse essa, mas não vá algum desses ladrões ficar de fora…
GostarGostar
Estão-se a dispersar,
A culpa é da cabrinha, ela é que “despachava” e “assassinava”, isto tudo, alem de negociar e assumir compromissos,mais ou menos “de boca”.
(….mas o senhor disse que…..)
E isso de heranças, é complicado.
E mais complicadas ainda, são as partilhas.
A culpa é sempre da cabrinha, ela não sabe de quem é, e, acuso, a cabrinha devia saber.
GostarGostar
“Bem, se pegarmos no CDS que teve para aí… dois ministros e mesmo assim, fizeram gastos estapafúrdios em submarinos (…)”
Submarinos cujo contrato foi feito pelo… Guterres(PS). Uma boa armadilha para quem viesse a seguir. O Paulinho das Feiras, graças à experiência adquirida nas mesmas, ainda conseguiu retirar um submarino do contrato inicial e poupar assim 900 milhões.
Vamos lá a ver se os Xuxas não deixam outro presente envenenado idêntico com o TGV, n-ésima autoestrada Lisboa-Porto, etc.
GostarGostar
O mais engraçado é ver os Simplexes a usar esse “estudo” para atacar o PSD. Serão os Simplexes a favor duma redução do tamanho (ou duma diminuição do crescimento) do Estado? Ou serão eles apoiantes de armário do PSD? Não se percebe.
GostarGostar
Não, os submarinos foram compra do Portas.
GostarGostar
As grandes africanizações começaram com o Guterres.Aquem e além mar.Calculem bem o “social” desta fatia dita de “enriquecimento” e eis boa parte do monstro encontrado.Só no ano passado fomos enriquecidos com mais 45000 daqueles cheinhos de desigualdades…
GostarGostar
Para o que servem os submarinos eu sei agora encher isto de africanos pobres que desorganizam a organização social em Portugal(por exemplo obriga os indígenas activos a emigrar face à concorrência de salários africanizados, deixando contudo o resto da família por conta da SS) é que eu não entendo.Andamos é a combater a pobreza em África isso sim…
GostarGostar
O PSD se ganhar as eleições vai lá ficar tanto tempo como o burroso.A esquerda tem tudo ocupado.À mínima tentativa de “cortAR” o que quer que seja “acordam todos os submarinos” devidamente ancorados.A começar pelos “jornalistas” e “comentadores”.Portanto já sabem.Preparem a carteira que os impostos vão aumentar.Para combater as desigualdades…
GostarGostar
E lembrem-se de que as disigualdades em Portugal crescem como cogumelos nos pinhais da Beira Alta.Basta irem contá-los ainda nas escolas da tia Lurdes que como sabem não é SEF, embora possa logo ser Min do Teixeira.25% de ilegais por turma até já com magalhães e tudo ao fim de 6 aninhos…
GostarGostar
Mas isso não é nada para os “dterminados” políticos que a malta tem.Vai vir a fase do “podem vir todos” que nós somos uns gajos porreiros…
GostarGostar
Quer-se dizer os patrões da CPLP…
GostarGostar
“fizeram gastos estapafúrdios em submarinos”
Os submarinos foram uma excelente compra, deviam ser 6 ou 8 com o mar que temos ou é supostos não termos Forças Armadas?
GostarGostar
Sim 2 submarinos foi uma estupidez.No mínimo deveriam ter sido 3, isto para garantir sempre 1 em missão.Mas o Louçã e os gajos do PCP(o PSD absteve-se se calhar a pensar nos africanos coitadinhos…)preferem sempre mais manteiga do que armas- que horror!
GostarGostar
E quantos hectolitros de mar justificam um submarino?
GostarGostar
Em Portugal só pode haver muito submarino quando for o socialismo real a governar.Vejam quantos é que a Venezuela comprou e se os Louçãs e comunas lá do burgo refilaram…
GostarGostar
É como nas armas de defesa.Sou a favor de quem tem o cadastro limpo(e não é daqueles manhosos de agora que esconde metade da vidinha criminosa) poderia, como antigamente comprar e ter armas.Mas a esquerda esclarecida cada vez tem mais medo delas.Os fassistas não tinham, mas estes têm…
GostarGostar
E quanto a submarinos por mim até na barragem da aguieira metia um só para chatear o Piscoiso, o Vital Moreira , o Boaventura, O gajo de S. pedro do Sul e outros disfraçados…
GostarGostar
Mas não desanimem.Apesar de já andarem a calcular quem é que vai pagar mais impostos para combater a pobreza e as desigualdades, tratar e ensinar o mundo, acolher e fazer o bem, os políticos vão dar felicidade aos trabalhadores.Vão “conceder-lhes” enrrabanço legal!
GostarGostar
E com meninos à mistura que o amor precisa de estímulos e nada como uma criança educada por 2 homens para manter a chama sempre acesa…
GostarGostar
#27.
A mim não me chateia nada que ponha os seus submarinos na piscina ou na banheira, desde que não seja eu a pagá-los.
GostarGostar
Ó 30
É como eu.Nada contra a africanização se a não tiver que pagar…
GostarGostar
Porra.
Eu vou dar um murro na mesa.
É que se está a discutir heranças, e nimguem sabe, ou diz, quem é o morto.
É que isto de Direito Sucessório tem as suas regras.
Mas eu continuo a dizer,
A culpa é da cabrinha!.
GostarGostar
Eu até costumo vir ca para me divertir um bocadinho. Mas isto está a descarrilar completamente, já não me rio, é confrangedor.
Já uma vez me peguei aqui com o lusitanea, mas claro que nao há debate nem argumentos. Espero que o simbolo verde que lhe sucede seja pra o banir da internet 🙂
Quanto ao post, espero bem que isto sirva para que caia definitivamente o mito de que a direita emagrece o Estado e a esquerda o engorda… Já assim foi nos EUA… Mas de certeza que já há iluminados portugueses a dizer que não. Este autor não vai tão longe, apenas quer tornar o PS e o PSD irmãos (também) nesta matéria, sabendo-se lá com que racional e objectivos…
GostarGostar
Sim…a compra dos submerinos foi feita pelo Portas.
A não compra dos mesmos previa indeminizações no valor de dois submarinos.
Vá perguntar ao Vitorino.
GostarGostar
Assim que se ouve falar em ciência assume-se a exactidão da notícia: seja sobre biologia, genética, química, matemática, economia, etc. Formalmente tudo o que está no ensaio de Ricardo Reis é verdade. Agora, tal como o Carlos Loureiro disse, se eliminarmos a variável do tempo analisado para cada governo, as conclusões são diferentes. Enganar sem mentir é um dos maiores riscos que um cientista corre ao fazer investigação: é uma questão das perguntas que se fazem, dos dados que se escolhem, das amostras que se testam. É também um assunto para o qual nem sempre se sensibiliza a população: apesar de serem dados científicos convém manter uma mente aberta e avaliar criticamente os dados.
GostarGostar
Carlos Loureiro,
a sua conclusão é fantástica! mas parece-me que não é exactamente isso que lá está escrito. vá lá ler melhor… deixo aqui um comentário que fiz num post de JMiranda:
JMiranda,
já lhe disse a si e à Helena dos inTrojans que são demagogos e intelectualmente desonestos, porque repetem sem fim as mesmas receitas – depois são os outros que têm cassetes na goela – mas quando aparece na imprensa que não pode ser acusada de vendida, em ocorrência o “i”, que saiba, o Martim Avilez é mais centro direita, e publicaram ontem um estudo que contraria tudo o que tem sido escrito neste blog, e que é retomado hoje no público que não pode também ser acusado de “complaisance” com o actual governo:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1393696&idCanal=12
é só para informação. os leitores deste blog merecem algum respeito pela sua inteligência, pelo menos, aqueles que ainda não ficaram mergulhados nas trevas da fé cega!
faça um esforço para ser credível!
GostarGostar
Caro E-Ko,
Antes de me acusar de deturpar o que lá está escrito, faça-me um favor: leia o “estudo” (que penso já está on-line no i) e nao apenas a manchete do jornal de ontem ou a notícia do Público. Leia também um post do autor do estudo (link no comentário 32, aqui em cima) e depois volte cá. Era capaz de apostar que não leu não um nem outro…
GostarGostar
Já ninguém se lembra que quem criou o MONSTRO for o Cavaco (com o seu amigo Cadilhe) e agora cala-se como um rato? Até tem a lata de querer mandar recados aos governantes. Tal como qualquer contabilista este cavaco não soube planear só sabia (e ainda só sabe) olhar para trás e convence-se que fez uma grande obra.
Já ninguém se lembra que os responsáveis por não haver médicos são o cavaco e a manuela feia que só deixavam entrar 170 alunos por ano em medicina? Já ninguém se lembra que foram levados pela coorporação que é a ordem dos Médicos que não queriam concorrência?
Tenho alguém em casa que não entrou para medicina porque a manuela feia quando estava na educação decidiu que só poderiam entrar 170 ainda que as notas fossem superiores a 18.
Temos a memória curta mas esta gente do psd tem deixado marcas na sociedade portuguesa que perdurarão por gerações e gerações. Deviam ser todos julgados pelas males que causaram à geração dos que agoram têm 35 – 40 anos.
GostarGostar
Daqui a 40 anos os males continuarão a ser por causa do Cavaco, tal como agora ainda são por causa do Estado Novo. Qual é que é o limite para os que têm o poder hoje fazerem alguma coisa sem darem desculpas?
GostarGostar
Caro Antonino, tem noção que temos médicos mais que suficientes? O problema é que não querem ir para onde é preciso: clínica geral, centros de saúde e hospitais do interior. Também não entrei em medicina pelo mesmo motivo e sobrevivi. Quanto ao monstro ter sido criado por Cavaco, não sei se viu a evolução mas nesses anos tinhamos muito para recuperar face à antiga CEE. O problema foi que até hoje ninguém soube parar.
GostarGostar
Esqueci-me de acrescentar uma coisa: as médias em medicina não são 18. Qualquer estudante com média de 14 no secundário e de 16 nos exames específicos pode entrar. São sempre limitados por vagas. E todos os anos há-de haver alunos com 18,01 ou mais que ficam de fora.
GostarGostar
Ontem, de nada mais se falou a não ser do que disse o “supra-sumo” Ricardo Reis, professor na Universidade de Princeton. Ora vejamos o que disse ele numa entrevista ao Diário Económico em 29 Agosto 2007. Depois tiraremos as nossas conclusões, quanto à credibilidade das suas recentes afirmações.
Que avaliação faz das medidas que estão ser adoptadas pelo Governo em Portugal?
Já estive mais animado… quase três anos depois começa-me a parecer pouco… A lei do arrendamento, pelo que percebi, teve um efeito nulo. A grande reforma judicial acabou por resvalar para ‘mais uma ou menos uma semana de férias’. A reforma na administração pública está finalmente anunciada mas parece que os efeitos não vão ser grande coisa… E há uma série de leis complicadas que não é claro se vão ter algum efeito no funcionamento real das administrações. Estou a começar a pensar que ‘a montanha pariu um rato’
Não vejo os portugueses com a esperança que encontro nos americanos…. Chego a Portugal e vejo as pessoas aos 25 e 26 anos altamente deprimidas, acabaram os cursos, estão há dois anos à procura de emprego, moram com os pais, não têm dinheiro sequer para beber um café, têm de pedir a mesada aos pais… Não conseguem arranjar uma casa porque não há mercado de arrendamento, não conseguem arranjar emprego porque está tudo fechado.
Uma quebra na bolsa como em 1929 é sempre possível (como em 1986), mas uma grande depressão durante uma década parece-me muito difícil.
Mas o défice também é um conceito com pouco significado económico. O défice é como o lucro de uma empresa num ano. Pode-se alterar sempre o lucro de um ano para o outro.
E não quer voltar?… Para onde?… Para Portugal… Não está nas minhas perspectivas voltar.
Só leio jornais ‘online’. Em Portugal compro porque as ligações à net são más.
GostarGostar