Saltar para o conteúdo

Bom Sucesso, cidade do Porto

2 Setembro, 2009

“O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto ordenou a demolição do Shopping do Bom Sucesso, no Porto, há já mais de ano e meio. E, no entanto, o edifício continua lá (…) numa inadmissível afronta à Justiça”.

“Esperemos que a honestidade que Rui Rio tanto gosta de apregoar, ou a mundividência de que Elisa Ferreira se orgulha – sejam bastantes para deitar abaixo um edifício ilegal e símbolo acabado de interesses perversos e provincianos.”

Hoje, no JN

45 comentários leave one →
  1. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    2 Setembro, 2009 16:40

    É a política da verdade em pleno !

    Gostar

  2. José Maria's avatar
    José Maria permalink
    2 Setembro, 2009 17:00

    Caro Paulo Morais,

    Tenho de lhe dar os parabéns, em meu nome e de outras pessoas com quem ainda há bocado falei ao almoço, pela forma simples e clara com que abordou o problema do Bom Sucesso.

    É incrível a forma como a (In)Justiça funciona em Portugal; ou, melhor dizendo, a forma como a Justiça não funciona em Portugal.

    Vivemos numa República das Bananas, em que tudo é permitido, em que o “chico esperto” é que é bem visto.

    Força. Continue assim.

    Gostar

  3. jcd's avatar
    2 Setembro, 2009 17:07

    Vai abaixo? Mas, espero que concorde comigo, primeiro terão que indemnizar quem fica sem os activos e sem os negócios, não é?

    Quem cometeu a ilegalidade é que deverá suportar os prejuízos e não os actuais proprietários dos espaços.

    Gostar

  4. Ana C.'s avatar
    Ana C. permalink
    2 Setembro, 2009 17:08

    Li o artigo do PM e, embora não concorde com todas as suas ideias de outros artigos, tenho de lhe dizer que concordo com tudo o que diz neste artigo.

    Vivemos numa anarquia completa, por isso tudo é possível.

    Quando verificamos que todos os casos com Presidentes das Câmaras, com Administradores de Bancos e demais gente grada do burgo vão parar sempre em saco roto, acabando por prescrever, podemos esperar tudo da Justiça.

    Parabéns.

    Gostar

  5. MJRB's avatar
    2 Setembro, 2009 17:39

    Mr. Paulo Morais,

    Já sabe, afinal (melhor, já indagou desde o seu post de 26 de Agosto), onde vota JPacheco Pereira ?

    Se…”Moita Flores não vota em JPP, mas JPP vota em MFlores” ?

    Ou… se JPP vota na freguesia de Rio Maior que é do concelho de Santarém, distrito da Marmeleira ?

    Note: não duvido da sua honestidade, da sua luta pela verdade no ‘regaço’ de RRio e de outros, mas ficar-lhe-á bem esclarecer a diatribe vs. JPP no tal post de 26 de Agosto. Porque menorizou JPP e sobrevalorizou MFlores.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    2 Setembro, 2009 17:39

    Completamente de acordo.
    As decisões judiciais devem cumprir-se sempre.
    É o que se pode chamar uma «Justiça de Verdade!»

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Setembro, 2009 17:40

    shopping do bom sucksexo, balha-me santo ohvídeo, não havia nesséccidade.

    Gostar

  8. Piscoiso's avatar
    2 Setembro, 2009 17:51

    Se o Tribunal Administrativo ordenou a demolição há mais de ano e meio, porque é que Rui Rio ainda não o demoliu?
    Obviamente porque não está interessado em cumprir a lei.

    Gostar

  9. Fado Alexandrino's avatar
    2 Setembro, 2009 18:03

    Quem cometeu a ilegalidade é que deverá suportar os prejuízos e não os actuais proprietários dos espaços.

    É muito curioso, que nem no post nem em nenhum dos comentários seja mencionado o nome de Fernando Gomes, o verdadeiro responsável e que devia ir direito para a cadeia ou então pagar os prejuizos que causou.
    Porque é que escondem o nome e falam no Rui Rio?

    Gostar

  10. MJRB's avatar
    2 Setembro, 2009 18:07

    Se Elisa Ferreira souber deste caso, se lhe disserem que mais de 70% da população do Porto está contra a não-decisão de RRio e que votará no candidato que demolir o edifício, ainda o vai tomar como bandeira eleitoral e…terá de fazer o enorme sacrifício de trocar Bruxelas pelo Porto…

    Gostar

  11. MJRB's avatar
    2 Setembro, 2009 18:09

    10,

    Fernando Gomes é mencionado por Mr. Paulo Morais no artigo editado pelo JN.
    Logo, como para comentar este post deve-se ler o artigo no jornal…

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Setembro, 2009 18:17

    #12 – em caso de dúvida ou falta de manual de utilizador contactar o serviço de atendimento ao leitor através da linha mjrb.

    Gostar

  13. MJRB's avatar
    2 Setembro, 2009 18:22

    13,

    ao dispôr.
    Especializado em bois e vacas portuguesas.

    Gostar

  14. Fado Alexandrino's avatar
    2 Setembro, 2009 18:45

    12.MJRB disse
    2 Setembro, 2009 às 6:09 pm

    Não seja tolo.
    O autor do post é que devia ter colocado com destaque a frase onde menciona Fernando Gomes.
    Se não colocou algum motivo tem.
    Eu comento o post e não o artigo do jornal.

    Gostar

  15. Joao  Santos's avatar
    Joao Santos permalink
    2 Setembro, 2009 18:50

    Este episódio é sintomático do lodaçal em que se encontra o regime e da cumplicidade silenciosa e comprometida dos que deveriam actuar em nome dos cidadãos que os elegeram. A determinação e a defesa intransigente da causa pública não são meros enfeites eleitorais. Ou se cumprem, ou enlameiam.

    Gostar

  16. MJRB's avatar
    2 Setembro, 2009 18:52

    15,

    Não seja leviano.
    Comente o post (este e outros) lendo TODO o conteúdo. Para tal servem os links, no caso, colocado por Mr.Paulo Morais.

    Gostar

  17. Fado Alexandrino's avatar
    2 Setembro, 2009 19:08

    17.MJRB disse
    2 Setembro, 2009 às 6:52 pm

    Reduza-se a chamar Mr e Miss e Mrs e não me chateie.
    Não tenho consideração nenhuma por um vendido que anda todos os dias a lamber o cú do CAA e a achincalhar o Benfica.

    Um post é para ser comentado o que lá está e não os links.
    Se ele não linkou o nome do Gomes algum motivo teve.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    za-zie permalink
    2 Setembro, 2009 19:16

    aahaha

    No que dá a falta de noção de ridículo por lhe terem censurados uns comentários no mundo virtual

    “:O)))))

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    za-zie permalink
    2 Setembro, 2009 19:18

    O CAA censurou porque funciona da mesmíssima maneira- tem o clube, a pancada anti-Portas e o ateísmo militante.

    Com isto consegue fazer parecer que está preocupado com a política.

    Gostar

  20. Fado Alexandrino's avatar
    2 Setembro, 2009 19:21

    20.za-zie disse
    2 Setembro, 2009 às 7:18 pm

    Já respondi ao seu avatar.
    Não lhe vou dar o prazer de o comentar.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    za-zie permalink
    2 Setembro, 2009 19:21

    O crime de lesa-majestade por se ser censurado numas tretas que se despejou nas caixinhas é que devia ser notícia de primeira página de jornal

    “:O))))

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    za-zie permalink
    2 Setembro, 2009 19:23

    Que avatar?

    Eu sou apenas a zazie do blogue cocanha. O único parceiro que tenho na blogo é o musaranho coxo que também está bloqueado nestas caixinhas de comentários.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    za-zie permalink
    2 Setembro, 2009 19:23

    E sou uma, não sou gajo.

    V. sabe isso porque faz parte de um blogue colectivo com o Animal dos Marretas que me conhece.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    2 Setembro, 2009 19:25

    só um lírico, ou alguém que gosta de se armar em radical inconsequente ‘acha’ que este caso se resolve com uma demolição à bruta. aliás, das demolições do senhor paulo morais estamos nós fartos: perguntem aos moradores da pasteleira nova se gostaram do que ele lhes fez quando demoliu parte do aleixo. o senhor é um tretas…

    Gostar

  25. .'s avatar
    2 Setembro, 2009 19:32

    #24 V. sabe isso porque faz parte de um blogue colectivo com o Animal dos Marretas que me conhece.

    Alguém avise a Protectora.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Setembro, 2009 19:36

    A setenca do tribunal diz que o shopping deveria ser demolido em 3 anos e meio a contar da sentenca transitar em Julgado. Sendo assim ainda faltam 2 anos para que haja uma afronta à justica. Note-se ainda que o tribunal nao excluiu que a camara licencie o projecto (suponho que neste caso se exigiriam alteracoes à construcao).

    É incrivel a falta de informacao que Paulo Morais demonstra artigo atras de artigo.

    Gostar

  27. Ecotretas's avatar
    2 Setembro, 2009 19:37

    Cá pela capital, o Costa pretende re-editar a derrota de Loures em 1993! O ferrari vai dar cabo dele…
    Ecotretas
    http://ecotretas.blogspot.com/2009/09/re-edicao-da-derrota.html

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anônimo permalink
    2 Setembro, 2009 19:42

    Publique a decisão, Paulo Morais.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    PacoNita permalink
    2 Setembro, 2009 19:42

    não é falta de informação: é o gajo a armar-se ao pingarelho.

    Gostar

  30. bulimundo's avatar
    2 Setembro, 2009 20:03

    Tudo o mesmo: só garganta …

    Portugal dá menos aos mais novos que maioria na OCDE..A verdade vem sempre ao de cima ..como o azeite….


    Esta é a verdade….o resto são palavras que o vento leva rapidamente…

    Gostar

  31. José Maria's avatar
    José Maria permalink
    2 Setembro, 2009 20:26

    Fado Alexandrino,

    O seu nome fica-lhe bem, pois faz-me lembrar este palhaço que uma vez foi ao Herman:

    http://parodianacional.blogs.sapo.pt/30127.html

    Ao fazer comentários como o que fez no #18 perde toda a razão e se calhar utilizou esse exemplo por se rever nas práticas que costuma efectuar aos seus amigos.

    Olhe-se ao espelho.

    Eu li o artigo do Jornal de Notícias e concordo totalmente.
    Caso tivesse uma opinião contrária, saberia-o dizer de uma forma natural.
    Ou todos têm de pensar como você?
    Quem não concorda consigo não presta, estou a ver …!!!???

    Mas, cada um tem a Educação que tem.

    Gostar

  32. MJRB's avatar
    2 Setembro, 2009 20:32

    18,

    a sua linguagem e deduções qualificam-no desde há muito.
    O que é que eu tenho a ver com as suas diatribes para com Mr. CAA ?

    No meu comentário 12, chamei a sua atenção para o facto de FGomes constar do artigo.
    Ripostou-me de modo tolo. Respondi-lhe.

    Passe bem. Bem longe.

    Gostar

  33. zangado's avatar
    zangado permalink
    2 Setembro, 2009 20:32

    O caso do Bomsucesso, como antes o caso Dallas e outros são exemplos de uma política que, no Porto e em outras localidades, se caracterizou por construir sem respeitar a lei. Fernando Gomes fez várias asneiras e Rui Rio fala muito e faz pouco, pois leva o que pode para a zona da Boavista onde mora no Campo Alegre e discrimina a zona oriental da cidade, como as freguesias de Campanhã, Paranhos e Bonfim. Se a obra for de um privado apanha com vistorias, ameaças de coimas e outras multas, juros de mora e por aí fora. Quando é a sua câmara a fazer o serviço mal feito, demora oito meses a devolver uns euros e não paga juros.Isto é verdade e passou-se comigo. Nós portuenses, sabemos o ditador que ele é, mas numa cidade onde metade da população vive de subsídios e paga rendas de poucos euros, como se pode reabilitar as casas? Aumentando impostos, pondo a empresa Águas do Porto ainda pior, pois facturam por estimativa e não contam a água, apesar de terem acesso ao contador. Depois acertam, mas eo IVA? Já lá ficou. Num indivíduo com tantas preocupações sociais o que se vê? Umas corridas de automóveis na Boavista, claro, umas músicas apimbalhadas contratadas a amigos, museus fechados há anos, não defesa dos valores da cidade, … Daí a amizade de muitos lisboetas e o desprezo de muitos portuenses.
    Quanto a Elisa o PS que aprenda a escolher gente que trabalhe e não gente da Porto 2001 que foi um fracasso.

    Gostar

  34. Fado Alexandrino's avatar
    2 Setembro, 2009 20:35

    32.José Maria disse
    2 Setembro, 2009 às 8:26 pm

    Já respondi ao seu homónimo.
    Agora não me apetece dar-lhe importância e fama.

    Gostar

  35. ana ferreira's avatar
    ana ferreira permalink
    2 Setembro, 2009 21:38

    Segurança.
    Existem polícias a mais!! por vezes atropelam-se nas investigaçõess!

    Gostaria de saber qual a justificativa para o insucesso se fosse alargado os nº de políciaas, juízes, etc. de acordo com o entendimento do P.Portas

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Setembro, 2009 21:54

    É a primeira vez que dou total razão ao Fado Alexandrino, com quem estou quase sempre em desacordo.
    Será por ele estar cheio de razão hoje que que os bufões do costume o atacam e eu o defendo?

    Gostar

  37. Rodrigo Adão da Fonseca's avatar
    2 Setembro, 2009 23:21

    A ideia que tenho, mas não estou certo, é que a Câmara terá de pagar aos proprietários/promotor, uma indemnização pornográfica. A ser assim, eu prefiro que fique o mamarracho, que nunca devia ter sido construído, mas não podemos imputar à cidade os encargos, sacrificando recursos que são tão necessários para imensas coisas.

    Gostar

  38. MJRB's avatar
    2 Setembro, 2009 23:35

    Mr. Rodrigo Adão da Fonseca,

    O edifício foi licenciado pelo executivo de Fernando Gomes, pelo que passou a estar legal e pronto para a função após inspecções.

    Alguém, passados X anos, e movido pelas reacções de alguns cidadãos e pela sua própria sensibilidade como cidadão, colocou em tribunal o caso da edificação.
    O tribunal decidiu pela demolição.
    Por óbvio, tem que haver indemnização. E por certo a entidade proprietária já recorreu da decisão.

    Pode o executivo de Rui Rio mandar demolir o edifício quando há(*), neste momento uma recorrência em tribunal ? Parece-me que não….

    (*) Presume-se que haja.

    Gostar

  39. Fado Alexandrino's avatar
    2 Setembro, 2009 23:47

    Areia areia areia

    O edifício foi licenciado pelo executivo de Fernando Gomes, pelo que passou a estar legal

    O Gomes não faz leis e não está acima da Lei.
    Se estivesse legal nunca haveria problemas, estava e está ilegal.
    Ele que pague o prejuízo ou que malhe com os costados na cadeia.
    Pode ser que o Pinro da Costa (tão amigos que eles eram) lhe dê uma ajuda.

    Gostar

  40. MJRB's avatar
    3 Setembro, 2009 00:05

    O edifício foi licenciado pelo executivo de Fernando Gomes.
    Contestável, a decisão ? — óbvio, e nota-se, até pela decisão do tribunal.
    Pode, qualquer câmara e assembleia municipal, deliberar autonomamente de qualquer instância da justiça, assuntos do concelho, desde que não desrespeite nem interfira com a Lei, como foi o caso ? — pode !
    Havia, no momento da deliberação camarária, algum constrangimento jurídico impeditivo da construção do edifício ? — não !
    Ficou, o shopping, legalizado pela licença ? — sem dúvida.

    É, também com estas ‘peças’, que alguém está a ‘jogar’ fora do ‘tabuleiro’ Autárquicas.

    Gostar

  41. Fado Alexandrino's avatar
    3 Setembro, 2009 01:17

    Poeira, poeira, poeira.

    Havia, no momento da deliberação camarária, algum constrangimento jurídico impeditivo da construção do edifício ? — não !
    Ficou, o shopping, legalizado pela licença ? — sem dúvida.

    Fazendo um cômputo geral do processo, ao longo dos anos, avanços, retrocessos, investigações, avaliações, recursos, interposições e demais páginas desta história, os tribunais têm dado razão ao arquitecto, afirmando que a obra viola o PDM em vigor naquela altura (o de 1993) bem como o art. 2º do decreto nº 37575, de 8-10-49 sobre as distancias entre as construções e os espaços escolares. Assim, anulou a licença municipal passada cinco meses antes da abertura do centro comercial.

    Gostar

  42. Fado Alexandrino's avatar
  43. José Matos's avatar
    José Matos permalink
    3 Setembro, 2009 11:57

    Este episódio do Bom Sucesso, que em tão boa hora Paulo Morais relembra, mostra que a CMP não está do lado dos munícipes mas antes defende os interesses dos promotores imobiliários. Nem Rui Rio, nem Fernando Gomes e muito menos a estrutura orgánica da câmara municipal do Porto alguma vez se colocaram do lado dos interesses dos cidadãos. Na melhor das hipóteses procuram encontrar grandes projectos que sirvam grandes interesses económicos e que procuram depois as justificações para que pareçam de interesse para a cidade.

    Parabéns Paulo Morais e o meu grande apreço pela coragem do Arquitecto Pulido Valente.

    Gostar

  44. verdade's avatar
    verdade permalink
    3 Setembro, 2009 22:04

    como este há outros casos parecidos, em que se nota que o ps e psd gostam de uma lei fraca contra os fortes…

    Gostar

  45. manelmanela's avatar
    manelmanela permalink
    5 Setembro, 2009 10:24

    Morais no seu melhor!
    Populista! Inconsequente! Irresponsável!
    Morais o que quer é o protagonismo de cavalgar as coisas fáceis para onde sabe os holofotes se viram. (como não existe por ele, tem que existir à custa da manipulação dos mal informados, como smepre faz). Levanta suspeições, não apresenta provas, propôe irresponsabilidades…
    Quer demolir o Shopping à custa do dinheiro da Camara, ou seja nosso…
    Quanto nos vai custar?
    O prazo já terminou, e está a CMP em situação ilegal?
    De facto o Shopping é um mamarracho e nunca deveria ter sido construido como foi, mas o que é que defende o interesse público? Demolir à nossa custa, ou promover outra forma de corrigir o erro e repor a legalidade?
    Quem paga a conta? O Morais ou o Fernando Gomes?
    A credibilidade do Morais é igual à do Pulido Valente! Ambos se alimentam do mesmo veneno! Vale tudo, sem pensar nas consequências, desde que lhes dê protagonismo…

    Gostar

Indigne-se aqui.