Saltar para o conteúdo

Paulo Rangel e a dívida

23 Fevereiro, 2010

Estará a sério?

Em entrevista ao DN, Paulo Rangel disse que uma das suas prioridades era combater o endividamento. Pelo meio misturou endividamento público (que é problema e responsabilidade do primeiro-ministro, lugar a que indirectamente se propõe) com endividamento das famílias (que são responsabilidade de cada família e não do primeiro-ministro). Em momento algum se percebe onde é que Paulo Rangel vai buscar os cerca de 60 mil milhões de euros que seriam necessários para que Portugal voltasse a cumprir as regras do euro. Uma coisa parece-me certa: a redução do endividamento público num curto espaço de tempo vai retirar dinheiro às famílias, ou pela via dos impostos, ou pela via do congelamento dos salários. Não as vai libertar das dívidas, como Rangel promete.

Mas no mesmo dia em que prometia aos portugueses libertá-los das dívidas, Rangel prometia aos agricultores libertá-los da oferta e da procura através de um esquema de subsídios à stockagem alimentar por motivos de segurança e defesa nacional. Segundo Rangel, cada agricultor é um soldado. Não se percebe ao certo qual é o inimigo, quais são os riscos de ruptura de abastecimento, nem isso interessa muito. Se for necessário um inimigo inventa-se. O que interessa é que Rangel quer captar o eleitorado da lavoura. Segundo Rangel a «questão agrícola não será mais vista como uma questão económica ou uma simples questão de rentabilidade», o que torna a questão agrícola numa coisa muito parecida com os estádios do euro, o TGV e o novo aeroporto. Será que Rangel pretende resolver os problemas de endividamento do país ignorando essa questão chata que é a rentabilidade?

74 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    anonimo permalink
    23 Fevereiro, 2010 12:44

    não pretende nada disso que para aí especulas. o gajo só quer ser eleito e depois logo se vê, que há coisas mais importantes a tratar, como desresponsabilização criminal e financiamento dos falidos do psd.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Carlos Golim permalink
    23 Fevereiro, 2010 12:56

    na quarta linha do segundo parágrafo é «inventa-se», não «inventasse».

    Gostar

  3. Eduardo F.'s avatar
    23 Fevereiro, 2010 13:01

    Ontem, no insurgente, escrevi que «o exercício da retórica, em ambiente populista, é sempre perigoso. Em qualquer caso, de há muito que me pergunto se a preocupação dos governos em manter reservas estratégicas de petróleo ou gás por um período de, julgo, dois a três meses, se estende ou não igualmente à manutenção de uma reserva estratégica alimentar. Não será também disso que Rangel está a falar quando liga a agricultura às questões de defesa nacional?».

    Gostar

  4. Falcão Peregrino's avatar
    Falcão Peregrino permalink
    23 Fevereiro, 2010 13:02

    A rapaziada vai sacar sempre aos mesmos.Os que trabalham por conta de outrem.
    Os agricultores espanhóis pagam a 30 euros/dia, quando precisam, sem mais despesas para o estado.E têm centenas de milhar de voluntários.
    Por cá nacionalizam logo a pobreza alheia.Consequência:comemos espanhol…
    Depois quando é que esfregam na cara dos nossos humanistas o desemprego do Norte e a nacionalização da pobreza alheia no Sul?Um milhão a viver por conta deve ser uma minudência…

    Gostar

  5. Manolo Heredia's avatar
    Manolo Heredia permalink
    23 Fevereiro, 2010 13:05

    O homem está é a piscar o olho aos eleitores do CDS ! Zangam-se as comadres …

    Gostar

  6. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 13:11

    A Agricultura não DEVERÁ SER um sector estratégico do país????!!!

    Quanto a uma stockagem mínima de alimentos no país, NÃO EXISTE!!!????

    Gostar

  7. Piscoiso's avatar
    23 Fevereiro, 2010 13:24

    Essa de “cada agricultor é um soldado”, caiu-me mal.
    A gente já sabe que a foice pode ser uma arma.
    Mas é ideia a não martelar.

    Gostar

  8. I AM LOOKING THE THING BAD STOPPED's avatar
    I AM LOOKING THE THING BAD STOPPED permalink
    23 Fevereiro, 2010 13:32

    Enquanto as pessoas permanecerem de olhos fechados,todas estas soluções mediocres vão desfilando na passarelle eleitoral.
    Auditem-se os governos todos até onde for possível,autarquias,Institutos,etc.
    Obriguem os “democratas” a devolver os biliões que roubaram! Os partidos a devolver as fortunas que roubaram ao contribuinte para se financiarem através de “esquemas”.
    O país na miséria e endividamento e tudo discute patranhas em vez de exigirem a devolução das colossais fortunas roubadas ao Estado.
    Responsabilizem-se os dirigentes políticos pelos actos de má gestão ou gestão danosa.Verão que os trafulhas fogem dos cargos públicos como ratos.
    Enquanto durar este regabofe de impunidade e gamanço,Portugal vai afundar cada vez mais.E vocês vão por muitos anos continuar a discutir o mesmo assunto e a ver as mesmas artimanhas dos Pintos,Noronhas,Cândidas,etc.Estamos a ser gozados.Entre eles devem rir muito dos imbecis que acreditam no circo.

    Zézé Kamarão

    Gostar

  9. Licas's avatar
    Licas permalink
    23 Fevereiro, 2010 13:33

    7.Piscoiso disse
    23 Fevereiro, 2010 às 1:24 pm
    *****************************

    POE CAUSA DAS *MARTELADAS* O PISCOISO
    MUNIU-S DE PROTEÇÃO: O LENÇO NO NARIZ É SÓ PARA NÃO FICAR AGONIADO QUANDO VISITA OS RATOS DO LARGO PARA RECEBER O CACAU.

    Gostar

  10. Falcão Peregrino's avatar
    Falcão Peregrino permalink
    23 Fevereiro, 2010 13:34

    Martelar é coisa de spetnatz em ourives renitente…

    Gostar

  11. Falcão Peregrino's avatar
    Falcão Peregrino permalink
    23 Fevereiro, 2010 13:35

    Mesmo não sendo ourives o Piscoiso defende-se dos spenatz.Mas vai dizendo aos outros que isto nunca esteve tão bom…

    Gostar

  12. A. Pinto Pais's avatar
    23 Fevereiro, 2010 13:36

    Manchete do Público de hoje: “Inquérito do Freeport não reuniu provas para acusar José Sócrates”.

    Mas alguém podia esperar outra coisa?

    Com uma “Justiça” dominada por cândidas e monteiros, jamais o falso engenheiro será acusado de qualquer coisa, nem mesmo de uma infracção do Código da Estrada…

    Aliás, o tio e os primos do dito nunca existiram; a “licenciatura” foi transparente; os mamarrachos são pura ficção; a Cova da Beira idem; a D. Moura Guedes é uma criação do Moniz, etc., num rol interminável que dava para mais 500 entrevistas do Sousa Tavares.

    E não saimos desta miséria.

    Gostar

  13. pedro romano's avatar
    23 Fevereiro, 2010 13:42

    Os subsídios à stockagem alimentar são uma forma de especulação: armazenar hoje, para vender amanhã. É agricultura de casino, portanto.

    Gostar

  14. PUT YOURSELF IN THE EYE OF THE STREET's avatar
    PUT YOURSELF IN THE EYE OF THE STREET permalink
    23 Fevereiro, 2010 13:43

    Sócrates nunca foi um caso político,mas um caso de polícia.
    Tudo passa pelas cúpulas corruptas do sistema judicial.
    Como querem que eles se condenem a si próprios?!
    Enfrente-se a realidade,a Justiça são eles!!!
    E nenhum partido quer quebrar essa regra.Pudera! Se limpassem o sistema,colocando gente séria nas cúpulas,dançavam todos o tango!
    Acho que já dá para ver que Abril apenas abriu as portas a um polvo que tudo tem destruído,até o orgulho de um povo.

    Zézé Kamarão

    Gostar

  15. Falcão Peregrino's avatar
    Falcão Peregrino permalink
    23 Fevereiro, 2010 13:48

    Não tarda nada ainda vamos assistir à “campanha do trigo nº2″…

    Gostar

  16. Piscoiso's avatar
    23 Fevereiro, 2010 13:49

    #11.
    Como é que sabe que não sou ourives?
    Depois odeio spenatz e oporforces.
    Nem tão pouco faço avaliações sobre isto estar bom ou mau.
    Sobre agricultura, há terras da minha família abandonadas por não ser rentável a sua exploração. O outro lado da moeda é os familiares se terem dedicado a outras actividades, porventura mais interessantes que a agricultura.
    Se o Rangel conseguir activar a agricultura nessas terras, porreiro.
    Mande para lá a tropa.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Fevereiro, 2010 13:52

    bem , é um bocado diferente do tgv , dos estádios e do aeroporto . estes não se comem. a comida é sempre “rentável” , enche o papo , mesmo que não dê lucro por aí além.

    Gostar

  18. Falcão Peregrino's avatar
    Falcão Peregrino permalink
    23 Fevereiro, 2010 13:55

    “Mande lá a tropa”
    Ó Piscoiso não me diga que além de nacionalizarem em 2009 45000 os recrutaram logo para a tropa…

    Gostar

  19. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    23 Fevereiro, 2010 14:04

    Economia é ciência que Rangel não topa.

    Gostar

  20. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 14:13

    Este post do Miranda é meio idiota.

    Reflectir sobre o sector nacional das Pescas, Agricultura e Floresta é FUNDAMENTAL para o país, sob TODOS os ângulos.

    Se o Rangel está a trazer o tema à discussão nacional, dou-lhe os meus parabens.
    É um bom começo.

    Gostar

  21. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    23 Fevereiro, 2010 14:15

    Rangel bem pode andar cheio de ideias. Mas não deixa de ser um teórico atrás do qual se perfilam os pragmáticos – essa matilha de hienas cor-de-laranja ansiosas por ocupar o lugar das hienas cor-de-rosa no assalto ao Portugal cadavérico.

    Gostar

  22. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 14:15

    # 19

    Economia OU economês?

    Uma dona de casa sabia melhor gerir o país do que o inginheiro e tralha afim.

    Gostar

  23. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 14:15

    “Cáustico” é outro nick do pis-coiso.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    anódino permalink
    23 Fevereiro, 2010 14:19

    Coordenador do Sol em Luanda afastado

    Mário de Carvalho, jornalista português contratado para coordenar a delegação do Sol, em Luanda, demitiu-se – aparentemente por considerar diminuta a liberdade editorial de que dispunha.

    Por imposição dos accionistas angolanos que controlam a empresa, foi substituído pelo jornalista Luis Costa Branco (ex-SIC), casado com a manequim Nayma Mingas

    Gostar

  25. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    23 Fevereiro, 2010 14:20

    Mas esta ideia do Rangel não é mais que aquilo que o Professor Adriano Moreira, e alguns economistas e agrónomos, andam a dizer (e bem) há uma série de anos.
    Também no agro-alimentar temos que reduzir a n/ dependência.

    Gostar

  26. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 14:21

    Em vez de discutirmos a Agricultura, Pescas e Floresta ANDAMOS há mais de CINCO a discutir cagalhães, novas oportunidades e “outros” “planos” da cabeça duns LOUCOS, maníacos e doentes.

    Que o juizo retorne ao país e ao povo, rapidamente!

    Gostar

  27. Outside's avatar
    Outside permalink
    23 Fevereiro, 2010 14:22

    #23

    Não não é ó ferreira !!

    O Piscoiso é adepto do Sócrates!

    Também a mim já me confundiram. O v. problema é sempre o mesmo !!!

    Se se critica A é porque elogiamos B sendo que não vos interessa nada que A e B sejam exactamente o mesmo, com outra côr !!!

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Gaspar, Baltazar, Melchior e Bernardo Maria permalink
    23 Fevereiro, 2010 14:23

    Já decidi o meu voto para o PSD.
    Voto Paulo Rangel.

    Gostar

  29. Cáustico's avatar
    Cáustico permalink
    23 Fevereiro, 2010 14:25

    #23
    Não conheço o Piscoiso de lado nenhum a não ser do nick que o dito usa.
    Mas reconheço a estupidez catatónica em cada anónimo comentador.
    No anonimato, reconheça pelo menos o direito a individualidade que cada nick confere.
    Agradecido.

    Gostar

  30. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 14:26

    Nas nossas aldeias, a maioria das crianças diz que um frango … “vem do supermercado” …
    Etc. Etc. Etc.

    Um dos problemas da Agricultura foi sempre o ser de pequena dimensão e não existir formas de comercialização. Os hipermercados deram, e bem, uma ajuda mas não chega. As cooperativas e outras formas de agrupamento devem ser valoradas.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    SEMELHA... permalink
    23 Fevereiro, 2010 14:34

    # 28

    Era o Baltazar que alombava com os presentes todos não era ?

    Gostar

  32. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    23 Fevereiro, 2010 14:35

    ” As cooperativas e outras formas de agrupamento devem ser valoradas.”

    Valoradas??? Subsidiadas???
    Ah pois! Já percebi.

    Gostar

  33. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 14:35

    A nível de agro-alimentar tínhamos por exemplo numa vasta região do ribatejo uma indústrica fabulosa. Como praticamente não temos empresários, MAS SIM PATRÕES, venderam tudo aos espanhois. Recordo-me do tomate, por exemplo.

    Gostar

  34. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 14:37

    Os espanhois com os arrastões lixaram os nossos pesqueiros. Deram-se ao LUXO de virem DEPOIS vender o peixe que apanhavam nas nossas águas territoriais. Espatifaram tudo.

    Gostar

  35. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 14:39

    A floresta? Quantos milhares de portugueses não se fartaram de denunciar avionetas que lançavam fogo e depois iam “apagar”, ganhando fortunas???”’ Os tais “amigos”, corrupção total!

    Gostar

  36. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 14:39

    # 32

    Subsidiadas, porquê?

    Gostar

  37. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 14:40

    # 32

    Não devem ser é estranguladas…!

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Fevereiro, 2010 14:45

    e já agora , não sei para que servem as escolas de agricultura. não teriam obrigação esses profs todos de encontrar forma de viabilizar as explorações rentavelmente ? é que se não servem para nada , kaput.

    Lisboa , o resto é paisagem ( e de matagal ), está mesmo bem dito.

    Gostar

  39. carneiro's avatar
    23 Fevereiro, 2010 14:53

    Claro que a agricultura vai voltar a assumir papel importante. Mais não seja para absorver os milhares de desempregados actuais que, há 20 anos, passaram da agricultura de subsistência para as fábricas. Logo que acabar o subsídio de desemprego, essa gente vai viver de quê ?

    A adesão á CEE e a redução de quase 30 % para os 3% de população activa na agricultura foi um dos erros estratégicos. Foi tido como um progresso civilizacional, mas foi um erro, porque o mercado não funcionou. Mas o mercado vai corrigir esse erro. Ao preço que se compra de Janeiro-a-Janeiro as alfaces e as batatas e a fruta, o frango e o coelho, vai voltar a compensar o cultivo da horta, da capoeira e da coelheira. Aliás, essas infra-estruturas até já estão instaladas. No quintal de cada um. Só precisam de remendar alguns buracos nas redes…

    Ou se produz bens transaccionáveis – o que está a acontecer cada vez menos -, ou se produz habitação – o que está a estagnar – ou se produz alimentos. Logo que o consumidor não tenha dinheiro para comprar frango importado, por mais barato que ele venha, só lhe resta produzir os próprios frangos.

    Aliás, o “mercado” só transferiu tanta mão-de-obra da agricultura para outros sectores, devido aos subsídios para estagnar a produção agrícola e aos subsidios que isentavam por 3 anos contribuições e permitiam montar uma fabriqueta de calças ou de camisas que só eram concorrenciais devido a essa viciação dos custos de produção. Acabados estes – e acabados os subsídios de desemprego – o mercado e o estomago voltam a funcionar.

    É que o Bm 320 em vez de 3 anos pode passar a durar 6 ou 7, mas o estomago, esse sacana desse orgão, diariamente se faz lembrar que existe.

    na Argentina, há dez anos, as populações urbanas fizeram a figura do Dr. Jivago e foram cultivar batatas para matar a fominha. E não paparam Lara alguma…

    Existe um preconceito dos economistas em geral em relação á agricultura. A qual, aliás, não é uma actividade estritamente mensurável em termos do produto directo, seja vinho ou batatas ou o que for, mas que tem a ver com a ocupação do território, com o desafogo das urbes, com a ecologia, com os incêndios e com uma coisa que o Homem Citadino nunca entendeu, que é o sabor da batata nova cozida com pele…

    Por outro lado, integrar a agricultura/reservas alimentares/capacidade produtiva alimentar no conceito de independência ou de Defesa Nacional é um tema recorrente a certos Homens de Estado. Salazar, por exemplo conseguiu uma taxa de cobertura alimentar de 67 %. Actualmente acho que a nossa taxa de cobertura andará pelos 10/12 %. Em Geopolítica a questão da água e da agricultura é tão válida como a quantidade de misseis ou do petróleo. Por cá é que se instalou o preconceito, desde o tempo daqueles gajos que iam de suspensórios para o Escritório, que só os serviços financeiros é que interessam.

    Não por estas, mas seguramente pelas dele, Rangel tem razão quanto à questão agrícola.

    Digo eu…

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Fevereiro, 2010 14:58

    muito bem , Carneiro. “criaram” o preconceito de que cultivar o que se come , trabalhar a terra ( que , aliás , não vale um corno se não se tirar nada dela ) , é de pobres. e é , mas de espírito.

    Gostar

  41. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 15:09

    As escolas agrárias (e os institutos de Agronomia) deveriam ter a obrigação de se constituir como pólos dinamizadores do sector Agricultura e da Floresta. Em vez disso, os professores e técnicos andam a ser pagos para brincarem ás novas oportunidades e quejandos.

    É INACREDITÁVEL que um país como o nosso se dê a GASTOS VERDADEIRAMENTE ESCANDALOSOS para países ricos!!!

    Tentem saber exactamente o que fazem os tipos das universidades e politécnicosssssssssssssssss Etc. Etc. Etc.
    O saloio do Gago quer é “inbestigar” e tal O verdadeiro escândalo o ensino universitário e politécnico. Com excelentes técnicos e professores totalmente soterrados por boys e girls.

    Tantos recursos humanos, tanta capacidade de trabalho e inovação TOTALMENTE desperdiçado no país.

    Gostar

  42. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 15:16

    “criaram” o preconceito de que cultivar o que se come , trabalhar a terra – 40

    Claro. Trata-se de pobreza intelectual, espiritual e material.

    Aliás, foi nesse sentido que comentei anteriormente da necessidade urgente de valoração das actividades ligadas ao sector primário nas regiões do país onde tal é socialmente tido como menos prestigiante.

    Gostar

  43. Nuno Gaspar's avatar
    Nuno Gaspar permalink
    23 Fevereiro, 2010 15:19

    o João Miranda pode fazer o pino em cima da estátua do Marquês de Pombal ou outro malabarismo qualquer. Enquanto Portugal não reduzir a sua dependência alimentar vai continuar a viver de mão estendida para os alemães. Um dia eles cansam-se do mendigo e dizem – governem-se com uma moeda que reflita o real valor do que vocês produzem – e vai tudo para o galheiro!

    Gostar

  44. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 15:22

    # 39

    Muito bem.

    Aliás, os novos tempos permitem “casar” FABULOSAMENTE “uso de PC-cultivo de “batata”

    Gostar

  45. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 15:24

    “Claro que a agricultura vai voltar a assumir papel importante. Mais não seja para absorver os milhares de desempregados actuais que, há 20 anos, passaram da agricultura de subsistência para as fábricas. Logo que acabar o subsídio de desemprego, essa gente vai viver de quê ?”

    Claro.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    dói muito? isso passa permalink
    23 Fevereiro, 2010 15:54

    Mais um palhaço a querer ser cabeça de cartaz deste circo que é Portugal…a qualquer custo. A conta? É favor entregar ali áqueles contribuintes do costume

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Fevereiro, 2010 16:04

    as grandes empresas de distribuição alimentar como a sonae ou a jerónimo martins , se querem daqui por um lustro continuar a vender alfaces batatas tomates coelhos frangos e tal , deviam começar a pensar em investir na agricultura e criar empregos alternativos ao põe tijolo – tira tijolo. a logística de distribuição já a têm toda.
    e , oh , “directamente do produtor para o consumidor” é um slogan que fica sempre bem!

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    Pinto Alves permalink
    23 Fevereiro, 2010 16:28

    PODEM DAR AS VOLTAS QUE DEREM.

    O SR.SÓCRATES ATÉ PODE IR AGORA PARA AS BEIRAS CAVAR BATATAS OU SEMEAR FEIJÃO, DA BANCARROTA JÁ NÃO NOS LIVRAMOS.

    QUEM VIER ATRÁS QUE FECHE A PORTA, SE FAZ FAVOR!

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    zé da burra permalink
    23 Fevereiro, 2010 16:43

    As declarações dos políticos é uma coisa, outra é muitos dos meus patrícios lá na terra já terem começado a plantar umas couvinhas e a criar uns frangos, pelo menos não chupam tantas hormonas e sempre comem alguma coisa quando souberem do que vai acontecer às reformas que eles consideravam baixas.

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    platini permalink
    23 Fevereiro, 2010 16:53

    Avisos de um francês que sabe da poda e escreve em inglês.
    “In order for Greece to raise revenues via seigniorage, it would have to leave the Eurozone – ie, re-denominate all the country’s financial assets and liabilities into a new domestic currency controlled by the Bank of Greece.

    “Greece Republic’s external debt would likely be re-denominated into the new domestic currency, a new Drachma perhaps, in order to be repayable. Given that such a re-denomination would be motivated by the prospects for seigniorage, inflation expectations would likely rise – and the new Drachma may fall in value to the Euro, quite possibly resulting in real losses on any outstanding, re-denominated government debt”.
    “Actually the IMF might be unwilling to provide financing to maintain such an unsustainable debt situation. In which case, debt restructuring might in fact be the only option”.

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Sócrates deixa um legado extraordinário permalink
    23 Fevereiro, 2010 16:56

    Meus amigos:

    Se há alguma coisa boa que o Sócrates vai legar para a posteridade, vai ser o regresso em massa dos portugueses à terra e à terrinha.

    Cultivar couves, plantar hortaliças e criar porcos, para que não morramos à fome.

    Talvez a balança comercial com o exterior se equilibre…

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    agonia permalink
    23 Fevereiro, 2010 16:56

    Alegrem-se, o titanic não afunda completamente, só vai meter água a jorros, é certo que ficará irreconhecível mas haverá sempre um sucateiro a comprar os despojos. Neste momento a música que se ouve nos salões é pop mas pode ir dar a funk.

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    23 Fevereiro, 2010 17:04

    só faltava a brigada dos titânicos

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    agonia permalink
    23 Fevereiro, 2010 17:06

    # 53, veste o colete quanto antes que a brigada não te vai salvar e os teus amigos ratos ainda menos.

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    abrantes permalink
    23 Fevereiro, 2010 17:18

    A sorte doz zaino de vilar de maçada.

    Apartou-se da tropilha um zaino, crina comprida
    Num galope de alvoroço foi debochando da lida
    Esbarrou junto das tábuas na terra do mangueirão
    Deu cara-volta pro povo batendo um casco no chão

    Armaram-se as rodilhas, argolas e seus mandados
    Couro de boi tento a tento nas mãos do negro trançado
    Um a um ganhou o ar zunindo sobre os chapéus
    E um reboleio de laços pra terminar o tropel

    Alguém de longe gritou, fez farra com o tirador
    E o zaino escarceando crinas, largou do seu partidor
    Primeira armada no chão, a segunda quase pega
    Terceira foi um buraco juntando potro e macega

    Foi como botar com a mão a armada do capataz
    Cerrou na volta dos pulsos e é bem assim que se faz!
    E o potro virou de volta trocando sua condição
    Quem derrubou tanta gente hoje conhece o chão

    Depois ergueu-se uma poeira e terminou o tropel
    E o capataz na outra ponta acomodou o chapéu
    Quem não viu, ouviu de longe laço tinindo e um estouro
    E o tombo foi o encontro da terra bruta com o couro

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    «TOU-ME CAGANDO PARA O SEGREDO DE JUSTIÇA» permalink
    23 Fevereiro, 2010 17:28

    O Sócrates diz que divulgar o segredo de justiça é crime.

    Podemos fazer tudo e mais alguma coisa, desde que não nos apanhem…tudo bem!

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    23 Fevereiro, 2010 17:44

    Apesar dos comentários estarem desligados no post a seguir a este (“Sair do pântano”), não resisto a dizer aqui que concordo de tal forma com o que lá é dito que lhe fiz uma referência no meu blog. Embora eu seja independente, não tenho dúvidas que a direita em Portugal pensa muito melhor sobre educação do que a esquerda, que se perde a repetir as banalidades mais típicas do eduquês.

    Miguel

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    23 Fevereiro, 2010 17:44

    Apesar dos comentários estarem desligados no post a seguir a este (“Sair do pântano”), não resisto a dizer aqui que concordo de tal forma com o que lá é dito que lhe fiz uma referência no meu blog. Embora eu seja independente, não tenho dúvidas que a direita em Portugal pensa muito melhor sobre educação do que a esquerda, que se perde a repetir as banalidades mais típicas do eduquês.

    Miguel

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    novo oportunista permalink
    23 Fevereiro, 2010 17:52

    # 57, não é preciso ser de direita, basta ter juízo. O que se passa ao nível da educação em Portugal é um crime de lesa pátria. Toadas as avaliações internacionais idóneas falam por si. Os jovens portugueses facturam pessimamente e não é por serem burros. Hoje, mais do que nunca, é preciso para ter sucesso minimizar os danos da educação oficial, contornar os seus programas surrealistas e despropositados. Uma educação capaz tem que contar com o apoio dos poucos pais e avós disponíveis. Quem não tiver essa sorte vai para o lixo. É bom que se saiba, estes factos andam escondidos.

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    a prima permalink
    23 Fevereiro, 2010 18:01

    Clama o inteligente: «A verdade é que este Hospital de Cascais é também o símbolo daquilo que foi uma área que o Governo elegeu como prioritária para o seu investimento público (…) Neste momento estamos a construir seis hospitais (…) Isto significa o maior investimento de sempre do Estado na qualidade da rede hospitalar, significa uma prioridade». A verdade é que os hospitais não são uma prioridade. A prioridade está na saúde pública e na prevenção. Já se sabe isso há 50 anos pelo menos.
    O zézinho, preocupado com os amigos do cimento não sabe.
    Os hospitais funcionam bem com bons profissionais e organização exemplar. Os melhores dentro os primeiros estão fugindo para a privada apesar da guerra movida pela ministra da gripe e a organização dá origem a descontentamentos insanáveis e a dívidas colossais que só a desorçamentação esconde. Veja os bólides dos conselhos de administração e suas secretárias.

    O PM gosta muito de cimento fresco em vez de escutar a classe medica.

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Fevereiro, 2010 18:11

    Este senhor não é o mesmo que não se lembrava que esteve inscrito no CDS?
    Parece que o Correio da Manha descobriu a ficha de inscriçao dele.
    Porque será que estes inteligentes mentem compulsivamente em pequenos pormenores?

    Gostar

  62. Zacarias's avatar
    Zacarias permalink
    23 Fevereiro, 2010 18:30

    Mentiu?
    Está a tentar captar o eleitorado socialista.
    Sabe-se como gostam de mentiras e vigarices!

    Gostar

  63. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    23 Fevereiro, 2010 18:33

    .
    -BASICALLY, IT’S OVER
    A parable about how one nation came to financial ruin.
    http://www.slate.com/id/2245328
    .
    -Europe’s monetary union has become an instrument of deflation torture
    If the purpose of the euro was to bind Europe’s tribes together and serve as catalyst for political union, EU elites must have been chastened by the outpouring of anti-German feeling in the Greek parliament last week.
    http://www.telegraph.co.uk/finance/comment/ambroseevans_pritchard/7285945/Europes-monetary-union-has-become-an-instrument-of-deflation-torture.html

    -To some, suicide attack on IRS made pilot a hero
    http://www.comcast.net/articles/news-national/20100222/US.Plane.Crash.Pilot/
    .
    -Stephen Hester, RBS chief, waives £1.6m bonus
    Stephen Hester, the chief executive of RBS, has agreed to give up a £1.6 million bonus after coming under pressure from ministers over his pay.
    http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/politics/7286459/Stephen-Hester-RBS-chief-waives-1.6m-bonus.html
    .

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    Cricket permalink
    23 Fevereiro, 2010 19:24

    Cada vez estão a ficar mais parecidos, o João Miranda e o Piscoiso.

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    Anónimo Filho da Puta permalink
    23 Fevereiro, 2010 20:37

    Caro Doutor Miranda,

    Explique lá onde Rangel “prometia aos agricultores libertá-los da oferta e da procura através de um esquema de subsídios à stockagem alimentar”.

    Qual é a fonte? O seu link a nada conduz.

    Cumprimentos,
    A. FdP

    Gostar

  66. carneiro's avatar
    23 Fevereiro, 2010 22:38

    #40 – “aliás , não vale um corno se não se tirar nada dela ) , é de pobres. e é , mas de espírito.”

    1. O mercado foi adulterado porque solos produtivos foram subsidiados para não produzir.

    2. Quanto à pobreza em geral, só a podemos ter como certa.

    3. Quanto á pobreza de espírito, que interpreto como um mimo que me dirige, não vou alimentar exercícios de ego com anónimos.

    4. Que a questão agrícola é algo que lhe passa ao lado, é uma evidência.

    5. Mas pelo estilo da escrita, quase que desconfio quem você seja….Se calhar…. è que por vezes há coincidências do arco da velha. Você por acaso não é filho da D. Micas ? É mesmo ? Ui…tanto que comi sua mãe quando ela era nova….

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Fevereiro, 2010 22:50

    Carneiro , desculpe , mas expliquei-me mal , então. concordo com tudo o que disse. quis dizer que se não trabalhamos a terra , que é o que se passa hoje , ela não vale quase nada. a terra vale pelo que tiramos dela. não vamos continuar a construir a eito , digo eu.

    Gostar

  68. André Miguel's avatar
    23 Fevereiro, 2010 23:21

    Para sair de dúvidas sobre a importância da agricultura veja-se como o exemplo o Brasil, onde esta tem um papel fundamental no seu espectacular desempenho económico: é tão só o 3º maior exportador de produtos agrícolas. Até se dão ao luxo de exportar para a China, vejam só!
    E não é que até os EUA, os grandes especuladores financeiros e adeptos do mercado liberal, são grandes produtores agrícolas?
    Paulo Rangel pode não estar a ver coisa pelo prisma correcto, mas que a questão é prioritária ninguém o pode negar.

    Gostar

  69. Ana C's avatar
    Ana C permalink
    23 Fevereiro, 2010 23:37

    pelo menos o Rangel, no seu jeitinho frenético vai dizendo qualquer coisa.

    Bem ou mal. Mas aparece todos os dias,

    todos os dias se fala nele.

    E que é feito do P. Passos Coelho? Ninguém lhe ouve nada. Será que ele existe?

    Gostar

  70. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 23:45

    # 59

    Muito bem.

    A fuga de médicos do SNS para o privado tornou-se imparável em face do ataque aos profissionais do sector. Neste momento, existe uma gravíssima crise de médicos no sector público. O recurso a empresas privadas para prestação de serviços no SNS que, no entretanto, se criaram, tornou-se totalmente incomportável em termos de custos, tais os preços praticados.
    Uma prática recente leva ao pagamento de 30E/hora. Um médico que faça um banco de 24 horas por semana aufere um vencimento superior a um seu colega do quadro do SNS.

    Na sector da Saúde, como no sector da Educação, o caos não está totalmente instalado pela grande dedicação de muitos dos seus profissionais.

    Falta pouco.

    Gostar

  71. anonimo's avatar
    23 Fevereiro, 2010 23:48

    Intervenção do deputado Emídio Guerreiro (PSD)

    Intervenção da deputada Ana Drago (BE)

    Declaração política do deputado Miguel Tiago (PCP)

    http://www.5dias.net/2010/01/27/isto-vai/

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    pois permalink
    24 Fevereiro, 2010 10:49


    Lista de presenças portuguesas promovidas(MFL, MPI)
    http://www.infowars.com/bilderberg-2009-attendee-list/

    Gostar

  73. e-ko's avatar
    24 Fevereiro, 2010 13:46

    da agricultura, o Rangel só quer os votos… e se, porventura, o rapaz chegasse a primeiro ministro, entregava o assunto a um ministro e dava o dito por não dito ou alegando ter sido mal interpretado… o costume!…

    mas que a agricultura é uma questão importante… ah lá isso é!… para um país que não produz nem 1/3 daquilo que come, basta que uma nova vaga de especulações de matérias primas e produtos alimentares se apresente no horizonte dos mercados internacionais e teremos o défice e a balança externa a subir para números incomportáveis.

    claro que as propostas do Rangel são ridiculamente populistas, mas a questão merece um atenção especial de especialistas, não especialistas e políticos… quanto mais não seja para tentar diminuir a dependência externa como para providenciar à desirtificação do interior e também ajudar a reduzir o desemprego valorizando o sector.

    Gostar

  74. replica's avatar
    replica permalink
    25 Fevereiro, 2010 01:35

    Este senhor Passos Coelho é administrador financeiro,do grupo Fomentinvest com sócios acusados no caso BPN e no processo Cova da Beira. e irmãos Cavaco acusados de burla qualificada A Fomentinvest é propriétaria de empresas de resíduos que esta ligada Angelo Correia e Vasco Rato Esta empresa controla mais de 30 empresas com muitas relações com o estado distribuidas por 3 sectores, Ambiente, Energia, e Carbono, todas as empresas deste grupo estão cheias de contra ordenações por incumprimento das normas de qualidade………….. Bom rapaz e isento de qualquer ….SUSPEITA!!!!!!! Boa aposta!!!!

    Gostar

Deixe uma resposta para Eduardo F. Cancelar resposta