Saltar para o conteúdo

Correio da Manhã

22 Março, 2010
by

Deixei de escrever no Correio da Manhã. Foi uma relação intensa, quase quotidiana, que durou 34 meses.

Parto sem queixas. Naquele jornal só encontrei apoio e amizade. Sobretudo, no CM, deparei com um sentido intenso e apurado acerca da liberdade de opinião. Nunca ouvi um reparo, um remoque ou nada que pudesse significar um apoucamento da minha liberdade – ou de quem quer que seja – enquanto cronista. Pelo contrário.

Parto porque a vida é mesmo assim. E com este testemunho, quero dar um grande abraço a todos os que trabalham e fizeram do Correio da Manhã um grande jornal.

55 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Março, 2010 11:31

    Será caso para nos sentirmos aliviados? Espero que não seja uma troca para o JN por exemplo.

    Gostar

  2. Piscoiso's avatar
    22 Março, 2010 11:42

    Na verdade, a única coisa que lia no CM era o que aparecia aqui transcrito.

    Gostar

  3. zé's avatar
    permalink
    22 Março, 2010 11:50

    Saldo positivo. Pode estar de consciencia tranquila. No entanto o que nós mais apreciamos são as crónicas desportivas aqui no blog sobre o clube da galinha como lhe chama. Ontem jantei tão bem, uma craslberg a acompanhar com frango à moda do puarto, carago….E já agora, não se arranja uma consulta no psiquiatra para o bruto alves ? ele que não vá ao médico, não e que vá assim jogar para O MUNDIAL.

    Gostar

  4. Romão's avatar
    Romão permalink
    22 Março, 2010 11:53

    “e fizeram do Correio da Manhã um grande Jornal”????

    E consegue escrever isso sem acesso de consciência na forma de uma urticária?

    Gostar

  5. Romão's avatar
    Romão permalink
    22 Março, 2010 11:55

    Eram bons porque lhe davam emprego (que é a modos como que confundir a causa com a coisa?)

    Gostar

  6. tina's avatar
    tina permalink
    22 Março, 2010 12:21

    E sobre o Porto, alguns remarks?

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Pi-sem-coiso permalink
    22 Março, 2010 12:22

    O Correio da Manhã é que lhe deve estar muito agradecido.

    Gostar

  8. Lisboeta's avatar
    Lisboeta permalink
    22 Março, 2010 12:53

    LOL !!!

    Gostar

  9. Piscoiso's avatar
    22 Março, 2010 12:58

    A Liga encarnada, lá fez mais um jeitinho ao Benfas, levando a final para um local onde jogasse em casa, no extremo sul.
    Depois o desbaste na equipa nortenha, levada a cabo pela tal Liga, fez o resto.
    Parece que querem para representar Portugal, uma equipa de batoteiros, a rebolarem pelo chão aos gritos, para que o árbitro marque o tal livre ou o penalty, que lhes dá a maioria dos golos.
    Mas estão satisfeitinhos.
    Ai Jesus!

    Gostar

  10. Lisboeta's avatar
    Lisboeta permalink
    22 Março, 2010 12:59

    Já só cá faltava esta…

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    José permalink
    22 Março, 2010 13:16

    O Correio da Manhã é mesmo um “grande jornal”? Por acaso é um tablóide que está no cimo da tabela de vendas em Portugal.

    Mas…será por isso que é um grande jornal?

    Por exemplo, ao dar destaque ao assunto Apito Dourado, com informações de inside trading da PJ e assim, é um “grande jornal”? Mesmo tratando o PdC abaixo de cão, continua a ser um “grande jornal”?

    Outro exemplo, nos casos mediatizados da Justiça, com o jornalismo de Tânia Laranjo, passou a ser um “grande jornal”?

    Ainda mais outros, com as notícias de faca e alguidar na primeira página, sobre os “pedófilos” ( só alguns e de um certo lado seguro e sem margem para levarem com processos crime ou cíveis, porque de desgraçados) fazem um “grande jornal”?´

    Escreve-se bom português no Correio da Manhã? Os artigos jornalísticos respeitam o rigor e a objectividade desejadas? Dão a palavra aos noticiados para se defenderem de coisas desagradáveis? Publicam desculpas como deve ser?

    Sejamos equilibrados: o Correio da Manhã é uma mistura de News of the World do senhor Rupert com a Capital do bom tempo ( anos setenta). Mas para tal, falta-lhe a vinheta do O Amor é…na primeira página.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Março, 2010 13:27

    Sm, na verdade o CM não fez jeitos ao Pinto da Costa e ao Sócrates.

    Mas isso não é um defeito.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    José permalink
    22 Março, 2010 13:30

    O problema não reside em não fazer jeitos, porque não fazendo ao PdC, faz ao rival. E quanto a não fazer ao José S. isso é muito discutível.

    O problema reside nos trejeitos.

    Gostar

  14. Piscoiso's avatar
    22 Março, 2010 13:31

    Pois é, 14, mas ao não fazer jeitos a uns, está a fazer jeitos a outros.
    É um jornaleco jeitoso!

    Gostar

  15. afectado's avatar
    22 Março, 2010 13:32

    estou ansioso por ler o que tem a dizer sobre a final da taça da liga.

    eu sei, eu sei… isto é a minha parte de optimista a falar, você não conseguiria dizer nada de jeito sobre o jogo de ontem onde o dragãozinho foi ridicularizado!

    Gostar

  16. Anónimo livre's avatar
    22 Março, 2010 13:42

    Não se faz uma coisa dessas a um “cronista” tão ilustre… Despediram-nos por telefone, foi?
    O dr. Salazar, ao menos, ainda mandava um cartãozinho.
    Pela minha parte, parabéns ao CM (que não leio, graças a Deus!).

    Gostar

  17. Anónimo livre's avatar
    22 Março, 2010 13:43

    Despediram-no e não despediram-nos, claro.

    Gostar

  18. Engenheiro a sério's avatar
    22 Março, 2010 14:00

    Não quero deixar de dar os meus parabéns ao Correio da Manhã por tão judiciosa decisão.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    zazie permalink
    22 Março, 2010 14:03

    Mas alguém tem dúvidas que o CM seja um grande jornal, se é o Grande Cronista que o diz.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    zazie permalink
    22 Março, 2010 14:04

    Eu cá só gostava de saber quanto lhe pagavam por aquelas linhas semanais e onde foram desencantar o famoso currículo de cronista para o convidarem.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    22 Março, 2010 14:30

    notou-se hoje uma quebra nas vendas que terá reflexos na bolsa de amanhã. conte lá porque que o mandaram embora, isso da vida ser assim é verdade para todos, mas os detalhes é que são fixes. vá lá, já não cumpria os mínimos no descasque ao governo?

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    mafegos permalink
    22 Março, 2010 14:33

    CAA
    As melhoras,a carlsberg é uma cerveja muito pesada.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Mr. Hyde permalink
    22 Março, 2010 14:40

    “Os jornais são incapazes, aparentemente, de discernir entre um acidente de bicicleta e o colapso da civilização.” – George Bernard Shaw.

    É exatamente o caso do CM!
    Boa decisão CAA.

    Gostar

  24. Piscoiso's avatar
    22 Março, 2010 15:02

    You´ll never walk alone

    Tenham medo.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Eleutério Viegas permalink
    22 Março, 2010 15:28

    O CAA protagoniza a transferência da época.

    Passa a assinar uma crónica diária n’A Bola, com opção de publicação no Jornal do Benfica…

    Parabéns, CAA!

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    O CAA é clean... permalink
    22 Março, 2010 15:54

    Espero que o CAA venha a ser o próximo Ministro dos Assuntos Parlamentares sob a batuta do nosso querido James Bon Passos Coelho.

    Gostar

  27. Licas's avatar
    Licas permalink
    22 Março, 2010 16:04

    Ao c.m. pode , pelo menosm atribuir-se um mérito, não pequeno : na iminência de um sério ataque à independencia da Comunicação Social tem-se batido valorosamente para manter incólume este pressuposto essencial à Democracia. (mesmo contra Piscosices, Aqui Estou e quejandos vários).

    Gostar

  28. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    22 Março, 2010 16:46

    “Deixei de escrever no Correio da Manhã”

    Pois eu continuo a escrever no Correio da Manhã e noutras publicações.
    Faço as palavras cruzadas.

    Gostar

  29. per caso's avatar
    per caso permalink
    22 Março, 2010 17:27

    Para despedida, é bem dito.

    E verdade que nem o CM lá deve ter queixa de quem gratamente dá conta do que fez e devia. Provado do que lá se foi lendo e por cá, tantas vezes, se deu nota expressiva.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    S.Guimarães permalink
    22 Março, 2010 20:01

    Pelo menos, o jornal ficou mais arejado.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Ruminante permalink
    22 Março, 2010 21:56

    Escova! o CM é uma merda lisbonense

    Gostar

  32. Nobre's avatar
    Nobre permalink
    22 Março, 2010 22:23

    Fico estarrecido com tanta sabedoria dos meus caros colegas comentadores neste blog. Pergunto-me se as “pessoas” já nascem com esse dom inato de comentar tão digno e pertinente ou se é fruto de horas e horas a juntar letras e palavras para conseguirem tal raciocínio digno de umas quantas horas de admiração. Que essas mesmas frases se coadunem com o tema, bem isso é outro tema igualmente a admirar.

    Não consigo acabar o meu comentário sem antes enaltecer tanta inteligência como a de ZÉ, PISCOISO, e AFECTADO pela capacidade de saberem responder fantasticamente “a alhos com bugalhos” e mais um vez mostrar que Portugal tem intelectuais que não pensam integralmente em futebol, são principalmente dotados de versatilidade cultural (redonda).

    A JOSÉ que tem toda a razão no que disse, claramente que o “Correio da Manhã” é um dos jornais que mais vende porque não presta (como se diz em bom português). Isto tem toda a lógica. As pessoas gostam de comprar e de ler o jornal, acima referido, por diversão ou tradição claramente, não pelos assuntos e pelas suas crónicas, mas sim por Praxe e por respeito. Claramente que se seguíssemos os exemplos do nosso caro colega poderíamos atingir tal capacidade de argumentação e de raciocino, mas acho que o legado histórico fala mais alto.
    Quanto aos outros a minha capacidade não me deixa desenvolver um gosto próprio devido a tanto discernimento demonstrado. Fica para uma próxima.

    Quanto ao assunto relacionado com o Correio da Manha: concordo que será uma grande perda tanto para o CORREIO como para nós, mas estou certo que mais tarde teremos oportunidades de continuar a apreciar as ditas crónicas, e de que o CORREIO nos continuará a presentear com tão boas notícias para que possamos continuar com tão boa tradição.

    Gostar

  33. per caso's avatar
    per caso permalink
    22 Março, 2010 23:01

    #31

    Ruminando a gente pensa, oh, deixá-lo, se além do diabo, o 24 delas e esse veio da central de intelectuais políticos, sobra do Allgarve a Fátima o Correio da Manha, em toda a multiplicidade de notícias.

    Gostar

  34. AL's avatar
    22 Março, 2010 23:14

    Lá acabam os comentários no CN do senhor “professor universitário”.

    Gostar

  35. Euro2cent's avatar
    Euro2cent permalink
    22 Março, 2010 23:25

    Para manter o equilibrio da saliva, o Emidio Rangel tambem tem de sair.

    Gostar

  36. Glória vemce's avatar
    Glória vemce permalink
    22 Março, 2010 23:49

    Desde que a asae proibiu que se embrulhasse peixe em folhas de jornal que o correo da manha perdeu a utilidade!

    Gostar

  37. Caçador's avatar
    Caçador permalink
    23 Março, 2010 01:40

    Parabéns,CAA.Acho que desta acertou no cavalo.
    Ainda lhe vai calhar um tachito.
    Os candidatos são tão maus que ganhará o mais aldrabão.
    Portugal está perdido.
    Vão ser 60 anos de miséria.Nem no tempo dos Filipes se viu coisa assim.
    O seu Coelho parece ter boas possibilidades de ser coroado rei dos pobres de espírito.

    Gostar

  38. Nobre's avatar
    Nobre permalink
    23 Março, 2010 08:16

    “Perdoai-os Senhor que eles (…)sabem o que dizem”, apenas não sabem o que pensam.

    Tanta zona aí para lavrar e perdem tempo em comentar blogs…..

    Gostar

  39. AJDiogo's avatar
    23 Março, 2010 08:43

    É o jornal dos “grandes” cronistas.
    http://outubro10.spaces.live.com/blog/cns!E0B1952B675A321D!1543.entry

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    José permalink
    23 Março, 2010 11:35

    AJ Diogo:

    V. deve ser pessoa da minha geração, pelo retrato. Como pode escrever uma coisa destas, sobre o Marinho e Pinto:

    “Mais um Homem (com h grande) que não tem medo de agarrar os bois pelos cornos.

    Um dos ultimos casos nojentos foi o caso de Aveiro (escutas). Ali tem que existir um responsavel. Esse
    responsavel será o titular do processo “face oculta” ele tem esse mesmo processo a seu cargo, mas ele
    permite que o segredo de justiça seja violado e passado assim para os jornais e depois vem dizer que não
    consegue identificar os responsaveis.
    Em minha opinião este senhor é irresponsavel e mais, se na nossa justiça existisse responsabilidade, pelo
    menos neste caso, este senhor hà muito tempo que teria sido distituido.”

    Sabe quando foi violado pela primeira vez o segredo de justiça nesse processo? Foi aquando da comunicação ao PGR pelo tal “titular” do processo. E sabe quem foram os beneficiários dessa violação? Foram os suspeitos que a partir daí ( 24 de Junho 2009) passaram a dizer “tudo ao contrário”…
    Sabe quem violou pela segunda vez o segredo nesse processo? Foi um dos arguidos na altura em que foi interrogado, depois das buscas. Foi um dos arguidos quem passou tudo para os jornais e por isso está acusado de violação de segredo de justiça.

    Sabe como é que o Sol teve acesso aos elementos das escutas? Por causa dessa violação pelo arguido e porque se constituiu assistente e consultou o processo. Por isso viokou efectivamente esse segredo, mas ao mesmo tempo o professor Costa Andrade disse que tal sendo crime, era justificado pelo exercício de um direito de informar.

    Portanto, retracte-se.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    José permalink
    23 Março, 2010 11:44

    Ao Nobre #32:

    A ironia finíssima que usa, assenta-lhe como chumbo.

    O News of the world ou o New York Post ou os tablóides do Murdoch, por esse critério, são os melhores jornais do mundo.

    Porém, o seu comentário escapa-me de algum modo, por causa dessa ironia de enguia.

    Gostar

  42. AJDiogo's avatar
    23 Março, 2010 12:13

    O tema que se discutia era sobre cronistas do C.M. mas como o “José disse” foi buscar o “HOMEM COM H GRANDE” vou deixar aqui este link http://www.youtube.com/watch?v=9WXfCLXCGIY&feature=player_embedded# de outro homem com h grande. Eles são apenas juristas.

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    José permalink
    23 Março, 2010 14:06

    AJDiogo:

    Veja, se entender, a minha resposta a esse pequeno grande homem do anacrónico MRPP. Poupo-lhe o esforço de ligar, para lhe dizer que V. é o perfeito exemplo ( se estiver de boa fé, no que acredito) do resultado conseguido da manipulação dos media em favor deste situacionismo.
    Pessoas como V. dispensam-se de pensar pela cabeça própria porque têm quem lhes dê a papinha.

    Então aqui vai sobre Garcia Pereira, um vendido a este poder:

    “Nada adianta dizerem-lhe que os guardiãoes de segredo de justiça num processo são vários e são todos os intervenientes que ao mesmo têm acesso. Nada adianta explicar ao revolucionário defensor do establishment que o segredo não se guarda numa caixa como um qualquer livrinho vermelho. Nada aduz ao entendimento do boquejão, explicar que a violação do segredo pode resultar da própria perversidade da lei que manda explicar e mostrar aos arguidos todas as provas que estando em segredo assim deixam de estar. Pouco resulta a um aldrabão, explicar que a violação dos segredos de justiça ultimamente conhecidos são imputáveis a…arguidos que a eles tiveram acesso e neles se estão cagando.
    Ora aqui está o rabo de fora deste gato felpudo escondido num livrinho da cor da inquisição. Sindicatos, népia. Hierarquia musculada, sim, rapidamente em em força. Segredos guardados a sete chaves hierárquicas de topo e respeitinho pelo chefe sempre, a toda a hora e sem refilar.
    Faz lembrar um tempo, não faz? Claro, o tempo de Salazar e da lei da rolha fascista num regime fassista que Garcia Pereira conheceu e pelos vistos ficou com tal nostalgia que quer repetir o esquema: nomeação do PGR pelo poder político e responsabilidade directa dos inferiores hierárquicos a esse poder. Democracia, isto? Sim, à chinesa.

    Corrupção moral, sim, é este entendimento de má-fé e suspeitosas referências, ao imputar todas as violações a quem apenas dirige um inquérito com acesso alargado a muitas pessoas. Sinal de inteligência diminuida por um atavismo de perseguição continuada.”

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    José permalink
    23 Março, 2010 14:13

    Sobre cronistas do CM só me interessa falar em Fernanda Palma. Se não souber quem é, não pergunte.

    Gostar

  45. Piscoiso's avatar
    Piscoiso permalink
    23 Março, 2010 15:05

    Juro e volto a jurar que não fiz nada disso ao CAA quando ele andava no seminário. Se o fizeram outros,não sei.Estou a ficar chateado com esta conversa.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    23 Março, 2010 16:28

    Deve ir para a “fila” dos PPCOELHONES…..para isso tem de estar disponível.
    Ñé!!!!!!!!!!!!

    Gostar

  47. AJDiogo's avatar
    23 Março, 2010 17:31

    É pá amigo eu conheci o Garcia P. quando ele tinha cerca de 20 anos e estar a ler o que você escreve, que ele conheceu o regime fascista e hoje sente nostalgia, acho ridículo e até mesmo insultuoso.
    Passe bem.

    Gostar

  48. AJDiogo's avatar
    23 Março, 2010 17:43

    Quanto aos cronistas para além de Fernanda Palma, também Emídio Rangel me merecem credibilidade.

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    José permalink
    23 Março, 2010 18:02

    O que eu acho ridículo e mesmo insultuoso é o Garcia Pereira defender exactamente o regime do MP que então havia…em que o “presidente do Conselho” escolhia, dava ordens e pedia batatinhas. È isso que Garcia Pereira quer agora, para “responsabilizar”. O que é uma treta porque todos sabemos que aquilo que pretende é controlar a investrigação de casos sensíveis que envolvam corrupção política.

    Agora sobre a pessoa do Garcia Pereira também eu o ouvi na Aula Magna em 1974, com a treta do “Nem mais um soldado para as colónias”. E até aplaudi.

    Se quiser saber o que penso de Garcia Pereira quem melhor o define é…Saldanha Sanches. E tenho a certeza que este não é fassista…

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    José permalink
    23 Março, 2010 18:03

    EMídio Rangel “credibilidade”?

    Só se for a que lhe advém da arrogância em dizer que seria capaz de eleger um presidente da República na TV. Quem se julga Emídio? O Berlusconi?

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Março, 2010 18:22

    o emídio todos sabemos quem é para desgosto do cagasentensas que ninguém conhece, tirando a miss matos & sopeira que citam & linkam, copiam & pastam e sabe-se lá o que mais.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Março, 2010 18:24

    não tarda entra em parafuso. atão! hoje não há coisa pia & ballet.

    Gostar

  53. PALAVROSSAVRVS REX's avatar
    23 Março, 2010 19:04

    Abraço.

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    24 Março, 2010 00:00

    Não faço do CM o meu caminho habitual de leitura, mas se é um jornal com um sentido intenso e apurado acerca da liberdade de expressão, então é concerteza um grande jornal, próprio de um pais como o nosso, livre, uma democracia.
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

  55. Vítor's avatar
    Vítor permalink
    24 Março, 2010 01:19

    É uma pena. O CAA e o CM estavam muito bem um para o outro.

    Gostar

Deixe uma resposta para per caso Cancelar resposta