Saltar para o conteúdo

Dúvida

19 Outubro, 2009

*O que faz um gaiato de 23 anos a gerir isto? Já agora o isto é um exemplo do estado-empresa e desse terreno movediço entre empresas e e política

30 comentários leave one →
  1. Piscoiso's avatar
    19 Outubro, 2009 09:31

    C’est la droite.

    Gostar

  2. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    19 Outubro, 2009 09:45

    La droite, la gauche et au Portugal Sócrates

    Gostar

  3. ASL's avatar
    ASL permalink
    19 Outubro, 2009 09:51

    É tudo farinha do mesmo saco! Mesmo que com rótulos diferentes!

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    19 Outubro, 2009 10:00

    não vai gerir, vai presidir e para presidir tanto faz ter 23 como 65, quanto mais bronco, melhor. mas conte lá qual é a sarnozidade que tem na manga e onde é que entra o sócrates.

    Gostar

  5. Piscoiso's avatar
    19 Outubro, 2009 10:19

    Sim, conte lá o que é que o filho do Sócrates anda a presidir.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Critico permalink
    19 Outubro, 2009 10:37

    Então,já não é tradição? Pedem tachinhos familiares..é uma iguaria internacional.
    Nada a comentar,esses os políticos são o reflexo desta podridão, as leis e condutas são para os outros, não para eles,quase me arrisco a dizer que este sans culotte anda a brincar aos reizinhos á lá Absolotismo e como tal colocou a sua joinha de 23 anos a presidir á la defense, não será uma honra estarem junto de um jovem que subiu com trabalho na vida?

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Outubro, 2009 10:38

    Não é o problema do filho de quem, neste caso José S. É o problema mais geral do nepotismo, do favorecimento dos próximos.

    É o problema do poder que é deferido a quem governa para assim proceder quase a seu bel-prazer.

    O fantástico professor Morais, das 4 cadeiras finais da engenhosa licenciatura, desconhecido professor até que o foi, também achou por bem contratar uma rapariguinha de shopping para debutar numa direcção-geral que aquele provia.
    Quem isto não entende, comenta sem conteúdo.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Outubro, 2009 10:41

    Em Portugal, os filhos de algo, estão sempre providos pelos papás. Na Assembleia da República, nas empresas e.p., nos cargos de Estado, os exemplos são legião, em Portugal. Cunha, compadrio, nepotismo são palavras que em Portugal assumem significado eufemisticamente modificado.

    Normalmente por um simples “E porque não?”

    De facto, porque a quem não tem vergonha, todo o mundo é seu.

    Gostar

  9. Piscoiso's avatar
    19 Outubro, 2009 10:44

    Eu entendo que é tendencioso falar de Morais, quando Morais há muitos.
    Sarkozy é o tema.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    19 Outubro, 2009 10:48

    logo vi, que o poste era uma deixa para o cagasentensas despejar conteúdo plagiado do cerejo, quando o belarmino pagava para dizerem mal do sócrates.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Outubro, 2009 10:53

    Então fale-se do sarkozinho. Com 23 anos, já chumbou no curso de Direito e anda para o acabar. Como concorreu ao lugar, na qualidade de rebento de monsieur le président terá eventualmente mais hipóteses de ganhar a corrida. Son papa já disse que o rebento tem direito a concorrer como qualquer cidadão em condições para tal. E tem razão.
    Só que umas centenas de colegas do curso de Direito do sarkozinho levaram à letra a proclamação de princípios e apresentaram igualmente as suas candidaturas…
    Ora é assim que se podem combater os costumes. Por cá, talvez resultasse e a senhora Maio, de manhã na Antena Um, em vez de abrir os notíciários com inanidades sobre Saramago, poderia ter melhor para contar.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Outubro, 2009 10:54

    Olha, cá temos o vigilante permanente e de bata posta. O estetoscópio também está a postos?

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Outubro, 2009 10:54

    Esse gaiato não é o filho de Sarcozy que se meteu no negócio do hip-hop, foi um sucesso, conquistou os suburbios e os jovens que se tinham zangado com Sarcozy pai por causa da racaille e feito o impossível que é os bairros de Paris gostarem do presidente??

    Ainda perguntam o que faz o filho de Sarcozy ali? Ou este é o mano?

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Outubro, 2009 11:01

    Se é o mesmo que eu penso, as capacidades de gestão do gaiato estão mais que provadas. O gaiato é filho de peixe e sabe nadar.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Critico permalink
    19 Outubro, 2009 11:03

    E assim tem-se o ciclo fechado..empresas,governo e altos postos nas mãos dos mesmos.
    Quando o sem vergonhismo chega a este paralelo é difícil recuar e a juntar ás medidas de “excremento” que o senhor de forma determinada tem feito acho que o assunto “Sarkozy” esta esclarecido.
    Somos todos iguais,mas uns mais iguais que outros,nomeadamente familiares e conhecidos dos altos iluminados…enfim

    Gostar

  16. carneiro's avatar
    19 Outubro, 2009 11:31

    Pois eu acho muito bem.

    Aliás, estou a pensar pedir uma casa á camara de Lisboa, porque eu até sou um grande artista.

    Gostar

  17. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    19 Outubro, 2009 12:11

    Faça de parvo quem quer, mas não queiram fazer de (todos) nós parvos.

    Não estamos a falar de Sarkozy mas sim das “teias” estadoempresas tanto mais entrelaçadas quanto maior é o poder do Estado e a extensão desse poder sobre a sociedade. E, para quem não saiba, assinale-se que o conceito de nepotismo não se esgota no favorecimento de familiares mas também abrange os amigos.

    O Estado socretino tem sido um expoente desse nepotismo. Leiam os jornais. Por exemplo os de hoje. Por exemplo, o Público. Ah! E não se esqueçam do Diário da República.

    Gostar

  18. bulimundo's avatar
    19 Outubro, 2009 13:37

    Alguém me diz onde está o filho do Sampaio…

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    19 Outubro, 2009 13:42

    E porque não saber onde estão os filhos de todos os políticos?

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    19 Outubro, 2009 14:50

    #20 – “E porque não saber onde estão os filhos de todos os políticos?”

    bora lá e também os empréstimos em condições vantajosas feitas pelo bpn a filhos de políticos e de presidentes.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Outubro, 2009 15:01

    E já agora que é mais importante ainda, saber como é que o Vara gere os dinheiros públicos na CGD e que empréstimos tem concedido e a quem exactamente.

    Por exmplo, estou interessado em saber como é que a CGD emprestou quase um milhão de euros a uma certa ministra que não tem riqueza pessoal e vive do rendimento do trabalho, tem mais de 50 anos e não se prevê que possa auferir rendimentos que ultrapassem os 5 mil euros por mês. Gostava de saber que spread lhe foi concedido e por quantos anos é o empréstimo e quanto vai pagar por mês de prestação…

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Outubro, 2009 15:02

    E para não dizerem que é má língua, esclareço que se for é do 24 Horas de há uns meses. Com documentos a provar os factos…

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Outubro, 2009 15:03

    O telejornal da MMG faz muita falta…

    Gostar

  24. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    19 Outubro, 2009 15:17

    A primeira afirmação está errada. Basta olhar para o Estado das Finanças, por exemplo Portugal tem sido administrada por gente entre os 30 e os 60 anos. Os resultados falam por si.
    Seria difícil alguém com 18 anos ou 23 anos fazer pior.
    Aliás como os míudos de 20 anos são quem vai ter as reformas em risco devido ao roubo geracional feito pelos seus pais e avós seriam precisamente as pessoas ideais para administrar o Estado.

    Quanto á segunda concordo. É a tradição na Europa e o caminho para o Social-Corporativismo.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    19 Outubro, 2009 15:18

    #23 – “O telejornal da MMG faz muita falta…”

    bota aí a morada que eu mando-te o poster erótico da última ceia com marinho, tríptico sopa e dois pratos.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    José permalink
    19 Outubro, 2009 17:00

    Podes deixar na posta restante aí do centro de saúde.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    justiça de Fafe permalink
    19 Outubro, 2009 17:07

    Sarkozy foi uma pequena decepção….para quem é de Direita, como eu.

    Esse nepotismo é típico da esquerda.

    Raramente a Direita usa esse método!

    Em Portugal, desde Almeida Santos, Soares Pai-Filho, Cunhado de Guterres, Filho(a) de Sampaio, LF Madeira, Candal, EFerro Rodrigues, Tozé Seguro, FGomes-Gina; Narciso-Paula; ACampos; até ao findar de lista infindável….

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    justiça de Fafe permalink
    19 Outubro, 2009 17:10

    #20

    como gostas de ser roubado, desde que seja pela esquerda, procura os empréstimos vantajosos da CGD a Berardo e quejandos para o assalto ao BCP…

    Óbvio, os “media” não falam nisto.

    Os “jornalistas” tb gostam de ser roubados…desde que seja pela esquerda corrupta, vigarista dos €€€ públicos

    Gostar

  29. Bmonteiro's avatar
    Bmonteiro permalink
    19 Outubro, 2009 17:38

    «La droite, la gauche et au Portugal Sócrates»
    Le peuple au pouvoir, cést tout.
    Em português internacional:
    “A democracia é a continuação da oligarquia por outros meios”
    Ou como escreveu um coronel de cavalaria, dado aos poemas:
    “Dizem que a D é uma coisa boa,
    não há quem diga que não,
    sem ela nãos e sabia,
    que havia tanto ladrão”
    É nisto que deram, alguns dos capitães de Abril.
    Um deles, ainda anda por aí, na política, como ‘deficiente’ de campanha, devido a um jogo de futebol.

    Gostar

  30. e-ko's avatar
    20 Outubro, 2009 20:03

    http://www.mediapart.fr/journal/international/181009/quand-une-riche-banlieue-de-lisbonne-quelque-chose-des-hauts-de-seine

    Quand une riche banlieue de Lisbonne a quelque chose des Hauts-de-Seine

    Dimanche 11 octobre, les électeurs d’Oeiras, une banlieue prospère de Lisbonne, ont offert une réélection triomphale à leur maire, Isaltino Morais. Avec 41,52% des voix, l’ancien ministre de la Ville et de l’Environnement du gouvernement de José Manuel Durao Barroso (parti depuis sévir à Bruxelles) enregistre sa meilleure performance de tous les temps. Il gagne plus de sept points par rapport à 2005.
    Petit détail qui aurait dû avoir son importance: en août, «Isaltino» (désormais désigné par son seul prénom comme toutes les célébrités) a été condamné par le tribunal de Sintra à sept années de prison ferme pour fraude fiscale, abus de pouvoir, corruption passive et blanchiment d’argent.

    Ayant fait immédiatement appel d’une décision de justice d’une rare sévérité, le leader charismatique du mouvement indépendant baptisé «Isaltino – Oeiras mas a frente» («Isaltino – Oeiras toujours devant») a pu se représenter pour une septième et dernière mandature. Dernière, uniquement parce qu’une nouvelle loi limite désormais le nombre des mandats. Car sinon, nul doute que le «bon peuple d’Oeiras», pour paraphraser la formule favorite de l’ancien dictateur Antonio de Oliveira Salazar, maintiendrait Isaltino jusqu’à son dernier souffle dont son fauteuil présidentiel (le maire est président du conseil municipal).

    Oeiras n’est pas un petit village isolé d’un pays intérieur et rural que la dictature a maintenu longtemps dans l’analphabétisme et l’obscurantisme religieux et où le clientélisme local s’alimente désormais aux subventions de l’Union européenne. Entre Lisbonne à l’est et la très chic Cascais à l’ouest, avec vue sur le Tage, Oeiras compte la plus forte proportion de diplômés du pays et s’en vante dans ses «clips» publicitaires. Elle s’inscrit parmi les municipalités au revenu moyen le plus élevé de la péninsule Ibérique et a réussi à attirer de nombreuses entreprises de haute technologie. Oeiras, c’est un peu les Hauts-de-Seine de Lisbonne, très bétonnée et très riche.

    C’est en connaissance de cause que les «docteurs» d’Oeiras (titre que revendique au Portugal tout détenteur d’une simple licence) ont réélu un homme lourdement condamné par la justice de son pays. Car tout en clamant son innocence, le dignitaire franc-maçon, ancien magistrat et consultant du ministère… de la Justice, a traité comme peccadilles les délits qui lui sont imputés. S’il a fraudé le fisc, c’est que «tout le monde le fait». Quand il a déposé, entre 1993 et 2002, près de 1,4 million d’euros sur un compte bancaire en Suisse, il n’avait «pas conscience qu’il y avait un problème d’imposition, cela ne m’a jamais traversé l’esprit».

    D’ailleurs, cet argent, ce n’était pas vraiment le sien mais celui de sa sœur (pour 300.000 euros) et de son neveu (pour 220.000 euros), qui exerce la profession de chauffeur de taxi dans la Confédération helvétique. Au procureur qui s’étonnait des revenus importants de ce neveu, Isaltino avait répondu sur le ton indigné qu’il affecte quand son honnêteté est mise en cause: «Tous les émigrés immigrants qui vont en Suisse pourraient s’enrichir, sauf mon neveu?»
    Quant à la déclaration de patrimoine que chaque élu doit remettre au Tribunal constitutionnel, «ça ne valait rien» parce que «à l’époque [les années 80], c’était ainsi, personne ne prenait ça au sérieux». Ses déclarations, de son propre aveu, n’avaient qu’un très lointain rapport avec la réalité.

    Corrompu mais efficace
    «Il vole mais il réalise»: ce slogan est devenu sous tous les cieux la justification des édiles corrompus et de ceux qui les maintiennent au pouvoir par leur vote. Les défenseurs du «bonheur de vivre à Oeiras» avec Isaltino comptaient dans leur rang jusqu’au général Otelo Saraiva de Carvalho, l’ancien leader des «capitaines d’Avril». Triste.
    En vingt années de pouvoir sans partage, Isaltino a surfé sur l’exode rural massif et l’urbanisation incontrôlée qui, après la révolution des œillets de 1974 et l’entrée du Portugal dans l’Union européenne douze ans plus tard, ont contribué à un développement du pays réel mais gravement déséquilibré. Le «boom» immobilier qui a transformé Oeiras en l’espace d’une génération a concentré sur les pouvoirs locaux des responsabilités considérables, et les tentations qui vont avec.

    Les règles de gouvernance et les mentalités ont suivi avec retard, ou pas du tout. Un projet de loi envisage, enfin, d’imposer la mobilité de contrôleurs des finances jusqu’ici pratiquement inamovibles et dont la trop grande «proximité» à l’égard des autorités locales qu’ils sont censés surveiller est la source d’innombrables dérives. Jamais à court d’une provocation, le maire d’Oeiras avait d’ailleurs, au cours de son procès, reproché à l’administration fiscale de n’avoir pas bien contrôlé ses déclarations d’impôts !

    Comme l’écrivait dans la revue Visao l’éditorialiste Filipe Luis, la réélection triomphale d’Isaltino «démontre, d’une part, que les décisions de justice sont regardées comme quantité négligeable, et, d’autre part, que le phénomène de la corruption est considéré, même par les “éclairés”, comme faisant partie de leur culture».

    «Et qu’on ne vienne pas», s’indignait dans l’hebdomadaire Expresso l’écrivain et commentateur Miguel Sousa Tavares après la condamnation d’Isaltino, «m’opposer la prétendue ‘légitimité politique’ ou ‘démocratique’…». En Etat de droit, le vote populaire ne justifie pas tout. La règle de droit, ou à défaut la simple décence, sont là pour imposer au «gouvernement du peuple» des limites au-delà desquelles la démocratie ne mérite plus son nom.

    Ce qui inévitablement, des «Hauts-de-Seine de Lisbonne» à ceux qui encerclent Paris par l’ouest, pousse à s’interroger sur la légitimité de la désignation prochaine, à la tête d’un établissement public majeur, d’un étudiant en droit de 23 ans nommé Jean Sarkozy. Sous prétexte, comme l’a répété sur tous les tons l’Elysée, qu’il a été élu par les électeurs du canton de Neuilly-sur-Seine!
    Le népotisme politique, actif ou passif, n’est pas en soi passible de poursuites judiciaires mais il contribue à la misère de la démocratie, au même titre que la corruption ou le clientélisme. Pour citer encore Miguel Sousa Tavares à propos du «cas Isaltino»: «C’est tellement évident que l’on a du mal à comprendre ceux qui ne le voient pas.»
    1 2

    Gostar

Deixe uma resposta para ASL Cancelar resposta