Saltar para o conteúdo

Uma medida simbólica…

5 Outubro, 2009

… Relativa à efeméride que hoje se comemora (???) e visando obstar ao crescimento da despesa pública, passaria pela extinção da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, vulgo CNCCR. É inconcebível que se delapidem 10 milhões de euros (dos quais já “derreteram” pelo menos meio milhão) em algo que não passará de um panegírico à mais execrável bandalheira de que fomos vítimas.

E a coisa promete em termos de rigor histórico. Nas Personalidades da República, logo na letra A, salta à vista a “inexistência” de António José de Almeida e de António Granjo, das poucas figuras decentes daquele “período negro”. O assassinato deste último, na tristemente célebre noite sangrenta, é bem elucidativo dos “valores” que campearam na I República e que, aparentemente, interessa agora omitir.

70 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 20:46

    já dei para esse peditório no poste do miranda

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    zazie permalink
    5 Outubro, 2009 20:47

    Boa, LR.

    É preciso mostrar-se esta imbecilidade que só interessa aos xuxas jacobinos do carbúnculo maçónico.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 20:59

    sonham com príncipes encantados e engolem sapos

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 21:00

    Entretanto o inenarrável Mário S. vai hoje ao programa que esmiuça não sei bem o quê, na SIC. Há bocado, os autores mais um Ricardo Costa , feitos basbaques, foram receber sua eminência laica e beijar o anel. Este disse ao Costa que ” se não sabe devia saber” que as comemorações do dia se fizeram na Fundação que tem o nome do personagem e é paga por todos. E o modo de comemorar foi o lançamento de um livro, grande, “assim!”, sobre a Maçonaria e a República.

    Não é tempo de dizer a este inenarrável que Portugal não é uma quinta de que ele se julgou feitor?

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    José permalink
    5 Outubro, 2009 21:00

    Entretanto o inenarrável Mário S. vai hoje ao programa que esmiuça não sei bem o quê, na SIC. Há bocado, os autores mais um Ricardo Costa , feitos basbaques, foram receber sua eminência laica e beijar o anel. Este disse ao Costa que ” se não sabe devia saber” que as comemorações do dia se fizeram na Fundação que tem o nome do personagem e é paga por todos. E o modo de comemorar foi o lançamento de um livro, grande, “assim!”, sobre a Maçonaria e a República.

    Não é tempo de dizer a este inenarrável que Portugal não é uma quinta de que ele se julgou feitor?

    Gostar

  6. Manolo Heredia's avatar
    Manolo Heredia permalink
    5 Outubro, 2009 21:09

    Tanto leite pra mamar e só alguns é que mamam! ao menos deixem um copito para mim!

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 21:14

    os coisos da causa, a sopeira sonha com o príncipe encantado e o cagasentensas engole o sapo.

    Gostar

  8. per caso's avatar
    per caso permalink
    5 Outubro, 2009 21:17

    Mas se efeméride se dá, infalivelmente, a cinco de Outubro próximo, tempus fugit, a que vem a dita comissão, dirá Sarsfield, mais que a razão de atraso, velhada e tacho?

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Pro-Comuna permalink
    5 Outubro, 2009 21:20

    Derrubar esta república de sucialistas, carbonários, maçons e ladrões é o objectivo de qualquer português bem formado.

    Instituir uma república do povo, enterrando esta república da bandalheira e da choldra.

    Gostar

  10. Gonçalo Marques's avatar
    5 Outubro, 2009 21:22

    Caro LR

    Absolutamente de acordo consigo.

    A I República foi um dos períodos mais negros da nossa história:
    – 45 governos em 16 anos;
    – economia em desaceleração e pobreza (quase) generalizada;
    – participação na I Guerra Mundial;
    – “luta de galos”: Afonso Costa, Brito Camacho, António José de Almeida e Bernardino Machado (árbitro)

    II República:
    – 28 de Maio (apesar de tudo um dos verdadeiros e genuínos movimentos patrióticos e cívicos de todos estes 99 anos)
    – Estado Novo

    III República:
    – Se exceptuarmos a “lufada de ar fresco” que foi Francisco Sá Carneiro, há muito pouco de que, verdadeiramente, nos possamos orgulhar (só consigo, verdadeiramente, ter admiração pela obra de Cavaco Silva)
    – Mário Soares é um monárquico, marialvista “reciclado” de laicismo-socialista-jacobino …

    É isto cujos 100 anos nos deveriam orgulhar?

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    José permalink
    5 Outubro, 2009 21:35

    #7:

    E o cagabatatasquentes está obstipado.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    5 Outubro, 2009 21:54

    Uma america que não vemos nos noticiários tradicionais. Ou como a america caminha para uma explosão social, à medida que o Obama vai falhando nas suas políticas.

    Uma america em depressão que começa a dar sinais de uma mudança de mentalidades e ideologia política, que a poderá transformar na próxima… Ditadura ocidental.

    E o futuro aí ao virar da esquina…

    anti-comuna

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 22:03

    chegou o bóbó da corte com piadas anti-americanas.

    Gostar

  14. indigente's avatar
    indigente permalink
    5 Outubro, 2009 22:04

    Já que comemoramos a implantação da Républica permitam-me a comparação: O Obama é o D Sebastião dos ocidentais e cada vez menos dos americanos.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 22:13

    “12

    Meu caro, você é delirante.lololol

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    5 Outubro, 2009 22:16

    Caro #15, talvez eu seja delirante. Mas explique o porquê. Não seja contido na sua sabedoria e demonstre que estou a delirar alto.

    Ou acredita que a economia americana está a sair da recessão? lololololol

    anti-comuna

    Gostar

  17. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Outubro, 2009 22:20

    Indigente #14,

    Muito bem observado!

    Gostar

  18. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    5 Outubro, 2009 22:23

    Então e notícias do Benfica….estais tão caladinhos andrades……

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    5 Outubro, 2009 22:25

    Este também deve estar a delirar. ehehheeheh

    Com o aprofundar da depressão (só no mês passado, foram 800 mil americanos que cairam no desemprego, apesar das brincadeiras com os números, para maquilhar as contas), com as maiores assimetrias nos rendimentos das últimas décadas, com o forte endividamento privado, com um “capitalismo” de estado que tira aos pobres para dar aos ricos, com 1 em cada 8 americanos a comer à conta das senhas estatais, com um sistema político cada vez mais surrealista, que se pode esperar do futuro americano?

    Yes, we can? Mais soldados para o Afeganistão, mais soldados para o Iraque, por causa do yes we can?

    Mais uma guerra que se prepara para tentar sair da depressão, mesmo com um povo americano cada vez mais desiludido, deprimido, taxado, endividado e desempregado.

    E não estão reunidas as condições para uma explosão social nos USA? lolololololol

    Que se ponha os olhinhos na década de 20 e 30, e depois tome-se as devidas ilações.

    anti-comuna

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    5 Outubro, 2009 22:29

    Como diz o Indigente, quanto mais desiludidos os americanos mais os estrangeiros enfeitiam-se com o Obama. O santo milagreiro. Mas que está a falhar em tudo. O Obama ainda não tem uma única vitória pessoal para dar aos cada vez mais desiludidos americanos, que nele votaram.

    Vamos ver quem tem razão. Se os Obamaniacos fora dos USA se os realistas. Demagogos nunca resolvem problemas, criam-nos. E o Obama é apenas uma demagogo com a facilidade de falar ao gosto dos ouvidos da maioria das pessoas. Mas como palavras leva-as o vento…

    anti-comuna

    PM O Obama já leva o título de pior Presidente americano em termos de destruição de emprego. Só no mandato dele já se contam cerca de 4 milhões de desempregados. Pior era díficil.

    Gostar

  21. chiça penico's avatar
    chiça penico permalink
    5 Outubro, 2009 22:33

    Já agora aproveito para denunciar(uma vez que no lugar próprio estamos proíbidos de o fazer)a covardia do pomposo psicopata CAA,ao impedir que lhe comentem as cavalidades e cagapostas típicas do seu exibicionismo compulsivo e primário.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 22:35

    # 20

    Agora o Obama (o preto) é que paga as favas do desmando do sistema!!!

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 22:41

    “Que se ponha os olhinhos na década de 20 e 30, e depois tome-se as devidas ilações.”

    com que então fazer inalações dos anos 20/30 e retirar o cheiro a bafio.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    5 Outubro, 2009 22:47

    Desconfio que existe uma profunda dissonância cognitiva colectiva.

    Vejamos, temos os preços no consumo a cair no Japão (retomando com violência a deflação), na Europa e nos USA. Mas ninguém admite que vivemos um problema deflacionista. Até agora diziam que a culpa do pitroil, que estava a distorcer os preços. Mas agora ninguém pia nem encontra explicações para a queda dos preços.

    As vendas a retalho na europa cairam cerca de 2,4%. Os preços caem assim como os salários nominais em algumas economias, como em Portugal e Espanha.

    Nos USA além da queda dos preços temos o desemprego que está a pressionar os salários para baixo.

    Mal acabou o incentivo estatal à compra de carros novos, as vendas afundaram-se para mais uma recorde em baixa.

    As taxas de juro na Europa continuam em queda, não dando sinais de acreditar na saída da crise.

    Nos USA, por muito dinheiro que a Reserva Federal injecta, só mesmo os activos financeiros respondem aos estímulos. Mas a economia real…

    Tal como na Crise dos Anos 30, o optimismo pós crash deverá ser de pouca dura. Acabando as fortes despesas públicas e o dinheiro criado do nada, pois o sistema pode colapsar pelo lado do receio hiperinflacionista, que restará para manter a economia á tona da água? promessas do We can? lololololol

    Vai formosa mas não segura, vai.

    anti-comuna

    Gostar

  25. per caso's avatar
    per caso permalink
    5 Outubro, 2009 22:48

    #13

    Mas, ó anónimo, a presente crise não vem da I República, dobrada ao peso da herança antiga, monárquica, se não já directamente da bolha financeira da América.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    5 Outubro, 2009 23:00

    Isto é ainda mais interessante, se tivermos em conta o optimismo errado dos decisores políticos.

    Vejamos. O FMI prevê um défice orçamental para Espanha de 12%. Ou mais. Para o ano, outro rombo nas contas públicas deles.

    Nos USA o défice deverá rondar os 13 ou 14%.

    Em Portugal deverá rondar os 9%. Ou mais.

    Mas temos o optimismo ilusório. Esta gente pensa que as receitas estatais vão subir logo que o crescimento económico seja uma realidade. Mas o crescimento económico sustentado a aparecer, se aparecer, o que é de todo pouco provável, para a maioria das economias endividadas, será ele deflacionista. Ou seja, as receitas do estado deverão crescer menos do que pensam os colectrores de impostos. Mas com as despesas em total descontrolo, onde é que eles vão cortar no aumento do endividamento público? Se os défices terão tendência a subir em vez de diminuir?

    Isso cria outro problema. Onde é que vão arranjar os estados dinheiro para financiar as suas crescentes dívidas públicas? Dinheiro criado do nada? Criando um risco hiperinflacionista?

    Serão os privados que pouparão para financiar os défices orçamentais? Mas se eles pouparem, não consomem. O que trava o próprio crescimento económico.

    Aliás, em Portugal, uma conhecida instituição financeira pediu um empréstimo ao BCE por umano, pagando 1% de taxas de juro e aplicou esse dinheiro e mais algum poupado dos seus clientes em dívida pública. Qual foi o crescimento do crédito concedido? Zero. Zero, não há dinheiro para muito mais. (E estes gajos, do nosso governo, querem fazer TGVs, pontes, auto-estradas, aeoroportos, etc. Estão malucos!)

    Agora, muitos devem esperar que o crescimento económico deve vir por milagre, não? Os privados t~em que poupar e fazer face ás suas próprias dívidas. E os estados absorvem estas poupanças e ainda precisam de mais. Onde vão buscar esse dinheiro?

    Enfim, anda tudo com uma dissonância cognitiva enorme. Tal como em 1930. Depois…

    anti-comuna

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    5 Outubro, 2009 23:13

    Por fim, deixo apenas uma pequena notícia. Porque, até agora eles estavam no estado de negação. Mas em breve aceitarão a realidade e, se calhar, nem sabem o que mais irão fazer.

    ” Oct. 2 (Bloomberg) — Tesco Plc, the U.K.’s largest retailer, J Sainsbury Plc and William Morrison Supermarkets Plc were rated “sell” in new coverage at Citigroup Inc.

    Our central investment thesis is that looming price deflation will hurt U.K. sector sales and margins more severely than the companies or consensus are factoring in at present.””

    In http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=newsarchive&sid=aon_6H7vnZE8

    Para bom entendedor, meia palavra basta.

    anti-comuna

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Outubro, 2009 23:47

    uma data mais consensual:
    http://geografismos.blogspot.com/2009/10/portugal.html

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Joao Fernandes permalink
    5 Outubro, 2009 23:49

    Feudalismo, Absolutismo, Inquisicao, Submissao a Inglaterra, Submissao ao Vaticano, Guerras civis, 2 perdas de soberanias, capelas, mosteiros e mosteirinhos com os ‘ganhos’ dos Descobrimentos

    750 anos a levar Portugal do zero ao nada. Excelente CV tem essa coisa da monarquia…

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Joao Fernandes permalink
    5 Outubro, 2009 23:51

    Também sei pesquisar na wikipédia. E na inglesa!

    http://en.wikipedia.org/wiki/Auto-da-fe

    Isto foi na Republica?

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    e.g. permalink
    5 Outubro, 2009 23:52

    Uma data mais consensual:
    http://geografismos.blogspot.com/2009/10/portugal.html

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    6 Outubro, 2009 00:02

    Anti-comuna, não seja profeta da desgraça. Não percebeu ainda que a crise já foi resolvida e agora é sempre a subir. É uma recuperação fenomenal, em que até o desemprego segue a subir (pequeno pormenor, que a ninguém interessa certo?). Falta dizer que quem “resolveu” a crise foram os mesmos que a criaram ou ajudaram a criar…Por isso, não poderemos acreditar no que diz nem em quem lê (mesmo que esses tenham sido os que previram em tempo útil, a crise, e eram justamente apelidados de profetas da desgraça, também).

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    José Augusto permalink
    6 Outubro, 2009 00:08

    Mas o Sócrates não disse já que estamos a sair da crise?

    E que com os projectos do TGV, autoestradas, aeroporto, etc estávamos já garantidos que a economia das empresas iria melhorar e com ela uma mais rápida retoma?

    Mas ele não é o melhor primeiro-ministro de Portugal desde a implantação da República?

    Não posso crer que ele nos esteja a aldrabar, não é do seu carácter.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Outubro, 2009 00:38

    Caro Rxc, bem visto. ehehhehehehh

    De facto eles é que percebem da poda. Não previram a crise, depois negaram-na, depois fizeram de conta que iam resolver os problemas (o governo portuguès até prometeu aliviar o sofrimento dos desempregados endividados com a criação dos RETIs à portuga, mas que ficou tudo em águas de bacalhau, como é timbre neste desgoverno) e agora, com um pullback puxado pelas impressoras dos bancos centrais, já deitam foguetes pelo fim da crise e da recessão.

    Hoje até vi num jornal portuga, que o sector dos serviços nos USA tinha começado a crescer e que já representava 90% da economia americana. lololololol Escusado será dizer que se esquecaram de olhar para os preços pagos (um forte sinal deflacionista) e para a fraqueza da situação do emprego.

    É claro que isto está tomar foros de pânico em algumas regiões do mundo. A começar pela Letónia, por exemplo. Um país destroçado em termos económicos.

    Nos USA é a Reserva Fderal, com dinheiro criado do nada, que sustenta o mercado imobiliário, a dívida pública (e respectivos gastos governamentais) que por sua vez atenuou parte da queda na actividade económica verificada.

    Todavia, à semelhança da California, o estado de NY está em situação de falência, com uma queda nas receitas fiscais de 36%, já depois de aumentos de taxas e impostos locais. Alguns outros estados se seguirão.

    Mas por todo o lado os estados estão a aumentar as despesas estatais (os políticos precisam de os aumentar para tentarem serem reeleitos) apesar da forte contracção nas receitas fiscais. Ora, se atentarmos ao que ensinou o Bernholz, estamos quase a entrar na fase do ponto de viragem para a hiperinflação. Ou seja, como existe deflação, as pressões sobre os políticos serão maiores, que por sua vez, em nome do combate à crise e ao desemprego, lá gastarão o dinheirinho que não têm. De onde virá esse dinheirinho? Muito provavelmente do dinheiro criado do nada dos bancos centrais.

    Ora, se acontecer uma viragem da deflação para a inflação (essa é a expectativa dos mercados accionistas americanos, que mesmo vendo as empresas a cortarem nos dividendos, devido aos fracos resultados, em especial provocado por fortes quedas nas vendas, continuam a subir), o que poderá acontecer?

    Como um um esperatalhão achou que eu estava a delirar, quando dizia que os USA podem cair numa ditadura, nada como dar alguma leitura, para que se perceba do que eu falava:

    Click to access Valge.pdf

    Ora bem, a maioria dos casos de hiperinflação deram-se nos últimos 30 anos. E com a hiperinflação existe uma elevada probabilidade de uma mudança no regime político. Da democracia para a ditadura.

    Agora, analise-se com calma o que se está a passar nos USA e no resto do mundo. O governo americano gasta o dinheiro que a Reserva Federal imprime. No entanto o desemprego continua a subir e as expectativas continuam a ser negativas. Ou seja, o descontentamento social é cada vez maior, como se pode ver pelo video que aqui já apresentei. Se vier a hiperinflação… Pode acontecer como na Alemanha dos anos 30.

    Se a história nos ensina alguma coisa é nunca desprezar os sinais que pertubações sociais que nos surgem, num dado caldo de cultura económico, político e social.

    Mas é como o caro Crx diz. Se calhar temos é que dar ouvidos aos optimistas que até criaram este problema. Se o criaram, devem saber resolvê-lo. ehehhhehehehe

    anti-comuna

    Gostar

  35. Confucio's avatar
    Confucio permalink
    6 Outubro, 2009 00:51

    Tou-me cagar para a monarcagem.

    Gostar

  36. carlos graça's avatar
    carlos graça permalink
    6 Outubro, 2009 01:10

    recomendo: youtube: biolay paris

    para relaxar… 🙂

    Gostar

  37. Alfacinha's avatar
    Alfacinha permalink
    6 Outubro, 2009 06:01

    anti-comuna disse
    34 e anteriores

    Meu Caro
    Já é muito tarde.
    Como sempre gostei de ler o anti-comuna. Apenas discordo num ponto ou noutro como seja a abrilada e o trabalho de Salazar (em que a minhas críticas são bastante “bondosas”).
    Apesar de tudo há imensa literatura sobre o tema.
    Estes Cem anos são uma brutalidade para o Povo Português e não há castigo que chegue para os bandidos da primeira república e, se calhar, menos ainda (com excepções raríssimas a acompanhar Francisco Sá Carneiro).
    Cumprimentos
    Zé Nuno

    Gostar

  38. Zé Preto's avatar
    6 Outubro, 2009 09:18

    “A integridade física de Rui Mateus estaria alegadamente ameaçada, havendo fortes indícios de que terão sido feitos contactos com indivíduos ligados ao mundo do crime, para se encarregarem desta «operação» (…). As pressões eram muitas, a começar com as «recomendações de amigo» de Almeida Santos, que o Presidente da República enviara apressadamente de Marrocos e com quem reuniríamos regularmente a partir do dia 17 de Maio em sua casa. Por outro lado eu estava a ser «olhado» como um traidor à causa «soarista» (…).
    Rui Mateus

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    6 Outubro, 2009 09:30

    Anti-comuna,

    o cenário de ditadura ou de colapso nos EUA já há muito que é previsto. E nada tem a ver com Obama. «Após o Império» http://www.amazon.com/After-Empire-Breakdown-Perspectives-Criticism/dp/023113102X foi um best-seller na Europa civilizada em 2003/2004. TODD acertou em tudo o que lá está escrito. Admiro-me com o facto de você, sempre atento, ainda não ter reparado. Tenho uma explicação: Você não sabe distinguir Capitalismo de «Crony Capitalism». Acredita que ainda temos muito Capitalismo no mundo ocidental…

    «glup»

    Gostar

  40. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    6 Outubro, 2009 09:39

    Para mim, o essencial é a democracia, esteja no topo o bibelot que estiver, Rei ou PR. Acho, por exemplo, que tem mais dignidade um Juan Carlos do que um Cavaco Silva. Mas dou mais legitimidade a Cavaco, que foi eleito.
    O nome Cavaco nunca seria dado a um rei.

    Gostar

  41. xAvançado's avatar
    xAvançado permalink
    6 Outubro, 2009 10:09

    No próximo ano a República, agora africana, vai festejar o seu centenário.Com mais de 10% de africanos em dez anos.Pensem no que vai dar.Teremos já o António Costa como SOBA?

    Gostar

  42. xAvançado's avatar
    xAvançado permalink
    6 Outubro, 2009 10:13

    Quem será o próximo ministro das colónias?

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Outubro, 2009 10:30

    “o cenário de ditadura ou de colapso nos EUA já há muito que é previsto. E nada tem a ver com Obama. ”

    Discordo. Vc. repare nas bandeiras do Obama quando ele apareceu e fez campanha rumo à Casa Branca. Ele usou precisamente as sementes de revolta social para criar esperança e que ele iria mudar a américa. Um dos grandes cavalos-de-batalha dele foi precisamente ir lutar contra a cultura de Washington, contra os lobbies, contra os banksters, etc. Aliás, ele prometeu que em 3 meses os soldados americanos no Iraque estariam em casa.

    As sementes da revolta estavam lá. Mas as pessoas acreditaram que ele iria mudar tudo e passou a ser a fonte da esperança dos americanos. Tornou-se no santo milagreiro, levado ao colo pela imprensa.

    Após o fim da esperança vem a desilusão e a revolta muito mais forte porque muitos americanos foram enganados pelo marketing e pelas palavras agridoces do tipo.

    O que quer isto dizer? Que o Obama falhando já existem poucas hipóteses de um novo “messias” voltar a dar esperança aos americanos. Depois, com os erros que ele está a cometer, que em vez de resolver problemas ainda os agrava mais, temos o caldo entornado.

    Dirá. Mas isso era previsivel há uns anos atrás. Talvez. Mas ter razão antes do tempo não ajuda muito se os factos não parecem confirmar as teses à priori.

    A culpa não é do Obama? Claro que ele tem culpas no cartório. Foi um oportunista. Se ele é a causa, claro que não. O sistema estava a dar sinais de rotura mas ainda havia a hipótese de corrigir o rumo. E a esperança dos americanos foi o Obama. Hoje ela esvai-se. Está na altura dos americanos se confrontarem com a sua dura realidade. A partir daqui tudo é possível.

    anti-comuna

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Outubro, 2009 10:34

    E atenção que eu não sou anti-americano. Entre uma Rússia ou uns USA, nem tenho dúvidas quem me ponho ao lado. A questão é mais profunda. É entender que uma sociedade como aquela perdeu há muito o “norte”. Só o consumismo ainda manteve o sistema, enquanto o crédito ia jorrando a rodos. Só que…

    A sorte da Europa é que na Alemanha existe um poder político mais ajuizado. E agora com um governo muito mais ciente dos problemas que iremos enfrentar. Mas temos muitos problemas pela frente, a começar pelo interior da UE e a acabar na ameaça da derrocada do dolar.

    anti-comuna

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    José permalink
    6 Outubro, 2009 10:41

    Os episódios Rui Mateus, Casa Pia, mais os diversos escândalos que envolvem dirigentes socialistas, em casos pontuais, como o da mala de Macau, das pressões de Alberto Costa sobre o juiz para libertar um apanoguado, o caso de Abílio Curto, e ainda os recentes Freeport e Cova da Beira, são tudo casos que indicial o forte pender mafioso, tipicamente siciliano de um partido que deveria extinguri-se por causa disso.

    Por menos que isso, o partido de Craxi, na Itália, foi á vida. E a democracia não acabou na Itália por isso mesmo.

    É obsceno o que se passa com a importância que voltaram a dar ao Mário S.

    os Gato Ferdorento ampliam apenas o fedor, sabendo bem que asseguram tacho por isso mesmo.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Outubro, 2009 10:42

    quem pediu a zaida económica que a ature.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Outubro, 2009 10:53

    só cá faltava o sarnozy dos dêvêdês, bochecha com coceirol que daqui a quatro anos há mais.

    Gostar

  48. Cirilo Marinho's avatar
    Cirilo Marinho permalink
    6 Outubro, 2009 10:54

    Caro anti-comuna

    Infelizmente o “juízo” alemão é capaz de não chegar.

    Deixo-lhe um link de uma noticia de hoje (report, mais do que notícia).

    http://www.independent.co.uk/news/business/news/the-demise-of-the-dollar-1798175.html

    E gostava de saber se já leu algum dos escritos de Martin A. Armstrong. Ou se conhece a sua história.

    Caso esteja interessado, o melhor sitio para o ler é aqui.

    http://www.scribd.com/kzuur58

    Abraço

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    6 Outubro, 2009 11:03

    Comemorar o quê?

    Afonso Costa? NÃO!

    Salazar? NÃO!

    Mário Soares? NÃO!

    NÃO! NÃO! E 10000 vezes NÃO!

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Outubro, 2009 11:11

    “E gostava de saber se já leu algum dos escritos de Martin A. Armstrong. Ou se conhece a sua história.”

    Sim conheço. Cheguei a trocar correspondência com um dos seus protegés. Mas não compro a história toda dele. Mas que ele parece genial, parece.

    Pode conhecer os escritos dele aqui, que ele os publica assíduamente:

    http://www.martinarmstrong.org/economic_projections.htm

    anti-comuna

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Outubro, 2009 11:13

    a consanguinidade dá sempre merda.

    Gostar

  52. Cirilo Marinho's avatar
    Cirilo Marinho permalink
    6 Outubro, 2009 11:15

    Parece, sem dúvida.

    E também concordo que pode não ser totalmente inocente.

    Mas dado o currículo dos estados a perseguir pessoas incómodas…

    Pelo menos tenho bastante admiração por ele, por não se ter transformado num “schill” e ter mantido a independência, no matter what.

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    6 Outubro, 2009 11:19

    anti-comuna,

    você analisa a política/economia dos EUA via mainstream media. O que você diria da realidade portuguesa se seguisse o mesmo método ?

    vá, procure por MISH, globalresearch.CA, monthly review, mises.org, expurgue a ideologia e vai ter uma análise realista.

    já agora o breaking news do momento: http://www.independent.co.uk/news/business/news/the-demise-of-the-dollar-1798175.html
    já li a blogosfera que interessa sobre o assunto e já tenho opinião formada: carry trade: USD->Yuan

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    6 Outubro, 2009 11:25

    anti-comuna,

    você devia ler regularmente o blogue O António Maria, sem dúvida o melhor blogue nacional e economia e política. Dá 20-0 a este Blasfemias.

    Novamente tem que saber deduzir a ideologia e saber distinguir Capitalismo de Crony Capitalism.

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Outubro, 2009 11:28

    Caro Cirilo, eu não afasto essa hipótese. Mas ele parece que fez asneira e apanharam-lhe um ponto fraco. É o que me parece.

    Mas que se pode aprender muita coisa com ele, pode-se.

    Caro José Silva, eu analiso com base nas minhas próprias ideias. Acha que eu tenho uma ideologia marcada? Eu acho que não. Mas não sou bom a analisar as minhas próprias ideias, confesso. 😉

    De resto, o dolar está a comportar-se como eu esperava. cai e vai continuar a cair. E o carry trade pouco importa. Aliás, o carry trade com o dólar tem riscos elevados de, subitamente, não haver liquidez na contraparte. Aí… ehehhehhe

    anti-comuna

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    6 Outubro, 2009 11:34

    anti-comuna,

    releia os meus comentários. a sua resposta revela que os leu em diagonal.

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Outubro, 2009 11:53

    Caro José Silva, eu penso que li bem. Mas se li mal, peço desculpa.

    Mas eu não embarco nessa história do ouro, por muito que mo queiram vender. Já especulei com ele, quando não havia moda nele. Agora prefiro manter o euro que comprar ouro.

    Ia eu comprar ouro para quê? Para satisfazer o meu ego e marcar uma posição política com o meu capital? Isso seria tolo, como compreende.

    Vc. pode dizer que isto é um capitalismo-fantoche. Eu chamo-lhe de estado ou fascismo económico. Mas uma coisa é ter opiniões, outra é viver com elas. Não faz o meu género.

    anti-comuna

    PM Este gráfico é o retorno de um dólar investido em ouro há 200 anos atrás. Acha que eu sou tolo? 😉

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Outubro, 2009 12:10

    #57 – “Acha que eu sou tolo?”
    claro que não. idiota talvez.

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    6 Outubro, 2009 12:16

    Caro Anti-comuna,

    Plenamente de acordo com a maioria do que afirmou (infelizmente, devo dizer…).
    Como é reafirmado amiúde por todos os “gold bugs”, o ouro foi e é uma reserva de valor. Como tal, o seu principal atractivo será o de preservar a riqueza, o que pode ter especial importância quando as nuvens no horizonte anunciam um cenário de (hiper)inflação. De qualquer maneira, o governo Chinês já recomendou ao seus cidadãos a compra de ouro (será que é um sinal que vão puxar o tapete aos EUA?). Parece que a aposta em acções de companhias do sector mineiro também são uma boa opção.

    Gostar

  60. Cirilo Marinho's avatar
    Cirilo Marinho permalink
    6 Outubro, 2009 12:25

    Permito-me a minha colherada dourada.

    Tal como defende o autor falado acima, o ouro é uma reserva contra a instabilidade política.

    Daí que o euro, neste momento, apresenta uma força significativa.

    Mas não confundir euro com Portugal, seria um erro crasso.

    Já o dollar…

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Outubro, 2009 12:37

    “De qualquer maneira, o governo Chinês já recomendou ao seus cidadãos a compra de ouro (será que é um sinal que vão puxar o tapete aos EUA?).”

    Ou pode-lhes acontecer o que aconteceu à França na década de 20, também com a mania do ouro, carregados de libras em que o Banco de França (privado na altura) estoirou.

    Acho que os “meninos dourados” só lêm aquilo que lhes assenta na ideologia. Pior é quando metem o dinheiro alheio nas suas ideias e opiniões.

    É como Vc. diz. Pode proteger da desvalorização do dinheiro mas não acrescenta valor. Para isso, então, mais vale investimentos mais seguros e mais rentáveis, e esperar uns pontitos acima da inflação, para pelo menos pagar umas jantaradas. ehheheheh

    anti-comuna

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    6 Outubro, 2009 12:46

    anti-comuna,

    eu não escrevi «ouro» nos meus comentários.

    o que eu afirmo é que você não usa o mesmo método de tratamento da informação na política e economia internacional que usa no tratamento da doméstica. por isso numa não acerta e noutra acerta…

    daí as fontes que referi. tem que ter o cuidado ao analisa-las dado que são politicamente orientadas. tem que retirar de lá a ideologia e apenas usar os factos.

    Gostar

  63. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    6 Outubro, 2009 12:47

    Reitero o valor do ouro: “gold is money”, “the dollar is as good as gold”. É que pelo menos o valor do ouro é reconhecido praticamente de forma universal e não pode ser criado a partir do nada pela vontade de um qualquer governante.
    Só para espicaçar o anti 😉

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Outubro, 2009 12:49

    Caro José Silva, então eu não percebi nada.

    Mas reconheço que política internacional não é o meu melhor. Para lhe ser sincero não me apaixona e só me serve para clarificar algumas ideias macroeconómicas.

    Pode ter a certeza. Preocupa-me Portugal. E tudo o que lhe pode afectar. Tudo o resto… Não perco demsiado tempo com isso. Nem com teorias da conspiração, com tentativas de adivinhar o futuro político alheio.

    Mas se compreendi mal, peço-lhe desculpa. Novamente.

    anti-comuna

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Outubro, 2009 12:51

    “É que pelo menos o valor do ouro é reconhecido praticamente de forma universal e não pode ser criado a partir do nada pela vontade de um qualquer governante.”

    É a sua opinião. Eu tento aumentar o valor do capital, não apenas o preservar. O que faz uma diferença de todo o tamanho.

    Mas olhe, face ao seu peso elevado prefiro pedras preciosas. 😉 Foram sempre a fuga escapatória dos refugiados e dos vagabundos exilados. ehehehhehh

    anti-comuna

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    6 Outubro, 2009 12:59

    ac, o segredo do seu sucesso na política nacional é não considerar propaganda ou «notícias» fabricadas pelas agencias de comunicação e publicadas no mainstream media…

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Outubro, 2009 13:08

    Obrigado, caro José Silva. Mas olhe que a nível internacional quase nem sigo as notícias. Tirando as económicas e coisas que me surgem nos olhos, eu não costumo ler nada, nem ver nada.

    Mas não me interessa mesmo muito mesmo. É mesmo defeito meu. 😉 ehhehehehe

    anti-comuna

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    6 Outubro, 2009 15:09

    O Socrates que se diz republicano ( o gajo è tudo que lhe dê guita). esplica aos jovens que coloca à sua volts, como
    o Granjo foi assassinado na 1ªrepublica
    tirado de casa e assassinado!

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    6 Outubro, 2009 18:10

    ac, nem mais: hoje de tarde o ouro bateu records !

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    6 Outubro, 2009 21:02

    Caro José Silva, hoje o indice português subiu mais que o ouro. 😉

    anti-comuna

    Gostar

Deixe uma resposta para indigente Cancelar resposta