PS versus PSD
31 Outubro, 2009
PSD
“Ninguém sabe que coisa quer.
Ninguém conhece que alma tem
Nem o que é mal nem o que é bem”
(Fernando Pessoa)
PS
“Meus dias vão correndo vagarosos,
Sem prazer e sem dor, e até parece
Que o foco interior já desfalece
E vacila com raios duvidosos”
(Antero de Quental)
23 comentários
leave one →

O PSD está bom, ao do PS falta malvadeza.
GostarGostar
“Enquanto o homem pensar
que vale mais que outro homem,
são como os cães a ladrar,
não deixam comer, nem comem.”
(António Aleixo)
GostarGostar
Bem… o sintoma é claro: até à eleição de PPassos Coelho como líder do PSD (em Maio de 2010 ? Em 2012 ? Em 2016 ?), surgirão posts no Blasfémias contra qualquer líder vigente….
GostarGostar
Mr. MJRB:
Obrigado pelo seu comentário. Mas…
Não, não é verdade. Da minha parte, apenas contra as direcções que comentam actos completamente irresponsáveis ou até suicidas, como seja o de deixar o PSD em gestão corrente durante quatro meses.
Gosto demais do PSD para o ver a definhar e sem que lhe deixem aplicar qualquer terapia.
GostarGostar
Está tudo a precisar de música, para além de poesia, é claro.
GostarGostar
O arquitecto Fernando Pinto de Sousa, pai do primeiro-ministro, foi contratado pelo GEPI,
no período em que este era dirigido por António Morais, para fazer a fiscalização de dez
empreitadas adjudicadas por aquele serviço do Ministério da Administração Interna.
Na quarta-feira, o PÚBLICO noticiou que Pinto de Sousa, com escritório na Covilhã, foi
responsável pela fiscalização do quartel da GNR de Castelo Branco, uma obra adjudicada em
1999 à Conegil – a empresa do grupo HLC que abandonou essa e mais sete empreitadas do
GEPI sem as acabar, deixando, quando faliu em 2003, uma dívida de 1,6 milhões de euros ao
MAI.
Morais, GEPI e construtora da Covilhã fizeram moradia de Armando Vara
http://www.ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1291685&idCanal=21
Compra da tal casa por um preço “simpático” à offshore Henron International N.V
das Antilhas
http://www.ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1365947&idCanal=12
A empresa da mãe do primeiro-ministro, que está a ser investigada no âmbito do Freeport,
surge envolvida num processo de corrupção na Câmara da Amadora, o qual abarca outras
figuras relevantes do PS
http://www.sol.sapo.pt/forums/20/1162503/ShowThread.aspx
GostarGostar
Mr. Paulo Morais, 4
Nada tem a agradecer.
Foi uma ironia minha, abusiva porque não milito em nenhum partido.
Mas também eu gostaria que o PPD/PSD se revitalizasse e, sobretudo pelo descarado abuso de poder por parte do PS-de-Sócrates, que colocasse em S.Bento um PM extraordinário, mobilizador, estratega, dado que o actual é demasiado ordinário.
Mr. PMorais, desta crise do PSD (todos os partidos têm crises) surgirá uma convincente força. Que se espera não seja só momentânea.
O partido que está no poder (hoje o PS –com potente máquina de marketing político–, no futuro o PSD), desgasta temporariamente o partido opositor mais bem posicionado para o substituir.
O PSD não está a definhar. Precisa dum ‘pulso’ que balize dirigentes e militantes. Quem, fora dum decente debate de ideias apunhale a direcção, com desmedida ânsia de poder, que sofra consequências.
GostarGostar
Mr. Paulo Morais,
Seria muito insensato por parte dos militantes do seu partido, se elegessem PPassos Coelho.
Creia.
Façam uma monumental “vaga de fundo” para convencer Paulo Rangel. Se ele aceitar, será imediatamente aceita, ‘desculpado’ e entendido pela quebra da promessa feita.
GostarGostar
Errata, 8
segundo parágrafo, “aceita” a mais…
GostarGostar
O maior problema do PSD não é a escolha de líder.
Hoje, os dois maiores problemas do PSD são, por um lado, o predomínio da corte da Lapa / Lisboa-Cascais, por um lado; e os sindicatos de voto das distritais, por outro.
Há já um ano, escrevia sobre o assunto no JN:
http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=1014135&opiniao=Paulo+Morais
E nada mudou. Ou, por outra, mudou para pior.
GostarGostar
Há uma ‘corte’. Existem forças regionais –felizmente para os sociais-democratas com reduzida perda nas recentes Autárquicas e na ANM.
Apreciável quantidade de militantes anseiam (desesperadamente ?!) por “jobs for the boys” — as autarquias não chegam; nelas, o poder é localizado, ‘pouco’ para alguns.
Parece-me que o problema está na escolha dum líder que prometa e execute quotidiana e firme ’tábua rasa’ sobre interesses pessoais e ‘corporativistas’. Não será fácil.
Os tempos (e a dinâmica do então PPD) eram outros, mas nem Francisco Sá Carneiro conseguiu esbater o eixo Lisboa-Cascais ou a ‘corte’ na Lapa. Se ao eixo ‘sulista’ suceder um poder oriundo do Porto, do Norte, instalar-se-á na Lapa uma diferente ‘corte’ !? — o PSD é um partido de poder-e-para-o-poder….
GostarGostar
Engenheiro da Câmara do Porto detido por corrupção
Chefe da divisão de intervenção na via pública terá pedido 400 mil euros a um empresa em troca de benefícios num concurso
A Polícia Judiciária deteve sexta-feira um engenheiro da Câmara do Porto que terá pedido 400 mil euros a uma empresa em troca de benefícios num concurso para manutenção e instalação de semáforos.
As autoridades agiram após denúncia da própria câmara, refere a Lusa.
De acordo com fonte da PJ, o detido, apanhado em flagrante delito, era o chefe da divisão de intervenção na via pública e pretendia beneficiar uma empresa de electrónica num concurso público para a manutenção e instalação de semáforos, num total de 1,9 milhões de euros.
De acordo com informações de fonte da PJ/Norte, o funcionário está indiciado pela prática de um crime de corrupção passiva para acto ilícito.
A mesma fonte explicou que foram obtidas «provas inequívocas de que estava a ser praticado um acto de corrupção e que o arguido se preparava para praticar mais a troco de dinheiro, num montante global de 400 mil euros».
A denúncia foi feita pelo presidente da autarquia, Rui Rio, que este sábado, adiantou à Lusa, que aquela foi «feita no dia seguinte às eleições autárquicas».
«Desde o primeiro dia que entrei na câmara qualquer situação idêntica que eu tenha conhecimento terá um tratamento igual, será denunciado às autoridades», afirmou Rui Rio, acrescentando que será aberto um processo disciplinar ao funcionário.
O arguido foi hoje presente ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto, que decidiu impedi-lo de continuar as funções na autarquia e determinou que se apresente periodicamente às autoridades policiais até à data de julgamento.
A fonte informou que o engenheiro «solicitou a uma empresa ligada ao ramo da electrónica uma elevada contrapartida monetária, de várias centenas de milhares de euros, para que este beneficiasse a empresa no concurso de adjudicação do contrato de exploração e expansão da rede semafórica da cidade».
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/camara-do-porto-rui-rio-justica-corrupcao-engenheiro-tvi24/1099800-4071.html
GostarGostar
Mr. Paulo MOrais,
Como adenda ao meu comentário anterior, note como Sócrates “meteu no bolso” e conquistou as tendências MAlegre/Vera Jardim/Belém Roseira…
(Sei que o poder exerce força sobre adversários internos, e se a estes forem prometidas prebendas…)
GostarGostar
“Entregue a estes directórios, o PSD, desnorteado e sem causas, caminha a passos largos para o abismo. Para sobreviver, tem pois de reconquistar verdadeiras elites, motivar bases genuínas. Elites que debatam doutrina política e apontem estratégias de desenvolvimento para Portugal; e bases que a elas adiram e contagiem outros com a causa social-democrata. Foi esta a vocação original do PSD. O partido não tem obrigação de ganhar eleições, mas sim de apresentar propostas de governação alternativa, fiéis à sua matriz doutrinária. É o que distingue um partido democrático dum simples bando de assalto ao Poder.” – 10
Muito bem.
Mas, MFL …
?
Em que ficamos, afinal?
GostarGostar
Face Oculta: Câmara de Gouveia garante «cumprimento» da lei
Autarquia admite que ter realizado negócio com a O2 Ambiente, que lhe apresentou a proposta mais favorável
A Câmara de Gouveia admitiu este sábado ter realizado um negócio com a O2 Ambiente, Tratamento e Limpezas Ambientais, empresa ligada a Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, garantindo o «cumprimento escrupuloso» da legalidade.
«Em Janeiro de 2009, o Município de Gouveia efectuou uma consulta a seis empresas para encaminhamento de resíduos VFV (Veículos em Fim de Vida). A esta consulta responderam três empresas, sendo que a proposta mais favorável(…) foi apresentada pela O2 Ambiente, Tratamento e Limpezas Ambientais SA, pelo valor de 400 euros», explica a autarquia, em comunicado.
A Câmara reitera também «a transparência e cumprimento escrupuloso dos trâmites legais neste único processo relativamente à empresa referida».
Na última edição do semanário Expresso, a Câmara de Gouveia é referenciada como sendo uma das autarquias cujos funcionários municipais e membros executivos terão sido subornados por Manuel Godinho.
Manuel José Godinho foi a única pessoa detida durante a operação «Face Oculta», realizada na quarta-feira pela PJ em vários pontos do país, no âmbito de uma investigação relacionada com alegados crimes económicos de um grupo empresarial de Ovar que integra a O2, Tratamento e Limpezas Ambientais, a que está ligado aquele empresário.
http://www.tvi24.iol.pt/politica/face-oculta-gouveia-corrupcao-camara-o2-tvi24/1099802-4072.html
GostarGostar
2007-03-18 – 00:00:00
Entrevista: Marques Mendes
Jornalista : Jorge Paula
Marques Mendes, líder do PSD, acusa o primeiro-ministro de ter um projecto de poder pessoal perigoso para a democracia. Irónico, diz que o País só está melhor do que o Burundi e afirma que o aeroporto da Ota pode ser o pântano de Sócrates.
Correio da Manhã – Gosta do estilo de José Sócrates?
Marques Mendes – Não vou comentar estilos. O que acho é que a atitude que o primeiro-ministro tem utilizado é errada. Essencialmente porque tem a preocupação de atirar portugueses contra portugueses. É uma atitude política errada. É um pretexto, a alegada existência de privilégios de todas estas classes, como se de repente se tivesse descoberto que o País é formado por privilegiados. E sobretudo tem um objectivo muito mau: explorar o sentimento da inveja nacional.
– Da inveja?
– Da inveja nacional. No momento em que ataca um sector está a colocar na prática portugueses contra portugueses. Um segundo aspecto negativo na sua atitude é a tentação que se nota de um controlo enorme do poder. Eu alertei em Dezembro para o facto de o primeiro-ministro parecer ter um projecto pessoal de controlo de poder, de acumulação de poder.
– O tempo deu-lhe razão?
– Três meses depois já perceberam que não era um ponto de vista partidário, mas sim a constatação de uma realidade.
– Está a referir-se ao recente anúncio de concentração de poderes policiais?
– É o último exemplo e dos mais perigosos, mas não é o único.
– Quais são os outros? A Comunicação Social?
– Há uma preocupação enorme de controlo na Comunicação Social, nos centros de decisão económica, na Justiça, na investigação criminal e mais recentemente nas polícias. Já não é uma questão partidária. Tem a ver com a qualidade da nossa democracia. Isto não é autoridade. É abuso de poder. É confundir maioria absoluta com poder absoluto.
– A Comunicação Social está a ser objecto de diversas medidas polémicas. O que é que vai fazer?
– Neste domínio da Comunicação Social há uma preocupação crescente de controlo, um controlo cada vez mais apertado. Nesta matéria todos os partidos têm pecados. Mas os Governos anteriores, de todos os partidos, em comparação com este, são uns meninos de coro.
– Também teve a tutela da Comunicação Social.
– Todos os Governos têm essa tentação. Estou a reconhecer isso. Agora, repito, em comparação com o que se está a passar, são todos meninos de coro.
– E Sócrates não é um menino de coro.
– Não. Acho que não é tanto um projecto partidário. É muito pessoal. É o poder em sectores nucleares na mão de uma pessoa só. E em democracia isto não pode acontecer. A democracia é o regime do equilíbrio de poderes.
– O que é que o PSD pode fazer para contrariar esse projecto pessoal?
– É o que temos feito. Denunciar a situação.
– Mas se a situação é tão grave não pensa alertar o Presidente da República?
– Cada coisa a seu tempo.
– Está a renascer o Estado policial? É perigoso para a democracia?
– É perigoso e afecta a qualidade da democracia. Eu alertei em Dezembro para esta situação e agora vastos sectores, que não têm nada a ver com o PSD, dão-me razão. Está em curso este projecto de poder pessoal. A denúncia que fizemos está a seguir o seu curso e acho que a força da opinião pública é o instrumento essencial para que o Governo recue em intenções que não são boas para a democracia.
(…)
– Como é que explica, então, a posição irredutível do primeiro-ministro? Por ser teimoso? (OTA)
– Esta teimosia é grave. E só há uma explicação: como a situação do País é grave, os resultados são nulos e não tem nada para apresentar ao País, quer a toda a força mostrar obra.
– É um alibi?
– É uma tentativa de mostrar que afinal há qualquer coisa, há obra, para tentar desviar as atenções dos problemas reais quer na economia, quer na saúde, quer no desemprego. E para isso tenta criar um elefante branco, fazer um erro colossal.
– Que pode ser fatal para Sócrates?
– Olhe, Sócrates pode acabar no pântano do aeroporto da Ota se não tiver o bom senso de recuar. O Governo não pode querer resolver o seu problema à custa do dinheiro de todos os portugueses.
– É tão grave que levou o problema a Cavaco Silva?
– Ao fim de um ano foi a primeira vez que pedi uma audiência ao Presidente da República. Mas este caso é sério demais, porque podemos estar perante um erro colossal, porque a teimosia pode levar a um disparate que compromete os próximos Governos e Orçamentos.
(…)
– Há causas para a corrupção. Quais são?
– Olhe, digo isto com algum exagero, mas reconheço que cada lei que se faz em Portugal é um convite à corrupção. Porque são complexas e burocráticas
GostarGostar
Veja na íntegra o debate entre Ferreira Leite e Sócrates
Primeiro-ministro e líder do PSD em troca acesa de palavras
13-09-2009 00: 54
O debate entre Ferreira Leite e José Sócrates foi o último de uma série de dez
frente-a-frente televisivos entre os líderes dos partidos com assento parlamentar.
Coube à «SIC» a transmissão em directo deste frente-a-frente. Se não teve oportunidade de
acompanhá-lo, pode vê-lo na íntegra aqui:
http://www.videos.iol.pt/consola.php?projecto=27&mul_id=13163753&tipo_conteudo=1&tipo=2&referer=1
GostarGostar
Este Manuel José Godinho, faz lembrar o Bibi,não por pedofilia claro, mas sim como bôbo da côrte, enquanto finóriamente outros escaparão como ratos dum navio.
GostarGostar
«Face Oculta»: gestores do PS implicados em corrupção
DIAP fala em «rede tentacular» dominada por nomes socialistas
VÍDEO São cada vez mais os gestores ligados ao Partido Socialista implicados no processo
«Face Oculta». À medida que vão sendo conhecidos os trabalhos da investigação,
multiplicam-se os nomes do universo rosa neste esquema de corrupção e tráfico de
influências junto do Governo e das empresas públicas.
Rede tentacular. A imagem é dada pelo próprio Departamento de Investigação e Acção Penal
do Baixo Vouga a propósito do esquema de relações do processo «Face Oculta», que permitiu
ao empresário Manuel Godinho, presidente de uma empresa de resíduos, ganhar vários
concursos.
A rede pode começar a construir-se por Armando Vara e Lopes Barreira, amigos socialistas
que se disponibilizaram a apresentar Manuel Godinho a outros amigos influentes capazes de
gerar negócios.
Lopes Barreira mostrou-se disponível para falar com Jorge Coelho, presidente da
Mota-Engil, Mário Lino, então ministro das Obras Públicas E João Mira Gomes, secretário
de Estado da Defesa.
Já Armando Vara apresentou Paiva Nunes, administrador da EDP Imobiliária, que terá
favorecido as empresas de Godinho em diversos concursos. Para fazer essa ponte, Vara terá
cobrado alegadamente 10 mil euros em notas entregues no seu gabinete do BCP.
E a rede continua. Através do gestor da EDP, que chegou a ser candidato pelo PS à Câmara
de Sintra, Manuel Godinho chega a Paulo Costa, director de relações internacionais da
Galp, e os dois recebem do empresário dos resíduos, dois veículos topo de gama que a PJ
entende, segundo o «Sol», terem sido contrapartidas.
Depois, o mesmo Paulo Costa apresentou Godinho a mais um ex-dirigente do PS, José António
Contradanças, ex-administrador do Porto de Sines no tempo em que Jorge Coelho era
ministro das Obras Públicas.
Contradanças é hpje administrador da Empoderf, uma holding controlada pelo Ministério da
Defesa, e segundo o o mandado de busca terá ligado a Manuel Godinho, dando-lhe conta que
Paulo Costa lhe teria transmitido que estaria interessado em ser favorecido nos concursos
e consultas públicas.
A esta rede juntam-se ainda José Penedos, presidente da REM, o seu filho Paulo e Carlos
Vasconcelos da Refer.
http://www.tvi24.iol.pt/politica/face-oculta-armando-vara-tvi24-ps-justica-corrupcao/1099834-4072.html
GostarGostar
.
Sou católico e, como tal, não posso ser socialista nem comunista nem qualquer coisa de esquerda. Nada me impede de ser apoiante do PSD ou do CDS, a não ser que esse partido governe com o desa- grado do Povo e da sua Tradição que, afinal, é a Monarquia.
Se Pedro Passoa Coelho não explicar claramente as linhas da sua política parece estar a seguir um rumo que não se coaduna com a humildade que se pretende na Social-democracia Portuguesa.
Daí, faltar-lhe-ão muitos votos para chegar a ser eleito.
Nuno
GostarGostar
a face oculta começa a revelar faces do psd a jogar à defesa, rio e amaro para já, veremos com atenção o que segue, sobretudo onde houve mudança de gestão.
GostarGostar
O pS das àguas clamas por onde pasra a carneirada, toda unida,
está firma que nem uma rocha com uma governação de 4 anos dem merda e com roubos, como este que rebentou na frente do Vara!
O PSD, è o partido dos malandros, sem organização, todos, querem ser chefes, ninguem se entende e os malandros, querem fugir, à res
ponsabilidade das asneiras do governo socrates!
Que maladragem………….
è assim que a comunicaçao visual escrita, falada ou ralada se exprime com se os protugas sejam carneiros! viva o fascismo!
GostarGostar
Após Sócrates e os excessos que o poder sempre traz, veremos como o “eucalipto” que por ora habita o Palácio de São Bento deixará o (até agora) risonho PS …
Quanto ao PSD, saberá fazer o seu caminho e reencontrar-se consigo próprio e com o país …
Os grandes adversários do PSD estão dentro de si próprio … é um partido com um granbde pendor auto-fágico e quase “suicida” …
É o maior partido e o mais intrinsecamente português
GostarGostar