Saltar para o conteúdo

A vingança de Newton e da lei da gravidade

1 Maio, 2010
by

Pode-se enganar todos algum tempo, pode-se enganar alguns o tempo todo, não se pode enganar todos o tempo todo. Esta velha lei da política – e das relações humanas – explica melhor do que milhares de proclamações a chamada “irracionalidade do mercado”. Pela simples razão de que não há irracionalidade nenhuma. Ou, se preferirmos, porque o que tem de ser tem muita força, e ninguém ilude eternamente a lei da gravidade. Nem sequer uma maçã, quanto mais um país…
O que aconteceu esta semana com a degradação da confiança na capacidade de Portugal pagar a sua dívida soberana estava escrito nas estrelas. Escrito nas estrelas e em dezenas de análises editadas na imprensa portuguesa e internacional. Mais: estava escrito nas entrelinhas do parecer da Comissão Europeia sobre o PEC português.
De facto, “o sobreendividamento dos Estados está para o desencadear de uma crise como a obesidade está para o desencadear de um ataque cardíaco” (Luís Campos e Cunha, Janeiro de 2010). Sucede que “o impacto consolidado, macroeconómico e empresarial, de todos os megaprojectos de transportes e de outras PPP, aumenta a dívida pública, e torna seguramente o modelo económico-financeiro global consolidado inviável, de alto risco para os contribuintes e para a sustentabilidade financeira do Estado português” (manifesto dos economistas, Junho de 2009). Até porque “a crise global apanhou a economia portuguesa numa fase de crescimento anémico que dura há quase uma década, reflexo de debilidades estruturais, em especial de uma baixa produtividade e de um baixo potencial de crescimento” (Comissão Europeia na sua análise do PEC). E por aí adiante…
Ora a Standard & Poor”s limitou-se a extrair as consequências das debilidades referidas nestas análises. Não inventou nem especulou: como Kai Stukenbrock, o analista da S&P responsável pela análise de Portugal, explicou na quarta-feira ao PÚBLICO, a agência acredita que manteremos taxas de crescimento muito baixas e que “um choque potencial de taxas de juro pode aumentar de forma rápida a pressão sobre os défices”. Nada que muitos outros economistas não tivessem já dito.

É por isso ridículo falar da “irracionalidade do mercado”, mesmo sendo verdade que os mercados estão nervosos. Só que têm razões para estar nervosos: ao contrário do que pensam alguns políticos, não chega Portugal repetir que não é igual à Grécia, é preciso que demonstre que é melhor do que a Grécia na superação de fraquezas que todos conhecem. A nossa dívida, por exemplo, é proporcionalmente menor, mas à dívida do Estado é necessário somar a dívida das empresas e particulares, sendo que uma parte desta é dívida pública escondida (caso das empresas públicas e dos encargos gerados pelas PPP). A nossa produtividade é muito baixa, a nossa incapacidade de crescermos deriva da falta de competitividade e também da falta de rentabilidade dos investimentos que temos feitos. Mais: o PEC só vai até 2013, quando todos sabem que o impacto nas contas públicas das PPP começa a pesar depois de 2013, o que significa que, quando lá chegarmos, necessitaremos de um novo PEC.
Sendo tudo verdade, mesmo assim os malvados dos analistas não nos teriam penalizado, se percebessem que estávamos no caminho certo. Mas não: as nossas autoridades continuavam, como disse o antigo economista-chefe do FMI, Simon Johson, em “estado de negação”. E, como Luís Campos e Cunha notou, não se via “quando é que o Governo nos dará factos (e não discursos) para negar a onda de suspeita sobre Portugal”. Pior, pois os factos que o Governo deu agravaram a suspeita: folga aos funcionários públicos, aprovação do contrato do TGV, assinatura (quarta-feira!) do contrato de mais uma auto-estrada, anúncio de verbas para o cinema, para a ciência, para… o Terreiro do Paço. Ao mesmo tempo, uma parte do país ajudou, ao entrar em greve, mostrando uma incurável atracção pelo abismo.
Depois, apesar da imensa vontade que a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu, a OCDE, até o FMI, tinham de que não se abrisse uma nova frente da crise, de que Portugal não fosse uma segunda Grécia, os seus “elogios” ao PEC sempre soaram muito formais e pouco substantivos. Lá, como cá, sabe-se olhar para os números e, como notou Nogueira Leite, salta à vista que “o PEC propõe é que, se tudo correr bem, Portugal chegue ao pico do próximo ciclo de crescimento na zona euro relativamente mais pobre, com uma dívida pública maior e onerando os contribuintes com mais impostos”. Mau cenário.

No meio de tudo isto, ainda bem que existem agências de rating, por muito falíveis e interesseiras que elas sejam: tal como no passado, quando só reajustámos pelo efeito de choques externos (dois acordos com o FMI, adesão à União Europeia, adesão ao euro), também agora demonstrámos que só com uma espada encostada à garganta procedemos – se procedermos… – aos dolorosos reajustes. Foi essa entidade mítica, “os mercados”, que nos encostou à parede? Apesar de tudo, é melhor os políticos atacarem quixotescamente esse moinho de vento do que começarem a espernear contra Bruxelas ou, pior ainda, contra a Alemanha e a chanceler Merkel.
Porque, não duvidemos, temos pela frente anos difíceis que nos obrigarão a uma resposta estrutural, a nível interno, acompanhada por uma dolorosa cura de austeridade e, porventura, por nova recessão, ao mesmo tempo que, como membros da União Europeia e do clube do euro, temos de ser parte da solução conjuntural para a crise que ameaça a moeda única.

(Público, 30 de Abril de 2010)

98 comentários leave one →
  1. lucklucky permalink
    1 Maio, 2010 12:46

    Não há hipóteses. Ou este ano chega-se a 3% de defice e nos outros a seguir tem-se superavite ou então teremos a bancarrota.

    Gostar

  2. Pizarro permalink
    1 Maio, 2010 12:47

    Mais um excelente artigo.

    Há uma questão de que as pessoas se têm esquecido. Quando (e a questão é só mesmo saber quando) a Alemanha tomar conta politicamente do BCE, não irá haver mais taxas de juro baixas durante muito tempo. Para além da disciplina financeira e orçamental que se encontra na forma de estar deste país, historicamente são um país com uma má experiência no que diz respeito a inflação galopante e por isso tudo farão para o evitar. A pressão inflacionista que já se começa a sentir via aumento do preço da energia por efeito de desvalorização do euro face ao dólar, acrescido deste excesso de liquidez demasiado prolongado ao nível do sistema bancário, irá fazer com que o BCE não tenha qualquer problema em começar a subir taxas. E nesse momento, o estrangulamento dos países financeiramente indisciplinados será ainda maior.

    Gostar

  3. lucklucky permalink
    1 Maio, 2010 12:53

    Quando se deixa a bolha da insustentabilidade crescer Notícias destas aparecem ao fim de anos de bolha. Por cá também teremos: Funcionários Publicos, Municipais despedidos mais tarde ou mais cedo.

    Cuba deve despedir 1 Milhão de trabalhadores das empresas estatais:

    Cuba debe despedir a un millón de empleados estatales
    Las plantillas infladas pasan factura al Gobierno, incapaz de pagar los sueldos

    http://www.elpais.com/articulo/internacional/Cuba/debe/despedir/millon/empleados/estatales/elpepuint/20100501elpepiint_6/Tes

    Gostar

  4. lucklucky permalink
    1 Maio, 2010 12:57

    O Governo, o PSD e Cavaco podem no entanto destruir o que resta da economia privada para que a farsa dure um pouco mais tempo e só quando atingirmos o nível zero Cuba já nada haja a fazer.

    Gostar

  5. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 13:04

    “A pressão inflacionista que já se começa a sentir via aumento do preço da energia por efeito de desvalorização do euro face ao dólar, acrescido deste excesso de liquidez demasiado prolongado ao nível do sistema bancário, irá fazer com que o BCE não tenha qualquer problema em começar a subir taxas. E nesse momento, o estrangulamento dos países financeiramente indisciplinados será ainda maior.”

    Depende. E se a inflação contribuir para baixar as necessidades de liquidez e endividamento?

    Para quando é que se faz análise económica com base nas várias consequências de alguns fenómenos? Ou acha que a inflação não irá ajudar os endividados? Não é para isso que alguns bancos centrais estão a trabalhar?

    anti-comuna

    Gostar

  6. lucklucky permalink
    1 Maio, 2010 13:18

    “Ou acha que a inflação não irá ajudar os endividados?”

    Hmm taxas de juro a 10% na habitação…que será que acontecerá às famílias Portuguesas? E Empresas? Dívida, comprar tecnologia mais cara? Inflacção só ajuda o Estado no início, no fim é o desastre geral.

    Mais uma vez o anti-comuna anda à procura da quadratura do círculo.

    Gostar

  7. 1 Maio, 2010 13:28

    «Pode-se enganar todos algum tempo, pode-se enganar alguns o tempo todo, não se pode enganar todos o tempo todo»
    E o prémio vai
    para Durão Barroso,
    Santana Lopes, José Sócrates.
    Os melhores enganadores.
    A bem do Regime.

    Gostar

  8. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 13:29

    Caro lucklucky, as taxas de juro reais é que irão contar. os endividados salvar-se-ão da falência, mas perderão forte poder de compra, para beneficiar o Estado. É esse o ponto, que o Pizarro não vê. Só vê alguns efeitos adversos de alguns fenómenos e não todos. Eu acho que lhe fica mal estar a colar-se ao Pizarro.

    Vc. diz que eu quero fazer a quadratura do círculo. Que bem gostava, se Vc. souber o significado simbólico dessa expressão. ehehheh

    anti-comuna

    Gostar

  9. Anónimo permalink
    1 Maio, 2010 13:39

    oh zé manel! achas que o investimento público reiterado pelo ministro das obras públicas não foi préviamente acordado por bruxelas e aprovado pelo banco europeu? parece que uma das condições era o maior partido da oposição apoiar o pec, o que foi feito, apesar de estarem com o pé de fora para consumo interno.

    Gostar

  10. Anónimo permalink
    1 Maio, 2010 13:42

    oh zé manel! se o newton fosse vivo passava-te uma multa pela gravidade das leis que infringes.

    Gostar

  11. lucklucky permalink
    1 Maio, 2010 13:43

    Não me importo que ficar mal “colado”. Eu discordo de si em quase tudo.

    Para lá dos aspectos éticos, os endividados não se salvam destruindo os melhores. Prolongam a crise deles e dos outros todos que é o que acontece sempre que dispara a inflação. Se prefere uma crise à inglaterra dos anos 60-70…

    Lá está você a assumir…É uma impossibilidade geométrica, aprende-se em Geometria Descritiva.

    Gostar

  12. piscoiso permalink
    1 Maio, 2010 13:53

    Por falar em Newton, quanto pesa o zémanel?
    E que número calça?

    Gostar

  13. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 13:59

    “Eu discordo de si em quase tudo. ”

    Ainda bem. Mas Vc. confunde o que eu analiso, e descrevo os factos como penso que irão acontecer, com aquilo que eu desejo. Já lhe expliquei que é esse o seu mal. Não se faz análises com base nos nossos desejos, ideias e pretensões mas com base na realidade.

    Não me posso dar a esse luxo. Deixo para si e outros como Vc. essa forma de ver as coisas.

    “Lá está você a assumir…É uma impossibilidade geométrica, aprende-se em Geometria Descritiva.”

    Simbolicamente Vc. não sabe o que quer dizer esse desafio matemático Olhe, eu dou-lhe uma ajuda:

    É um gráfico de cotações de uma conhecida cotada portuguesa, com periodicidade semanal. Com muita simbologia por trás que só alguns conseguem perceber.

    anti-comuna

    Gostar

  14. tina permalink
    1 Maio, 2010 14:11

    Muito bom artigo jmf, aquilo que precisava de ser dito. Sim, graças a Deus pelos ratings que, espero, nos salvarão do maníaco do Sócrates e a sua insistência nas obras públicas. Aquele homem precisa de tratamento psiquiátrico.

    Gostar

  15. luikki permalink
    1 Maio, 2010 14:15

    eu gosto muito da rtp!
    a rtp é muito boazinha! a rtp, para não dar “ideias” aos habitantes do rectângulo, não mostra a porrada do 1º de maio na grécia…

    Gostar

  16. ,,,, permalink
    1 Maio, 2010 14:34

    .
    Quando as notas e as moedas que pagam os ordenados, remuneram os investimentos, pagam a luz, a agua, a escola, o supermercado, a escola, os livros, a roupa, a gasolina, os carros, a mobilia, os sapatos etc etc são PRODUZIDAS nas Casas da Moeda a bel prazer do gajo que tem a chave da porta e a ficha para ligar as maquinas de fabricar dinheiro à electricidade,
    ~.
    não há racionalidade ou irracionalidade. Para ser sério chame-lhe ACASO. As moedas e as notas são uma FANTASIA VIRTUAL. Hoje riqueza ‘thin air’ ……. Faz-se quanto fôr preciso, tira-se quanto fôr preciso. A porra é se os gajos que decidem isso sabem o que andam a fazer. A ‘fome’ é o motor não da violência. Mas da extrema violência, motor da natureza que a Vida transporta para garantir a Sobrevivência e a Continuidadee dos genes pela paternidade e maternidade.
    .
    Regressa sempre tudo ao Simples, o máximo da sifisticação, como genialmente Leonardo da Vinci retirou do obscurantismo.
    .

    .

    Gostar

  17. ,,,, permalink
    1 Maio, 2010 14:34

    .
    errata onde se lê ‘sifisticação’ deve ler-se ‘SOFISTICAÇÃO’.
    .

    Gostar

  18. 1 Maio, 2010 14:40

    Gostar

  19. Pizarro permalink
    1 Maio, 2010 15:32

    Anti-Comuna,

    Eu sei que só o Anti-Comuna vê aquilo que mais ninguém vê. É um iluminado. Ainda bem. Não lhe serve é de nada andar atrás dos meus comentários só pq pus a nú o facto de ter vindo para aqui falar de mercados como um grande especialista, quando na verdade é mais um comentador de pacotilha. Mas isso é coisa que vejo todos os dias, principalmente no que diz respeito a mercados financeiros.

    “Eu acho que lhe fica mal estar a colar-se ao Pizarro.” ahahaha, essa foi excelente. “não te coles a esse que esse é dos maus. ehehehehe

    Anti-Comuna, esse gráfico é excelente. Adoro análises técnicas esotéricas, via investopedia. Vá lá continuar a estudar as ondas de elliot e ler artigos do marketskeptics e desampare-me a loja ehehehe

    Quanto a análise macroeconómica, deixo-lhe aqui uma citação de um excelente economista por quem tenho muita estima:

    “A política monetária é um dos temas mais técnicos na política económica. Nas discussões sérias sobre o tema há pouco lugar para “políticas de esquerda” ou “convicções no mercado”; predominam antes o rigor matemático, o conhecimento dos mercados financeiros e o pragmatismo a que obriga o confronto permanente com os dados. Isto reflecte-se também nos banqueiros, que na sua maioria têm hoje um doutoramento e investigação científica na área, embora isto deixe frustrados os políticos e os comentadores, que não conseguem sequer penetrar na discussão.”

    Cumprimentos

    Gostar

  20. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 15:58

    Pizarro, que imbecil prevê taxas de juro nos 10% por causa da inflação e depois se esquece que essa mesma inflação causa uma queda no défice orçamental, pela via monetária?

    Quanto ao gráfico, deguste-o e vomite-o, que Vc. não vê disto todos os dias. lololololo

    Mas pronto, imbecis como Vc. vejo-as todos os dias armados em espertos nos mercados. ehehheehh

    anti-comuna

    Gostar

  21. 1 Maio, 2010 16:05

    Para o anti comuna com amor…

    Gostar

  22. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 16:23

    Pizarro, esqueci-me disto.

    “A política monetária é um dos temas mais técnicos na política económica. Nas discussões sérias sobre o tema há pouco lugar para “políticas de esquerda” ou “convicções no mercado”; predominam antes o rigor matemático, o conhecimento dos mercados financeiros e o pragmatismo a que obriga o confronto permanente com os dados. Isto reflecte-se também nos banqueiros, que na sua maioria têm hoje um doutoramento e investigação científica na área, embora isto deixe frustrados os políticos e os comentadores, que não conseguem sequer penetrar na discussão.”

    Interessante este comentário.

    Mas que nada tem a ver com a realidade da maioria dos bancos centrais.

    Como prova meto este gráfico:

    Para compreender este gráfico, em oposição ao que aí vem escrito, sem citação, o que demonstra que Vc. nem nas coisas simples é capaz de saber discutir de um modo honesto, eu aconselho-o a ler o que escreveu o Greenspan, como ele decidia a sua política monetária. ahhahahhahaha

    anti-comuna

    Gostar

  23. lucklucky permalink
    1 Maio, 2010 16:42

    “Simbolicamente Vc. não sabe o que quer dizer esse desafio matemático Olhe, eu dou-lhe uma ajuda:”

    Simbolicamente você não percebe patavina porque fui eu que empreguei a expressão com um significado preciso. Uma impossibilidade.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadratura_do_círculo

    “Pizarro, que imbecil prevê taxas de juro nos 10% por causa da inflação e depois se esquece que essa mesma inflação causa uma queda no défice orçamental, pela via monetária?”

    Há um inteligente que não percebe a Inflação: é o Senhor Estado aka:Sócrates ter ainda mais poder. É destruir famílias que cumprem, os bons que restam independentes do Estado, é proteger os que vivem do Estado, é o Estado chegar a 70% da economia. É destruir tudo o que resta da racionalidade económica para depois não resolver coisa nenhuma. Parece que os anos 80 não lhe ensinaram nada, na teoria económica anti-comuna descobriu-se que afinal não era preciso ter vindo cá o FMI, era só inflacionar, ou seja igual aos comunas.

    Gostar

  24. Pizarro permalink
    1 Maio, 2010 16:54

    Nick Anti-Comuna,

    Admito que você é divertido. Mas vá lá, por não se ter argumentos não é preciso insultar aos outros a la Jugular, pois não? Não baixe o nível, caro nick anti-comuna, fica nervoso muito depressa. E seja honesto, você sabe tão bem como eu que não vê nem deixa de ver ninguém nos mercados…
    O desenho é giro, tem piada, já lhe disse. Que quer que lhe diga mais, que é um perfeito disparate? Toda a gente tem a liberdade de desenhar o que quiser e acreditar no que quiser.

    Já agora, o Ricardo Reis sabe bastante bem o que se passa nos bancos centrais, não diga mais disparates por favor. E olhe que ele deve conhecer muito bem o trabalho do Greenspan.
    E homem, arranje uma vida. Andar a perseguir os comentários de outros durante anos a fio em caixas de comentários de blogs não é nada saudável.

    Gostar

  25. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 17:03

    Caro lucklucky, pouco me interessa para este debate, o que devia ser. Eu estou-lhe a dizer o que eu prevejo que vai acontecer. Pressões inflacionistas deliberadas para mitigar os riscos de insolvência imediatos. De outra forma não se compreende as actuais políticas monetárias dos USA e do UK, onde a inflação já começa a mostrar os seus dentes.

    Dirá. É péssimo. Pois é. Mas eu limito-me a descrever o que eu vejo. Se eu digo que vai acontecer é porque acho, que mesmo me oponha, de nada vale eu o dizer. Mas é o que os bancos centrais estão a fazer.

    O seu erro é que, se esquece, que quando eles inflacionam as economias, quem se salva é quase sempre o Estado, e os insolventes, mesmo que à custa de quedas futuras no seu nível de vida.

    Assim sendo, basta aos governantes portugueses manterem os salários congelados 5 ou 10 anos, sob inflações acima dos 3 a 4%, para que o défice orçamental caia, sem quase nenhum esforço estatal. É uma forma de fazer cair os salários do funcionalismo público, sem a dor psicolica de cortes nominais.

    Portanto, Vc. sabe isto tão bem ou melhor que eu, que o Estado pode enganar a sua população, usando a inflação como forma de a roubar, sem tanta dor nem custos políticos.

    Alguém que preveja taxas de juro nos 10%, é porque pressupõe taxas de inflação na casa dos 8%, a menos que o crescimento económico seja muito acima dos 2 ou 3%. Ora, com esse tipo de taxas de inflação, basta ao Estado congelar salários, para automáticamente baixa ro défice. E dependendo do controlo sobre a outra despesa, além do défice cair a pique, até o stock da dívida pública sobre o PIb cai, devido ao fenómeno monetário.

    Vc., se quiser ser analista isento, sabe que se a inflação disparar mesmo, é isto que poderá acontecer.

    Se Vc. é contra a inflação, dirá que o Estado devia fazer alguma coisa para combater a inflação. Já que não temos política monetária própria.

    Mas uma coisa é Vc. dizer o que gostaria que fizessemos, outra, o que pensa que poderá acontecer.

    Eu até lhe vou dizer mais, para perceber como em parte as suas ideias são contraditórias. Vc. combate, quer o despesismo estatal, quer a criação do dinheiro do nada. Mas ao mesmo tempo, critica o Greenspan, que foi talvez o único Governador de um Banco Central Randiano. E que, ao invés do que citou o Pizarro (cuidado com as más companhias ehehheheeh), durante 18 anos, a Res. Federal seguia os mercados livres, nas taxas de juro, porque acreditava que eles, os mercados livres, conseguiam ser mais fiáveis que o próprio banco central, a estabelecer as taxas de juro. É claro que ele depois arrependeu-se. Mas foi o que ele fez.

    Quando Vc. critica os excessos monetários, também está a criar o funcionamento de mercados livres, já que eles próprios tendem a criar os tais excessos.

    Alguém que seja honesto, e que acreditava nos mercados livres, não pode hoje atirar pedras ao consulado do Greenspan, porque ele efectivamente foi o governador que mais acreditou neles. E que os seguiu nas suas políticas monetárias.

    Agora, quando vem um Pizarro dizer que as políticas monetárias seguidas são muito complexas de entender, é porque não pesca nada mesmo delas. ehehehheh

    anti-comuna

    Gostar

  26. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 17:10

    Pizarro, Vc. teve azar. Eu não preciso de muito jargão técnico para demontar as ideias imbecis.

    Vc. é imbecil, porque eu não persigo ninguém. Eu gosto de escrever aqui e Vc. é que se armou em esperto, porque acha que por eu usar linguagem simples, não sei o que estou a dizer.

    Vejo que não gostou do gráfico. É como lhe digo. Deguste-o e vomite-o, porque Vc. é ignorante demais para saber o que é aquilo. Até pensa que aquilo é, como disse, ondas Elliott? lolololololololol

    Limite-se a debater com as suas ideias, em vez de invocar outros como muleta. Como o Ricardo Reis, que terá previsto o fim da crise subprime num mês.

    anti-comuna

    Gostar

  27. Pizarro permalink
    1 Maio, 2010 17:16

    Anti-Comuna,

    Não sei se consegui perceber, mas a citação é do Ricardo Reis. Sabe quem é, não sab? Quanto ao último gráfico que apresentou e a descrição que faz da política monetária do Greenspan, homem, vá estudar econometria para casa e aproveite e veja pelo caminho qq coisa sobre política monetária. Só lhe fazia bem. A ignorância é atrevida, caramba!

    “quando eles inflacionam as economias, quem se salva é quase sempre o Estado” essa é a cereja em cima do bolo.

    Gostar

  28. Pizarro permalink
    1 Maio, 2010 17:21

    Anti-Comuna,

    Você não percebe mesmo nada. Eu não disse que aquilo eram as ondas de elliot. Minha nossa, que tapado. Era uma analogia a desenhos esotéricos. Então você anda nos mercados e não sabe o que são as ondas de elliot?

    caro nick, você não desmonta nada. Só faz figuras tristes. E não é por usar linguagem simples, que ideia disparatada. É por não saber mesmo do que está a falar. Não usei o Ricardo Reis como argumento, só pus a citação porque ele diz exactamente o que se passa. Muitos comentadores frustrados por não pescar nada do assunto.

    Você não persegue ninguém? O nick anti-comuna e o nick zazie passeiam-se há anos pelas caixas de comentários, com o proselitismo habitual, insultando sempre os outros de ignorantes e imbecis. Mas na verdade, pelo que se vê, a única coisa que faz é falar do que não sabe.

    Tenha lá calma e , como é que costuma dizer?, vá beber um bagacinho com aqueles “lolololololol” no fim 🙂

    Gostar

  29. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 17:22

    “Não sei se consegui perceber, mas a citação é do Ricardo Reis. Sabe quem é, não sab?”

    Sim? E daí? Ele tem alguma coisa de especial, que ser um teórico e académico?

    Ele que vá para os mercados com as teorias dele e a falta de experiência, depois ele aprende a ser mais humilde e menos crente nas ideias que defende.

    E Vc. defenda as suas ideias. Quando meter citações, diga de quem são. É assim que um debate honesto e sério exige.

    anti-comuna

    Gostar

  30. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 17:25

    Pizarro, eu não sei o que quer dizer isto:

    “Vá lá continuar a estudar as ondas de elliot e ler artigos do marketskeptics e desampare-me a loja ehehehe”

    Então aquilo são ondas Elliott?

    Esotérico, é. Mas essa simbologia é a tal que eu chamei à atenção do Luckyluck, que eu gostaria de conseguir. Fazer a quadratura do círculo.

    Já agora, não quer comentar as políticas monetárias do Greenspan? E demonstrar que eu afinal é sou um azelha?

    anti-comuna

    Gostar

  31. 1 Maio, 2010 17:43

    O artigo do José Manuel Fernandes é, para não variar, excelente.

    Já o tom que o Caro Anti-Comuna tem assumido nos comentários a este post, não lhe assenta bem nem lhe faz justiça.

    Gostar

  32. Anónimo permalink
    1 Maio, 2010 17:46

    oh comuna anti-qualquer-coisa! aquilo vindo de ti deve ser uma serigrafia, não autenticada e tão pouco numerada, das “ondas” de um vulgar eddiott.

    Gostar

  33. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 17:52

    Eduardo, este Pizarro é que se armou em carapu comigo há uns dias atrás. Saiu derrotado do debate e toca a atirar ad hominen.

    Hoje eu mostrei que era imbecil e o tipo só sabe dizer que aquele gráfico são ondas idiotas eheheheh, ou que o Ricaro reis é o Papa português na Univ. de Columbia.

    Mas este Pizarro já foge de comentar as tais políticas monetárias, que invocou muleta alheia, eram bastante complicadas. Quando este Pizarro, se sabe mesmo o que diz, devia saber que as políticas monetárias só são mesmo eficazes se os agentes económicos as compreenderem na sua essência. E invoca uma citação que vai contra as modernas teorias de controlo da inflação e das políticas monetárias?

    Imbecis com discurso semi-intelectualoide não falta por aí. Mas espremido e dissecado… Puff!

    Dirá que sou excessivo. Sou-o. Sempre quando noto a imbecilidade dos comentários de alguns artistas, que ainda por cima fazem-se de vítimas, dizendo que os persigo.

    Este imbecil deve ter um complexo de perseguição anormal.

    anti-comuna

    Gostar

  34. 1 Maio, 2010 17:56

    Caro Anti-Comuna,

    «as políticas monetárias só são mesmo eficazes se os agentes económicos as compreenderem na sua essência»

    Quer elaborar? É que, à primeira vista, tendo a discordar totalmente do que afirma…

    Gostar

  35. Pizarro permalink
    1 Maio, 2010 18:06

    Nick Anti-Comuna,

    Eu não sai nem deixei de sair derrotado de nada, porque não discuto para ganhar o que quer que seja. Isso é uma visão um pouco infantil de ver o mundo, deixe-me que lhe diga. Há uns dias atrás apareceu aqui a insultar tudo e todos armando-se em grande expert de mercados, mas demonstrando que nada sabia. Amuou como um menino. É um problema seu. E o menino cresça antes de vir falar com homens.

    Depois, para além de passar a vida a insultar os outros, está um pouco tapado, visto que já lhe expliquei que não estava a dizer que aquilo eram ondas elliot. Estava a fazer uma analogia, mas como o caro expert nem sabe o que são as ondas elliot ( deve estar neste momento a ir à wikipedia para poder responder), percebeu tudo mal, para variar.

    Quanto às teorias económicas, só dou aulas quando me pagam, não vou estar numa caixa de comentário a explicar uma coisa que, pelo que vejo, demoraria meses a perceber.

    Depois vem com a vulgata da teoria e da prática. Quando o anti-comuna tiver trabalhado em qq coisa a sério ligada aos mercados venha falar comigo. Não é comprar umas acçõezitas que aprende o que quer que seja.

    Quanto à perseguição, é simples. O JMF escreveu um texto, excelente como sempre. Eu vim aqui comentá-lo. E a primeira coisa que o nick anti-comuna fez, foi falar do meu comentário de forma, como hei-de dizer, deselegante. E só o fez, pela primeira vez, por causa exactamente da conversa que tivemos outro dia. Parece um garoto de rua. Leve lá a bola homem.

    “toca a atirar ad hominen.” Você deve ter um problema. Você é que faz esse tipo de ataques e depois diz que foram os outros. Faz-me lembrar o PM. Não encontra um comentário em que eu chame imbecil a alguém. Quer fazer o word count e ver quantos é que o nick anti-comuna fez e faz, desde que vagueia pelos blogs?

    Mas não sou eu que lhe vou dar educação. Isso é uma coisa que se aprende à saída de casa e não num blog.

    Continuo com o mesmo conselho sincero, vá estudar alguma coisa e depois fale. Ou vá trabalhar para uma sala de mercados, ou faça um estágio no BCE, ou numa instituição financeira qq, ou leia mais, ou trabalhe mais. Ou pelo menos, quando escrever coisas sem nexo, não chame os outros de ignorantes, porque só faz figuras tristes.

    Gostar

  36. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 18:10

    As políticas monetárias só são eficazes se a generalidade dos agentes económicos perceberem quaais são as condições que levarão a mudanças nas taxas de juro. É a credibilidade obtida pelos bancos centrais, para que a chamada inflation targeting tenha mesmo eficácia.

    No caso do BCE é simples. O BCE deseja estabilidade de preços e inflação entre zero e 2%. E sempre que a velocidade da inflação acelera, se aproxima dos 2% e a taxa de desemprego começa a estabilizar ou cair, os juros subirão. É isso que está agora acontecer com as euribor, porque a inflação subiu muito rápidamente, o desemprego estabilizou e até na Alemanha já começou a cair bem.

    O caso americano é mais complicado. Após o Volcker, os agentes económicos interiorizaram que as taxas de juro poderiam subir, custasse o que custasse, para trazer a inflação para baixo, na casa dos 2 a 3%. Veio o Greenspan e a coisa mudou. Embora ele mantivesse a pressão psicológica sobre os mercados, que poderia subir as taxas de juro caso as pressões inflacionistas fossem fortes, na prática era o mercado que as regulava e a Reserve federal praticamente seguia as taxas de curto prazo no mercado monetário. (Ver gráfico acima.)

    Hoje as coisas complicaram-se. Tanto a Reserva Federal como o BoE parece que abandonaram a política de ameaçar subir taxas de juro caso a inflação dispare, por motivos ligados ás insolvências ligadas ao elevado endividamento e à fragilidade do sistema financeiro. Já o BCE mantém intacta a credibilidade, pois até as taxas euribor já começaram a subir e as próprias taxas cobradas entre agentes económicos subiram, mesmo que o credit crunch tenha vindo desvirtuar um bocado o próprio mercado da dívida.

    Mas, na Australia e até na Nova Zelãndia, a política de inflation target de 2% é eficaz porque as políticas monetárias mudam quando tal target está em causa. Daí que as taxas de juro começaram a subir na Ásia primeiro.

    Quando a política monetária não é apreendida pelos agentes económicos, sobretudo nos mercados financeiros mas também até nas políticas salariais, a eficácia da política monetária esvai-se, por falta de credibilidade. É o que está a acontecer nos USA e no UK, que os agentes económicos não estão preocupados com a inflação, porque sabem que as políticas monetárias estão a perseguir outros objectivos, que não o controle de preços. É um erro que a todos vai ficar caro, por causa da instabilidade futura que daí advirão.

    anti-comuna

    Gostar

  37. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 18:14

    Pizarro, blá, blá, blá, blá. Beba um bagacinho que isso passa-lhe.

    anti-comuna

    Gostar

  38. 1 Maio, 2010 18:21

    Caro Pizarro,

    Confesso-lhe que não sabia o que eram as “ondas elliot” pelo que dei uma olhadela rápida à wikipedia. Aprendi um pouquinho sobre algo que nada sabia. Obrigado. Fiquei a perceber melhor o porquê da procura dos melhores cérebros em matemática pelas maiores empresas financeiras.

    Mas é um assunto que não me interessa muito, o da adrenalina dos mercados financeiros. Tenho preferido focar os meus interesses no estudo dos Black Swans. Os “verdadeiros”, porque inesperados e impossíveis de prever, e os “imperfeitos” porque sabendo-se que aí vêm ou seja, que são inevitáveis, não há maneira de saber onde vão aparecer e quando vão aparecer…

    Gostar

  39. tina permalink
    1 Maio, 2010 18:26

    De facto, o tom do Anti-Comuna tem-se tornado muito petulante e desgradável ultimamente, enquanto o Pizarro prima pelas boas maneiras. E, pelos vistos, de uma sabedoria ímpar na matéria.

    Gostar

  40. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 18:30

    “E, pelos vistos, de uma sabedoria ímpar na matéria.”

    Que sabedoria, Tina? Expliqe lá o que ele defendeu, com razão e bons argumentos. Ele utiliza muitas palavras para não dizer nada com jeito.

    Mas se a Tina me convencer em que ele tem razão, eu estou disposto a dar a mão à palmatória. eheheeheh

    anti-comuna

    PM Ele não sabe o que diz porque espremido, não sai nada de jeito. Apenas sai ondas iddiottas. lololololol

    Gostar

  41. 1 Maio, 2010 18:33

    Caro Anti-Comuna,

    «O caso americano é mais complicado. Após o Volcker, os agentes económicos interiorizaram que as taxas de juro poderiam subir, custasse o que custasse, para trazer a inflação para baixo, na casa dos 2 a 3%. Veio o Greenspan e a coisa mudou. Embora ele mantivesse a pressão psicológica sobre os mercados, que poderia subir as taxas de juro caso as pressões inflacionistas fossem fortes, na prática era o mercado que as regulava e a Reserve federal praticamente seguia as taxas de curto prazo no mercado monetário. (Ver gráfico acima.)

    Com frequência, o copy & paste prega-nos partidas…

    Desiludiu-me, Anti-Comuna. Passe bem.

    Gostar

  42. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 18:34

    Ele não respondeu a isto, pois não?

    ““A pressão inflacionista que já se começa a sentir via aumento do preço da energia por efeito de desvalorização do euro face ao dólar, acrescido deste excesso de liquidez demasiado prolongado ao nível do sistema bancário, irá fazer com que o BCE não tenha qualquer problema em começar a subir taxas. E nesse momento, o estrangulamento dos países financeiramente indisciplinados será ainda maior.”

    Depende. E se a inflação contribuir para baixar as necessidades de liquidez e endividamento?”

    Porque na realidade, inflação alta beneficia os indisciplinados e não os penaliza, como ele o disse.

    Nem respondeu. Depois abespinha-se e diz que o persigo.

    No outro dia disse que eram impossível have naked shorts. mostrando que vive de teorias bonitas. O que revela só uma coisa. Não sabe o que diz, porque se o soube, nem desmentia. Porque a generalidade dos operadores de mercado sabem que existe mesmo que não o possam provar. Porque não é fácil provar, mesmo pelos próprios reguladores.

    Quando lhe apontei links e estudos, amuchou e disse que não eram suficientes.

    Enfim, um imbecil.

    anti-comuna

    Gostar

  43. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 18:36

    Caro eduardo:

    “Desiludiu-me, Anti-Comuna. Passe bem.”

    Viu o link do gráfico?

    Veja lá e depois diga-me qualquer coisa.

    anti-comuna

    Gostar

  44. Pizarro permalink
    1 Maio, 2010 18:41

    Eduardo F

    Isto é um bocado off topic, mas já agora eu sinceramente acho as ondas de elliot uma teoria demasiado rebuscada. Conheço algumas pessoas que estudam isso e que até tiveram bons resultados ao longo de duas décadas, o que lhes dá alguma credibilidade. Mas só pelos resultados, porque a teoria em si é demasiado vaga.

    “Tenho preferido focar os meus interesses no estudo dos Black Swans”. É de facto bem mais útil e bem mais interessante.

    Cumprimentos

    Gostar

  45. tina permalink
    1 Maio, 2010 18:42

    Bem pelo contrário Anti-Comuna, ele explica tudo e não precisa de recorrer a links a ao insulto como você. Estas são as armas de quem se sente inseguro e quer intimidar os outros pela humilhação.

    Gostar

  46. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 18:49

    “Bem pelo contrário Anti-Comuna, ele explica tudo e não precisa de recorrer a links a ao insulto como você.”

    Que links? Ele não deixa links nenhuns.

    Eu insulto directamente, ele fá-lo indirectamente e de um modo mais soez. Releia o que o artista escreve.

    Ele não explica, induz. Até disse que eu estudava ondas iddiottas, porque pensou que aquele gráfico eram ondas elliott. Quando não tem nada a ver e depois diz que eram analogias.

    Agora, quem deixa links e explica sou eu. Ele até usa muletas alheias.

    Caro Eduardo, para não ficar desiludido, aconselho-o a alguma coisa de Marvin Goodfriend para saber do que eu falava. Se me disser que não tem credibilidade porque publica trabalhos sob a égide de uma Banco Cenrtal, ou dependência da Reserva Federal…

    anti-comuna

    Gostar

  47. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 19:02

    Caro Eduardo, está a inferir que eu copio?

    “Com frequência, o copy & paste prega-nos partidas…

    Desiludiu-me, Anti-Comuna. Passe bem.”

    Acho que Vc. não leu as mensagens todas. Mas se pensa que eu copio e não cito, então é problema é seu.

    Mas se tiver dúvidas do que o reenspan fazia, veja outro gráfico:

    Então é isto a tal sofisiticação das políticas monetárias? Que são precisos grandes complexidades matemáticas para entender as respectivas políticas monetárias? ahhahahaha

    anti-comuna

    Pm Usei um link iddiott. ehheheheh

    Gostar

  48. Pizarro permalink
    1 Maio, 2010 19:12

    Nick Anti-Comuna,

    Isto é uma conversa estéril. Eu não insulto, nem entro em discussões para ganhar. Tenho a humildade suficiente para aprender com os outros e não venho aqui para ensinar nada a ninguém. Vim só comentar um texto do JMF que gostei. E fiz um comentário, que pretendi ser construtivo. Nem sequer me propus a falar de teoria económica. Foi um comentário. Só isso.
    Quanto às ondas de Elliot, se não quer perceber o que disse isso já um problema seu. Já lhe respondi que era uma analogia, até pq as ondas Elliot existem, o gráfico que pôs não é rigorosamente nada. Da quadratura do Círculo, só gosto mesmo do Pacheco Pereira e nos últimos tempos do LX.

    E se em algum momento fui deselegante consigo, peço desculpa. Não era a minha intenção. Só respondi a ataques seus e tentei fazê-lo da forma mais correcta possível.
    Para si todos os outros são ignorantes. Para si o Prof.Ricardo Reis é um qq. Muito bem. Para mim, é alguém que admiro. E a citação era só para lhe mostrar como se deve ter cuidado com a forma arrogante como por vezes fala.
    Para si o LuckLucky é um imbecil por ter falado em taxas de 10%. Tudo bem, é entre ele e você. Mas chamar logo alguém de imbecil não me parece muito correcto. Enfim, são formas de estar e eu não tenho nada a ver com isso.

    Passe bem.

    Gostar

  49. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 19:37

    Vc. já começa a falar mais certinho, caro Pizarro.

    Mas Vc. é que insinuou que eu e outra pessoa estavamos a aldrabar os demais (JM,, LR, etc.) porque era impossível haver nakedshort. Depois de alguns links e a outra pessoa ter metido também links, e Vc. saber que ele trabalhou no clearing, é que Vc. lá admitiu que havia uma pequena parte das acções shortadas que falham no clearing. Amuchou ao dizer isto, porque é admissão e prova cabal que existe nakedshort. Mas nem sequer teve humildade de o admitir e voltou hoje a dizer que nós é que nem sabemos o que dizemos.

    Quanto ao gráfico, eu dou de barato que Vc. não percebe aquilo como nem saber o significado simbólico da quadratura do círculo. E nem sequer sabe o que é quando aplicado aos mercados. (Nem lhe vou explicar, que Vc. não merece.)

    O que Vc. é insultuoso quando mete uma citação alheia, sem a referir, e depois para cúmulo, diz que é do Ricardo Reis, como se isso fosse garantia de qualidade. Quando lhe chamei para o debate e mostrar que afinal sabia e eu era um ignorante (que se limitava a comprar umas acções), desafiei-lhe a mostrar pelas suas próprias palavras, a explicar as tais políticas monetárias, baseadas nisto:

    “Isto reflecte-se também nos banqueiros, que na sua maioria têm hoje um doutoramento e investigação científica na área, embora isto deixe frustrados os políticos e os comentadores, que não conseguem sequer penetrar na discussão.”

    Ora, isto é um erro do autor e seu, se subscreve. Porque as políticas monetárias só são credíveis e com efeitos, se até os políticos e comentadores as compreenderem. Em suma, a generalidade dos agentes económicos, inlcusivé as donas de casa.

    Dirá que eu subestimo o Ricardo Reis. Claro, não me merece grande credibilidade, apesar do alto gabarito em que Vc. aparentemente o remeteu. Pois eu ainda não vi nada de especial no que ele fez, senão as teses. Mas como as teses, para mim, têm pouca validade per si, desconsidero.

    Vc. foi insultuoso comigo e com outro comentador, que ainda por cima trabalhou na área do clearing.

    Hoje, Vc. fez afirmações que eu contestei e ainda teve a lata de achar que era persguição pessoal, quando é apenas a segunda vez que entro em debate consigo.

    De facto tem razão. Foi o Luckyluck que apontou a taxa de inflação para a casa ds 10% e que errei ao atrbuir a si. Mas eu a ele peço-lhe desculpa, porque também o tenho em estima, porque sei que ele não costuma ser chico-esperto, mesmo que discordemos imenso.

    Mas a si não lhe perdoo, porque Vc. em vez de debater os assuntos, faz-se de coitadinho, como costuma fazer o Pinócrates, por exemplo.

    Se não é capaz de debater os assuntos e acha que são demasiado complexos para exprimir em palavras suas, pelo menos tenha a coragem de admitir que não sabe ou não quer dar aulas de borla. ahhahahah

    Como lhe digo, Vc. se tem ideias boas, use-as. Não use muletas nem tenha a vergonha de admitir que não sabe. Eu também sou ignorante mas aprendo com os demais. excepto com burros carregados de livros, que depois armam-se em intelectuais.

    E bebo um bagacinho para abrir o apetite.

    anti-comuna

    Gostar

  50. Menchevik permalink
    1 Maio, 2010 19:47

    Quanto mais leio os comentários do “Anti-Comuna” mais vontade tenho de ficar…….”comuna”. lol

    Já agora, com tanto link e citação sobre economia e economistas aqui vai mais uma (que me parece bastante pertinente):

    “In the long run we are all dead.”

    John Maynard Keynes

    Gostar

  51. lucklucky permalink
    1 Maio, 2010 20:46

    Não tenho muito mais tempo por isso só fica esta crítica:

    “Mas ao mesmo tempo, critica o Greenspan, que foi talvez o único Governador de um Banco Central Randiano.”

    Como raio é que um Presidente do FED pode ser Randiano! Ayn Rand diz para colocar juros a quase zero nos seus livros?!
    Greenspan com o Poder Federal do estado Americano colocou os juros ultra-baixos, o mesmo com o BCE embora um pouco mais modesto. Resultado FED e BCE aqueceram artificialmente a economia Ocidental. O investimento disparou no imobiliário porque distorções nos impostos favorecerem esse tipo de investimento e num segundo plano o intervencionismo dos Governos favorecendo com bonificações e no caso americanos mesmo com empresas para-governamentais a dominarem o mercado das hipotecas. Deu uma bolha e como todas as bolhas são fabricadas por optimismo desenfreado que contagia toda a economia, com juros tão baixos passou a haver dinheiro para todas as loucuras. Dá uma vez, logo reinveste-se a segunda , a terceira, a quarta até que rebenta.

    Juros baixos foi o facilitismo dos Políticos ocidentais para resolverem dois problemas – emprego, despesas crescentes dos Governos Ocidentais.

    O problema crucial continua, só que agora num contexto muito mais grave no limiar da bancarrota, que é como tornar o aumento de produtividade em riqueza. Isso só se faz diminuindo os dias de trabalho e correspondente salário, as pessoas continuariam a ganhar na soma porque a eficiência tornaria os produtos mais baratos e com mais qualidade. Por exemplo se um carro passa a durar 10 anos em vez de 5 pode ser um vantagem ou um inconveniente para uma empresa dependendo de como é gerida, mas para um Estado é sempre uma notíca desastrosa para as suas finanças e a sua clientela. Ora isso não é possível porque o Estado ao contrário do privado não emagreceu nem se tornou mais eficiente. Quer mais e mais.

    Ou seja o Ocidente não soube como gerir o seu sucesso. Para começar talvez porque não se apercebeu do seu sucesso uma vez que a ideologia nos media não o permite.

    De referir que o envelhecimento da população torna as estratégias inflacionistas além de imorais um suicídio para qualquer Governo.

    Gostar

  52. Pizarro permalink
    1 Maio, 2010 21:04

    Anti-Comuna

    Eu falo sempre “certinho”. Você é que não sabe falar de forma educada.

    “Mas Vc. é que insinuou que eu e outra pessoa estavamos a aldrabar os demais (JM,, LR, etc.) porque era impossível haver nakedshort. Depois de alguns links e a outra pessoa ter metido também links, e Vc. saber que ele trabalhou no clearing, é que Vc. lá admitiu que havia uma pequena parte das acções shortadas que falham no clearing. Amuchou ao dizer isto, porque é admissão e prova cabal que existe nakedshort. Mas nem sequer teve humildade de o admitir e voltou hoje a dizer que nós é que nem sabemos o que dizemos.”

    Já lhe disse centenas de vezes que não há por haver um failed delivery que está em presença de naked short, mas se não percebe isso é porque não quer ver. Aliás, o anti-comuna na altura pôs uma citação sobre a falência da lehman brothers, e eu mostrei-lhe que os resultados finais da investigação mostraram que não houve naked short nenhum antes da falência. Houve sim depois, como é óbvio, pelas razões óbvias. Essa forma de deturpar as coisas é tão desonesta que nem comento.
    E nessa discussão eu nunca me dirigi a nenhum de vocês de forma insultuosa. O anti comuna é que apareceu a chamar de ignorante ao jcd e ao joão miranda e ao resto das pessoas. Mostre aí um insulto que eu tenha feito. Você é mesmo desonesto.

    O problema não foi contestar, foi simplesmente dizer ao luckluky que “lhe ficava mal colar-se às minhas opiniões”, como se interessasse a pessoa que a emite e não a opinião em si. Aliás, pelo que já admitiu, a única coisa que lhe interessa é “ganhar uma discussão”, que uma forma muito futebolistica de encarar os assuntos, mas isso é um problema seu.

    E caro nick anti-comuna, estou-me a borrifar para o que perdoa ou não. Para mim não passa de um nick que escreve na caixa de comentários de um blog. Não me aquece nem arrefece.

    Gostar

  53. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 21:29

    “Greenspan com o Poder Federal do estado Americano colocou os juros ultra-baixos, o mesmo com o BCE embora um pouco mais modesto. ”

    Ele seguiu o que o mercado lhe estava a indicar. Aliás, ele admitiu esse erro. Pensava que o mercado monetário era melhor a avaliar o nível das taxas de juro que ele próprio, enquanto governador. Por isso é que ele disse aquela expressão memorável, quando lhe mudou a tal perspectiva de quem labutou durante quarenta anos naquela crença.

    Á posterior Vc. diz que foi um erro, mas na altura, só meia dúzia de maluquinhos (ou tidos como tal) é que diziam que as taxas de juro estavam a formar uma bolha. Enquanto ele e muitos outros estavam mais virados para o famoso conundrum. E ele defende-se e bem, que se ele estava assim tão errado, porquê que o mercado cometeu tantos erros?

    Analise as taxas de juro de curto prazo e vai ver que ele as seguiu. Porque ele acreditava que o mercado era melhor que ele a ajuizar.

    Agora não falta quem ache que ele cometeu aqueles erros todos mas na altura, só um ou outro o disse. Em Portugal, o melhor analista que previu aquele colapso que se seguiu e que compreendeu o problema, foi o Paulo Santos, que escreve no Cachimbo de Magritte. De resto, poucos tiveram consciência do verdadeiro problema. Embora não negue que possa haver mais analistas em Portugal que o tenham feito. Já o famosissimo Ricardo Reis disse que a crise do subprime duraria um mês, mostrando o quanto ele está a leste do funcionamento económico das nossas sociedades.

    Repito, Luckyluck, o Greenspan foi aquele governador quer mais acreditou no poder dos mercados para avaliar o verdadeiro preço de um produto chamado dinheiro.

    anti-comuna

    Gostar

  54. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 21:33

    Caro Pizarro, vamos ficar por aqui, porque não estou para aturar imbecis.

    E provo que Vc. é imbecil e desonesto aqui nisto:

    “Já lhe disse centenas de vezes que não há por haver um failed delivery que está em presença de naked short”

    E depois Vc. imbecil escreve isto:

    “eu mostrei-lhe que os resultados finais da investigação mostraram que não houve naked short nenhum antes da falência. Houve sim depois, como é óbvio, pelas razões óbvias. ”

    Então houve naked shortselling, não é?

    E aqui fica demonstrado que Vc. é desonesto, imbecil e um parvalhão. Esqueça que me lê, que eu me esqueço que Vc. existe.

    Passe muito bem e que vou dar de comer ao meu gado.

    anti-comuna

    Gostar

  55. 1 Maio, 2010 21:49

    Caro Anti-Comuna,

    Duas notas sobre política monetária e, à boleia, sobre Greenspan e Ayn Rand e todos os objectivistas:

    1 – «Um Banco Central Randiano» é uma contadição nos seus próprios termos. Qualquer objectivista é contra a existência de um banco central. Como Jefferson, sabe?

    2 – Greenspan não seguiu os mercados, ele dirigiu-os, em conluio com os governos democratas e republicanos. O que ele fez, e conseguiu, foi chegar aonde Keynes pretendia chegar: o paraíso na Terra, ou seja, o fim da “escassez” e do preço do capital. Consegui-o. Bolhas e mais bolhas, estouros atrás de estouros e cada um maior que o precedente.

    Não tenho tempo nem paciência para lhe aturar a arrogância invocando uma autoridade intelectual que não lhe reconheço. O melhor conselho que lhe posso dar é este: mais humildade, respeito pelos outros e leitura dos clássicos. Se não tem tempo para ler – e estudar – deixo-lhe este link que caracteriza o que Greenspan fez e o muito pouco que ele tem a ver com Ayn Rand de há, talvez, 25 anos a esta parte, nunca tendo feito parte do inner circle de Rand apesar desse mito permanecer. ««Did he [Greenspan] not read the very book [essay] he published in–Capitalism: The Unknown Ideal?»».

    Defensor dos mercados? Ahahah… Destruidor do mercado, isso sim. Esperemos pelo próximo estouro.

    Passe bem.

    Gostar

  56. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 22:04

    Eduardo, como é que o Jefferson era objectivista se as teorias de Rand são posteriores?

    E nem vou discutir teorias randianas, porque são mais filosóficas e políticas que económicas e nesses assuntos não me meto, por falta de bagagem intelectual. Mas Vc. acusa o Greenspan de criar bolhas. Mas ele seguiu os mercados! Ele foi um dos maiores defensores da liberdade dos mercados derivados, um dos maiores causadores de bolhas em nome da liberdade económica! Que os próprios randianos defendem, não é verdade?

    Dirá. Bom, os bancos centrais são anti-capitalistas. Pois podem ser. Mas é preciso entender onde é que eles o são.

    Eu defendo a existência de bancos centrais. Dirá que não sou randiano. Pois não o sou. Se uma mera teoria, que se não aplica no funcionamento dos mercados, também não deve funcionar em termos políticos e fiolosóficos. Em termos económicos posso avaliar a validade das ideias deles, nas restantes não. Por isso, nem perco tempo com isso.

    Tirando os seus ataques pessoais, Vc. já sabe que não leva a melhor. Eu respeito quem pensa de forma diversa de mim mas só respeito quem me tenta contrariar com factos e lógica. E não chavões.

    Quanto ao resto, não me aquece nem arrefece.

    anti-comuna

    Gostar

  57. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 22:17

    E já agora, caro Eduardo, a melhor crítica, indirecta, aos randianos foi feita pelo Soros, na sua teoria da reflexividade, baseando na sociologia e na psicologia social. Entre o que os objectivistas defendem e o que o Soros defende, aposto que o Soros chega para demonstrar que eles estão errados.

    E já que me sugere leituras, leia a obra dele, depois vá atrás no Kaldor e, por fim, no Ricci. Já deve chegar para ler ideias opostas aos objectivistas.

    Se quiser ir mais longe, o Principio da incerteza de Heisemberg é aquele que derruba por completo os objectivistas.

    Pronto, já me estiquei demais sobre filosofia, que eu não gosto. Gosto mais do Sócrates, o Original. ehehhehehh

    anti-comuna

    Gostar

  58. tina permalink
    1 Maio, 2010 22:18

    “Você é mesmo desonesto.”

    Bem observado Pizarro. Reparei desde o princípio como o Anti-Comuna foi mal-educado consigo e agora nega. Para além de se comportar de uma forma extremamente rude, também mente. Nunca o tinha visto desta maneira. Acho que nunca encontrou ninguém que duvidasse dele ou o expusesse tão abertamente. E isso é difícil para quem não está habituado a ser contrariado.

    Gostar

  59. tina permalink
    1 Maio, 2010 22:20

    O que o Anti-Comuna está a tentar fazer é impôr-se através da intimidação. O que ele quer é que o Pizarro não volte aqui por isso mete-se sempre consigo. Só espero que o Pizarro continue sempre a aparecer porque sem dúvida alguma contribui para o nível elevado destas caixas de discussão.

    Gostar

  60. 1 Maio, 2010 22:23

    a VINGANÇA DO PETRÓLEO…

    Gostar

  61. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 22:31

    “Para além de se comportar de uma forma extremamente rude, também mente.”

    Minto? Minto em quê? Ele é que disse que era impossível o naked short, depois admitiu que havia falhas na entrega de acções no clearing e depois, por fim, diz que afinal a investigação mostrou que houve naked shortselling.

    Então eu dizia que havia, há e sempre houve, esse artista é que o negou e quase me chamou maluquinho. E agora que o apnahei na desonestidade, eu é que sou o mentiroso?

    Repito. E a Tina diz que eu é que sou mentiroso? lololololol

    Mas claro que fui mal-criado para ele. Fui e sou-o, porque ele foi desonesto e não teve humildade de admitir que errou. E ainda por cima diz que os outros é que não sabem o que dizem. lolololol

    Tina, Vc. desiludiu-me agora. ehehehh

    anti-comuna

    Gostar

  62. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 22:33

    “O que ele quer é que o Pizarro não volte aqui por isso mete-se sempre consigo.”

    E eu meto-me sempre com ele? Eu hoje fiz um comentário sobre as asneiras dele. Que ele não gostou. Tal como ele se veio meter comigo para dizer que era impossível haver nakedshortselling e afinal, até ele diz que houve no caso do banco que faliu. E eu é que me meto com ele?

    Por mim ele pode vir aqui dizer o que quiser. Mas da mesma forma como se armou em esperto comigo, leva troco. eheheheh

    anti-comuna

    Gostar

  63. ,,,, permalink
    1 Maio, 2010 22:34

    .
    -Greeks Protest Budget Cuts as Bailout Package Nears
    http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid=aDCX1cthE7UE&pos=4
    .
    -Rioting Greeks throw petrol bombs at police
    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/greece/7662840/Rioting-Greeks-throw-petrol-bombs-at-police.html
    .
    Recomendado:
    -World’s first prostate cancer ‘vaccine’
    http://www.telegraph.co.uk/health/healthnews/7658968/Worlds-first-prostate-cancer-vaccine.html

    OU a nova CNN do novo poder global (o outro da glaobalização, já era)

    -China launches global TV news network
    China Xinhua News Network Corp (CNC) will begin trial broadcasts of its English TV service on Saturday
    http://www.guardian.co.uk/world/2010/apr/30/china-launches-global-tv-news

    Gostar

  64. tina permalink
    1 Maio, 2010 22:36

    Não se faça de santinho. Tenho acompanhado as vossas discussões de posts anteriores e já aí fiquei chocada com a sua rudeza. Detesto pessoas mentirosas e rudes.

    Gostar

  65. 1 Maio, 2010 22:39

    Estejam descansado no fim restará apenas pó e nada mais do que pó. apenas isso..todos nos cairemos no esquecimento eterno…por isso acabem lá com a medição das pilocas e dos clitóros..

    Gostar

  66. 1 Maio, 2010 22:42

    Caro Anti-Comuna,

    Uma das suas “técnicas” habituaisd é pôr palavras na “boca” dos outros que não as disseram/escreveram. Onde é que eu disse que Jefferson é objectivista? Está a tentar que eu me coloque ao seu nível? Não o conseguirá.

    Passe bem. E desta é de vez.

    Gostar

  67. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 22:43

    Tina, se me chama mentiroso, prove-o. Assim também leva com a rudeza.

    Eu lembro-me disto, desse tal chico-esperto, que se veio meter comigo no outro dia:

    “Anti-Comuna

    Diz que demonstrou aqui muita coisa e que está toda a gente a dormir. O engraçado é que você vive de teorias da conspiração. Veio falar com toda a arrogância do mundo sobre o naked como se fosse grande especialista e pelo que escreveu vejo que não compreende nada do assunto. Eu tb não sei nada de Engenharia, mas não venho para aqui chamar os outros de ignorantes sobre a matéria.

    Se conseguir demonstrar aqui um caso de ILEGAL de naked, principalmente sobre obrigações governamentais, dou-lhe os parabéns. Até não passa de mais um maluquinho que passeia pelas caixas de comentários.”

    A Caça aos Especuladores

    Repare no que ele escreveu:

    Se conseguir demonstrar aqui um caso de ILEGAL de naked, principalmente sobre obrigações governamentais, dou-lhe os parabéns. Até não passa de mais um maluquinho que passeia pelas caixas de comentários.”

    E Vc. acha que eu posso ser bem-educado, com este artista, que começa a chamar maluco aos outros e, para cúmulo do rídiculo, acabou por hoje escrever isto:

    “eu mostrei-lhe que os resultados finais da investigação mostraram que não houve naked short nenhum antes da falência. Houve sim depois, como é óbvio, pelas razões óbvias. ”

    Todas as operações de naked shortselling são ilegais, logo ele acaba por comprovar que me chamou maluquinho por ser desonesto.

    Pronto, Tina. Prove que eu sou mentiroso que eu calo-me se o fizer e peço-lhe desculpa.

    De resto, até nem escrevo mais, que nem estou para aturar chico-espertos.

    anti-comuna

    Gostar

  68. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 22:47

    Caro Eduardo, Vc. aqui infere que o Jefferson era objectivista:

    “1 – «Um Banco Central Randiano» é uma contadição nos seus próprios termos. Qualquer objectivista é contra a existência de um banco central. Como Jefferson, sabe?”

    Em português, costuma-se, exemplificar dessa forma. Se não era isso que queria fazer, em vez de me atacar pessoalmente, corrigia, por induzir em erro os demais.

    Mas se Vc. acha que isto não é exemplificar, para reforçar a ideia, se calhar eu é que tenho que aprender a ler. ehheheheh

    anti-comuna

    Gostar

  69. tina permalink
    1 Maio, 2010 22:48

    Silent Duck, ponha aí uma musiquinha para acalmar os nervos, que é o que estamos a precisar.

    Gostar

  70. zazie permalink
    1 Maio, 2010 22:48

    anti-comuna,

    Não vale a pena dar pérolas a porcos. Estes neo-tontos são uns ignorantes cheios de fé.

    O Eduardo é um tolinho que não conseguiu mais do que ir para Economia e depois imagina que é muito filósofo por estropiar umas tretas de Popper.

    E a tinamonga é a tinamonga, carago. Estavas à espera de quê.

    Este maralhal vive de fezada em que nenhum trader acredita. Mas eles nem sabem o que isso é.

    Gostar

  71. zazie permalink
    1 Maio, 2010 22:50

    Ele não sabe o que significa isso de “objectivista”. O peluche vê uns vídeos americanos e pronto.

    Cá para mim é capaz de ser formador de formadores reformados. Ou vice versa. Fala como esses inúteis.

    Gostar

  72. zazie permalink
    1 Maio, 2010 22:52

    A Rand é a gaja dos esquentamentos mentais destes neo-tolinhos.

    Mas mais valia lerem-lhe o romance ou verem o filme. A filosofia deles não vai mais longe que isto. E quanto a finança são doutorados em jogo de Monopólio.

    Gostar

  73. zazie permalink
    1 Maio, 2010 22:54

    Daqui a nada aparece mais imbecil deles todos e censura isto.

    Depois faz a charge dos trinados de possidónio a dizer que era só palavrões e que “não contribui para o debate”.

    “:O)))

    Vai print screen só para chatear.

    Gostar

  74. zazie permalink
    1 Maio, 2010 22:57

    A tinamonga anda a ver se arranja marido que não seja rude

    ahhahahahaha

    Gostar

  75. zazie permalink
    1 Maio, 2010 22:59

    E deixa lá que este jmf também não lhes fica atrás.

    Este vai pelo “som”- soa-lhe que a cantiga pode ser do inimigo ideológico e diz o contrário.

    Gostar

  76. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 23:00

    “Este maralhal vive de fezada em que nenhum trader acredita. Mas eles nem sabem o que isso é.”

    O teu filho não compra estas balelas e teorias todas que por aí se escrevem, pois não? 😉

    É o melhor que ele faz. ahahahhah

    anti-comuna

    Gostar

  77. Anónimo permalink
    1 Maio, 2010 23:04

    oh descomuna! aproveita a boleia que a gaja faz-te uma serigrafia print das ondas do eddiotta. como estou na onda do gago não te cobro direitos,

    Gostar

  78. anti-comuna permalink
    1 Maio, 2010 23:04

    Zazie, já sabes o que o artista disse sobre a imagem gráfica da quadratura do círculo? Que era semelhante às teorias das ondas iddiottas. ahahhahah

    Tens que lhes explicar o que é a simbologia da quadratura do circulo. Que és especialista no tema da simbologia, enão, morre tudo na ignorância. ehehehehh

    anti-comuna

    Gostar

  79. Anónimo permalink
    1 Maio, 2010 23:07

    “A tinamonga anda a ver se arranja marido que não seja rude”

    manda fotografia com a língua de fora e preenche a ficha técnica, pode ser que tenhas sorte.

    Gostar

  80. zazie permalink
    1 Maio, 2010 23:19

    # 76

    ehehee

    Por isso é que me farto de rir.

    E o pinguim vai para Wall Street.

    Gostar

  81. tina permalink
    1 Maio, 2010 23:21

    ahahahaha!…

    Gostar

  82. Anónimo permalink
    1 Maio, 2010 23:23

    “80 – …fazer calçada portuguesa

    Gostar

  83. zazie permalink
    1 Maio, 2010 23:29

    Pois, é isso mesmo.

    E eu ainda me rio a dobrar porque imagino que se fosse com v.s já tinha dado na tv e desdobravam-se em entrevistas à Maria a falarem do currículo do rebento

    “:OP

    Gostar

  84. zazie permalink
    1 Maio, 2010 23:31

    Eu tenho bons genes.

    E a anarquia é familiar. Ninguém se leva a sério. Tanto podia fazer isso como ser DJ.

    ahahahah

    Gostar

  85. zazie permalink
    1 Maio, 2010 23:34

    Por acaso, também foi DJ no Norte e em Oxford.

    ahahahahaha

    Gostar

  86. Anónimo permalink
    1 Maio, 2010 23:58

    pérola negra, coven2 e wall street nightclub dão currículo a qualquer penguim, só possível com cunhas familiares.

    Gostar

  87. zazie permalink
    2 Maio, 2010 00:03

    Era bom, era que houvesse cunhas familiares para a City e Wall Street.

    Zero de cunhas. Por isso é que foi empurrado daqui para fora.

    E é mais fácil chegar a Wall Street do que conseguir voltar sem esta vergonha tuga dos compadrios.

    Gostar

  88. zazie permalink
    2 Maio, 2010 00:05

    Mas nunca falei disto. Foi o anti-comuna que se descaiu.

    Mas, como é óbvio, se estou a par da crise da bolsa desde o início tinha de ser por contactos directos.

    Gostar

  89. anti-comuna permalink
    2 Maio, 2010 00:07

    “Mas nunca falei disto. Foi o anti-comuna que se descaiu.”

    Peço-te desculpa. Pensei que não fazia mal nenhum comentar isto em público. E peço desculpas ao razpaz, também e também lhe desejo boa sorte. E que honre Portugal, lixando aqueles camones todos. ehehehehh

    Mas peço-te desculpa. Não sabia que era para ser discreto.

    anti-comuna

    Gostar

  90. zazie permalink
    2 Maio, 2010 00:09

    E, por acaso até teve a ingenuidade de se candidatar a um lugar cá. Só mesmo por ingenuidade porque ainda devem estar a ver se é filho de fulano ou sicrano do bloco central.

    Gostar

  91. zazie permalink
    2 Maio, 2010 00:09

    Não tem problema, anti-comuna.

    De facto não gosto de falar de coisas pessoais mas, como não há nomes, não há crise.

    Gostar

  92. anti-comuna permalink
    2 Maio, 2010 00:15

    “Não tem problema, anti-comuna.

    De facto não gosto de falar de coisas pessoais mas, como não há nomes, não há crise.”

    Obrigada.

    Eu fico contente por ver mais um português a lançar-se às feras. Normalmente os portugueses são bons lá fora e engrandecem Portugal e dão bom nome aos portugueses.

    Haja saúde que tudo lhe vai correr bem.

    anti-comuna

    Gostar

  93. zazie permalink
    2 Maio, 2010 00:17

    Estão muitos tugas lá fora e ele já lá está há mais de 10 anos

    ehehehe

    Gostar

  94. Anónimo permalink
    2 Maio, 2010 00:25

    “Estão muitos tugas lá fora e ele já lá está há mais de 10 anos”

    e deve ter ido a salto, alto & vermelho preferêncialmente.

    Gostar

  95. zazie permalink
    2 Maio, 2010 00:32

    Olha, o carapau de corrida censurou-me por ter mandado esta avantesma levar na peida.

    Que engraçado este critério. O animal do ferreira vive aqui 24 horas por dia a insultar toda a gente e os blasfemos gostam.

    O problema sou eu.
    Ainda bem que sou. Se não fosse é que era grave.

    Gostar

  96. Anónimo permalink
    2 Maio, 2010 00:40

    olha!… começou a bolsar, deve ser o vómito da city.

    Gostar

  97. Portela Menos 1 permalink
    2 Maio, 2010 01:08

    jmf em 2010:
    Porque, não duvidemos, temos pela frente anos difíceis que nos obrigarão a uma resposta estrutural, a nível interno, acompanhada por uma dolorosa cura de austeridade e, porventura, por nova recessão, ao mesmo tempo que, como membros da União Europeia e do clube do euro, temos de ser parte da solução conjuntural para a crise que ameaça a moeda única.

    jmf em 1975/6… :
    (fica em aberto para quem tenha arquivos)

    Gostar

  98. anónimo permalink
    2 Maio, 2010 05:36

    Pizarro, lucklucky, anti-comuna, Eduardo F., tina, zazie e mais uns quantos atrevem-se a vir para aqui perorar sobre o que sabem qualquer coisita, lêem os jornais e vêem as TVs, ou têm umas ideiazitas. É um gozo…
    Os que se safam melhor são os merceeiros.
    Como me diz o Anti-liberal: “nessa terra ninguém sabe nada de nada. Admiro a tua paciência em te menteres aí. Pira-te daí, homem!

    Gostar

Indigne-se aqui.