Saltar para o conteúdo

QED

13 Setembro, 2009

Manuela Ferreira Leite acusou os espanhóis de se meterem na política portuguesa. O ministro do Fomento espanhol já se pronunciou.

47 comentários leave one →
  1. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    13 Setembro, 2009 13:23

    “Integrar verdadeiramente a Península Ibérica” é a justificação do homem. QED. Ferreira Leite tem sorte.

    Gostar

  2. J's avatar
  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Setembro, 2009 13:27

    podem fechar as portas, cortar a água e o ar (asfixia) e a manuela contornará o problema orgulhosamente só. lá teremos que ir à volta para ver o neto.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    13 Setembro, 2009 13:30

    Isto é que foi “timing” do Ministro Espanhol.
    Certamente, por mero acaso, e desinteressadamente.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Setembro, 2009 13:35

    aTÉ OS ESPANHOIS s~~ao melhores para o nosso país que alguns dos portugueses apalermados. Espanha faz o tgv e por aqui não. Mais uma vez vamos ter um atraso de 15 anos em relação aos outros todos por causa da politica dos velhos do restelo assolapados. Dizer que o tgv só interessa a Espanha? Ate´o UK o vai usar.

    Gostar

  6. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    13 Setembro, 2009 13:49

    El AVE entre España y Portugal enfrenta a los candidatos en las elecciones generales portuguesas
    La conservadora Manuela Leite promete suspender el proyecto y avisa al primer ministro, José Sócrates: Portugal “no es una provincia española”

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    13 Setembro, 2009 13:56

    O TGV vai integrar a Península Ibérica!!!

    Mais um a falar como a Patrocínio, só que este não é parvo.

    É vígaro

    Gostar

  8. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    13 Setembro, 2009 13:57

    A velha, não tinha necessidade de ouvir isto…. nem eu !

    juanantonio | 13/09/2009, 12:01 | |

    yo prefiero estar incomunicado cn un pais como potugal. no sea que se nos pegue el subdesarrollo

    Gostar

  9. Piscoiso's avatar
    13 Setembro, 2009 13:59

    A conservadora Manuela Ferreira Leite não quer modernices, ponto final.
    Quem quiser viajar no TGV que vá à Europa.
    Aqui nesta jangada é que não.

    Gostar

  10. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    13 Setembro, 2009 14:04

    carlos | 13/09/2009, 09:49 | badajoz | espanya

    Está fuera de lugar que la derecha portuguesa se oponga al ave,pero claro ellos lo que quieren es gestionar la partida presupuestaria y así con el dinero lo que les de la gana,quedandose en el camino entre intermediarios que es lo normal entre la sociedad portuguesa,quiero decir tambien que aquí en badajoz la derecha española reivindica mas rapidez en las obras del ave,pues que se den una vuelta por portugal que ni siquiera han empezado.

    Gostar

  11. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    13 Setembro, 2009 14:11

    É só ler a imprensa espanhola e tudo está claro !

    Él va de colega; ella, de señora decimonónica. Él habla de un Portugal moderno, abierto y tolerante; ella, de la familia y el matrimonio como pilares de la sociedad. Él cultiva un buen aspecto físico compatible con el atractivo de la madurez; ella no parece angustiada por la imagen, para desconsuelo de sus asesores. Los caricaturistas lo tienen fácil: el progre y la facha.

    Gostar

  12. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    13 Setembro, 2009 14:18

    Para quem não sabia, ficará a saber !

    José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, candidato del Partido Socialista (PS), y Manuela Ferreira Leite, del Partido Social Demócrata (PSD), tienen orígenes, formación y trayectoria tan distintas como distante es su visión del mundo. Él tuvo un tío-bisabuelo republicano, ella tuvo un bisabuelo ministro de la monarquía. Ni en fútbol se ponen de acuerdo: él es del Benfica; ella, del Sporting. El primer ministro defiende el matrimonio homosexual y el aborto; la candidata de la oposición entiende la familia como base de procreación. Hay que hurgar para encontrar puntos en común, divorciados los dos, extremadamente sensibles a las críticas, y con radical aversión a los medios de comunicación.

    Gostar

  13. Piscoiso's avatar
    13 Setembro, 2009 14:52

    Porra, não se arranja por aí um candidato do FCPorto?

    Gostar

  14. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    13 Setembro, 2009 14:59

    Durante el tiempo que duró el debate, el socialista llevó la voz cantante, interrogando a su rival sobre las políticas que pretende llevar a cabo en caso de vencer, a lo que la conservadora tuvo algunos problemas para responder de forma concreta. La forma de salir de la crisis, la sanidad y la educación fueron algunos de los temas sobre los que discutieron ambos dirigentes políticos, que divergen tanto en la forma como en el contenido. Sócrates fue mucho más agresivo, mientras que Ferreira Leite intervino a la defensiva, respondiendo a los ataques del socialista.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    13 Setembro, 2009 15:17

    Todos os castelhanistas que querem «integrar a Península», têm uma óptima solução: Vão todos viver para a Espanha!
    Deixem o «subdesenvolvido» Portugal aos verdadeiros Portugueses que o querem Livre e Independente para SEMPRE!

    Gostar

  16. atom's avatar
    atom permalink
    13 Setembro, 2009 15:21

    Com o dinheiro retirado aos contribuintes pelo PSD para manter o “tiranete” da Madeira, era possível construir o TGV a parar em todas as estações e apeadeiros da dupla Barroso/Manuela.

    Gostar

  17. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    13 Setembro, 2009 16:17

    Os socialistas não têm mais argumentos do que recorrer aos jornais espanhóis domesticados pelo clone de Sócrates, Zapatero (ou será o contrário?), para negar as evidências. Por isso, com licença do comentador João Paulo, noutra caixa de comentários, publico os números:

    Contas publicas:Carga fiscal2004:33,8%-2009: 38%
    Despesa publica total: 2004:46,5%; 2009: 47,8%
    Despesa publica corrente: 2004:42%; 2009:44,3%
    Crescimento do PIB: 2004: 1,5%; 2009: -3,5%, ou +
    Rendimento por habitante: 2004:74,7; 2009:73;3Endividamento: 2004:64%; 2008:100%
    Poderia adiantar outros indicadores como a competitividade que tambem perdemos, o desemprego que atinge neste momento quase 700.000 pessoas, etc etc.

    Agora tentem desmenti-los. Boa sorte.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Josezito permalink
    13 Setembro, 2009 16:21

    Se o TGV faz assim tanta falta aos espanhóis, eles que o paguem.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Josezito permalink
    13 Setembro, 2009 16:29

    Incluam nesse pagamento as luvas coelhónicas.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Setembro, 2009 17:10

    #22 – “mas frisou que negociará com Espanha caso seja eleita primeira-ministra”

    negociará o quê? pagamos para desistir ou quer comissões dos fundos que eles vão receber? se a parvoíce pagasse imposto o citi fechava em portugal.

    Gostar

  21. Anónimo's avatar
    13 Setembro, 2009 17:24

    PORTUGUESES, LEIAM AS LINHAS SEGUINTES E PENSEM

    A QUEM VAI SERVIR O TGV …
    1. AOS FABRICANTES DE MATERIAL FERROVIÁRIO (FRANCÊS)
    2. ÀS CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E …CLARO
    3. AOS BANCOS QUE VÃO FINANCIAR A OBRA …
    OS PORTUGUESES FICARÃO – UMA VEZ MAIS
    4: AOS ESPANHOIS POR CAUSA DO DINHEIRO QUE VÃO RECEBER DE BRUXELAS (transporte transfronteiriço) E POR CAUSA DA “INTEGRAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA”

    – ENDIVIDADOS DURANTE DÉCADAS
    POR CAUSA DE MAIS UMA OBRA MEGALÓMANA ! ! !

    Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.

    Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos nossos ‘Alfa’ por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio aos passageiros.

    A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas.

    Não fora conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemáticos pelos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos.

    Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.

    A resposta está na excelência das suas escolas,
    · na qualidade do seu Ensino Superior,
    · nos seus museus e escolas de arte,
    · nas creches e jardins-de-infância em cada esquina,
    · nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.

    Percebe-se bem porque não
    · construíram estádios de futebol desnecessários,
    · constroem aeroportos em cima de pântanos,
    · nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.

    O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.

    É por isso que, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos).
    É por razões de sensatez que não o encontramos
    · na Noruega,
    · na Suécia,
    · na Holanda
    · e em muitos outros países ricos.

    Tirar 20 ou 30 minutos ao ‘Alfa’ Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do País.

    Para além de que, dado ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.

    Gostar

  22. Confucio's avatar
    Confucio permalink
    13 Setembro, 2009 17:36

    #17.Kolchak disse
    “Deixem o «subdesenvolvido» Portugal aos verdadeiros Portugueses que o querem Livre e Independente para SEMPRE!”

    O que tu queres dizer é “orgulhosamente sós!” pobrezinho mas “sério” e honrado.

    Gostar

  23. Anónimo's avatar
    13 Setembro, 2009 17:56

    uma pergunta simples (para cabecinhas que queiram pensar)

    Se Espanha é assim tão inofensiva a cuidar dos seus interesses, porque será que bastaram poucas horas para toda a imprensa de referência de nuestros hermanos caír em cima de Ferreira Leite e vir em socorro do engenheiro? Açoites a niños*…

    *para quem tiver memória. para quem puder entender.
    (5 Dias)

    Gostar

  24. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    13 Setembro, 2009 17:59

    A elite sempre pronta a baixar a perna ao próximo soberano que lhe garanta um módico de poder. Nada mais atrai a elite lisboeta que ser um representante do Poder. Seja ele qual for serve de Alibí. Foi assim com Salazar, passou a ser assim com Bruxelas -depois de uns breves sonhos Moscovitas- agora alguns querem “ser bons alunos” dos Espanhóis.

    Mais uma vez não entendem que para o país funcionar precisam dos Portugueses.

    Gostar

  25. Anonimo's avatar
    13 Setembro, 2009 18:01

    J # 2

    Obviamente … o EL PAIS é o órgão de comunicação do PSOE e do Zapatero.

    Gostar

  26. Anonimo's avatar
    13 Setembro, 2009 18:14

    # 25

    Os países e os povos devem tratar-se na base do respeito mútuo e da igualdade.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    José permalink
    13 Setembro, 2009 18:48

    O El País do censor Juan Luis Cebrián, incensa José S. e fustiga Berlusconi. Este por causa de um escândalo privado e íntimo. Aquele é incensado por que tem sido perseguido por alguns media portugueses como o Jornal de Sexta da TVI. Por causa disso, Cébrián deu ordem telefónica de cancelamento.

    Em Itália, não há ninguém capaz de lhe fazer o mesmo ao El País… e é essa toda a diferença entre um país independente e autónomo e outro vendido a estrangeiros sem escrúpulos.

    Gostar

  28. SG's avatar
    13 Setembro, 2009 19:05

    Admitindo que o TGV é fundamental, para Portugal não ficar isolado da rede eutropeia de alta velocidade, já alguém se lembrou de propor um traçado que interesse mais a Portugal, em vez de dar prioridade aos interesses espanhois?

    Por exemplo: Pampilhosa-Guarda-Salamanca-Burgos-Irun

    Se o PS defender esta tese, tirará a razão a MFL.

    Gostar

  29. JJPereira's avatar
    JJPereira permalink
    13 Setembro, 2009 21:00

    Los loros lusos cantando la canción de la Prisa/PSOE , en ayuda a pepito, el bachiller sanitario|

    Gostar

  30. Diogo's avatar
    13 Setembro, 2009 21:04

    E a gripe A? Quem a meteu?

    Jornal Nacional da TVI (7 de Setembro de 2009) – o embuste da Gripe A e os biliões ganhos pelas farmacêuticas com o medicamento Tamiflu

    Jornalista da TVI: Um dos homens que mais tem lidado com a Gripe A em Portugal é o Director do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital Curry Cabral. Fernando Maltês afirma que a Gripe A vai matar menos gente do que uma simples gripe sazonal (gripe comum), que é mais inofensiva e trata-se, na maioria dos casos, com antipiréticos. O Director Geral de Saúde Espanhol é da mesma opinião.

    Director Geral de Saúde Espanhol: Se morrem muitas pessoas em Espanha por contaminação atmosférica, ninguém presta atenção. Ou se morrem tantas pessoas por fumar, ninguém lhes presta atenção. Mas se, pelo contrário, morrem duas pessoas com gripe, presta-se muita atenção. É lógico, eu entendo, mas pouco a pouco a sociedade tem que amadurecer e dedicar o tempo que cada problema requer em função da sua gravidade.

    Dr. Fernando Maltês: O Tamiflu, desde o princípio desta pandemia, tem sido encarado pela população como uma espécie de fármaco milagroso, o que não é verdade. E no que diz respeito à eficácia, concretamente no vírus da gripe, é uma eficácia que está, digamos, mal documentada. Se houver um conjunto de factores que digam – vale a pena administrar o fármaco – o médico administra, caso contrário, balançando os efeitos benéficos com os potenciais riscos, é preferível não administrar.

    Jornalista da TVI: Já lá vão quatro meses desde que foi confirmado o primeiro caso de Gripe A em Portugal e, até agora, não há qualquer morto a registar. Em média, por ano, morrem em Portugal mais de mil e quinhentas pessoas de gripe, sem aberturas de telejornais e sem a Ministra da Saúde todos os dias nas televisões.

    A verdade é que o mundo está preocupado com a Gripe A e já há empresas a ganhar milhões à custa do H1N1 (vírus da Gripe A) . A farmacêutica Roche, por exemplo, cujas vendas do seu Tamiflu caíram quase 70% quando o mundo percebeu que já não havia perigo de uma Gripe Aviária, vê agora as vendas desse mesmo medicamento dispararem em mais de 200%.

    Ajuda importante também para a Glaxo Smith Kline, o laboratório britânico a quem Portugal já encomendou seis milhões de doses da vacina contra a Gripe A, a 8 euros cada uma (48 milhões de euros) , teve um ano difícil do ponto de vista financeiro. Eis senão quando, surge o tal vírus, H1N1, que deverá render, só ao laboratório britânico, cerca de dois mil milhões de euros, tendo em conta que as encomendas estão quase a atingir as trezentas milhões de doses.

    VÍDEO da notícia na TVI

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    13 Setembro, 2009 22:20

    Com o discurso da MFL arriscamo-nos a que o governo espanhol não goste de nós.

    Gostar

  32. smile's avatar
    smile permalink
    13 Setembro, 2009 23:07

    Graças aos estrangeiros é que Portugal existe. Se os estrangeiros querem que Portugal faça o TGV é porque é bom para Portugal.
    Os projectos como o TGV nem são tão dispendiosos como isso, com as derrapagens acidentais/orçamentais não ficaram por muito mais do que 30.000.000.000 euros. O que não agravará a divida publica em mais de 15%, alias como a divida tem aumentado muito rapidamente, daqui a quinze anos, o custo pode até representar uma percentagem muito menor.
    Não vamos ficar mal nem apresentar sinais exteriores de pobreza aos turistas que nos visitam por causa de uns trocos.

    Gostar

  33. Fado Alexandrino's avatar
    14 Setembro, 2009 00:09

    Por exemplo: Pampilhosa-Guarda

    Aposto que nunca foi num InterCidades de Lisboa à Guarda?

    Gostar

  34. Replica's avatar
    14 Setembro, 2009 00:23

    Como é que aida há alguns anormais a defenderem o T.G.V. num momento em que estámos penhorados.

    Gostar

  35. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    14 Setembro, 2009 03:03

    Ora , até que enfim, aparece aqui um ” normal ” para nos dizer:
    A cada boca o seu pão e a cada braço a sua enxada…
    De seguida,deve ir a Fátima agradecer à Drª.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Anonino permalink
    14 Setembro, 2009 03:16

    .
    Nesta ‘Provincia Espanhola’, em Sintra só há um Partido senão faziamos também campanha eleitoral autarquica para os outros:
    .
    Campaña en Portugal
    La ciudad que quería ser grande
    Sintra se enfrenta al desempleo, la inseguridad y la inmigración irregular
    http://www.elpais.com/articulo/internacional/ciudad/queria/ser/grande/elpepuint/20090914elpepiint_2/Tes
    .
    Já agora quem ganhou o concurso do TGV em Portugal foram os Espanhois. Os impostos dos Portugueses e O Tesouro Nacional servem para pagar e alombar com os prejuizos aí uns 100 anos. As Construtoras Portuguesas levaram uma banhada monumental.
    .

    .

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    14 Setembro, 2009 10:28

    Diz Confúcio 22:

    «O que tu queres dizer é “orgulhosamente sós!” pobrezinho mas “sério” e honrado».

    Vários comentários:

    1.º- Por favor não me trate por tu. Como explicou, no século XVII, D. Francisco Manuel de Melo na sua genial “Carta de Guia dos Casados”, o “tu” é tratamento próprio dos castelhanos, mas não é aquele que os Portugueses devem utilizar;

    2.º- Fala em no batidíssimo termo “Orgulhosamente sós”. Não concordo com essa ideia! Ou melhor, apenas concordo em parte: “Orgulhosamente”, sem dúvida; o “sós”, está absolutamente fora de questão.

    3.º- Outra vez a mesma concordância parcial com o seu inenarrável: “pobrezinho, mas sério e honrado”: “sério e honrado”, sempre; “pobrezinho”, não tem que ser assim de maneira alguma.

    Percebo que as teses (mentir e enganar!) “Morangos com Açúcar”, da Carolina Patrocínio e afins, o começam a influenciar!

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Setembro, 2009 11:08

    #38 – traduz lá o comentário para português e aprende a escrever para pessoas normais.

    Gostar

  39. Carmen's avatar
    Carmen permalink
    14 Setembro, 2009 12:26

    Como espanhola residente há mais de 20 anos em Portugal, com marido e filhos portugueses, causa-me impressão ver como foram aproveitadas as palavras de MFL para mais uma chuva de parvoíces demagógicas dos dois lados da fronteira. Não percebo como é que há tanta gente em Portugal que acha antiquado defender o seu país. Qualquer autonomia espanhola luta com mais brio pelos seus interesses sem ser rotulada de xenófoba(e refiro-me às de 2ª divisão, tipo Castilha-Lião, porque as de 1ª, tipo Catalunha, nem se fala). Eu estou de acordo com MFL. Hoje e tal e como estão as coisas, Portugal precisa de comboio de velocidade normal (que verdadeiramente não tem). O de alta velocidade virá quando formos ricos.
    Carmen

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Setembro, 2009 12:43

    #40 – “O de alta velocidade virá quando formos ricos.”

    quando formos ricos? mas és espanhola ou portuguesa? já chegámos à madeira?

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    14 Setembro, 2009 14:54

    Concordo cm a Carmen!
    Muchas Gracias!

    Gostar

  42. Paulino Folch's avatar
    Paulino Folch permalink
    14 Setembro, 2009 15:25

    Concordo com Carmen. Sou galego de Orense a viver em Braga e fico admirado com alguns portugueses. Aceitam melhor as manobras de Castella que nós em Galiza. Em Portugal governo para portugueses!!

    Gostar

  43. Tiago Mouta's avatar
    14 Setembro, 2009 15:39

    Todos os dias largo alguns “espanhóis metediços” em política nacional quando vou obrar… E fico maravilhado com a velocidade com que desaparecem, quando puxo o autoclismo!!!
    A crise deles é bem maior que a nossa, querem inundar o nosso mercado através de um TGV…
    Não quero um TGV, não preciso dele, não tenho dinheiro suficiente para usufruir desta “maravilha moderna”, se os espanholitos querem TGV em Portugal, que o paguem…

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    14 Setembro, 2009 16:55

    O ministro do fomento que descubra 5.000 milhões de euros para tapar os buracos de obras que estão paradas em espanha por falta de guita (assim escrevia o elmundo ontem)
    O TGV custa 9.000 mil milhões Bruxelas dá 300 milhões e voce?
    Qual è o prejuizo da Renf?
    pensem no sacana do socrates que vos engana…..

    Gostar

  45. apaleado por la padeira's avatar
    apaleado por la padeira permalink
    15 Setembro, 2009 15:24

    Resmas de millones de votos a Ferreira Leite por sus declaraciones

    Gostar

  46. apaleado por la padeira's avatar
    apaleado por la padeira permalink
    15 Setembro, 2009 15:31

    Portugal…..¿Patria del “Excelentissimo Sr. Doutor” e “Ilustrissimo Sr. Doutor”?

    Gostar

Trackbacks

  1. Sinais de desespero de Sócrates ? « O Insurgente

Deixe uma resposta para José Barros Cancelar resposta