Inverno laranja
Há uma leitura nacional destas Autárquicas: confirmou-se a queda do PSD que passou de 157 para 140 presidências de câmara e viu o PS subir de 110 para 131. Perdeu, ainda, para os socialistas a maioria dos mandatos e dos votos. Com esta tendência de declive, é quase caricato o esforço da actual liderança em se proclamar vitoriosa.
Este PSD está doente – não sabe quem é nem descobre o que quer. A sua enfermidade vem de longe e tem sido disfarçada pela enorme implantação do seu aparelho. Esta liderança, a pior da sua história, agravou o mal: no entanto, tudo fará para se manter no poder até ao fim da Primavera.
Esse erro pode ter um custo irreparável – o de uma invernia política persistente e provavelmente fatal para a construção de uma alternativa capaz.

Depois do inverno chega a primavera, que não chegará se colocarem lá o fantoche plástico PPC.
O país não suporta o fantoche plástico que há mais de 4 anos o tem destruído quanto mais dois.
GostarGostar
CAA,
Se “vocês” não gostam mesmo nada do partido, porque é que não mudam? Uma pessoa pode ter vontade de intervir nos destinos do país, mas essa fome de intervir nos destinos do partido dá muito mau aspecto. Parece que o motivo é apenas trepar na escada. (trepar, português, porque o trepar brasileiro, seria uma porcaria)
GostarGostar
Aquela cuspidela não tem nada a ver com o apetite saudável dos brasileiros por Portugal . Tem mais a ver com broche, bico, mamada.
GostarGostar
LIBERDADE PARA OPTAR (…)!?
Não gostar do líder não significa, implicitamente, não gostar do partido. Talvez no PCP isso seja verdade!
Os líderes são escolhidos por facções menores ou menores, movidas por interesses.
O CAA inclui-se numa delas não se justificando, por isso, razões para ser criticado.
Os críticos de CAA, isto é, de PPC, não estão a usar o mesmo direito, com interesses na escolha de outro líder?
GostarGostar
O desvio comportamental de certos indivíduos na sua ânsia por gamelas devia ser alvo de estudos sociológicos.
Este forum até era interessante, mas ultimamente está chato como tudo. Sempre os mesmos a dizer sempre as mesmas coisas.
Há temas sociais de políticos de muito mais relevância para serem discutidos do que o que já todos sabem. O PSD é um partido acabado que sempre se canibalizou a si próprio. Só houve um período de acalmia no cavaquismo, mas esse canibalismo foi uma das razões para o próprio cavaquismo ter acabado.
Estar sempre e consecutivamente a dizer o que já todos sabem é, no mínimo, aborrecido.
Mude a K7 e seja mais produtivo.
GostarGostar
Na Blogosfera:
“Marco António Costa quer libertar o PSD do Prof. Cavaco Silva e libertar o Prof. Cavaco Silva do PSD. Quem nos libertará de Marco António Costa?”
GostarGostar
O PSD, perdeu as eleições legislativas, e nas autarquicas, teve um score abaixo do que era esperado. perdeu camaras, e votos, mas continuou a ser o maior partido autarquico. Ganhou tanto as autarquicas, como o PS ganhou as legislativas, perdendo embora muitas centenas der milhares de votos, e mais de 20 deputados. Ambos ganharam, perdendo embora em relação às ultimas eleições. O resto, como de costume é conversa fiada para parvos como de costume. Para os media, e para os analistas politicos o que conta neste momento, é se Manuela F. Leite sai agora da presidencia do PSD, no fim do ano, ou quando acabar o mandato lá pra primavera. Então não será mais importante qual o governo que o Sócrates vai escolher, não há uma especulaçãozinha, acerca dos nomes do futuro governo, ou vão-se todos fechar em copas como fizeram em 2005, para depois virem dizer que com o Sócrates não se brinca? Todos sabiam quem ia pro poleiro, mas calaram-se todos que nem ratos, porque era necessário criar uma reputação de duro ao 1º ministro. Então quando se vai em breve discutir no Parlamento o programa do novo governo, e logo a seguir o orçamento de 2010, a nata do comentário politico, quer e deseja que a presidente do PSD diga que se vai embora abrindo pelo menos 2 meses de noticias, e comentários politicos, dizendo que é irresponsavel pelo timing escolhido, etc etc. Passando para segundo plano, o que verdadeiramente interessa ao País, porque não estou bem a ver o futuro ministro das Finanças explicar como o actual ministro disse ao Expresso do dia 10/10, numa lamentavel entrevista, que o deficie deste ano será 5,9%, quando em Agosto já ia nos 8%. E aonde vai arranjar dinheiro em 2010, sem subir os impostos, suportando as receitas no crescimento da economia, para que o defice não vá parar aos dois digitos. Evidentemente que tudo isto tem que ser abafado com a sucessão de MFL, e outros assuntos menores que de certeza já estão a ser planeados pela máquina de propaganda do PS. E os cumplices do costume, entre os quais CAA, lá estarão nos seus postos, para fazerem o serviço: desviar as atenções do essencial, para se falar do acessório. De certa maneira, MFL fez tudo para perder as eleições, e penso, sem ironia, que ela até ficou contente, porque o que aí vem, não vai ser bonito de se ver, e os que dizem que o Sócrates, e o PS se montaram no Presidente da Républica, ainda vão ver o 1º ministro de mão estendida à porta do Palácio de Belém, e sem querer fazer futurologia atrevo-me a dizer o seguinte: Vamos ver o Sócretes a encabeçar o grupo de individualidades que vão solicitar a Cavaco Silva para se recandidatar ao 2º mandato
GostarGostar
Isto não é plágio ???
Então onde é que eu já li isto ???
GostarGostar
#8,
“Vamos ver o Sócretes a encabeçar o grupo de individualidades que vão solicitar a Cavaco Silva para se recandidatar ao 2º mandato”
Talvez repita a receita que na última vez lhe deu tão bons resultados: escolhe um fantoche perdedor, ou mesmo ou outro, da última vez foi Mário Soares, desta vez a sua fértil imaginação dirá.
GostarGostar
Quando se bombardeia a opinião pública com as costumeiras liturgias do efémero e do inútil, com a persistência que o CAA tem feito, consegue-se instalar dúvidas irracionais em mentes razoáveis.
A promiscuidade com o poder é o cancro da comunicação social.
Indisponibilidades
GostarGostar
CAA dixit:
«Há uma leitura nacional destas Autárquicas: confirmou-se a queda do PSD que passou de 157 para 140 presidências de câmara e viu o PS subir de 110 para 131.»
Experimentemos fazer agora o exercício de uma leitura nacional das legislativas mutatis mutandis:
Há uma leitura destas Legislativas: confirmou-se a queda do PS que passou de 120 deputados para 97 e viu o PSD subir de 75 para 81 (para além do CDS ter subido de 12 para 21).
Pretenderá o CAA fazer de todos nós tolos?
GostarGostar
E para repôr a verdade sobre qual foi o partido que teve mais votos, mais câmaras e mais juntas de freguesia nestas Autárquicas – o PSD e não o PS – será melhor que confronte os reais números aqui
GostarGostar
FELIZMENTE O PSD ESTÁ DE MUITO BOA SAÚDE, CAA É QUE ESTÁ DOENTE. DE RAIVA.
Os que acusavam Manuela Ferreira Leite de aceitar fazer parte de um “bloco central” (sem qualquer fundamento como se disse na altura, quando páginas e páginas do Diário de Notícias e do Diário Económico e dos blogues juravam que ia acontecer) são agora os que o defendem. Não me surpreende nada. É por estas razões que Manuela Ferreira Leite é fundamental à frente do PSD nestes dias de todas as tentações. Sabe o que quer e sabe o que não quer. E não vai em cantos de sereia. Nem em promessas de partilha de poder ou de lugares. Nem está ali a pensar na sua “carreira”, nem nos interesses que alguns representam no partido, mas no país. Não está na moda, mas é uma diferença abissal.
in: Abrupto
GostarGostar
Caríssimo CAA!
O custo irreparável é o empobrecimento e a compulsiva contemplação da mediocridade a que fomos, de um modo geral, condenados quando esquecemos a virtude.
Ora, aqui chegádos apenas nos resta a suave resignação e consumir o legado.
Afogarmo-nos na herança em auto contemplação e comprazimento.
Que fazer!? Há-de o CAA concluir que o discurso é mero disfarçe, todos parecem saber do dever ser mas aplicam-se ao deleite do ser.
Muitos, já sabem e nem querem ouvir. Querem música. Fuga para a frente.
Querem, querem e querem!
A MFL seria uma versão simpática doque, necessariamente, se seguirá, mais tarde mas inevitavelmente. Para breve mais um adiamento, uma figura do grupo de cantares ou qualquer outra coisa parecida.
Cada Povo tem o Governo que merece e talvez não merecêssemos uma MFL (não confundir MFL com Aguiares Brancos e coisas do género)(A MFL seria uma espécie de redenção que deixámos passar).
Quanto ao PSD, pouco me interessa e se tiver de desaparecer que desapareça.
GostarGostar
Luísa Semedo,
(tentando emprestar alguma lógica à sua atoarda inicial)
«É por estas razões que Manuela Ferreira Leite é fundamental à frente do PSD nestes dias de todas as tentações.»
É a opinião do criador sobre a sua criatura – não me espanta, portanto.
Só julgo extraordinário que seja a mesma personagem que em Março de 2005 exigia a saída de Santana Lopes da presidência do PSD a toque de caiza, antes mesmo do Congresso antecipado, já que o dito Santana “tinha de assumir as suas responsabilidades pelo péssimo resultado do PSD”.
Na altura, o tal “péssimo resultado” ficou pelos 29% – e o destas Legislativas???
GostarGostar
Jsutiniano,
«Quanto ao PSD, pouco me interessa e se tiver de desaparecer que desapareça.»
Quando há um grande partido que, em princípio não é de esquerda, antes de anteciparmos a sua derrocada é preciso ver o que temos para o substituir. E eu não vejo coisa alguma. Portas e os seus acólitos não servem, claro.
Assim, a direita fica sem abrigo e os socialistas estarão ainda mais à vontade do que aquilo que a actual liderança do PSD os tem deixado (é difícil, bem o sei).
Substituir o mau pelo nada é uma relação de suplência aterradora…
GostarGostar
Caro CAA,
Tem memória de quando foi a ultima vitória do PSD nas europeias, antes de Rangel?
Apostou em candidatos fortes, para nos ajudar a reforçar a democracia e a vencer no Marco e em Felgueiras. Ganhou Porto, Coimbra e Faro! Socrates perdeu Oeiras, Sintra e Porto, suas apostas pessoais. Louça viu reduzida a sua participação Autarquica, Jerónimo tambem. No entanto quem perdeu em toda a linha foi a Manuela, que ganhou a presidencia da anafre e da associaçao de municipios.
Ainda nao vi uma única palavra acerca do ministro “Jamai” ou de Maria Lurdes Rodriugues.
Admiro como é capaz de extravazar a sua raiva de uma forma tao brilhante.
GostarGostar
#14 Que pobreza de argumentação CAA! Então e o resto? a miseravel campanha que foi feita à volta de MFL, e do PSD, em que estava sempre tudo mal! Ora era porque não tinha ideias, se as apresentava, não prestavam, o caso da revista sábado com os votos comprados, a 1ª página do DN com a história das escutas , que para mim ainda não está toda contada, a campanha miseravel feita em torno de uma pessoa que tem um curriculo profissional invejavel, calando e desculpando as aldrabisses do Sócrates, que tem o triste curriculo que todos sabemos, e afinal para quê? para manter este PS de madiocres no poder, para satisfazer interesses inconfessaveis. E a sua acção CAA, na RTPn, e no CM, quer queira, quer não fez, e continua a fazer parte dessa campanha, cujos resultados já estão à vista. Depois de ver o pros e contras da ultima 2ª feira, dei comigo a pensar de quanto será a divida do grupo proprietario do DN e da TSF, e doutros mais, e a quem é que eles devem o dinheiro. E o mesmo para a Cofina; se isso fosse tornado publico, talvez ajudasse a explicar tanto amor ao direito à informação daqueles dois personagens ao serviço do mesmo patrão: o Baldaia da TSF, e o Marcelino do DN.
GostarGostar
“Quando há um grande partido que, em princípio não é de esquerda”
O PSD é de esquerda. Só nestas ultimas eleições tentaram fazer um pouco diferente do que contribuir para Defices e Dívida infelizmente foi por uma líder que tinha um passado completamente ao contrário.
GostarGostar
Ferreira Leite «não deu uma cabazada, mas ganhou por 2-1»
João de Deus Pinheiro espera que a líder do partido se mantenha «pelo menos até ao fim do mandato»
O deputado eleito do PSD João de Deus Pinheiro afirmou esta quarta-feira esperar que a líder do partido, Manuela Ferreira Leite, se mantenha «pelo menos até ao fim do mandato», que termina em Maio.
«É uma pessoa com uma dignidade e uma honestidade intelectual que só dignifica o partido a que ela preside. Espero que ela continue pelo menos até ao fim do mandato», referiu o antigo ministro e eurodeputado, acrescentando: «Tem todas as condições para continuar. Ganhou 2-1. Bem sei que não foi uma cabazada, mas foi uma vitória por 2-1».
Deus Pinheiro referia-se às vitórias do PSD nas eleições europeias e autárquicas, em contraponto com a derrota nas legislativas.
http://www.tvi24.iol.pt/esta-e-boca/psd-ferreira-leite-deus-pinheiro-eleicoes-legislativas-tvi24/1095765-4087.html
GostarGostar
O MR CAA (creio) pode não militante do PSD mas MR Passos é.
Quando é que o PSD “chama à atenção” este petiz (…)?
O tipo está contra uma direcção eleita democraticamente (ele perdeu!) e contra o Partido.
Como é PSD?
GostarGostar
Do Público, hoje, na página 8 sob o título “Santos Silva desafia líder a dizer se está a prazo”
«… afirmou o ainda ministro… no programa Cara a Cara na TVI24 [que] “é completamente diferente saber se o interlocutor do primeiro-ministro indigitado é uma liderança a prazo no PSD”, sobretudo quando se avança “para momentos absolutamente essenciais de discussão do Governo e do seu programa, do Orçamento de Estado e Grandes Opções do Plano”».
Estão a ver a razão de ser da pressa do PPC e do CAA? É o canto da sereia…, a sereia que falava Pacheco Pereira.
GostarGostar
Caríssimo CAA!
O que disse poderia ser dito do PS!!
“Substituir o mau pelo nada é uma relação de suplência aterradora…” CAA, não o sabia tão utilitário…
Há que não temer o vazio, por vezes é mesmo preferível o vazio à insuportável mediocridade. (repare que também há e houve muita mediocridade com MFL)Talvez o vazio force os muitos homens de boa vontade, virtuosos, valorosos, sensatos, temperados e justos, que os há, a abandonar o conforto da contemplação, ainda que o objecto seja medíocre há conforto na distancia que não é, nunca, equidistância.
GostarGostar
CAA, a MFL, foi eleita pelo Conselho Nacional! quem è voce para dizer tantas parokices? tenha calma no dia 22, teremos alguem a decidir, que não è você, por mais que borre os jornais! isso rende?
GostarGostar