Saltar para o conteúdo

Leitura obrigatória

10 Janeiro, 2010

A incrível justiça desportiva, por José Leite Pereira, no JN.

69 comentários leave one →
  1. Joao Fernandes permalink
    10 Janeiro, 2010 16:45

    «A presença de “stewards” no dito túnel é proibida pelos regulamentos. Ninguém sabe porque lá estavam, mas, estando eles lá, é preciso saber quem os lá pôs e para quê, até porque ninguém acredita que os jogadores os tenham confundido com bonecos e descarregado neles o desgosto com a derrota. Ou estavam lá e provocaram os jogadores? Parece mais crível esta hipótese, não é?»

    Troquemos certas expressões:

    «A presença de um árbitro na casa de um dirigente desportivo é estranha. Ninguém sabe porque lá estava, mas, estando ele lá, é preciso saber porque lá foi e para quê, até porque ninguém acredita que o dirigente desportivo o tenha confundido com um mendigo para lhe fazer uma caridade . Ou estava lá e ________? Parece mais crível esta hipótese, não é?»

    Gostar

  2. fartinho permalink
    10 Janeiro, 2010 16:57

    Foi o FCP que apresentou a proposta da suspensão preventiva dos jogadores e esta proposta foi votada e aprovada em Assembleia Geral.

    Lá está mais um opinion maker que gosta de opinar sobre aquilo que desconhece. Imagino se fossem jogadores do Benfica… o que diria esse “jornalista”!

    É curioso verificar como a clubite é em Portugal uma doença de difícil compreensão, este “jornalista” passa a vida a malhar na direita, mas este blog gosta de o citar quando os “superiores interesses do FCP” estão em causa!

    Gostar

  3. 10 Janeiro, 2010 17:02

    1. Os Regulamentos não proibem um árbitro de visitar quem quiser.
    2. Os jogsdores do Porto, Sapunaru e Hulk procederam mal. Se tivessem agredido em campo um jogador do Benfica, apanhavam dois (15 dias) e ainda podiam inutilizar o jogasdor encarnado para o resto da época. Precedente de Katsou com Anderson.

    Gostar

  4. fartinho permalink
    10 Janeiro, 2010 17:02

    No caso Apito Dourado, o “jornalista” tenta demonstrar que Pinto da Costa foi julgado inocente. Mas esse não é o caso. O que aconteceu é que as escutas telefónicas dos arranjos dos jogos foram declaradas… ilegais!!

    Portugal no seu melhor!

    Em França, o Olympique de Lyon perdeu os títulos nacionais e europeus e o seu presidente foi detido.

    Em Itália, o Milão e a Juventus perderam os títulos, pontos e um deles até desceu de divisão.

    Em Portugal as provas são consideradas ilegais!

    Somos o que somos e temos o que merecemos. A verdade é que uma boa parte do povo e das elites nacionais adoram trafulhices e como tal idolatram os trafulhas. Por alguma razão temos o PM que temos.

    Gostar

  5. fartinho permalink
    10 Janeiro, 2010 17:03

    Portanto agora a questão não é determinar uma pena aos agressores, agora o problema é perceber porque razão o agredido estava no local da agressão.

    Dentro de pouco tempo teremos o agredido a pedir desculpas aos agressores por ter sido agredido…

    Gostar

  6. 10 Janeiro, 2010 17:04

    Sorry dos erros num miniteclado.

    Gostar

  7. 10 Janeiro, 2010 17:07

    2,

    – Não sou jornalista;
    – O facto de uma proposta de regulamento ter sido apresentada por um dado clube não significa que esse regulamento, quando em vigor, não lhe deva ser aplicado; ou que o deva ser com maior ímpeto do que aos demais clubes;
    – O que está em causa – e parece escapar ao seu entendimento grosseiramente defeituoso – não é uma perversidade do regulamento mas sim de quem o aplica errada e deslocadamente.

    Gostar

  8. 10 Janeiro, 2010 17:09

    A questão é mais prosaica:
    Se todas as semanas há jogadores a fazerem simulações de faltas e o Benfica até ganha uma Taça da Liga com a simulação de Aimar, porque razão só foi condenado Lisandro?

    Gostar

  9. 10 Janeiro, 2010 17:10

    # 5 .

    Dentro de pouco tempo teremos o agredido a pedir desculpas aos agressores por ter sido agredido

    Não por ter sido agredido, mas por estar onde não devia e por provocar a agressão.

    De resto, quando se perceber como (não) funciona juridicamente o CD, tudo ficará,esclarecido! Até mesmo a bizarra e inédita petição ao Conselho de Justiça, para voltyar atrás numa decisão (deste último) que anulada a prcedente decisão do CD!

    Quanto ao resto, é claro que têm todos muita razão; Pinto da Costa é o culpado de tudo (até dos 7 – 0 com que o Benfica foi , há uns anos atrás, bridnado em Vigo) e o CD é um santo nada, nada parcial e persecutório. Mas agora estamos a falar de um outro (outros) casos concretos!

    Gostar

  10. 10 Janeiro, 2010 17:11

    Stewards podem ser colocados no final dos jogos e em qualquer estádio, junto das entradas dos túneis.
    Podem inclusivé, acompanhar intervenientes no jogo (árbitros, jogadores ou dirigentes), até certo limite do interior dos túneis.

    Gostar

  11. 10 Janeiro, 2010 17:11

    4,

    Tanta ignorância mesclada de má-fé…

    O FCP também perdeu pontos: 6 para ser exacto.

    Só que ganhou tudo nos tribunais comuns – dado que as decisões da CD da Liga se baseavam em presunções inatendíveis e em provas que não tinham revestimento legal suficiente.

    Ou seja, o ente que preside ao Circo encarnado designado por CD da Liga admitiu como provas elementos que os tribunais administrativos (o STA, precisamente) e os tribunais criminais decretaram não o poderem ser – quer neste quer em qualquer outro caso juridicamente semelhante.

    Gostar

  12. 10 Janeiro, 2010 17:12

    Fartinho, 4

    Foi o Olympique de Marseille (e Tapie) os condenados pela UEFA, e não o Olymppique de Lyon.

    Gostar

  13. 10 Janeiro, 2010 17:19

    O caso vertente (Hulk e Sapunaru) é, e continuará a ser, muito mais complicado do que Mr. CAA e o FCP presumem.

    Gostar

  14. 10 Janeiro, 2010 17:22

    Excelente.
    Se querem rir vão logo ao Dragão, olhem para o tunel e vejam como está limpinho.
    Só as pessoas autorizadas e talvez o Madureira.

    Gostar

  15. fartinho permalink
    10 Janeiro, 2010 17:29

    Caro MJRB,

    Obrigado pela sua correcção foi de facto o Olympique de Marselha (OM).

    Gostar

  16. fartinho permalink
    10 Janeiro, 2010 17:36

    Caro CAA,

    Não o chamei a si de “jornalista” mas ao “jornalista” que citou.

    Imagino o que se diria por aqui se fosse o Saviola e o Ramires a enfiarem dois murros num segurança do Estádio do Dragão…

    Gostar

  17. 10 Janeiro, 2010 17:40

    Fartinho, 16

    Muito provavelmente Hulk e Sapunaru jogarão na Liga (se jogarem) só no final desta época.

    Gostar

  18. 10 Janeiro, 2010 17:47

    «Imagino o que se diria por aqui se fosse o Saviola e o Ramires a enfiarem dois murros num segurança do Estádio do Dragão…»

    Nada, claro.
    Como é óbvio, o ente que preside ao Circo encarnado cognominado CD da Liga diria que nenhum normativo legal ou regulamentar teria sido ofendido.

    Eles e os colegas podem fazer o que quiserem que os castigos que eventualmente surgirem serão meros branqueamentos da estratégia encarnada de que o dito ente é parte essencial…

    Gostar

  19. fartinho permalink
    10 Janeiro, 2010 18:04

    Caro CAA,

    Foi por isso que o Cardozo levou um castigo de dois jogos por incidentes no túnel do estádio de Braga?

    Gostar

  20. 10 Janeiro, 2010 18:07

    Fartinho, há mais de dois jogos já Hulk e Sapu estão sem jogar.

    Gostar

  21. 10 Janeiro, 2010 18:09

    Desde há muitos, mesmo muitos anos, estou convencido que cada dirigente (ou presidente) de clube gostariam de mandar, “convencer”, manobrar, “conciliar” os órgãos, todos eles, da FPF e da Liga, aos seus interesses — porque é que o mundo do futebol haveria de ser diferente e mais exemplar se comparado com a política ou os negócios ?

    Acontece que uns, já mandaram. Outros, tentaram mandar. Uns quantos, tomam o lugar dos que já mandaram.
    O “esquema” é… digamos, “rotativo” conforme aptidões e mega-interesses — com “entendimento” e/ou parcimónia de alguém “bem colocado” nesses ‘órgãos’.
    O resto… é futebol (excelente, mau, bom ou sofrível) sobre o tapete verde.

    Gostar

  22. 10 Janeiro, 2010 18:12

    «Foi por isso que o Cardozo levou um castigo de dois jogos por incidentes no túnel do estádio de Braga?»

    Foi.
    Para dar um ar equidistante (que não existe) que prepare a turba acéfala para um castigo como nunca se viu contra quem lhe interessa (o FCP, claro) na primeira oportunidade: esta…
    E, ainda, para ter à sua disposição os idiotas úteis do costume que escrevem aquilo com que, por exemplo, V. nos tem brindado.

    Gostar

  23. Anónimo permalink
    10 Janeiro, 2010 18:59

    O eleito presidente do Supremo Tribunal Administrativo é do Porto e passou anos na justiça desportiva.

    Gostar

  24. fartinho permalink
    10 Janeiro, 2010 19:06

    Caro CAA,

    Que eu brindo ou que o senhor brinda?

    Não sei se já reparou, mas o seu discurso lembra o do Primeiro Ministro com a teoria da cabala.

    Quem ler o caro CAA e outros começa a acreditar que a venda dos passes dos jogadores Lisandro e Lucho foi uma urdidura por parte do Conselho Disciplinar da Liga! Pode até começar a acreditar que as exibições do Porto se devem a um acordo entre o treinador do clube (antigo treinador do grande inimigo do país – Benfica) e o CD da Liga…

    Provavelmente até se começa a imaginar que foi o CD da Liga que fez com que o Porto tivesse dobrado a oferta do Benfica em relação aos salários dos jogadores Rodriguez, Álvaro Pereira, Guarín, Valeri e Falcão!

    Começo a acreditar que o facto dos custos salariais da administração do FCP ser igual à soma dos custos salariais das administrações do Benfica e Sporting juntos se deve a uma cabala montada pelo CD da Liga com o apoio do Benfica…

    Gostar

  25. Quinhentinhos permalink
    10 Janeiro, 2010 19:07

    Compreende-se que defenda o FCPorto,o mesmo não se pode dizer de P. da Costa.Todos sabem que se as escutas fossem validadas o assunto mudava de figura.
    Além disso,não é ingénuo,sabe muito bem o que se esconde por detrás da iron curtain.
    Quem defende criminosos e corruptos,seja no futebol ou na política é da mesma igualha moralmente.Torna-se num piscoiso desportivo.

    “Como é óbvio, o ente que preside ao Circo encarnado cognominado CD da Liga diria que nenhum normativo legal ou regulamentar teria sido ofendido.
    Eles e os colegas podem fazer o que quiserem que os castigos que eventualmente surgirem serão meros branqueamentos da estratégia encarnada de que o dito ente é parte essencial…”

    Que é isto senão “presunção inatendível”???

    Gostar

  26. Herrmando permalink
    10 Janeiro, 2010 19:10

    A questão é que o Cardozo foi castigado por 2 jogos, o Hulk e o Sapunaru já foram por 3, só por “prevenção”.
    Eu n sei se alguém se acredita que os jogadores terão dado no focinho do steward pq lhes apeteceu. Provavelmente foi isso.

    Gostar

  27. 10 Janeiro, 2010 19:18

    26,

    Há muitas “cascas de banana” em alguns locais dos estádios.

    Gostar

  28. 10 Janeiro, 2010 20:00

    Por mim -e sou benfiquista – podem ir todos pelo caminho do Boavista…aliás estes clubes espelham o pa+is..estão praticamente falidos….vivem dos empréstimos das câmaras do governo…dos bancos…vivíamos bem sem eles…

    Gostar

  29. Aleluia permalink
    10 Janeiro, 2010 20:14

    Muito mais:

    http://www.youtube.com/watcDivo

    Gostar

  30. Aleluia permalink
    10 Janeiro, 2010 20:17

    O SCP tem muita razão de queixa:

    http://www.youtube.com/watcyEPL8Ah0ko

    Gostar

  31. Anónimo permalink
    10 Janeiro, 2010 20:27

    Já agora:

    http://www.youtube.com/wavYvPAg

    Gostar

  32. Mobilia permalink
    10 Janeiro, 2010 20:48

    http://www.youtube.com/watchsNFtQPQk8rA

    Gostar

  33. per caso permalink
    10 Janeiro, 2010 21:28

    Os “Stewards”, bonecos, foram lá colocados, mandei eu, a ideia do Ricardo Costa, que manda, dentolas, para irritar os jogadores do Porto, que não reagissem, se espertos, antes de atravessarem a ponte da Arrábida. Orelhas Vieira, em declaração à Sic dos Donos.

    Gostar

  34. per caso permalink
    10 Janeiro, 2010 21:43

    O joao fernandes é terrível, de vesgo, de fanático, a dar-lhe voltas, ao texto, qual goebels, qual hitler ou pide, o sporting foi prejudicado, o porto não foi prejudicado, o vieira escolhia árbitros e o ricardo não se importa, não conta pra nada, como o luís david não conta, e é bem de perceber-se, dada a oercentagem de árbitros vermelhos de um para três, se temos em conta a doença clubite do país inteiro. E o joão fernandes é só mais um desses doentes graves.

    Gostar

  35. per caso permalink
    10 Janeiro, 2010 21:47

    Ganda estúpido de Ancinho, então P da Costa não sabe o que significa Pravda, ó tosco? Pois, em Lisboa, e não está aí a ironia toda, ó estúpido de verdade?!

    Gostar

  36. JMLM permalink
    10 Janeiro, 2010 21:55

    A justiça desportiva, está mal, eu diria muito mal.
    Ainda agora, vi no jogo Porto, Leiria um bom exemplo disso. O juiz expulsa o guarda redes do Leiria por ele ter jogado com a cara a boa fora da area.
    Atenção agora estes Srs Juízes (FALTA SABER DE QUE COMARCA) ATÉ TEM AJUDANTES electrónicos, mas parece que em nada resulta.
    Quanto ao artigo de José L Pereira, começa bem, mas infelizmente comete um trágico erro: aponta uma única vitima.
    Porque será?
    Saudações desportivas.

    Gostar

  37. portela menos 1 permalink
    10 Janeiro, 2010 22:03

    (…) O que não está provado é outra coisa. Digo: não está provado, que é muito diferente de: está provado que não aconteceu. E a coisa são duas versões contraditórias. MST prefere acreditar na de Pinto da Costa, quando este diz que serviu de conselheiro matrimonial ao pai de um árbitro, do que acreditar na de Carolina Salgado. Entre essas duas pessoas, eu prefiro acreditar na que não é presidente de um clube que, por exemplo, pagou uma viagem ao Brasil a um árbitro (…)

    Gostar

  38. 10 Janeiro, 2010 22:26

    O que se torna patológica, é esta insistência na divulgação de todo o lixo futebolês que tresanda em qualquer curibeca situacionista. Antes do 25 de Abril, parece que se acusava o regime de ser fado, futebol e Fátima. pelos vistos, o fado continua com marizas, Kátias e Camanés. Fátima abarrota. O futebol, esse, abre telejornais, interrompe antigos chefes do governo em plena entrevista, fecha o noticiário, é recebido com honras de Estado em Belém e arruina o país, com mais betão e “compras de pernas” aqui e ali. Realmente, pagamos pela língua*.

    *E o tal assessor do sr. Sampaio que recebia não sei quantos milhares de Euros/mês, para ir a Belém uma vez por semana falar “da bola”? O CAA lembra-se daquela patética entrevista “uma semana na vida do presidente J. Sampaio”?

    Gostar

  39. Joao Fernandes permalink
    10 Janeiro, 2010 22:54

    Amigo Per Caso do comentário #34.
    Ninguém o vai entender, nem a referência a goebels.
    O texto que coloquei aqui em comentário (de ZDQ, que menciona goebels e que o amigo deve ter lido) foi apagado pelos nossos amigos “”liberais””.

    Parabens pela “”liberdade”” de expressão.

    Ao menos onde fazem censura, avisam que ela é feita.

    Gostar

  40. 10 Janeiro, 2010 23:03

    Os inimigos do FCPorto sabem que na generalidade o Clube do Porto tem razão. Se os atletas são prevaricadores que sejam castigados. Agora o que se sabe, é que os castigos exemplares recaem sempre com atletas do FCPorto. Depois é feita tábua rasa dessas decisões. Paulinho Santos só jogou quando o João Pinto recuperou. Num Porto-Benfica, Anderson ficou com a perna partida por um atleta do Benfica, como muitos anos antes Leopoldo vira a sua carreira interrompida porque um jogador do benfica lhe partiu a perna. Algum dos jogadores do benfica foi castigado? NÃO! Lisandro Simulou(?) um penalty. Foi castigado com 2 jogos. Esta época, mais do que uma vez, jogadores do benfica simularam e conseguiram grandes penalidades. Foram castigados? NÃO!
    Falam nas chamadas do Pinto da Costa, mas a única e ineqívoca chamada telefónica em que alguém escolhe árbitros foi precisamente vieira a escolher os seus afilhados para apitar jogos do benfica. Foi castigado? NÃO!
    Portanto, lampiões tristes e gastos, eu que já vi (ao vivo) o meu clube ser campeão europeu 2 vezes, campeão do mundo 2 vezes, campeão da Taça Uefa (a cores), campeão de uma Supertaça Europeia, só vos posso dizer: ide a badamerda com as vossas pífias acusações. Afinal, o regime colonialista e fascista quer voltar ao futebol. Vieira é o seu novo hitler, mas como aqueles, ele também cairá e com ele o passivo arrastará o clube, ou largos dias têm 100 anos…

    Gostar

  41. Chefe permalink
    10 Janeiro, 2010 23:25

    Oleitor deseja agredir alguém? Um vizinho, um familiar, um desconhecido qualquer? É fácil: diga que foi provocado. As provocações, sejam de que tipo forem, justificam qualquer agressão. Uma anónima agrediu o Papa? Foi, de certeza, vítima de uma armadilha bem urdida. O marido bate na mulher? É impensável que a tenha agredido sem que tivesse havido forte agravo. Toda a gente sabe que os agressores são, em geral, gente ponderada e cordata, que só opta pela violência física caso seja vítima da afronta mais grave, mais perversa e mais criminosa que pode ser perpetrada: a provocação. Não será por acaso que a lei portuguesa prevê molduras penais extremamente pesadas para homicidas, violadores e autores de provocações.

    Trata-se de uma estratégia imbatível, até porque uma provocação não carece de prova. A simples alegação da existência de provocações sobrepõe-se, em gravidade criminal, a imagens que mostram agressões. Agressões documentadas são bagatelas quando vão a meças contra provocações hipotéticas. Não admira: quem já foi agredido sabe perfeitamente que o que aleija a sério são as provocações. O número chocante de pessoas que, em todo o mundo, falecem na sequência de terem sido provocadas é prova mais do que suficiente da dimensão deste flagelo. Há dias, cruzei-me com um homem que sangrava do sobrolho, coxeava e tinha duas costelas partidas. «Que se passa, amigo?», perguntei ingenuamente. «Foi agredido?» «Não», disse ele. «Fui barbaramente provocado.» Pobre homem.

    Dito isto, não posso senão alinhar no coro de críticas ao túnel da Luz. Foi lá que vários jogadores do Porto se envolveram em agressões. De quem é a culpa? Do Benfica, claro. Que seja fortemente castigado, a ver se se moraliza este nosso futebol. Espero que obriguem o clube a alterar aquele maldito local. Nos jogos contra o Porto, por exemplo, talvez não fosse má ideia ponderar a substituição do túnel por uma jaula.

    Os jogadores do Porto, que estavam proibidos de dar entrevistas ao jornal A BOLA, resolveram emitir um comunicado no qual informam que, a partir de agora, vão deixar de dar entrevistas ao jornal A BOLA. Ora aqui está uma iniciativa arrojada. Todos conhecíamos o blackout, mas o blackout em cima de outro blackout só podia ser uma inovação desse clube que é designado pelos seus dirigentes e adeptos como Ftócuporto.

    Por muito benfiquistas que sejamos, vemo-nos forçados a reconhecer que, no passado fim-de-semana, assistimos a uma agressão inadmissível que, ainda para mais, passou sem castigo. Não é por ser filho de um antigo capitão do Benfica que a brutal cotovelada com a qual Miguel Veloso partiu um dente a um adversário deve passar sem reparo. É por isso que, sem facciosismos, devemos exigir que a sangrenta agressão seja alvo de competente sumaríssimo, uma vez que não mereceu qualquer punição do árbitro. A menos que Miguel Veloso tenha sido provocado, claro. Talvez o maxilar do adversário tenha feito provocações maldosas. Se assim foi, é bem feita.

    RAP

    Gostar

  42. cona de sabão permalink
    10 Janeiro, 2010 23:27

    ainda há quem gaste o seu tempo a explicar o óbvio a filhos da puta mouros e benfiquistas? é inútil. as galinhas são animais pouco inteligentes.

    Gostar

  43. Domingos Costa permalink
    10 Janeiro, 2010 23:27

    Quando a Comissão Disciplinar da Liga comete atropelos processuais, o seu Presidente dá entrevistas a falar de pressões para castigar Bruno Alves e não revela os seus autores, não toma quaisquer medidas para punir os que tentam, ilicitamente, influenciar a “justiça” desportiva, a conclusão óbvia é: FALTA DE CREDIBILIDADE.

    Gostar

  44. Chefe permalink
    10 Janeiro, 2010 23:30

    O CAA e outros andrades habitantes deste ninho, não são para serem levados a sério… barafustam contra o Freeport, Face Oculta e outros e depois alto lá que o clube da terrinha é perseguido no Apito Dourado. Não têm puramente vergonha na cara.

    O Cardozo foi suspenso em dois jogos por levar murros na cara… Até HOJE um dos clubes satélites da Máfia não mostra imagem nenhuma de alguma jogador benfiquista a agredir alguem do Braga.

    Vai fazer meia época e este caso ainda não está julgado e os jogadores do clube satélite da Máfia ainda jogam.

    O Homus Corruptus sabe bem o que diz, quando prometeu o titulo ao asno-mestre, roubadinho como só eles sobem fazer. E Hoje com o Leiria foi mais um exemplo.

    Gostar

  45. pôncio monteiro permalink
    10 Janeiro, 2010 23:36

    e tudo e tudo…

    Uma verdade, lá por ser repetida muitas vezes, não se transforma em mentira
    Por Zé Diogo Quintela (A Bola)

    NA terça-feira, Miguel Sousa Tavares escreveu: «Desde que esta época se iniciou, eu tinha feito a mim mesmo uma promessa: aguentar-me até ao limite para não dar alento nestas crónicas ao clima habitual de facciosismo cego que alimenta ódios e suspeições sem fim e impede de ver e reconhecer o mérito alheio onde ele existe. Já lá vai decorrido meio campeonato e nunca, uma só vez que fosse, me pronunciei sobre arbitragens: quer as do meu clube, quer as dos outros; elogiei, mais do que uma vez, os progressos evidentes do futebol do Benfica, escrevendo que era a equipa que mais e melhor estava a jogar, e não tive uma dúvida em reconhecer como mais do que justa a sua vitória recente sobre o FC Porto. Fiz o que pude para a sanidade do ambiente. E aguentei-me até onde consegui. Mas, às tantas, as coisas começam a ficar difíceis de encaixar sem reagir. Anteontem, por exemplo, ao ler o texto, pretensamente engraçadinho, do Diogo Quintela, achei que a direcção do FC Porto deveria abandonar a sua tradicional passividade litigante e colocar-lhe um processo-crime por difamação, como o seu texto amplamente merece. Talvez ele prefira a justiça popular à justiça democrática, talvez prefira a verdade popular à verdade apurada como tal; talvez as sentenças da justiça comum (e não a da populaça futebolística) lhe não mereçam respeito algum, talvez mesmo nem sequer se dê ao trabalho de as conhecer. Mas certamente sabe que insistir em mentiras desmascaradas pela justiça é uma calúnia e sabe que ofende, não apenas o presidente do FC Porto, mas todos os portistas, quando se diverte a escrever pretensos diálogos em que Pinto da Costa compra um árbitro por 2.500 euros. Goebells [sic] dizia que uma mentira repetidamente dita transforma-se em verdade. Mas Goebells [sic] perdeu e as democracias triunfaram. Talvez Diogo Quintela não goste, mas é assim: há regras no jogo.»

    O leitor deve estar a perguntar-se qual a diferença entre a verdade popular e a verdade apurada como tal. Eu sei que estou. Existirão várias verdades para o mesmo facto? Por exemplo, MST diz: «Já lá vai decorrido meio campeonato e nunca, uma só vez que fosse, me pronunciei sobre arbitragens». Mas na sua crónica de 15/12/09, já tinha escrito «o que valeu ao Benfica em Olhão foi, como é habitual também, os últimos minutos do jogo, um fiscal de linha desatento à posição de Nuno Gomes no golo do empate e um árbitro atento ao facto de domingo haver um Benfica-Porto, quando se encaminhou para Cardozo, depois de expulsar Djalmir, e pelo caminho mudou o vermelho a Cardozo para amarelo». (Entretanto, peço ao leitor que memorize o facto de MST achar que, ao não expulsar Cardozo, o árbitro beneficiou o Benfica. Vai-nos ser útil mais à frente).

    Esta afirmação em que MST se vangloria de «nunca, uma vez que fosse» ter falado de arbitragens, nem repetida muitas vezes passava a verdadeira. Mesmo pelo tal Goebells. Ou pelo próprio Goebbels. A não ser que eu e MST tenhamos um entendimento diferente do que é: nunca, uma vez que fosse. Ou, se calhar, temos um conceito diferente de verdade. MST acha que é verdade que esta época não se tinha ainda pronunciado sobre arbitragens. Já eu acho que é mentira. Os factos, curiosamente, também acham que é mentira. E o que dizem os factos da noite que deu origem ao Caso do Envelope, no qual me baseei para imaginar o tal diálogo pelo qual MST quer que eu responda em tribunal?

    Dias antes do Beira-Mar – Porto, Pinto da Costa recebeu em casa Augusto Duarte, o árbitro desse jogo. Este é verdade. Pinto da Costa disse ter sido surpreendido, mas há escutas em que combina a visita com António Araújo, o intermediário do encontro, e outras em que lhe dá indicações sobre o caminho para sua casa. A mesma casa onde não esperava receber a visita que tinha acabado de lhe dizer que estava a chegar. Este também é verdade. Pinto da Costa disse que Carolina Salgado estava doente e não se cruzou com as visitas. As visitas e a própria Carolina dizem que é falso. Até agora, uma das pessoas que habitava naquela casa da Madalena está a mentir. Uma pista: não é a Carolina Salgado. Bom, isto está provado.

    O que não está provado é outra coisa. Digo: não está provado, que é muito diferente de: está provado que não aconteceu. E a coisa são duas versões contraditórias. MST prefere acreditar na de Pinto da Costa, quando este diz que serviu de conselheiro matrimonial ao pai de um árbitro, do que acreditar na de Carolina Salgado. Entre essas duas pessoas, eu prefiro acreditar na que não é presidente de um clube que, por exemplo, pagou uma viagem ao Brasil a um árbitro.

    O que também está provado é que, aos 15 minutos desse jogo, Augusto Duarte perdoou a expulsão a um jogador do Porto. A juíza achou que uma expulsão perdoada não é suficiente para uma equipa ser beneficiada? Eu não concordo. E, pelos vistos, MST também não. (Agora é a altura em que peço ao leitor que se recorde que MST considera que o Benfica foi beneficiado por o árbitro não ter expulso Cardozo. Valeu ou não valeu a pena guardar a informação?)

    Na mesma crónica de 15-12-09, MST tinha-se referido ao tal Beira-Mar – Porto como «um jogo que já não contava para nada». Uma peta que MST e outros portistas gostam de repetir e que, lamento, não se vai tornar verdade.

    Antes desse jogo, o Sporting estava em 2.º lugar, a 5 pontos do Porto. Havia 12 pontos em disputa. O Porto alinhou em Aveiro sem muitos titulares, pois 3 dias depois ia jogar a 1.ª mão da meia-final da Liga dos Campeões. Na mesma jornada o Sporting foi prejudicado no Bessa, quando Bruno Paixão expulsou Rui Jorge e assinalou fora-de-jogo antes do meio-campo a um Liedson isolado. O Sporting (que estava a ganhar) ficou injustamente reduzido a dez e perdeu. O Porto permaneceu injustamente com 11 e não perdeu.

    Se o Sporting tivesse ganho e o Porto tivesse perdido, o Sporting ficava a 2 pontos e o Mourinho já não podia descansar outra vez a equipa, na 33.ª jornada, antes da 2.ª mão da Champions, na Corunha. Como fez, já campeão, perdendo com o Rio Ave. Alinhou nesse jogo com Pedro Ribeiro, Pedro Emanuel, Mário Silva e Ricardo Costa na defesa, em vez dos habituais titulares Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Jorge Costa e Paulo Ferreira.

    Eu cuido que este Beira-Mar – Porto ainda contava para alguma coisa. Por mais que o MST, pensando no Goebbels, repita que não.

    Recapitulemos, então. O presidente do FC do Porto recebe em casa o árbitro que vai apitar o próximo jogo do seu clube. Mente sobre estar à espera dele e sobre a presença de Carolina Salgado. Carolina Salgado diz que foi passado um envelope com 2500 euros, Pinto da Costa e o árbitro dizem que não foi. No entanto, contra o Beira-Mar, o Porto é beneficiado ao não ser expulso um seu jogador logo aos 15 minutos, num jogo que era importante para o campeonato e para a Liga dos Campeões. A justiça desportiva castiga o Porto por corrupção, o Porto não recorre. A justiça comum não desmascarou nada disto.

    É isto que Miguel Sousa Tavares quer que eu vá dizer a tribunal? Por mim, tudo bem.

    Gostar

  46. Domingos Costa permalink
    10 Janeiro, 2010 23:39

    #44
    Refere-se certamente aos dois golos legais anulados?

    Gostar

  47. Domingos Costa permalink
    10 Janeiro, 2010 23:41

    Já agora, as filmagens das agressões aos jogadores do Nacional no famoso túnel, onde andam?

    Gostar

  48. Chefe permalink
    10 Janeiro, 2010 23:44

    Refiro-me À palhaçada do GR ter umas estranhas mãos de manteiga, quando contra o Benfica e Sporting fez defesas impossiveis, refiro-me a ter sido expulso por bola na cara, quando naquele estádio era comum Baía e Helton defenderem fora da área com as mãos, refiro-me ao facto de ter apontado para o Papa a fazer o numero 3 com as mãos quando ía a sair para o tunel. Refiro-me à falta de Rolando e Farias no terceiro golo do fóculporto, refiro-me às faltas e faltinhas marcadas a cada mergunho de um jogador andrade… etc… etc

    E a Comunicação Social que tenha vergonha na cara, JN, JOGO, SPORTV, RTP, TSF mais parecem jornais oficias do Andradismo. Hoje o comentadeiro no penalty mal se ouviu para depois soltar um berro do tamanho do mundo, quando o seu herói defendeu.

    Gostar

  49. Domingos Costa permalink
    10 Janeiro, 2010 23:44

    E as ameaças de Rui Costa à equipa de arbitragem, na pretérita temporada, conforme consta do relatório do árbitro, tiveram como consequência uma multa???
    O Boavista foi despromovido pela mesma infracção!!!

    Gostar

  50. Domingos Costa permalink
    10 Janeiro, 2010 23:46

    #47
    Já vi que prima por argumentos racionais. Trate-se!

    Gostar

  51. Joao Fernandes permalink
    10 Janeiro, 2010 23:48

    A censura prossegue.

    Um comentador identificado como Poncio Monteiro colocou o texto de José Diogo Quintela.

    Desapareceu.

    Eu comentei.

    Desapareceu.

    Gostar

  52. Chefe permalink
    10 Janeiro, 2010 23:48

    Um grémio mafioso que aldraba tudo, tudo em que se mete. Data de fundação, assistÊncias na liga, vitórias, doping, um rol sem fim de esquemas e CHICO-ESPERTICE á boa maneira portuguesa.

    Aqui fica mais um:

    “Espectador 5 milhões poderia ter sido outro que não o premiado
    Um mistério no Dragão
    A terminação do número de espectadores no Estádio do Dragão parece tudo menos inocente. Em todas as partidas que o FC Porto consegue marcar um golo nos primeiros 45 minutos, o autor desse tento inaugural merece uma homenagem, com o seu número da camisola a constar nos últimos dígitos da assistência oficial. Um mistério que ultrapassa a simples coincidência.

    Os exemplos que constam na tabela ao lado referem–se à anterior temporada e já à actual. Em 2009/10, apenas numa partida no Dragão o FC Porto conseguiu atirar para o fundo das redes antes do intervalo. Frente ao Leixões, Varela, camisola 17, inaugurou o marcador que viria a rubricar um 4-1 final a favor dos azuis-e-brancos. Assistiram a esse encontro, de acordo com o FC Porto, 38 117 pessoas.

    Ora, não se trata isto de um registo único, nem sequer recente. Basta saltar até ao tempo do Estádio das Antas. Num dos últimos encontros no antigo recinto, a 30 de Novembro de 2003, o FC Porto recebeu e bateu (4-1) o Gil Vicente. Maniche, com o 18 nas costas, fez o primeiro tento. Espectadores: 16 018. Em Abril de 2005, Hélder Postiga abriu as contas na recepção ao V. Setúbal (2-1), num jogo com 26 541 pessoas a assistir. Número de Postiga? 41.

    Quando o número do jogador se situa na primeira dezena, há mesmo o cuidado de acrescentar um zero à esquerda (‘02’ ou ‘09’) para não criar confusões.

    O CM contactou antigos jogadores do FC Porto para tentar saber se tal arredondamento numérico era do conhecimento do plantel. “Não fazia a mínima ideia disso”, foram as respostas concludentes de Hugo Almeida e Ricardo Costa, ambos actualmente na Liga alemã.

    Na recepção ao Leixões do último dia 12 de Setembro, o FC Porto celebrou os cinco milhões de espectadores no Estádio do Dragão. João Neves, sócio dos portistas, foi o homem que deu corpo à entrada milionária nos torniquetes.

    Neves foi ao relvado e recebeu uma placa comemorativa, assim como uma camisola oficial do clube e a possibilidade de acompanhar a equipa até Londres, para o jogo na Champions. A questão é que sem os arredondamentos deste mistério, provavelmente não seria João Neves o premiado.

    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=8BEB78D1-F762-4087-ADDE-5B623BED31E1&channelid=00000215-0000-0000-0000-000000000215

    Gostar

  53. Joao Fernandes permalink
    10 Janeiro, 2010 23:50

    Se eu nao tivesse gravado a pagina naquele momento…

    O link do poncio era este: https://blasfemias.net/2010/01/10/leitura-obrigatoria-2/#comment-221608

    Comentario: 10 Janeiro, 2010 às 10:59 pm

    Gostar

  54. Chefe permalink
    10 Janeiro, 2010 23:51

    #49

    Prima você

    É andrade, logo não tem tratamento possivel

    Gostar

  55. Chefe permalink
    10 Janeiro, 2010 23:54

    UM CONTRATO QUE NUNCA FOI ASSINADO

    Pouca gente soube que o muito saudoso José Maria Pedroto esteve a um pequeno passo de ser treinador do Sporting, quando João Rocha era presidente do clube de AlvaladeTudo estava acertado, pormenor por pormenor , até à mais ínfima partícula de um documento que vinculava as duas partes, pelo menos durante uma temporada fotobolisticaPorém, no dia em que estava aprazado a assinatura nos papelinhos, Pedroto travou o gesto e subitamente disse para o presidente do Sporting“Esquecime de lhe lembrar, mas falta aqui uma clausula. Está tudo certo, tanto em relação aos meus prémios, como aos meus vencimentos, o caso do apartamento e do carro às ordens, tudo muito bem, mas o senhor presidente esqueceu-se de que eu lhe tinha dito logo no primeiro encontro: só vou para um clube que dê garantia de contar com os árbitros

    ”“Como, não percebo?”

    Indagou João Rocha, nessa altura pouco habituado a saber o que era certa fatia da arbitragemPedroto meteu a caneta na algibeira, levantou-se e apenas disse:“Quinze mil são para mim, mas para os árbitros são precisos outros tantos, caso contrário o Sporting só ganha campeonatos lá para o fim do século”

    o contrato acabou por não ser assinado. Pedroto rumou para outra latitude, mais compreensiva. O Sporting continua a ver navios

    Gostar

  56. Chefe permalink
    10 Janeiro, 2010 23:57

    CORRUPTOS. ALDRABÕES. Mentem em tudo, tudo.

    Mentezinha tacanha e pequena do Grémio da Corrupção

    Gostar

  57. Domingos Costa permalink
    11 Janeiro, 2010 00:05

    #56
    Responde sempre com inteligência!
    Insulta e foge. Parabéns!
    Representa bem o seu clube!

    Gostar

  58. Chefe permalink
    11 Janeiro, 2010 00:07

    Já fugi para bem longe.

    Gostar

  59. portolaw permalink
    11 Janeiro, 2010 10:18

    Este Chefe deve ser um dos do grupinho que atira SMS para o Cervan no “dia seguinte” da SicNotícias… Tanta nulidade e falsidade têm de provir de mentes igualmente débeis

    Gostar

  60. X3S permalink
    11 Janeiro, 2010 10:21

    Este badocha tem uma lata de merda.
    É por vocês compararem o incomparável que serão sempre um bando de cabeçudos, metidos numa vila atulhada de merda até ao pescoço.

    As escutas ao Padrinho não valiam nada, as do Sócrates é que são boas.

    Palhaço!

    Gostar

  61. USA...e abusa permalink
    11 Janeiro, 2010 10:49

    Até quando os comentadores incrivelmente parciais do fcp nos vão mandar areia para os olhos?? Estou farto de ser tomado por parvo…e é sempre pra aí que a conversa vai quando se discute esta máfia tripeira. Já vejo futebol há muitos anos e só não vê isto quem não quer ver.

    Gostar

  62. 11 Janeiro, 2010 12:21

    As escutas são ou não verdadeiras ?
    Até agora ninguém as desmentiu.
    Se são verdadeiras é caso para muito boa gente ter vergonha do que “disse”, nomeadamente, o principal “actor”.

    Gostar

  63. Joao Fernandes permalink
    11 Janeiro, 2010 16:13

    Olha o comentário do Poncio ressuscitou… às 11h36, depois de ter morrido o das 10h59.

    Gostar

  64. aconselhamento familiar a um estranho na véspera de apitar um jogo importante permalink
    11 Janeiro, 2010 17:19

    – “Só fui tomar um café a casa do senhor Pinto da Costa. Antes disso nunca tinha estado pessoalmente com ele.” Augusto Duarte

    Mas parece que afinal foi pedir aconselhamento familiar. Estranho para alguém com quem antes nunca tinha estado.

    Estes aldrabecas dos CAA’s e cia devem pensar que o resto do país é todo parvo.

    Gostar

  65. 11 Janeiro, 2010 19:40

    Deixem..enquanto os andrades se entreterem com o FCp são enrabados á viva força..com putas e3 futebol se distraiem os sonsos..por mim que sou do Benfica tanto me faz

    Gostar

  66. 11 Janeiro, 2010 19:41

    .que ganhe ou perca…salOios em cuecas A CORREREM É COMO DIZIAM OS ROMANOS..PÃO E CIRCOI PARA PAROLOS…

    Gostar

  67. Joao Fernandes permalink
    12 Janeiro, 2010 14:38

    Eu sei que por esta altura já ninguém vem a este post.
    Mas queria deixar ficar aqui o registo: já entendi o que aconteceu.

    Peço desculpa pelas vilezas proferidas posteriormente.

    Gostar

  68. Lisboeta permalink
    25 Março, 2010 01:35

    CAA

    lembras-te dos chitos do Adriano Pinto e da Associação de Futebol do Porto ?

    Lembras-te do Túnel das Antas e do Guarda Abel, e das intmidações e agressões, nomeadamente ao dirigente do Sport Lisboa e Benfica, Fezas Vital ?

    Lembras-te dos quinhentinhos ?

    Lembras-te das viagens ao Brasil pagas a árbitros pelo clube dos porcos ?

    Lembras-te dos inúmeros jogos “ganhos” ao longo dos anos com a ajuda dos árbitros, fiscais de linha, Liga, FPF ?

    Lembras-te do discurso de ódio anti-Sul, anti-Lisboa, anti-SLB ?

    Lembras-te das jantaradas na Assembleia da República, promovidas por “deputados” da côr, ao Capo, quando este andava a correr para os tribunais acompanhado pela Guarda Pretoriana ?

    Lembras-te das escutas que todos ouvimos e que o Canal Benfica passou até à exaustão, em que o Capo encomendava árbitros do norte para equipas do Sul, para estas verem como era” ?

    Lembras-te das visitas de árbitros a casa do Capo na vésperas de jogos ?

    Lembras-te das frutas, dos rebuçadinhos e dos copos de cafe com leite que iam ter à cama dos árbitros amigalhaços, pagos pelo clube dos porcos ?

    Lembras-te como as escutas incriminatórias foram cirurgicamente mandadas para baixo do tapete ?

    Não te deves lembrar, porque se te lembrasses ganhavas vergonha antes de escreveres um post destes
    .

    Olha CAA, e vou-te dizer isto como Benfiquista, Lisboeta e Sulista, por esta ordem : só espero que o Sport Lisboa e Benfica esteja por detrás deste chito à moda de Carnide, estás a perceber ? E mesmo assim ainda estão com uma data de dívidas em atraso, mas calma, que as hão-de pagar todas. Nós somos vossos INIMIGOS !

    E não é por termos medo do quadrupede do Hulk, porque o Benfica com a 2ª equipa contra vocês coma 1ª, Hulk incluido, deu-vos um banho de futebol.

    Sabes o que diverte no Hulk ? São os dois neurónios do gaijo : o Tiko e o Teko.

    E agora pergunto-te : para quando sumaríssimo ao Bruno Alves pelo jogo de domingo ? Com um árbitro que vestisse de azul às riscas o tipo estava a esta hora com uma dúzia de cartões.

    Gostar

Indigne-se aqui.