Saltar para o conteúdo

Os doces cães e os donos agressivos*

31 Maio, 2010

O mundo é feito de paradoxos: no caso dos acidentes rodoviários, dizemos que os automóveis bateram ou atropelaram. Como se os automóveis se guiassem e chocassem sozinhos! De igual modo em relação à posse de armas, que tal, como os carros, não têm vontade própria e só disparam se forem accionadas, existe um discurso muito penalizador sobre quem as possui, pois tem-se como certo que a sua proliferação por si só gera violência. Já no caso dos cães de raças perigosas, responsáveis recentemente por mais um ataque com consequências graves para uma criança, tudo é um problema psicológico. Mais precisamente os donos agressivos transmitem a agressividade aos cães. Admitamos então que o pit bull só se torna agressivo por influência do dono e não me custa nada acreditar que o pit bull é bem menos agressivo que o irritante chihuahua, mas temos de admtir também que as consequências de se ser mordido por um pitt bull ou por um chihuahua são bem diversas. E sobretudo temos de admitir que não temos o direito de colocar a segurança dos outros em risco, obrigando-os a conviver com animais que educámos mal ou que não conseguimos controlar.

*PUBLICO

38 comentários leave one →
  1. socialista vaselinado permalink
    31 Maio, 2010 10:36

    o Paradoxo de ser português é o único que sendo não o é..

    O Enigma do Ser Humano …Só como enigma o ser humano assume toda a sua grandeza e transparência….

    Gostar

  2. Outside permalink
    31 Maio, 2010 10:58

    A propósito de “doces cães” e “donos agressivos” e como suspeito que seja tema do seu apreço e concordância:

    http://aeiou.expresso.pt/ataque-israelita-a-navio-turco-faz-15-mortos=f585861

    Gostar

  3. Outside permalink
    31 Maio, 2010 11:05

    Para poupar tempo, a versão oposta:

    http://www.jpost.com/Israel/Article.aspx?id=176970

    …que se permite, vende palha.

    Gostar

  4. Euroliberal permalink
    31 Maio, 2010 11:12

    Os cãos mais assassinos são os nazi-sionistas !

    O ataque de piratas-terroristas em águas internacionais a um navio civil turco (aliado da NATO), causando vinte mortes civis é um acto de guerra que deve ser retaliado imediatamente, nos termos da sua Carta, pela Aliança. Os barcos piratas devem ser afundados com todos os porcos que os tripulam e deve ser quebrado igualmente o bloqueio maritimo sionista ao campo de concentração de Gaza, onde os racistas nazionistas-apartheidescos encerraram milhão e meio de palestinianos agonizantes .

    iSSrael, estado pária da Humanidade, deve ser aniquilado. Viva a Palestina Livre.

    Gostar

  5. Nightwish permalink
    31 Maio, 2010 11:41

    “Admitamos então que o pit bull só se torna agressivo por influência do dono e não me custa nada acreditar que o pit bull é bem menos agressivo que o irritante chihuahua”

    *supiro* agora só sai asneirada daqui desde que o Passos se revelou.

    Gostar

  6. OLP permalink
    31 Maio, 2010 11:52

    Eliminar Otomanos neomarxianos nunca será tão mau assim.
    Isto só para não contar o que eles vem fazendo nos últimos séculos.
    Estes como os neoestalinistas acham que podem ou poderão sempre prosseguir nos seus genocídios sem uma resposta.

    Gostar

  7. Amorim permalink
    31 Maio, 2010 11:57

    Gordo és tu

    Gostar

  8. Portela Menos 1 permalink
    31 Maio, 2010 12:07

    depois disto, helenafmatos vai fazer um post sobre as culpas da esquerdalha!

    http://www.publico.pt/Mundo/pelo-menos-19-mortos-em-ataque-israelita-a-barcos-que-levavam-ajuda-a-gaza_1439792

    Gostar

  9. Outside censurado por jcd permalink
    31 Maio, 2010 12:13

    Updat(y):

    “A “Frota da Liberdade”, que transportava ajuda humanitária para a Faixa de Gaza e foi atacada por Israel, incluía 750 pessoas de 60 nacionalidades. Há três espanhóis que estão incontactáveis.

    A organização Cultura, Paz e Solidariedade está a tentar contactar há várias horas os três espanhóis que viajavam num dos navios da frota humanitária que hoje, segunda-feira, foi atacada por Israel ao largo da Faixa de Gaza.”

    Em estórias será contado que pertenceriam à ETA certamente….

    Gostar

  10. Euroliberal permalink
    31 Maio, 2010 12:15

    O cão terrorista OLP (que além disso conspurca o nome de um partido palestiniano) precisa de ser rapidamente eutanasiado.

    Espuma de raiva é um perigo para a saúde pública. Tal como os cães nazi-sionistas, piratas de águas internacionais contra navios de um país da NATO.

    As esquadras da NATO devem afundar os navios piratas e restabelecer a livre navegação no Mediterrâneo.

    Gostar

  11. Anónimo permalink
    31 Maio, 2010 12:19

    Esta questão dos cães, em que os deputados da nação têm um papel criminoso por omissão encoberta através da tomada de medidas legislativas sujas (sem qualquer efeito prático e que visam simplesmente a sua desresponsabilização e não a solução do problema, como a solução milagrosa do seguro), resume-se a algo insuperável: havendo ataque de um cão de um conjunto de raças ditas perigosos, o ser humano não só não tem qualquer espécie de defesa, como tem garantidos grandes estragos e um trauma. Um ataque destes é penoso a todos os títulos. As pessoas já não querem cão, querem pit bull, como não querem carro, querem um BMW ou Mercedes.

    Gostar

  12. 31 Maio, 2010 12:21

    Esta caixa de comentários tresanda a Zyklon-B.
    Até parece que estamos em Bruxelas…

    Gostar

  13. Asdrúbal permalink
    31 Maio, 2010 12:33

    Onde está os defensores dos judeus terroristas e fdp’s?

    Gostar

  14. Não Interessa permalink
    31 Maio, 2010 12:50

    Estava à espera de um post da Helena do mato ao ataque israelita (em águas internacionais) a um aid ship.

    Gostar

  15. Euroliberal permalink
    31 Maio, 2010 13:31

    O silêncio ensurdecedor dos blasfemos face a este acto de guerra pirato-terrorista contra europeus em missão humanitária em águas internacionais a bordo de um navio desarmado arvorando bandeira de um país da NATO começa a inquietar… falta de solidariedade atlântica ?

    A rafeirada nazi-sionista que por aqui costuma comentar também parece muito discreta… Falta de argumentos ?

    Gostar

  16. Euroliberal permalink
    31 Maio, 2010 14:12

    Um judeu comenta no Hurriyet, jornal turco

    Guest – Levy
    2010-05-31 13:37:37
    As a jew, I feel ashamed that Israel, which I thought was my second home is killing inncent unarmed civilians, the same way it kills thousands of palestinians in occupied palestine. I wish to thank Turkish people and hope they dont feel all jews are happy with what Isael is doing. I have denounced my Israeli citizenship after leaving israel for few months. I have seen situations similar to Nazi crimes. Children are been killed in Palestine beacsue they are Palestinian. I hope Turkey plays its just role of bringing Israel to account.

    Gostar

  17. Commenter permalink
    31 Maio, 2010 14:22

    O Blasfémias está a entrar na onda portuga, com os piores (hm-jcd) a tomarem conta da coisa.

    Gostar

  18. Plínio Romanus permalink
    31 Maio, 2010 14:46

    Mais ainda há alguem que defenda a corja sionista?

    Gostar

  19. Outside censurado por jcd permalink
    31 Maio, 2010 14:57

    …são estes momentos que incomodam HM. É muito fácil colocar títulos demagógicos e apetecíveis sem qualquer conteúdo, escolher lados, posições sem pretender saber/conhecer o “outro” quintal…notícias destas…como referi, semelhantes às que HM aqui coloca (satiricamente ou em modo sarcástico convenientemente balizadas) éfácil, muito fácil. Ler, compreender, entender o mundo sem visões dicotomátias preto/branco…exige mais de nós (moralmente falando) , no sentido em que NÃO HÁ DOGMATISMOS NESTE ETERNO CONFLITO ISRAEL/PALESTINA !!! Não há vitimas mais vitímas, não há culpados mais culpados.

    Em última instância, pela (liberdade) responsabilidade/evolução social/económica caberia sem qualquer dúvida a Israel tomar O Caminho da Paz.

    É Israel que alimenta o fanatismo imberbére na palestina e dos grupos radicais/fundamentalistas. Não haveria “carne para canhão”, este popular terrorismo se Israel, como nação democrática e culta, não CONVENINTEMENTE O ALIMENTASSE, protegida pelos compromissos indignos das democracias ocidentais.

    Não retire daqui que protejo ou defendo o terrorismo. É indefensável !!! Não me peça é para ser açéfalo, carneirada em manada que empranha todas as estórias qual Bush no Texas !!!!!!!

    Gostar

  20. Euroliberal permalink
    31 Maio, 2010 16:41

    O que israel decreta ou não decreta sobre águas internacionais é letra morta. Os terroristas sionistas podem dizer o que quiseram. Não fazem direito internacional.

    VIOLAM-NO SISTEMATICAMENTE, o que é diferente. Até Israel diz que Gaza é território que já não ocupa, que não lhe pertence… Muito menos lhe pertencem águas internacíonais.

    Não há embargo nenhum decretado pela ONU. OP que há é piratas insolentes que atacam barcos da NATO, e que tem de ser postos definitivamente na ordem.

    E já não é primeiro caso: Em 1967, durante a guerra dos 6 dias, bombardearam durante horas um navio americano, o Liberty, causando 37 mortos, porque ele estava a espiar electronicamente os massacres de prisioneiro egípcios em Al Arish. Nada aconteceu depois. O poderoso e mafioso lóbi judeaico abafou o caso.

    O fim dos terroristas nazionistas é a ponta de uma corda, após um novo Nuremberga.

    Gostar

  21. 31 Maio, 2010 17:10

    Que mal pergunte, este poste tem alguma coisa a ver com Israel, turcos, ataques a navios ou assim?

    Pois não.

    É de facto sobre outra coisa.

    Falta onde ‘espingardar’?

    Temos pena.

    Voltando ao tema proposto pela Helena a discussão (sim, comentários abertos são para isso mesmo, discussão do TEMA do poste).

    Já não se aguenta a vitimização dos pobres cães, coitadinhos, porque os cães são muito bonzinhos e os donos de cãe de raças perigosas é que são TODOS uns inconscientes, atrasados mentais, autênticos mass murderes que se dedicarem desde a adopção dos bichos a fazê-los máquinas assassinas.

    Ora bolas, abri os olhos.

    Qualquer animal tem vipes, arrelias, moods.

    Nestes cães está provado que são mais instáveis e, dado o seu porte e o poder da sua mandíbula isso torna-se um bocadinho perigoso.

    Eu nunca escolheria um cão dessas raças. Teria medo, por mim e pelos meus.

    E não me venham os associados dos MuitoAmigos dos Animais e Nós é que Sabemos’ com lérias. Uma gaita, que eu mando-os todos dar uma volta.

    Para terminar, ilustro:

    Sou dona duma cadela Retriver do Labrador, de 32 Kg, com uma respeitável mandíbula, ah pois sou.

    Se alguma vez se arreliou? Nunca.
    Se os meus 3 filhos brincam com ela para além da paciência do humano mais sereno do universo? Brincam.
    Se ela Adora? Adora!

    Faz parte do temperamento da raça.

    A Mousse de Chocolate, é assim que se chama, convive na perfeição conosco, os humanos. Porque não tem nada a defender nem a temer. Porque não foi treinada durante séculos para ser guardiã de tesouros, a não ser do maior: do Amor da sua Família.

    Disse!

    Gostar

  22. almansor permalink
    31 Maio, 2010 17:19

    Um blogue judeu que denuncia a pirataria sionista (censurado pelo democrata JCD)

    http://networkedblogs.com/4n5GB

    Gostar

  23. Outside (r) censurado? por JCD permalink
    31 Maio, 2010 17:23

    1. Existem raças caninas geneticamente agressivas.
    2. A postura de um cão é “enormemente” reflexo da educação prestada pelos seus donos. (o que acontece muitas vezes é que os donos compram os câezinhos apenas para estar de guarda, carinho e educação aos bichos, nem vê-la que não há tempo, a sociedade e as responsabilidades profissionais dos donos não o permite).
    3. A responsabilidade deverá ser, óbviamente em caso de posse, dos donos dos animais.

    p.s: Golden Retriver não é exemplo para o post. Posso-lhe testemunhar que um casal amigo tinha uma cadela rottweiler que até aos seus ultimos dias foi um primor de meiguice e companheirismo para a criança da casa (dos seus 2 anos aos 6 anos). Cada caso o seu caso…e sem dúvida, é na postura dos donos dos animais que o problema se coloca ou pretende-se generalizar a culpa na génese dos animais ?

    Gostar

  24. ei-za-z permalink
    31 Maio, 2010 17:27

    #23

    Estes bichos foram inventados por tarados. Agora, como não se pode capar os tarados que os inventaram, alguém vai ter de capar os bichos.

    E sim, há combinações genéticas maradas que nada têm a ver com a “educação”.

    Isto serve para tudo. Também há gente que não é fruto da educação dos pais.

    Eu, a falar verdade, acho uma autêntica imbecilidade quem precisa de andar com cães destes para se sentir gente.

    Gostar

  25. ei-za-z permalink
    31 Maio, 2010 17:31

    O problema não é poder não haver azar, mas haver azar sem explicação.

    E isso é um facto. Eu gosto muito de bicharada mas estas raças não fazem o menor sentido para nada.

    E, sempre que vejo essas famílias pipocas a falarem dos rotweillers, imagino-os logo feitos cavalgaduras da estrada, mal entram no automóvel.

    Estas pancadas de projecção no bicho e no carro, andam sempre juntas.

    Mas sempre servem para se mandarem umas bocas aos cães nazi-sionsitas

    ehehehe

    Gostar

  26. ei-za-z permalink
    31 Maio, 2010 17:32

    Os cães nazi-sionistas também gostam muito de se dizerem puros e depois mordem os goyim porque lhes está na massa do sangue.

    E vamos agora capar a ONU que os criou?

    Gostar

  27. ei-za-z permalink
    31 Maio, 2010 17:34

    Pelas barbas do profeta, só coisas que m’apoquentam- os rotweillers, mais os rotos de santatoininho e as raças nazi-sionistas criadas pela ONU.

    “:OP

    Gostar

  28. 31 Maio, 2010 19:38

    depois de postar sobre o conteúde de fraldas, agora posta sobre a doçura dos pit bull… não lê a imprensa séria? não tem outros assuntos mais interessantes?

    Gostar

  29. ei-za-z--- permalink
    31 Maio, 2010 19:43

    Isto não é post. Atenção- foi pago e é artigo de jornal.

    Cá para mim, como já disse, foi antecipação alegórica por causa do jogo paint ball das raças fantásticas criadas pela ONU.

    Gostar

  30. 31 Maio, 2010 20:57

    é por isso que não me apanham a comprar jornais nacionais!…

    Gostar

  31. 1 Junho, 2010 07:11

    Helena… perdeu uma boa ocasião de não escrever…
    Faça-me um favor, faça um levantamento sobre ataques de cães em Portugal e quantos são de facto feitos pelas raças estigmatizadas pelo estado, sem qualquer base científica… aliás todo o acervo legislativo que temos é um perfeito disparate e um exemplo da falta de independência de Portugal relativamente a outros parceiros europeus…
    Ou então vamos fazer a seguinte experiência… vamos por os média a só relatarem crimes de uma determinada etnia… vamos ver quanto tempo duram as pessoas dessa etnia até começarem a ser perseguidas…

    O debate é velho e é triste ver a falta de isenção dos jornalistas nestes casos… basta lembrar que até jornais supostamente de referência, como o Expresso atribuiam toneladas de potência à mordida destes cães (um homem adulto tem uma mordida mais potente que qualquer cão e não passa dos 80kg)…

    esperemos que depois deste triste interlúdio o jornalismo volte…

    Gonçalo Graça Moura

    Gostar

  32. Miguel permalink
    1 Junho, 2010 10:17

    “E sobretudo temos de admitir que não temos o direito de colocar a segurança dos outros em risco, obrigando-os a conviver com animais que educámos mal ou que não conseguimos controlar.”

    Podíamos trocar a palavra animais por pessoas.

    Gostar

  33. Euroliberal permalink
    1 Junho, 2010 13:26

    Novidades ?

    Sim há uma, fundamental. O mártires do Mármara conseguiram quebrar o cerco a Gaza. O bloqueio total acabou. O traidor Mubarak, temendo a fúria das massas, abriu a fronteira para Gaza, sine die… VITÓRIA !

    Mubarak ordena a abertura do terminal de Rafah com Gaza
    01.06.2010 – 12:23

    O Presidente egípcio ordenou a abertura do terminal de Rafah com a faixa de Gaza, o único ponto de passagem para o território palestiniano não controlado por Israel.

    Gostar

  34. Joaquim Amado Lopes permalink
    3 Junho, 2010 21:24

    Helena,
    Em primeiro lugar, não há raças perigosas. Há cães perigosos, da mesma forma que há pessoas perigosas, actividades perigosas e piriquitos perigosos.

    (Quase) todos os cães podem ser “programados” para serem agressivos, independentemente da sua raça. O que leva a que se fale mais dos Rottweiller e Pit Bulls deriva simplesmente de serem raças cujas características incluem uma grande força física, elevada potência de dentada, aspecto intimidador e grande determinação e capacidade para resistir aos castigos e agressões. São essas características que levam os imbecis a procurá-los como substitutos de armas.
    Na realidade, essas duas raças possuem mais uma característica em comum: são excelentes companhias, particularmente para crianças. E o tamanho e capacidade física têem a enorme vantagem de os ajudar a suportar melhor os “abusos” das crianças. Os cães grandes são, por natureza, muito mais protectores e pacientes com crianças do que os cães pequenos e, por isso, menos ciumentos delas.

    É claro que as consequências de ser mordido por um Pit Bull ou por um Rottweiller são bem diversas das de ser mordido por um Chihuahua. Mas e o São Bernardo? Além de ter também uma grande força de dentada, imagine um desses cães a cair sobre uma criança.

    Quando adoptei o meu Rottweiller na União Zoófila (fui lá para adoptar um rafeiro), levantaram-me muitas dificuldades porque era “um cão agressivo” e não tinham a certeza de que eu saberia lidar com ele. Tive que o levar a treinos de obediência e trazê-lo para passar uns fins-de-semana comigo para verificarem que a situação era bem diversa. Julgavam que era agressivo porque ladrava muito. Fora do canil da União Zoófila, raramente ladra.
    Agressivo? Só para bolas e para alguns animais. É dos cães mais amigáveis que já vi, inclusive com desconhecidos. Esse é um dos problemas dele. Aproxima-se de toda a gente a pedir festas e há muitos que se assustam quando vêem um Rottweiller de 47kg a dirigir-se a eles. Daí andar sempre com trela e com açaime quando se justifica.

    Sim, eu sei que a Lei diz que estes cães devem andar sempre com trela E açaime. Mas qualquer pessoa que saiba um mínimo sobre cães sabe que eles arrefecem através da boca e que, se andarem sempre com açaime, não apenas não conseguem arrefecer como ficam desesperados e agressivos. E, nesse estado, arranjam forma de tirar o açaime. A partir daí, o açaime torna-se praticamente inútil.
    Para aceitarem bem o açaime, este deve ser “usado” com moderação e responsabilidade.

    Cada um só deve ter um cão que saiba e consiga controlar. E sim, (com raríssimas excepções) os cães são aquilo que os donos fizerem deles.

    _
    21. Dinada:
    “Nestes cães está provado que são mais instáveis (…)”
    Essa é uma daquelas “verdades” que só está ao alcance de quem não conhece “estes cães”.

    _
    24. Ei-Za-Z:
    “Estes bichos foram inventados por tarados.”
    Mais outro “entendido” que deve julgar que todas as raças são produto de manipulação genética e nenhuma resulta da evolução natural e adaptação a diferentes contextos e ambientes. A raça Rottweiller, p.e., ganhou o nome na Alemanha mas foi para lá levada pelos Romanos.

    Gostar

  35. anonimo permalink
    3 Junho, 2010 21:43

    ò amado! e consanguinidade? népia.

    Gostar

  36. Joaquim Amado Lopes permalink
    4 Junho, 2010 00:16

    35. Anónimo,
    Exactamente, o que é que a consaguinidade tem a ver com uma raça específica de cães?

    Gostar

  37. anonimo permalink
    5 Junho, 2010 09:59

    #36 – que não percebes nada de cães e que só um louco ia buscar um pit bull a um canil sem conhecer as origens do bicho. a endogamia pode gerar crias com graves problemas de saúde ou de comportamento, mas há para aí uns louros com a mania da pureza da raça que pensam o contrário. enfim, adolfices.

    Gostar

  38. Joaquim Amado Lopes permalink
    9 Junho, 2010 14:05

    37. Anónimo,
    Quanto à sua “educação”, estamos esclarecidos.

    Só fica por saber que tipo de documentos/atestados (árvore geneológica? de saúde mental? ausência de doenças infecto-contagiosas? …?) o “Anónimo” apresenta a cada rapariga a quem pede namoro. Isto porque certamente não lhes exigirá o que o próprio “Anónimo” não possa apresentar.

    A sua eventual resposta receberá exactamente a resposta que merecer.

    Gostar

Indigne-se aqui.