BA / Iberia: fusão confirmada
13 Novembro, 2009
É oficial. Ontem, as Administrações de ambas as Empresas, reunidas em separado, comunicaram a decisão de avançarem com o projecto de fusão. Dela resultará a 3ª maior empresa europeia em facturação e a 7ª maior do mundo em passageiros transportados. Dominará claramente as rotas para o Atlântico Norte e para a América Latina e disputará com a Air France/KLM e com a Lufthansa os passageiros de e para os promissores mercados asiáticos.
A TAP que se cuide, porque o Brasil será em breve disputado por uma major. E se o governo português fosse clarividente e não enfeudado a interesses, cancelaria de imediato e em definitivo a megalomania de Alcochete.
23 comentários
leave one →

capitulava na competitividade. Aquela coisa dos liberais. Acho muito bem.
GostarGostar
…e acelerar a construção do TGV.
GostarGostar
Só não percebi o que é que Alcochete tem a ver com isso.
GostarGostar
Pois é – acontecimentos aparentemente desconexos,com os quais “não temos nada a ver”,entretidos com “umbigologias” paroquiais e corruptas, e , de repente,vai~se a ver e , tal como muitas empresa,deixámos de ter viabilidade.
Se tivermos sorte , e patrono(s),subsistiremos de esmolas (acho que agora lhe chamam “fundos)…
GostarGostar
Sim, porque estas grandes companhias vão escolher o novo aeroporto de Lisboa, como hub, porque gostam muito do sol português!!!
A única rota que os pode obrigar a cá vir é mesmo o Brasil, mas agora até essa fica comprometida.
Desde que os contribuintes paguem, qual é o problema de uma empresa ser ineficiente?
GostarGostar
qual é o problema de uns partidos politicos e comentadores associados andaram a discutir ota alcochete durante 20 anos e usarem aeroportos como armas de arremesso politico ou andarem a ver aeroportos como negócios de terrenos adjacentes?
GostarGostar
Não apareceu nada nas escutas acerca da compra pela TAP da Portugália?
GostarGostar
Sei lá uma referenciazinha ao divino espírito santao…
GostarGostar
Anónimo (#3),
“Só não percebi o que é que Alcochete tem a ver com isso”.
Leia a minha posta anterior:
GostarGostar
Claro, o novo Aeroporto de Lisboa é megalómano porque é de Lisboa. Se fosse o do Porto já não era. Aliás nem me espanta que a mesma gentalha, como o LR, que pede o cancelamento do investimento no Novo Aeroporto de Lisboa, venha mais tarde a pedir/exigir mais investimento no do Porto.
É aquela mesquinhez e inveja típicamente bimba, que se mói sempre que se faz algo em Lisboa.
É evidente que tudo isto só prova que Portugal se deixou ficar para trás, e que o Aerporto de Lisboa, como outras infraestruturas, já deviam de estar feitas há muitos anos.
O que esta bimbalhada quer é que POrtugal seja periférico não só em relação à Europa mas também em relação ao Mundo, assim uma espécie de criados de 2ª dos Espanhóis, desde que os seus interesses regionalistas e a sua tacanhez e inveja regionalista vingue.
O Novo Aeroporto de Lisboa deve ir para a frente, e depressa, e POrtugal em lugar de se encolher deve arranjar uma estratégia de resposta, ser ousado, e não se deixar mirrar em depressões, e sobretudo não deixar que seja a Bimbalhada a determinar o nosso destino.
E aqui eu acho que Lisboa, as gentes de Lisboa, as suas forças vivas deveriam de dar uma resposta dura aos Bimbos e dizer-lhes bem duro que quem manda aqui nedta Região somos nós !!!
GostarGostar
Caro Lisboeta,
Não me importo nada que vocês na região de Lisboa façam o maior aeroporto do mundo. Desde que se cotizem para pagá-lo, não me cobrem mais impostos por isso e não “sequem” Porto e Faro para empolarem tráfego de forma artificial.
Já agora, deixe-me dizer-lhe que defendo a gestão autónoma do aeroporto Sá Carneiro. Dizem que dá prejuízo, deixaria assim de pesar na exploração da ANA. Ficaria integralmente por nossa conta e risco, incluindo a sua eventual expansão. Em contrapartida, Alcochete ficaria tb por vossa exclusiva conta e risco. Não acha que seria uma troca equitativa?
GostarGostar
http://pt.euronews.net/2009/11/13/iberia-e-british-airways-confirmam-fusao/
A malta ainda pensa que Portugal pode criar uma infraestrutura aeroportuária que pode competir com o aeroporto de Barajas, Madrid.
Claro que pode! Não haja dúvida!
Um País em que há prisões em que a casa-de-banho é um balde com água que tem de ser entregue e recolhido ao prisioneiro pelo pobre guarda prisional;
um país em que se vai ao Santa Maria com um problema grave e se fica uma noite numa maca no corredor a soro (estou a falar de mim, sim; é uma experiência gira, recomendo);
um país que não consegue desnivelar mais do que 2 ou 3 passagens de nível por ano e não consegue evitar que todos os anos morram compatriotas nessas passagens, cada vez mais sem guarda;
um país em que falta dinheiro para pintar traços na estrada;
um país em que cuspir na rua, estacionar em cima do passeio, e encher o espaço público com fezes de cães é tolerado por todos;
um país em que um processo em tribunal se arrasta até fazer das partes processuais doentes mentais em depressão profunda;
um país em que um professor não consegue impor a disciplina na sala de aula…
VAI CONSTRUIR UM MEGA-AEROPORTO EM ALCOCHETE POR 5 MIL MILHÕES DE EUROS, QUANDO A PORTELA TEM SLOTS LIVRES A MAIS DE 99% DO SEU HORÁRIO!
Ver h t t p : / / bravosdopelotao . blogspot . com /
Ai vai, vai! É que é já… a seguir!
A Portela está saturada, sim, mas de espaço por ocupar. É ir ver ao local. Recomendo a Estrada de Manique. É um aeroporto com um movimento… do caraças! 90% dos aviões são narrow body. Só por aí se vê…
(Nota: espero que a UE não aprove a fusão da BA com a Iberia. Fusões = menos competitividades, trabalhadores no desemprego. Ter empresas europeias fortes não é mais importante do que as duas primeiras questões.)
GostarGostar
LR
eu por mim até estendia isso a todas as áreas, a começar pelas portagens das autoestradas, e a acabar no resto. Isso aconteceu na Checoslováquia e ninguém morreu !
Cada um tratava da sua vidinha e não nos chateavamos.
O que vocês querem é definhar o Aeroporto de Lisboa para apanharem tráfego para o Porto, e depois virem exigir investimento do Estado (!!!!!!), ou seja de nós cá de baixo, para o alargarem, como aconteceu recentemente.
Porque vocês são muito empreeendedores, muito dinâmicos, mas o que é certo é que só choram dinheiro e investimento dos “centralistas” para aí. Ou seja, vocês fazem muita coisa, mas é com o nosso dinheiro.
Porque vocês para andarem nas autoestradas de borla temos de ser nós cá em baixo a cotizarmo-nos para as pagar.
Façam a gestão autónoma da porcaria do aeroporto do porto, mas passem para cá a massa que eu gastei nele em melhoramentos, contra a minha vontade !
GostarGostar
Não posso convosco nem com molho de tomate !
GostarGostar
Lisboeta,
Por mim, estou de acordo. A gente devolve tudo o que foi gasto pelo orçamento de estado no nosso aeroporto, auto-estradas, casas da música e afins. Em contrapartida, vocês devolvem-nos a quota parte da nossa contribuição para o vosso aeroporto, Expo 98, as vossas autoestradas, centros culturais de Belém e quejandos. E cada qual fica a gerir o respectivo orçamento a partir dos impostos que conseguir cobrar.
Já agora, aproveito para informá-lo que sempre defendi nestas páginas a instituição de portagens em TODAS as auto-estradas.
GostarGostar
O que eu gostaria era que alguém me explicasse, com calma e argumentos racionais, se esta fusão da Iberia favorece ou prejudica os interesses portugueses. É que um amigo meu, piloto, garantiu-me que a Iberia estava totalmente falida e então esta fusão não seria mais do que um balão de oxigénio a um doente terminal.
GostarGostar
LR, não entendi esta frase «será em breve disputado por uma major». A Iberia já o disputa há muito. Você não consegue ver talento nenhum na nossa TAP.
Vamos então ver se daqui a um ano a TAP está fora do mercado. Se se enganar, nessa altura coloque-se a si fora do mercado pois só diz disparates …
GostarGostar
Esta fusão é boa para a TAP. Indirectamente. Penso que com esta realidade a TAP começa a ser apetecível para a Lufthansa por exemplo.
GostarGostar
Caramba, quando leio as postas da nossa direita “liberal” fico com a impressão que aqui a Holanda é um país comunista.
GostarGostar
Carlos III,
“É que um amigo meu, piloto, garantiu-me que a Iberia estava totalmente falida e então esta fusão não seria mais do que um balão de oxigénio a um doente terminal.”
Eu não sei quais são os fundamentos do seu amigo, mas indico-lhe as minhas fontes: os sites das empresas onde as contas estão disponíveis. Analise a evolução da Iberia num período longo. E depois compare com as contas da TAP e diga-me quem se afigura mais a um doente terminal…
É claro que este ano a Iberia irá apresentar prejuízo (cerca de 180 milhões de euros no 3º trimestre), tal como a maioria das grandes companhias. Mas está muito longe de ser a pior.
GostarGostar
Anónimo (#18),
“Esta fusão é boa para a TAP. Indirectamente. Penso que com esta realidade a TAP começa a ser apetecível para a Lufthansa por exemplo.”
É possível. Com a TAP em pré-liquidação, a Lufthansa pode vir comprá-la por tuta e meia e transforma-a numa companhia regional para alimentar os seus hubs.
GostarGostar
Um assunto deveras importante merece 21 comentários.
Qualquer tricazita de política especialmente se der para se achincalher A ou B passa dos cem.
GostarGostar
a malta gosta é de ver passar aviões.
GostarGostar