Britain
26 Abril, 2010
Sei que os conservadores britânicos de hoje não são propriamente tatcherianos (e perderam oportunidade de vitória folgada com o cobarde recuo na realização de referendo europeu), e que os liberais/democratas nada tem a ver com o seu passado histórico de lutadores pela liberdade individual, sendo hoje uma espécie glicodoce social-democrata.
Mas ainda assim, seria um grande gozo ver o socialismo do Labour reduzido à irrelevância de um 3º lugar e remetido para as calendas da história.
13 comentários
leave one →

socialismo do Labour
«Socialismo»??? Esta é de morrer a rir, pelas barbas do profeta! No dia em que a política do Partido Trabalhista nos últimos dez anos for socialista, teremos em José Sócrates, no mínimo, um Mao Tsé-Tung. Clubismo ideológico e palas sim, mas devagar…
GostarGostar
Mesmo “reduzido à irrelevância de um 3°lugar” (o que aparentemente vai acontecer), o sistema eleitoral britânico, que se baseia em ciclos uninominais, não vai permitir que o Labour seja “remetido para as calendas da história”. Quanto muito veremos Brown a reformar-se antes do que pensava. Uma eventual coligação com os liberais terá como moeda de troca a nomeação de um outro primeiro-ministro que não Brown. Creio que esta nova figura seja encontrada dentro do Labour (isto mesmo tendo em conta a posição de força que os liberais anunciaram hoje). A ver vamos… eu como assistente priveligiado, dado estar aqui a viver, estou curioso para assistir o próximo debate.
GostarGostar
«Socialismo»??? Esta é de morrer a rir, pelas barbas do profeta! No dia em que a política do Partido Trabalhista nos últimos dez anos for socialista.
Nos ultimos 10 anos a maioria do emprego foi na administração publica, o estado cresceu para 50% da economia. O crime cresceu.
Quanto aos “conservadores” que têm muito pouco de conservadores estão assim mais ou menos no estado do PSD: zombies. Se mudarem alguma coisa para melhor é só acaso ou porque foram forçados a tal pelas circunstâncias, de resto Estatistas como os outros.
GostarGostar
Estou contigo no wishfull thinking Gabriel, mas desilude-te. Há fortes probabilidades que o Partido Liberal seja vencedor em nº de votos e o 3º em nº de deputados a grande distância dos Tories e do Labour. Isto devido ao sistema eleitoral (círculos uninominais a uma volta) e à habitual distribuição geográfica dos votos. Normalmente, o Labour tem os seus bastiões a norte e os Tories a sul em cujos círculos são os habituais vencedores. Por outro lado, a votação dos liberais é mais ou menos uniforme em todo o país. Ou seja, no limite, até pode acontecer que os liberais sejam os mais votados a nível nacional e não elegerem nenhum deputado. Basta que, ao nível dos círculos, nunca obtenham melhor que o 2º lugar. Hipótese bizarra, mas perfeitamente possível.
GostarGostar
Por cá não há conservadores.É tudo progressista.
“Em 2008, a dívida das autarquias agravou-se em 7%, para os 7,1 mil milhões de euros, enquanto as receitas cresceram apenas 312,8 milhões de euros (4%), refere o Jornal de Notícias.
No final de 2008, o total da dívida dos 308 municípios era de 7,1 mil milhões de euros, sendo que apenas 35 são responsáveis por mais de metade do valor. Estes dados, refere o jornal, constam no Anuário Financeiro do Municípios Portugueses/2008, elaborado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, que hoje é divulgado numa conferência conjunta da OTOC e da rádio TSF.
Entre os maiores devedores, estão Lisboa (que responde por uma dívida de 1,1 mil milhões) seguida de Gaia (277 milhões) e Porto (150 milhões).”
http://www.leiriaeconomica.com/item5111.htm
GostarGostar
Mais uma vitória do socialismo:
“A elevada dívida pública portuguesa, cujo risco voltou a aumentar e cujos juros regressaram, pela primeira vez em mais de oito anos a ultrapassar os 5%, voltou a colocar Portugal no olho do furacão. A praça nacional registou a maior queda do mundo esta segunda-feira, ao cair 3,17% para 7.557,36 pontos.
A Grécia, a quem a Europa já prometeu ajuda, também viu o risco da sua dívida atingir um novo máximo, mas a bolsa de Atenas caiu apenas 2,8%.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/mercados/bolsa-bolsa-de-lisboa-psi20-cotacoes-agencia-financeira/1158081-1727.html
GostarGostar
Subscrevo. Wishful thinking será, mas que tinha graça, tinha. E, para além do mais, seria um merecido 3º lugar.
GostarGostar
Está bem.
Desde que os tories não ganhem.
GostarGostar
Na hora da verdade o Labour ganha facilmente.
GostarGostar
Ouçam e pensem…
GostarGostar
29.LMP disse
26 Abril, 2010 às 11:41 pm
As boas intenções pessoais, o tal wishful thinking – ou, se preferir, wishful thoughts -, podem não passar disso mesmo.
J.
GostarGostar
Nos ultimos 10 anos a maioria do emprego foi na administração publica, o estado cresceu para 50% da economia. O crime cresceu.
Primeira dúvida: o aumento do crime é, na sua óptica, uma «política» socialista?
Em segundo lugar, cumprirá saber em que áreas e por que razões cresceu o Estado britânico. E se tivermos entre as causas principais as despesas de guerra no Iraque e no Afeganistão, também me parece que estamos longe de estar a falar de socialismo…
GostarGostar
socialismo do Labour
o labour é bem + liberal que qq partido político português. O lib dem é mais esquerdista que o labour.
GostarGostar