O ralo
9 Outubro, 2009
«O Governo mudou, há três semanas, o regulamento do FEDER e do Fundo de Coesão, viabilizando o desvio de verbas das regiões mais pobres para Lisboa. Portugal negociou essa excepção, no QREN, com a Comissão Europeia.» (jn)
37 comentários
leave one →

Quero ver como CAA vai reagir isto, se vai largar a sua fúria em linguagem desrespeitadora como faz com MFL ou se vai falar com paninhos quentes… se é que vai dizer alguma coisa!…
GostarGostar
É pior do que cuspir na cara das pessoas do Norte.
No fim da notícia está o sumo: acima de 50M, necessário licença.
GostarGostar
Recorde-se que o dinheiro está a ser essencialmente “roubado” ao distrito do Porto, que tem a maior taxa de desemprego (13%). É obra!
GostarGostar
Agora o roubo é à descarada. E ainda há quem tenha a lata de dizer que a regionalização põe em causa a coesão nacional.
Pôr em causa a coesão nacional é fazer isto. Estamos fartos de ser colónia de Lisboa.
GostarGostar
Portugal é Lisboa e o resto é drenagem…
GostarGostar
O pior é que Lisboa não é Portugal, nem Portugal é Portugal. Votem na Europa, votem.
GostarGostar
Acredito que é o fim da linha. Para “este” Portugal.
Está na hora do verdadeiro país, o que não vive à sombra dos guarda-chuvas lisboetas, se revoltar.
No pós 25 Abril a guerra civil esteve por pouco a rebentar.
Hoje, só os mentecaptos não percebem que este país está asfixiado pela voracidade de uns quantos parolos que, por eleição, são colocados em ostentosos gabinetes do terreiro do paço. Logo aí são confrontados com a realidade: os alinhas com o eixo -isboa-cascais ou … sais.
Assim, promovem o centralismo. Assim, roubam o país, esquecendo as suas origens, tornam-se biltres do seu próprio povo.
Eu, cidadão do Condado Portucalense, ocupado há muito pela republica lisboeta, sinto-me vilipendiado, ultrajado.
A minha região (Norte) é, por agora, a mais pobre do país. E o que vejo? Investimentos e mais investimentos na região de lisboa. Que me interessa a mim que o interesse “dito nacional” passe pela requalificação da zona ribeirinha de lisboa e assim o estado justifique o investimentos de 320 milhões de euros?
O interesse nacional deveria passar pelo justo distribuir de verbas, o desenvolvimento do todo.
O que se passa? São vias rápidas, aeroportos, pontes, estradas, hospitais, secretarias de estado, institutos públicos, linhas de metro, tudo em lisboa.
Este estado confunde-se com a própria capital. O Costa ou outro qualquer são meras marionetas do poder central.
Estado Novo? Este é o Estado podre de novo….
Chega.
Por mim acabava hoje mesmo a ligação a esta república.
Que corra o sangue entre as pontes se for preciso, mas isto tem que acabar.
GostarGostar
Independentemente das razões/justificões que, em teoria e sob o ponto de vista técnico-teórico, se possam encontrar para o alegado efeito gerador de benefícios (indirectos) para outras regiões (na prática sempre discutíveis ou, pelo menos, de difícil quantificação), o facto é que o princípio que subjaz à introdução de tal cláusula de excepção é uma falta de vergonha descarada!!
Cada vez mais, em termos de desenvolvimento sustentado, p++arte-se o país ao meio…depois, não se queixem. Pelo menos, nas regiões fronteiriças, há a espapatória para Espanha….
GostarGostar
V E R G O N H A !!!!!
CAMBADA DE CENTRALISTAS GATUNOS !!!
GostarGostar
Anda tudo louco?
O país morre de fome , mas lisboa rouba o que resta…
Que tristeza. Começo cada vez mais a dar razão aos Nortistas que reclamam pela independência.
GostarGostar
Sou monárquica e penso que esta república vai cair de podre.
O povo revolta-se e com razão. Os maçónicos socialistas estão a levar o povo à revolução. E esta, como dis o #7, arrastará o “sangue para baixo das pontes”.
O país vive de cinto apertado e lisboa engorda, engorda, engorda.
Quando rebentar teremos ainda país?
GostarGostar
#11 – é o que tá a dar, investir em solarine
GostarGostar
Falam..choram..queixam-se…e choram e voltam a chorar… Mas que raio…as eleicoes nao foram ha duas semanas?? E nao votaram no palha-socrates??? Agora aguentem….
Nao me digam que só agora repararam que este (des)governo é o mais centralista, clientelar e corrupto de que ha memoria….
Revolucao?? Deixem-me rir! O tuga é manso e fica-se pelas bocas! Se nao fossem os militares em 74 ainda hoje viviamos num estado novo! Eramos a Albania do Mundo Ocidental….
A ultima vez que houve uma revolucao a serio em Portugal foi em 1919 na Monarquia do Norte…
Foi uma oportunidade perdida, pois se em vez de termos marchado sobre Al-Lisbunah para apoiar um regimento revoltoso tivessemos somente segurado a nossa posicao hoje nao eramos uma colonia da oligarqui de S.Bento…
GostarGostar
Era o que mais faltava que as pessoas de Lisboa andassem a pagar impostos e a serem roubadas em termos de investimento.
GostarGostar
Eu quero lá saber do Norte.
Os autarcas e responsaveis da região de Lisboa devriam era de vir a terreiro, falar grosso, de cada vez que um chamado “homem do norte” se pusesse em público a criticar os investimentos que são feitos em Lisboa.
Para já, seria bom que a bimbalhada começasse a pagar as portagens das auto-estradas e não a andarem a chular o resto do país, nomeadamente os Lisboetas, como eu, que as tenho que pagar aqui.
Há em Lisboa, e nos concelhos à volta, muito por fazer, em termos de tudo, e portanto, tem de se fazer, porque repito, nós somos os que mais impostos pagamos.
E se os gaijos do norte não gostam peçam a independência e vão tratar da vida deles.
GostarGostar
os lisboetas não pagam impostos. numa região onde 40% do PIB é directamente gerado pleo estado ninguém paga verdadeiramente impostos.
GostarGostar
a independência do norte seria o fim do estado lisboeta. a região de lisboa usufrui de 40% do PIB gerado directamente pelo estado e importa mais 70% daquilo que exporta. com a morte do estado só lhes resta cair na miséria. rebentemos com o estado. pum!
GostarGostar
É a chamada ética republicana.
O Soares é que a sabe toda.
GostarGostar
Pinante
se os Lisboetas não pagam impostos, eu mando-te os avisos que recebo da Direcção Geral dos Impostos, para os pagar, e paga-los tu.
GostarGostar
[Comentario removido por ter conteudos separatistas/xenofobos]
GostarGostar
Parental Advisory Explicit Content
[Comentario removido por ter conteudos separatistas/xenofobos/insultuosos contra Lisbonarios]
GostarGostar
tipo fedorento.
quando querem que se ponha lisboa a arder?
GostarGostar
Ficámos a saber que só os Lisboetas pagam impostos…já podiam ter dito carago!!
“E ainda há quem tenha a lata de dizer que a regionalização põe em causa a coesão nacional.” – É que isto mesmo!!
GostarGostar
Ainda ontem mostraram na televisão uns africanos em barracas no concelho de Loures.Portanto é preciso mais um bairro social multicultural.E depois mais outro porque as barracas serão logo reocupadas.Não se queixem porque temos que salvar África da miséria.Temos que ser solidários.Temos que ganhar menos para outros ganharem mais.E dar condições de dignidade.Quanto vai custar a “reconstrução” dos “bairros sociais” tão depressa degradados?E a reconstrução do Cova da Moura?O socialismo é isto mesmo dar a quem precisa segundo as suas necessidades.Sem discriminações.Organizem-se mas é em “frentes de trabalho revolucionário” e paguem impostos, muitos impostos…
GostarGostar
E não refilem porque a maioria sociológica é de esquerda portanto gosta do menú…
GostarGostar
Um roubo descarado!
Uma vergonha para esta coisa a que chamam “país”!
Gostava de ouvir, aqueles senhores tipo: Alberto Martins, Teixeira dos Santos, Renato Sampaio, José Lello. Esses descarados que tiveram a vergonha de se candidatar pelo Distrito do Porto.
E veja-se a “lata” a falta de decência que o senhor José Socrates tem quando vem ao Porto.
É um Salazar a ir às Colónias.
GostarGostar
O sobado faz-se em Lisboa e dá-se a conhecer (agora por TV) ao resto do país.Cantando e rindo vão todos felizes de mão dada com a diferença do mundo que nos “enriquece”.Quão valiosos são os “genes frescos” que hão-se engravidar as vossas ricas filhinhas…
GostarGostar
Depois da vitória o António Costa vai falar grosso.Indígena adora ser governado pela mulatagem.Por enquanto.Depois serão africanos puros…
GostarGostar
O jornal Público de hoje , está por conta do Costa candidato à CMLisboa. É uma entrevista do próprio, com a demagogia do costume, de onde sobresai uma ideia que é os lisboetas voltarem a gostar de viver em Lisboa. Parece que muitos, segundo o Costa não gostam. Mas o que é espantoso, é que nos ultimos 20 anos a CMLisboa foi governada pelo PS+PC durante 14 anos, e pelo PS sózinho 2anos O PSD só mandou 4 anos e mesmo assim o Santana só lá esteve 2 anos. a demagogia desta gente do PS não tem limites, gozam com a inteligencia das pessoas, neste caso de Lisboa, e o mais espantoso, a acreditar nas sondagens, é que vai o Costa ganhar as eleições outra vez. Ainda no Público vem um artigo de um Sr. Professor Universitário, Nuno David de sua graça, fazendo a apologia da bicicleta para os habitantes da Capital, dizendo entre outras coisas interessantes,que os portugueses, e os lisboetas em particular, são os que fazem menos quilometros por ano em bicicleta. Eu gostava de descansar o Sr. Prof. Nuno David, dizendo-lhe para não se preocupar, porque se o Costa ganhar em Lisboa, e o Sócrates continuar a governar Portugal, dentro de muito poucos anos os portugueses em geral, e os lisboetas em particular, vão mesmo começar a deslocar-se de bicicleta, porque não vão ter dinheiro para os carrinhos, quanto mais prá gasosa. Assim Sr. Professor pelo menos esta promessa da (não sei como lhe chamar: coligação, grupo de amigos? enfim qualquer coisa será,) Unir-Lisboa será cumprida. Mas continuando no Publico, a seguir vem uma carta da Sra. Arqtª Helena Roseta, pessoa que muito estimo desde que a vi a chorar pela morte de Sá Carneiro, insurgindo-se por o referido jornal ter comparado o Costa com o Valentim Loureiro, porque este deu bilhetes para assistir a um espectáculo do Tony Carreira, e o Costa começando a cumprir a minha previsão atrás expressa, ofereceu a apoiantes seus, (presumo que neles estará incluido o Sr. Prof. Nuno David),nada menos que 200 bicicletas que ,diz a Sra. Arqtª, ficaram mais baratas do que se fossem alugadas. E acrescenta que os 200 veiculos onde todos os portugueses, e os lisboetas por maioria de razão passarão a usar para se poderem deslocar custaram a módica quantia de , imaginem, 5000 euros! 25 euros por máquina. Mas aqui é que a porca torce o rabo: sem por em causa a palavra da Sra. Arqtª, em quem eu não acredito é no mandatário financeiro da campanha, António Pina Pereira, que lhe deu a informação: 5 contitos por cada bike, desculpem lá mas eu não acredito. Então quem é que pagou o resto? Algum empreiteiro?, algum amigalhaço que precise de uns problemazitos resolvidos? Eis um enigma; eu cá, vou aproveitar o dia de reflexão para o tentar resolver.
GostarGostar
E nem de maioria precisam ou precisaram.
Vá lá, votem outravez.
GostarGostar
#29 – “eu cá, vou aproveitar o dia de reflexão para o tentar resolver”
podes começar a reflectir nos saldos gehry, nos imbróglios contabilisticos, calotes e encomendas de favor do menino guerreiro, em processo de desembrulhanço.
GostarGostar
#29 Os anonimos da esquerda, são tão pacóvios que nem percebem o que Franck Gehry podia trazer a Lisboa: milhares de visitantes todos os anos para verem a obra dele como acontece em Bilbao, por ex. Não foi o Santana que inviabilizou o Parque Mayer, foram os da esquerda invejosa e parola que quanda vai 2 vezes a Paris ao teatro e 1 vez a Nova York ver Times Square e a estatua da liberdade, já pensam que são intelectuais. Realmente a esquerda portuguesa é mesmo a mais estupida do mundo, e andam atrás do Costa e da Elisa, poque são como os do RSI: trabalhar é pros outros, venha mas é o subsidio.
GostarGostar
Os bimbalhões dos distritos do Porto e Braga continuem a votar no peiésse. Continuem… A massa já é nossa: sulistas, elitistas, mas (infelizmente) encostados ao Estado como lapas…
GostarGostar
enquanto a brigada da mão gelada mandar neste território,
estamos lixados.
enquanto a máfia via macau mandar neste território,
estamos jódidos.
abaixo o centralismo bacoco e rócócó da capital do antigo império.
GostarGostar
Este é o Estado podre de novo…
INFELIZMENTE, votaram nele outra vez.
GostarGostar
Que especie de governo, fez esta roubalheira? A Maria Elisquando foi ministra do planeameamento tambem fazia destas vigarices, era o Rui Rio, como deputado, no parlamento lhe dava na cabeça e ela sempre com aquele riso idiota………..
GostarGostar
a dos su#15 Estes são os verdadeiros “espertinhos da treta” habituados a comer á custa dos subsidios e a chular todos os outros….pena que não haja gente com os ditos no sitio e criar fronteiras em rio maior…
GostarGostar