O acórdão
Está aqui. O texto é longo e dará origem, certamente, a longa elaboração doutrinal. A expressão chave do texto (incluindo as declarações de voto) é a de “mutação constitucional”: Em 1976, quando a constituição se referia ao casamento, parece não haver dúvidas que se referia a um contrato entre duas pessoas de sexo diferente. A tese que fez vencimento entende que se deve fazer uma interpretação actualista do texto, que permite, sem uma alteração da própria Constituição, a supressão daquele requisito. Deste entendimento discordaram vários juízes do TC. Merece especial atenção, pela força dos argumentos utilizados, a posição vertida na declaração de voto do Conselheiro Benjamim Rodrigues, de que destaco a parte final:
“A diluição ou degeneração do valor social do estado de casado segundo um paradigma de diferenciação de sexos não se afigura necessária para salvaguardar os direitos fundamentais dos casais homossexuais, antes prosseguindo o intuito ilegítimo de confundir ou ocultar, à custa do valor próprio do casamento, enquanto união reconhecida entre homem e mulher, adquirido ao longo dos séculos, uma parte da realidade de facto que subjaz ao acesso a esse estado.”
Não faltam, por isso, ao Presidente da República argumentos para vetar politicamente a Lei. Na verdade, afirma-se no próprio texto do acórdão:
“[…] sendo embora certo que, na perspectiva biológica, sociológica ou antropológica, constituem realidades diversas a união duradoura entre duas pessoas do mesmo sexo e duas pessoas de sexo diverso, no aspecto jurídico a equiparação de tratamento não é destituída de fundamento material. Na verdade, é razoável que o legislador possa privilegiar o efeito simbólico e optimizar o efeito social antidiscriminatório do tratamento normativo, estendendo à tutela dessas uniões o quadro unitário do casamento.”

O PR, por imperativo moral, da decência, da honestidade intelectual e em defesa dos valores da civilização, deve VETAR a famigerada lei do casamento gay.
Essa lei é um regresso civilizacional e um regresso às cavernas, onde na escuridão dos tempos os nossos milenares antepassados enrabavam-se uns aos outros.
Uma vergonha para Portugal se essa lei retrógada e imoral vier a ser aprovada!
GostarGostar
Quem aprova a lei é a AR.
O PR é um bibelot.
GostarGostar
Vários juízes do TC são dois numa duzia?
GostarGostar
O TC é já de si uma coisa insconstituicional.
Onde é que já se viu acasalar um boi com boi ou uma burra com uma burra?
Regressámos aos tempos dos Fillistones.
Gentinha mais atrasada, reaccionária e desiquilibrada!
GostarGostar
fascinante era ler um texto jurídico que se conseguisse entender.
GostarGostar
Por essa ordem de ideias, o casamento fora da igreja também era inconstitucional, ou até o divórcio.
Tenham vergonha, cambada de homofóbicos. A homossexualidade não se pega, escusam de ter medo.
GostarGostar
#6 – “Tenham vergonha, cambada de homofóbicos. A homossexualidade não se pega, escusam de ter medo.”
já pegou há muito e tentam mantê-la em segredo. parece que nem tem mal nenhum se for discreta e praticada em instituições de solidariedade social.
GostarGostar
CONCLUSÃO:
Os progressistas como eu que fizeram o 25 de ABRIL e a Constituição, que anda sempre a ser elogiada na boca de outros progressistas como MAlegre…VMoreira…GCanotilho… PCPs BEssss….eram uma cambada de retrógrados, atrasadinhos, arcaicos, xenófobos, sectários….
SÓ ADMITIAM CASAMENTO ENTRE PESSOAS DE SEXO DIFERENTE, imaginem só!!!
RETRÓGRADOS
SECTÁRIOS
XENÓFOBOS
ATRASADINHOS
GostarGostar
O certo é que a paneleiragem tem um lobby fortíssimo.
São esses e os psicólogos…
Aquilo na assemleia dos pais da pátria deve ser um show monumental de enrabanço!
GostarGostar
.9
Esquecia-me de perguntar se alguém sabe se o Cavaco também alinha…
GostarGostar
Os Constitucionalistas que elaboraram tal texto normativo dixaram em aberto a possibilidade de quem gostasse de levar no Real Trazeiro descaradamente assim o fizesse! Os valôres Morais, esses pouco importam pois então! No fundo já sabiam que o Povo é sereno e que somos uma cambada de “tansos”. Que valha o direito á diferença. Agora sim, foi aberto um precedente para que:os pedófilos,os criminosos e os corruptos tambem exijam o direito á diferença. E anda esta gentalha toda a pavonear-se como se fossem um modelo de virtudes.
GostarGostar
“E anda esta gentalha toda a pavonear-se como se fossem um modelo de virtudes.”
tentam imitar a igreja, mas não têm pedalada
GostarGostar
NA, NA
TENTAM IMITAR O P.S.
QUE TEM MUITA PEDALADA
QUE SÓ NÃO TEVE GENTE ACUSADA
PORQUE TEM A JUSTIÇA ASSOCIADA
COM O MONTEIRO. É COISA FALADA.
MAS QUE PÉRFIDA GENTE SAFADA.
GostarGostar