Entretanto, Cuba dá uma lição ao mundo
Cuba está à frente nas energias renováveis.
Tem projectos inovadores na área das energias.
É o primeiro país do mundo a encontrar uma alternativa às máquinas agrícolas movidas a combustíveis fósseis.
A solução é inovadora. Não se baseia na bateria eléctrica, nem no hidrogénio nem no álcool.
Fez uma aposta estratégica para combater a dependência energética.
Reforçou a segurança alimentar.
Preserva o ambiente e vence a crise.
Aderiu à agricultura biológica.
Cuba volta a usar gado na produção agrícola, devido a falta de máquinas
HAVANA — Cuba abriu centros de preparação para a volta do uso de gado na agricultura, por falta de tratores na produção de alimentos e como fator de economia de combustível, informou nesta terça-feira o jornal Granma.
Na província central de Villa Clara, cada município montou um centro para domar os animais, com objetivo de obter as 3 mil juntas requeridas pelas empresas estatais, indicou o jornal oficial.
O programa de treinamento, previsto até 2012, inclui a fabricação e o reparo de instrumentos para o uso de bois, e a capacitação dos boiadeiros, ferreiros e artesãos.
O Governo ordenou intensificar a tarefa, pois a necessidade aumenta com a concessão de terras ociosas a camponeses, que até julho chegou a 39% de 1,5 milhão de hectares.
No fim de maio, o ministério da Agricultura disse dispor de 265.120 animais, quantidade insuficiente, pois são necessárias duas juntas para cada 13 hectares.

POIS È.
Qual a “Taxa de Cambio”???.
Trabalhho(animais)/Euro/Dolar?
GostarGostar
Entretanto, João Miranda dá uma lição ao CAA sobre a arte de bem postar.
GostarGostar
Sinceramente, não percebo como é que o resto dos (bons) autores do Blasfémias aturam estes devaneios constantes e irracionais do Amorim.
GostarGostar
Bem, estes ao menos apostam em tecnologias testadas e aplicadas com sucesso durante milhares de anos 🙂
Depois, quando o Sócrates desenvolver o tractor eléctrico, simplesmente fazem “free ride” e aproveitam.
GostarGostar
Excelente notícia. Muito interessante.
Excelente exemplo. Portugal tem todas as condições ambientais/espaciais-territoriais/sociais/culturais/climatéricas/económicas/… para
a concretização de um Plano Nacional de Agricultura adaptado à nossa especificidade.
Esta SIM, seria uma Reforma.
Os preços dos produtos de agricultura biológica nos mercados europeus são o triplo ou mais dos restantes.
GostarGostar
Os preços dos produtos de agricultura biologica nao sao um sinal de elevada procura mas sim um sinal de elevado custo de produçao.
GostarGostar
Perfeitamente adaptável a Portugal, no sentido de favorecer, a exploração agrícola Portuguesa em detrimento das importações… Não fora o facto de a UE, desmantelar a nossa produção agrícola desde a década de 90 e a PAC, onde dão subsídios para os pequenos agricultores deixarem de produzir…
Caro João Miranda, sem dúvida um bom post…
GostarGostar
E para quando a autorização de torradeiras eléctricas?
EH! EH! EH!
Símbolo do progresso socialista….
entretanto, os admiradores de gangue assassino de La Habana vivem em boas casas capitalistas, passeiam em bons carros capitalistas, férias de capitalistas…
mas querem que os cubanos vivam na miséria socialista.
internacionalismo proletário!!!
GostarGostar
.
Cuba é um país paupérrimo e tem superfície e população semelhante a Portugal.
O povo é miserável e vive debaixo de violenta ditadura.
A apreciação das escolas e universidades é, em geral, bastante má.
É preciso termos um governo insano para deixar os cubanos vir para Portugal praticar medicina.
Sinceramente, não compreendo como a Ordem dos Médicos não se opõe a que isto se passa.
Nuno
GostarGostar
Quando o Estado Socialista trata do Papel Higiénico…
Cash-strapped Cuba says toilet paper running short
Fri Aug 7, 2009 7:58pm BST
HAVANA (Reuters) – Cuba, in the grip of a serious economic crisis, is running short of toilet paper and may not get sufficient supplies until the end of the year, officials with state-run companies said on Friday.
Officials said they were lowering the prices of 24 basic goods to help Cubans get through the difficulties provoked in part by the global financial crisis and three destructive hurricanes that struck the island last year.
Cuba’s financial reserves have been depleted by increased spending for imports and reduced export income, which has forced the communist-led government to take extraordinary measures to keep the economy afloat.
“The corporation has taken all the steps so that at the end of the year there will be an important importation of toilet paper,” an official with state conglomerate Cimex said on state-run Radio Rebelde.
The shipment will enable the state-run company “to supply this demand that today is presenting problems,” he said.
(…)
http://uk.reuters.com/article/idUKTRE5764W120090807
GostarGostar
Não foi a UE que desmantelou a agricultura Portuguesa; foram os portugueses e os respectivos governos.
Não há nada como a necessidade (entr elas: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1309255) para estimular a inovação referida no post!
GostarGostar
Cuba e Venezuela são um fetiche “intelectual” que não entendo.
Da Venezuela só conheço o tenebroso aeroporto de Caracas, com vista para os morros plantados de barracas. Mas Cuba é uma verdadeira miséria.
Havana velha em ruínas e com mamarrachos inacabados nas zonas mais recentes, rede viária ao nível dos anos 40/50, turismo sofrível ao nível da hotelaria, frota automóvel a cair de podre, população cansada do cinto constantemente apertado.
Desde quando Cuba é exemplo? Por reintroduzir carros de bois?
GostarGostar
Sinceramente, não percebo como é que o resto dos (bons) autores do Blasfémias aturam estes devaneios constantes e irracionais do Amorim.
É um dos sócios fundadores, é um homem do Norte e está protegido pelo Pinto da Costa.
Quem em seu perfeito juízo se mete com uma pessoa assim?
GostarGostar
O único problema é que não diminuem as emissões responsáveis pelo efeito de estufa, pois os bovinos emitem para a atmosfera metano – que, nesse aspecto, não fica atrás do dióxido de carbono…
GostarGostar
Além do mais o tractor não se come e o boi come-se.
GostarGostar
A Educação não tem como consequência o Desenvolvimento. Se fosse assim, Cuba seria um dos países mais desenvolvidos do Mundo, por ser um dos mais alfabetizados, e não o campo de concentração que é. A Educação faz é parte do desenvolvimento Económico.
GostarGostar
REPRESSÃO EM CUBA. ‘O calor da Primavera’, de Raúl Rivero.
«No autocarro que nos levava para a prisão, uma manhã de Abril de 2003, perguntei ao poeta e jornalista Ricardo González Alfonso qual havia sido para ele o momento mais duro durante o fulminante processo que nos condenou a passar 20 anos na prisão por escrever e dar opiniões no país em que nascemos. ‘A noite em que puseram na minha cela o rapaz que iam fuzilar no dia seguinte’, disse-me, e meteu a cabeça entre as mãos, muito juntas por obra e graça das algemas. Muito juntas, como se fosse começar a rezar. ‘O que é que lhe disseste, de que é que falaram essa noite?’
Fiquei calado, não falamos de quase nada. Ele era um homem sem crenças religiosas e iam matá-lo ao amanhecer. O que é que lhe podia dizer? Creio que, quando o foram buscar e ele se levantou do beliche, senti que algo de mim ia com ele. É assim, a vida. O azar ou a ambição e a maldade de um ditador levam-te a lugares que não queres, em viagens reais ou sonhadas.
Este sábado [18 de Março], eu, que sou só um homem livre devido à Espanha e por vontade de muitos homens livres no mundo, viajo às prisões onde 60 amigos meus, 25 deles jornalistas, estão há 36 meses fechados a cadeado apenas porque a sua maneira de ver o mundo (o seu mundo) não coincide com a do Governo que Cuba tem desde os anos 50 do século passado. Fazem hoje três anos que aconteceu ali a Primavera Negra e continuam obscuros e nocturnos os Verões e os leves Invernos, e o Outono, desapercebidos.
Lá estão Ricardo González e Pedro Pablo Alvarez, no Combinado do Leste, de Havana, empenhados em escrever poemas atrás do ferro das grades pintadas com alcatrão. Lá estão Luís Milán e José Rámon Castillo, a rabiscar sonetos na prisão de Santiago de Cuba, e Normando Hernández e Horácio Piña, na de Pinar del Rio, doentes, amontoados, em perigo. No centro do país, próximo de Varadero, com os seus 22 quilómetros de espuma e água azul, Ariel Sigler Amaya, condenado a 25 anos, mas mais atormentado por a sua mãe, uma anciã octogenária, ter a casa cercada por turbas governamentais que a insultam [os chamados ‘actos de repúdio’, frequentes nos anos 80, agora de regresso]. Lá estou, com todos eles, hoje e até ao dia em que chegue a liberdade.»
GostarGostar
Comandante progressista!!!
GostarGostar
RESOLVEM AINDA O PROBLEMA DO DESEMPREGO
GostarGostar
Os últimos regimes marxistas-leninistas do mundo apostam, desesperados, nas políticas ecológicas.
Anos atrás, o Partido norte-coreano mandou os seus camaradas comer raízes para obstar à carestia alimentar.
A União Soviética implodiu, precisamente, porque as pessoas não tinham o que comer. Entretanto, no Kremlin, os banquetes do PCUS, multiplicavam-se miseravelmente fartos, para os dignatários de Países amigos.
Como dizia uma anedota que se contava em Moscovo nos anos 80: «O Capitalismo é a exploração do homem pelo homem; o Comunismo é precisamente o contrário».
GostarGostar
Estaline impulsionou a construção de mais Gulags, iniciados por Lenine, porque estava interessado em trabalho escravo para atingir os seus objectivos industriais.
GostarGostar
A cegueira, a raiva, o ódio de alguns comentários tornam qualquer mentira uma verdade? Sabem o que é o relatório do PNUD? Já o leram? Conhecem a Lei Helms-Burton? Apliquem-na a Portugal, apenas como exercício, e tentem retirar conclusões. Desta vez, tentem usar a parte racional do vosso corpo e não só a parte animal.
A educação cubana é má? ehehehe… A saúde cubana não presta? eheheheh!!! Vocês vivem em Portugal, não é? eheheh… Vá, vão lá votar na manela ou no pinócrates… e aguentem-se, não merecem mais.
Já agora, podemos também falar do sucesso capitalista em África? Ou das dezenas de ditaduras e golpes de estado violentos apoiados pelas «democracias ocidentais»? Já que estamos numa de flashbacks…
GostarGostar
Ed disse
26 Agosto, 2009 às 8:07 am
Cuba e Venezuela são um fetiche “intelectual” que não entendo.
…
Desde quando Cuba é exemplo? Por reintroduzir carros de bois?
Obviamente não é exemplo para ninguém, contudo em Portugal há muitos que não pensam assim.
Você conhece este concurso de um dos mais importantes sindicatos portugueses, ainda por cima de professores ? Não fica um pouco perturbado por o seu filho estar possivelmente a ter aulas com professores com estas simpatias ?
Cuba, quero conhecer-te melhor
Cada concorrente deverá participar numa das seguintes temáticas:
Triunfo da Revolução Cubana � 1 de Janeiro de 1959
Ernesto Che Guevara (Guerrilheiro Heróico)
Os 5 heróis (jovens lutadores anti-terroristas, prisioneiros nos EUA hoje)
José Marti (Herói, ideólogo e poeta de Cuba)
10 de Outubro, início da 1ª guerra de independência de Cuba.
http://www.fenprof.pt/?aba=27&cat=230&doc=3618&mid=115
GostarGostar
“14 :
É isso. Com a elevada emissão de metano, cada bovino contribue para o efeito de estufa como três automóveis. De futuro, quem gostar do cheiro de curral, não hesite: vá a Cuba!
GostarGostar
O relatório dos Socialistas da ONU feito com dados do Governo do Ditador Cubano? Suponho que seja daqueles que pensa que as estatísticas da produção Soviética apresentadas no Politburo eram credíveis também.
“Lei Helms-Burton” o que é que tem de especial? Os amigos do meus inimigos são meus inimigos o que é que tem?
O que é que a torna mais importante que as leis que existem em Cuba?
——————-
v. Fenprof explica bem porque é que a educação em Portugal está no estado em que está e porque é que não há liberdade.
GostarGostar
Agora andam a importar “médicos” cubanos.Estamos ao nível de África.Resultado da governação esquerdista que de vitória em vitória africanizou todo o país.No ex-ultramar não havia 1000000 de brancos.Foram limpos “étnicamente” e sem bens.Temos cá agora mais ou menos esse número de pretos.Mas por nossa conta na sua esmagadora maioria.Isto e agora médicos cubanos remetem-nos definitivamente para o terceiro mundosmo em que os esquerdistas são especialistas.Nisso e em trair o autêntico povo Português…
Culpados?Soares, Sócrates e o António Costa…
GostarGostar
E mandaram os cubanos para o alentejo.Que face á formação ideológica dos médicos normalmente com a dupla especialidade de curar doente e latifundiários o Alentejo vai voltar a ser comunista…
GostarGostar
Os Portugueses indígenas ainda não se deram conta que andam a ser governados por ex-estrangeiros “nacionalizados” que têm dois amores.E o deles fica sempre em primeiro lugar…
GostarGostar
Os de cá são os idiotas úteis necessários para pagar…
GostarGostar
Bois? Népias. Em Portugal os portugueses estão unidos por laços sacrossantos ao motor de explosão. Cheiro a curral? Horror e danação! Respirar CO zinho, do bom. Moderno, man. E que se faria do excesso de população se os acidentes de viação não dessem uma ajudinha para a contenção dos números?
Aqui o futuro é anti-cubano,mas com imigrantes cubanos a dar uma ajuda. As cidades cá, como lá, também caiem de podres, mas nós substituímos prédios caquéticos por prédio de vidro, feitos pelos industriosos Taveiras. Há sempre um Taveira dentro de cada empreiteiro. Não se vê uma única Dona Elvira nas nossas ruas. Quando se vêem é porque são de um ricaço ou outro. Os nossos ricaços é que compram Donas Elviras. Para Cuba já, os ricaços!
Na feliz regressão dos comandantes Castros gente apodrece nas pildras, na nossa feliz e radiosa progressão para o socialismo dos grandes patrões aqui apodrecemos em centros comerciais e estádios vazios, e televisões cheias, e uma rede de autoestradas que se estima preencherá o país inteiro. De uma auto-estrada chega-se a outra. Wunderbar! De um parking a outro. Mas tudo bué imunizado de boi.
GostarGostar
pois,para os detratores de Cuba….ainda por estes dias tiveram de engolir o sapo dos doc.s quarenta e quatro que nos tiveram de exportar. aquele doc. da familia dos porcos, que usa óculos e é escarlate de tintol também representa estes ilustres medicantes?
GostarGostar
Em Cuba há:
# um dos melhores rums do mundo
# certamente os melhores charutos
# excelente música c.f. Buena Vista Club do Wim WEnders
# miúdas tropicalíssimas caliente caliente
# um parque automóvel arqueologicamente interessantíssimo desde os velhos Pachards até ao cadillac Lola
quando aquilo fôr industrializado e chegar lá a ASAE, ciao melhores charutos do mundo
bye bye rón feito ainda em “engenhos”, à moda antiga
e as chiquitas ingressarão no facebook
e será tudo muito digital
e um zé sócrates estilo americano apontará “novos rumos” para o futuro.
GostarGostar
Packards
GostarGostar
Cuba tinha (tem?) o melhor sistema de Saúde do Mundo e os médicos cubanos têm das melhores formações em determinadas especialidades. Pessoas de todo o mundo deslocam-se a Cuba para serem tratados por especialistas cubanos.
Como a maioria dos países comunistas tinha (tem?) um sistema de ensino público e universal do melhor que existe. Aliás, as crianças e jovens desses países, que frequentam o sistema de ensino português, são, em regra, os melhores alunos das escolas prtuguesas, quer nas notas disciplinares quer em comportamento.
Declaração de interesses: Odeio ditaduras e ditadores. Odeio a ditadura cubana e Fidel.
GostarGostar
Não é só Cuba que dá lições ao mundo. Não esquecer que Coreia de Norte há dezenas de anos que o faz, e a Venezuela em breve seguirá pelo mesmo caminho, seguindo aliás os conselhos do tão celebrado Noam Chomsky.
GostarGostar
“35 :
A diferença não está nas crianças; está nos pais. Regra geral para os pais portugueses basta que os filhos passem e tudo vai nesse sentido: a bem das estatísticas é proibido chumbar. Para um pai do Leste os filhos têm que ser os melhores. Contou-me uma professora que tinha um mau aluno do Leste, o Victor, que o pai acabou de recambiar para os avós. Dois anos depois o Victor apareceu dócil, modificado e passou a ser dos melhores. É assim. Em Portugal a fasquia baixou e já se pode galgá-la de pé-cochinho.
GostarGostar
“Cuba tinha (tem?) o melhor sistema de Saúde do Mundo e os médicos cubanos têm das melhores formações em determinadas especialidades.”
Alguém engole propaganda cheio de boa vontade.
“Como a maioria dos países comunistas tinha (tem?) um sistema de ensino público e universal do melhor que existe. Aliás, as crianças e jovens desses países, que frequentam o sistema de ensino português, são, em regra, os melhores alunos das escolas prtuguesas, quer nas notas disciplinares quer em comportamento.”
Sim está cheia de Prémios Nobel. Sabem tanto e não criam nada em Cuba? Os Países Comunistas tiveram uma grande vantagem em relação ao Ocidente não sofreram a contra-cultura da Esquerda Ocidental. Lá o sistema era meritocrático nas ciências duras desde claro que não se afrontasse o Poder. Cá a Educação foi-se degrandando para estados de alma, sensibilidade social. A conta da Bolha da Educação criada pelos Especuladores Social-Comunistas já está chegar mas ainda poucos se aperceberam. Basta dizer que o pauérrimo investimento do Estado Novo deu mais retorno ao país que os bilhões da vigente e insustentável IIIa Républica.
GostarGostar
#32
Se Cuba é isso tão bom, pq andas aqui?
AH! mas leva umas torradeiras eléctricas que lá são proibidas:
E uns telemóveis, pq os cubanos não têm $$ para os comprar…excepto os q trabalham no turismo…ou os q têm familiares nos USA!
É a prova do desenvolvimento… e da energia a rodos, apesar de ter petróleo quase gratuito (URSS e Chávez).
Além do tráfico de droga associado às FARC, e que financia os políticos de esquerda da América Latina (como se provou com os PCs apanhados às FARC…).
Claro que os “media” tugas e tb políticos , no seu fanatismo de diminuídos mentais, intoxica precisamente o contrário.
Não é ignorância crassa…é mesmo tipo “diminuídos mentais”…
GostarGostar
#24
Por isso tanta ileteracia…
E tanta atoarda se ouve nos teen agers.
Têm um lindo futuro, têm
GostarGostar
A desculpa do embargo/ bloquei é a confissão da incompetência e corrupção em que o PCCubano vive.
Se o embargo é tão mau é pq o capitalismo USA é bom. Caso contrário, o socialismo cubano viveria no paraíso sem precisar do capitalismo.
E um país que tem perto de 15 milhões de pessoas, relações comerciais com mais de 140 países, petróleo quase gratuito, ajudas da droga e dos inimigos USA, precisa assim tanto do capitalismo USA???
É a confissão do regime corrupto e assassino dos Castro e seus jagunços.
claro que isto não entra nos diminuídos Q.I dos papagaios dos assassinos do Partido Comunista Cubano
GostarGostar
Estou fazendo uma chamada para este post em meu blog.
Abs. do Brasil
GostarGostar
.
É curioso ainda haver gente tão ignorante que defende com unhas e dentes o comunismo, bem como todos os bandos socialistas e merdial de esquerda.
Os turistas em Cuba têm uma certa liberdade para andar por todo o lado mas acabam por se confinar na zona turística para onde inicialmente viajaram.
A vida noturna, boémia, é um nojo.
Quanto aos cubanos propriamente ditos, esses, coitados, comem merda… e porrada se saem ds linha.
Nuno
GostarGostar
Estes são os mísseis anti-mísseis bons:
Russia deploys ballistic missile interceptors to counter N. Korea threat
MOSCOW, Aug. 26 KYODO
Russia has deployed S-400 air defense missile complexes, capable of intercepting ballistic missiles, in the Russian Far East to counter the threat posed by North Korea’s missile tests, the country’s top general said Wednesday.
A Rússia pode tê-los a Europa não.
http://home.kyodo.co.jp/modules/fstStory/index.php?storyid=456615
GostarGostar
Mas quem disse que a Russia pode tê-los? E quem disse que a Europa não pode? Que eu saiba os misseis era americanos e não Europeus. Além do mais, não acredito que os teus herois (Bill O’Reilly, Rush Limbaugh, Ann Coulter, Dick Cheney, o fantasma do Ronnie Reagan, etc…) se chateiem muito pela Russia apontar misseis anti-balisticos a um dos vectores do “Eixo do Mal”…
E gajos que usam a expressão “eixo do mal” sem ironia são os mesmos que nos impingem receitas de modelos de desenvolvimento humano, perdão, desenvolvimento à custa do humano…
GostarGostar
E então. Não lhes podemos vender os tractores?!?!?!
GostarGostar
“Mas quem disse que a Russia pode tê-los?”
O Tratado ABM permitia que existisse um sistema em Moscovo e outro em Washington.
“Que eu saiba os misseis era americanos e não Europeus.”
E?
“E quem disse que a Europa não pode?”
A Rússia.
“se chateiem muito pela Russia apontar misseis anti-balisticos a um dos vectores do “Eixo do Mal”…”
Pelo facto de falar em “apontar” vê-se mesmo que não sabe do que fala. Como é que se aponta um míssil anti-míssil se o míssil inimigo ainda não está no ar?
GostarGostar
Parabéns barreirinhas.
Muito bem dito, quero ver os defensores de Castro responderem ao seu argumento.
aqui no Brasil, infelizmente, estamos cercados de admiradores de Cuba.
GostarGostar
_____Aliás, as crianças e jovens desses países, que frequentam o sistema de ensino português, são, em regra, os melhores alunos das escolas prtuguesas, quer nas notas disciplinares quer em comportamento._____________
Não me admiro : são pela primeira vez, na suas curtas vidas alimentadas convenientementes, não têm que aturar o Barbaças todo o dia, podem ser informadas equibradamente pela leitura dos jornais e finalmente pequenas criancices/infracções são admitidas sem a respectiva sanção.
NÂO ADMIRA que cá em Portugal se sintam no Paraíso!
GostarGostar