Saltar para o conteúdo

Europa federal

9 Junho, 2010
by

Não me pronuncio acerca do conteúdo desta mescla de carta aberta/ultimato/informação-de-facto-quase-consumado. Apenas queria, para já, salientar o seu significado formal.
A relevância das instituições da UE está a decair vergonhosamente, sobretudo a partir da crise do euro. O eixo franco-alemão decide, a UE cala-se numa anuência tácita (os protestos de Barroso de há duas semanas não tiveram qualquer significado extra-folclórico) e o resto dos Estados-membros, i.e. os outros 25, vergam-se ás imposições das duas nações mais poderosas da Europa.
A dita integração europeia está a perder significado político – esta lógica de concerto de poder é uma repetição daquilo que se passou desde o séc. XVII, agora em nova embalagem.
Cada vez mais penso que a UE só terá futuro numa perspectiva acentuadamente federal, a única capaz de defender os países mais fracos dos ditames do eixo franco-alemão ou de outros análogos que se venham a gizar.
A alternativa ao federalismo é a presente hibridez feita de governamentalismo de Estados-Nação mal disfarçados onde a lei do mais forte se imporá sempre aos que o não são.

77 comentários leave one →
  1. ricardo's avatar
    ricardo permalink
    9 Junho, 2010 13:55

    Em vez de atacarem os problemas, continuam neste folclore para jornalista ver.
    E os jornalistas colaboram deliciados, os políticos fazem declarações aberrantes e os cidadãos que ainda conservam alguma lucidez, começam a duvidar se ainda existe alguém responsável que conserve um resto de saúde mental.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Toino Analfabeto permalink
    9 Junho, 2010 13:58

    .
    ‘Naked short-selling’ faces European ban in new clampdown on speculation
    Germany rattled markets last month by abruptly and unilaterally banning naked short-selling of eurozone government debt and major financial stocks
    http://www.guardian.co.uk/business/2010/jun/09/naked-short-selling-european-ban
    .
    IMF’s unpalatable truth – euro must ‘reform or die’
    http://www.guardian.co.uk/business/2010/jun/07/imf-europe
    .
    -ROUNDUP PARA MATAR ERVAS DANINHAS E SILVAS:
    Weed killer kills human cells. Study intensifies debate over ‘inert’ ingredients.
    Used in yards, farms and parks throughout the world, Roundup has long been a top-selling weed killer. But now researchers have found that one of Roundup’s inert ingredients can kill human cells, particularly embryonic, placental and umbilical cord cells. The new findings intensify a debate about so-called “inerts” — the solvents, preservatives, surfactants and other substances that manufacturers add to pesticides. Nearly 4,000 inert ingredients are approved for use by the U.S. Environmental Protection Agency
    .
    http://www.environmentalhealthnews.org/ehs/news/roundup-weed-killer-is-toxic-to-human-cells.-study-intensifies-debate-over-inert-ingredients

    Gostar

  3. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    9 Junho, 2010 14:06

    O Federalismo é a lei do mais forte em lei. Não há razão nenhuma para pertencermos à União se queremos controlar o nosso destino. Só nos vai levar para o fundo.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Toino Analfabeto permalink
    9 Junho, 2010 14:14

    .
    Nicolas Sarkozy bans tall bodyguards
    Tall security agents have been discreetly advised not to apply for a job guarding Nicolas Sarkozy, police sources have claimed.
    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/france/7808661/Nicolas-Sarkozy-bans-tall-bodyguards.html
    .
    -GRAFICOS E DEBITOS PUBLICOS – Zona Euro
    http://www.spiegel.de/international/germany/bild-698378-94688.html
    http://www.spiegel.de/fotostrecke/fotostrecke-54629.html

    The unemployment lines are growing longer and consumers are cutting back on everything from nights-on-the-town to trips to the grocery store. And it’s all due to a Ponzi-finance scam that was concocted on Wall Street and spread through the global system like an aggressive strain of Bird Flu. This is not a normal recession; the financial system was blown up by greedy bankers who used “financial innovation” game the system and inflate the biggest speculative bubble of all time. And they did it all legally, using a little-known process called securitization.
    .
    In testimony before the Senate Committee on Intelligence, Obama’s new Director of National Intelligence, Dennis Blair, warned that the deepening world capitalist crisis posed the paramount threat to U.S. national security and warned that its continuation could trigger a return to the “violent extremism” of the 1920s and 1930s.
    .
    The central banking system has been the most powerful network of institutions in the world; it reigns supreme over the capitalist world order, almost since its inception. Central banks are the perfect merger of private interests and public power. They have played key roles in every major development and drastic change in the capitalist world economy, and continue to do so.
    Central bank policies caused the Great Depression and played an enormous role in creating the
    .
    Global Economic Crisis of 2008 onwards. As the “solutions” to the economic crisis are being implemented, it would appear that those that created the crisis are being rewarded. The central banking system is becoming more globalized, more centralized, and more powerful.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Toino Analfabeto permalink
    9 Junho, 2010 14:16

    .
    America escaped from the depression of the 1890s with the Spanish-American War.
    .
    It only escaped the Great Depression of the 1930s with the Second World War.
    .
    There was even a recession in the late 1940s from which America only escaped with the Korean War.
    .
    As we face the risk of major depression again, I believe we inevitably face the danger of major war again.
    .

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    socialismo do penico permalink
    9 Junho, 2010 14:16

    lucklucky não há é razão nenhuma, nem exemplo histórico, que demonstre que alguma vez algum país mais “poderoso” para usar o termos do caa prescinda de usar esse “poder” em benefício próprio.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Toino Analfabeto permalink
    9 Junho, 2010 14:20

    .
    Outras soluções:
    .
    At the height of the Canadian debt crisis in 1994, the country had a budget deficit of around 9 per cent of GDP.
    .
    The following year, Jean Chrétien, the Liberal prime minister, unveiled what became known as the “bLOODBATH BUDGET”, in which PUBLIC SPENDING WAS REDUCED BY AN AVERAGE OF 20 PER CENT.
    .
    3 YERARS LATER, by 1997 THE DEFICIT HAD BEEN ERADICATED.
    .
    However, thousands in the public sector lost their jobs.
    .
    The idea of a star chamber – copied from Canada – will transform the way spending rounds are carried out. A committee of around four senior ministers will “test” the claims of each department before their multi-billion pound budgets are agreed.
    .
    The Institute of Fiscal Studies said last month that cuts as high as 25 per cent for each Whitehall department would be needed by 2015
    .
    Britain, out of Eurozone, to emulate Canada’s radical solution to tackle debt
    .
    -George Osborne is planning to eradicate Britain’s budget deficit by emulating Canada, where borrowing was brought under control within just three years by spending cuts of 20 per cent.
    .
    http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/politics/7807347/Britain-to-emulate-Canadas-radical-solution-to-tackle-debt.html
    .

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    9 Junho, 2010 14:26

    Para quem acredita nas fotografias é preciso chamar a atenção que o senhor da fotografia está na parte de cima do passeio, e em bicos de pés.
    Além disso, abriga-se debaixo do guarda-chuva da senhora.

    Gostar

  9. CAA's avatar
    9 Junho, 2010 14:28

    «O Federalismo é a lei do mais forte em lei.»

    Não. É precisamente o contrário. Trata-se de uma evidência que se comprova na observação de qualquer estado federal.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Toino Analfabeto permalink
    9 Junho, 2010 14:29

    .
    É espantoso como ainda há alminhas que acreditam em Federalismos. Está na cara que na União Europeia a regra é ‘salve-se cada um por si e como puder’.
    .
    Como é que se pode numa União de Moeda (Eurozone com barreiras e fronteiras completamente abolidas) considerar deficit externo o que é comerciado dentro dessa zona monetária nos exactos termos como se se trata-se dum qualquer import-export c/ as Americas, Africa, Asia ou Australia ?
    .
    Alguém andou a enganar alguém, ou andaram-se todos a enganar uns aos outros.
    .
    No final a gritaria do costume mas alguém no fim mamou a ‘carninha do lombo’.
    .
    Ora bem.
    .

    .

    Gostar

  11. e-ko's avatar
    9 Junho, 2010 14:35

    é a lei dos mais fortes e todos debaixo do guarda-chuva do PP europeu!… mas se não fosse não seria a mesma coisa!…

    Gostar

  12. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    9 Junho, 2010 14:41

    Percebo a ideia.

    Mas convenhamos que conhecendo historia da europa e mesmo a forma como se construiu UE, o federalismo é, não apenas impossível, como totalmente indesejado.

    Aliás, desconfio sempre quando algo corre mal se opte por fazer avanços. Diz-me a experiência e o bom senso que a atitude mais racional e eficaz será a de retroceder e não propriamente avançar….

    A meu ver, para se evitar a actual situação altamente perigosa e limitadoras das liberdades, só há mesmo um caminho a fazer: voltar atrás, para os tempos da união económica, desfazerem-se das pretensões de serem potencia politico/militar e centrarem-se no livre mercado, único denominador comum aparentemente consensual ao longo de 5 décadas.

    Gostar

  13. CAA's avatar
    9 Junho, 2010 14:44

    «É espantoso como ainda há alminhas que acreditam em Federalismos. Está na cara que na União Europeia a regra é ‘salve-se cada um por si e como puder’.»

    Espantoso é ver que há gente que marina na crença de que o actual modelo da UE é federalista – trata-se precisamente do oposto.

    Gostar

  14. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    9 Junho, 2010 14:45

    Acresce que o «federalismo» que tem vindo a ser defendido por muitos ditos «europeistas», nomeadamente ligados a instituições europeias e mesmo os representantes no Parlamento Europeu, nada tem de federal, mas são defesas abertas de um sistema que é constitutivo de um estado central.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Junho, 2010 14:46

    Como seria possivel manter uma Europa rica e coesa com 27 paises? Não é possivel manter niveis de vida como a Europa teve até ao final do seculo XX. Basta ver as dificuldades que a Alemanha ainda hoje tem com a integração da antiga Alemanha de leste, para se perceber que a Europa a 27 não passa de um sonho.
    Parece não haver duvidas que a Europa, por varias razões, está numa rota de empobrecimento, havendo até muito boa gente que põe em causa o estado social europeu, quiçá a maior conquista da Europa Ocidental no pós guerra, pela simples razão que não há dinheiro para o pagar.
    Os paises mais desenvolvidos que, com base na politica de coesão prevista nos tratados europeus, enviaram milhões de milhões de euros para paises como o nosso, custa-lhes a perceber porque é que esses paises não passam da cepa torta. O que se passou com a Grecia tem-lhes custado muito a engolir, e os dirigentes desses paises, com a Alemanha à cabeça, estão com muita dificuldade para explicar aos seus contribuintes, o que paises como o nosso fizeram ao dinheiro que eles para cá enviaram durante decadas, e que nós desbaratamos, não tendo aproveitado esses fundos para nos desenvolvermos.
    Não me espanta por isso, que a Mme Merkel se ande a torcer com essa historia de pagar duas vezes as dividas dos outros, primeiro com os fundos estruturais, e agora com os fundos que se criaram para salvar as economias mais debeis.
    Penso por isso que o futuro da Europa como nós a imaginamos há 20 ou 30 anos, está ameaçado de morte, e há paises que vão mesmo que ter que sair do Euro, isto partindo do principio que daqui a 5 anos, ainda existe o euro.

    Gostar

  16. CAA's avatar
    9 Junho, 2010 14:46

    Gabriel,

    «Acresce que o «federalismo» que tem vindo a ser defendido por muitos ditos «europeistas», nomeadamente ligados a instituições europeias…»

    é verdade mas isso não belisca as virtudes de um modelo federal que substitua a mentira em que estamos.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    9 Junho, 2010 14:51

    A alternativa ao federalismo é a presente hibridez feita de governamentalismo de Estados-Nação mal disfarçados onde a lei do mais forte se imporá sempre aos que o não são.

    Subscrevo por inteiro este ponto. O post é uma boa análise do CAA, e os receios sobre o futuro (sombrio) da nossa Europa são fundados. É que arquitectura da União Europeia parece ter sido concebida para um mundo sem crises. Ou seja, sem o acontecimento feito de imprevisibilidade.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Menshevik permalink
    9 Junho, 2010 14:55

    E a Alemanha lá vai conseguindo….. 🙂
    E o resto são tretas.

    Gostar

  19. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    9 Junho, 2010 14:57

    mas CAA, é bonito falar que um modelo federal poderia permitir maior liberdade e respeito por cada estado, mas sobram evidencias que tal modelo não tem pernas para andar.

    Nenhum estado está preparado ou aceitará a existencia de um parlamento europeu representativo, com poderes legislativos.
    Nenhum estado médio/grande aceitará que o seu representante no conselho tenho um voto igual ao representante de chipre.
    Nos próximos decénios não é possível entenderem-se sobre um assunto que seja de politica externa, face ao peso dos interesses e historia de cada estado.

    e coloca-se afinal a questão: federalismo para quê? para um estado europeu? e para que serviria tal coisa? qual o seu objectivo? o que se ganharia com isso?

    a sério que não entendo como para além do óbvio interesse e ganhos em se construir um mercado aberto, sem restrições, de livre concorrencia e circulação (algo facilmente perceptível como do interesse prático de todos)se pretendam outros objectivos sobre os quais de facto não existem, nem podem existir denominadores comuns.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Toino Analfabeto permalink
    9 Junho, 2010 14:59

    .
    Se se conseguir uma Confederação de Estados já era um ‘fenomeno do entroncamento’ ou mesmo ‘algum 5º segredo de Fatima’. Não é por Portugal que seria o obstaculo. É lá mais para os Nortes e Lestes. Daqui as ‘engrenagens’ estão pouco visiveis devido aos ‘nevoeiros’.
    .
    Mas nada contra publicitar ideias federalistas dentro do ramalhete das teorias.
    .

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Menshevik permalink
    9 Junho, 2010 15:00

    Agora mais a sério: o “máximo” que se existirá será uma “coisa” com poderes para aprovar/supervisionar os orçamentos dos diferentes Estados – Membros.
    Não creio que se vá mais além.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    ''''' permalink
    9 Junho, 2010 15:12

    #7, a solução mais bábil, fina e mediterrânico/atlantica que põe Portugal a reacender a Economia, o Emprego e a resultante receita fiscal:
    .
    .
    “Relembro (quem tiver olhinhos vê bem o alcance, a estratégia politica e a força de reforma a fundo do abaixo resumido):
    .
    AS 10 REFORMAS POMBALINAS que arrastam a grande reforma nacional para arrancar rapidamente Portugal da Insolvência e da Miséria sem qualquer necessidade de medidas de austeridade que canibalizam ainda mais a Economia, o Tecido Económico e a Criação de Riqueza:
    .
    -APROVAÇÃO NO PARLAMENTO:
    .
    1) RACIO máximo PIB/Carga Fiscal.
    .
    2) RACIO máximo PIB/Despesas do Estado (*)
    .
    (*) Reforma consequente de toda a estrutura de Governança, da Burocracia Publica e Orçamento Geral do Estado.
    .
    -BANCA EM PORTUGAL:
    .
    3) SEPARAÇÂO da Banca Comercial das actividades especulativas, Sociedade de Investimentos Financeiros e Hedge Funds para protecção integral do dinheiro dos Depositantes confiam nos Bancos Comerciais.
    .
    4) Avaliação da utilidade de NACIONALIZAR o Banco de Portugal
    .
    5) TAXA DE SEGURANÇA BANCARIA sobre todos os negócios de Empréstimo e Comissões da Banca para habilitar financeiramente o Fundo de Garantias Bancárias por forma a devolver a qualquer momento os Depósitos dos Cidadãos, Empresas e Entidades Publicas confiado à guarda de Bancos que abram falência ou encerrem.
    .–
    -IMPOSTOS E FISCALIDADE:
    .
    6) ABOLIÇÃO de todos os Impostos colectando-os num só INU – Imposto Nacional Único colectado sobre tudo o comprado e consumido dentro de Portugal (**)
    .
    7) AMNISTIA Fiscal para resolver o estado de falência do Tecido Económico Nacional e de insolvência do grande numero de Cidadãos e Famílias à semelhança do já praticado antes e depois do 25 de Abril, incluindo actualmente em vários Países da EU.
    .
    (**) Pagamento dos Ordenados Brutos aos Empregados pelas Entidades Patronais.
    .
    -SEGURANÇA SOCIAL:
    .
    8) ABOLIÇÃO dos Descontos mensais de Empregadores e Empregados substituindo-os pelo ISU – Imposto Social Único colectado sobre tudo o comprado e consumido dentro de Portugal (***)
    .
    9) Instauração da PENSAO NACIONAL ÚNICA até 3 vezes o SMN-Salario Mínimo Nacional, universal e igual para todos os Reformados Portugueses.
    .
    10) Criação do FUNDO de REFORÇO DA PENSÃO NACIONAL UNICA, gerido pelo Estado, com depósitos mensais variáveis por parte do Cidadão que queira assegurar um reforço publico do valor da Pensão Nacional Única atingida a idade a reforma até ao falecimento (****)
    .
    (***) Pagamento dos Ordenado Brutos a todos os Empregados pelas Entidades Patronais.
    (****) Na fase de transição do velho para o novo Sistema, transitariam para o Fundo Nacional de Reforço da Pensão Nacional Única, os valores já descontados por Empregados e Empregadores que correspondam à diferença entre o valor da Pensão Nacional Única e o valor da correspondente Pensão que estabelecia o momento da Inscrição na Segurança Social do Cidadão.
    .
    .
    O discurso político para confundir a Árvore com a Floresta está esgotado e ineficaz.
    A ÁRVORE, a ‘mãe de todas as guerras’ de Portugal e dos Portugueses, chama-se DINHEIRO.
    .
    A FLORESTA, o acessório e consequente, chama-se Estado, Governo, Políticos, Burocracia, Partidos, Bancos, Empresas, Criação de Riqueza, Importações, Exportações, Poder de Compra dos Ordenados, Saúde, Pensões, Justiça, Direitos Civilizacionais, Tecido Económico atractivo e lucrativo etc.
    .
    Implica que haja uma “RENOVAÇÃO POLITICA NA CRISE DO MAIS DO MESMO’ a favor de gente que não esteja mentalmente encapsulada pelas ‘bíblias’ dos Partidos. Trarão a visão, a inovação, a frescura, o realismo, energia e a capacidade de nova acção imprescindíveis para actual elite política não desaparecer por estar incapaz de conseguir resolver e romper o Futuro para Portugal e para os Portugueses.
    .
    Estas 10 Reformas Pombalinas são um exemplo resumido para pôr o País a andar para a frente por novos caminhos libertos da pesada herança responsável pela Insolvência e Miséria actual.
    .
    Estas Reformas essenciais, seguidas doutras acessórias estruturais e reestruturantes da Sociedade, desencadearão a maior ‘revolução’ de Portugal desde Marquês de Pombal. Identifica-se com ‘Liberalismo Avançado com irrevogabilidade dos Direitos Civilizacionais dos Cidadãos’”.
    .
    A implementação é inalcançavel não se compadece com ‘carreiristas’ ou ‘oradores de palco’. Nem vale a pena aventurarem-se para evitar mais disparates publicos e politicos.
    .

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    INRI permalink
    9 Junho, 2010 15:24

    Com tanto cientista, ainda não entendo porque Portugal está na merda !

    Gostar

  24. CAA's avatar
    9 Junho, 2010 15:25

    Gabriel,

    «mas CAA, é bonito falar que um modelo federal poderia permitir maior liberdade e respeito por cada estado, mas sobram evidencias que tal modelo não tem pernas para andar.»

    Não concordo porque as únicas evidências que sobram não resultam do federalismo mas do seu contrário.

    Gostar

  25. Luís Marvão's avatar
    9 Junho, 2010 15:32

    “Nenhum estado está preparado ou aceitará a existencia de um parlamento europeu representativo, com poderes legislativos.”

    Tal pode ser contornado pela existência de duas câmaras parlamentares de poderes mais ou menos simétricos, à semelhança do que sucede no Estados Unidos. Ou seja, uma câmara cuja representação seria, digamos, proporcional à população da “União”, e outra em que cada estado teria idêntico número de representantes.
    Não estou a dizer que tenha de ser um processo decalcado do “americano”, apenas que do lado de lá há bons exemplos nesta matéria.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    antipedófilo permalink
    9 Junho, 2010 15:36

    concordo totalmente com o federalismo!
    está demonstrado que assim não funciona bem.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Junho, 2010 15:54

    as tvs europeias até deviam fazer uma reposição do “allo , allo” . até tenho algumas saudades do René.

    Gostar

  28. Hugo's avatar
    Hugo permalink
    9 Junho, 2010 15:55

    Caro ,,,,, parabéns pela iniciativa.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    INRI permalink
    9 Junho, 2010 16:02

    # 27

    E… as duas colaboradoras do René… A GRANDE… e a piquinininha?

    Gostar

  30. António P. Castro's avatar
    9 Junho, 2010 16:03

    CAA, de duas uma: ou V. não percebe patavina do que se diz na carta da dupla Merkel-Sarkozy ou acha que a Alemanha e a França têm o dever de sustentar o resto da Europa.
    Inclino-me a pensar que se trata da primeira hipótese, embora não exclua a forte possibilidade de serem as duas ao mesmo tempo, tal a sua craveira de pensador político…

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Junho, 2010 16:04

    Claro, claro! com uma europa federal defendiam-se os estados, claro que sim! grande lógica! este pateta do caa, depois de ser um submarino socialista para pôr o fantoche do passos de merda coelho no psd, agora quer acabar de vender o país, dizendo sempre que quer o contrário do que faz.
    Quanto mais te dobras menos o avental maçon te tapa o cú.
    Já vai sendo hora de se acertarem contas com estes fdp que se andam a encher à custa de Portugal e de quem trabalha.

    Gostar

  32. MJRB's avatar
    9 Junho, 2010 16:12

    Países europeus sem ESTADISTAS com elevado e inquestionável nível; UE sem líderes referenciáveis e marcantes. Assim sendo…

    Gostar

  33. Carlos Velasco's avatar
    9 Junho, 2010 16:16

    Povos com uma história milenar de diversidade só podem ser unidos pela força, não há dúvidas. O federalismo é somente o canto da sereia que impede muitos de verem a realidade como ela é. Nunca será possível, nunca será mais que algo passageiro.
    A Europa só tem dois caminhos: ou volta a ser a Europa das nações ou se torna num império oriental. O federalismo só pode ser um estágio ou uma promessa que impede a acção presente contra algo que nasceu para ser o que é (UE=4ºReich). Para perceber o que é mais absurdo ainda nessa ideia de federalismo, basta pensar que qualquer tendência centrífuga, se houvesse de facto uma federação livre, levaria ao fim da mesma, assim, mais vale a pena não haver nenhuma federação do que uma instituição que não pode ser permanente.
    Se até os EUA, país que possuía uma homogeneidade cultural e política que a Europa nunca terá, foram confrontados com um dura guerra civil e ainda podem vir a ser dissolvidos futuramente, basta ver as reacções crescentes contra o poder federal, imagine a Europa! E se a federação americana sobreviveu, a história prova, muito se deve à usurpação dos direitos originais dos estados, que incluíam a secessão (os confederados tinham razão!). Graças a esta ficção, hoje são quase um país socialista (FED, IRS, FBI, CIA, Patriot Act, …). É isso que queremos? E garanto que na Europa será muito pior pois aqui é fácil jogar um povo contra outro! Basta olhar para a crise onde a incipiente União Europeia já nos meteu. Gregos vs Alemães e “PIGS” são somente um prelúdio do que pode vir.
    Cada povo que viva à sua maneira, livre de facto. Até uma “confederação” ibérica me desperta dúvidas se seria possível, quanto mais uma federação europeia que só pode ser federação se puder ser dissolvida, o que significa nada ou nos leva ao centralismo! Uma coisa é certa nisso tudo: os engenheiros sociais são o maior perigo à humanidade.

    Gostar

  34. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    9 Junho, 2010 16:20

    Se e quando a Europa for um espaço politico federado, assim tipo Estados unidos da Europa, esse é o caminho para manter, e certamente agravar as assimetrias que hoje existem. Aí sim, é que é cada um por si, os mais ricos ficam mais ricos, e os mais pobres ficam mais pobres a não ser que mudem de vida.
    Se calhar por isso é que alguns andam a falar de federalismo; fartaram-se de sustentar malandros que teem a mania que são espertos.

    Gostar

  35. democratadirecto's avatar
    9 Junho, 2010 16:22

    A alternativa ao federalismo é a presente hibridez feita de governamentalismo de Estados-Nação mal disfarçados onde a lei do mais forte se imporá sempre aos que o não são

    Não seria assim com as regras que vigoravam antes do imposto Tratado de Lisboa.

    Cada vez mais penso que a UE só terá futuro numa perspectiva acentuadamente federal

    É exactamente o que o Tratado de Lisboa pretende que os formadores de opinião pensem.

    Repare que isto não é um ataque ao que escreve. A coisa está tão bem montada que não há por onde fugir de pensar isso. Eu próprio tenho escrito no post fixo de entrada neste meu blogue, desde 3 de Abril de 2009:
    “a Federação Europeia que virá, inevitavelmente, a constituir-se”

    Gostar

  36. Eduardo F.'s avatar
    9 Junho, 2010 16:27

    Sobre este tema, uma análise lúcida, de José Pacheco Pereira:

    O TRATADO DE LISBOA COMO PAPEL PINTADO

    «(…)como é costume, nada aprenderam da sucessão de falhanços a que conduziram o projecto europeu, que se encontra no limiar da extinção quando mais preciso é, e querem de novo aplicar o mesmo veneno a que puseram o rótulo de remédio. Essa medicina aplicada por um médico louco, que nada sabe de história, nem da política enquanto relação de poder, dominado por ideias feitas de utopismo vulgar e de desejo olimpiano de um Paraíso na terra, cheio desta pressa insensata e imprudente que tomam por “progressismo”, é a de pretenderem mais um upgrade político da Europa. Não aprenderam nada com o fracasso da mesma repetida tentativa de engenharia política abstracta, que tirou toda a força a um projecto que os seus fundadores sabiam só poder ser feito de “pequenos passos”, entre países unidos pelos seus interesses comuns e por uma igualdade virtual, mas que funcionava como virtuosa.(…)»

    «(…)Só que, a haver um governo europeu, ele será alemão e parece pouco provável que a Alemanha continue disposta a ter o papel de pagar eternas reparações de guerra sob forma de contribuições líquidas para o orçamento comunitário, mais a pagar as Grécias que existem na Europa, e a arrastar com custos para a sua economia e para o bem-estar material dos seus concidadãos, com origem numa periferia que tudo recebeu e que quase tudo desaproveitou. Teve a sua oportunidade e atirou-a às malvas do consumo e da megalomania dos governos. Não se reformou, não se reestruturou, e abandonou qualquer ideia de esforço a favor do consumo imediato. De europeu só teve expectativas elevadas de consumo, nenhuma exigência de rigor e de trabalho. Isso ficou para os boches comedores de salsichas e que se levantam às 6 da manhã. É por isso que os euro-entusiastas clamam contra a “traição de Angela Merkel”, contra a sua “mesquinhez” e “falta de arrojo europeu”, como se a riqueza alemã fosse o poço sem fundo da falência das várias Grécias que por aí andam.(…)»

    (José Pacheco Pereira, excertos do texto publicado no Público de 5 de Junho de 2010)

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    faustífero permalink
    9 Junho, 2010 16:36

    O protectorado vai andando até partir a corda.
    Portugal financiou-se em mais 1.500 milhões de euros, hoje, com dois leilões a três e a dez anos. A procura foi elevada em ambas as maturidades, mas não impediu que os juros exigidos pelos investidores registassem um forte aumento face a operações de financiamento anteriores idênticas.
    Na maturidade mais longa, a dez anos, a procura foi de 1,8 vezes a oferta. Segundo dados do IGCP citados pela Bloomberg, Portugal vai pagar uma taxa de 5,225%, por uma soma de 816 milhões de euros. Este juro é superior ao de 4,523% registado no último leilão, realizado em meados de Maio.
    Na sessão de hoje, as Obrigações do Tesouro a dez anos seguiam em queda. Consequentemente, a “yield” avançava um ponto base, para se fixar nos 5,208%. Já na maturidade a três anos o juro seguia em alta para os 3,665%, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Nesta maturidade, Portugal financiou-se em 701 milhões, cumprindo assim “o montante indicativo global entre 1.000 e 1500 milhões”. A taxa aplicada foi de 3,597%, abaixo da de 3,69% no mercado, sendo que a procura foi 2,4 vezes superior à oferta. Contudo, face à anterior emissão de igual maturidade, o custo de financiamento foi substancialmente superior. No último leilão, em que Portugal financiou-se num total de 1.000 milhões, a taxa foi de 2,708%, sendo de sublinha que esta operação já foi realizada em Abril de 2009.

    Gostar

  38. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    9 Junho, 2010 16:46

    “Não. É precisamente o contrário. Trata-se de uma evidência que se comprova na observação de qualquer estado federal.”

    Como a evolução do Estado Americano demonstra, e note-se estou a falar do Estado Americano e da cultura americana muito menos centralista, estatista do que a Europeia isso não é verdade. O Estado Federal Americano só tem engordado e dominado cada vez mais os Estados.

    “lucklucky não há é razão nenhuma, nem exemplo histórico, que demonstre que alguma vez algum país mais “poderoso” para usar o termos do caa prescinda de usar esse “poder” em benefício próprio.”

    Brazil vs Chile? Se nós tivermos as contas em ordem só temos a temer uma invasão militar.

    Na Europa Estatista agora com o nome bonito de Federalismo tira-nos o poder de sermos diferentes. De não nos afundarmos com eles.

    A União e o Federalismo são a negação do próprio e um assumir de incapacidade e incompetência. Para Portugal é simplesmente Suícidio.
    Por ex. Singapura não quer que sejam outros a decidirem o seu futuro, os Países vivos preferem escolher o seu destino, os mortos ou quase cadáveres preferem entregar-se. Já não têm vontade.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Andrade permalink
    9 Junho, 2010 16:46

    RTP tem 19 pessoas na Africa do Sul.

    TVI tem 14 pessoas e transmite jogos

    SIC tem 13 pessoas.

    A RTP é rica, é dos nossos impostos

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Andrade permalink
    9 Junho, 2010 16:48

    Sua Exª o PR, diz que recebe 2 reformas, que são pagos com o “pelo do cão”, acrescento eu

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    Andrade permalink
    9 Junho, 2010 16:52

    O limite de 5.000 € +- de reforma, dá cabo do PPD/PSD, vai tudo para a “sopa do Sidonio”

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Andrade permalink
    9 Junho, 2010 17:03

    No ano 2009, no Algarve, visitaram:

    1,9 de ingleses

    1,4 de Franceses

    1,2 de Espanhois.

    (1 milhão)

    Acham que os portugueses fazem falta? ou serão moscas

    Gostar

  43. Hugo's avatar
    Hugo permalink
    9 Junho, 2010 17:07

    E se deixarmos de pensar em países e começarmos a pensar em pessoas,não será melhor ideia?

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Andrade permalink
    9 Junho, 2010 17:07

    Sua Exª o PR, dá boda a todos que lá apareçam – não se esquecem, começa hoje.

    A gente paga

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    PPA permalink
    9 Junho, 2010 17:08

    Subscrevo estruturalmente o post.

    Quanto à (re)forma apresentada, em alternativa ao actual modelo europeu, vejo como uma opção possível.

    Gostar

  46. e-ko's avatar
    9 Junho, 2010 17:39

    parece que esse poder dos mais fortes sobre os mais fracos se resume, para simplificar, a mais produção económica e área geográfica… mas o que é uma produção que não se vende aos que pouco produzem e que precisam de pedir empréstimos para comprar mercedes, porshes, submarinos e outro armamento – não foi a comprar telemómeis que a Grécia se endividou, mas, sim, a comprar armamento – portanto, se, quem pretende exercer um poder de direito “económico/divino” e pretender que os periféricos devem apertar ainda mais o cinto, pouco importa como e com que consequências, o crescimento na UE e na ZE não se fará com o estrangulamento do poder de compra dos cidadãos desses países!…

    os exemplos da coisa:

    “O INE reviu hoje em alta o crescimento da economia portuguesa no primeiro trimestre do ano, com o PIB a crescer 1,8 por cento face ao trimestre homólogo e de 1,1 por cento face ao quarto trimestre de 2009. A evolução positiva deu-se graças ao aumento da procura interna, do consumo privado e das exportações.”

    Além da procura interna, contribuíram para a evolução do PIB o aumento do consumo privado e das exportações, enquanto que o investimento e o emprego caíram.http://economia.publico.pt/Noticia/ine-reve-em-alta-crescimento-da-economia-portuguesa_1441221

    veremos o que se vai passar com as medidas implementadas desde o ínício de junho… o que é certo é que o investimento privado está cada vez mais anémico… e as medidas internas alemãs só vão retirar algum conforto aos que têm mais dificuldades… depois queixam-se do fraco índice demográfico!…

    Gostar

  47. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    9 Junho, 2010 18:03

    “Além da procura interna, contribuíram para a evolução do PIB o aumento do consumo privado e das exportações, enquanto que o investimento e o emprego caíram.”

    É assim que se mostram as mentiras dos media, não houve nenhuma notícia a dizer que no mesmo trimestre a dívida aumentou 2,4%.
    Ou seja o buracao continua cada vez mais fundo.

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    9 Junho, 2010 18:27

    Caro CAA
    Concordo consigo em que esta mistela com que se veste actualmente a União Europeia é um caldo azedo, um teatro de sombras, uma pantominice pseudo-democrática onde a cobardia de uns e a falta de visão de outros (leia-se Barroso + Barroso) nos embala num faz de conta em que países como o nosso perdem e estiolam. Mas daí a embarcar num federalismo em que não se antevêem a garantia da igualdade dos Estados nem a garantia de uma real coesão económica e social, parece-me uma ilusão ou uma incompreensão da relação de forças que estão no terreno.
    Prefiro apostar na urgente criação de Regiões no nosso país e engrossar os que pensam que a Europa será uma Europa de Regiões ou não será coisa nenhuma.
    Cumprimentos

    Gostar

  49. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    9 Junho, 2010 18:29

    As dificuldades que a Europa enfrenta para sair da crise em que está mergulhada, resultam da incapacidade que os politicos teem de encontrar soluções para os problemas que enfrentam. Numa economia globalizada, como é que os paises europeus mais desenvolvidos podem competir com a China, India, e Brasil por exemplo, paises onde não existe qualquer tipo de protecção social. Como é que um operario alemão que ganha 2 ou 3 mil euros por mes, 14 meses por ano, com todos os direitos laborais assegurados pode competir com um operario chines que ganha 100 vezes menos, e nunhuma protecção social? Este é o nó gordio da questão: dentro de 10 anos os estados europeus não vão ter dinheiro para pagar os direitos de que os seus habitantes usufruem hoje. O estado social está a morrer: hoje é o subsidio de natal que se vai, amanhã é o subsidio de desemprego que passa para metade ou menos, e aos poucos vão-se as mordomias.
    O grande problema que se põe, é quem é que tem coragem de confrontar gerações que sempre viveram no desafogo, que agora já não vai ser assim?
    Um futuro sustentado para os europeus passa por aonde? mais trabalho por menos dinheiro e menos direitos, concerteza; mas se os politicos europeus não tiverem coragem de confrontar os paises emergentes de que teem de estabelecer regras minimas de protecção social, para os seus trabalhadores, então meus amigos bem podem vir praqui fazer masturbações intelectuais teorizando sobre o que significa para os paises europeus uma eventual federação, porque dentro de poucos anos vamos todos andar vestidos de caqui azul, e calçados com alpergatas.

    Gostar

  50. Eduardo F.'s avatar
    9 Junho, 2010 18:34

    «É assim que se mostram as mentiras dos media, não houve nenhuma notícia a dizer que no mesmo trimestre a dívida aumentou 2,4%.»

    Traduzindo em euros, tal significa que a nossa dívida directa do Estado aumentou de cerca de 3182 milhões de euros no 1º trimestre do ano face ao stock existente a 31-12-2009. Se entrarmos em conta com o mês de Abril, o acréscimo é 5.42% correspondentes a mais 7200 milhões de euros!

    Quem estiver interessado em saber mais sobre a evolução do stock da dívida directa do Estado e seu perfil de maturidade pode consultar o site do Instituto de Gestão do Crédito Público .

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Junho, 2010 18:41

    .
    #23, INRI é simples: uns 100 gajos que o amigo considera ‘o pessoal da verdade’ a autocdesignada ‘super-elite que enfiou com isto tudo no chaço’ abarbatou-se totalitáriamente do Poder. Mais alguma dúvida ?
    .

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    ''''' permalink
    9 Junho, 2010 19:05

    .
    #49, Alexandre só uma achega,
    esse raciocinio está certo desde que a Europa por razões não publicas continue a ser o 1º importador mundial da China via Roterdão, indiferente ao tecido economico que obrioga a abrir falência e aumentar desemprego apenas para importar da China. Porquê ?
    .
    Diz bem, “um operario chines que ganha 100 vezes menos, e nunhuma protecção social”. Mas há uma Carta de Direitos Humanos e Sociais Europeus, bastaria inclui-la como clausula obrigatória em todos os negócios de importação para a Europa.
    .
    Essencialmente, trata-se do mundo financeiro=negócio fácil que está a dirigir os destinos dos Paises Europeus e da União Europeia contra o mundo da Produção e das Empresas do Tecido Economico. Obvio, a prosseguir á a falência geral. E não só. Não vai ser nada pacifico. Julgo até que é um ‘mau negocio’ para o mundo financeiro face ao que pagaria. Os povos europeus são violentos por natureza. Basta ler a história.
    .
    À cautela por exemplo a Ucrania já declarou oficialmente a neutralidade, como a Suiça. Isto está a rodar todos os dias, rápida e incontrolavelmente.
    .

    Gostar

  53. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    9 Junho, 2010 19:15

    “Como é que um operario alemão que ganha 2 ou 3 mil euros por mes, 14 meses por ano, com todos os direitos laborais assegurados pode competir com um operario chines que ganha 100 vezes menos, e nunhuma protecção social? ”

    Os ordenado Chineses e dos outros países sobem naturalmente, desde que hajam empresas a nascer tal acontecerá, por isso é Xangai já tem um nível de vida superior a muitas cidades Portuguesas. O que é incomportável são os empregos inúteis que existem na Europa.

    http://www.newgeography.com/content/001007-china’s-metropolitan-regions-moving-toward-high-income-status

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    ''''' permalink
    9 Junho, 2010 19:41

    .
    -China: cracks in the Three Gorges Dam, so 300,000 people can wave goodbye to their homes
    http://blogs.telegraph.co.uk/news/timcollard/100042402/china-cracks-in-the-three-gorges-dam-so-300000-people-can-wave-goodbye-to-their-homes/
    .
    -China’s ‘cancer villages’ reveal dark side of economic boom
    Polluting factories in rural communities are forming a deadly toxic cocktail for villagers, leading to surging rates of cancer
    http://www.guardian.co.uk/environment/2010/jun/07/china-cancer-villages-industrial-pollution
    .
    Foxconn ‘suicide factory’ raises pay 70pc
    Chinese workers at Foxconn, the China-based assembler of Apple’s iPad and other leading consumer electronics brands, are to receive a dramatic 70pc wage rise, raising the prospect of Western customers paying more for their electronic goods.
    http://www.telegraph.co.uk/finance/china-business/7807903/Foxconn-suicide-factory-raises-pay-70pc.html
    .
    The changing face of human rights
    A bill of rights that included people’s socioeconomic needs could challenge government policy decisions
    http://www.guardian.co.uk/uk/2010/jun/06/writ-large-human-rights-act
    .

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    ''''' permalink
    9 Junho, 2010 19:48

    .
    You’d think a country would be happy to have a strong exchange rate, so why is a rising dollar so bad for China?

    China used its pegged exchange rate to destroy the trading competition and grow its economy at 9% a year for the last 15 years. Hong Kong, Korea, Singapore, and Taiwan only managed 7%-8% growth over the same period.

    A 1% difference may not sound like much, but China basically used this edge to overtake Germany as the world’s largest exporter in 2009 and build the largest lowest-cost manufacturing “sector” the world has ever seen.

    In other words, China fell for the classic trap. It built its future prosperity on the idea the dollar would always be cheap against other foreign currencies.

    Already, the Chinese renminbi has risen 16% against the euro over the last 120 days… This is the fastest, most violent move in the history of euro-renminbi markets. The Chinese renminbi has also risen 13% against the British pound, 13% against the Aussie dollar, and 5% against the Japanese yen.
    Europe is China’s largest trading partner, and Chinese goods have just gotten 16% more expensive for Europeans.

    If you’re a Chinese businessman and you’re using a 2% profit margin to beat the competition and sell your goods to France, it only takes a 2% currency appreciation to put you out of business. As China’s vice commerce minister put it recently, “Water doesn’t boil if it’s heated to 99 degrees Celsius. But it will boil if it’s heated by one more degree.”

    In sum, if the dollar index breaks out to new highs, half the factories in China – and in all of Asia – are in danger of going out of business.
    .
    E como tal, outra das vertentes anti-Crise da Eurozona: o Euro entrar na faixa cambial 1 USD = 1 Euro
    .

    Gostar

  56. e-ko's avatar
    9 Junho, 2010 21:59

    lucklucky 47,

    mas que a dívida publica – e até a privada – aumenta, isso já todos sabemos… e ela aumentaria também se não se tivessem verificado melhores números nos últimos meses… e crescimento económico, mesmo em fundo de crise económica internacional, é sempre melhor que o contrário!

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    não socialista permalink
    9 Junho, 2010 22:53

    “O grande problema que se põe, é quem é que tem coragem de confrontar gerações que sempre viveram no desafogo, que agora já não vai ser assim?”

    ehehehehe mas ha pessoal que não se enxerga nem com a realidade nas trombas pois não

    Gostar

  58. disse e foi-se's avatar
    disse e foi-se permalink
    9 Junho, 2010 23:04

    Os regionalistas e os iberistas têm uma coisa em comum, ambos são federalistas, porque?

    Estão todos ao serviço de Espanha.

    O Federalismo é o pior que pode acontecer à União europeia, como diz o Cameron nem mais um oingo de soberania para a UE.

    Por mim isto dava já o estoiro amanha, visto que se esta a tornar numa UE assente no eixo berlim-paris-madrid, e não apenas no eixo berlim-paris, como é dito no texto para afastar o perigo espanhol que é bem real e esta aqui ao lado, e todos estes estados são inimigos históricos de Portugal, principalmnet espanha e frança.

    Há por ai muitos comentadores e jornalistas comprados por castela, não tenham dúvidas, para alem do primeio ministro e de alguns ministros como luis mado que é federalista, que já se assunmiu iberista e disse que o futuro de Portugal paassa pela ibéria, e que não faz sentido estar na UE sem ser federados com espanha.

    Traidores iberistas.

    Amanhã é dia 10 de junho.

    Viva ortugal, como dizia camões, aminha pátria é aminha lingua.

    Viva Portugal.

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    ''''' permalink
    9 Junho, 2010 23:18

    .
    -US TRADE WAR WITH CHINA Escalates On Steel Tariff Plan

    US Trade War With China Escalates On Steel Tariff Plan


    .
    .
    -IMF MAKES ANOTHER UNREALISTIC CALL FOR AUSTERUTY

    IMF Makes Another Unrealistic Call For Austerity


    .
    .
    -China IS BUYING WHAT EVERYONE IS SELLING – Europe (now Greece)
    http://www.thereformedbroker.com/2010/06/09/china-is-buying-what-everyone-is-selling-europe/
    .

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    ''''' permalink
    9 Junho, 2010 23:59

    .
    Franco-German relations cool over eurozone crisis
    http://www.independent.co.uk/news/world/europe/francogerman-relations-cool-over-eurozone-crisis-1994953.html
    .
    UK rejects EU budget scrutiny plan
    European commission’s demand for advance vetting of national tax and spending plans is flatly rejected by British government
    http://www.guardian.co.uk/business/2010/jun/08/uk-rejects-eu-budget-scrutiny

    Gostar

  61. Pedro Figueiredo's avatar
    Pedro Figueiredo permalink
    10 Junho, 2010 00:54

    Realmente o senhor Amorim saiu cá uma peça, com que então federalismo, qualquer dia é ve-lo adefender também um federalismo ibérico.

    Que palhaçada.

    Estes pseudo-comentadores de direita estão abater no fundo do poço,é o CAA da RTP a defender o federalismo europeu, e é o Pedro Marques Lopes da SIC a defender a OPA da Telefónica à PT.

    Esta do Pedro Marques Lopes, outro meio alinhado com os castelhanos, foi uma vergonha, daniel Oliveira e bem a dizer que isto é uma espécie de neo-colionalismo de espanha, tal como Clara ferreira Alves, Luis pedro Nunes idem aspas ou ainda mais critico, e Pedro Marques Lopes a dizer que são leis de mercado.

    Começa-se aperceber porque motivos estes dois supostos comentadores de direita fizeram avida negra a doutora Manuela Ferreira Leite, fazendo tudfo ao seu alcance para deixar lá o séocretino, e metendo no Psd este eunuco do Passos coelho, o boy do Angelo Correia, com quem sócrates tem feito o que lhe apetece.

    Gostar

  62. Salgueiro Maia's avatar
    Salgueiro Maia permalink
    10 Junho, 2010 01:25

    E no meio dessa supremacia dos dois motores europeus Portugal falou mais alto!!!

    Compreendemos todos o nervosismo de alguns detractores-militantes…

    MELHOR CRESCIMENTO ECONÓMICO DA UNIÃO EUROPEIA (2º) !!!

    EXPORTAÇÕES AUMENTARAM 18,7% !!!!

    1º TRIMESTRE FOI O MELHOR DA DÉCADA NO SECTOR DO CALÇADO!!!

    PORTUGAL JÁ EXPORTOU MAIS ELECTRICIDADE ESTE ANO DO QUE EM 2009!!!

    …bem..eh he he heh…compreende-se a frustração dos botabaixistas (porque são)…é dose não é!

    …Só não se compreende a tese dessa gente (eu bem me esforço por compreender)..como é que possível um pais caminhar para o abismo com resultados deste calibre !!

    Agora imaginem se, em vez de termos estes magníficos resultados dado o panorama de Crise Mundial, se tivessemos recessão crescimento nulo ou negativo….MEU DEUS!! NINGUÉM CALAVA OS FASCISTAS!!!

    Obrigado meu Deus por me fazeres um Homem Isento..senão transforma-me-ía num cagalhão da oposição.

    (a propósito de cagalhões..quando é que ganhais vergonha na cara e falais sem medo dos roubos de milhões e milhões de contos na Banca e nos Negócios Militares?)

    Gostar

  63. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    10 Junho, 2010 03:07

    http://infamias-karocha.blogspot.com/

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    ''''' permalink
    10 Junho, 2010 05:27

    .
    O ESCANDALO ECONOMICO DO APARELHO PRODUTIVO E DO TECIDO ECONOMICO CHINÊS:

    -L’économie chinoise affiche un dynamisme exubérant
    .
    Un rapport révèle une HAUSSE DE 50% DES EXPORTATIONS et UNE INFLATION DE 3% EN MAI
    .
    http://www.lefigaro.fr/conjoncture/2010/06/09/04016-20100609ARTFIG00459-l-economie-chinoise-affiche-un-dynamisme-exuberant.php
    .
    A Europa é o 1º importador aceitando passivamente a destruição do seu Aparelho Produtivo e a falência do seu Tecido Economico ……. Como é ?
    .

    Gostar

  65. AL's avatar
    10 Junho, 2010 11:56

    Noutros tempos, estes vendilhoes da Pátria que propoem federalismos, iberismos e tretas afins seriam todos FUZILADOS.

    MORTE AOS TRAIDORES!

    Portugal não morrerá!!!

    Gostar

  66. Euroliberal's avatar
    Euroliberal permalink
    10 Junho, 2010 13:18

    Calma, Al. Você também vive da mesada dos federalistas europeus e só agora é que se lembra de cuspir no prato ?

    Gostar

  67. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    10 Junho, 2010 15:03

    “A Europa é o 1º importador aceitando passivamente a destruição do seu Aparelho Produtivo e a falência do seu Tecido Economico ……. Como é ?”

    É maluco? quer deixar de beneficiar das ideias, criatividade e tecnologia de biliões de pessoas?

    Se só com 4 milhões a trabalhar não conseguimos produzir algo que sirva os biliões de pessoas no mundo e dê para nos sustentar, só temos é criticar a nós próprios.

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    10 Junho, 2010 15:49

    Qualquer profissao deve ser desempenhada pelos mais competentes. Gerir paises claramente que nao esta na nossa lista de competencias. Qual e o problema em ter outros a gerir?
    E a conversa de defesa dos 900 anos de historia e mesmo para chorar. A historia ja la vai, nao alimenta ninguem. Historicamente fomos um povo de pessoas capazes e de visao. Depois enchemo-nos de dinheiro proveniente do ouro e especiarias e rebentamos tudo, deixamos de produzir, de pensar, de evoluir e ficamos este lindo povo que so sabe viver a custa de subsidios e do estado e que nunca tem culpa de nada.
    Curem-se

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    Fim da bandalheira permalink
    10 Junho, 2010 17:27

    Os regionalistas/iberistas do Porto, também federalistas continuam na sua saga contra Portugal pagos a soldo por castela.

    Assim vai Portugal no 10 de Junho.

    Gostar

  70. J.F.Transmontano/beirão's avatar
    J.F.Transmontano/beirão permalink
    11 Junho, 2010 00:12

    Se eu já desconfiava do senhor CAA como comentador de direita e patriota, vindo defender o federalismo europeu penso que a máscara lhe caiu por comleto.

    Os Portugueses patriotas estão é ansiosos que os franceses, alemães e ingleses começem de vez à batatada uns com os outros, para fechar-mos as fronteiras elimpar-mos acorja que invadiu e controla Portugal.

    A união europeia não deve nem pode ser mais que um mercado de livre circulação de pessoas e bens, mais nada doq ue isso, ou seja, nunca devia ter passado de uma CEE.

    Agora federalismos europeus, isto deve ser para rir, se assim já é dificil aos paises pequenos como Portugal defender os seus direitos, em federalismo ficavamos de vez entregues ao perigoso eiro belim-paris-madrid, e numa federação prefvalece o interesse colectivo em detrimento do individual dos estados federados, como somos um pais pequno tinhamos que nos sujeitar sempre ao que os grandes decidissem, e isto mataria Portugal abreve trecho, e seriamos repidamente absorvidos pelo abutre castelhano.

    Mas o objectivo de quem defende federalismos europeus e regionalismos bacocos em Portugal sob o map das 5 regiões é o mesmo, ou seja, enfiar os Portugueses numa federação com sede me madrid para sermos castelhanizados.

    Gostar

  71. Desconhecida's avatar
    J.F.Transmontano/beirão permalink
    11 Junho, 2010 00:14

    Por mim esta união europeia, este colete de forças assente no eixo paris-bermil-madrid dava já o estoiro amanha.

    Federalismo e defesa deste é traição á patria a roçar o iberismo.

    Gostar

  72. J.F.Transmontano/beirão.'s avatar
    J.F.Transmontano/beirão. permalink
    11 Junho, 2010 21:58

    Federalismo europeu, nem pensar.

    Isso é defendido por iberistas, que vem nisso uma porta aberta para se criar depois uma federação com sede em madrid, e também é defendido por apátrias, os patriotas não entram por ai.

    E eu já fui europeista, no inicio quando andava cego e isto parecia tudo um mar de rosas, mas agora cada vez me considero mais euro-céptico, e espero bem que esta união europeia nos moldes que esta de o estoiro o mais rápido possível,sabem porque?

    Então aqui vai:

    Porque isto deixou de ser um espaço de livre circulação de pessoas e bens como o que era no inicio, para passar a ser o esboço de um estado federalista que vem retirando aos poucos poder aos estados membros passando para os corredores de Bruxelas e Estrasburgo, ou seja, estamos a assistir à formação de um 4 Reich comandado alemães, franceses e espanhóis/castelhanos, assente no eixo Berlim-Paris-Madrid, esta é que é a verdade, eixo este que se esta a tornar muito perigoso para Polacos, Checos e Austríacos a leste e para nós Portugueses a ocidente devido as cada vez mais constantes interferências dos espanhóis no nosso pais e na nossa politica, esta é que é a verdade, e não vale a pena tentar negá-lo, se eles não tivessem interesse em Portugal porque vieram cá os castelhanos da Prisa com consentimento do traidor iberista do Sócrates compar a tvi em 2005?

    Em relação ao chamado mercado europeu, isso só funciona quando os grandes países da Europa querem invadir os países pequenos com a sua mercadoria, se for ao contrario, essa questão já não se põe e impera um proteccionismo selvagem dos grandes em relação aos pequenos, mais ainda, fizeram também questão de enviesar as leis da concorrência sempre em favor dos grandes da Europa, com claro prejuízo dos países mais pequenos e nomeadamente de Portugal, visto que as multinacionais agora podem-se passar de um pais pequeno para um grande na vizinhança e vender cá sem ter cá a sua sede, algo impensável há uns anos atrás, e no nosso caso estão a passar-se por exemplo de Lisboa para Madrid, a assumir a designação “ibérica”, perdendo representação em Portugal, com a consequente perda de riqueza e emprego para o pais , visto que a sede é em Espanha, o produto vem de lá e é feito lá na grande maioria das vezes se não na totalidade, sendo apenas posto a venda cá, e o lucro e impostos fica todo para eles, é isto que você define como mercado europeu, a isto eu chamo canibalismo e parasitismo económico dos países grandes em relação aos pequenos, por mim isto da UE dava já o estoiro amanha, nós só estamos a ser prejudicados com isto, mais nada.

    Em relação aos espanhóis/castelhanos e não obstante o facto de devermos ter com eles uma relação cordial por força da geografia, isso não implica que tenhamos que ser subservientes porque Portugal não é uma província espanhola, também não vale andarmos com sofismas e tentar mascarar a história, os espanhóis por muito que nos queiram fazer querer que são nossos amiguinhos, bons rapazes, na verdade eles são é uma cambada de grandes filhos da puta, e os chulos que querem é o nosso mar e nossa frente atlântica, de resto fazem tudo para empobrecer e prejudicar os Portugueses, Portugal e as empresas Portuguesas, mais nada, porque para eles nós somos uma espécie de rebeldes analfabetos que ousaram resistir ao domínio das forças centrifugas exercidas a partir de Madrid.

    E com este novo tratado de Lisboa a coisa torna-se ainda mais perigosa, visto que retira ainda mais poderes aos estados membros e passa-os para os burocratas de Bruxelas, nomeadamente no que diz respeito aos direitos sobre o mar e zonas económicas exclusivas ZEE e abre as portas à criação do exército europeu, outro perigo para nós. Se isto correr de feição aos castelhanos daqui a uns anos tempos estamos sujeitos a ter uma brigada de reacção rápida composta e comandada por espanhóis aquartelada em Lisboa ou no Porto por exemplo, o povo anda cego, não vê nada, há que lhe abrir os olhos, e caso não saiba digo-lhe mais, a divisão brunete, uma divisão mecanizada de elite do exercito espanhol aquartelada nos arredores de Madrid tem ainda hoje como um dos seus objectivos tácticos colocar tanques no terreiro do paço em 24 horas.

    Ver-http://flordocardo.blogs.sapo.pt/22594.html

    ehttp://garciapereira2009.blogspot.com/2009_10_01_archive.html

    Já viram, que amiguinhos que eles são dos portugueses, tadinhos, grandes filhos da puta, eu só fico contente quando vir a Espanha ir pelos ares, com a independência da Catalunha, Pais Basco e Galiza, e em relação ao TGV é melhor nem falar, porque isso é uma autentica obra de colonização que o traidor do Sócrates e companhia nos querem enfiar para darem a facada final em Portugal, para os mais distraídos fica aqui o link de site que vos pode elucidar sobre o real objectivo do TGV, a ponta de lança do ataque final a Portugal, caso venha se feito.

    Ainda em relação ao tratado de Lisboa, que infelizmente e ainda por cima tem o nome da nossa capital no que eu designo como uma espécie de presente envenenado, assinado ainda por cima no dia 1 de Dezembro, dia da restauração, acham que foi por acaso, nem pensem nisso, foi propositadamente escolhido este dia pelo traidor iberista do sócates como que a amaldiçoar e desvalorizar esse dia, ele nem sequer esteve nas comemorações, esteve lá o cavaco.

    Este 1º de Dezembro assiná-la a saída de Portugal do jugo do império habsburgo, onde estivemos desde 1580 a 1640, 60 anos negros que nos custaram a perda de inúmeros territórios que hoje podia falar português, a índia, Malaca, a nova Escócia, entre muitos outros, ou seja, daqui podemos tirar uma ilação, a Espanha só nos prejudica e prejudicou, e isto é uma prova disso, enquanto estivemos alinhados dos filhos da puta foi só perder influencia e territórios.

    Basicamente este império habsburgo era uma união europeia do sec XVI comandada por castelhanos e austríacos, esta mão é muito diferente, muda o facto de ser comandada por franceses, castelhanos e alemães, todos eles por sinal nosso inimigos históricos, contudo há gente ai a tentar mascara a história e a dizer que entre 1580 e 1640 estivemos numa “união ibérica”, uma autentica aldrabice, nesse altura nem se usava o termo ibérico para definir a península, nessa altura a designação da península era hispânia, o nome ibérico só foi usado a partir de 1800 quando ficou claro para os castelhanos que so portugueses não queriam ser espanhóis, conseguiram castelhanizar o reino de Aragão, mas não Portugal, e então roubaram o nome dado pelos gregos á península e vieram, com a segunda volta do ataque a Portugal como quem diz, não quisestes ser espanhóis tendes que ser ibéricos, e toca a roubar mais um nome, primeiro assassinaram o nome hispania, depois passaram para o ibérica.

    Por exemplo no wikipedia, a informação esta totalmente errada, não se fiem naquilo, o problema é que ninguém fiscaliza aquela merda, aquilo é enciclopédia livre e os castelhanos e iberistas traidores á pátria vão para lá falsificar a história com essa da união ibérica, pura aldrabice, imperio habsburgo sim, onde se incluía a flandres, todo o sul de itália, sicília, sardenha e córsega, pertencentes hoje à França e itália, partes da áustria, a Holanda que antes era chamada de países baixos espanhóis, entre outros territórios, agora essa de dizerem que hove uma união iberiac. É uma pura falsificação da história, o problema é que há nabos que nada sabem de história e podem acreditar.

    Voltando ao tratado de Lisboa , a grande maioria dos países da Europa com litígios históricos fronteiriços, nomeadamente a República Checa, Polónia e Áustria colocaram clausulas de salvaguarda na assinatura do tratado em relação á Alemanha, nós com 900 anos de história a ter como vizinho um abutre destes sempre pronto as atacar-nos, em vez de fazermos o mesmo, não, assinamos tudo pela mão desse senhor que nos desgoverna há uns anos e que tem como principal prioridade a Espanha, Espanha, Espanha.

    Quando o correrem vai ser um Saramago II, com uma crónica no el pais, e a passar a semana a dar palestras ao catalães e bascos a falar mal de Portugal, e a defender a grande Espanha, este tipo, este sócrates ibérico vai ficar para a história deste pais como um dos maiores traidores de sempre, que vergonha.

    O povo não vê nada, quer é bola, é comido mesmo a frente dos olhos, anda tudo a dormir, e os traidores vão vendendo isto ao desbarato.

    Gostar

  73. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    12 Junho, 2010 01:53

    Os espanhois devem rir-se a brava da verborreia que para aqui se escreve. Tudo anda a volta do medo visceral que muitos teem dos ditos espanhois.
    “ter como vizinho um abutre destes sempre pronto as atacar-nos”.. Se nao fosse triste isto era de morrer a rir.
    As nacoes tal como as entendemos hoje ja terminaram. Agora so resta esperar que todos recebamos o memorando. Quando todos entendermos que as questoes nacionais (ou nacionalistas..) sao apenas, tal como o fado e a bola, a areia que nos e servida para nos voluntariamente a colocarmos nos olhos, nessa altura todos exclamarao sobre quao obvio isso era.
    So espero que seja no meu tempo.

    Gostar

  74. Desconhecida's avatar
    Anonimo permalink
    12 Junho, 2010 03:43

    .
    Ainda não aprenderam com os Chineses cujas exportações cresceram em Maio SÓ 49%….
    .
    O excesso ocidental originou um elemento insustentado, a Finança Publica e Privada, criação de riqueza do lucro de dinheiro com dinheiro. Mesmo eventualmente deslocalizando para os BRIC’s o suposto dinheiro ‘desaparecido’ das bubles que não se percebe afinal onde foi parar. Será que quem foi pao por emprestimos bancários desatou a fazer charutos com notas de mil ?!
    .
    Ora a China deu-lhes a volta. Não propriamente com histórias de mão de obra barata e tal e tal insinificantes se o Ocidente tivesse protegido as suas Economias. Mas com a criação de riqueza pela força sustentada da Economia. Com produção que obviamente gera FINANÇAS publicas e privadas sempre acessórias e dependentes da Economia.
    .
    A China já é a 1ª Potencia Financeira mundial sustentada por um Tecido Economico altamente lucrativo donde competitivo a nivel planetário. O vizinho Japão sofre os efeitos das tremendas ondas de choque da poderosa Economia Chinesa. Bem antes de 2025 a China será o maior exportador bem à frente dos EUA, uma vez que já meteu no bolso a Alemanha.
    .
    Não se percebe o que a Europa pretende atingir. Já começa a surgir a impressão de confusão e inviabilidade de emendas tal a dimensão dos erros cometidos pela ideia de FINANÇAS dirigindo totalitariamente a Economia atirada para o segundo plano. Depois surgirá o resto nada pacifico no interior da Europa ? É a ideia, o rumo ?
    .

    .

    Gostar

  75. J.F.Transmontano/beirão's avatar
    J.F.Transmontano/beirão permalink
    13 Junho, 2010 00:38

    Caro anónimo repito-lhe aquilo que já lhe disse:

    A sua falta de argumentação e o facto de nem sequer assinar o comentário só dá valor aos meus argumentos, caso contrário tentaria desmontar a minha argumentação.

    Contudo a psicologia explica isto tudo, quando não temos argumentação para contariar o opositor o reflexo natural é partir para o insulto e diminuição deste e do seu discurso, contudo com isto apenas o reforça-mos, o efeito acaba por ser contrário ao desejado e contraproducente.

    O abutre astelhano sempre esteve esta ao nosso lado pronto para atacar, no passado mais pela via militar, agora essa via não desaparecu em parte mas não na totalidade, o exercito espanhol esta armado ate aos dentes para que?

    Deve ser para atacar os franceses ou os italianos, não?

    Mas o ataque económico esse é bem visivel, basta olhar para a opa da telefónica á PT.

    Por tras do anónimo esconde-se com certeza um traidor iberista, ou então, um espanhol de 2 geração que é preciso correr de Portugal.

    Gostar

  76. Desconhecida's avatar
    ''''' permalink
    13 Junho, 2010 12:15

    .
    Fabricando ‘caos construtores’ pelos ‘pânicos jornaleiros’ que acabaram no ridiculo e descrédito total. Foram as ‘alterações climáticas’, a ‘epidemia da gripe’, agora é a ‘crise financeira’. Neste momento é muito mais forte a probabilidade do fim da União Europeia que quaisquer reforços dela, chamem-lhe Federalismo ou o que quiserem. O Mundo mudou. As habilidades politicas ante e pós Queda do Muro de Berlim deixaram de funcionar. Abriram-se as fracturas do Velho Capitalismo que nasceu e parasitou a Guerra Fria.
    .
    O Novo. Ainda não aprenderam com os Chineses cujas exportações cresceram em Maio SÓ 49%….
    .
    O excesso ocidental originou um elemento insustentado: a Finança Publica e Privada criando riqueza insustentada. O lucro de dinheiro com dinheiro. Mesmo eventualmente deslocalizando para os BRIC’s o suposto dinheiro ‘desaparecido’ das bubles. Não se percebe afinal onde foi parar.
    .
    Será que quem foi pago por emprestimos bancários fez desaparecer o dinheiro desatando a fazer charutos com notas de mil ?!
    .
    Ora a China deu-lhes a volta. Não propriamente com histórias de mão de obra barata e tal e tal que seriam insignificantes se o Ocidente tivesse protegido os seus Tecidos Economicos e Aparaelhos Produtivos.
    .
    A China deu-lhes a volta com a criação de riqueza pela força sustentada da Economia. Criando um gigantesco aparelho produtivo e um Tecido Economico lucrativo. Com produção que obviamente gera FINANÇAS publicas e privadas sempre mantidas no seu lugar acessório e dependentes da Economia.
    .
    A China já é a 1ª Potencia Financeira mundial sustentada por um Tecido Economico altamente lucrativo donde competitivo a nivel planetário. O vizinho Japão sofre os efeitos das tremendas ondas de choque da poderosa Economia Chinesa. Bem antes de 2025 a China será o maior exportador bem à frente dos EUA, uma vez que já meteu no bolso a Alemanha.
    .
    Não se percebe o que a Europa pretende atingir. Mergulhou-se na confusão e inviabilidade de emendas tal a dimensão dos erros cometidos pela ideia de FINANÇAS dirigindo totalitariamente a Economia atirada para o segundo plano. Depois surgirá o resto nada pacifico no interior da Europa ? É a ideia ? O rumo ?
    .
    Não é com Austeridade e aumento de impostos que se reacendem o Aparelho Produtivo nem a lucratividade da Tecido Economico. Não é com Austeridade e aumento de impostos que se sustentam os Direitos Civilizacionais que identificam e são irrecusaveis pelos Cidadãos Europeus na Saude, Educação e Pensões de Reforma. Se o caos é para destruir isto parirá o maior banho de sangue e a destruição das Finanças Publicas (sistemas fiscais) e Privadas (Bancos) Europeias tal como a conhecemos hoje. E mais depressa e ‘inesperado’ que possam pensar.

    Gostar

  77. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Junho, 2010 15:30

    Caro J.F.Transmontano/beirão, como nao especificou a qual dos anonimos se refere, deixo-lhe apenas as suas proprias palavras:

    “quando não temos argumentação para contariar o opositor o reflexo natural é partir para o insulto e diminuição deste e do seu discurso […] Por tras do anónimo esconde-se com certeza um traidor iberista, ou então, um espanhol de 2 geração que é preciso correr de Portugal.”

    tire as suas proprias conclusoes. E se nos puder iluminar por que e que os espanhois querem tanto atacar-nos e nao aos franceses ou italianos?

    Nao posso terminar, sem, contudo, dizer-lhe o seguinte: nascer portugues, espanhol, chines, venezuelano, canadiano, nova zelandes ou mocambicano é, provavelmente, das unicas coisas no universo das quais nao temos culpa.
    Nao dou qualquer valor a questoes patroticas. Defendo uma sociedade livre de estados baseada no mercado livre e na nao agressao.

    A OPA da telefonica a PT e um ataque economico? Caro, se os accionistas vendem e porque acham que o dinheiro que lhes esta a ser dado pelo bem e, a seu ver, mais valioso do que o bem. Ninguem os obriga a vender, ninguem os forca ou coage. Chama-se livre mercado. O que nao e livre e o estado ter voto na materia, mas ate nem e isso que esta em causa aqui.

    Se fosse a france telecom ou a bulgaria telecom a fazer uma OPA a PT, eram os franceses ou os bulgaros que nos queriam atacar? Ou nesse caso seria um traidor frances ou balcanico?

    Eu nao pedi para nascer aqui e tambem nao pretendo morrer aqui. Esteja descansado que em breve podera contar com menos um traidor __________ (introduza o que quizer), pois este como todos os traidores vai para um local onde haja menos estado e menos gente que quando olha em volta so ve inimigos e traidores.

    Gostar

Deixe uma resposta para socialismo do penico Cancelar resposta