Saltar para o conteúdo

Da pimenta e do refresco

20 Janeiro, 2010

Hoje foi o dia em que a ministra do trabalho disse que o desemprego se resolve com um “olhar refrescado”.

30 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Tio Donaldo permalink
    21 Janeiro, 2010 00:47

    Ah AH AH!!!!
    Pimenta no olho dos outros…
    Obrigado, JM. Era altura de nos rirmos um bocado.

    Gostar

  2. Eduardo F.'s avatar
    21 Janeiro, 2010 00:48

    Muita “fresca” a novel ministra. Talvez lhe fizesse bem ler os resultados recém-publicados do “Índice de Liberdade Econópmica”. Veria, por exemplo, que em relação a 2009, Portugal caiu 11 lugares no índice global ocupando agora a 61ª posição. Que, por referência à “Labor Freedom”, estamos numa fantástica 169ª posição entre 183 países. Talvez isso lhe proporcionasse alguns motivos de reflexão e de “frescura” para o seu mandato.

    Gostar

  3. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    21 Janeiro, 2010 00:50

    JM:

    Eu não ouvi a tipa a dizer isso. E ouvi as declarações dela.
    Mas eu percebo-te…

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    21 Janeiro, 2010 00:51

    Mais uma para despedir, com a maior rapidez possivel.

    Gostar

  5. Eduardo F.'s avatar
    21 Janeiro, 2010 00:58

    Caro Cáustico,

    Não deve ter ouvido esta “tirada” da sra. ministra, que eu confirmo, porque certamente ficou ofuscado com a indumentária que ela trajava na altura.

    Gostar

  6. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    21 Janeiro, 2010 01:14

    #5
    Olhe que não fui eu quem não ouviu.

    A diferença entre isto:
    Hoje foi o dia em que a ministra do trabalho disse que o desemprego se resolve com um “olhar refrescado”
    que escreveu o João Miranda

    E isto
    “Gostava que olhassem para os dados do desemprego com um olhar refrescado”
    que foi o que a Ministra disse, não é só semântica.

    Mas, pese embora distorcendo um bocado o que disse a Ministra, foi “bem esgalhada” a tirada do João Miranda.

    Gostar

  7. Eduardo F.'s avatar
    21 Janeiro, 2010 01:24

    Caro Cáustico,

    Não está na semântica a diferença. Apenas na sintaxe. Por isso, concordei e concordo com o JM.

    Gostar

  8. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    21 Janeiro, 2010 01:41

    Não Eduardo. Não concordo.
    O que a ministra disse, ou quis dizer, tem um significado diferente daquilo que o JM escreveu. Não é a mesma ideia expressa de forma diferente. São ideias diferentes.

    Mas não deixa de revelar, por parte da ministra, uma inabilidade política atroz (ou estupidez?) numa matéria tão sensível como o desemprego.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    O Ferreira permalink
    21 Janeiro, 2010 02:42

    A Ministra disse: “Gostava que olhassem para os dados do desemprego com um olhar refrescado”
    JM:”a ministra do trabalho disse que o desemprego se resolve com um ‘olhar refrescado'”

    Para que é que a ministra gostaria que “olhassem para os dados do desemprego com um olhar refrescado”?
    Certamente para que, ao olhar-se os dados de maneira refrescada, os problemas suscitados fiquem mais fáceis de resolver.
    Sendo de mais fáceis de resolver… resolvem-se…facilmente.
    Portanto o olhar refrescado acaba por resolver os problemas do desemprego.
    Logo… “a ministra do trabalho disse que o desemprego se resolve com um ‘olhar refrescado'”

    Gostar

  10. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    21 Janeiro, 2010 09:15

    Sr. Ferreira.
    Nada como pensar pela cabeça dos outros – é uma espécie de delito de opinião por interposta pessoa.
    Quando a ministra disse que gostava que olhassem para os números do desemprego com olhar refrescado, queria que considerassem não só os números absolutos mas também a taxa de crescimento decrescente. Ou seja, quis relevar o facto de a taxa de desemprego estar a crescer cada vez menos. Quis desviar as atenções do essencial.
    Mas não disse que este olhar refrescado resolve o problema.

    Gostar

  11. Nosso Senhor's avatar
    Nosso Senhor permalink
    21 Janeiro, 2010 10:08

    Pronto, sendo assim, está o problema resolvido.
    Mas, há algum problema? Não parece.
    Amen.

    Gostar

  12. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    21 Janeiro, 2010 11:41

    ao ouvir esta gentalha
    sinto profunda vergonha de ser portugues

    Gostar

  13. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    21 Janeiro, 2010 11:52

    Porque raio há uma Ministério do Trabalho?

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    21 Janeiro, 2010 11:58

    #12 – “sinto profunda vergonha de ser portugues”
    muito original oh balde

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    21 Janeiro, 2010 11:59

    #13 – “Porque raio há uma Ministério do Trabalho?”

    muito pertinente oh lucas

    Gostar

  16. tina's avatar
    tina permalink
    21 Janeiro, 2010 13:33

    ahahahaha, excelente João. A Ministra a querer deitar areia para os olhos do povo, agora o desemprego depende da forma como se olha para os números. Incrível, tudo é possível com este governo.

    Gostar

  17. tina's avatar
    tina permalink
    21 Janeiro, 2010 13:37

    É assim. Não gostam de números porque estes dizem toda a verdade. Mas já que não os podem evitar, agora há várias maneiras de os interpretar. Não tarda nada e também teremos de olhar o défice com um ar refrescado, a dívida, etc. E se uma pessoa se queixar, eles dirão que é porque nós não refrescámos o olhar suficientemente.

    Gostar

  18. DSC's avatar
    DSC permalink
    21 Janeiro, 2010 14:48

    refrescado, pois desta forma dá para justificar a lágrimazita..

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    21 Janeiro, 2010 14:50

    Mais uma “menistra” que é uma merda.

    Gostar

  20. rb's avatar
    21 Janeiro, 2010 15:05

    Disse outra coisa bem mais importante do que isso. Que as propostas da oposição, nenhuma delas, não cria qualquer emprego. Querem apenas mais subsídios. Acho que esta ministra promete.

    Gostar

  21. tina's avatar
    tina permalink
    21 Janeiro, 2010 15:54

    “Que as propostas da oposição, nenhuma delas, não cria qualquer emprego”

    Depois de tanto desemprego criado por este governo, já deveria ser altura de serem humildes e aprenderem com os outros.

    Gostar

  22. rb's avatar
    21 Janeiro, 2010 16:41

    “desemprego criado por este governo”

    Quem cria empregos são as empresas, não é o governo. Por essa lógica, os governos de quase toda a Europa e dos EU também andam a criar desempregos. Já agora também, andam a fazer falir os bancos.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Janeiro, 2010 17:21

    pois andaram. quem permitiu deslocalizações e entrada dos produtos fabricados em condições “não certificadas” , tipo trabalho infantil? , que permitem preços do arco da velha e deram cabo da indústria europeia ? Quem promoveu a dependência alimentar e aviões e camiões para aqui e para acolá , com alimentos que podiam ser localmente produzidos , a gastar oil ? Quem promoveu o endividamento das famílias para ir buscar bué impostos ? eu cá acho que foram os governos ao mando do capital.

    Gostar

  24. tina's avatar
    tina permalink
    21 Janeiro, 2010 19:56

    “Quem cria empregos são as empresas, não é o governo.”

    O problema é que o governo cria leis que impedem o desenvolvimento económico: a rigidez das leis laborais (as últimas alterações ao código laboral foram só pintura), e a elevada carga fiscal (que o governo quer aumentar ainda mais com o código contributivo) são queixas comuns dos potenciais investidores.

    Gostar

  25. tina's avatar
    tina permalink
    21 Janeiro, 2010 20:01

    “Já agora também, andam a fazer falir os bancos.”

    Não sei até que ponto vão as culpas do Constâncio… Para o governo entrar com tanto dinheiro sem dar quaisquer explicações, é porque se deve sentir culpado e não quer que se façam ondas.

    Gostar

  26. Eduardo F.'s avatar
    22 Janeiro, 2010 01:05

    rb disse
    21 Janeiro, 2010 às 4:41 pm

    «Quem cria empregos são as empresas, não é o governo» – Certo.

    «Por essa lógica, os governos de quase toda a Europa e dos EU também andam a criar desempregos.» – Certo novamente.

    «Já agora também, andam a fazer falir os bancos.» – Não anda o Caro Rb muito longe da verdade

    Gostar

  27. 25sempre25's avatar
    25sempre25 permalink
    24 Janeiro, 2010 00:20

    «Eu não ouvi a tipa a dizer isso. E ouvi as declarações dela.
    Mas eu percebo-te…»

    Então és surdo. O que a senhora disse, respondendo às críticas da oposição, no Parlamento. foi mais ou menos isto: gostava que se comessasse a encarar o desemprego “com um olhar refrescado”. Por muito menos já foi gente apedrejada e demitida.

    Gostar

  28. 25sempre25's avatar
    25sempre25 permalink
    24 Janeiro, 2010 00:22

    Revisão do comentário anterior:

    Então és surdo.
    O que a senhora disse, respondendo às críticas da oposição, no Parlamento, foi mais ou menos isto: gostava que se começasse a encarar o desemprego “com um olhar refrescado”.
    Por muito menos já foi gente apedrejada e demitida.

    Gostar

  29. 25sempre25's avatar
    25sempre25 permalink
    24 Janeiro, 2010 00:25

    «…a rigidez das leis laborais…»

    Rigidez? Era bom que exemplificasse, para não ficarmos pelas afirmações não fundamentadas.

    Gostar

  30. Eduardo F.'s avatar
    24 Janeiro, 2010 00:52

    Caro 25sempre25 (#29),

    Talvez lhe seja útil visitar esta página.

    Um extracto:

    «Portugal’s labor regulations are inflexible. The non-salary cost of employing a worker is high, and dismissing an employee is difficult. Regulations on work hours are not flexible.»

    Gostar

Deixe uma resposta para tina Cancelar resposta