Uma medida simbólica…
… Relativa à efeméride que hoje se comemora (???) e visando obstar ao crescimento da despesa pública, passaria pela extinção da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, vulgo CNCCR. É inconcebível que se delapidem 10 milhões de euros (dos quais já “derreteram” pelo menos meio milhão) em algo que não passará de um panegírico à mais execrável bandalheira de que fomos vítimas.
E a coisa promete em termos de rigor histórico. Nas Personalidades da República, logo na letra A, salta à vista a “inexistência” de António José de Almeida e de António Granjo, das poucas figuras decentes daquele “período negro”. O assassinato deste último, na tristemente célebre noite sangrenta, é bem elucidativo dos “valores” que campearam na I República e que, aparentemente, interessa agora omitir.

já dei para esse peditório no poste do miranda
GostarGostar
Boa, LR.
É preciso mostrar-se esta imbecilidade que só interessa aos xuxas jacobinos do carbúnculo maçónico.
GostarGostar
sonham com príncipes encantados e engolem sapos
GostarGostar
Entretanto o inenarrável Mário S. vai hoje ao programa que esmiuça não sei bem o quê, na SIC. Há bocado, os autores mais um Ricardo Costa , feitos basbaques, foram receber sua eminência laica e beijar o anel. Este disse ao Costa que ” se não sabe devia saber” que as comemorações do dia se fizeram na Fundação que tem o nome do personagem e é paga por todos. E o modo de comemorar foi o lançamento de um livro, grande, “assim!”, sobre a Maçonaria e a República.
Não é tempo de dizer a este inenarrável que Portugal não é uma quinta de que ele se julgou feitor?
GostarGostar
Entretanto o inenarrável Mário S. vai hoje ao programa que esmiuça não sei bem o quê, na SIC. Há bocado, os autores mais um Ricardo Costa , feitos basbaques, foram receber sua eminência laica e beijar o anel. Este disse ao Costa que ” se não sabe devia saber” que as comemorações do dia se fizeram na Fundação que tem o nome do personagem e é paga por todos. E o modo de comemorar foi o lançamento de um livro, grande, “assim!”, sobre a Maçonaria e a República.
Não é tempo de dizer a este inenarrável que Portugal não é uma quinta de que ele se julgou feitor?
GostarGostar
Tanto leite pra mamar e só alguns é que mamam! ao menos deixem um copito para mim!
GostarGostar
os coisos da causa, a sopeira sonha com o príncipe encantado e o cagasentensas engole o sapo.
GostarGostar
Mas se efeméride se dá, infalivelmente, a cinco de Outubro próximo, tempus fugit, a que vem a dita comissão, dirá Sarsfield, mais que a razão de atraso, velhada e tacho?
GostarGostar
Derrubar esta república de sucialistas, carbonários, maçons e ladrões é o objectivo de qualquer português bem formado.
Instituir uma república do povo, enterrando esta república da bandalheira e da choldra.
GostarGostar
Caro LR
Absolutamente de acordo consigo.
A I República foi um dos períodos mais negros da nossa história:
– 45 governos em 16 anos;
– economia em desaceleração e pobreza (quase) generalizada;
– participação na I Guerra Mundial;
– “luta de galos”: Afonso Costa, Brito Camacho, António José de Almeida e Bernardino Machado (árbitro)
II República:
– 28 de Maio (apesar de tudo um dos verdadeiros e genuínos movimentos patrióticos e cívicos de todos estes 99 anos)
– Estado Novo
III República:
– Se exceptuarmos a “lufada de ar fresco” que foi Francisco Sá Carneiro, há muito pouco de que, verdadeiramente, nos possamos orgulhar (só consigo, verdadeiramente, ter admiração pela obra de Cavaco Silva)
– Mário Soares é um monárquico, marialvista “reciclado” de laicismo-socialista-jacobino …
É isto cujos 100 anos nos deveriam orgulhar?
GostarGostar
#7:
E o cagabatatasquentes está obstipado.
GostarGostar
Uma america que não vemos nos noticiários tradicionais. Ou como a america caminha para uma explosão social, à medida que o Obama vai falhando nas suas políticas.
Uma america em depressão que começa a dar sinais de uma mudança de mentalidades e ideologia política, que a poderá transformar na próxima… Ditadura ocidental.
E o futuro aí ao virar da esquina…
anti-comuna
GostarGostar
chegou o bóbó da corte com piadas anti-americanas.
GostarGostar
Já que comemoramos a implantação da Républica permitam-me a comparação: O Obama é o D Sebastião dos ocidentais e cada vez menos dos americanos.
GostarGostar
“12
Meu caro, você é delirante.lololol
GostarGostar
Caro #15, talvez eu seja delirante. Mas explique o porquê. Não seja contido na sua sabedoria e demonstre que estou a delirar alto.
Ou acredita que a economia americana está a sair da recessão? lololololol
anti-comuna
GostarGostar
Indigente #14,
Muito bem observado!
GostarGostar
Então e notícias do Benfica….estais tão caladinhos andrades……
GostarGostar
Este também deve estar a delirar. ehehheeheh
Com o aprofundar da depressão (só no mês passado, foram 800 mil americanos que cairam no desemprego, apesar das brincadeiras com os números, para maquilhar as contas), com as maiores assimetrias nos rendimentos das últimas décadas, com o forte endividamento privado, com um “capitalismo” de estado que tira aos pobres para dar aos ricos, com 1 em cada 8 americanos a comer à conta das senhas estatais, com um sistema político cada vez mais surrealista, que se pode esperar do futuro americano?
Yes, we can? Mais soldados para o Afeganistão, mais soldados para o Iraque, por causa do yes we can?
Mais uma guerra que se prepara para tentar sair da depressão, mesmo com um povo americano cada vez mais desiludido, deprimido, taxado, endividado e desempregado.
E não estão reunidas as condições para uma explosão social nos USA? lolololololol
Que se ponha os olhinhos na década de 20 e 30, e depois tome-se as devidas ilações.
anti-comuna
GostarGostar
Como diz o Indigente, quanto mais desiludidos os americanos mais os estrangeiros enfeitiam-se com o Obama. O santo milagreiro. Mas que está a falhar em tudo. O Obama ainda não tem uma única vitória pessoal para dar aos cada vez mais desiludidos americanos, que nele votaram.
Vamos ver quem tem razão. Se os Obamaniacos fora dos USA se os realistas. Demagogos nunca resolvem problemas, criam-nos. E o Obama é apenas uma demagogo com a facilidade de falar ao gosto dos ouvidos da maioria das pessoas. Mas como palavras leva-as o vento…
anti-comuna
PM O Obama já leva o título de pior Presidente americano em termos de destruição de emprego. Só no mandato dele já se contam cerca de 4 milhões de desempregados. Pior era díficil.
GostarGostar
Já agora aproveito para denunciar(uma vez que no lugar próprio estamos proíbidos de o fazer)a covardia do pomposo psicopata CAA,ao impedir que lhe comentem as cavalidades e cagapostas típicas do seu exibicionismo compulsivo e primário.
GostarGostar
# 20
Agora o Obama (o preto) é que paga as favas do desmando do sistema!!!
GostarGostar
“Que se ponha os olhinhos na década de 20 e 30, e depois tome-se as devidas ilações.”
com que então fazer inalações dos anos 20/30 e retirar o cheiro a bafio.
GostarGostar
Desconfio que existe uma profunda dissonância cognitiva colectiva.
Vejamos, temos os preços no consumo a cair no Japão (retomando com violência a deflação), na Europa e nos USA. Mas ninguém admite que vivemos um problema deflacionista. Até agora diziam que a culpa do pitroil, que estava a distorcer os preços. Mas agora ninguém pia nem encontra explicações para a queda dos preços.
As vendas a retalho na europa cairam cerca de 2,4%. Os preços caem assim como os salários nominais em algumas economias, como em Portugal e Espanha.
Nos USA além da queda dos preços temos o desemprego que está a pressionar os salários para baixo.
Mal acabou o incentivo estatal à compra de carros novos, as vendas afundaram-se para mais uma recorde em baixa.
As taxas de juro na Europa continuam em queda, não dando sinais de acreditar na saída da crise.
Nos USA, por muito dinheiro que a Reserva Federal injecta, só mesmo os activos financeiros respondem aos estímulos. Mas a economia real…
Tal como na Crise dos Anos 30, o optimismo pós crash deverá ser de pouca dura. Acabando as fortes despesas públicas e o dinheiro criado do nada, pois o sistema pode colapsar pelo lado do receio hiperinflacionista, que restará para manter a economia á tona da água? promessas do We can? lololololol
Vai formosa mas não segura, vai.
anti-comuna
GostarGostar
#13
Mas, ó anónimo, a presente crise não vem da I República, dobrada ao peso da herança antiga, monárquica, se não já directamente da bolha financeira da América.
GostarGostar
Isto é ainda mais interessante, se tivermos em conta o optimismo errado dos decisores políticos.
Vejamos. O FMI prevê um défice orçamental para Espanha de 12%. Ou mais. Para o ano, outro rombo nas contas públicas deles.
Nos USA o défice deverá rondar os 13 ou 14%.
Em Portugal deverá rondar os 9%. Ou mais.
Mas temos o optimismo ilusório. Esta gente pensa que as receitas estatais vão subir logo que o crescimento económico seja uma realidade. Mas o crescimento económico sustentado a aparecer, se aparecer, o que é de todo pouco provável, para a maioria das economias endividadas, será ele deflacionista. Ou seja, as receitas do estado deverão crescer menos do que pensam os colectrores de impostos. Mas com as despesas em total descontrolo, onde é que eles vão cortar no aumento do endividamento público? Se os défices terão tendência a subir em vez de diminuir?
Isso cria outro problema. Onde é que vão arranjar os estados dinheiro para financiar as suas crescentes dívidas públicas? Dinheiro criado do nada? Criando um risco hiperinflacionista?
Serão os privados que pouparão para financiar os défices orçamentais? Mas se eles pouparem, não consomem. O que trava o próprio crescimento económico.
Aliás, em Portugal, uma conhecida instituição financeira pediu um empréstimo ao BCE por umano, pagando 1% de taxas de juro e aplicou esse dinheiro e mais algum poupado dos seus clientes em dívida pública. Qual foi o crescimento do crédito concedido? Zero. Zero, não há dinheiro para muito mais. (E estes gajos, do nosso governo, querem fazer TGVs, pontes, auto-estradas, aeoroportos, etc. Estão malucos!)
Agora, muitos devem esperar que o crescimento económico deve vir por milagre, não? Os privados t~em que poupar e fazer face ás suas próprias dívidas. E os estados absorvem estas poupanças e ainda precisam de mais. Onde vão buscar esse dinheiro?
Enfim, anda tudo com uma dissonância cognitiva enorme. Tal como em 1930. Depois…
anti-comuna
GostarGostar
Por fim, deixo apenas uma pequena notícia. Porque, até agora eles estavam no estado de negação. Mas em breve aceitarão a realidade e, se calhar, nem sabem o que mais irão fazer.
” Oct. 2 (Bloomberg) — Tesco Plc, the U.K.’s largest retailer, J Sainsbury Plc and William Morrison Supermarkets Plc were rated “sell” in new coverage at Citigroup Inc.
“Our central investment thesis is that looming price deflation will hurt U.K. sector sales and margins more severely than the companies or consensus are factoring in at present.””
In http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=newsarchive&sid=aon_6H7vnZE8
Para bom entendedor, meia palavra basta.
anti-comuna
GostarGostar
uma data mais consensual:
http://geografismos.blogspot.com/2009/10/portugal.html
GostarGostar
Feudalismo, Absolutismo, Inquisicao, Submissao a Inglaterra, Submissao ao Vaticano, Guerras civis, 2 perdas de soberanias, capelas, mosteiros e mosteirinhos com os ‘ganhos’ dos Descobrimentos
750 anos a levar Portugal do zero ao nada. Excelente CV tem essa coisa da monarquia…
GostarGostar
Também sei pesquisar na wikipédia. E na inglesa!
http://en.wikipedia.org/wiki/Auto-da-fe
Isto foi na Republica?
GostarGostar
Uma data mais consensual:
http://geografismos.blogspot.com/2009/10/portugal.html
GostarGostar
Anti-comuna, não seja profeta da desgraça. Não percebeu ainda que a crise já foi resolvida e agora é sempre a subir. É uma recuperação fenomenal, em que até o desemprego segue a subir (pequeno pormenor, que a ninguém interessa certo?). Falta dizer que quem “resolveu” a crise foram os mesmos que a criaram ou ajudaram a criar…Por isso, não poderemos acreditar no que diz nem em quem lê (mesmo que esses tenham sido os que previram em tempo útil, a crise, e eram justamente apelidados de profetas da desgraça, também).
GostarGostar
Mas o Sócrates não disse já que estamos a sair da crise?
E que com os projectos do TGV, autoestradas, aeroporto, etc estávamos já garantidos que a economia das empresas iria melhorar e com ela uma mais rápida retoma?
Mas ele não é o melhor primeiro-ministro de Portugal desde a implantação da República?
Não posso crer que ele nos esteja a aldrabar, não é do seu carácter.
GostarGostar
Caro Rxc, bem visto. ehehhehehehh
De facto eles é que percebem da poda. Não previram a crise, depois negaram-na, depois fizeram de conta que iam resolver os problemas (o governo portuguès até prometeu aliviar o sofrimento dos desempregados endividados com a criação dos RETIs à portuga, mas que ficou tudo em águas de bacalhau, como é timbre neste desgoverno) e agora, com um pullback puxado pelas impressoras dos bancos centrais, já deitam foguetes pelo fim da crise e da recessão.
Hoje até vi num jornal portuga, que o sector dos serviços nos USA tinha começado a crescer e que já representava 90% da economia americana. lololololol Escusado será dizer que se esquecaram de olhar para os preços pagos (um forte sinal deflacionista) e para a fraqueza da situação do emprego.
É claro que isto está tomar foros de pânico em algumas regiões do mundo. A começar pela Letónia, por exemplo. Um país destroçado em termos económicos.
Nos USA é a Reserva Fderal, com dinheiro criado do nada, que sustenta o mercado imobiliário, a dívida pública (e respectivos gastos governamentais) que por sua vez atenuou parte da queda na actividade económica verificada.
Todavia, à semelhança da California, o estado de NY está em situação de falência, com uma queda nas receitas fiscais de 36%, já depois de aumentos de taxas e impostos locais. Alguns outros estados se seguirão.
Mas por todo o lado os estados estão a aumentar as despesas estatais (os políticos precisam de os aumentar para tentarem serem reeleitos) apesar da forte contracção nas receitas fiscais. Ora, se atentarmos ao que ensinou o Bernholz, estamos quase a entrar na fase do ponto de viragem para a hiperinflação. Ou seja, como existe deflação, as pressões sobre os políticos serão maiores, que por sua vez, em nome do combate à crise e ao desemprego, lá gastarão o dinheirinho que não têm. De onde virá esse dinheirinho? Muito provavelmente do dinheiro criado do nada dos bancos centrais.
Ora, se acontecer uma viragem da deflação para a inflação (essa é a expectativa dos mercados accionistas americanos, que mesmo vendo as empresas a cortarem nos dividendos, devido aos fracos resultados, em especial provocado por fortes quedas nas vendas, continuam a subir), o que poderá acontecer?
Como um um esperatalhão achou que eu estava a delirar, quando dizia que os USA podem cair numa ditadura, nada como dar alguma leitura, para que se perceba do que eu falava:
Click to access Valge.pdf
Ora bem, a maioria dos casos de hiperinflação deram-se nos últimos 30 anos. E com a hiperinflação existe uma elevada probabilidade de uma mudança no regime político. Da democracia para a ditadura.
Agora, analise-se com calma o que se está a passar nos USA e no resto do mundo. O governo americano gasta o dinheiro que a Reserva Federal imprime. No entanto o desemprego continua a subir e as expectativas continuam a ser negativas. Ou seja, o descontentamento social é cada vez maior, como se pode ver pelo video que aqui já apresentei. Se vier a hiperinflação… Pode acontecer como na Alemanha dos anos 30.
Se a história nos ensina alguma coisa é nunca desprezar os sinais que pertubações sociais que nos surgem, num dado caldo de cultura económico, político e social.
Mas é como o caro Crx diz. Se calhar temos é que dar ouvidos aos optimistas que até criaram este problema. Se o criaram, devem saber resolvê-lo. ehehhhehehehe
anti-comuna
GostarGostar
Tou-me cagar para a monarcagem.
GostarGostar
recomendo: youtube: biolay paris
para relaxar… 🙂
GostarGostar
anti-comuna disse
34 e anteriores
Meu Caro
Já é muito tarde.
Como sempre gostei de ler o anti-comuna. Apenas discordo num ponto ou noutro como seja a abrilada e o trabalho de Salazar (em que a minhas críticas são bastante “bondosas”).
Apesar de tudo há imensa literatura sobre o tema.
Estes Cem anos são uma brutalidade para o Povo Português e não há castigo que chegue para os bandidos da primeira república e, se calhar, menos ainda (com excepções raríssimas a acompanhar Francisco Sá Carneiro).
Cumprimentos
Zé Nuno
GostarGostar
“A integridade física de Rui Mateus estaria alegadamente ameaçada, havendo fortes indícios de que terão sido feitos contactos com indivíduos ligados ao mundo do crime, para se encarregarem desta «operação» (…). As pressões eram muitas, a começar com as «recomendações de amigo» de Almeida Santos, que o Presidente da República enviara apressadamente de Marrocos e com quem reuniríamos regularmente a partir do dia 17 de Maio em sua casa. Por outro lado eu estava a ser «olhado» como um traidor à causa «soarista» (…).
Rui Mateus
GostarGostar
Anti-comuna,
o cenário de ditadura ou de colapso nos EUA já há muito que é previsto. E nada tem a ver com Obama. «Após o Império» http://www.amazon.com/After-Empire-Breakdown-Perspectives-Criticism/dp/023113102X foi um best-seller na Europa civilizada em 2003/2004. TODD acertou em tudo o que lá está escrito. Admiro-me com o facto de você, sempre atento, ainda não ter reparado. Tenho uma explicação: Você não sabe distinguir Capitalismo de «Crony Capitalism». Acredita que ainda temos muito Capitalismo no mundo ocidental…
«glup»
GostarGostar
Para mim, o essencial é a democracia, esteja no topo o bibelot que estiver, Rei ou PR. Acho, por exemplo, que tem mais dignidade um Juan Carlos do que um Cavaco Silva. Mas dou mais legitimidade a Cavaco, que foi eleito.
O nome Cavaco nunca seria dado a um rei.
GostarGostar
No próximo ano a República, agora africana, vai festejar o seu centenário.Com mais de 10% de africanos em dez anos.Pensem no que vai dar.Teremos já o António Costa como SOBA?
GostarGostar
Quem será o próximo ministro das colónias?
GostarGostar
“o cenário de ditadura ou de colapso nos EUA já há muito que é previsto. E nada tem a ver com Obama. ”
Discordo. Vc. repare nas bandeiras do Obama quando ele apareceu e fez campanha rumo à Casa Branca. Ele usou precisamente as sementes de revolta social para criar esperança e que ele iria mudar a américa. Um dos grandes cavalos-de-batalha dele foi precisamente ir lutar contra a cultura de Washington, contra os lobbies, contra os banksters, etc. Aliás, ele prometeu que em 3 meses os soldados americanos no Iraque estariam em casa.
As sementes da revolta estavam lá. Mas as pessoas acreditaram que ele iria mudar tudo e passou a ser a fonte da esperança dos americanos. Tornou-se no santo milagreiro, levado ao colo pela imprensa.
Após o fim da esperança vem a desilusão e a revolta muito mais forte porque muitos americanos foram enganados pelo marketing e pelas palavras agridoces do tipo.
O que quer isto dizer? Que o Obama falhando já existem poucas hipóteses de um novo “messias” voltar a dar esperança aos americanos. Depois, com os erros que ele está a cometer, que em vez de resolver problemas ainda os agrava mais, temos o caldo entornado.
Dirá. Mas isso era previsivel há uns anos atrás. Talvez. Mas ter razão antes do tempo não ajuda muito se os factos não parecem confirmar as teses à priori.
A culpa não é do Obama? Claro que ele tem culpas no cartório. Foi um oportunista. Se ele é a causa, claro que não. O sistema estava a dar sinais de rotura mas ainda havia a hipótese de corrigir o rumo. E a esperança dos americanos foi o Obama. Hoje ela esvai-se. Está na altura dos americanos se confrontarem com a sua dura realidade. A partir daqui tudo é possível.
anti-comuna
GostarGostar
E atenção que eu não sou anti-americano. Entre uma Rússia ou uns USA, nem tenho dúvidas quem me ponho ao lado. A questão é mais profunda. É entender que uma sociedade como aquela perdeu há muito o “norte”. Só o consumismo ainda manteve o sistema, enquanto o crédito ia jorrando a rodos. Só que…
A sorte da Europa é que na Alemanha existe um poder político mais ajuizado. E agora com um governo muito mais ciente dos problemas que iremos enfrentar. Mas temos muitos problemas pela frente, a começar pelo interior da UE e a acabar na ameaça da derrocada do dolar.
anti-comuna
GostarGostar
Os episódios Rui Mateus, Casa Pia, mais os diversos escândalos que envolvem dirigentes socialistas, em casos pontuais, como o da mala de Macau, das pressões de Alberto Costa sobre o juiz para libertar um apanoguado, o caso de Abílio Curto, e ainda os recentes Freeport e Cova da Beira, são tudo casos que indicial o forte pender mafioso, tipicamente siciliano de um partido que deveria extinguri-se por causa disso.
Por menos que isso, o partido de Craxi, na Itália, foi á vida. E a democracia não acabou na Itália por isso mesmo.
É obsceno o que se passa com a importância que voltaram a dar ao Mário S.
os Gato Ferdorento ampliam apenas o fedor, sabendo bem que asseguram tacho por isso mesmo.
GostarGostar
quem pediu a zaida económica que a ature.
GostarGostar
só cá faltava o sarnozy dos dêvêdês, bochecha com coceirol que daqui a quatro anos há mais.
GostarGostar
Caro anti-comuna
Infelizmente o “juízo” alemão é capaz de não chegar.
Deixo-lhe um link de uma noticia de hoje (report, mais do que notícia).
http://www.independent.co.uk/news/business/news/the-demise-of-the-dollar-1798175.html
E gostava de saber se já leu algum dos escritos de Martin A. Armstrong. Ou se conhece a sua história.
Caso esteja interessado, o melhor sitio para o ler é aqui.
http://www.scribd.com/kzuur58
Abraço
GostarGostar
Comemorar o quê?
Afonso Costa? NÃO!
Salazar? NÃO!
Mário Soares? NÃO!
NÃO! NÃO! E 10000 vezes NÃO!
GostarGostar
“E gostava de saber se já leu algum dos escritos de Martin A. Armstrong. Ou se conhece a sua história.”
Sim conheço. Cheguei a trocar correspondência com um dos seus protegés. Mas não compro a história toda dele. Mas que ele parece genial, parece.
Pode conhecer os escritos dele aqui, que ele os publica assíduamente:
http://www.martinarmstrong.org/economic_projections.htm
anti-comuna
GostarGostar
a consanguinidade dá sempre merda.
GostarGostar
Parece, sem dúvida.
E também concordo que pode não ser totalmente inocente.
Mas dado o currículo dos estados a perseguir pessoas incómodas…
Pelo menos tenho bastante admiração por ele, por não se ter transformado num “schill” e ter mantido a independência, no matter what.
GostarGostar
anti-comuna,
você analisa a política/economia dos EUA via mainstream media. O que você diria da realidade portuguesa se seguisse o mesmo método ?
vá, procure por MISH, globalresearch.CA, monthly review, mises.org, expurgue a ideologia e vai ter uma análise realista.
já agora o breaking news do momento: http://www.independent.co.uk/news/business/news/the-demise-of-the-dollar-1798175.html
já li a blogosfera que interessa sobre o assunto e já tenho opinião formada: carry trade: USD->Yuan
GostarGostar
anti-comuna,
você devia ler regularmente o blogue O António Maria, sem dúvida o melhor blogue nacional e economia e política. Dá 20-0 a este Blasfemias.
Novamente tem que saber deduzir a ideologia e saber distinguir Capitalismo de Crony Capitalism.
GostarGostar
Caro Cirilo, eu não afasto essa hipótese. Mas ele parece que fez asneira e apanharam-lhe um ponto fraco. É o que me parece.
Mas que se pode aprender muita coisa com ele, pode-se.
Caro José Silva, eu analiso com base nas minhas próprias ideias. Acha que eu tenho uma ideologia marcada? Eu acho que não. Mas não sou bom a analisar as minhas próprias ideias, confesso. 😉
De resto, o dolar está a comportar-se como eu esperava. cai e vai continuar a cair. E o carry trade pouco importa. Aliás, o carry trade com o dólar tem riscos elevados de, subitamente, não haver liquidez na contraparte. Aí… ehehhehhe
anti-comuna
GostarGostar
anti-comuna,
releia os meus comentários. a sua resposta revela que os leu em diagonal.
GostarGostar
Caro José Silva, eu penso que li bem. Mas se li mal, peço desculpa.
Mas eu não embarco nessa história do ouro, por muito que mo queiram vender. Já especulei com ele, quando não havia moda nele. Agora prefiro manter o euro que comprar ouro.
Ia eu comprar ouro para quê? Para satisfazer o meu ego e marcar uma posição política com o meu capital? Isso seria tolo, como compreende.
Vc. pode dizer que isto é um capitalismo-fantoche. Eu chamo-lhe de estado ou fascismo económico. Mas uma coisa é ter opiniões, outra é viver com elas. Não faz o meu género.
anti-comuna
PM Este gráfico é o retorno de um dólar investido em ouro há 200 anos atrás. Acha que eu sou tolo? 😉
GostarGostar
#57 – “Acha que eu sou tolo?”
claro que não. idiota talvez.
GostarGostar
Caro Anti-comuna,
Plenamente de acordo com a maioria do que afirmou (infelizmente, devo dizer…).
Como é reafirmado amiúde por todos os “gold bugs”, o ouro foi e é uma reserva de valor. Como tal, o seu principal atractivo será o de preservar a riqueza, o que pode ter especial importância quando as nuvens no horizonte anunciam um cenário de (hiper)inflação. De qualquer maneira, o governo Chinês já recomendou ao seus cidadãos a compra de ouro (será que é um sinal que vão puxar o tapete aos EUA?). Parece que a aposta em acções de companhias do sector mineiro também são uma boa opção.
GostarGostar
Permito-me a minha colherada dourada.
Tal como defende o autor falado acima, o ouro é uma reserva contra a instabilidade política.
Daí que o euro, neste momento, apresenta uma força significativa.
Mas não confundir euro com Portugal, seria um erro crasso.
Já o dollar…
GostarGostar
“De qualquer maneira, o governo Chinês já recomendou ao seus cidadãos a compra de ouro (será que é um sinal que vão puxar o tapete aos EUA?).”
Ou pode-lhes acontecer o que aconteceu à França na década de 20, também com a mania do ouro, carregados de libras em que o Banco de França (privado na altura) estoirou.
Acho que os “meninos dourados” só lêm aquilo que lhes assenta na ideologia. Pior é quando metem o dinheiro alheio nas suas ideias e opiniões.
É como Vc. diz. Pode proteger da desvalorização do dinheiro mas não acrescenta valor. Para isso, então, mais vale investimentos mais seguros e mais rentáveis, e esperar uns pontitos acima da inflação, para pelo menos pagar umas jantaradas. ehheheheh
anti-comuna
GostarGostar
anti-comuna,
eu não escrevi «ouro» nos meus comentários.
o que eu afirmo é que você não usa o mesmo método de tratamento da informação na política e economia internacional que usa no tratamento da doméstica. por isso numa não acerta e noutra acerta…
daí as fontes que referi. tem que ter o cuidado ao analisa-las dado que são politicamente orientadas. tem que retirar de lá a ideologia e apenas usar os factos.
GostarGostar
Reitero o valor do ouro: “gold is money”, “the dollar is as good as gold”. É que pelo menos o valor do ouro é reconhecido praticamente de forma universal e não pode ser criado a partir do nada pela vontade de um qualquer governante.
Só para espicaçar o anti 😉
GostarGostar
Caro José Silva, então eu não percebi nada.
Mas reconheço que política internacional não é o meu melhor. Para lhe ser sincero não me apaixona e só me serve para clarificar algumas ideias macroeconómicas.
Pode ter a certeza. Preocupa-me Portugal. E tudo o que lhe pode afectar. Tudo o resto… Não perco demsiado tempo com isso. Nem com teorias da conspiração, com tentativas de adivinhar o futuro político alheio.
Mas se compreendi mal, peço-lhe desculpa. Novamente.
anti-comuna
GostarGostar
“É que pelo menos o valor do ouro é reconhecido praticamente de forma universal e não pode ser criado a partir do nada pela vontade de um qualquer governante.”
É a sua opinião. Eu tento aumentar o valor do capital, não apenas o preservar. O que faz uma diferença de todo o tamanho.
Mas olhe, face ao seu peso elevado prefiro pedras preciosas. 😉 Foram sempre a fuga escapatória dos refugiados e dos vagabundos exilados. ehehehhehh
anti-comuna
GostarGostar
ac, o segredo do seu sucesso na política nacional é não considerar propaganda ou «notícias» fabricadas pelas agencias de comunicação e publicadas no mainstream media…
GostarGostar
Obrigado, caro José Silva. Mas olhe que a nível internacional quase nem sigo as notícias. Tirando as económicas e coisas que me surgem nos olhos, eu não costumo ler nada, nem ver nada.
Mas não me interessa mesmo muito mesmo. É mesmo defeito meu. 😉 ehhehehehe
anti-comuna
GostarGostar
O Socrates que se diz republicano ( o gajo è tudo que lhe dê guita). esplica aos jovens que coloca à sua volts, como
o Granjo foi assassinado na 1ªrepublica
tirado de casa e assassinado!
GostarGostar
ac, nem mais: hoje de tarde o ouro bateu records !
GostarGostar
Caro José Silva, hoje o indice português subiu mais que o ouro. 😉
anti-comuna
GostarGostar