Saltar para o conteúdo

Foi-se o Público.

1 Novembro, 2009
by

O editorial do Público de hoje faz-nos esperar o pior. Vem aí mais um para a coligação CM/DN. Finalmente, uma maioria absoluta.

126 comentários leave one →
  1. João Nunes's avatar
    João Nunes permalink
    1 Novembro, 2009 15:41

    Espreita o i.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    1 Novembro, 2009 15:51

    não há problema, o cavaco passa a usar o diário da república.

    Gostar

  3. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    1 Novembro, 2009 16:02

    Chavismo Luso Em Construção. Depois do PREC temos o CLEC.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    1 Novembro, 2009 16:08

    os nostálgicos que comprem o povo livre (raio de nome, parece cubano).

    Gostar

  5. Piscoiso's avatar
    1 Novembro, 2009 16:08

    Falta-lhe especificar onde é que o Editorial de Bárbara Reis lhe faz esperar, a si e aos seus, já que fala no plural, o pior.
    Se a “qualidade, rigor distanciamento e independência”, especificado no Editorial o incomoda, a mim não me incomoda nada. Bem pelo contrário.
    Se quer um catecismo vá à igreja.

    Gostar

  6. MJRB's avatar
    1 Novembro, 2009 16:19

    Também tive a mesma percepção: paulatinamente, distanciar-se-á do que foi um jornal interventivo e incómodo para o poder vigente.

    Mas…aguardemos

    Gostar

  7. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    1 Novembro, 2009 16:25

    “qualidade, rigor distanciamento e independência”

    Deve estar a gozar. Alguma vez um jornalista cumpriu sequer uma milha desse carnet? Quando um jornalista diz isso é o mesmo que uma prostituta dizer que é virgem.

    O texto é aliás um belo exemplo dos tempos. Mal escrita tentativa de quadratura do círculo.

    Gostar

  8. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    1 Novembro, 2009 16:29

    Manifesto também a minha apreensão após a leitura do editorial de hoje, não tanto pela substância do mesmo que é “politicamente correcta” mas mais pela forma utilizada. Não me parece que o facto de José Manuel Fernandes, nos seus editoriais, denotar um dado posicionamento ideológico (que não partidário), que isso tivesse alguma implicação no jornal como um todo.

    Aguardemos, pois (ainda que a leitura de alguns comentários acima indiciem o pior).

    Nota: é minha actividade diária a leitura de vários jornais e revistas, há mais de 40 anos, quer portugueses quer estrangeiros.

    Gostar

  9. pedro's avatar
    pedro permalink
    1 Novembro, 2009 16:31

    O piscoiso é o maior.
    não há nada como esses valores da isenção. não se enganem a pensar que a vida não é feita de pequenos nadas.
    já que são tão opinativos cheguem-se à frente.
    respeito

    Gostar

  10. Piscoiso's avatar
    1 Novembro, 2009 16:35

    Há alguma ingenuidade ao supor que José Manuel Fernandes era apenas o Editorial.
    O escândalo das escutas, por exemplo, terá dado boas vendas nesses dias, mas descredibilizaram o jornal, uma vez desmontadas.

    Gostar

  11. Lili's avatar
    Lili permalink
    1 Novembro, 2009 16:38

    Ouvi a tal Bárbara na TSF e percebi que se tinha aberto uma auto-estrada para a propaganda do governo…

    Gostar

  12. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    1 Novembro, 2009 16:39

    O editorial faz presumir o pior: assume-se sem o mínimo fundamento uma qualquer responsabilidade anterior relacionada com notícias hostis ao governo, com o que se assegura implicitamente que o jornal “não volta a incomodar o poder”. Ora, se se confirmar, como parece decorrer deste lamentável editorial, que o Público se rendeu ao jornalismo oficial do regime, então têm menos um leitor.

    Gostar

  13. pedro's avatar
    pedro permalink
    1 Novembro, 2009 16:44

    é óbvio que era persecutório. só não percebe isso quem anda a dormir pelo menos um bocadinho

    Gostar

  14. Piscoiso's avatar
    1 Novembro, 2009 16:49

    Para os obcecados com o governo, só o hostil é bom. O distanciamento e a independência (que pode ser eventualmente hostil) já não servem e estão noutra barricada, numa guerra que é partidária.
    Tristes.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    1 Novembro, 2009 16:53

    Fiquei estupefacto ao ler o editorial. Faz mesmo temer o pior.

    Gostar

  16. Piscoiso's avatar
    1 Novembro, 2009 16:57

    É o temor dos espíritos independentes.
    Nada de novo.

    Gostar

  17. hajapachorra's avatar
    hajapachorra permalink
    1 Novembro, 2009 17:02

    O problema nem é o conhecido e notório socretinismo das criaturas que sem vergonha se dizem jornalistas. O que incomoda nestas mudanças que vão fazer de um jornal mau um jornal péssimo é a arrogância analfabeta da bárbaras, tereses e são josés. As pobres não sabem escrever, quanto mais pensar.

    Gostar

  18. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    1 Novembro, 2009 17:06

    Hajapachorra,

    Mas o que refere, meu caro, não conta para alguns dos comentadeiros que nos acompanham no Blasfémias, que assim vêem o argumento do Público anti-socretino, sob a Direcção de JMF, desvalorizado. Eles preocupam-se é com o Cerejo…

    Gostar

  19. Piscoiso's avatar
    1 Novembro, 2009 17:10

    A classificação de “socretino” em quem não se reveja num sistemático anti-Sócrates, é já insultuoso. Porque insulta, é pobre argumentação.

    Gostar

  20. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    1 Novembro, 2009 17:12

    E a questão da “toupeira” do Público? Como está isso?

    Gostar

  21. Piscoiso's avatar
  22. Paulo Nunes's avatar
    Paulo Nunes permalink
    1 Novembro, 2009 17:20

    E assim se massifica a doutrina socretina.

    Gostar

  23. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    1 Novembro, 2009 17:20

    Veremos como o Público, amanhã e nos dias seguintes irá trata este assunto que arrola mais uma coincidência a juntar a todas as outras:

    «Guilherme Dray, o homem que José Sócrates acaba de escolher para seu novo chefe de Gabinete em São Bento, pode ter-se encontrado em Março deste ano com Paulo Penedos, um dos arguidos na investigação “Face Oculta”. A referência a Guilherme Dray é feita pelo próprio Paulo Penedos, filho do presidente da REN, José Penedos.

    Num telefonema para Manuel Godinho, citado pelo processo, Paulo Penedos informa-o que tem combinado um almoço com Dray, na altura chefe de gabinete de Mário Lino no Ministério das Obras Públicas. Paulo Penedos quer saber se o empresário Manuel Godinho quer que ele aborde, nesse encontro, o contencioso judicial que opõe a O2 (empresa dirigida por Manuel Godinho) à REFER, e que estava a travar, à altura, a concretização de vários negócios da empresa.»

    P.S – A pedido de um assíduo participante aqui no Blasfémios, esclareço que passarei doravante a utilizar o termo “socratino”, que Balbino Caldeira sempre adoptou, deixando assim de utilizar o termo “socretino”.

    Gostar

  24. MJRB's avatar
    1 Novembro, 2009 17:27

    Casa Pia,
    Sobreiros,
    Casinhas na área da Guarda,
    Cova da Beira,
    Banca,
    Freeport,
    Andares na Castilho,
    Escutas,
    Sucata,
    Governo,

    Novos colunistas.

    Pelo póximo desenvolvimento e investigação jornalística sobre estes e outros casos, teremos a percepção do destino (e utilidade) do Público.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    1 Novembro, 2009 17:27

    oraporra jornalismo é fazer o frete à oposição

    Gostar

  26. indígena's avatar
    indígena permalink
    1 Novembro, 2009 17:27

    Sempre achei piada aos capitalistas entrarem na “informação” com a mais ampla diversidade partidária dos seus jornalistas.É o mesmo que convidar a raposa para a capoeira…

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    1 Novembro, 2009 17:27

    Piscoiso disse
    1 Novembro, 2009 às 4:57 pm
    É o temor dos espíritos independentes.
    Nada de novo.

    Você mete dó, pobre alma.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    1 Novembro, 2009 17:29

    oh vinte & quatro! essa merda não rima, deve ser contrafacção do ameijoa.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    1 Novembro, 2009 17:31

    belém não pagou a factura, tiveram que se voltar para outro mercado.

    Gostar

  30. indígena's avatar
    indígena permalink
    1 Novembro, 2009 17:36

    Por cá as esquerdas ficam com os pelinhos todos em pé quando se fala do anterior regime.Pide para cá, Pide para lá e afinal em 50 anos contabilizam 50 mártires(e não vamos sequer discutir as circunstâncias) enquanto que lá na URSS só execuções extra-judiciais foram quase 800000, na Roménia 10000 e um sistema de bufos em que até a mulher bufava acerca do marido…
    Os anti-colonialistas que descolonizaram como se sabe agora colonizam-nos com muita censura à mistura e doses mortíferas de propaganda.Os heróis de cá são os ditadores actuais do mundo.A economia a de casino.Honradez, visão de estado,nacionalismo,bem comum são heresias.Paneleirismo e africanização o alvo…
    Para mim o Público rendeu-se mesmo!

    Gostar

  31. Rejubilem, portugueses!'s avatar
    1 Novembro, 2009 17:42

    O editorial em causa é um texto vergonhoso: traduz a rendição do Público ante o socretinismo.
    O poder chucha-socretino domina já por completo a comunicação social do país.
    A longa noite socretina aposta em continuar a longa noite “fascista” dos 48 anos…
    Rejubilem, portugueses que votaram PS! Sem se esquecerem, no entanto, de que não merece o mínimo respeito um país que aceita ser governado por uma corja de vigaristas.

    Gostar

  32. Piscoiso's avatar
    1 Novembro, 2009 17:42

    #23.
    pode ter-se encontrado”
    É em frases como estas, em que não há rigor jornalístico, que embarcam os fazedores de casos para descredibilização de alguém, na luta partidária.
    É a política baixinha, arrastando o mau jornalismo.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    1 Novembro, 2009 17:44

    Piscoiso,

    Sou leitor do Público há muitos anos. Não entendo a questão da independência, sempre me pareceu o jornal mais independente em Portugal. O DN/JN há muito que estão comprometidos, o Expresso parece independente mas tem uma forte dependência de grupos económicos, bancos e telecomunicações, onde fez e faz grandes fretes. E politicamente fizeram grandes perseguições ao Portas e também ao Santana, uma pequena amostra do que falam hoje do Freeport por exemplo.

    De que forma é que o Público com o JMF não foi independente ? Consegue-me explicar ?

    Eu explico. O Publico, na minha opinião foi um dos jornais que mais escreveu e investigou sobre muitos casos, sejam de direita ou esquerda, do Freeport, da Fátima Felgueiras aos outros que na altura eram PSD, como Isaltino ou Valentim Loureiro entre outros.

    Mas para o Piscoiso, escrever sobre Sócrates foi tendencioso, o jornal tal como todos os outros deveria respeitar o presidente do conselho. Quem se mete com o Sócrates passa logo a ser apelidado de não independente, ninguém pode questionar o grande líder.

    É tão simples como isto. O Piscoiso a dar sermões sobre independência editorial é como a Cicciolina a rezar o terço.

    Gostar

  34. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    1 Novembro, 2009 17:46

    Se o Publico passou a ter “rigor distanciamento e independência” então:

    Vamos ter artigos sobre a corrupção e investigação sobre escândalos na ONU?

    Vamos começar a ver o Publico a tratar as ONG como mais outra entidade política ou vamos continuar a ver o Publico a tratá-los como se fossem vestais do templo com a palavra divina?

    Os protestos da Greenpeace e outros serão tratados como desordeiros ou como activistas?

    Vamos ver o Publico a tratar Israel em pé de igualdade com os Palestinanos? Ou os Israelitas vão continuar a morrer e os Palestinanos vão continuar a ser mortos? Os rockets do Hamas continuaram a ser artesanais apesar de terem desenho chinês e soviético?

    Vamos ver o Publico a chamar activistas a hooligans de extrema Direita ou passará a chamar hooligans de Exterma Esquerda em vez de activistas de esquerda?

    Obama continuará ser um ente divino?

    Vai o Publico a chamar Ditador a Fidel ou passará a chamará Líder a Pinochet?

    Vai passar a ter artigos sobre a corrupção na União Europeia e textos anti-União?

    Vai passar a ter artigos sobre a corrupção e incompetências nas Ciências Climáticas e notícias, artigos que contrariem o aquecimento global?

    Gostar

  35. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    1 Novembro, 2009 17:48

    #32

    Veja lá, tenha cuidado que ainda cai em contradição insanável. Olhe que a transcrição que fiz é de um artigo do socratino (vê?!) DN online cujo título é “Novo chefe de Gabinete de Sócrates citado no inquérito”.

    Gostar

  36. Piscoiso's avatar
    1 Novembro, 2009 17:49

    #33.
    Nem me faltava mais nada do que estar a fazer o juizo do Público.
    O facto é que JMF foi afastado, e se o foi, de-certo que foi para melhorar o jornal.
    Pergunte ao Belmiro.

    Gostar

  37. Linguista's avatar
    1 Novembro, 2009 17:50

    23, Eduardo F.

    Faz mal. O termo certo é socretino; trata-se do mais adequado para a cáfila de cretinos que está a destruir Portugal.

    Gostar

  38. miguel gomez's avatar
    miguel gomez permalink
    1 Novembro, 2009 17:50

    Subscrevo intrgralmente o Piscoiso.
    “Se quer um catecismo vá à igreja”.

    Gostar

  39. miguel gomez's avatar
    miguel gomez permalink
    1 Novembro, 2009 17:51

    “integralmente”

    Gostar

  40. Piscoiso's avatar
    1 Novembro, 2009 17:53

    são josés. As pobres não sabem escrever, quanto mais pensar.

    #18.
    Eduardo F. disse

    1 Novembro, 2009 às 5:06 pm
    Hajapachorra,

    Mas o que refere, meu caro, não conta para alguns dos comentadeiros que nos acompanham no Blasfémias, que assim vêem o argumento do Público anti-socretino, sob a Direcção de JMF, desvalorizado. Eles preocupam-se é com o Cerejo…

    Gostar

  41. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    1 Novembro, 2009 17:55

    Caro Linguista,

    Obrigado pela sua observação. Mas pode crer que a utilização de “socratino” não me impedirá de, sempre que aplicável (o que julgo, será frequente), recorrer a expressões como, por exemplo, a “cretinice socratina”.

    Gostar

  42. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    1 Novembro, 2009 17:59

    Artigo impossível de se ler no Publico:

    http://timesofindia.indiatimes.com/india/Manmohan-Bush-get-candid-over-lunch/articleshow/5182362.cms

    Gostar

  43. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    1 Novembro, 2009 18:07

    Vamos estar particularmente atentos quanto ao que se vai passar com os seguintes colunistas:

    Eduardo Cintra Torres
    Helena Matos
    Joaquim Vieira (Provedor do leitor)
    José Pacheco Pereira
    Teresa de Sousa (que passou a Directora-Adjunta)
    Vasco Pulido Valente

    Gostar

  44. miguel gomez's avatar
    miguel gomez permalink
    1 Novembro, 2009 18:11

    #42:
    É assim uma notícia tão planetária? Francamente…

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    ordralfabetix permalink
    1 Novembro, 2009 18:11

    “Quando um jornalista diz isso é o mesmo que uma prostituta dizer que é virgem.”

    O JMF era prostituta a soldo de quem? Ou não era jornalista?

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    1 Novembro, 2009 18:21

    Não tem hipotese… basta ler o artigo de Sao José a falar de Socrates para se entender que vai continuar a mesma coisa.. noticias em forma de opinião ou opinião noticia. Aquilo da capa é fogo de vista.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    1 Novembro, 2009 18:25

    O Público como a maioria dos jornais portugueses tem uma redacção maioritariamente de esquerda.
    O lucklucky num excelente comentário em #43 prova isso mesmo.

    As opiniões director JMF eram um contraponto, o que equilibrava o jornal.
    Um bom jornal quer-se equilibrado, mas a esquerda não gosta disso, prefere o pensamento único.
    Não admira a felicidade que vai ali para os lados do Arrastão.

    Quanto aos restantes, aqueles que não se revêem neste estado geral de bovinidade, estamos obviamente mais pobres hoje. Faço questão de continuar a comprar o Público, mas vou estar alerta, não gostei mesmo nada de algumas coisas do editorial de hoje.

    Gostar

  48. Piscoiso's avatar
    1 Novembro, 2009 18:27

    #43.
    Desses colunistas que refere, leio sempre o Vasco, o Joaquim Vieira e quase sempre a Teresa de Sousa, porque têm uma abordagem equidistante sobre o que escrevem.
    HM é uma repetitiva propaganda política.
    O Pacheco é propaganda partidária muito bem camuflada.
    O Cintra Torres é TV com aspirações político-partidárias.
    Nunca falho é o Miguel Esteves Cardoso, apesar de ser benfiquista.

    Gostar

  49. Eduardo Freitas's avatar
    artolasrufus permalink
    1 Novembro, 2009 18:33

    «Nem por caridade cristã. D. Manuel Clemente conhece com certeza a dificuldade de explicar a mediocridade a um medíocre e a impossibilidade prática de suprir, sobre o tarde, certos dotes de nascença e de educação.» (Vasco Pulido Valente, Público, 23-10-2009)

    Gostar

  50. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    1 Novembro, 2009 18:35

    O comentário #50, é meu – Eduardo F.

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Golp(ada) permalink
    1 Novembro, 2009 18:46

    E assim o Piscoiso, de mãos devotas e olhar embevecido ajoelha-se às noites frente do Altar do Amado Líder.
    O halo respandecente do Socrates, confere-lhe então um soninho descansado, na árdua tarefa de defenfer “ad nauseum” tão “engenhoso” personagem.

    Gostar

  52. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    1 Novembro, 2009 18:47

    #46

    Excelente post. Mas há uma espécie de cabeças(?) que não conseguem entender o que se lê no Insurgente sobre o Público e JMF. Desconhecem o significado de independência.

    Imagino por isso a confusão que lhes causa este facto.

    Gostar

  53. bulimundo's avatar
    1 Novembro, 2009 18:49

    Sim valha-nos o I ..vamos ver..apesar de neoliberal..por vezes faz lembra o Independente grafismo suplemento…daí talvez o I..a ver vamos…e talvez o Sol a espaços e o Expresso quando o Balsemão quer…

    Gostar

  54. Piscoiso's avatar
    1 Novembro, 2009 18:50

    Mais actual é o que aparece hoje, na “Vaga de Marcelo” (VPV na última pg. do Público):

    “Com duas páginas de jornal e um programa de meia hora por semana na RTP, no fundo ninguém sabe o que Marcelo verdadeiramente pensa, nem o que ele quer para ele e para o país.”

    Gostar

  55. Piscoiso's avatar
    1 Novembro, 2009 19:05

    Falei há pouco com uma jornalista brasileira, que exprimiu numa frase a tendência do jornalismo actual:
    Jornalismo de aspas.

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    Anti-Chulos permalink
    1 Novembro, 2009 19:14

    Chamar jornalismo a essa merda que amda por aí, seria a mesma coisa que dizer que o Piscoiso gosta de mulheres!

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    Anti-Chulos permalink
    1 Novembro, 2009 19:21

    O JORNALISMO OFICIAL E OFICIOSO É COMO A PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA, SERVE SÓ PARA UM LADO.

    O SR.MANUEL JOSÉ GODINHO NOS JORNAIS NÃO BENEFICIA DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA, ENQUANTO OS PENEDOS E OS VARAS BENEFICIAM DESSA PRESUNÇÃO E SEGUNDO O ESTERCO DOS COMENTADORES DE SERVIÇO E AVENÇADOS, ESTÃO INOCENTES ATÉ PROVA O CONTRÁRIO.

    O DOGMA DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA E O SEGREDO DE JUSTIÇA SÓ SERVE PARA PROTEGER A NOMEMKLATURA SUCIALISTA.

    O SR.GODINHO NESTE PROCESSO TAMBÉM VAI SER O PROVIDENCIAL BIBI….

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    1 Novembro, 2009 19:31

    A nova directora do Público (uma tal Bárbara), escolhida a dedo pelo filho do Belmiro para agradar ao palhaço sokas, já disse que o público ia passar a ser mais isento… Nunca vi o Público a defender qualquer facção ou partido, sempre o vi a cascar em todos, e também no partido so-cretino, o que transformava este jornal numa ave rara. Portanto, ficar mais isento significa passar a escrever de acordo com os lacaios da central de propaganda so-cretina.

    É bom sabermos…

    Gostar

  59. miguel gomez's avatar
    miguel gomez permalink
    1 Novembro, 2009 19:35

    #58.

    O dogma da presunção da inocência também serve para “proteger” Dias Loureiro e similares ou não?

    Gostar

  60. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    1 Novembro, 2009 19:37

    #60

    O tal do BPN e da apresentação do livro “O Menino de Ouro do PS”?

    Gostar

  61. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    1 Novembro, 2009 19:38

    “O JMF era prostituta a soldo de quem? Ou não era jornalista?”

    O JMF não era independente como nenhum jornalista o é, isso não tem mal quando é assumido, a tentativa de ser independente no jornalismo já desapareceu e quando as escolas de jornalismo se instituiram formatando um pensamento único foi só a pedra por cima da sepultura. Os piores são os que se dizem independentes mas não o são. Como os novos editores do Publico.

    O Publico vai colocar artigos de cépticos em relação ao Aquecimento Global?

    O Publico vai colocar artigos de cépticos em relação á União Europeia?

    Gostar

  62. miguel gomez's avatar
    miguel gomez permalink
    1 Novembro, 2009 19:40

    #61.

    Sim, sim, esse mesmo.
    Já que o Paulo Portas é residual…

    Gostar

  63. Euroliberal's avatar
    Euroliberal permalink
    1 Novembro, 2009 19:42

    Um neoconeiro (JMF) a menos…

    Gostar

  64. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    1 Novembro, 2009 19:44

    #63

    Residual assim como o Vara, como o António Morais?

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    Souto Mayor permalink
    1 Novembro, 2009 19:44

    O PUBLICO?…nem dado nos supermercados do dono, ou seja Do Tio Azevedo

    Gostar

  66. miguel gomez's avatar
    miguel gomez permalink
    1 Novembro, 2009 19:50

    #65.
    Na Lapa (na Rua de S. Caetano) e na “casa” do João Gonçalves é que se contam espingardas.
    Enganou-se no local. Ponha o GPS a funcionar.

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    1 Novembro, 2009 19:51

    O engraçado é que nem com o advento dos blogues e a relativização do escrito, desapareceu a pretensão da imprensa (em particular a em papel) de confundir palavra escrita com verdade. Antigamente quando se pretendia argumentar definitivamente sobre a veracidade de alguma coisa dizia-se que “vinha escrito no jornal”.

    Quando Bárbara Reis fala de “qualidade, rigor distanciamento e independência”, o que quer dizer é que o “Público” vai procurar a verdade. E nós sabemos que umas vezes vai encontrá-la e outras não.

    Os jornais nunca foram, não são e nunca serão anti-sépticos, como não conseguem ser equidistantes. Por isso o melhor é aguentar e esperar para ver para que lado o “Público” vai cair.

    O que eu espero é que não entre na lógica de cair para um lado às segundas, terças e quintas e para o outro nos restantes dias da semana.

    O que se deseja é um “Público” incómodo para todos os poderes.

    Boa sorte para a senhora que bem vai precisar dela!

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    1 Novembro, 2009 19:54

    isso passa num instante, já ninguém se lembra da guedes e o zé manel nem pelo pacheco será lembrado.

    Gostar

  69. Piscoiso's avatar
    1 Novembro, 2009 19:55

    #57.
    É um facto que as mulheres começam a sentir dificuldades devido à descarada concorrência dos panilas que por aqui assediam.

    Gostar

  70. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    1 Novembro, 2009 20:08

    #67

    Tem-me assim em tão pouca conta que eu só saiba contar até dois?

    Gostar

  71. indígena's avatar
    indígena permalink
    1 Novembro, 2009 20:14

    Corrupção política desviou mais de 4000 milhões de euros em Espanha

    oi onde andam os contabilistas cá do burgo?

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    Anti-Jornalismo Xuxo-BE permalink
    1 Novembro, 2009 20:40

    http://www.youtube.com/watch?v=_730oh-mpCU

    Gostar

  73. alfredinho's avatar
    alfredinho permalink
    1 Novembro, 2009 21:10

    #7:
    Deve estar a gozar. Alguma vez um jornalista cumpriu sequer uma milha desse carnet? Quando um jornalista diz isso é o mesmo que uma prostituta dizer que é virgem.

    Este já disse tudo dos jornalistas. Porque que é que continuamos a discutir? Não seria JMF jornalista e, por isso, prostituta?

    Gostar

  74. Desconhecida's avatar
    Acabar com esta República de Pandeleiros! permalink
    1 Novembro, 2009 21:20

    O Piscoiso está a ser pago em «géneros».

    Gostar

  75. gigi's avatar
    1 Novembro, 2009 21:31

    UNIVERSIDADE DE VIENA DE AUSTRIA OCUPADA HÁ MAIS DE UMA SEMANA; BLACKOUT INFORMATIVO!!!

    http://www.unsereuni.at/

    Estamos perante um black-out informativo, todo o movimento foi completamente suprimido de todos os noticiários não germanófonos, com medo de que alastrasse o movimento pela Europa fora. Apesar disso, o facto é que esta ocupação se alargou a quase todas as universidades da Austria, com ecos fortes e solidariedade activa por parte de centros universitários da Alemanha e Suíça.
    Agora apresenta-se a Jornada internacional contra a comercialização da Educação, o mesmo é dizer contra «Bolonha». Milhares e milhares de estudantes no mundo inteiro estarão realizando acções diversas, nesta semana.
    Contam com a solidariedade e apoio de professores, de personalidades públicas, artistas, jornalistas, etc…

    Gostava que as pessoas em Portugal dessem notícia (ao menos isso) e mostrassem um pouco de interesse, pois realmente é pela acção que algo poderá mudar, neste contexto! Se não há uma acção concreta ao menos que haja um espalhar da informação, uma discussão alargada e apaixonada sobre as acções levadas a cabo por outros!
    Solidariedade,
    MB
    In, http://www.sinistraministra.blogspot.com/2009/11/universidade-de-viena-de-austria.html

    Gostar

  76. Per Caso's avatar
    Per Caso permalink
    1 Novembro, 2009 21:45

    “A razão de estarmos aqui hoje é anterior a tudo isso.”

    E o padrinho pode ficar descansado, que não escorrerá daqui mais “peso ideológico” que o belisque.

    Mas tudo há-de ser pardo e cinzento como é seu desejo e já o mesmo Outono adivinha.

    Pois é como estes jornalistas, despidos de pensamento, como de carácter, juram, hoje, o seu incondicional serviço.

    Gostar

  77. Per Caso's avatar
    Per Caso permalink
    1 Novembro, 2009 22:00

    “42 impossível de se ler…

    ihihi, ó Lucky, maior chuchadeira…

    Gostar

  78. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    1 Novembro, 2009 22:01

    Há há 3 meses que troquei o publico pelo i. Não me interessa o peso ideológico, só não gosto de ver textos e opiniões manipulativas página sim página sim. O publico tinha-se tornado um jornal de facção rei na arte da manipulação informativa. Degradante.

    Gostar

  79. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    1 Novembro, 2009 22:11

    NUNCA VI O PISCOISO TÃO DESESPERADO.
    Leiam, como eu fiz, os comentários em sequência.
    NOTA-SE MUITO!

    Gostar

  80. Desconhecida's avatar
    1 Novembro, 2009 22:13

    Foi-se o Público. (Título do poste)
    Veio-se o Sócrates. (adenda minha)

    Gostar

  81. bulimundo's avatar
    1 Novembro, 2009 22:16

    Gigi talvez isto ajude…por cá vegetam na Áustria pensam..reflectem..por ca só novas oportunidades..por lá lutam para terem outras oportunidades de vida..diferenças…

    Gostar

  82. bulimundo's avatar
    1 Novembro, 2009 22:17

    Ups..era este..

    Gostar

  83. Piscoiso's avatar
    1 Novembro, 2009 22:17

    #79.
    O “I” é muito ergonómico. Com agrafe e tudo.

    Gostar

  84. Desconhecida's avatar
    Anti-Chulos permalink
    1 Novembro, 2009 22:17

    O Piscoiso é parte integrante da folha de pagamentos da central de contra-informação socretina.
    Passa o dia a elogiar o Kim-Il-Sócrates, adorado líder da treta!

    Gostar

  85. indígena's avatar
    indígena permalink
    1 Novembro, 2009 22:26

    • José Eduardo Martins, vogal da Comissão Política da Dr.ª Manuela, sobre António Nogueira Leite: “Desfaçatez é passar a vida a ouvir um ex-secretário de Estado do engenheiro Guterres a ensinar o PSD a fazer oposição ao PS”.

    O Nogueira dá para os dois lados?

    Gostar

  86. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    1 Novembro, 2009 22:27

    costumo comprar tudo. e por mais incrível que pareça , o filho de um deus menor , o CM , últimamente é o mais isento : dá uma no cravo e outra na ferradura. no meio dos crimes e tal e à parte a coisa Rangel , encontramos umas coisinhas jeitosas. e nunca pensei vir a dizer isto.
    e o público já foi bom , já foi mau , mesmo mau ,voltou a ser bom e a vida é assim , feita de altos e baixos. também , em tempos , o dn teve uma época boa , hoje é intragável. quem sabe , algum dia volte a ser um jornal de jeito.

    Gostar

  87. Desconhecida's avatar
    Juvenal da Costa permalink
    1 Novembro, 2009 22:30

    O Nogueira é um palhaço que anda a promover o Passos Coelho a presidente da secção da Merdaleja.

    O Prof.Dr.Engº CAA da Silva também tem alinhado nessa brincadeira de carnaval….

    Gostar

  88. Piscoiso's avatar
    1 Novembro, 2009 22:44

    Como o Benfica perdeu, a caixa enche-se de impropérios pela garotada do bullying.

    Gostar

  89. ó és tão linda!'s avatar
    ó és tão linda! permalink
    1 Novembro, 2009 22:56

    O pateta do Piscoiso anda todo contentinho com as mudanças no Público.Disseram-me que foi nomedo porteiro do jornal,por cunha de um assessor do engº hidráulico Sócrates.

    Gostar

  90. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    1 Novembro, 2009 23:07

    Eu agradecia um link.
    O que encon
    trei, custa-me a acreditar

    Gostar

  91. Piscoiso's avatar
  92. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    1 Novembro, 2009 23:21

    JCD está com receio de não ter um “josémanuelfernades” a apoiar outra guerra num iraque perto de si.

    Gostar

  93. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    1 Novembro, 2009 23:30

    Obrigado Piscoiso das 11.19H
    Não serviremos governos, nem procuraremos certificados de bom comportamento. Prosseguiremos uma nova etapa do caminho, no respeito pelos valores que nos guiam desde o primeiro dia.

    “Queremos garantir a sustentabilidade do PÚBLICO como projecto de referência, desenvolver novas plataformas de intervenção editorial, trabalhar para elevar os padrões e sermos líderes no rigor, na reportagem, na análise, na crítica cultural e na opinião. Vamos estar obcecados com a isenção, a investigação, a profundidade e os temas de proximidade (e para isso vamos criar um caderno Cidades, que sairá aos domingos).”

    (“De boas intenções, está o Inferno cheio”)

    Gostar

  94. Desconhecida's avatar
    stop permalink
    1 Novembro, 2009 23:47

    a invasão do iraque foi o paroxismo da isençao pela mão do JMF.. velhos e felizes tempos que o JCD entre outros não querem abrir mão..

    Gostar

  95. anonimo's avatar
    1 Novembro, 2009 23:49

    # 90

    Engº hidráulico Sócrates? Não.
    É sanitário.

    Estaria a concluir um MBA (ou será “doutoramento”?) em “gestion de impresas” no ISCTE!

    Gostar

  96. anonimo's avatar
    1 Novembro, 2009 23:51

    O Psica-coiso continua mascarado.

    Será enfermeiro?

    Gostar

  97. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    1 Novembro, 2009 23:59

    Deve estar de quarentena…

    Gostar

  98. Desconhecida's avatar
    Golp(ada) permalink
    2 Novembro, 2009 00:03

    97.anonimo disse
    1 Novembro, 2009 às 11:51 pm
    O Psica-coiso continua mascarado.

    Será enfermeiro?

    CLARO, QUE NÃO, É SÓ LAMBE-BOTAS.

    Gostar

  99. anónimo's avatar
    2 Novembro, 2009 00:24

    É a economia, estúpido!
    O Público mudou hoje de director. No lugar de José Manuel Fernandes surge agora uma menina cujo nome ignoro. E nem sequer vou ver na Ficha Técnica.

    O Público foi o único diário que não alinhou com a sacanice socratina. A sua independência foi vista como oposição ao Governo. Numa comunicação completamente dominada pela socratinagem, a excepção do Público tornou-se incómoda.

    A mudança não parece difícil de explicar.

    A SONAE.COM pretende fundir-se com a ZON. Sócrates opôs-se à fusão. O preço da anuência governamental é o silenciamento de José Manuel Fernandes.

    No universo SONAE o Público tem um valor residual. Empresarialmente é até um desvalor pelo seu crónico défice de exploração.

    O interesse estratégico da fusão entre a SONAE.COM e a ZON vale bem esta abdicação de Belmiro de Azevedo e a decapitação de José Manuel Fernandes.

    A nova directora podia ao menos ter a elevação moral de se referir ao seu antecessor.

    Começa mal! Vamos ver como acabará!…
    http://www.socratinice.blogspot.com/2009/11/e-economia-estupido.html

    Gostar

  100. anonimo's avatar
    2 Novembro, 2009 00:28

    # 99

    São tudo bixices.

    Este usa máscara …!

    Gostar

  101. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    2 Novembro, 2009 00:29

    100.Anónimo disse
    2 Novembro, 2009 às 12:24 am

    Pode ser que tenha razão até porque faz sentido o seu raciocínio.

    Aguardemos para ver. Penso que não será preciso muito tempo.

    Gostar

  102. anonimo's avatar
    2 Novembro, 2009 00:34

    # 100

    O grupo EDP saiu da estrutura accionista da Sonae, não foi?

    O A. Mexia é um “yes men”, logo pronto “para todo o serviço”.

    Gostar

  103. anónimo's avatar
    2 Novembro, 2009 01:16

    Face Oculta: PJ investiga outros casos de suborno
    Já foram abertos 10 inquéritos. Mais políticos e empresários na mira dos investigadores
    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/face-oculta-justica-pj-corrupcao-crime-tvi24/1099939-4071.html

    Gostar

  104. MJRB's avatar
    2 Novembro, 2009 01:23

    100,

    Reparei também nesse pormenor: a nova directora não se referiu directamente ao JMFernandes, ao que fez e dirigiu. Sintomático…

    Aliás, aquele editorial até é só razoavelmente escrito. A senhora não sabe escrever bem, perceptível nas suas crónicas semanais, incluindo a de hoje.

    Estranho ?!: por exemplo, Manuel Carvalho (ou Nuno Pacheco), não foi nomeado director.

    Gostar

  105. MJRB's avatar
    2 Novembro, 2009 01:45

    Mr. JCD,

    …E o Blasfémias não escreve um post sobre o falecimento do António Sérgio ?

    Gostar

  106. Bom Senso's avatar
    Bom Senso permalink
    2 Novembro, 2009 04:12

    .

    Esta gajada até me divertiria se isto fosse um show de nonsense.
    A gaita é que não é; é, é uma porra do caraças…
    E se se acabasse com os jornalistas cuja profissãoo é fazer merda para depois lhe limpar o cú àquele papel?

    Gostar

  107. Zé Preto's avatar
    2 Novembro, 2009 07:01

    “Os Jornais de Lisboa provocam todos a mesma aversão: é a pura ignomínia do abandono cobarde. Os Jornalistas que nos testemunhavam um servilismo apressado bajulam agora os revolucionários: é verdade que, agora, arriscam a pele, enquanto sob o nosso reinado se expunham a simples reprimendas ou a algumas multas” – Rainha Dona Amélia

    Gostar

  108. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    2 Novembro, 2009 08:20

    .
    Foi-se o público, veio o diktat da nomenklatura e do appartnik a que chamam Democracia e Liberdade em vez de Ditadura e Repressão estalinista:
    .
    só há a vacina contra a “gripe pelos porcos”, a marca que nós escolhemos, para quem nós queremos, quantas resolvemos comprar, onde decidimos e a quem nós autorizamos.
    .
    Todos ficam proibidos de se defenderem a si próprios. Não autorizamos a livre compra em nenhuma Farmácia.
    .
    Entretanto a Comunicação Social discute prioritariamente blá-blás, a Oposição cala-se, e instala-se este atentado contra a Liberdade de cada Cidadão, Familia e Empresa.
    .
    Quem assume a responsabilidade pelo falhanço do que teve mais que tempo para estar hoje devidamente organizado e pronto para responder à situação com perfeita normalidade ?
    .

    Gostar

  109. Piscoiso's avatar
    2 Novembro, 2009 09:15

    O Público é privado.
    Obedece ao mercado.

    Gostar

  110. Piscoiso's avatar
    2 Novembro, 2009 09:17

    Há quem queira transformar uma simples caixa de comentários num túnel de acesso ao relvado.

    Gostar

  111. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    2 Novembro, 2009 09:50

    o público tem sido folclore transmontano, mas o belmilhões não aguenta tanta excentricidade.

    Gostar

  112. Piscoiso's avatar
    2 Novembro, 2009 09:57

    Quem quer continuar a assistir às missas de Fernandes,
    que lhe pague o púlpito.

    Gostar

  113. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    2 Novembro, 2009 10:16

    as massas pagavam as missas para fazerem mossas

    Gostar

  114. Desconhecida's avatar
    José Rio da Von Queca permalink
    2 Novembro, 2009 10:35

    Ó Piscoiso, vai prá puta que te pariu.
    Metes nojo, tu e o teu dono.

    Gostar

  115. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    2 Novembro, 2009 11:02

    #115 – não sabes escrever cueca, como diria a flausina do brioche

    Gostar

  116. Piscoiso's avatar
    2 Novembro, 2009 11:11

    Foi isto (#115) que o pastor Fernandes ensinou às suas ovelhas.

    Gostar

  117. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    2 Novembro, 2009 12:40

    A sabujice do lambe-botas mor não tem limites. Pois se até se proteje do seu próprio cheiro!

    Gostar

  118. Desconhecida's avatar
    O Puto Novo no Bairro permalink
    2 Novembro, 2009 13:06

    Há por aqui nos comentátios um erro de timing: dizem que o Público agora é que se foi. Mas não é verdade de todo. Já se tinha ido desde que o Ipsilon se fundiu com o antigo Milfolhas, e mudou de tipo gráfico, além de ter mudado de linha editorial – passando justamente a fazer editing.

    Agora vão convidar os publicitários a escrever textos de jornalismo. É só mais uma nuance. O Público, que dava prejuízo – irrelevante para o Império Belmiro – vai alinhar com os jornais gratuitos – em qualidade.

    Ou seja, já temos televisões virtuais e invertidas, agora todos os nossos jornais nessa onda. Newthink e newspeak assegurado para a cultura de massas. Ceaucescu rules!

    O JMF também não se pode dizer que fosse propriamente a montanha dos Cárpatos. É da geração do Sócrates, tem essa mesma falta de ser e de coluna típica dessa geração que está agora no poder.

    Gostar

  119. PSC's avatar
    2 Novembro, 2009 15:00

    Bye,Bye Público! E o Belmiro não faz nada? Ou também aderiu ao “establishment” e ao políticamente correcto?
    Que tristeza! Que País este! “Tão mal frequentado”!

    Gostar

  120. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    2 Novembro, 2009 16:32

    Mas ainda não perceberam que os meios de comunicação, eram assim no tempo do dito fascismo? agora è que è ditadura nos meios de comunicação que funcionam com aquilo que o socrates quer…..

    Gostar

  121. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Novembro, 2009 19:09

    Pior que um Público fascisto/socratino é ver o sabujo piscoiso todo contentinho a defender o amo.

    Gostar

  122. Desconhecida's avatar
    tolstoi permalink
    2 Novembro, 2009 22:10

    “Bye,Bye Público! E o Belmiro não faz nada? Ou também aderiu ao establishment” e ao políticamente correcto”

    Belmiro é hoje um empresário à escala internacional e o maior empregador privado em Portugal, se espirrar o desenprego aumenta e ao Socrates nem a comunicação social lhe vale.

    Gostar

  123. Desconhecida's avatar
    tolstoi permalink
    2 Novembro, 2009 22:10

    digo desemprego

    Gostar

  124. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    2 Novembro, 2009 22:26

    é preciso terem lata, devem ser sucateiros típicos do norte. enquanto o pasquim esteve ao serviço descarado da intriga do cavaco & assessores e dos negócios frustrados do belarmino.com aquela porra era o máximo, o supra-sumo da liberdade de imprensa. o dono daquilo mudou de estratégia porque não resultou, perdeu dinheiro, leitores e prestígio e estes caramelos que tanto gostavam da coisa do zé manel com a cereja em cima, em vez de comprarem e manterem a pasquinice, acham que o governo asfixiou o folclore transmontano.

    Gostar

  125. neofranciscanos's avatar
    3 Novembro, 2009 15:37

    http://www.neofranciscanos.wordpress.com
    Confiram o trabalho de estudantes de jornalismo de Belo Horizonte – MG – Brasil.
    Mais de 1500 visitas nas primeiras semanas. Leiam. Opinem.
    Seus comentários e conclusões sobre o assunto são muito importantes para nós.
    Agradecemos,
    Grupo de estudantes.

    Gostar

Trackbacks

  1. O legado de José Manuel Fernandes e o futuro do Público « O Insurgente

Deixe uma resposta para Golp(ada) Cancelar resposta