Saltar para o conteúdo

Irresponsabilidade

4 Dezembro, 2009
by

Sócrates propõe aumento de salário mínimo para 475 euros

Para além das mentiras quinzenais, há sempre uma “cenoura” para agitar. Não releva a sua racionalidade, mas apenas o impacto mediático.

Num período de deflação e em que a maioria das micro e pequenas empresas está com a corda na garganta, principalmente pela contracção brutal da actividade, impôr-lhes irracionalmente um aumento salarial de 5,5% poderá representar a machadada final para muitas delas. 

O desemprego irá inevitavelmente acelerar. E a oposição à direita, não tem coragem para denunciar que o rei vai nu.

102 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Dezembro, 2009 12:06

    Um partido dito democrático e representado na assembleia não aceita a aprovação de leis pelos deputados, desde que sejam de outro partido. É melhor propor que as leis e dec-lei sejam todos emanados do gabinete do chefe.

    Gostar

  2. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 12:32

    Para Sócrates a vida tem sido muito fácil, cursos, apartamentos, etc. Por isso julga que o dinheiro também é fácil para os outros.

    Gostar

  3. aremandus's avatar
    aremandus permalink
    4 Dezembro, 2009 12:35

    o ideal seria termos a taxa de inf de Espanha e sermos tão fortes como eles na retoma, mesmo com serca de um quinto de desemprego.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    campeão permalink
    4 Dezembro, 2009 12:45

    Pinócrates foi eleito por 20% mas impõe as maiores barbaridades a 100% dos portugueses ! Na sua fuga para a frente ,mesmo em minoria, pretende não ter limites para a sua acção. Nesta fuga , alguém vai “estatelar-se” e não vai ser ele .Adivinhem quem é!

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    4 Dezembro, 2009 12:46

    .
    PROPAGANDA, basta ir aos matutinos de hoje:
    .
    “Divida Publica aumenta 28 mil milhões e chega a 113% do PIB, é maior que a riqueza produzida pelo País num nao. AGRAVAMENTO DA DIVIDA PUBLICA DE 2008 PARA 2009 dava para pagar 5 AEROPORTOS DE ALCOCHETE” (venda da ideia do Aeroporto, vá lá não falaram no TGV)
    .
    NOTICIA para os Portugueses, se fosse seria:

    “Divida Publica chega a 113% do PIB e dava para ISENTAR todos os Cidadãos de todos os IMPOSTOS durante 4 anos. AGRAVAMENTO DA DIVIDA PUBLICA DE 2008 PARA 2009 dava para nenhuma Empresa, Cidaão ou Familia pagar IRS, IMI, IRC e para fazer uma Amnistia Fiscal total (devolver o dinheiro aos Contribuites, reacender a Economia)
    .
    A fazer fá nas sondagens a Situação deveria apresentar neste debate uma Moção de Confiança à Assembleia ou a Oposição apresentar uma Moção de Desconfiança. Acções concretas, não “Culpas,Desculpas,Tretas,Demagogias,Peixeirdas&Cª Lda”. Resolver o pantano.
    .

    Gostar

  6. Stares's avatar
    Stares permalink
    4 Dezembro, 2009 12:49

    Com toda esta situação caótica é estranho ver a sondagem da empresa Eurosondagem, que adianta uma vitória do PS, se as eleições se realizassem hoje… Propaganda? Manipulação? De facto os portugueses têm o Governo que merecem!

    Gostar

  7. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 12:58

    “De facto os portugueses têm o Governo que merecem!”

    O problema é que um povo atrasado não pensa em termos de endividamento. Desde que tenham dinheiro para hoje é o que importa. Já com as suas vidas particulares funciona assim. Por isso enquanto houver dinheiro emprestado a vir do estrangeiro, o PS poderá ganhar sempre as eleições.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Pároco de Aldeia permalink
    4 Dezembro, 2009 13:23

    Apaga as mensagens.

    Alguma está mal.

    De facto, perdem a razão

    Gostar

  9. Piscoiso's avatar
    4 Dezembro, 2009 13:26

    “E a oposição à direita, não tem coragem para denunciar que o rei vai nu.”

    Ainda se constipa.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Gato com Tosse permalink
    4 Dezembro, 2009 13:39

    Pinto Balsemão diz, que o PSD está a suicidar-se lentamente com Manuela Ferreira Leite na liderança, tem um cancro galopante.

    Gostar

  11. Piscoiso's avatar
    4 Dezembro, 2009 13:46

    “O partido fez uma deriva conservadora a que importa pôr termo”, diz Marques Mendes.

    Não me parece que Ferreira Leite esteja muito conservada.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Gato com Tosse permalink
    4 Dezembro, 2009 14:04

    O suicidio colectivo que fala o Xico Balsemão

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Dezembro, 2009 14:17

    ‘Isto faz-me lembrar o Maradona, que jogava muito bem, mas levava porrada porque tinha uma forma muito irritante de fintar, ridicularizava os adversários, isso enervava. O Sócrates é assim. É muito bom naquilo que faz e irrita muito, ficam furiosos. O Sócrates suscita nos adversários uma raiva

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Guarda Redes permalink
    4 Dezembro, 2009 14:18

    ‘Isto faz-me lembrar o Maradona, que jogava muito bem, mas levava porrada porque tinha uma forma muito irritante de fintar, ridicularizava os adversários, isso enervava. O Sócrates é assim. É muito bom naquilo que faz e irrita muito, ficam furiosos. O Sócrates suscita nos adversários uma raiva

    Gostar

  15. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 14:19

    “É muito bom naquilo que faz”

    ai, isso é sim senhor. É muito bom a mentir e a espatifar o país.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    brmf permalink
    4 Dezembro, 2009 14:28

    Se o homem falha com a palavra, é mentiroso; se o homem cumpre com a palavra, é irresponsável. Também está bem.

    Gostar

  17. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    4 Dezembro, 2009 14:30

    Por uma vez, Sócrates acertou! Tomando como alvo a atingir os parâmetros espanhóis, não poderia o Primeiro-Ministro tomar uma medida mais adequada para acelerar a subida da taxa de desemprego e assim cumprir aquele objectivo! Que visão! Que oportunidade! Que estadista!

    Gostar

  18. General's avatar
    General permalink
    4 Dezembro, 2009 14:41

    A microempresa onde tabalha o meu primo pertence a uma multinacional . Este ano veio cá uma auditoria de espanhóis e andaram a vasculhar os salários do pessoal , o gerente 5000 por mês os vendedores entre 2000 a 3000 , os admnistrativos entre 800 a 1200 e o fiel de armazém 500 euros . Pergunta do “controller” espanhol sobre este ultimo – o que faz este chico que trabalha em part-time .

    Gostar

  19. Paulo Nunes's avatar
    Paulo Nunes permalink
    4 Dezembro, 2009 14:47

    #14

    Apesar de parecer para muitos que vivem à sombra do trabalho dos outros, Portugal não é um jogo de futebol.
    No dia em que você perder o emprego e não ter dinheiro para pagar as contas mais básicas, talvez compreenda as verdadeiras implicações do que se está a passar neste país.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Gato com Tosse permalink
    4 Dezembro, 2009 15:08

    A TV Marcelo não acerta 1, daqui a 2 anos o governo apresenta a demissão. Direi que é daqui a 1 ano, para depois obter a maioria absoluta

    Gostar

  21. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    4 Dezembro, 2009 15:35

    Depois de ter ouvido o debate parlamentar, pergunto-me como pode Sócrates continuar a “reinar” com o parlamento e com os portugueses. Não responde às perguntas que os deputados fazem, e desvia as atenções de forma repetitiva para uma proposta demagógica (os 475€ de SMN), medida esta já aprovada anteriormente, e agora simplesmente usada para marcar agenda política e desviar atenções. Veja-se a quantidade de vezes que “não respondeu” a questões difíceis, martelando nos 475€!

    A direita sabe que a medida é demagógica. Não podendo as empresas contratar e despedir pessoal conforme as suas necessidades, a obrigação de pagar um mínimo de 475€ numa altura de crise, é meio caminho para levar à falência muitas mais empresas. Mas esses potenciais desempregados não tirarão o sono a Sócrates.

    A maior parte do eleitorado (antes de ficar desempregado!) não iria entender que algum partido levantasse reservas à medida proposta. Sócrates sabia disso e rezava para que o PSD/CDS fossem contra. Não aconteceu… azar.

    As “Escutas”, as mentiras sobre o negócio PT, as declarações explosivas do Vieira, deixaram a bancada PS desnorteadas e a disparar em todas as direcções, chegando ao ponto de acusar MFL “de provavelmente ter conhecimento do teor das escutas”!!

    Sócrates contorse-se também com o facto de não lhe ser permitido “sacar” mais 1.7M€ aos contribuintes de modo a poder manter ou aumentar os gastos estatais! “Choramingou” por várias vezes. Esperemos que a oposição se mantenha firme na decisão. Se não sabe governar reduzindo a Despesa, que se demita!

    Gostar

  22. Voz da razão's avatar
    Voz da razão permalink
    4 Dezembro, 2009 15:52

    Se não sabe governar reduzindo a Despesa, que se demita!

    Que vá para a cadeia!
    Penso que mnenos que isto é gozar com o povo inteiro(salvo os dementes e gatunos da mesma seita).

    Gostar

  23. PMS's avatar
    PMS permalink
    4 Dezembro, 2009 15:54

    Mas isto não é novidade nenhuma, já tinha sido acordado em 2005 com os sindicatos.

    Gostar

  24. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 16:05

    O aumento do salário mínimo é indispensável. Seja ou não uma medida populista ou sacada da cartola para servir de cenoura. É VERGONHOSO termos um salário mínimo de 450 €.

    Já que não se pode subir para 600 directamente, que seja de 25€ em 25€. Em 2015 andaremos perto do limite da vergonha, que entretanto já terá subido uns pontitos via inflação.

    Gostar

  25. JP Ribeiro's avatar
    JP Ribeiro permalink
    4 Dezembro, 2009 16:06

    Um conhecido economista, perplexo com a imagem de dezenas de milhares de operários chineses que em plena revolução cultural cavavam uma barragem com pás e picaretas, quis saber do porquê não usarem máquinas. Foi-lhe respondido que era para criar emprego para toda a gente. E ele retorquiu simplesmente: -” Porque então não usam então colheres e garfos em vez de pás?”.

    Assim estão os que defendem o ordenado mínimo.

    Quanto a mim devia ser não de 400, 475 ou 500 euros, mas logo de 10.000 euros/mês. Porque não?

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Criativo permalink
    4 Dezembro, 2009 16:12

    Já agora, alguém me é capaz de dizer em quanto a Dona (MFL) reduziu a despesa enquanto esteve no governo?
    Agradecia imenso ser esclarecido

    Gostar

  27. Trinta e três's avatar
    4 Dezembro, 2009 16:38

    Ora, deixem lá ver se percebi: se permitirmos a existência de empresas que não conseguem pagar 475 euros aos seus trabalhadores, a economia melhora logo. É isso?

    Gostar

  28. Trinta e três's avatar
    4 Dezembro, 2009 16:40

    Bem perguntado, Criativo. Já gaora, pergunto o mesmo para os governos do Cavaco. Sobretudo, gostava muito de conhecer exemplos das reformas antecipadas que negociou na FP…

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    permalink
    4 Dezembro, 2009 16:45

    João Miranda, como está a Holanda economicamente?
    Eu sei como está mas já agora gostava de saber a sua opinião.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Gato com Tosse permalink
    4 Dezembro, 2009 16:50

    Pinto Balsemão diz, que o PSD está a suicidar-se lentamente com Manuela Ferreira Leite na liderança tem um cancro galopante.

    – Se é o Xico Balsemão quem o diz, quem sou eu para o contrariar –

    Gostar

  31. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 16:52

    “É VERGONHOSO termos um salário mínimo de 450 €.”

    Pois é. Mas isso é culpa do governo que saca todo o dinheiro ao empresário antes que este consiga dar aos trabalhadores. Por exemplo, é vergonhoso que Portugal seja o país com os impostos mais elevados da UE (de acordo com um estudo espanhol recente). É também vergonhoso que as entidades patronais portuguesas paguem acima da média europeia para a segurança social. E os custos de produção são muito elevados por causa dos impostos que o governo cobra sobre os combustíveis, por exemplo. E a prova que não chega nem para o patrao nem para os trabalhadores, é que há muitas empresas a fechar. Todos os dias aparece uma na televisão. Agora, aumentar o salário mínimo, pode calhar bem para alguns que trabalham em empresas mais lucrativas, mas será à custa de outros que terão de ir para a rua porque a empresa não conseguirá comportar o aumento (não esquecer que por 25 euros de aumento a empresa terá de passar a vender mais de 100 euros por mês no mínimo)

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
  33. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 17:14

    @Tina

    “não esquecer que por 25 euros de aumento a empresa terá de passar a vender mais de 100 euros por mês no mínimo”

    Isso vai ser difícil…

    Uma empresa que dependa de + ou – 100 € por mês para sobreviver é uma piada com número de contribuinte.

    De resto gostava de um link para esse estudo espanhol que menciona. Os últimos dados que consultei punham-nos ligeiramente abaixo da média europeia no que diz respeito a impostos.

    Gostar

  34. PP's avatar
    4 Dezembro, 2009 17:16

    “Romão disse
    4 Dezembro, 2009 às 4:05 pm

    O aumento do salário mínimo é indispensável. Seja ou não uma medida populista ou sacada da cartola para servir de cenoura. É VERGONHOSO termos um salário mínimo de 450 €.

    Já que não se pode subir para 600 directamente, que seja de 25€ em 25€. Em 2015 andaremos perto do limite da vergonha, que entretanto já terá subido uns pontitos via inflação.”

    Não se pode subir para 600 porquê? E porquê parar aí? Se o salário mínimo não provoca desemprego, porque não aumentar o valor para 3000€/mês ou qualquer coisa do género?

    Gostar

  35. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 17:18

    “Não se pode subir para 600 porquê? E porquê parar aí? Se o salário mínimo não provoca desemprego, porque não aumentar o valor para 3000€/mês ou qualquer coisa do género?”

    Porque depois aparece sempre alguém a perguntar porque não o podemos aumentar para os 30.000€ do Vara, por exemplo.

    Gostar

  36. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 17:43

    “Uma empresa que dependa de + ou – 100 € por mês para sobreviver é uma piada com número de contribuinte.

    De resto gostava de um link para esse estudo espanhol que menciona”

    Não percebe que é 100 euros por empregado e por mês? Se tiver 10 empregados tem de aumentar as vendas em 1000 euros/mês. Isso é no mínimo, estou a usar uma estimativa conservadora. Agora, já numa situação normal isso não será fácil, como se espera em tempo de crise que as vendas aumentem?

    E depois, mesmo que a situação se resolvesse em só despedir alguns, onde vai o patrão arranjar dinheiro para as indemnizações em tempo de recessão em que as vendas estão baixas?

    Também já procurei por esse link e não encontrei. Li isso no editorial daqueles jornais do Metro da semana passada. Muito provavelmente o estudo estará em espanhol.

    Gostar

  37. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 17:59

    @Tina

    Já teve um negócio? Não se ofenda, pergunto-o porque não me parece que tenha tido um negócio próprio pela sua argumentação.

    Uma empresa com dez empregados que dependa de + ou – mil euros por mês só existe numa caixa de posts.

    Em relação à carga fiscal, não é coisa que se discuta com base nas letras gordas do Metro ou do Destak.

    Gostar

  38. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 18:16

    Pois, eu já sabia que você ia desconversar. É sempre assim, quando não gostam de ouvir as verdades. O governo também pensa assim, 1000 euros numa empresa não é nada. Toca a subir o salário mínimo. Pois, em tempo de recessão querem que a empresa aumente as vendas!!!!

    Vê-se que você é que nunca teve uma empresa e fala de alto tal como os governantes que não passam de meros funcionários públicos. A vossa inconsciência em relação às dificuldades que as empresas passam em Portugal, explica porque é que Portugal em 2010 vai ser o país da OCDE da Zona Euro com o mais baixo crescimento económico. Porque é que a Eslováquia nos acabou de ultrapassar e embreve a Hungria também nos passará. NÃO É POR ACASO, é por essas razões todas que acabei de enumerar e outras.

    Por isso, pode acreditar em tudo o que quiser mas os factos irão desmenti-lo sempre. Portugal é o país da UE com a carga de impostos mais elevada, e por isso a sua economia nunca crescerá ao nível dos outros.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Dezembro, 2009 18:20

    A Tina teve uma pequena empresa de Costura, mas faliu, vai daí a experiencia

    Gostar

  40. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 18:22

    “Uma empresa com dez empregados que dependa de + ou – mil euros por mês só existe numa caixa de posts.”

    Por exemplo, a churrascaria ali ao lado tem 4 empregados. Para fazer face ao aumento, tem de passar a vender mais 400 euros de frangos por mês. Isso quer dizer que tem de vender mais 57 frangos por mês (no mínimo). Ora, como podem fazer isso se as vendas têm baixado? E digo-lhe desde já, o Luís, o patrão, não guia nenhum mercedes nem tem amantes dispendiosas.

    Gostar

  41. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 18:24

    “Os últimos dados que consultei punham-nos ligeiramente abaixo da média europeia no que diz respeito a impostos.”

    isso foi na era pré-Sócrates, ahahahah.

    Gostar

  42. Romão's avatar
  43. Desconhecida's avatar
    anónimo convicto permalink
    4 Dezembro, 2009 18:37

    Claro que a Tina só tem €450 para viver…de barriga cheia a demagogia assenta melhor.

    Gostar

  44. H.A.Peres's avatar
    H.A.Peres permalink
    4 Dezembro, 2009 18:41

    O que ouvi ontem na televisão, Pôs-me de rastos, mentalmente.
    A Ministra da Saude, drª Ana Jorge, continua a querer, que os dadores de orgãos, ao doarem graciosamente ao seu semelhante, os seus orgãos, estes tenham que pagar Taxa Moderadora???…
    Que raio de mentalidade tem esta ministra da saude?
    E o Sócretino, deixa passar.
    Estamos bem entregues! Estamo.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Dezembro, 2009 18:43

    “…o Luís, o patrão, não guia nenhum mercedes nem tem amantes dispendiosas…”

    andas de olho no luís, querias o rei dos frangos de bentley com motorista e zibelina chicks. quem não tem cão caça com gato, já agora que percebes de frangos pra fora explica lá o conceito “amantes dispendiosas”, quiçá possamos encontrar aqui uma fonte de rendimento mútuo.

    Gostar

  46. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 18:47

    @Tina

    E já agora gostava de saber como é que chega a esse resultado de 100€ de custos adicionais para o patronato para um aumento de 25€ para o empregado.

    Que contas fez?

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Criativo permalink
    4 Dezembro, 2009 18:48

    Tina
    Já agora, alguém me é capaz de dizer em quanto a Dona (MFL) reduziu a despesa enquanto esteve no governo?
    Agradecia imenso ser esclarecido

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Dezembro, 2009 19:09

    Ó Romão & Criativo você é que parece que não sabe fazer contas.

    Está à espera que o Teixeira dos Santos as façam por si.

    É mais um que confunde facturação com lucro líquido.

    Ai essa iliteracia.

    Gostar

  49. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 19:23

    #48.

    Ajude-me então a fazer as continhas.

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Dezembro, 2009 19:35

    Exmos Romão e Criativo:

    Gente como vocês não entenderiam a realidade nem que esta vos fosse espetada no focinho.
    Deixem de ler por um pouco o panfleto “Gloriosa Nação” do PS e vejam um pouco a realidade deste país. Abram um jornal de vez em quando. Veja um noticiário.

    Ou acham que o desemprego a aumentar é mais uma cabala da oposição só para lixar o vosso “Glorioso Líder”? Se calhar as fábricas que não têm encomendas devido aos custos demasiado elevados do produto face à concorrência lá de fora estão a recusar as mesmas só para lixar o vosso inolvidável chefe.
    E abrem falência não porque assim são obrigadas, mas tudo devido a um plano de conspiração gigantesco para derrubar o governo.

    Bestas quadradas.

    Gostar

  51. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 19:43

    #50.

    Declaração de intenções: não voto PS e acho que Sócrates devia ter saído do governo no dia em que não consegui explicar satisfatoriamente como apareceram na assembleia da república duas declarações de habilitações diferentes.

    Não obstante achar que o PM toma 80% das decisões erradas e que está no pináculo do chico-espertismo que o nosso povo tanto aprecia, uma boa medida é uma boa medida. Ao contrário de muitos não espumo da boca por ouvir nomes. Deixo isso para os vêem a política como um Benfica-Sporting.

    Agora ao que importa: números. Ajuda-me a fazer contas ou é só léria de frustrado que tem para escarrapachar aí?

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Dezembro, 2009 20:20

    #51 ‘Agora ao que importa: números. Ajuda-me a fazer contas ou é só léria de frustrado que tem para escarrapachar aí?’

    Se quer contas dos custos do trabalho, peça aos srs da Leoni de Viana do Castelo.
    E já agora pergunte aos trabalhadores que vão para o desemprego se preferiam ficar com um emprego ou uns esfumaçantes 25€ a mais no ordenado.

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Dezembro, 2009 20:32

    Se o caso da Leoni não for suficientemente esclarecedor, pergunte à Fabriconfex de Oliveira do Hospital.

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    4 Dezembro, 2009 20:41

    este blogue é anti sá carneiro

    Gostar

  55. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 20:46

    #52 & #53

    O que é que a Leoni ou Fabriconfex têm que ver com os 25€ de aumento do salário mínimo? A Leoni despede porque não factura e a Fabrixonfex o mesmo.

    Olhe, pergunte aos trabalhadores se não propõem à administração trabalhar por menos 50 Euros para conservar o posto de trabalho.

    Insulta e esquiva-se: para quem reclama dos políticos que temos, está no bom caminho para se filiar e deixar de comer massa com atum todos os dias.

    Gostar

  56. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 21:01

    Bem, só agora posso voltar a dar atenção à Internet.

    É assim Romão se você não tem a mínima ideia de números, então não venha para aqui discutir assuntos sobre os quais não está a par. Não lhe vou explicar aqui economia nem ter o trabalhão de ir busar referências para elucidá-lo. Tudo o que lhe posso dizer é que estou a usar a estimativa mais conservadora de todas as que eu estou a par.

    Gostar

  57. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 21:07

    “Olhe, pergunte aos trabalhadores se não propõem à administração trabalhar por menos 50 Euros para conservar o posto de trabalho. ”

    Eles até estariam, o sindicato é que não deixa. Os sindicatos funcionam como Sócrates: levam a sua avante, para seus próprios benefícios. É preciso ter atingido um nível muito baixo para as pessoas acordarem. Por exemplo, 10% de desemprego ainda não acordou ninguém. Mas aposto que com 18% de desemprego, os socialistas não ganharão outra vez as eleições em Espanha.

    Gostar

  58. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 21:26

    #56. & #57.

    Essa estima conservadora baseia-se no quê? A minha perspectiva aponta para: 30.9375. Baseia-se em 25€ + 23,5%. Esta é a perspectiva líquida, obviamente. Agora resta saber, segundo cada ramo de negócio, quando tem que facturar cada empresa a mais, mensalmente, para obter o suficiente para suprir esses trinta euros a mais.

    Como faz as suas contas? (sem o argumento ad hominem que de economia percebo tanto como de lagares de azeite).

    Gostar

  59. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 21:36

    A hipocrisia de Sócrates e deste governo chega aos níveis mais hediondos que se possa imaginar. Eles jogam contantemente com a ignorância do povo e todas as medidas são tomadas no sentido de angariar a sua simpatia. Só quem sabe tudo de dentro e fora pode dizer. O povo não sabe nada e Sócrates já descobriu isso há muito. Por isso, sabe que pode dar-se ao luxo de mentir descaradamente sobre o défice, por exemplo, porque isso não quer dizer para a maior parte das pessoas. Mas claro, salário mínimo já põe campainhas a tocar na cabeça das pessoas.

    Gostar

  60. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 21:43

    #59.

    Números, números.

    25€ + 23,75% = 30.9375 €.

    Os seus 100€ vêm de onde?

    Ou a cassete acaba onde começa a parte da aritmética?

    Gostar

  61. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 21:45

    Vá falar com qualquer empresário e verificará que o número que usei é conservador.

    Gostar

  62. bulimundo's avatar
    4 Dezembro, 2009 21:46

    Gostar

  63. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 22:11

    E Romão, se quer perceber exactamente porque é que Portugal
    está tão atrasado, consulte:

    http://www.heritage.org/Index/

    Gostar

  64. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 22:21

    Vá ver como Portugal tem tão má pontuação em Labour Freedom and Government size (ao nível do 3º mundo!) e também em Fiscal Freedom. Todos os grandes motores do crescimento económico. Não tem nada a ver com ser um país pequeno, periférico, etc.

    Gostar

  65. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 22:23

    @Tina

    Os empresários com quem falei apontam para 65 Euros de facturação suplementar necessários para a subida do ordenado mínimo em 25€.

    Boas notícias para o Luís dos frangos.

    Gostar

  66. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 22:27

    @Tina

    E acha que tudo isso se deve a este governo? Acaso terá desembarcado aqui em 2004?

    Gostar

  67. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 22:30

    Esse indicadores dizem-lhe que a pontuação obtida não tem nada a ver com as características que referi?

    Gostar

  68. JMG's avatar
    JMG permalink
    4 Dezembro, 2009 22:30

    Romão:
    Sou sócio de várias empresas, todas PMEs. Uma delas tem 5 operários, dos quais 4 ganham o salário mínimo. É gerida teórica e formalmente por mim (que nela não tenho salário nem nada recebo nem jamais recebi), na prática por uma funcionária de outra empresa, “emprestada” para o efeito. Tem um financiamento avalizado por mim, a meio do reembolso – faltam oito trimestres. Perde dinheiro há 3 anos consecutivos e não vejo perspectivas de inverter o rumo das coisas, a menos que houvesse um aumento significativo das exportações, e por conseguinte das compras, de outras empresas das quais esta é fornecedora. Vou ponderar, mas com este aumento de encargos creio que prefiro pagar pessoalmente o que falta do financiamento e ir para a insolvência, senão dentro de algum tempo terei que contrair e avalizar um novo empréstimo. Aposto que estes operários preferiam não ter aumento nenhum e conservar o lugar – não é impossível que a prazo as coisas melhorem. E é claro que adorariam ter um patrão generoso como o Romão, que tem com toda a certeza uma mão-cheia de soluções. Mas é a tragédia deles: Os Portugueses que sabem gerir não fazem empresas; quem as faz são os incompetentes como eu.

    Gostar

  69. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    4 Dezembro, 2009 22:37

    Caro Romão,

    Compreendo que ache que 475 euros de salário mínimo (SM) seja uma verba muito baixa e mesmo até degradante. Compreendo também a sua assumpção que se uma empresa não consegue acomodar um aumento de 25 euros mensais então trata-se de uma empresa em situação muito frágil. Tenha em atenção porém que a questão, para muitas empresas, talvez não se ponha tanto em acomodar ou não o aumento. Talvez se coloque antes na decisão de não contratar novas pessoas que talvez contratasse caso não se tivesse verificado o aumento.

    Reparará que, para aqueles que mantiveram o seu posto de trabalho em 2009 e que viram o seu salário crescer à taxa do aumento da Função Pública – 2,9%, este até foi um ano muito bom pois o salário real subiu perto de 5% num único ano. Mas para os que foram alvo de despedimento colectivo e todos aqueles que, tendo pretendido obter um emprego não o conseguiram, já 2009 foi um ano tenebroso. E nada indica que 2010 venha a ser melhor. Pelo contrário.

    E agora, algumas contas: verificando-se um aumento do SM de 25 euros/mês, tal representa um acréscimo de 25 euros * 14 meses = 350 euros a título de salários; sobre estes, incidirá a Taxa Social Única de 22,75% (Sócrates anunciou hoje a baixa de 1 pp em 2010) mais cerca de 1,25% a título da cobertura obrigatória de acidentes de trabalho, ou seja, 350 euros * 0,24% = 84 euros. Assim, para a empresa, o acréscimo total anual nos custos, por trabalhador remunerado pelo SM, é de 350 euros + 84 euros = 434 euros. Parece pouco. É, de facto, pouco.

    Vejamos agora, o custo global para a economia deste aumento. Estima o Ministério do Trabalho que existam 341000 trabalhadores que são actualmente remunerados pelo SM. Assim, o custo global para a economia de todas as empresas envolvidas é de 341 000 * 434 euros = 148,3 milhões de euros. Parecia pouco, não parecia? Mas, agora, com este pequeno aumento, numa conjuntura tremendamente difícil, o conjunto das empresas viu o seu custo do trabalho aumentar 148 milhões de euros e, muito provavelmente, para não dizer de certeza, não conseguirá repercutir nos seus preços de venda este aumento de custos. O resultado final de tudo isto parece-me evidente…

    Gostar

  70. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 22:41

    Não, mas este governo está a contribuir imenso para isso quando só toma medidas plásticas que estão cada vez mais a afundar o país. Nesta altura já passámos o ponto de não retorno porque sem aumentar os impostos não vai ser possível controlar o défice, e a economia já não aguenta nenhum aumento de impostos. Mas Sócrates não quer saber nada disso e ainda por cima vai pedir dinheiro emprestado para construir o TGV.

    Gostar

  71. tina's avatar
    tina permalink
    4 Dezembro, 2009 22:44

    Bem, então até amanhã.

    Gostar

  72. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 23:02

    Caro Eduardo F.,

    Uma poeira multiplicada não se torna uma montanha. As PME representam, segundo dados de 2005, 170,3 mil milhões de euros de volume de negócios. O que são 148,3 Milhões de euros relativamente ao número enunciado? Uma boa desculpa para manter as coisas como estão.

    Além de que não considera o retorno positivo que um acrescento de 25€ tem para a economia: as pessoas dispõem (teoricamente) de mais 25€ para gastar (porque quem vive com 450€ precisa de opções, mas de milagres).

    Gostar

  73. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 23:04

    #68.

    O seu problema está diagnosticado há três anos. Não é o espirro que o mata, é a pneumonia.

    Gostar

  74. JMG's avatar
    JMG permalink
    4 Dezembro, 2009 23:16

    #73
    A minha pneumonia não lhe custou nada como contribuinte. A minha morte sim, vai-lhe custar alguma coisa.

    Gostar

  75. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    4 Dezembro, 2009 23:17

    Em complemento ao comentário #69 de referir ainda que:

    1 – A título de referência, diga-se que os 148,3 milhões de euros representam cerca do dobro do impacto esperado do Código Contributivo em 2010 caso não tivesse sido adiada a sua entrada em vigor.

    2 – Por outro lado, e em bom rigor, o impacto real para a economia do aumento do salário mínimo nacional em 25 euros/mês ou, em percentagem, 5,55%, é na realidade maior do que apontado acima pois esta prestação ainda serve de indexante a outros títulos como, por exemplo, a subvenção aos partidos políticos (em que os 5.5% de aumento significa um acréscoimo de cerca de 850 mil euros anuais), serviços de acção social, etc.

    Gostar

  76. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 23:36

    #75.

    2. Espera-se que esse dinheiro volte a entrar na economia e a estimule. Quem tem 475€ por mês não os guarda debaixo do colchão.

    Porque é que tanta criatura reclama com o aumento miserável do salário mínimo e nenhuma mergulha o nariz no índice Gini português, que em 2005 apenas nos separava de 10 pontos para baixo da Europa e de dez pontos para cima de uma baldio qualquer subsariano? Há país na Europa com mais desigualdade de salários? Não.

    O Governador do Banco de Portugal, esse cançonetista a soldo do Governo PS, é o terceiro mais bem-pago do mundo. E justifica-o pela produtividade (um argumento sempre à mão de quem critica os aumento do salário mínimo)?

    Os que ganham bem querem ganhar como no resto do mundo civilizado (mesmo produzindo menos) e os que ganham menos têm de contentar-se com a justificação de que não produzem o suficiente! Onde é que está a moralidade disto?

    Os números são mudos. Não havendo contexto para os justificar economica ou moralmente tudo pode ser dito sem que se explique pouco mais que nada.

    Gostar

  77. ALICATE's avatar
    ALICATE permalink
    4 Dezembro, 2009 23:43

    90%Falam de barriga cheia.
    Quanto á tina dos frangos,se a madrinha disse-se o contrario, ela também o dizia???
    Depois teve uma infeliz ex: O Luis dos frangos não tem mercedes, pois os que eu conheço também não tem.
    Mas teêm meia duzia de apartamentos,conheço outro que tem um carrinha velha, mas tem melhor cave de vinhos da região.
    Já agora quanto custa um frango de 700g cru?

    Gostar

  78. Romão's avatar
    Romão permalink
    4 Dezembro, 2009 23:51

    #74.

    E sabe que não culparei o espirro por isso.

    Gostar

  79. Desconhecida's avatar
    Criativo permalink
    4 Dezembro, 2009 23:56

    Tina
    Noto que não me respondeu em quanto MFL reduziu a despesa enquanto esteve no governo.
    teria sido esquecimento?

    Gostar

  80. Ambrósio's avatar
    Ambrósio permalink
    4 Dezembro, 2009 23:58

    Esteve bem… desta vez.
    Haja dignidade.

    Gostar

  81. Desconhecida's avatar
    jiboia cega permalink
    5 Dezembro, 2009 00:05

    Um empresa que tem problemas em pagar uma miséria de 475€, mais vale fechar a porta.

    O contrário é promover a escravatura.

    Gostar

  82. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Dezembro, 2009 00:07

    Caro Romão,

    Tenha presente que quando Keynes sustentou a teoria de estimulação da procura, as economias eram muito fechadas, isto é, o peso do comércio externo no total das economias era muito pequeno, em particular, à época, nos Estados Unidos.

    Hoje, já não é assim. Em Portugal, em que 70% do PIB é resultado da actividade terceária, os 25 euros adicionais mensais de cada um dos 341 mil beneficiários, serão “transformados” em importações em cerca de 55% a 65% desse valor, por exemplo a título de bens alimentares e, por ridículo que possa parecer, num acréscimo do já gigantesco endividamento externo.

    É triste, mas é assim. E o mesmo se diga para aqueles que vivem de pensões de sobrevivência abaixo dos 300 euros/mês…

    Gostar

  83. ALICATE's avatar
    ALICATE permalink
    5 Dezembro, 2009 00:12

    #JMG
    Eu também tive uma empresa que tinha 8 empregados e o problema do O.M. nunca o senti?
    Mas sim com a falta de Formação,Proficionalismo.
    Todos os anos que se fala de O.M. os (Patrões) reclamam .Por vontade de alguns ainda estava-mos nos 200€.

    Gostar

  84. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Dezembro, 2009 00:14

    Mas a questão, a verdadeira questão, é esta:

    Quem é que tem razão? É o comentador Jibóia Preta que escreve

    «Um empresa que tem problemas em pagar uma miséria de 475€, mais vale fechar a porta. O contrário é promover a escravatura.»

    Ou aqueles, como eu, que acham que mais vale um mau emprego que emprego algum? Isto especialmente quando a situação orçamental é de tal forma catastrófica que o Governo tem grandes dificuldades em encontrar ajudas adicionais para aqueles que já estão desempregados e já não têm direito ao subsídio de desemprego e ainda, infelizmente, a todos os outros que ainda verão desaparecer o seu posto de trabalho?

    Gostar

  85. Desconhecida's avatar
    anódino permalink
    5 Dezembro, 2009 00:15

    JP Ribeiro disse
    4 Dezembro, 2009 às 4:06 pm
    Um conhecido economista, perplexo com a imagem de dezenas de milhares de operários chineses que em plena revolução cultural cavavam uma barragem com pás e picaretas, quis saber do porquê não usarem máquinas. Foi-lhe respondido que era para criar emprego para toda a gente. E ele retorquiu simplesmente: -” Porque então não usam então colheres e garfos em vez de pás?”.

    Assim estão os que defendem o ordenado mínimo.

    Quanto a mim devia ser não de 400, 475 ou 500 euros, mas logo de 10.000 euros/mês. Porque não?

    És assim tão burro que seja necessário explicar-te?

    Gostar

  86. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    5 Dezembro, 2009 00:16

    Uma jiboia cega certamente 😀 . Se a produção não dá para pagar mais(com os impostos e tudo por cima – caso não saiba o custo do trabalhador é muito mais que 475 Euros) porque raio é que se deve pagar mais.

    Eu pensava que promover a escravatura é alguém trabalhar 2/5 a 3/5 do ano para dar o dinheiro aos PS’s.

    Gostar

  87. Romão's avatar
    Romão permalink
    5 Dezembro, 2009 00:25

    #82.

    Longe de mim o impulso Keynesiano. Estivesse Keynes certo e abrir buracos para os tapar seria uma actividade rentável.

    Limito-me a pensar o problema no seu conjunto: os salários baixos e os salários altos são responsáveis, em conjunto, pela produtividade das empresas e do país. Dizer que uns ganham miseravelmente porque são pouco produtivos e que outros são pagos ao nível da UE porque são luminárias da Gestão é como dizer que a perna esquerda corre mais que a direita.

    Uma empresa que não suporta um aumento de custo por empregado de 31 Euros líquidos mensais tem de fechar portas.

    Gostar

  88. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Dezembro, 2009 00:41

    Caro Criativo,

    Tendo observado a sua repetida pergunta (#47 e #79) relativamente a quanto MFL baixou a despesa quando esteve no governo, permita-me que lhe responda, já que a resposta é muito simples. A despesa não baixou. Nada.

    Mas agora, que já marcou o seu ponto, deixe-me situar o contexto do mandato de MFL que durou de Abril de 2002 a Junho de 2004. O XV governo, recordar-se-á, começou com o célebre “discurso da tanga” através do qual Durão Barroso caracterizava a herança guterrista quanto à situação das finanças públicas. Portugal, à época, é alvo de um procedimento por défice excessivo, numa situação economicamente recessiva, e o Governo decide, e bem, recorrer a receitas extraordinárias para não agravar a situação recessiva. Dois anos após a sua tomada de posse, em Abril de 2004, a Comissão Europeia decide «desencadear o levantamento do processo que há dois anos tinha sido instaurado contra Portugal por causa do défice excessivo das contas do Estado».

    Desde então, José S. nunca esteve sujeito a esta pressão, por mudança de regras na Comissão Europeia, aumentou brutalmente os impostos e, já no ano passado, voltava a recorrer a receitas extrordinárias no montante de 1,3% do PIB.

    Factos.

    Gostar

  89. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Dezembro, 2009 00:51

    Caro Romão,

    O problema que assinala em #87, com toda a crueza, não é aquele que venho polemizando consigo. Está a pôr o acento tónico no problema, que também reconheço grave, da desigualdade na distribuição e rendimentos medido pelo índice de Gini.

    Sobre este tema, duas observações: a) não é possível distribuir aquilo que não existe, sendo necessário, primeiro, criar a riqueza para que a possamos (re)distribuir; b) se se associa a Jibóia Negra na questão que eu designei por fundamental no comentário #84, então, desta vez, não podemos estar de acordo. Não há drama, há apenas desentendimento.

    Saudações cordiais.

    Gostar

  90. Romão's avatar
    Romão permalink
    5 Dezembro, 2009 00:58

    #89.

    Eduardo,

    Discordo num ponto: a questão da equidade dos salários é indissociável da questão da redistribuição adequada da riqueza gerada; não a que não existe, mas aquela que permite pagar 30.000€ ao Vara e 450€ ao segurança de uma dependência da CGD.

    Relativamente à segunda questão, mantenho o que disse: as empresas que vivem para tirar a pele aos trabalhadores têm um modelo de gestão que as condena a médio prazo e que prejudica a economia em geral. Mais vale fecharem as portas.

    Gostar

  91. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    5 Dezembro, 2009 01:05

    Perde-se muito tempo a responder aos” xuxas”, meus caros no que eles são realmente bons
    é em campanhas e em contra informação. A partir de agora é cassete cunhal: o desemprego é alto, o défice é alto, a balança comercial agravou-se, perdemos competitividade, os resultados nos testes de conhecimento internacionais são maus, somos um dos países da Europa com piores resultados na incidência de HIV e poderia continuar…. È repetir, repetir, repetir.
    Quanto ao Sócrates deixem-no não responder mas façam as perguntas, perguntem, perguntem. Não tenham medo de dizer a verdade, mesmo que um “xuxa” a seu lado diga que os rios correm para a nascente.

    Gostar

  92. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Dezembro, 2009 01:11

    Caro Romão,

    Pensei que terminaria por hoje mas não posso deixar passar sem um comentário a sua afirmação que as empresas que vivem à custa de baixos salários «têm um modelo de gestão que as condena a médio prazo e que prejudica a economia em geral».

    Mas então, para si, é mais prejudicial para a economia haver empresas, ainda que más, do que não as haver? Desculpar-me-á, mas não consigo compreender que se defenda este ponto de vista! Não podemos de facto estar de acordo.

    Gostar

  93. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Dezembro, 2009 01:24

    Caro Romão

    Estive a pensar melhor e você é capaz de ter razão.
    Peço desculpa.

    Gostar

  94. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Dezembro, 2009 01:29

    #93

    Oh homúnculo fóssil falsificador! Vá dormir!

    Gostar

  95. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    5 Dezembro, 2009 01:36

    O #94 não sou eu.

    Gostar

  96. Desconhecida's avatar
    Fortuna permalink
    5 Dezembro, 2009 03:06

    Bem, que banhada… Será que o Romão podia ganhar sem golear? Podia, mas não era a mesma coisa… E não é socialista, imagine se fosse… Romão à Selecção Nacional, já! Lá vai Brasil… Esta Tina, que até é simpatica, é uma verdadeira anedota. Cassete, cassete e mais cassete. Rei dos frangos, imagine-se… Aquela rapaziada ali a assar frango com aquele calor, a limpar aquela gordura, mais o molho picante e a fuligem, 475 euros mês. 15 euritos por dia e aqueles horários. E à noite que a patroa ainda manda tomar banho antes de… tem o gasto da água quente. Bom, pelo menos no carnaval já estão fantasiados de “grease”.
    O mal não é o salário, que até dá. O mal é o filho da … do senhorio que cobra uma renda insuportável de 120 euros (deve estar rico, cheiinho), e não fica quase nada. E o outro filha da … do supermercado que tem a lata de cobrar praí 100 euros para encher a despensa para os dois filhotes terem que comer. E os cabr… da luz e da água e do telefone e do telemóvel… Tudo junto são praí mais uns 30 euros. O passe mais 5 euros. A roupa, pelo menos 5 euritos que a t-shirt já fede. E não sobra mesmo nada nem para tabaco, que faz falta nos jogos de futebol. O que vale é que há emprego… Senão um gajo tinha que arrumar carros e nunca mais ganhava que chegasse.

    Gostar

  97. Melo Antunes's avatar
    Melo Antunes permalink
    5 Dezembro, 2009 06:36

    Por dar mais uns míseros 25 euros por mês uma empresa vai à falência?!
    Não seja lorpa.
    O problema dos Direitolas é mesmo este: sois lorpas e até a migalha que dão aos pobres cobiçais.

    Gostar

  98. tina's avatar
    tina permalink
    5 Dezembro, 2009 10:15

    O que é giro é ver estes iluminados todos que não conseguem explicar porque é que as empresas fecham e Portugal tem um crescimento económico muito inferior à média europeia. Dirão que é a nossa classe de empresários que não presta, que investem dinheiro em carros e amantes e não dão formação profissional. Os factos apresentados em estudos, a carga fiscal elevada e a lei laboral estrita, que estão a nível de 3º mundo, não lhes diz nada.

    Não se esqueçam, podem tentar arrastar todos ao vosso grau de miséria, mas quem sofrerá mais ainda são vocês próprios.

    Gostar

  99. Desconhecida's avatar
    Fortuna permalink
    5 Dezembro, 2009 11:44

    Não há dúvida que a época é propicia… a Tina ainda acredita no Pai Natal.

    Gostar

  100. Desconhecida's avatar
    Criativo permalink
    5 Dezembro, 2009 15:13

    Tina

    E aqueles pessoas que vêm para aqui defender os empresários portugueses e vivem de produtos importados da China

    Gostar

  101. Desconhecida's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    5 Dezembro, 2009 16:35

    que investem dinheiro em carros e amantes e não dão formação profissional.

    E ela a dar-lhe !!

    Será que está por conta e até nem é cara ?

    Gostar

  102. Socrates de Atenas's avatar
    Socrates de Atenas permalink
    5 Dezembro, 2009 18:17

    Muito bem cara Tina, eles não gostam de ouvir as verdades, aliás caracteristica muito portuga, sempre fomos e seremos sempre os melhores,mesmo que os resultados sejam contrários e entre nós, o eu é sempre o melhor e o mais elucidado, outra caracterisrica forte desta nação, a nossa visão global do mundo é a melhor, tudo sabemos, dominamos todas as areas do conhecimento, aliás é bem vulgar a grande maioria dos portugueses discutirem qualquer tema com a maior das mestrias, enfim…. um fenómeno a estudar, eu Socrates de Atenas só sei que nada sei, os socrates de Portugal só sabem que tudo sabem.

    Gostar

Deixe uma resposta para Amonino Cancelar resposta