Saltar para o conteúdo

Fim de ciclo

6 Fevereiro, 2010
by

Com a devida vénia ao nosso prezado leitor Anti-comuna, aqui se promove a posta este seu pertinente comentário. Título e bolds meus:

Se o Cavaco não procede a uma limpeza total, esqueçam. Vivemos num país semelhante ao do Salazar. Mas uma ditadura sofisiticada, com a compra de votos e manipulação informativa.

Eu ainda não li do Sol, senão aquilo que alguns escrevem sobre o que lá vem. Nos despachos, que agora deixaram de fazer parte do segredo de justiça. Li até que foram apreendidos contratos em computadores de arguidos confirmando aquilo que virão nas escutas. Ou seja, as escutas eram apenas uma parte dos indicios recolhidos. Mas o Noronha decidiu arquivar o processo e destruir as escutas. E o Pinto Monteiro também decidiu arquivar o processo.

Mas o que vem aí dito é que não existiram eleições livres e democráticas. E que o Sócrates liderou uma enorme conspiração para condicionar o normal funcionamento democrático.

Dito isto coloca-se um problema. Se o PR não força a demissão desta gente (e note-se que agora as suspeitas já se abatem sobre o porquê da sua apatia, pois parece que o nome do seu genro surge envolvido neste escândalo), eu pergunto: Em nome de quê? Estabilidade política? Não, não deve ser. O Sócrates anda a tentar encontrar motivos para se demitir. E é ele fonte da própria instabilidade política.

Em nome de quê, não exige desde já o PR a demissão deste governo, do STJ (aqui ainda não percebi como, mas deve haver uma solução qualquer, nem que seja mais o repúdio público) e do PGR?

Uma coisa eu tenho como certa. O desafio de Portugal, nos próximos meses, é evitar a bancarrota do Estado. E esse desafio exige sacrifícios da sociedade. Mas os cidadãos aceitarão com normalidade esses sacrifícios pedidos por este poder político desacreditado?

Não cabe na cabeça de ninguém que isto esteja a acontecer, sem que a responsabilidade política dos envolvidos não seja pedida. Ou fica mesmo consagrada a ideia que a Justiça só funciona para uns e não para outros. E que sacrificios pedidos não se justificam pois o dinheiro será usado por bandidos da pior espécie, cobertos pela imunidade política.

Está na altura da sociedade civil deixar de estar à espera dos políticos para resolver os problemas de Portugal. Pois, parece, são estes mesmos políticos o foco do problema e não a solução. Se a própria PR está muda, surda e calada perante esta ignomia, não existem soluções políticas para os problemas. Cabe à sociedade civil manifestar o seu repúdio por este bando de malfeitores que controlam os poderes em Portugal.

Isto é de tal forma escandaloso que chagamos ao ponto de um ministro dizer que não cumprirá leis emanadas da AR, numa cadeia de televisão internacional. Dando a imagem de uma república das bananas, onde os ministros mandam mais que os próprios parlamentares.

É triste o que se passa em Portugal, onde temo a instalação de uma ditadura. Poderes públicos que se comportam como bandos de malfeitores e uma sociedade civil apática, são as condições ideias para algum aspirante a ditador vir dar ordens e meter a bandalheira na ordem. Logo, perderemos as já condicionadas liberdades democráticas.

Exige-se hoje políticos de fibra. Aparentemente eles não existem. Não existindo, pode o povo aclamar um outsider que prometa “pôr ordem nisto”, tal como no passado aconteceu em Portugal.

É isto que queremos? Uma ditadura, novamente? Se não a queremos, evitemos as circunstâncias e motivos para que alguém a implante. Antes que seja tarde. 

102 comentários leave one →
  1. A. Ventura permalink
    6 Fevereiro, 2010 12:08

    Cavaco Silva é apenas a outra face da má moeda…

    Naquela moeda cuja cara e coroa são indistintas…

    Não é Belmiro de Azevedo que o sintetiza com o epíteto de DITADOR?!…

    O que distingue Sócrates de Cavaco, é que Sócrates é ousado e Cavaco um timorato.

    No resto merecem-se um ao outro.

    Gostar

  2. silent people permalink
    6 Fevereiro, 2010 12:10

    O novo hino de~ste ciclo..

    Gostar

  3. silent people permalink
    6 Fevereiro, 2010 12:11

    Até esta já não o apoia…

    Gostar

  4. A. Ventura permalink
    6 Fevereiro, 2010 12:12

    Na versão mais benigna, Cavaco Silva aparece como o EUNUCO do regime.

    Gostar

  5. 6 Fevereiro, 2010 12:14

    Também coloquei (sem ter lido o comentário do anti-comuna), num meu comentário no post abaixo, a palavra “limpar” !
    É precisamente o que é necessário: limpar esta perturbada e perturbante sociedade.

    Gostar

  6. agonia permalink
    6 Fevereiro, 2010 12:26

    Todos os que votaram cavaco devem agora compreender que nunca mais deverão cair nesse engodo, ele e o inginheiro fazem parte do mesmo saco de víboras que vai levar este país a dramáticos níveis de indigência.
    O inginheiro compreende-se, sabe tirar proveito da ignorância, da tibieza e da apatia de um povo para o subjugar. Actua segundo metodologias sicilianas comprovadas e tira proveito de técnicas subtis de violência encoberta.
    Cavaco não tem qualquer tipo de alibi, falta-lhe ânimo, coragem, discernimento, a vontade patológica de ser reeleito cega-o.
    É essa a reeleição que todos devemos obstar. Fazendo constar isso dará tempo a que outros capazes se levantem e se afirmem.
    Isto no caso de ainda haver lugar no protectorado para pr.

    Gostar

  7. Anónimo permalink
    6 Fevereiro, 2010 12:28

    Veja a entrevista a Jorge Lacão na RTPN porque ainda é pior do que o conteúdo do Sol. Segundo esta figura, o PS e o Governo não tem de dar quaisquer explicações ao país e transpira uma intolerãncia doentia por aqueles que o questionam.

    Mas há mais: o pagamento a Luis Figo pela PT para aparecer junto de Sócrates dias antes das eleições configura um crime que para além da utilização de dinheiros da empresa para benefício directo do PM e do PS, é uma prática que visa distorcer os resultados eleitorais dando a ideia que aquela pessoa apoia o PS quando na verdade está a ser paga. Está no CM.

    Mais insultos ao PR.
    Mais insultos de natureza sexual a MFL.
    Mais controlo por Vara que manda calar o PM ao telefone.
    Mais um PM que segundo afirmado demonstra ao telefone ter muito pouca consideração pelo Estado.

    José Sócrates está às portas de proporcionar um vergonhoso escândalo internacional a este país e seria de esperar que o pocuco que resta do PS deitasse as mãos à cabeça e reunisse de imediato para arranjar uma solução a este senhor que não passe por nos deixar ficar mal a todos nós, ao PGR, ao presidente do STJ e, já agora, ao Presidente da República.

    Se calhar o PGR quis evitar este efeito, mas a verdade é que agora já faz parte dele.

    Gostar

  8. A. Ventura permalink
    6 Fevereiro, 2010 12:41

    As limpezas totais remetem-se para o aterrador modus faciendi do Nazismo, do Estalinismo e do Maoismo…

    Atenção aos ímpetos verbais junto das massas.

    Não façamos como um vizinho meu a quem a polícia instruíu por telefone para ele tirar (no sentido de anotar…) a matrícula de um carro suspeito, e ele foi lá arrancá-las…

    Gostar

  9. jupiter permalink
    6 Fevereiro, 2010 12:41

    Fevereiro 6, 2010
    O crime de antentado ao Estado de direito é punível com pena de prisão superior a 3 anos.

    Gostar

  10. Anónimo permalink
    6 Fevereiro, 2010 12:42

    Para mim, sendo verdade tudo o que já foi publicado e que li, já basta. Mas a adição do genro de Cavaco Silva como um elemento do negócio visando condicionar o presidente e mantê-lo “em casa a cuidar dos netinhos” deveria ter dado cadeia imediata a título preventivo para estes senhores:

    – José Sócrates
    – Todos os que tomaram parte activa no plano

    Não acredito que a “carreira” desta gente vá ser interrompida por causa de artigos de jornal.
    Esta gente perdeu completamente a vergonha e a noção dos limites.

    Onde está Mário Soares?
    Onde está Manuel Alegre?
    Onde está Jorge Sampaio?
    Onde estão os socialistas?
    Onde está a Democracia e o Estado de Direito?

    Terão ido todos passar o fim-de-semana fora para a sua Datcha?

    Cada segundo de silêncio que passa no PS é cada ano de comprometimento.

    Eu acredito nas escutas ao presidente, porque quem faz isto faz tudo.
    Repito: eu acredito nas escutas ao presidente, porque quem faz isto faz tudo.

    Gostar

  11. A. Ventura permalink
    6 Fevereiro, 2010 12:43

    Um crente de Cavaco, o Eunuco…

    Gostar

  12. anti-comuna permalink
    6 Fevereiro, 2010 12:55

    De quem tem medo o Cavaco? O que o condiciona?

    ” 06 Fevereiro 2010 – 11h02

    Processo ‘Face Oculta’

    Cavaco: “Liberdade de Expressão deve ser respeitada””

    In http://www.cmjornal.xl.pt/Noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=B876CD47-D7D6-4FCB-AA72-E45C4F02C49B&h=1

    É isto o que ele diz ao país? Uma declaração caquética e inócua?

    Vá tomar conta dos netinhos, que Vc. também faz parte do problema.

    Está visto. O poder político não tem solução porque ele faz parte do problema.

    Estamos tramados.

    anti-comuna

    Gostar

  13. Atoleiro permalink
    6 Fevereiro, 2010 12:56

    Eu diria que finalmente este país se revela no seu esplendor.
    Os portugueses são isto mesmo, salvo honrosas e raras excepções entre o cidadão comum.
    Oitocentos anos de pilhagem o provam e no dia que a mesma se está a acabar (a ultima foram ou ainda são as remessas comunitárias)fizeram-se lambe cus de quem lhes poderia emprestar dinheiro prometendo devolver-lhes. Tanto lamberam que engordaram a divida e pilhadores como a história prova, agora além de não quererem pagar, ainda falam mal de quem os engordou.
    Sempre foi assim no império , não vejo porque seria diferente agora.
    Neste emaranhado de feios porcos e maus nem precisam de uma organização tipo máfia porque vivem (sempre viveram) dos compadrios da inveja e do tirar aos outros o que é deles.Nunca fazer tanto como os outros para ter o que eles tem.
    Admiram-se que no poder esteja apenas este tipo de gente?
    Porquê?
    Não são filhos da mesma cultura?
    Podem apenas, neste momento, apresentarem-se como de “esquerda” mas esquerda tem até ideologicamente campo de cultura para potenciar ainda mais essa mentalidade de cacique ladrão e ditador.
    À turba servem-lhes os golos do seu clube preferido mesmo que não digam a forma como os obtiveram e a ignorância aplaude mesmo que suspeite que tenha sido com a mão.
    Não se importam…está-lhes nos genes deixados na península desde 711 e dos quais nunca se libertaram.

    Gostar

  14. ourição permalink
    6 Fevereiro, 2010 13:01

    O pr pode estar refém do polvo, nós não sabemos como, mas havemos de descobrir. Só se descobrem as tramóias quando os energúmenos sairem ou por seu pé, ou doutra maneira. E urgente assinar uma petição de 100000 assinaturas dirigida ao Tribunal Europeu e ao Tribunal dos Direitos do Homem com decrição na íntega do que se passa no rectângulo solicitando a intervenção, existe matéria mais do que suficiente para tal. É urgente que o mundo saiba em pormenor do que se passa no cantinho. Apesar de não comungar de todo com o partido comunista penso que é a hora dos verdadeiros democratas contarem com a sua intervenção solidária para todos podermos reagir de pronto à situação actual. Ao longo de todo este descalabro o partido comunista, goste-se ou não se goste, tem demonstrado sentido de responsabilidade, prudência e verticalidade. Para os que se sintam perturbados com o apelo lembro a união de esforços indispensável durante a grande guerra decisiva para abater o biltre.

    Gostar

  15. Anónimo não identificado permalink
    6 Fevereiro, 2010 13:01

    Separemos o trigo do joio.Anda por aqui muito avençado a desviar as setas do alvo!
    O voto numa possível recandidatura de Cavaco continua a depender das outras opções.Perante um Alegre,traidor e amigo das criancinhas do norte de África,até num monte de excremento eu votaria!

    Não colhe a manobra de tentar fazer de Cavaco o responsável pelas políticas ruinosas do governo socialista,pelos crimes do malfeitor Sócrates e seus capangas.
    Cavaco falha no seu papel de garante da democracia,mas convenhamos que isto não é uma democracia só porque o sufrágio é universal.

    Queira-se ou não,isto é muito mais complexo e profundo.Os tentáculos do socialismo abraçam as cúpulas da justiça e os magistrados,que nós pagamos principescamente,não estão devotados à causa do povo,antes em concluio com os bandidos.
    Qualquer juiz,penso eu,poderia dar início a um processo que apurasse nas actuações de Noronha e Pinto as responsabilidades pelo branqueamento dos crimes contra o Estado e o povo.
    Não o fazem por cobardia ou porque partilham da mesma ausência de princípios éticos e de respeito pela comunidade.
    É esta gente que julga nos tribunais,esta gente de moral rasteira,sem honra nem dignidade.
    P.Q.os P.!

    Quanto aos polícias e magistrados do “Face Oculta”,foram apenas honrados cumpridores do seu dever e mal vai um país onde isso,que é norma nas nações civilizadas,aparece como extraordinário e excepcional aos olhos de todos!

    Gostar

  16. Atoleiro permalink
    6 Fevereiro, 2010 13:03

    Quanto ao Cavaco, suspeito que o que o condiciona é a covardia.
    A covardia dos grandes actos que poderiam levar os portugas ao descalabro, não percebendo que só pelo descalabro se poderia exorcizar a podridão.
    Cavaco também é mais um escondido atrás dos “bons costumes” do “não fazer mal a muita gente” dos “paninhos quentes” supondo que estão a defender os outros da desgraça e não percebendo que a desgraça é isso mesmo…”defende-los” de males maiores.

    Gostar

  17. Tolstoi permalink
    6 Fevereiro, 2010 13:33

    Basta ler os comentários que aqui se escrevem, para perceber que grande parte do eleitorado que elegeu Cavaco já não vai votar nele, mesmo que seja Alegre o candidato concorrente. É nas acções e não nas palavras que se demonstram a existência de valores.

    Gostar

  18. Zézé Kamarão permalink
    6 Fevereiro, 2010 13:38

    Quais são as acçõs de Alegre?
    Traições à pátria e aldrabices para parasitar a sociedade uma vida inteira? Dois BMW topo de gama e um motorista pago pelo contribuinte,nunca tendo desempenhado qualquer cargo executivo?
    Passar informação ao terroristas para atacarem o exército português?
    Puta que o pariu!

    Gostar

  19. anonimo permalink
    6 Fevereiro, 2010 13:43

    e para quando uma distinção à dona bmjr pelas suas análises políticas de semelhante teor calórico? o comentário #5 é um aviso à gerência, há que cativar e incentivar os crentes da asneira.

    Gostar

  20. tina permalink
    6 Fevereiro, 2010 13:53

    A única solução é uma aliança entre o CDS e o PSD. Se não for assim, o PS muito provavelmente ganhará outra vez e nunca sairemos do lodaçal. Por isso, não adiantaria muito o PR demitir o governo.

    Gostar

  21. per caso permalink
    6 Fevereiro, 2010 13:59

    Se o PR não força a demissão desta gente

    é por lhe dar gozo ver que não há sombra entre ela homem capaz de o suplantar, até ao fim do reinado, na estima dos portugueses.

    Gostar

  22. 6 Fevereiro, 2010 14:20

    Atoleiro 13,

    Subscrevo.

    Gostar

  23. balde-de-cal permalink
    6 Fevereiro, 2010 14:30

    na feira da ladra podem os militantes do ps do largo dos ratos
    comprar adereços usados pelos adeptos do socialista Adolfo

    Gostar

  24. caramelo permalink
    6 Fevereiro, 2010 14:36

    Está feito o pleno: Salazar, Goebels, Chavez, Kim Il Sung (também já vi esta… Esqueci-me de algum?

    Gostar

  25. caramelo permalink
    6 Fevereiro, 2010 14:50

    O João Gonçalves, do Portugal dos pequeninos, ainda está a ganhar ao anti-comuna. Tens de te esforçares mais! 😉

    Gostar

  26. 6 Fevereiro, 2010 14:52

    Esqueceste-te dos teus amiguinhos todos da KGB que acabaste a defender no Mar Salgado, em tom de cinismo.

    Gostar

  27. anti-trafulhas permalink
    6 Fevereiro, 2010 14:54

    tina disse
    6 Fevereiro, 2010 às 1:53 pm
    A única solução é uma aliança entre o CDS e o PSD. Se não for assim, o PS muito provavelmente ganhará outra vez e nunca sairemos do lodaçal. Por isso, não adiantaria muito o PR demitir o governo.

    Tina,pensar assim é redutor.
    O governo deve ser demitido,mas sobretudo investigado pelas autoridades criminais.
    Não pode ficar impune o que a quadrilha de Sócrates fez ao país e ao povo português.
    Sócrates não é político,é um criminoso,logo,as contas dele são com a Justiça.Ele e os capangas.
    E se querem ter um país,investigar de alto abaixo toda a escória da sociedade que capturou o poder neste país.

    Gostar

  28. 6 Fevereiro, 2010 14:56

    # 25

    estás a repetir-te com o mesmo cinismo do “finjo que gozo pelo exagero e pelo meio faço passar a sujeira dos meus apaniguados”»

    Gostar

  29. 6 Fevereiro, 2010 15:05

    Todos os portugueses pagarão caro a satisfação do ego pessoal do Cavaco enuco: ser reeleito em 2011 !

    Gostar

  30. 6 Fevereiro, 2010 15:15

    Então, ó Silva, que é feito da propaganda socretina?

    Era tudo cabala e agora, de um dia para outro, já esqueces o teu apaniguado e desvias com culpas para o Cavaco?

    Gostar

  31. 6 Fevereiro, 2010 15:19

    Se calhar era outro José Silva… este é do Norteamos.

    Gostar

  32. 6 Fevereiro, 2010 15:28

    Quem elegeu Cavaco que se chegue ao balcão.

    E que traga um bolo-rei cheio de favas.

    Gostar

  33. Paulo Nunes permalink
    6 Fevereiro, 2010 15:30

    Por uma vez na vida, Sócrates disse a verdade.
    Afinal sempre havia uma cabala e uma campanha negra em curso.

    Gostar

  34. 6 Fevereiro, 2010 15:32

    Por mim, podem chegar-se todos. A começar pelos bocas de favas que elegeram duas vezes o cigano socretino e agora já assobiam para o lado.

    Gostar

  35. 6 Fevereiro, 2010 15:33

    E tem piada a rapidez com estes sabujos já saltam do barco.

    Gostar

  36. Anónimo permalink
    6 Fevereiro, 2010 15:37

    #32 piscoisa

    Você mais os abrantes de serviço é que merecem um par de favas na tromba.
    São todos cúmplices da situação actual por andarem estes anos todos a defenderem esta gente e as suas acções indefensáveis.
    Bem que pode agora meter as suas 30 moedas onde o sol não brilha.

    Gostar

  37. 6 Fevereiro, 2010 15:43

    Essa do barco é bem real, com a abordagem dos “sabujos” antidemocráticos.
    Se querem o barco, que ganhem as eleições!

    Gostar

  38. 6 Fevereiro, 2010 15:45

    Pelos vistos o sabujo maior é que precisou de as ganhar com fraude escondida pelos apaniguados que meteu na Justiça.

    É esta a v.s democracia- esfreguem-nas nas ventas, sabujos.

    Gostar

  39. 6 Fevereiro, 2010 15:46

    Estes porcos defendem qualquer regime, por mais ditatorial que exista, desde que tenha quem gente que o apoie.

    O nazismo também era assim, ó mongo. Para v.s não existe sequer liberdade. Existe campeonato de bola.

    Gostar

  40. 6 Fevereiro, 2010 15:48

    Eles nem sabem o que é democracia.

    Os actos nunca valem por si. O que é criticado no inimigo é bom se for praticado pelo apaniguado.

    É tudo visto assim, pelo situacionismo- pior do que no tempo da Ditadura.

    O que só significa que, se fosse em Ditadura, estavam a defender toda a censura, toda a intromissão do Poder na Justiça, na Informação, em nome da propaganda a perseguir quem combatia esse cerceamento das liberdades.

    Gostar

  41. 6 Fevereiro, 2010 15:50

    E é este o único aval que têm para se dizerem de Esquerda- do lado bom da “igualdade” e da “liberdade”.

    O raio que os parta. São os maiores hipócritas.

    Gostar

  42. 6 Fevereiro, 2010 15:50

    A minha democracia não a esfrego, aperfeiçoo-a, porque não há sistemas perfeitos.
    Nem o Windows 7.

    Gostar

  43. José Barros permalink
    6 Fevereiro, 2010 15:51

    O que se sabe sobre os desmandos de Sócrates é, desde há muito, infinitamente mais grave que a demissão de um ministro ou os comentários de Gomes da Silva sobre um comentador político da TVI no caso da demissão de Santana. Ergo, o destino de Sócrates tem de ser o mesmo de Santana. A não ser assim, o regime não é democrático, é socialista. E a não ser assim, ficamos todos cientes de que o PS capturou a democracia.

    Gostar

  44. 6 Fevereiro, 2010 15:52

    Ó croma, a minha situação não0 é Sócrates, é a democracia.
    A tua qual é?
    A Zazicracia?

    Gostar

  45. 6 Fevereiro, 2010 15:53

    Mas, o mais anormal é que negam tudo, até ser impossível negar mais.

    E, quando deixa de ser impossível andarem a chamar mentirosos e difamadores aos outros, viram o bico ao prego e ai, Jesus, que é um perigo, que pode cair a democracia e lá se vai o Regime do mesmo modo que o implantaram- no caso, pelas boas das armas.

    Agora, ficam histéricos apenas com a possibilidade de se esfrangalhar um partido e vir outro de novo. Ou dois partidos, para a coisa ser mais correcta.

    Era o fim da “democracia” cair a podridão e ser renovada pelo que ainda não aqueceu o o lugar com o cuzinho.

    Gostar

  46. 6 Fevereiro, 2010 15:57

    Com a democracia?

    o que é isso? que raio de democracia é essa onde o Poder político é uma máfia que controla e os media, e a justiça e faz candongas de tráfico de influências e de negociatas sujas e tudo para se perpetuar no Poder e ir enchendo enquanto lá está?

    Que puta de noção tens tu de democracia, ó meu retardado mental? Há-de ser como a do Berlusconi.

    Nem se percebe porque não és fã do Berlusconi que faz o mesmo e ganha as eleições.

    Ora conta lá?

    Se o que conta é o critério, como é que mudas em função das personagens?

    Gostar

  47. 6 Fevereiro, 2010 15:59

    A democracia devem ser os tachos do clube em que se inscreveram quando ainda nem sabiam o que faziam e onde continuam por não saberem o que fazer sem essa inscrição “genética”.

    Gostar

  48. 6 Fevereiro, 2010 16:00

    Há-de ser com a mesma lógica com que escolheram o clube da bola que só se larga depois de morrer e se santifica faça o que faça, porque sim.

    Gostar

  49. garrafão,bola e novela permalink
    6 Fevereiro, 2010 16:01

    Disseste bem,Zazie.Podridão,porque isto fede e muito,tal como os anormais que piscoisam estes partidos corruptos.
    É tudo proselitismo.Não defendem nenhuma ideologia,é pura bola.

    Gostar

  50. 6 Fevereiro, 2010 16:02

    A lógica deixa de ser o clube que nem sabem explicar mas o inimigo que é tudo o que não faz parte do clube.

    Lá têm a causa contra o que não está nessa barricada. E essa causa vazia é tão boa que serve para viverem no estrume da choça que escolheram sem sentirem o cheiro.

    E gostando, mesmo quando até o sentem.

    Gostar

  51. Fernando S permalink
    6 Fevereiro, 2010 17:15

    “Vivemos num país semelhante ao do Salazar.”

    Independentemente da avaliação que se possa fazer sobre o salazarismo (a minha não é “anti-fascista”) e sobre a situação actual (a minha é bastante critica), não me parece correcto estar a dizer que são duas realidades “semelhantes”, duas ditaduras que apenas diferem pelo grau de sofisticação.

    O “Estado Novo” era uma verdadeira ditadura politica, sem liberdade de expressão, sem eleições livres, sem alternância democrática. Claro que houve pior, em termos de ditaduras, nacionalistas e comunistas. Mas, “tout de même” !…
    Para o melhor e para o pior, Portugal é hoje uma democracia. Certamente com muitas limitações e anomalias (nomeadamente no que se refere às pressões do governo sobre jornalistas e orgãos de informação), mas que não são assim tão diferentes do que acontece noutros paises mais desenvolvidos.
    O regime salazarista teve algumas das vantagens de um regime autoritário e conservador : ordem nas ruas e contas publicas equilibradas.
    Mas foi também um travão no desenvolvimento cívico e económico do país. A sociedade civil e a economia eram controladas e administradas pelo Estado com mão de ferro.
    Em 4 décadas o nível de vida e o bem estar da população até acabou por progredir. Mas muito lentamente pelo que aumentou a diferença relativamente aos outros paises ocidentais.
    Apesar de tudo (e apesar dos estragos provocados pelo PREC depois do 25 de Abril), a democracia favoreceu a modernização do país e uma melhoria das condições de vida da maioria dos portugueses.

    Dito isto, não deixa de ser verdade que desde há vários anos que se assiste em Portugal a um retrocesso, sobretudo no plano económico e da qualidade da governação.
    Mas este facto não é uma consequência da democracia.
    É antes uma consequência da insuficiência de democracia, da falta de liberdade económica, do excessivo peso e intervencionismo Estatal, da preponderância de políticas e forças de bloqueio de cariz socialista.

    Gostar

  52. 6 Fevereiro, 2010 17:20

    # 51

    Olha, e se fosses fazer tricô?

    Gostar

  53. lucklucky permalink
    6 Fevereiro, 2010 17:59

    Democracia sem uma Constituição que limite o poder do Estado não vale nada. Não passa da ditadura da maioria.

    Gostar

  54. 6 Fevereiro, 2010 18:04

    Do Estado?

    Este gajo é parvo. Decorou a palavra Estado e usa-a para tudo, Na volta até para fazer batatas fritas.

    Olha, ó tolinho- Inglaterra nem Constituição escrita tem. Mas tem tradição de cidadania e uma vergonha de um abuso do Poder como este não existia lá.

    A ver se aprendes a falar que um Primeiro Ministro não se chama Estaado.

    Gostar

  55. Atoleiro permalink
    6 Fevereiro, 2010 18:12

    TRICÔ= analise filológica e epistemológica quiçá até metafisica da palavra e do seu sentido ontológico.
    É o que o tuga mais sabe fazer embora não saiba sequer o sentido das coisas.
    Entretanto a caravana dos piratas mercadores vai passando e o melhor que sabem fazer além disto é pedir a “opinião” da tia Efigénia, Emengarda ou outra.

    Gostar

  56. Fernando S permalink
    6 Fevereiro, 2010 18:18

    Lucklucky : “Democracia sem uma Constituição que limite o poder do Estado …”

    Claro que uma democracia não se pode limitar às eleições livres e pluralistas.
    É certamente indispensável “uma Constituição que limite o poder do Estado”.
    A Constituição portuguesa não vai suficientemente longe. Mantém taras liberticidas e socialistas herdadas do PREC.
    Mas, mesmo assim, assegura um nivel de garantias e liberdades dos cidadãos que é muito superior ao que existiu no “Estado Novo”.

    Gostar

  57. lucklucky permalink
    6 Fevereiro, 2010 18:18

    “Olha, ó tolinho- Inglaterra nem Constituição escrita tem. Mas tem tradição de cidadania e uma vergonha de um abuso do Poder como este não existia lá.”

    A tua vontade de ser ignorante não tem paralelo. Há muito menos liberdade em Inglaterra do que cá. Em Inglaterra nem as pessoas se podem defender nas suas casas de um assaltante.

    Mas queres ser autista, não percebes o que são tendências e o quanto as coisas mudam rápidamente. Sociedades sem Constituição só funcionam quando todos pertencem à mesma tribo e partilham os mesmo valores. Quanto mais diversa é uma sociedade mais precisa de leis e regras, porque há menos valores comuns que como tal não precisam de ser escritos.

    Mas és muito burra para entender uma coisa tão simples.

    Gostar

  58. lucklucky permalink
    6 Fevereiro, 2010 18:21

    “Mas, mesmo assim, assegura um nivel de garantias e liberdades dos cidadãos que é muito superior ao que existiu no “Estado Novo”. ”

    Não, é comparativamente igual. Na nossa Democracia a maioria pode tirar à minoria o quanto quiser. Não sei como compagina isso com Liberdade.

    Gostar

  59. lucklucky permalink
    6 Fevereiro, 2010 18:24

    E deixo aqui uma notícia para o sonhador Anti-Comuna que ainda acredita que Cavaco não faz parte do problema:

    “Cavaco “condena” actuação dos mercados e confia em Teixeira dos Santos
    O Presidente da República voltou hoje a fazer duras críticas às agências de “rating”, considerando que estas são injustas e estão erradas, classificando de “condenável” a atitude dos mercados. Em declarações ao “Expresso”, Cavaco Silva mostra confiança em Teixeira dos Santos.”

    http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=CN_HOMEPAGE

    Gostar

  60. Tribunus permalink
    6 Fevereiro, 2010 18:36

    Cavaco acorda, porque acordas sentado no chão e não ès reeleito
    porque estes socialistas entraram na fase do banditismo!

    Gostar

  61. Fernando S permalink
    6 Fevereiro, 2010 18:44

    lucklucky : “Na nossa Democracia a maioria pode tirar à minoria o quanto quiser.”

    Não é bem assim …
    Até porque “a maioria” e “a minoria” não são grupos humanos com vontade e comportamento proprios.
    Ha maiorias eleitorais que se alternam no poder.
    Ha minorias politicas, nomeadamente à esquerda, que, infelizmente, teem uma influencia e um poder real que ultrapassa os respectivos pesos eleitorais.
    Como compagino isso com a Liberdade ?
    Num sistema politico como o nosso, que consagra poderes institucionais diferentes (parlamento e governo, PR, tribunais, etc), que assegura eleições livres e pluralistas, que permite a alternancia no poder, mesmo que com muitas imperfeições e limitações,… as minorias, os grupos de cidadãos, os cidadãos individuais, teem melhores condições para defenderem os seus interesses e as suas liberdades.
    De resto, por mais que se critique esta forma de democracia por não ser suficientemente liberal (e eu até concordo que deveria ser mais), a verdade é que as minorias e os cidadãos teem nela bem mais liberdade do que em regimes não democraticos !

    Gostar

  62. 6 Fevereiro, 2010 18:48

    O maluco do Luck chama maioria às pessoas que pagam impostos e minoria às que não pagam e ainda bufam que os outros é que lhes roubam por força do Estado.

    ahahahah

    V. ainda não aprendeu a cartilha neo-liberal?

    Eles falam língua de ET mas pensam como uma pequena amiba bem terrena.

    Gostar

  63. 6 Fevereiro, 2010 18:50

    E o bimbo acredita que em Inglaterra existe liberdade de porte de arma e por isso a maioria não rouba a minoria que tem propriedade privada.

    Este gajo é uma anedota. Vou guardar mais esta para a colecção.

    Gostar

  64. 6 Fevereiro, 2010 18:53

    E depois eu é que sou a burra.

    O LuckLucky é quadraaado. Quaaadraaado. E não se enxerga.

    Ainda vai atingir o grau zero do vocabulário.

    De ano para ano apaga palavras e pensa cada vez menos. Há-de chegar o dia onde só existe a palavra maligna Estado; os Impostos e o Porte de Arma em prol da Liberdade.

    ehehehe

    È um 1984 neoliberal/maoista.

    Gostar

  65. 6 Fevereiro, 2010 19:01

    Ele nem acredita em nada. Nunca há-de ter passado de Badajoz. Mas só diz disparates.

    Passou da cartilha comunista para uma versão texana do Hayek.

    Aquilo é tudo com o urso do Roy Bean por habitante e o resto em gangues à Nova Iorque.

    É a liberdade tribal com um fundo de doutrina politicamente correcta da formação complementar da escola pública socialista.

    Gostar

  66. lucklucky permalink
    6 Fevereiro, 2010 20:47

    Zazie uma entre muitos:

    “…Myleene Klass, the broadcaster and model, brandished a knife at youths who broke into her garden – but has been warned by police that she may have acted illegally.

    The youths approached the kitchen window, before attempting to break into her garden shed, prompting Miss Klass to wave a kitchen knife to scare them away.

    Miss Klass, 31, who was alone in her house in Potters Bar, Herts, with her two-year-old daughter, Ava, called the police. When they arrived at her house they informed her that she should not have used a knife to scare off the youths because carrying an “offensive weapon” – even in her own home – was illegal. (…)”

    http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/celebritynews/6957682/Myleene-Klass-warned-by-police-after-scaring-off-intruders-with-knife.html

    Percebes burra que a Inglaterra dos teus sonhos já acabou há muito ?

    Fernando S não é verdade você tem protecção política na Democracia não tem protecção nenhuma económica.

    Na Democracia:
    Não podem votar para tirar-lhe a vida(se não for um bébé).
    Podem votar para tirar-lhe tudo o que tem.

    Na Ditadura:
    Podem fazer o que quiser. Mas uma Ditadura não tem legitimidade logo muitas têm mais cuidado e não forçam a barra.

    O único passo para salvar o Ocidente é ter na Constituição um limite aos recursos que se podem tirar às pessoas.
    Só assim a Democracia sobreviverá.

    Neste momento a Democracia Ocidental é insustentável.

    Gostar

  67. 6 Fevereiro, 2010 20:55

    Vai levar no cu, palerma.

    Vai levar no cu meu tarado. Tu és burro, analfabeto e comuna às avessas e nem sabes o que dizes, meu idiota.

    O que é que a merda da trampa de porte de arma ou os impostos tem a ver com esta porcaria do Sócrates?

    És capaz de perguntar à tua mãezinha a ver se ela te ensina.

    Vai, desorelha que tu és tão estúpido que já nem os liberais te aturam.

    Nenhum. Correm contigo; estragas-lhes o trabalhinho porque tornas caricatura o que eles ainda querem vender como viável.

    Gostar

  68. 6 Fevereiro, 2010 20:57

    Tu és uma anedota.

    Esse aí atrás nem percebeu o que querias dizer com a maioria que rouba uma minoria na democracia.

    Eu expliquei-lhes porque já sei como v.s falam.

    E tu ainda és mal agradecido.

    “:OP

    ahahahahahahahaha

    Se tu soubesses a anedota que és e como já nos rimos cá em casa à tua custa.

    Gostar

  69. caramelo permalink
    6 Fevereiro, 2010 20:59

    26.

    Zazie, queriducha, quando eu escrever as minhas memórias, é a ti que pedirei o arquivo do meus comentários na blogosfera 😉

    Gostar

  70. 6 Fevereiro, 2010 20:59

    E olha, esse Fernando S foi outro que caiu aqui a trocar os alhos com os bugalhos porque ninguém tinha falado em ditadura ou feito comparações do que não se pode comparar.

    Mas tu, com essa cabeça vazia que tem lá dentro a cartilha neoliberal liofilizada, da única coisa que te lembraste foi do Estado e dos impostos que são um roubo que o Estado e a maioria da população pratica, a uns ciganos que se dizem capitalistas mas nem dinheiro sabem ganhar e ainda fogem ao fisco.

    Gostar

  71. 6 Fevereiro, 2010 21:01

    E devias fazer uma redacção acerca do efeito do roubo da maioria nas trafulhices do Sócrates e na manipulação da Justiça que encobriu o caso para ele ganhar as eleições.

    topas, tolinho desgraçado?

    Tenta lá fazer a redacção e depois mostra-ma.

    Gostar

  72. 6 Fevereiro, 2010 21:25

    Olha caramelo queriduxo, se não te importares posso guardá-las na mesma pastinha das do Luck.

    A pasta é a das mongalhices dos filhos Abril.

    Gostar

  73. tina permalink
    6 Fevereiro, 2010 22:01

    Gosh, a Zarilú tem de estar no contra porque só assim é que as pessoas reparam nela. É uma pena que faça tão juz à sua condição de mulher.

    Gostar

  74. 6 Fevereiro, 2010 22:02

    ahahaha

    Dizes isso agarrada ao teu godmiché, ó tinamonga da vergarija?

    “:O)))))))

    Gostar

  75. tina permalink
    6 Fevereiro, 2010 22:06

    Ela junta a sua necessidade doentia de dar nas vistas com malabarismo mental para conseguir o que quer. Mas não há nada, nada, nela digno de atenção. Ela acaba por chamar a atenção precisamente às características que as pessoas preferem desviar o olhar, como a grosseiria, a falta de inteligência, a falta de conhecimento do que fala, a cobardia…

    Gostar

  76. tina permalink
    6 Fevereiro, 2010 22:09

    Depois, não tem nenhuma vergonha na cara, já tantas vezes foi apanhada em falso e volta como senão fosse nada… Julgam que lá por quererem acreditar que não tem importância, os outros também irão acreditar. Faz mesmo lembrar o governo!

    Gostar

  77. 6 Fevereiro, 2010 22:18

    Enquanto os verdadeiros homens de bem deste país – de todos os quadrantes – não se organizarem e mostrarem a sua revolta de forma CABAL (e está visto que talvez o voto não baste, porque a “escumalha” continua lá …) este país (com cerca de 800 anos de história, uma das mais antigas nações do mundo) continuará entregue aos “bichos”…

    Gostar

  78. 6 Fevereiro, 2010 22:36

    ahahahha

    Ainda estás aí entesada para evitares a condição de mulher?

    “:O)))))))

    Gostar

  79. 6 Fevereiro, 2010 22:38

    # 76 «Faz mesmo lembrar o governo!».

    Nem imaginas, como faz se te virar o cu e te soltar o desabafo enquanto espreitas o “governo”.

    “:O))))))

    Gostar

  80. Fernando S permalink
    6 Fevereiro, 2010 22:52

    lucklucky : “… você tem protecção política na Democracia não tem protecção nenhuma económica.”… “Neste momento a Democracia Ocidental é insustentável.”

    Não é insignificante ter “protecção política”…
    A liberdade económica e o mercado dão-se melhor com liberdade política do que em ditadura..
    Não é por acaso que, por insuficiente que seja, a liberdade económica é normalmente maior nos paises democraticos (ver o “Index of Economic Freedom”, que o lucklucky conhece bem).
    O exemplo mais recente é o de muitos paises ex-comunistas da Europa de Leste que conquistaram a democracia politica e progrediram fortemente em termos de liberdade económica.
    No fim de contas, a liberdade económica equivale a “limitar os recursos que se podem tirar às pessoas”.
    Mas já disse que acho bem que certos destes limites (desde o respeito escrupuloso do direito absoluto da propriedade individual até à fixação de limites quantitativos à carga fiscal) sejam inscritos na constituição e não fiquem dependentes de maiorias eleitorais pontuais.
    O problema é que não basta desejar esta evolução.
    É preciso que exista uma consciência maioritária quanto à importância de generalizar aos aspectos económicos as limitações ao livre arbitrio do Estado que são hoje mais fácilmente aceites na área política.
    Compreendo que o lucklucky considere que esta evolução seja cada vez mais dificil tendo em conta que uma maioria do corpo eleitoral é ou sente-se directamente beneficiada pela acção do Estado e está de acordo para concentrar numa minoria (“os ricos”) o essencial do esforço fiscal.
    Mas este modelo tem os seus limites objectivos e, tal como aconteceu com outras experiências socialistas, acabará por se revelar contrário aos próprios interêsses “bem compreendidos” daquela maioria “assistida”.
    Não acho que a “Democracia Ocidental” seja “insustentável”.
    Com as suas imperfeições, com avanços e recuos, é o único regime que é endógenamente perfectível, e por isso é ainda o melhor quadro político para este tipo de evolução liberal.
    Qual é, concretamente, a alternativa ? A “Revolução” ?!…

    Gostar

  81. Fernando S permalink
    6 Fevereiro, 2010 22:54

    Zazie : “… ninguém tinha falado em ditadura ou feito comparações do que não se pode comparar.”

    Tirado da posta, da citação de um comentário do Anti-comuna :

    “Vivemos num país semelhante ao do Salazar. Mas uma ditadura sofisiticada (sic)…”

    Gostar

  82. 6 Fevereiro, 2010 23:03

    V.s falam em democracia e reduzem isso a sufrágio.

    Uma democracia não é sufrágio. Sem respeito pelas instituições, sem uma justiça independente e sem subversão da função de quem é eleito ou da Nação acima do cargo não existe democracia.

    E pode haver aquilo a que v.s chamam democracias (por confundirem com alternância por votos) onde nem haja respeito pela liberdade das pessoas.

    Ora se uma ditadura tiver uma justiça independente, as instituições a funcionarem e não houver cerceamento da liberdade dos cidadãos nem abuso do Poder, não vejo que seja o nome que altere tudo.

    Até porque sempre existiram variadíssimas formas de governo que não se resumem a voto ou não voto.

    O resto é paleio que nem me interessa ouvir porque é a eterna anormalidade dos holismos económicos de onde derivam as geminalidades comunistas e liberais.

    Gostar

  83. 6 Fevereiro, 2010 23:05

    Mas eu nem defendo aquelas coisas à principado de Lichenstein como muitos liberais anarquistas.

    E acho é que se usa e abusa de palavras de vergonha e de comparações com fantasmas do passado.

    E é à conta dos fantasmas da Ditadura que estes mafiosos nos desgovernam há tanto tempo.

    Gostar

  84. 6 Fevereiro, 2010 23:11

    E a esquerdalhada é igualzinha a v.s porque v.s são esquerdalhos sem o saberem- são neo-trotskistas.

    Essa mania de comparar sempre com um passado de trevas que já tem quase tanto tempo de democracia quanto teve de ditadura é a grande paranóia portuguesa.

    E é por isso que os tolinhos, nestas alturas, vêm logo com o papão da queda do Regime de do regresso da ditadura, apenas para não se renovar democraticamente aquilo que eles já tomam por “um homem providencial e insubstituível”.

    e é o mesmo com os partidos. Sacralizaram tudo. E isso sim, pode ter comparação com a ditadura pois nessa época não se tinha criado sabujos na sociedade civil, a magote, a precisarem de defender o apaniguado para viverem.

    E agora é assim- gente vendida a partidos a magote. Tudo infiltrado por máfias à conta do mito da sacralidade das urnas.

    Como se ir às urnas fosse um acto heróico. Uma coisa que nunca nenhum português conseguiu fazer no passado por falta de coragem.

    ehehehe

    Votar qualquer mongo vota. È coisa de propaganda e de cardápio escolhido pelos chefes.

    E o cardápio anda rançoso e demasiado limitado.

    Gostar

  85. 6 Fevereiro, 2010 23:18

    Lichtenstein não está mal, mas aquilo tambm só tem 160 km2, com pouco mais de 30 mil habitantes. Deve dar para se conhecerem todos uns aos outros.
    E vivem lá quase 600 portugueses.
    Ando a pensar emigrar para lá.
    A minha tia Sesmaria tem lá uma lavandaria.

    Gostar

  86. 6 Fevereiro, 2010 23:25

    Olha que é um principado e o que resta do Império Austro-Húngaro.

    Para quem tem tantas pancadas com a República e a treta da democracia vais engolir uns bons sapos.

    Talvez te faça bem. Depois também dá para a candonga e para arranjares um “partido estrangeiro”.

    Gostar

  87. Golp(ada) permalink
    6 Fevereiro, 2010 23:27

    Lichtenstein não tolera sabujos nem com aiçaime.
    Nem que tires as carraças te aturam.
    Vai lavar a boca!!!

    Gostar

  88. Fernando S permalink
    6 Fevereiro, 2010 23:34

    82. Zazie : “V.s falam em democracia e reduzem isso a sufrágio.”
    “E pode haver aquilo a que v.s chamam democracias (por confundirem com alternância por votos) onde nem haja respeito pela liberdade das pessoas.”

    56. Fernando S : “Claro que uma democracia não se pode limitar às eleições livres e pluralistas.”

    82. Zazie : “Ora se uma ditadura tiver uma justiça independente, as instituições a funcionarem e não houver cerceamento da liberdade dos cidadãos nem abuso do Poder,…”

    Sem eleições livres não deixa de ser uma “ditadura”. Não é certamente uma democracia política.
    Mas não conheço ditaduras “liberais” destas.
    Quando muito, há ditaduras com algum Estado de Direito e algumas liberdades individuais. Sobretudo economicas (o Chile de Pinochet ?!…).
    Mas falta a liberdade política, uma imprensa livre, partidos políticos e, sobretudo, eleições livres.
    Não são, estas sim, sutentáveis a prazo. Ou é uma fase transitória para a democracia liberal ou o abuso do poder continuado e sem limites acaba com as liberdades ainda existentes e com qualquer justiça independente.

    Gostar

  89. 6 Fevereiro, 2010 23:43

    Não se trata de ditaduras liberais. Existem muito mais variantes de governo sem ser democracia ou ditadura.

    Olhe, o Lichenstein é um exemplo.

    A palavra liberal não faz parte da lista de regimes políticos.

    Sempre existiram oligarquias, monarquias, plutocracias, tiranias,autoritarismos, despotismos, fascismos, autocracias, variadíssimos tipos de democracia e nada disso responde à questão em apreço.

    A mafia de castas que se desenvolve no poder, dentro de uma democracia corrupta.

    Gostar

  90. 6 Fevereiro, 2010 23:48

    Olhe, uma oligarquia acontece quando a dita propriedade privada se sacraliza.

    A propriedade privada ou é um bem hereditário ou um contrato social.

    Se v.s não querem pagar impostos com a mania que os ricos é que são os espoliados, então devem gostar de regimes oligárquicos.

    O Brasil sempre foi assim. O feudalismo era assim. A globalização é que veio trocar as voltas às democracias europeias.

    Mas isso aconteceu porque a ideologia utópica marxista se uniu com a utopia do internacionalismo do capital liberal.

    Gostar

  91. 6 Fevereiro, 2010 23:49

    O ideal do liberalismo anarquista é um ideal oligárquico.

    Gostar

  92. Fernando S permalink
    6 Fevereiro, 2010 23:50

    Zazie : “Essa mania de comparar sempre com um passado de trevas que já tem quase tanto tempo de democracia quanto teve de ditadura é a grande paranóia portuguesa.”

    Até é verdade !…
    Pelo que me toca, apenas discordo que se diga que a democracia de hoje é como a ditadura do antigamente.
    Uma é democracia, com todas as taras e limitações que se queira atribuir-lhe.
    A outra era uma ditadura, malgrado todas as circunstancias atenuantes e toda a benevolência com que se possa olhar para ela.
    Embora não concorde, até compreendo que alguns digam que a ditadura salazarista era preferível à democracia portuguesa no seu estado actual.

    Gostar

  93. 6 Fevereiro, 2010 23:57

    Concordo consigo.

    Eu também não gosto do abuso de palavras de infàmia. Passa-se a vida a chamar nazi a tudo e usam-se excessos de termos que acabam por banalizar tudo.

    O que acontece é outra coisa. Só se podem comparar regimes da mesma espécie.

    A nossa ditadura do passado, não pode ser comparada com uma democracia mas com outra ditadura.

    A nossa democracia do presente, não deve ser comparada com nenhuma ditadura mas sim, com outras democracias.

    Ora se uma democracia consegue criar maior podridão que uma ditadura, então não é a questão da forma de regime mas de quem corrompe esse regime.

    E aí é que depois fica tudo histérico como se as pessoas valessem mais que as instituições e as democracias não existissem com renovação de pessoas e de partidos.

    Gostar

  94. 7 Fevereiro, 2010 00:02

    Eu não consigo dizer se a ditadura do Salazar era melhor que esta porcaria de agora.

    Tenho é dúvidas que se alguém recuasse no tempo e vivesse no tempo do Marcelo Caetano achasse que as mudanças de agora são apenas melhores pelo regime ser democrático.

    Não são. Houve foi uma evolução histórica geral e mundial. Mas o regime de Caetano, se não fosse a guerra colonial, era um bom regime de transição para uma democracia.

    E o que acabou não foi apenas um regime e um sistema económico mil vezes mais modernos e produtivo e livre que o actual- foi o próprio povo.

    É esquisito mas é isso que se nota. Houve degradação de um povo. E tem havida cada vez mais de há uns 10 anos a esta parte.

    O que se está a passar agora é um caso único. Uma anomia nunca vista.

    Uma poltranice e indiferença conjunta. Parece um país de zombies e de ciganos sem vergonha na cara.

    Gostar

  95. 7 Fevereiro, 2010 00:06

    Olhe, há 3 palavras que fazem os esquerdalhos marinhar pelas paredes e que resumem o bem que havia e o mal que se perdeu.

    Vai parecer coisa iconoclasta mas está sintetizado nisto: Deus, Pátria e Autoridade.

    ehehe

    Acredite. Eram 3 grandes valores que uniam um povo e um ethos comum.

    E foi isso que o carbúnculo maçónico e a poltranice deitou fora.

    Por isso é que não existe Direita em Portugal.

    Estas 3 palavras são o papão que afugenta tudo ou une tudo na mesma farsa a que depois se inventam falsas dicotomias para a alternância no saque do Poder.

    Gostar

  96. Fernando S permalink
    7 Fevereiro, 2010 00:11

    Zazie : “Existem muito mais variantes de governo sem ser democracia ou ditadura…. Sempre existiram oligarquias, monarquias, plutocracias, tiranias,autoritarismos, despotismos, fascismos, autocracias, variadíssimos tipos de democracia …”

    Em termos do regime político, um primeiro nível de classificação tem a ver com a maior ou menor existência de liberdades, de eleições mais ou menos livres, com a possibilidade de alternância no poder. De um lado temos a temocracia, do outro a ditadura. Entre os dois podem existir várias graduações (fala-se de “democracias algo musculadas” e de “ditaduras algo moderadas”).

    Depois, num ou noutros niveis, existem variantes de regime ou governo. Que se podem aplicar tanto a democracias como a ditaduras. Algumas das que a Zazie refere (oligarquias, monarquias, plutocracias, etc) têm sobretudo a ver com o grau de concentração do poder num ou mais individuos ou grupos sociais.

    Zazie : “A mafia de castas que se desenvolve no poder, dentro de uma democracia corrupta.”

    Claro que uma democracia não é uma garantia contra a existência de corrupção, tráfico de influência, abusos de poder, etc, etc…

    Mas não creio que as democracias favoreçam mais este tipo de realidades do que as ditaduras.
    Acontece as mais das vezes que em democracia estas coisas são conhecidas e discutidas livremente na praça pública (é o nosso caso) enquanto que em ditadura são pura e simplesmente camufladas.

    Gostar

  97. 7 Fevereiro, 2010 00:13

    A questão não é essa. A isso já se respondeu.

    Inté. Pense no que eu disse.

    Gostar

  98. Golp(ada) permalink
    7 Fevereiro, 2010 00:16

    Esta Hidra tem tantas cabeças que só o Tribunal Europeu ou Mundial lhe cortaria o pio.

    Aqui não há imparcialidade pra isso.

    O dia passou ninguém se demitiu ou FOI demitido.

    Gostar

  99. Fernando S permalink
    7 Fevereiro, 2010 00:19

    Ok, vou pensar !…
    Nos ultimos comentarios a Zazie faz varias considerações interessantes.
    Até posso concordar com algumas delas.
    Outras merecem discussão.
    Mas eu não aguento o seu ritmo … ehehehe!…
    Além do mais estou a acha-la hoje muito “boazinha” … ehehehe !… (não se zangue com a provocaçãozita !…)
    Boa noite e inté !

    Gostar

  100. 7 Fevereiro, 2010 00:47

    ehehe

    Eu estou sempre bem disposta. v.s é que levam a sério e se esquecem que mais de metade é fruto de teclar à velocidade da luz.

    E sei que fui demasiado brutinha com o Luck. Dantes até nos dávamos, quando ele ainda não se tinha tornado um ET.

    Mas não há nada de pessoal. Até nada tenho contra o “rapaz”, apesar de ser personagem absolutamente opaca. Por isso é que respondo a html.

    Gostar

  101. 7 Fevereiro, 2010 01:28

    manter Sócrates ao leme.
    A razão para mantermos Sócrates a presidir ao conselho é a mesma que manteve e mantém tantos países na mais absoluta das misérias, entregue aos seus tiranos: há um longo período de crise que nunca mais acaba. A diferença é que os povos de muitos desses países aceitaram ficar reféns da esperança num futuro melhor sob a asa protectora dos seus queridos líderes sem conhecerem exactamente as suas intenções, enquanto nós já sabemos exactamente ao que Sócrates vem.
    http://www.31daarmada.blogs.sapo.pt/3713270.html

    Gostar

  102. 7 Fevereiro, 2010 01:36

    «Se o Cavaco não procede a uma limpeza total, esqueçam. Vivemos num país semelhante ao do Salazar. Mas uma ditadura sofisiticada, com a compra de votos e manipulação informativa.»

    O Cavaco não procede a nenhuma limpeza total ou parcial porque faz parte do “problema”.

    Teremos que ser “nós” …

    Gostar

Indigne-se aqui.