Saltar para o conteúdo

A impotência do regime

16 Março, 2010
by

Está bem patente nesta notícia:

O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) vai mesmo ser discutido no dia 25. A bancada do PSD pediu hoje o adiamento do debate para permitir o envolvimento da nova liderança do partido (que vai a votos dia 26), mas os socialistas opuseram-se, dado o atraso que Portugal já tem na entrega do documento em Bruxelas.

Ora, os deputados do PSD que irão discutir o PEC, realize-se a discussão no dia 25 ou após as directas, serão exactamente os mesmos. Terem pedido o adiamento, indicia um preocupante estado de acefalia e a disponibilidade para tomarem qualquer posição, desde que a directriz provenha do futuro chefe. Este, a partir do momento em que ascende a tal categoria, adquire automaticamente o estatuto de ser pensante.

Diga-se que esta forma de estar não é exclusiva do PSD, sendo antes transversal a todos os partidos. Mas, a ser assim, para que servem os deputados?

71 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Março, 2010 16:42

    Atraso? Mas qual atraso? O governo andou meses a tratar do casamento gay e deixou o orçamento para depois. No fim foi passear para Moçambique e depois ficaram cheios de pressa. A questão não é o PEC em si mas sim o facto de o PS aproveitar para se demitir caso a tendência seja diferente da aprovação ou abstenção.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Crespo permalink
    16 Março, 2010 16:45

    Alguém me explica o seguinte;
    Quem nos empresta dinheiro acredita neste PEC, até já compraram títulos da dívida com juros mais baixos.
    Durão Barroso diz ser um PEC credível.
    Os ministros da União dizem ser um PEC corajoso e que vai dar Frutos.
    Em contrapartida a velha e seus apaniguados inteligentes dizem mal do PEC.
    Em quem devo acreditar???

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Adolfo Bretão permalink
    16 Março, 2010 16:47

    É ultrajante ver o PSD a caucionar essa treta do PEC que é um autêntico PROGRAMA PARA ESPOLIAR OS CONTRIBUINTES.

    OS ACTUAIS GOVERNANTES DEVEM SER JULGADOS POR TEREM LEVADO PORTUGAL À BANCARROTA!

    QUE SE FODA O PEC, O EURO-GRUPO, O BARROSO E TUTTI QUANTI!

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    16 Março, 2010 16:47

    #1
    Cuidado que ainda podes ter um gay como presidente do PSD, segundo se cuscava no congresso o amante dele é Caboverdiano

    Gostar

  5. Miguel Ferreira's avatar
    Miguel Ferreira permalink
    16 Março, 2010 16:57

    pelos comentários anteriores…direi que não perceberam patavina do post….não é sobre o PEC…nem sobre Bruxelas…nem sobre Sócrates…é sobre esta “partidocracia” que nos há-de levar à ruína…

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Alfredo da Silva permalink
    16 Março, 2010 16:57

    O ppd/psd anda atrasado e faz atrasar o País, no fundo, são uns atrasados “mentais”

    Gostar

  7. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    16 Março, 2010 16:58

    A Dra MF Leite, devia chamar os candidatos a presidente, e encontrarem um consenso que deveria ser votarem contra. Este PEC, que vai exigir mais sacrificios aos portugueses, e provocar ainda mais o definhamento da economia, e como veremos, tarde de mais é certo, não vai resolver nenhum dos nossos verdadeiros problemas, como a competividade, o combate ao desemprego, etc.
    Fora os escandalos, e problemas pessoais que o teem afectado, Sócrates está agora a mostrar de que massa é feito: não vale a água que bebe, e T dos Santos idem aspas. Estas duas tristes figuras, não estão à altura da grave situação do país.
    O que move Sócrates neste momento, é conseguir que os amigos que ele espalhou por todo o lado no aparelho de estado, o livrem dos assados em que se meteu, e tem demonstrado átraves da sua actuação erratica, que não sabe o que quer, nem para onde vai; temos um 1º ministro completamente à deriva.
    Por isso, do meu ponto de vista só há um caminho: votar contra o PEC, e em Maio/Junho moção de censura, e responsabilizar os outros partidos da oposição por eventualmente quererem manter este governo. Em nome do Interesse Nacional.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Alfredo da Silva permalink
    16 Março, 2010 17:01

    neste fim da semana o que se tratou?

    A alteração dos estatutos, que nada foi aprovado, a não ser a expulsão de um menbro, foi a unica coisa que foi aprovado por larga maioria

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anti-Barrigas Grandes permalink
    16 Março, 2010 17:09

    Só o estoiro de Portugal e a PROIBIÇÃO DOS ACTUAIS PARTIDOS PARLAMENTARES – principalmente o PS e o PSD – é que nos poderá SALVAR e RESGATAR do atoleiro e miséria que nos encontramos.

    Enquanto tiver estes partidos; este governo; esta justiça; este Presidente; não passaremos duns tristes e duns ciganos de merda!

    De facto o grande problema de Portugal é haver muitos portugeses!

    PQPs!!!!!!!

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    16 Março, 2010 17:11

    Infelizmente a idiotice não é exclusivo do PS…

    Gostar

  11. Outside's avatar
    Outside permalink
    16 Março, 2010 17:15

    Não…realmente como observador não sei!…e mais atentamente maior a estupefacção e pasmo….não sei para que servem os “deputados”…mas eles gostam de lá estar…de praticar lá o verbo “estar”.

    Gostar

  12. MFerrer's avatar
    16 Março, 2010 17:24

    Os deputados do PSD servem para constituirem comissões para apurar coisa nenhum, servem para mobilar festas e cocktails, servem para fazer a vontade de quem for chefe na altura.
    São uma espécie rara de passe-partout. São como o papel, essa coisa mais forte do mundo: Pode-se lá escrever o que se quiser que o papel aguenta. Experimentem, tá?

    Gostar

  13. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    16 Março, 2010 17:27

    O normal seria que o PEC fosse obra exclusiva do governo, não sendo submetido a aprovação do parlamento. Donde, Paulo Rangel tem toda a razão ao dizer que não faz qualquer sentido que o parlamento seja obrigado a votar um documento do governo, o que só tem o efeito de, em caso de chumbo pela oposição, o governo poder demitir-se e provocar eleições antecipadas.

    Infelizmente, a burrice de Passos Coelho levou a que se suscitasse uma questão que não deveria de todo existir, caso o PSD exigisse que o governo não levasse o documento ao parlamento. E por isso agora tornou-se inevitável que o PSD fique comprometido com um documento que – por muito mau que seja – terá de aprovar se não quiser ser responsabilizado por eleições antecipadas numa situação de crise económica e financeira. É isto que o passismo quer por um punhado de votos nas próximas eleições. Esperemos que os militantes do PSD não sejam tão burros e irresponsáveis como os eleitores nacionais sob pena de a um socratismo juntarmos um passismo, qual deles pior…

    Gostar

  14. Gonçalo Marques's avatar
    16 Março, 2010 17:28

    Se Manuela Ferreira Leite fosse líder do executivo, Portugal estaria, certamente, muito melhor dirigido e muito mais seguro do caminho a seguir…

    Como sempre, os portugueses preferem o “show-off”, o “foguinho de artifício” e o espectáculo, ao trabalho duro e sério, com rigor e realismo, de alguém que já deu muitas provas de dizer e fazer, sem pensar em eleições, votos e apenas agindo de acordo com a sua consciência.

    O problema de Manuela Ferreira Leite é não ter agenda mediática, “botox”, conselheiros de imagem e agências de comunicação.

    O problema de Manuela Ferreira Leite é que é competente demais para o país em que exerce a sua acção política.

    O problema de Portugal é que prefere o joio de fraca qualidade ao trigo e, acima de tudo, o caminho da facilidade e da preguiça ao do trabalho sustentando.

    Gostar

  15. Outside's avatar
    Outside permalink
    16 Março, 2010 17:37

    “O problema de Manuela Ferreira Leite é que é competente demais para o país em que exerce a sua acção política.”

    Em desacordo absoluto GM! Manuela F.Leite estaria ansiosa a defender o TGV se no governo.

    Manuela F.Leite, a Sra. das Finanças, foi a PIOR MINISTRA DA EDUCAÇÃO deste paìs à excepção da Maria L. Rodrigues !!!

    Memórias curtas ou desviadas…

    Gostar

  16. LR's avatar
    16 Março, 2010 17:41

    Caro José Barros,

    É verdade, o PSD revelou uma total falta de clarividência ao aceitar votar o PEC. Mas o meu ponto não era esse, mas o da total falta de autonomia dos deputados.

    Gostar

  17. Outside's avatar
    Outside permalink
    16 Março, 2010 17:45

    #16

    Exacto.

    Os adeptos do PS sairam todos da toca felizes e contentes com o “capítulo final” do comício de Mafra…QUANDO EM SÃO BENTO…A LEI DA ROLHA É DOGMA !!!

    A representação na assembleia é…uma falácia, simplesmente numérica, sem distinção individual…DADOS VICIADOS DESDE A CASA DA PARTIDA !

    Gostar

  18. tina's avatar
    tina permalink
    16 Março, 2010 17:48

    “É verdade, o PSD revelou uma total falta de clarividência ao aceitar votar o PEC.”

    Também acho. Não há dúvida que Passos Coelho é só mais do mesmo, inteligência limitada e política ilimitada.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    16 Março, 2010 17:50

    A única decisão patriótica dos partidos da oposição, todos eles, seria esta: NÃO ao PEC-Plano de Extorsão e Confisco cozinhado pelo socretinismo. Isto é, voto CONTRA a resolução que o PS apresentará na AR.
    É preciso correr quanto antes com estes irresponsáveis do Governo. Todas as consequências possíveis serão menos gravosas do que a manutenção do actual estado de coisas.
    O resto é conversa.
    Vão encanando a perna à rã e depois queixem-se…

    Gostar

  20. Gonçalo Marques's avatar
    16 Março, 2010 17:55

    Caro Outside

    Manuela Ferreira Leite não foi particularmente feliz na pasta da Educação, dou-lhe razão. Não é a sua área de especialidade…

    Mas julgo estarmos de acordo se dissermos que faria uma governação muito mais empenhada, séria e responsável, com equilíbrio e seriedade, coisa que Sócrates nunca será capaz de fazer…

    Quanto à aplicação do TGV, discordo. MFL não o faria neste momento.

    Um abraço

    Gostar

  21. Leal conselheiro's avatar
    16 Março, 2010 17:59

    Ó MFerrer, 12:

    V. é assim de nascença ou trata-se de sindroma adquirida?
    De qualquer modo, convinha tratar-se, pois pode ainda ir a tempo da cura.
    Votos de melhoras!

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    16 Março, 2010 18:04

    a manuela a que se referem deve ser aquela velha da tesoura que era para ir de segadeira para a colheita das almas.

    Gostar

  23. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    16 Março, 2010 18:04

    Caro LR,

    De acordo. O meu ponto é que o mal está a montante e que Rangel foi o único até agora a dizê-lo, afirmando claramente que o documento não devia ser submetido a aprovação parlamentar.

    Pelo contrário, Passos Coelho é que, não só demonstra uma inabilidade política gritante ao aceitar a armadilha política do governo, como sugere que os deputados são instrumentalizáveis pela nova liderança, tendo em em conta que considera dever ser o novo líder a decidir a questão da posição assumida pela bancada parlamentar.

    Ora isso também precisa de ser dito.

    Gostar

  24. Outside's avatar
    Outside permalink
    16 Março, 2010 18:16

    “Mas julgo estarmos de acordo se dissermos que faria uma governação muito mais empenhada, séria e responsável, com equilíbrio e seriedade, coisa que Sócrates nunca será capaz de fazer…”

    Estamos de acordo neste ponto certamente porém ao contrário do filme do Jack…”Pior é impossível”.

    MFL não o faria neste momento mas antes das eleições seria certamente capaz de o defender se estivesse no governo…suposições minhas.

    Abraço.

    Gostar

  25. LR's avatar
    16 Março, 2010 18:29

    Caro José Barros,

    Não sei se será inabilidade política de PPC. Lembre-se que ele está em potencial rota de colisão com Cavaco e interessar-lhe-ia, uma vez líder do PSD, ter eleições legislativas antes das presidenciais para, em caso de vitória, poder condicionar estas. Para tal, jogaria num voto contra o PEC apostando em que Sócrates se demitiria.
    Claro que isto pode não passar de pura especulação da minha parte.

    Gostar

  26. PALAVROSSAVRVS REX's avatar
    16 Março, 2010 18:37

    Hoje apertam-se os calos aos pobres e o pescoço moral, psicológico e profissional a quem calhar. Exige-o o PEC. Moralizar subsídios e rendimentos sociais sem exigência cívica é mínimo começo de conversa. Ao longo dos quatro anos anteriores, porém, brincava-se ao Poder com os dinheiros públicos. No levantamento exaustivo de todos os factos reflexos da suprema irresponsabilidade governamental, prometem imenso as audições da Comissão de Inquérito à Fundação das Comunicações Móveis, que, aliás, nem é fundação nem trata das comunicações móveis. Um dos dois grandes programas de propaganda do primeiro Governo Primadonna foi a distribuição gratuita do computador Magalhães. O outro programa sob análise é o das Novas Oportunidades. Para mal das nossas contas e dos nossos pecados, sabe-se que na legislatura anterior se malbarataram centenas e centenas de milhões de euros com frutos e vantagens pedagógicas pouco evidentes, quando não contraditórias ou contraproducentes. Nos dois programas e-escolas e e-escolinhas gastou-se qualquer coisa como 920 milhões de euros, quase mil milhões de euros, caso os números sejam os correctos. Para quê? Para inocular de tédio uma geração de abúlicos. Para torcer e esmagar professores, enquanto a propaganda prevalecia sobre todos as evidências. Hoje estalam por todo o lado as evidências de nudez do rei. Tais evidências magoam. Os bancos rilham os dentes. Os ossos descarnados dos desprotegidos estão à sua mercê e não há real escapatória para ninguém a não ser para os apadrinhados do Regime, os grandes amigalhaços, irmãos gémeos e de génio, dos almeidas santos, de todos esses que acumulam reformas duplas, triplas e complementos de reforma sobre reformas triplas ou duplas ou quádruplas, escândalo bem português por moralizar: uma democracia assim dada ao deboche, complacente com o Mal, injusta e criminosa, pura e simplesmente não merece existir. É preciso aliás que acabe de vez para recomeçar Portugal.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Amigo do Zé permalink
    16 Março, 2010 18:41

    Intrigante ou talvez não

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Amigo do Zé permalink
    16 Março, 2010 18:44

    Só se foi por isto

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Amigo do Zé permalink
    16 Março, 2010 18:49

    PSD tem tiques autoritários.

    Fernando Costa, confirmando

    indirectamente que, afinal, sempre existe um plano para limitar a liberdade de expressão, atribuindo a “culpa” a “jogos entre grupos de interesses” no interior do PSD

    …Não sou eu, é um presidente de Câmara de Obidos, o tal que pediu um copo de vinho, ou seja um “BALDE DE TRÊS”

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    agonia permalink
    16 Março, 2010 18:51

    “Para que servem os deputados?”.
    Para fingirmos que temos um parlamento.
    E para que serve o parlamento?
    Para fingirmos que temos deputados.
    E para que servem ambos?
    Para fingirmos sermos um país democrático com partidos que se prfeocupam com tudo menos com quem representam.
    E para que servem os partidos?
    Servem serem sustentados pela nossa magra bolsa enquanto estivermos pelos ajustes. Os partidos que apoiam os desgovernos são insaciáveis e levam o país progressivamente à ruina, mas se ganhar o benfica ou o porto ficamos todos contentes.

    Gostar

  31. MJRB's avatar
    16 Março, 2010 18:54

    PPCoelho é um hipócrita, porque ‘simplesmente’ não quer Cavaco Silva reeleito !
    E se fosse presidente do PSD, tomaria inicialmente esta posição face a CSilva pré-candidato: “Nim”. Entretanto, o marketing político (porque PPC não conseguiria sobreviver sem marketing político, TAL COMO JSÓCRATES…), encarregar-se-ia de ‘apalpar o terreno’ dos militantes e dos independentes, para aquilatar reacções.
    Tomaria uma decisão final a contragosto ?

    Vocês ainda não despertaram para a realidade PPC, o que é e o que representa ? Vão atrás de modismos…

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Amigo do Zé permalink
    16 Março, 2010 18:56

    16 Março 2010 – 00h30

    Congresso: Fernando Costa sem arrependimento

    “PSD tem tiques autoritários”

    “Os à partes foram premeditados. Sem ironia e sem ‘fairplay’ não se é um grande político”. Quem o diz é Fernando Costa, presidente da Câmara das Caldas da Rainha e o homem que incendiou o Congresso do PSD do último fim-de-semana, com duras críticas à direcção do partido.

    Militante do PSD desde 1974, Fernando Costa garante: “Não me arrependo de nada”. Ao CM o autarca adiantou que nos últimos dias tem recebido dezenas de mensagens de apoio no telemóvel e no Facebook. O motivo do aplauso, acredita, tem duas razões de ser: “Falei claro e disse o que todos sentem mas têm medo de dizer”. A culpa, defende, é “dos jogos entre grupos de interesses”.

    Mas, para Fernando Costa, a “derrota estrondosa” das últimas Legislativas não pode ser ignorada. “Não foi culpa de uma péssima campanha, mas antes do excesso de confiança e de tiques autoritários”, acusa o responsável, na certeza de que nas directas do próximo dia 26 de Março – e com vista a reconquistar o Governo – o PSD tem que eleger “o melhor para o partido mas também o mais capaz para o País”. E embora não tenha “contrato” assinado com qualquer dos candidatos à sucessão de Manuela Ferreira Leite, o presidente das Caldas da Rainha acredita que Pedro Passos Coelho é “o mais realista” e, nesse sentido, aquele que tem ” melhores condições para ser primeiro-ministro”.

    PERFIL

    35 anos de PSD Fernando Costa, 59 anos, é advogado. Inscreveu-se no PSD a 6 de Maio de 1974, tornando-se o militante 55 do partido. Foi eleito deputado social-democrata logo na primeira legislatura, em 1976, onde permaneceu até 1985. Saiu para liderar a Câmara das Caldas da Rainha, onde se encontra há 24 anos.

    NORMA “INCONSTITUCIONAL”

    O constitucionalista e deputado do PSD Bacelar Gouveia considerou ontem que a norma que impõe sanções aos militantes do PSD que critiquem a direcção do partido contraria os direitos fundamentais dos militantes e, nesse sentido, pode ser inconstitucional. Ontem, a ‘lei da rolha’ dominou o primeiro dia de campanha para as directas, com Aguiar-Branco a avançar que vai pedir a averiguação da inconstitucionalidade da norma. Já Paulo Rangel afirmou que, caso seja eleito líder, vai propor a revogação da norma no próximo congresso. Também a candidatura de Passos Coelho vai propor uma adenda no congresso de Abril para se poder revogar a polémica norma.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    José Carlos Sousa Castanho permalink
    16 Março, 2010 18:57

    E ainda há parvos que pagam impostos para esta canalha utilizarem para a sua vidinha e dos seus amigos!

    Eu já aprendi a lição!

    Emigrar para um país que respeita o trabalho, o esforço e a propriedade.

    Gostar

  34. MJRB's avatar
    16 Março, 2010 19:01

    Sabe-se: a campanha de PPC COMPROU significativa parte de jornalistas e de bloggers !!!
    Os favores, também em política, pagam-se. Se fosse eleito líder do PSD, passado pouco tempo constatar-se-ia facilmente quem curvou a espinha ao modismo, à irrelevância, porque sabem que só PPC lhes podia prometer –prometeu !– lugares, sinecuras, pub, etc, etc.

    Esta choldra de país nunca mais se endireita enquanto interesses pessoais, partidários e empresariais ditarem e colocarem putativos líderes.

    Gostar

  35. MJRB's avatar
    16 Março, 2010 19:13

    Essa proposta de PPC para que o governo adiasse a aprovação do PEC, não passou duma patética proposta.
    Alguém com senso acreditaria que JSócrates e o governo adiariam tal resolução só porque um candidato (!) a líder do partido da oposição assim desejava ?
    (Mais “areia para os olhos” dos tolinhos. Mais 1 minuto de fama via comunicação social…).

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    o cínico permalink
    16 Março, 2010 19:16

    PPC só engana quem quer ser enganado. Não passa de um pinto de sousa com pézinhos de lã. Se algum dia chegasse à presidência do psd, o partido fracciona-se de vez e ele e os seus acólitos encostam às cordas. A recuperação dum país em crise agravada, dominado por uma máfia, não passa por aprendizes de feiticeiro.

    Gostar

  37. MJRB's avatar
    16 Março, 2010 19:25

    Eu, se fosse militante do PSD e se congressista em Mafra tivesse visto e ouvido a mega-propaganda de PPC à entrada do pavilhão, bastar-me-ia para questionar o que, e quem, verdadeiramente, colocou PPC como candidato a líder.
    (Pensem neste “piqueno ‘pormenor'”… Depois, se quiserem, montem o puzzle, não esquecendo a peça PPC).

    JSÓCRATES E O PS ESTÃO ENTUSIASMADÍSSIMOS COM A HIPOTÉTICA ELEIÇÃO DE PPC COMO PRESIDENTE DO PSD !
    (Porque será ?)

    Gostar

  38. Ecotretas's avatar
    16 Março, 2010 19:30

    Ainda ninguém ouviu o trocas-te?
    Ecotretas

    Gostar

  39. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    16 Março, 2010 19:31

    Caro LR,

    Se, como defende, Passos Coelho quer provocar eleições antecipadas, obrigando o governo a demitir-se na sequência do chumbo pelo PSD do PEC, então só posso qualificá-lo, já não apenas como irresponsável e burro, mas como politicamente suicida. Ninguém ignora que em tal hipótese o PSD seria responsabilizado pelo agravamento da crise em função do aumento dos juros da dívida, bem como pela crise política assim gerada. E que tal teria como consequência uma derrota eleitoral fragorosa do partido.

    Mais suicida ainda por tal postura de PPC derivar da tentativa de uma impossibilidade: tirar a vitória a Cavaco Silva quando as sondagens lhe dão maioria absoluta na primeira volta. Enfim, se o LR tiver razão e for isso que PPC quer, então o homem é maluco e deve ser rapidamente internado no manicómio (politicamente falando, evidentemente).

    Mas talvez o CAA e o PMF nos possam elucidar sobre as reais intenções de PPC no que evidentemente parece uma demonstração de azelhice política do seu candidato…:)

    Gostar

  40. Outside's avatar
    Outside permalink
    16 Março, 2010 19:35

    Já que se alerta tanto e se ouvem as sirenes do faroleiro em dia(s) de tempestade:

    PPC será, caso os militantes do PPD/PSD assim decidam o próximo PM de Portugal. (ponto).

    Porque Sócrates é facilmente derrotável;

    Porque o paìs está farto, à esquerda e à direita, de Sócrates;

    Porque o PS não tem, nem admite, escolhas credíveis;

    Porque o PPD/PSD se encontra à deriva e necessita do trono para se reencontrar;

    Porque as massas, o povo, necessita de messias e quem os engane (lhes conte o que querem e precisam ouvir);

    Porque PPC É, como Sócrates foi em relação a PSL, o reverso da medalha, o elo mais forte, a expressão actual e factual do “político”…misto de demagogia pura e conquistador;

    Tudo isto….TUDO ISTO É TRISTE…TUDO ISTO É FADO NOSSO…TUDO ISTO É UM CÍRCULO VICIOSO, TUDO ISTO É PESCADINHA DE RABO NA BOCA DA QUAL ESTAMOS ENJOADOS…e para lá do horizonte…lá lonje…não se descortinam os valores e pessoas de que este paìs necessita.

    …e por aqui continuo, no mesmo mar, ao sabor das marés de outros, numa onda diferente.

    Gostar

  41. LR's avatar
    16 Março, 2010 19:44

    Caro José Barros,

    Independentemente das reais motivações de PPC, que não conheço, deixe-me dizer-lhe que, quanto mais tempo tivermos este governo, mais depressa o país se afunda. Cavaco estará bem consciente disso e já terá pensado em fazer uma “sampaiada”, condicionando-a porém a um líder da “sua confiança” no PSD. Mas mesmo que isto se verifique no próximo dia 26, Cavaco preferirá garantir primeiro a sua reeleição e só depois dissolverá a AR. Dê as voltas que der, meu Caro, que o país andará sempre ao sabor de estratégias de poder pessoal. Mas enfim, a política é e sempre foi assim.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Atenção, aqui fala o Chefe! permalink
    16 Março, 2010 19:46

    O NOSSO BOY NA PT SÓ O ANO PASSADO RECEBEU DE BÓNUS 1 MILHÃO.

    E VOCÊS, SEUS SERVOS DE DEUS?

    zero zero zero zero zero

    Pagai impostos e já, se não mando o Teixeirinha e a sua equipa atrás de vocês.

    Vergai a mola, se fazem favor…

    Gostar

  43. LR's avatar
    16 Março, 2010 19:49

    Caro José Barros,

    Deixe-me ainda dizer-lhe que os juros da nossa dívida subirão inevitavelmente. Para além deste PEC ser mau, ninguém acredita que ele será cumprido, seja pelas restrições da conjuntura externa – não teremos retoma significativa na Europa – seja pela total subjugação de Sócrates aos grandes interesses.

    Gostar

  44. Ecotretas's avatar
    16 Março, 2010 19:59

    Parece que não:
    http://ecotretas.blogspot.com/2010/03/jose-trocas-te.html
    Ecotretas

    Gostar

  45. MJRB's avatar
    16 Março, 2010 20:10

    Cavaco Silva nada deverá temer como recandidato à PRepública, se provocar eleições Legislativas antecipadas. Porém, está neste momento ainda vacilante e…temeroso.
    Pelo contrário ! Para além do inestimável serviço que presta ao país, aos portugueses, terá a reeleição garantida !!
    (Mesmo com o tempo pré-eleitoral hipócrita de PPC).

    Gostar

  46. MJRB's avatar
    16 Março, 2010 20:13

    Formulo a pergunta por mim colocada há semanas no Blasfémias: Alguém me garante, nos garante, que se PPC estivesse no lugar de MFLeite não teria comportamento semelhante na ARepública ? Não aprovaria o PEC ?
    (Claro, hoje, em plena campanha para as Directas, é-lhe fácil propôr o contrário…)

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Gol(pada) permalink
    16 Março, 2010 20:32

    “Para António Comprido, presidente da Associação de Empresas Petrolíferas, o aumento dos preços dos combustíveis é simples: «A explicação é sempre a mesma. Há um aumento da cotação dos produtos refinados e um aumento do crude que vão reflectir-se, consequentemente, nos preços dos combustíveis de venda ao público».”

    NÃO EXPLICOU FOI QUE HÁ 3 SEMANAS O MESMO BAIXOU 5% E AUMENTARAM DUAS VEZES.
    E NINGUÉM PIA!!!

    Gostar

  48. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    16 Março, 2010 20:43

    “Formulo a pergunta por mim colocada há semanas no Blasfémias: Alguém me garante, nos garante, que se PPC estivesse no lugar de MFLeite não teria comportamento semelhante na ARepública ? Não aprovaria o PEC ?”

    Ninguém garante tal coisa. PPC já demonstrou que não alguém em quem se deve confiar, não atingiu o nível de Manuela Ferreira Leite nas suas mentiras e ainda menos de Sócratas mas para lá caminha de braço dado com Rangel.

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    Fernando Velez permalink
    16 Março, 2010 20:53

    Os totós do PSD ainda não enxergaram que o Prof.Cavaco Silva corre sozinho na passadeira, está maribando para esse partido e para o´s palermas dos seus dirigentes, e o que ele ambiciona é ser reeleito, nem que para tal tenha de levar o Sr.Sócrates ao colo.

    A verdadeira Direita tem que arranjar um novo candidato para que em tempo útil obrigue o actual PR a definir-se objectivamente perante o descalabro nacional e a devastação social e moral a que todos assistimos.

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    16 Março, 2010 21:12

    PEC ou PFC?

    Isso não é um programa faz de conta, um autêntico lixo? Se o é, nem vale a pena ler o documento. Os resultados vão ser os mesmos do que eles andaram a fazer durante 5 anos.

    Quem se ri são os funcionários públicos. De pança cheia, lá continuarão a gozar com o preto, que trabalha para eles. lolololol

    anti-comuna

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    16 Março, 2010 21:14

    “Os totós do PSD ainda não enxergaram que o Prof.Cavaco Silva corre sozinho na passadeira, está maribando para esse partido e para o´s palermas dos seus dirigentes, e o que ele ambiciona é ser reeleito, nem que para tal tenha de levar o Sr.Sócrates ao colo.”

    É tão verdade que, se depender do Cavaco, o Pinócrates ficará lá mais 5 anos. ehheeheh

    O Cavaco quer apenas ficar na história como político, não como estadista.

    anti-comuna

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Rui do Ó permalink
    16 Março, 2010 21:18

    Este PEC deve ser rebatizado por PQP!

    EM LINGUAGEM VICENTINA: PUTA QUE OS PARIU!

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    16 Março, 2010 21:25

    Afinal agora temos um novo PM e ninguém deu por nada:

    Só mesmo nesta pocilga criada por este partido corrupto-socialista, tal é admissível. lolololol

    anti-comuna

    Gostar

  54. anonimo's avatar
    16 Março, 2010 21:26

    Será que sou ASSIM tão inteligente?

    Os deputados estão (também) em campanha para as eleições para a direcção e os restantes órgãos sociais do Partido e, logo, não estarão tão “concentrados” na matéria em discussão. Verdade?

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    16 Março, 2010 23:07

    # 42, O NOSSO BOY NA PT SÓ O ANO PASSADO RECEBEU DE BÓNUS 1 MILHÃO. E VOCÊS, SEUS SERVOS DE DEUS?
    Quem me diz que um milhão foi pouco para tamanha figura?
    Que devemos continuar na bola baixa a trabalhar para ele e outros como ele.
    Não estarei bem da cuca, pois, e os outros 40% que votam xuxa mais os 40% que não se importam? O sítio transformou-se num imenso manicómio. O pior ainda é o cheiro a ratos e o suor das lésbicas quando rasgam os soutiens e pretendem casar à força.

    Gostar

  56. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    16 Março, 2010 23:19

    Caro LR,

    Por pontos:

    1) O cenário de substituição do governo é extremamente falível. O PS vai à frente em todas as sondagens, mesmo depois das escutas e do descalabro orçamental. Pelo que não vale a pena querer eleições antecipadas para tudo ficar na mesma (vitória de Sócrates) ou pior (vitória de Sócrates com margem superior ou até maioria absoluta).

    2) Além do mais os juros da dívida subirão provavelmente, mas não é indiferente se sobem no imediato ou se sobem depois, assim como não é indiferente quanto é que sobem. Uma crise política acelera e agrava o processo, inquietando ainda mais os credores.

    Donde a solução passa por obrigar o governo a governar, visto que eleições antecipadas só servem Sócrates, sendo o seguro mais fiável de que ele é reeleito e permanece em funções.

    Gostar

  57. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    16 Março, 2010 23:28

    “Uma crise política acelera e agrava o processo, inquietando ainda mais os credores.”

    O objectivo de qualquer português deve ser agravar a crise. Sem ela não se mudará coisa alguma, vamos andar como zombies nos próximos 20 anos.

    Mesmo que Sócrates ganhe as eleições a única coisa correcta a fazer é derrubar o Governo. As pessoas aí vão votar num Governo com 9% de defice não num com 5%. Se as pessoas escolheram Sócrates mesmo assim, escolheram em consciência.

    O último parágrafo é um bizarria de spin só parecida com o que vem do Governo Sócrates, vê assim quem está de acordo com Sócrates para dizer uma coisa destas: “Donde a solução passa por obrigar o governo a governar”.

    Gostar

  58. lili's avatar
    17 Março, 2010 00:41

    De PEC em PEC lá vamos cantando e rindo

    Destruíram-nos a produção, abriram-nos as fronteiras e inundaram-nos com mercadorias, créditos, sonhos e promessas de um paraíso na terra, para depois chegar uma crise que os seus lacaios locais transformam em mais pobreza e menos direitos para desbaratarem o bem público para as mãos dos grandes grupos privados, e dos seus bancos. Os camiões com aquilo que nos querem impingir continuam a chegar pelas estradas que nos obrigaram a construir, as fabricas a fechar e os campos a ficar bravios. Estamos mais pobres até à próxima crise em que ficaremos ainda mais pobres, sem mais direitos, mais dependentes do poder económico. Mais PEC’s, mais miséria. Basta ver que em 2009, ano da grande crise, não houve banco ou grande empresa que não tenha aumentado os seus lucros. Faliram as poucas empresas que ainda produziam sapatos, têxteis ou qualquer outra coisa que pudéssemos exportar. Continuam a encher-nos as lojas com desejos e ilusões sabendo que se não produzimos, se não temos nada para vender só lhes poderemos pagar em mais subserviência, carne para canhão e para toda a obra. Estamos a vender este país, pior o povo deste país e nada se faz para o impedir. Não os que se vão alternando na ilusória democracia em que vivemos, esses trabalham para o “inimigo”, nós, todos nós que individualmente nos sentimos impotentes perante a poderosa máquina do poder, da propaganda e da sua falsa justiça.
    Se não temos dinheiro para pagar o que nos entra pelas fronteiras dentro, porque não lhes dizemos que não estamos interessados. Que não queremos que nos mandem mais coisas que não podemos comprar. Porque não incentivamos que se produza cá aquilo que necessitamos para viver? Porque continuamos num caminho que sabemos só pode acabar mal? Quando acordaremos desta letargia em que nos embalam?
    http://www.wehavekaosinthegarden.blogspot.com/2010/03/de-pec-em-pec-la-vamos-cantando-e-rindo.html

    Gostar

  59. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    17 Março, 2010 02:48

    Lucklucky,

    A sua análise política é mais wishful thinking que qualquer coisa por mim lida na blogosfera. O lucklucky pensa que, se o país for à bancarrota, por milagre, os portugueses ganham – presumo que de súbito e por inspiração divina – consciência dos erros e fraudes que têm sido praticados por sucessivos governos, transformando-se por metamorfose política em libertários à la Nozick e exigindo – em tea parties organizados pelo país inteiro – um governo mínimo que se limite a garantir a segurança dos cidadãos e a justiça. Só quem vive na lua é que tem essas visões alucinadas do futuro do país.

    Pelo contrário, os que vivem com os pés na terra sabem que, se isso acontecer, se porventura a situação se deteriorasse ao ponto de não haver emprego, nem dinheiro para ninguém, o cenário provável seria o de uma ditadura de esquerda porque de esquerda são, na sua maioria, os portugueses. Se a maioria ainda acredita que o mal é das políticas neoliberais, não haja quaisquer dúvidas sobre isso.

    Pelo que quem viva com os pés acima da terra deseje acima de tudo que este governo seja obrigado a cumprir o PEC e que em 2013 seja corrido. Isso pressupôe que uma oposição minimamente decente explique até lá o que os portugueses ainda não perceberam. Que viveram acima das suas possibilidades e que acreditaram em sucessivos governos que lhes mentiram e prosseguiram políticas que teriam inevitavelmente estas consequências que hoje se vivem. É uma tarefa ciclópica explicar isto aos eleitores e estou a ser optimista quando acredito que isso se faz em dois anos. Só depois de ser bem sucedido nessa explicação, é que um governo terá condições de fazer verdadeiras reformas.

    Pelo contrário, com eleições antecipadas e com os portugueses convencidos de que o problema se deve a um suposto neoliberalismo na origem da crise internacional que atingiu a economia portuguesa, o mais certo é ter o Engenheiro Sócrates por mais quatro anos a partir de 2010 ou 2011 e até com possibilidades de maioria absoluta ou perto disso. Como indicam as sondagens.

    Até porque se PPC for eleito, com a sua inabilidade política, e sendo ele a tragédia comunicacional que se viu no último fim-de-semana, o mais certo é queimar todas as hipóteses de alguma alternativa liberal nos próximos dez anos e dar a vitória de bandeja ao PS, eventualmente até com maioria absoluta.

    Não seja míope ao ponto de pensar que as pessoas não contam. Contam e contam muito. Alternativas de governo precisam, antes de mais nada, de pessoas politicamente capazes e merecedoras de confiança. E pressupôem tempo, quer na elaboração, quer na sua comunicação aos eleitores.

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Março, 2010 07:19

    Caro José Barros, Vc. está a dar uma lição de análise política aos Passos Coelhistas. Eles pensam que o Passos Coelho, num passe de mágica, vai-se transformar num príncipe após deixar cair a pele de sapo. Mas eles só tomarão consciência quando o PPC ganhar as eleiçõs internas. Se as ganhar, após o flop daquele congresso.

    Os meus parabéns pela sua excelente análise lúcida.

    anti-comuna

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Março, 2010 07:32

    Caro Lucklucky, agora num aparte para si:

    Cada vez mais analistas militares e económicas dão como certa uma intervenção militar no Irão. Ponha os olhinhos no preço do crude, se faz favor. Vc. vai ficar surpreendido. Não devia, mas vai. Esse seguidismo americano é ainda pior que anti-americanismo primário. ehehheheheh

    anti-comuna

    Gostar

  62. Gonçalo Marques's avatar
    17 Março, 2010 09:31

    Uma nota para reflexão

    CÂNCIO ESCOLHE PASSOS COELHO

    “Fernanda Câncio, ex-namorada de José Sócrates, considera que Pedro Passos Coelho é o melhor dos candidatos a líder do PSD”

    (numa revista de Socialite)

    ……………………

    Por que será?

    ……………..

    Gostar

  63. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    17 Março, 2010 09:50

    Voc~e demonstra tudo o que preciso q
    Então sou eu que digo O País vai à bancarrota com o PS e Sócrates é o que tenho dito sempre e até agora o PSD tem ajudado. Quando você diz para o PS e Sócrates Governar está dizer isso mesmo: continue a ir para a bancarrota.
    E certamente você acha que o PSD ganha credibilidade deixando passar as decisões para a bancarrota, extraordinário.
    Na verdade você está convencido que tudo está como sempre esteve e o que se passa é só um buraquito na estrada.

    Quanto ao anti-comuna você é igual ao José Barros como a maioria dos portugueses sempre sempre com taticismos.
    Quem é que há de votar e ter confiança num partido que grita Lobo e depois abstem-se quando se vota para abrir a grade por onde entra o Lobo.
    Ninguém, o PSD não passa de um partido que quer parecer responsável, os resultados demonstrama irresponsabilidade dessa tátiica

    Gostar

  64. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    17 Março, 2010 09:53

    Oops. Você demonstra tudo o que é preciso quando defende Sócrates e o PS. Você acha que têm credibilidade, que vai evitar a bancarrota. São efectivamente o retrato do PSD.

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Março, 2010 10:04

    “Quanto ao anti-comuna você é igual ao José Barros como a maioria dos portugueses sempre sempre com taticismos.”

    Não, caro lucklucky, é realismo. Vc. não pode mudar a população. E esta continua a apoiar o Pinócrates. Daí que, a oposição faz terra-queimada e deita abaixo o desgoverno. Este faz-se de vítima e ganha com maioria absoluta. Impossível? O mais provável.

    Nesta altura, enquanto o problema grego não sair dos radares dos mercados, é estupidez abrir uma crise política, deixando o país sem Orçamento nem PEC. Deixe os mercados degustar a resolução do problema grego e depois abra uma crise política, pois de outro modo é contribuir para arruinar ainda mais os portugueses. lembram-se quando foi o pico da yileds portuguesas? Quando o Pinócrates ameaçou demitir-se, de um modo irresponsável.

    Mas Vc. confunde wishfull thinking com a realidade. O que é pena.

    anti-comuna

    Gostar

  66. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    17 Março, 2010 10:20

    Então o PS Governar com o apoio do PSD e levar o País para a bancarrota é melhor que governar sozinho e levar o país para a bancarrota?
    Não percebe que assim acabou a hipótese de alguma alternativa que não seja a esquerda radical?

    O problema grego não vai sair dos radares do mercado, só vai piorar com outros. O que aliás só por dizer isso vê-se que não tem noção do grau de insustentabilidade do Ocidente.

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Março, 2010 10:31

    “O problema grego não vai sair dos radares do mercado, só vai piorar com outros. O que aliás só por dizer isso vê-se que não tem noção do grau de insustentabilidade do Ocidente.”

    Ah! Ok! É a sua opinião. Veremos no futuro quem tem razão. Isto do mercados, eu não misturo opiniões políticas com mercados, como há-de compreender. O que eu sei é que a instabilidade política nesta altura poderia levar a uma corrida aos bancos e implodir com o nosso sistema financeiro, que é ainda quem vai ajudando a manter a chafarica de pé. Pense nisto em vez de meter ideologia na análise económica.

    anti-comuna

    Gostar

  68. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    17 Março, 2010 10:41

    Vejo que está mesmo ao serviço de Sócrates e do PS.

    Lindo newspeak: “eu não misturo opiniões políticas com mercados, como há-de compreender.”

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    17 Março, 2010 10:54

    “Lindo newspeak: “eu não misturo opiniões políticas com mercados, como há-de compreender.””

    Tenho pena que não perceba o que eu quero dizer com isto. Mas devia. ehhehehehh

    Mas, como tudo na vida, tem que haver quem siga a ideologia nos mercados para dar de comer aos que não o fazem. 😉

    anti-comuna

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    17 Março, 2010 18:40

    <não sei se lembram que as 9 folhas do PEC foram entregues à rasquinha! Que a entrega da documentação do mesmo PEC foi entregue
    às 23 horas da ultima segunda feira!
    Agora, um governo com um atraso de 4 meses do orçamento, e da entrega do PEC não abdica de aparecer no parlamento, dizendo umas tretas! não mais tarde que dia 25! Que tipo de organização o ministerio das finanças mostra possuir? que chefia existe por ali?
    que capacidade governativa se demonstra? a OCDE, o Durão estão felizes, mas os portugueses, estão a assistir a um enterro duma nação a caminhar-mos como estamos a caminhar para um empobrecimento que afectará a nossa economia, salientando o turismo, que não privelegia um país em decadencia!

    Gostar

Trackbacks

  1. Acefalia transversal do regime « O Insurgente

Deixe uma resposta para Rui do Ó Cancelar resposta