Saltar para o conteúdo

Liberdade vs. responsabilidade

26 Abril, 2010

A notícia já tem mais de uma semana, mas só hoje chegou à imprensa portuguesa: A Google Brasil foi condenada a pagar uma indemnização a alguém que se sentiu ofendido por uma mensagem colocada na rede social Orkut, pertencente à gigante multinacional.

Esta linha de jurisprudência é perigosa. Afirmar que «[a]o disponibilizar espaço em sites de relacionamento virtual, em que seus usuários podem postar qualquer tipo de mensagem, sem prévia fiscalização, com conteúdos ofensivos e injuriosos e, muitas vezes, com procedência desconhecida, [o Google] assume o risco de gerar danos a outras pessoas» implica ignorar totalmente as consequências que daí podem resultar.

Uma coisa seria a responsabilidade do fornecedor do espaço pela manutenção (depois da respectiva denúncia pelos visados), de conteúdos ilícitos (o Brasil é um dos maiores requerentes da remoção deste tipo de conteúdos, precisamente por causa do Orkut). Outra, bem diferente, é a sua responsabilização, sem mais, pelos conteúdos colocados on-line. A única forma eficaz de evitar colocar conteúdos ofensivos on-line é o seu controlo prévio. Tal controlo, a ser implementado, seria o fim da web como a conhecemos hoje. Imagine-se o que seria do Blogger, do Facebook, do Twitter ou até mesmo das caixas de comentários do Blasfémias se todos os conteúdos tivessem de ser verificados antes de serem colocados on-line.

Ao disponibilizar espaço em sites de relacionamento virtual, em que seus usuários podem postar qualquer tipo de mensagem, sem prévia fiscalização, com conteúdos ofensivos e injuriosos e, muitas vezes, com procedência desconhecida, [o Google] assume o risco de gerar danos a outras pessoas
79 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    José permalink
    26 Abril, 2010 16:42

    Ficaríamos livres dos ferreiras, mas não de todo o spam que espalham por aí.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    José permalink
    26 Abril, 2010 16:45

    Mas…o Blasfemias.net googla-se?

    Gostar

  3. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    26 Abril, 2010 16:47

    O Piscoiso ia para o desemprego.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Abril, 2010 16:48

    no blasfas fazem censuram quando o comentário estraga o poste ou não é alinhado. quanto a insultos e difamação, se for contra o governo, é à vontade do freguês.

    Gostar

  5. Adamastor's avatar
    Adamastor permalink
    26 Abril, 2010 16:49

    Ficaríamos também livres da espontaneidade,das opiniões que ferem o políticamente correcto.
    Ficaríamos livres da divulgação dos escândalos do poder,etc.

    As classes políticas estão inquietas com a liberdade na net.
    Em breve teremos só juízes e advogados a escrever na net.
    Todos os desconhecedores das veredas do Direito terão que se calar perante o papão do processozinho.

    Gostar

  6. Carlos Loureiro's avatar
    26 Abril, 2010 16:49

    # 2,

    O blasfemias.net “não se googla”, mas o endereço antigo (num domínio da google) ainda está on-line e com as caixas de comentários abertas. Em todo o caso, onde se lê google poderia ler-se wordpress ou outra qualquer plataforma. (não sei se respondi à pergunta…)

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Abril, 2010 16:55

    “Ficaríamos livres dos ferreiras…”

    o segismundo explica esses sonhos húmidos. grato pela pirosice.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    MDN permalink
    26 Abril, 2010 17:27

    O juiz que proferiu a sentença não deve estar habituado a tramitaçao das novas tecnologias, ou entao seria por o caso versar sobre um padre e por isso deveria ser mais sensivel( para pessoas com mais idade geralmente sao assuntos mais delicados). Devia estar a comparar o site do google com um jornal. É um dispara-te, mas enfim, a reforma é so pa alguns.

    Relativamente ao blasfemias, não sou apologista da censura neste site, mas tb é verdade que mtos comentarios, não sao dignos desse nome, não por não concordo com o conteudo, mas precisamente pela falta dele. Em todo o caso, a liberdade é um bem demasiado precioso para ser descurado, ja morreu muita gente e ja correu mta tinta ao longo dos seculos para ser considerada agora um bem tido como garantido.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Licas permalink
    26 Abril, 2010 17:53

    8.MDN disse
    26 Abril, 2010 às 5:27 pm
    . . . Em todo o caso, a liberdade é um bem demasiado precioso para ser descurado, ja morreu muita gente e ja correu mta tinta ao longo dos seculos para ser considerada agora um bem tido como garantido.

    ***********************

    ERA O QUE FALTAVA: ANDOU-SE 50 ANOS
    A LUTAR CONTRA A CENSURA SALAZARISTA E VÊM AGORA ESTES A PERSERVAR O POLITICAMENTE CORRECTI . . .(POR CAUSA DA SIDA DA LIVRE EXPRESSÃO)

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Baba de Caracol permalink
    26 Abril, 2010 18:13

    Para quem, como eu, não professa nenhuma religião, a vinda a Portugal do Bento XVI, o chefe máximo dos católicos, é um acontecimento de menor importância que o próximo Mundial de Futebol. Sei, pelos jornais, que o dirigente religioso que nos visita, em Maio, está a atravessar um mau momento por supostamente a sua Igreja ter encoberto, durante décadas, actos de pedofilia praticados por padres, bispos e afins em quase todos os países do mundo. Como sei, também, que se discute, no Vaticano, a origem de tais práticas: o celibato ou a homossexualidade. E sei, ainda, que grupos de cidadãos portugueses querem distribuir preservativos à saídas das missas a celebrar pelo Papa e outros preparam-se para participar nesses rituais com bandeiras negras em sinal de protesto pelas posições e pelos desmandos do clero de obediência romana. Acho bem. E até acho pouco. Há quem leve isto à conta de anti-clericalismo militante. Assim seja. Mas não me venham dizer que o que vale na contestação ao poder político não vale para o poder eclesiástico. Fico com os nervos em franja quando vejo uns meninos de missa do galo arranharem a garganta a gritar contra a corrupção, por exemplo, e a assobiarem para o lado quando lhes falam em padres e bispos pedófilos. A tratar gente eleita democraticamente como foragidos, enquanto beijam o rabinho ao clero, como se os primeiros fossem filhos de prostitutas, e os outros filhos da virgem Maria. Aqui, entre nós, humanos, ninguém foi concebido sem “pecado”. Se quiserem benesses, tenham paciência, aguardem a chegada ao “reino de Deus”.

    Gostar

  11. Piscoiso's avatar
    26 Abril, 2010 18:26

    #1. e #3.

    Por mim, nunca me passou pela cabeça ficar livre de Josés, de Pi-Erres, ou de Piscoisinhos Lerdos.

    Cada qual é responsável por aquilo que escreve e nisso fica retratado.

    Quanto à responsabilidade do suporte é assim:
    Se eu for proprietário de uma parede onde apareça escrito “O PI-ERRE É UM FILHO DA PUTA”, não posso ser responsabilizado por isso, mas irei apagar o escrito se tiver erros ortográficos.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    José permalink
    26 Abril, 2010 18:30

    Pela minha parte, se aqui aparecer alguém a escrever que o Piscoiso é um grande palerma, não me incomodo com isso.

    Gostar

  13. Piscoiso's avatar
    26 Abril, 2010 18:38

    Por outro lado, se alguém escrever que o José é um enorme palerma, denuncio-o à Ordem.

    Gostar

  14. Fado Alexandrino's avatar
    26 Abril, 2010 18:43

    Finalmente percebi o CAA está milhas á frente deste tipo de problemas.
    Não deuxa passar nada, não há problemas.
    O único problema é ele próprio, mas é irremovível.

    Mudando de assunto será que o senhor Pinto da Crista com os seus 73 anos não corre perigo de vida com a namorada de 23?
    Pensem nisso.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Tuga preto que está cá desde o terramoto de 1755 permalink
    26 Abril, 2010 18:56

    O CAA como sempre nas modernidades avançadas.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Arpão permalink
    26 Abril, 2010 18:57

    Como avança o douto CAA:

    O Yannick para Rei de Portugal.

    Sempre dava algum colorida a esta choldra mal cheirosa e mal governada!

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Tuga preto que está cá desde o terramoto de 1755 permalink
    26 Abril, 2010 18:58

    O sr PC escolheu uma garganta funda , uns lábios sedosos e dentes não pronunciados.Só faz bem á saude.

    Gostar

  18. Romão's avatar
    Romão permalink
    26 Abril, 2010 19:03

    #11.

    Para quem censura tem uma taxa de censura aleatória de 50% no próprio blog (1 em cada dois comentários, o que dará uma média de 10 censuras por ano) ladras muito alto.

    Gostar

  19. Liberdade para piscoisar's avatar
    Liberdade para piscoisar permalink
    26 Abril, 2010 19:07

    O Piscoiso agora é baba de caracol.
    Mas,caracol porquê? Só porque o nomeado bicho também tem duas protuberâncias no frontal?
    Acho grosseira a comparação.Afinal o caracol,abaixo das ditas,até tem um cérebro.
    Eventualmente poderá não ser socialista,mas isso é a consequência de ter um orgão para pensar…

    Gostar

  20. Socialist snail's avatar
    Socialist snail permalink
    26 Abril, 2010 19:13

    E os caracóis são muito mais honrados.
    Nunca vi um caracol avençado.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    pvnam permalink
    26 Abril, 2010 19:17

    Não vamos substituir um perigo… por um perigo MUITÍSSIMO MAIOR: A liberdade de expressão trás perigos… mas o controlo prévio da expressão (vulgo censura) acarreta perigos MUITÍSSIMOS MAIORES!!!

    Gostar

  22. Piscoiso's avatar
    26 Abril, 2010 19:20

    O Romão (#18) deve ser da tal direitasca que não consegue dialogar com outrem que pense diferente sem insultar. Retribuir é fácil, dizendo que você não passa de um canino. Só baixa o nível da caixa, o que parece pretender.

    Sobre o meu blogue, é um espaço meu, como em minha casa. Tenho a porta aberta às visitas, mas expulso quem vai para lá insultar.
    A propósito, qual é o seu blogue?

    Gostar

  23. Zé Trocas Infante's avatar
    Zé Trocas Infante permalink
    26 Abril, 2010 19:27

    Também expulsas alguém que seja avençado por um partido para ir para lá provocar?

    Gostar

  24. JV's avatar
    26 Abril, 2010 19:29

    «Se fossem»? Comentei agora mesmo o post sobre as eleições britânicas e, aparentemente, são mesmo.

    Gostar

  25. Piscoiso's avatar
    26 Abril, 2010 19:42

    #23.
    Quero lá saber dos avençados dos partidos.
    Nem sei o que é isso.
    Apago comentários insultuosos, venham de quem vierem.
    É uma questão de higiene.

    Gostar

  26. Bem te reconheço's avatar
    Bem te reconheço permalink
    26 Abril, 2010 20:12

    Está bem,damal.

    Gostar

  27. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    26 Abril, 2010 21:11

    O Piscoiso (#11) deve ser da tal esquerdalhada que não consegue dialogar com outrem que pense diferente sem insultar. Retribuir é fácil, dizendo que você não passa de um canino. Só baixa o nível da caixa, o que parece pretender.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Outro censurado permalink
    26 Abril, 2010 21:53

    “até mesmo das caixas de comentários do Blasfémias se todos os conteúdos tivessem de ser verificados”

    E não são?
    É preciso ter lata. Vamos ver quanto tempo dura este comentário…

    Tirando o João Miranda, que não censura, todos os autores do blasfémias praticam censura indiscriminada, quando os comentários não lhes agradam.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Outro censurado permalink
    26 Abril, 2010 21:58

    O Paulo Morais também nunca me censurou nenhum comentário, nem sequer um dos mais ácidos que escrevi.
    O Gabriel Silva censura 100% dos comentários que não sigam a sua linha de pensamento.
    A Helena Matos nunca me censurou, mas o Piscoiso queixa-se disso.
    O CAA raramente me censura.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Abril, 2010 22:08

    #28 – licas, donas mbrj, catingas, cagasentensas, jotabês, rometas & restantes peluches não são censurados, têm direito a quadro de honra e ainda bem que é assim, para que não restem dúvidas sobre a bovinidade reinante.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Abril, 2010 22:13

    só o amorim deixou de censurar e foi recentemente com o fecho das caixas de comentários. todos censuram quando não lhes agrada. há tempos a dona matos, armada em vítima, fez um best of dos censurados, mas parece que lhe saiu o tiro pela culatra com o ridículo da coisa,

    Gostar

  32. Maria Fernanda's avatar
    Maria Fernanda permalink
    26 Abril, 2010 22:18

    Comentários e censura
    A propósito do que foi escrito nalguns comentários acima (censura aos comentários), o que me parece é que o que se escreve por aqui pode enriquecer o blogue. Ou não. Pode tornar-se um espaço de troca de ideias,pode criar momentos de humor, desabafos.Mas se muitos destes escritos forem sistematicamente insultuosos, confusos ou parecerem mensagens apenas descodificáveis por meia dúzia de “habitués”,o espaço tem menos procura e empobrece. Bem, mas depende do objectivo dos autores do blogue…

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Outro censurado permalink
    26 Abril, 2010 22:32

    #32
    O problema não é esse.
    Os comentários insultuosos vão passando. Por exemplo, o “tiro ao Piscoiso” é um verdadeiro desporto blasfémico praticado por todos.
    O que não passa, por exemplo nos posts do Gabriel Silva, é qualquer comentário que perturbe seriamente a linha de pensamento do autor. Quando são argumentos parvos ou ridículos, até passam; os mais sérios é que não.
    Mas como já disse antes, há variações consoante o autor.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Licas permalink
    27 Abril, 2010 02:13

    32.Maria Fernanda disse
    26 Abril, 2010 às 10:18 pm
    Comentários e censura
    A propósito do que foi escrito nalguns comentários acima (censura aos comentários), o que me parece é que o que se escreve por aqui pode enriquecer o blogue. Ou não. Pode tornar-se um espaço de troca de ideias,pode criar momentos de humor, desabafos.Mas se muitos destes escritos forem sistematicamente insultuosos, confusos ou parecerem mensagens apenas descodificáveis por meia dúzia de “habitués”,o espaço tem menos procura e empobrece. Bem, mas depende do objectivo dos autores do blogue…
    ******************************

    ABSOLUTAMENTE CORRECTO.
    MAS OS FANÁTICOS/AVENÇADOS NÃO
    TOLERARÃO SEREM CONTRARIADOS : E QUANDO LHES FALHA A ARGUMENTAÇÃO,
    CORTAM.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Abril, 2010 02:50

    Se houvesse um Livro de Reclamações, reclamava o bloqueio que Helena Matos e e João Caetano Dias (jcd) fazem ao meu Email. É através dele que aparece o avatar (a foto). Quando escrevo o email, o comentário fica bloqueado. Apenas nos posts dessas duas criaturas, que não gostarão da minha foto, e com razão, pois sou feio. Mas só impedem que comente fechando a caixa.
    Até podia contornar e aparecer com o mesmo avatar mas com outro Email, mas não merece o trabalho.
    Reclamo, porque o avatar é uma funcionalidade aberta, que me é negada discricionariamente.
    E apenas por esses dois censores.
    Apagarem-me comentários também apagam, o que não reclamo, por serem comentários insultuosos, o que só sucede em réolica a um insulto. Lamentável é quando apagam o meu comentário e não apagam o que me insulta.
    Outra coisa é a permissividade a nicks derivados do meu (Piscoiso), quase sempre em termos injuriosos, que repudio.
    De V.Ex.as
    Atentamente
    Piscoiso

    Gostar

  36. Zé Manguito's avatar
    Zé Manguito permalink
    27 Abril, 2010 03:27

    Muito bem.Compreendemos,afinal é o teu trabalho.Imoral,mas ainda assim trabalho.
    Vai lá receber a avença.

    Gostar

  37. Piscoiso's avatar
    27 Abril, 2010 09:02

    #36.
    Trabalho deve ter vc para colocar essa cassete, numa vã tentativa de manipulação, vg bullying.
    Cresça.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    José permalink
    27 Abril, 2010 10:42

    O problema dos comentários em geral é este:

    Qualquer postal que aqui se publica suscita comentários porque será para isso que se colocam. É esta a idiossincrasia básica do blog e é assim que tem funcionado em termos de “audiência”. Outros blogs prescindem de comentários ou admitem-nos no limite da réplica ou da complementaridade ao texto do postal.

    Aqui, o género de comentários que os textos suscitam depende do autor e do modo de apresentar o assunto. Se o tema for futebol, religião ou partidarite em geral, temos discussão estéril e eivada de insultos ao autor do postal e a outros comentadores. Portanto, são comentários inúteis e que se destinam a vazar frustração ou destemperos ou ainda palermices variadas que sustentam desequilíbrios emocionais ou psíquicos como há bastante por aqui e se personalizam em dois ou três comentadores residentes. Estes, nada mais fazem do que apelar ao conhecimento de tias improváveis, de enxovalhos pessoalizados em tiradas humorísticas de conteúdo rasca ou em acintosa fixação noutros comentadores, passando frequentemente a discussão do tema para a lateralização nesses aspectos marginais.

    POr isso, a opção dos autores na censura a esses comentadores, sendo legítima, apenas alimenta a vontade de provocação desses natos na matéria.

    Qualquer discussão minimamente séria que se proponha nestas caixas, traz inevitavelmente o comentário irrisório e apalermado, na maior parte dos casos, desses comentadores.

    E depois ainda reivindicam o direito à expressão livre das suas frustrações e insultos ou irrisoriedades.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    José permalink
    27 Abril, 2010 10:46

    Portanto, esses provocadores natos da discórdia dissonante só estão aqui para avacalhar, como se costuma dizer ou para provocar outros comentadores ou ainda para desviar a atenção para a dissonância que não sabem manifestar senão através do sarcasmo rasca ou da piadola sem efeito útil.

    São os trolls, segundo a designação da novilíngua blogosférica.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    José permalink
    27 Abril, 2010 10:49

    Assim, e por exemplo, qualquer postal que ponha em causa os preferidos do governo que está, tem logo como reacção o acinte ao comentador que atesta ou fundamenta o que escreve, independentemente das razões que aduz. Desqualifica-se imediatamente o comentador por manifestar uma opinião fundamentada, com o ápodo pretensamente humorístico ou simplesmente rascoso.

    É assim que funciona a mentalidade troll e nunca se viu nenhum deles a elaborar mais de duas frases seguidas inteligíveis. Passariam a meros comentadores e isso não querem de todo.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    José permalink
    27 Abril, 2010 10:53

    Evidentemente, a partir de certa altura, a violência verbal gera reacção de igual intensidade e por isso estas caixas se transformam naquilo que muitas vezes são: vazadouros de inanidades.

    Remédio para isso? Uma nova ética no blog.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    José permalink
    27 Abril, 2010 11:06

    Em resumo:

    Não há qualquer hipótese de se encetar qualquer discussão séria nestas caixas sem que apareça um desses trolls residentes a desfazer argumentos à base de provocações irrisórias e de cariz tosco, em frases simplórias e de efeito bacoco.

    Gostar

  43. Piscoiso's avatar
    27 Abril, 2010 11:43

    Completamente de acordo com o José em #39.:
    “Portanto, esses provocadores natos da discórdia dissonante só estão aqui para avacalhar, como se costuma dizer ou para provocar outros comentadores ou ainda para desviar a atenção para a dissonância que não sabem manifestar senão através do sarcasmo rasca ou da piadola sem efeito útil.
    São os trolls, segundo a designação da novilíngua blogosférica.”

    Como por exemplo:

    “José disse
    26 Abril, 2010 às 6:30 pm
    Pela minha parte, se aqui aparecer alguém a escrever que o Piscoiso é um grande palerma, não me incomodo com isso.”

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    José permalink
    27 Abril, 2010 11:46

    Piscoiso:

    Leia também o comentário 41 e tire ilacções se conseguir. E comece a comentar de outro modo, sem tias ou quejandas para deixar de se comportar como um troll.

    Gostar

  45. Piscoiso's avatar
    27 Abril, 2010 11:48

    Diria mesmo que o insulto nesta caixa é típico de quem se assume de direita. A intenção é superiorizarem-se a quem acham de esquerda, pois ao insultarem pretendem hierarquizarem-se, num arremedo castrejo, já que na tropa só os superiores insultam.

    Tristes.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    José permalink
    27 Abril, 2010 11:50

    Não me lembro de ler um único comentário seu que não seja a comentar o de outros em tom derreado ou a apresentar frases pretensamente humorísticas que nada acrescentam e nada contribuem para qualquer discussão. E nem sequer têm piada porque a repetição de piadolas com tias, sapa o efeito inicial.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    José permalink
    27 Abril, 2010 11:52

    O problema segundo já percevi há muito é essa dicotomia clubística de de preconceito. Esquerda e direita. A direita é caceteira; a esquerda é o modelo das virtudes. E o ataque aos líderes da esquerda, seja lá isso o que for, é encarado como um ataque pessoal às convicções.

    COm essa mentalidade estamos arranjados.

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    José permalink
    27 Abril, 2010 11:53

    E por isso continua a trollar: “tristes” significa o quê e para quem?

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Abril, 2010 11:56

    oh caga! isso já acontece, quem não alinha é censurado e insultado pela cambada residente do quadro de honra. isto é um blogue de direita liberal, nostálgica do ferro, que gosta de sardinhas e que impõe as suas ideias com suprimindo as dos outros. mesmo assim, quem os ouve, ainda tem pena deles, tadinhos.

    Gostar

  50. Piscoiso's avatar
    27 Abril, 2010 11:57

    #44.
    O seu paternalismo sobre o modo como eu deveria comentar é muito gratificante. Nota-se que não tem consciência do ridículo, ao tentar coartar a liberdade de expressão num espaço que nem é seu.
    Para sua informação, modulo a minha escrita com grande facilidade ao suporte e ao contexto em que é feito, no respeito pelas regras locais, que neste caso estão aqui:

    Sobre

    O resto é uma questão de estilo, que neste blogue é contra a bovinidade.
    Capito?

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Abril, 2010 11:59

    #44 – “E comece a comentar de outro modo,…”

    já agora, tamém forneces a minuta para os comentários ou temos que encomendar ao sindicato dos blasfas.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Abril, 2010 12:02

    #47 – “COm essa mentalidade estamos arranjados.”

    quem é que está arranjado? tás a falar em nome de quem? se é da associação de pedófilos, espera pela visita do patrão e faz-lhe queixas.

    Gostar

  53. Outside's avatar
    Outside permalink
    27 Abril, 2010 12:17

    “O problema segundo já percevi há muito é essa dicotomia clubística de de preconceito. Esquerda e direita. A direita é caceteira; a esquerda é o modelo das virtudes. E o ataque aos líderes da esquerda, seja lá isso o que for, é encarado como um ataque pessoal às convicções.” …e vice versa. (ponto)

    Exacto. O Bem e o Mal, a esquerda e a direita, o honrado e o mentiroso, associados ora a uma estirpe ora a outra, perfeita dicotomia que tudo explica em mentes iluminadas mas que na realidade se diluem num mesmo fim, o nosso.

    Parece-me a mim, e não me faz espécie alguma que assim seja, que o Blasfémias é claramente mais afecto a uma que a outra. O que enerva é a pretenção liberal em conceito do blog. Deveriam ser mais transparentes, mais coerentes na análise formulada, aplicarem os valores transversalmente sem olhar a quem.

    Exemplo caro José:

    A sua postada sobre o Exmo. Angelo Correia jamais seria postada aqui por uma HM, por um JMF, por um CAA. Não é conveniente que assim seja. Não dá continuidade ao pastorício e o rebanho precisa de acreditar que tudo é bom, belo e bonito do lado de cá da cerca ao invés do outro lado, “the darkside”.

    Declaração de intenções (para evitar errados pré-julgamentos):

    Não votei nem votarei PS, PCP ou BE. Este PS (e o seu líder) representa a pior que me lembro de observar na classe política portuguesa desde Soares e Cavaco. Santana e a sua política demagógica iniciaram um novo círculo neste país.

    Não é por me sentir enojado com este governo e estas políticas de mentira e sem quaisquer “valores” que empranho pelos ouvidos ansiosamente ruminante, qual ovelha acéfala, e acredito nos Messias que por aqui me vendem.

    Já conheço os messias que me vendem e não tenho memória curta nem selectiva e há por aqui muito pastor (comentador) que tem por fim reunir rebanhos para a tosquia. Não obrigado. Farto de palha e barro José…farto!

    Não obstante, também há muito ferreira e “aleijado intelectualmente” por aqui à solta.

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Abril, 2010 12:35

    começou a guerra das lâmpadas, economizadoras vs incandescentes, quem ilumina mais ao mais baixo custo. interdito a ferreiras e outros aleijados intelectuais não certificados pela direitasca apartidária.

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    José permalink
    27 Abril, 2010 14:02

    O exemplo mais perfeito do que pretendo dizer é este ferreira que por aqui aparece a comentar em catadupa. Reconheço-lhe piada algumas vezes, muito mais do que ao Piscoiso que não tem bestunto suficiente para entender o que se escreve e nenhum sentido de humor. Este ferreira, sendo notoriamente avariado na escrita e incapaz de alinhar duas ideias coerentes com um discurso fluido e compreensível, é uma espécie de mascote deste blog.

    Mas como comentador faz apenas o papel do bobo que pretende ter graça em tudo o que debita. E torna-se um troll com a insistência na obsessão de controlar o que alguns escrevem.

    Por outro lado, Outside, torna-se muito interessante comentar o teor dos postais que por aqui aparecem. Sempre demasiado comedidos e sem ir ao fundo do assunto, realmente.

    Estes blasfemos são uns conformistas e o slogan sobre a “bovinidade” é apenas isso: um significante dos conformes e a contradição em si mesma.

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    José permalink
    27 Abril, 2010 14:04

    Argumentar com o Piscoiso assemelha-se a trocar ideias com o emplastro sobre o seu padrinho.

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    José permalink
    27 Abril, 2010 14:14

    A figura de Ângelo Correia, agora informado mentor do próximo primeiro-ministro, deve ser estudada publicamente.

    Poderiam começar nas figuras que fez com “o Domingos” e agora o “Dias Loureiro”. Ao primeiro lamentou na altura a desgraça em termos tão compungidos que dava para rir às lágriams. Ao segundo, não conhece. É pessoa que nunca encontrou na vida, segundo se depreende.

    Este tipo de pessoas devia ser simplesmente afastado da vida política activa portuguesa. Para além do mau aspecto que lhe dão, já são coiros velhos que precisam de curtição no lombo ético.

    Gostar

  58. Piscoiso's avatar
    27 Abril, 2010 14:26

    #56.
    E quem lhe disse que estou interessado em argumentar o que quer que seja consigo?
    Emplastro é você, mais a sua cagança.

    Gostar

  59. Outside's avatar
    Outside permalink
    27 Abril, 2010 14:35

    “começou a guerra das lâmpadas, economizadoras vs incandescentes, quem ilumina mais ao mais baixo custo. interdito a ferreiras e outros aleijados intelectuais não certificados pela direitasca apartidária.”

    Não consegue libertar-se desses sofismas ? É demasiado inerente ao seu modo de ser/estar ?

    Caro ferreira, quando referi que não votei nos partidos à dita “esquerda” foi apenas para não ter que levar com a eterna conotação de esquerda (que é de facil julgamento por esas bandas)…do mesmo modo não votei nos partidos da sua odiada “direita”.

    O PP é…peixeirada ! O restante é a outra face da mesma moeda que nos governa (se bem que o Sócretino conseguiu realmente bater os records de “podridão” que a Santana não foram permitidos).

    Agora…o que é que V. destila para aqui ?

    Nada. Palha. Refuta ou insulta por gosto pessoal e amargura de vida ?

    Pense por si…e há-de chegar à verdadeiramente “triste” conclusão…é tudo igual, um lado alimenta o outro, um lado sobrevive da ofensa ao outro, sem lucidez, sem carácter, sem valores, sem decência.

    Quanto ao Piscoiso…não comento, demasiado evidente a afiliação e adoração rosa, de pálas nos olhos qu7e o caminho é para a frente e quem não estiver com eles, está contra eles. O Exmo. Pisca vive e sobrevive da importância que se dá aos seus comentários, dos nicks que se criam referentes à sua pessoa.

    Existe apenas porque se proporciona um reflexo da sua presença…que nada mais é que…poeira…apenas poeira.

    Gostar

  60. Outside's avatar
    Outside permalink
    27 Abril, 2010 14:40

    Piscoiso…que argumentação pá ???

    Só vi aqui do seu nick, desde há muito, publicidade do PM, defesa do PM, “chutar para canto” e assobiar para o lado de lá…sem qualquer argumentação, justificação, lucidez, ou presença de espírito…V. defende o indefensável, o corruptível, o assombroso, o pior que este país já viu!!!

    Não defendo nem sou militante da outra face da mesma moeda mas isto, hoje, o agora, não tem defesa, não tem explicação, é abjecto!!!

    Gostar

  61. Piscoiso's avatar
    27 Abril, 2010 14:45

    eheheh
    Como vc se engana Outside, levado por preconceitos, de quem não é preto é branco, ou de direita/esquerda.
    Eu estou contra a carneirada de que você faz parte para o pensamento único nesta caixa de comentários. Se os carneiros fossem rosa, estaria igualmente contra eles. Mas o facto de ser aqui contra os carneiros anti-rosa, não faz de mim uma rosa, que não sou.
    Vc do que não gosta é do contraditório e da liberdade de estilo na expressão escrita.
    Está na luta política, não é?
    Eu não.
    Não estou em qualquer luta.
    Estou a curtir isto, ludicamente, sem clubes.
    É chato não é?

    Gostar

  62. Romão's avatar
    Romão permalink
    27 Abril, 2010 14:53

    #55.

    Uma das melhores postas que tive oportunidade de ler aqui (Já sei que sobre este elogio os costumeiros entrevados da mioleira se deliciarão a elaborar todos o tipo de piadunchas – das alusões gay ao servilismo intelectual -, porque o que para uns é bom para outros é estrume).

    É verdade que o ferreira tem piada e que este blog perde com a sua ausência.

    É verdade que o Piscoiso se ridiculariza a ele próprio e que ninguém ganha com isso senão a sua fantasia mórbida de se ver em texto alheio.

    E é verdade que 90% dos assuntos aqui tratados são-no pela rama.

    No entanto, algumas pessoas algumas e alguns posts transformam – pela positiva – este espaço.

    Gostar

  63. Outside's avatar
    Outside permalink
    27 Abril, 2010 14:57

    Então exponha-se o meu engano, se não lhe incomodar:

    O que pensa de Sócrates ?

    O que pensa dos boys e dos bois que Guterres prometeu irradiar e que hoje são uma (não) imensa maioria ???

    O que pensa deste compadrio transversal e afecto ao Largo do Rato ???

    O que pensa deste gozo, judiaria legalmente assumida e governamentalmente defendida ?

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Abril, 2010 14:58

    55 – “O exemplo mais perfeito do que pretendo dizer é este ferreira que por aqui aparece a comentar em catadupa.”

    vamos a exemplos oh caga. tens neste momento 15 comentários com 91 linhas de texto contra 8 e 23 do suposto ferreira, portantes tenho respectivamente 53% e 25% das tuas catadupas e permilagem.

    quanto a fluidez e compreensão, problema teu, usa lubificante e pede ajuda, o que para aí há mais são interpretes.

    Gostar

  65. Piscoiso's avatar
    27 Abril, 2010 15:02

    ahahah
    Este Romão faz parte da tal bovinidade de claque, que aplaude para ser aplaudido.
    E quem não aplaude não presta.
    eheheh

    e depois o ridículo sou eu!
    ihihih

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Abril, 2010 15:08

    #60 – “Não defendo nem sou militante da outra face da mesma moeda mas isto, hoje, o agora, não tem defesa, não tem explicação, é abjecto!!!”

    tens toda a razão, chama-se abjecção de consciência, vulgo cobardia, também conhecido por apartidarismo, independencia, isenção, neutralismo e outras merdas que dão direito aos despojos em caso de vitória e não-tenho-nada-a-ver-com-isso quando corre mal.

    Gostar

  67. Romão's avatar
    Romão permalink
    27 Abril, 2010 15:10

    #63.

    Não perca tempo porque ele não está preocupado com isso.

    O rapaz segue, a custo, a cartilha do cínico e finge não haver assunto pelo qual ele tenha algum apego. Assim, está a salvo de se comprometer com alguma coisa e pode versejar até ao enjoo o circo das tias e dos mini-malucos-do-riso. A única excepção é o FCP e o conceito de o-Porto-é-uma-nação-carago com o qual se deleita a adjectivar as postas biliosas do Amorim. E ainda assim consegue dar o pinote mortal de dizer-se imparcial na bola ou, no máximo, “simpatizante”.

    Pensa que assim pode fazer o número “del Piscoiso y de sus tias” até que por persistência e reconhecimento de talento se transforme num ícone da blogosfera. Parece-lhe suficientemente ridículo? A paleta de emoções que desperta normalmente nas pessoas que não tem a sorte de cultivar em número suficiente os anticorpos da indiferença oscila entre a irritação perplexa de assistir ao ladrar absurdo de um caniche e a pena que se pode ter pelos trôpegos do ego. Pior mesmo, só o blog dele: ao nível da homepage do Borat.

    Gostar

  68. Piscoiso's avatar
    27 Abril, 2010 15:12

    #63.

    Ponha o impresso com o interrogatório debaixo da porta, que depois respondo.

    Descodificando:
    Além do insulto, há outras maneiras de manipulação hierarquizante. Uma delas é fazer interrogatórios, o que lhe dá um estatuto docente.
    Estes direitascas julgam que os outros são parvos.
    Se fosse como eles, elaborava já trinta perguntas, a começar:
    O que é que você tem com isso?
    Quem lhe disse que estou mergulhado na porca da política como você?

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    farolencarnado permalink
    27 Abril, 2010 15:18

    E a esquerdaca …a culta…a elitista esquerdalha , não confundir com a ESQUERDA, onde se enxerga?

    A democracia não é propriedade da esquerda..e muito menos da direita…a democracia é uma forma de
    estar na VIDA.Saber ouvir os outros..concordar,discordar..sempre na “boa”.

    Agora quem é de direita é PATRIOTA…quem é de esquerda é culto, é “LIVRE”…haja paciência!

    Gostar

  70. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    27 Abril, 2010 15:24

    Ò Coiso,não respondeste ao Outside no essencial do que ele pergunta.
    E todos percebem porquê.
    Ahaha!

    Quanto à arenga do Ferreira em torno de despojo´s,é de levar às lágrimas.
    É o mesmo que dizer que quem não apoiar uma das quadrilhas que pilha o país é que é gatuno.
    Que cromos.
    Ehehe!

    Gostar

  71. Desconhecida's avatar
    27 Abril, 2010 15:28

    Hoje perante a situação que atravessamos só há um caminho a prosseguir..os homens e as mulheres honestas deste PAÍS tem de se sublevar, de se manifestarem, tem de se levantarem…a NAÇÃO , que é isso?
    Blasfémia?
    Não!
    Portugal é uma NAÇÃO!É um ESTADO à procura de rumo, à procura de uma liderança que a leve daqui …para um “sítio” melhor, liberto de “xicos” espertos!

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    27 Abril, 2010 15:32

    Há FASCISMO..houve!
    Há socialismo…houve!
    Há XICO-ESPERTISMO? Claro que há…

    Portugal é um exemplo…é um laboratório em movimento….

    Gostar

  73. Outside's avatar
    Outside permalink
    27 Abril, 2010 15:32

    #66

    “tens toda a razão, chama-se abjecção de consciência, vulgo cobardia, também conhecido por apartidarismo, independencia, isenção, neutralismo e outras merdas que dão direito aos despojos em caso de vitória e não-tenho-nada-a-ver-com-isso quando corre mal.”

    Eh pá, desculpa lá se não tenho corante no pensamento !

    Eh pá, desculpa lá se não pinto a minha parte sempre e fiElmente com a mesma côr !

    Eh pá, desculpa lá se não tenho os teus objectivos surrealistas de “vitória” e tenho consciência que NÓS perdemos sempre. Desculpa lá se muitas vezes me vejo impelido a votar no “mal menor” !!! Desculpa lá se ainda não cheguei ao ponto da zazie (e não a posso criticar por isso) de nem sequer ir votar!

    Eh pá, não me desculpar por não escolher nenhuma côr !!! É COVARDIA NO SEU DICIONÁRIO ? NO MEU LÉXICO É CARNEIRAGEM ACÉFALA !!!

    As suas certezas são as minhas dúvidas !!!

    Vai ruminar nas pastagens na certeza que o teu pastor te encaminha por pastos mais verdejantes que os outros e sÊ feliz e ignorante assim !

    AI PORTUGAL PORTUGAL, DO QUE É QUE TU ESTÁS À ESPERA ?

    Gostar

  74. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Abril, 2010 15:45

    “É o mesmo que dizer que quem não apoiar uma das quadrilhas que pilha o país é que é gatuno.”

    não era bem isso oh inocêncio, é mais hitchhiker. devo tar com problemas de fluidez.

    Gostar

  75. Inocêncio's avatar
    Inocêncio permalink
    27 Abril, 2010 15:47

    Está bem,então toma Pankreoflat.

    Gostar

  76. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Abril, 2010 15:51

    “Eh pá, desculpa lá se não tenho corante no pensamento”

    tens e não é pouco, disfarças mal e reforças com a zaida. e olha que não estou a falar do refugo do mozart.

    Gostar

  77. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Abril, 2010 23:53

    Mauvais mauvais mauvais! Então o cagaçentensas não tinha sido despromovido a borraçentensas?

    Gostar

  78. Nero's avatar
    19 Maio, 2010 16:30

    estou com fome… ESTOU LIVRE!!!

    Gostar

  79. del's avatar
    del permalink
    19 Maio, 2010 16:43

    ola,esta muito bem,eu sou graffiteiro

    Gostar

Deixe uma resposta para Socialist snail Cancelar resposta