Saltar para o conteúdo

“D. Afonso Henriques, D. Nuno Álvares Pereira, alô, alô!” *

13 Junho, 2010
by

A possibilidade de uma OPA da Telefónica espanhola à PT gerou protestos patrioteiros dos que asseguram que a manutenção dessa empresa em mãos portuguesas é uma prioridade nacional. Do Governo à Oposição, levantou-se um coro de estridentes vuvuzelas jurando em uníssono que a lusitanidade da PT é essencial para todos nós.
Tenho as maiores dúvidas acerca desta manifestação nacionaleira (mesmo dando o devido desconto às emoções típicas do período pré-Mundial de Futebol em que estamos).
É-me indiferente que a administração da PT seja dominada por espanhóis, chineses ou norte-americanos – essencial é que essa empresa preste bem o serviço a que está associada.
Então, qual a razão que motiva a fúria da claque do regime que começou a ulular o “Heróis do Mar” a propósito de uma aquisição empresarial?

A resposta é aterradoramente simples: por conveniência dos interesseiros de sempre. A PT, tal como outras empresas em que o Estado tem participação, transformou-se num repositório dos apadrinhados do regime, um instrumento ao serviço de quem detém poder. Foi por isso que o Estado impediu a OPA da Sonae.

Se calhar, até é melhor que a PT mude de mãos – o interesse nacional não pode ser sinónimo dos milhões que um tal Rui Pedro Soares arrecadou na PT por mero capricho do seu amigalhaço, José Sócrates. E estou seguro de que o bem-estar do país não depende do facto de a PT ser dirigida por um Zeinal Bava ou por um César Alierta…

Estado Mínimo

Durante anos venderam-nos a lengalenga de que o Estado tinha de ser o grande fazedor da felicidade das pessoas. Era suposto cuidar de todos nós, aconchegar os nossos projectos de vida. Em troca, ofereceríamos ao Estado parte substancial dos nossos rendimentos através dos impostos. Este contrato ia funcionando, dando a muitos a sensação de que o Estado lhes mimava os sonhos desde meninos até que a morte os viesse libertar da sua condição de contribuintes.

Só que o Estado cresceu desmesuradamente à conta das funções que ia empilhando, tornando-se o grande fim de si mesmo. Num instante, o seu desígnio deixou de ser a satisfação dos cidadãos mas sim o agigantamento da sua máquina administrativa.

Agora já ninguém sabe como pagar a conta. O Estado, voraz, quer mais impostos para sustentar o seu insaciável apetite. E quando resvala num défice obsceno, de repente, o problema torna-se de quem o pagou e não de quem o desgovernou.

A frio, as pessoas vão atingindo que o modelo de Estado Social em que viviam era uma ilusão. Só que a maioria acostumou-se à doce prisão em que tem sido encerrada e teme a responsabilidade que a liberdade individual acarreta.

O modelo que vem aí, o do Estado Mínimo, vai encarar as pessoas como seres livres, capazes e autónomas – talvez o futuro mais ameaçador que é possível imaginar para quem se desabituou de decidir por si, de arriscar sem a caução agrilhoada do Estado.

Cavaco para quê?

Tarde a más horas, o PS fez a escolha inevitável de Manuel Alegre para seu candidato presidencial. Mas sem uma réstia de entusiasmo – Sócrates chegou a sublinhar que “eu quero também que o Manuel Alegre ganhe”… Depois deste extraordinário esclarecimento a garantir que apoia aquele a quem deseja a vitória, talvez seja melhor para Alegre confiar no Bloco para lhe fazer a campanha.

Mas Cavaco Silva não está muito melhor – na verdade, dizer que representa a direita moderada é mais um querer sem razão do que uma razão que se veja. Com candidatos destes, eu, que sou republicano, começo a pensar que o melhor é fingir que não existe Presidente da República – sabendo que, do próprio, terei uma ajuda preciosa nesse meu esforço.

* Tiro ao Alvo – Notícias Sábado, 5.VI.2010

28 comentários leave one →
  1. anonimo's avatar
    13 Junho, 2010 04:07

    O CAA tem razão, em alguns aspectos. As parcerias público-privadas no sector da Saúde vão começar a ser pagas por todos a partir de 2013 (…) Verdade? Quem vai pagar este desmando?

    Crise: hospitais cortam em medicamentos e horas extra
    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/crise-hospitais-saude-cortes-medicamentos-tvi24/1169400-4071.html

    Outra pergunta. Quem vai pagar os cuidados básicos de Saúde da população portuguesa?

    Os médicos fizeram um manguito aos tugas e fazem-se pagar a 60 Euros/hora nos serviços públicos …

    O CAA não está a ver bem como é que a população vai reagir e tal. Ou está?

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    13 Junho, 2010 04:08

    ALTO LÀ!
    È um sector “estratégico”, Tem que ser Português.
    Ou VEXAS tambem etão vendidos??????????????

    Gostar

  3. anónimo's avatar
    13 Junho, 2010 04:18

    Governo alemão anuncia cortes orçamentais de 80 mil milhões até 2014

    http://www.sol.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=175084

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    13 Junho, 2010 05:10

    Invoce-se “Deu-la-deu Martins”!
    E da minha parte, um Torquemada, não era nada mal vimdo.

    (o negócio da limpeza, vai dar que é uma couisa séria. Vão todos, e não dá para ninguem)

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    INRI permalink
    13 Junho, 2010 05:41

    Digam-me qual a diferença entre um capitalista espanhol e um capitalista português, para ver se eu entendo alguma coisa do negócio.

    Eles comem tudo e não deixam nada… é por aqui é que é !

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Isidro Augusto da Conceição permalink
    13 Junho, 2010 06:56

    Portugal já não governantes com tomates!

    Anda tudo efeminado!

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    13 Junho, 2010 07:04

    “…É-me indiferente que a administração da PT seja dominada por espanhóis…”

    Caro CAA,

    A mim também. Mas tente convencer disso o J.F. Transmontano/Beirão que ele é capaz de o comer vivo!

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    lima permalink
    13 Junho, 2010 08:40

    “É-me indiferente que a administração da PT seja dominada por espanhóis, chineses ou norte-americanos – essencial é que essa empresa preste bem o serviço a que está associada.”

    Que é o que não tem acontecido até aqui, e o mau e caro serviço sobra para o contribuinte, por isso, seja bem vindo um novo dono na PT que eu agradeço. Pior não devemos ficar. Deixamos de ter lá Ruis Soares e outros boys, e se a empresa não for portuguesa, as autoridades serão com certeza muito mais, ou começarão finalmente a ser, atentas e incisivas na regulação do sector. Quem ganha com isso?

    Gostar

  9. MZ's avatar
    13 Junho, 2010 09:23

    Pena é que o Brasil já que a maior operadora telefónica móvel, a VIVO, é detida pelos antigos colonialistas não a nacionalize por considerar estratégica.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Pobrezinho permalink
    13 Junho, 2010 11:37

    A Presidência da República esclareceu esta terça-feira que o chefe de Estado recebe duas pensões de reforma em resultado dos descontos que efectuou ao longo da sua vida profissional e não aufere qualquer subvenção por cargos políticos anteriormente exercidos.

    «O Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva recebe duas pensões de reforma em resultado, exclusivamente, dos descontos que, ao longo da sua vida profissional, efectuou para a Caixa Geral de Aposentações, como professor, e para o Fundo de Pensões do Banco de Portugal, como funcionário do Banco», lê-se numa nota informativa divulgada no site da Presidência da República

    Gostar

  11. anonimo's avatar
    13 Junho, 2010 12:06

    # 10

    Parece que falta juntar a essas duas, a reforma que recebe como ex-PM.

    Gostar

  12. anonimo's avatar
    13 Junho, 2010 12:09

    O CAA é funcionário público.

    Gostar

  13. anónimo's avatar
    13 Junho, 2010 12:12

    CASO BPN: ESCÂNDALO E IMPUNIDADE
    A burla cometida no BPN não tem precedentes na história de Portugal.
    O montante do desvio atribuído a Oliveira e Costa, Luís Caprichoso, Francisco Sanches e Vaz Mascarenhas é algo de tão elevado, que só a sua comparação com coisas palpáveis nos pode dar uma ideia da sua grandeza. Com 9.710.539.940,09 € (NOVE MIL SETECENTOS E DEZ MILHÕES DE EUROS…..) poderíamos:
    Comprar 48 aviões Airbus A380 (o maior avião comercial do mundo).
    Comprar16 plantéis de futebol iguais ao do Real Madrid.
    Construir 7 TGV de Lisboa a Gaia.
    Construir5 pontes para travessia do Tejo.
    Construir 3 aeroportos como o de Alcochete.
    Para transportar os 9,7 MIL MILHÕES DE EUROS seriam necessárias 4.850 carrinhas de transporte de valores!
    Distribuído pelos 10 milhões de portugueses, caberia a cada um cerca de 971 euros !!!
    Então e o Dias Loureiro e o Arlindo de Carvalho por onde andam? E que tamanho deveria ter a prisão para albergar esta gente?
    E mais, tínhamos a crise resolvida.
    http://www.wehavekaosinthegarden.blogspot.com/2010/06/caso-bpn-escandalo-e-impunidade-burla.html#links

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anonimo permalink
    13 Junho, 2010 12:44

    .
    .
    Não faz qualquer sentido manter a PT portuguesa monopolizante e estatista por razões a que chamam ‘patrioteiras’ mas são mais da ‘corporação dos gestores publicos aliados ao capital aristocrato-comunista que tem estado na moda na união europeia”. Muito menos custe o que custar como tem sido mais ou menos até aqui e pago pelos consumidores portugueses.
    .
    Ao Português o que interessa são preços competitivos de serviços de telecomunicações baratos que actualmente não é o caso.
    .
    O assunto muda de figura se manter a PT com capitais que falem Português (portugueses, angolanos, moçambicanos, brasileiros, macaenses) fôr a primeira ancora para a globalização das Economias da Comunidade dos Povos de Lingua Portuguesa sobre as Americas, Africa e Asia.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    INRI permalink
    13 Junho, 2010 13:44

    Mas , onde é que se arrumava tanta tralha ?
    Assim, tá na conta dos gajos “e muito bem”… eles é que são os donos do PODER…. ora PORRA!!!

    Com 9.710.539.940,09 € (NOVE MIL SETECENTOS E DEZ MILHÕES DE EUROS…..) poderíamos:
    Comprar 48 aviões Airbus A380 (o maior avião comercial do mundo).
    Comprar16 plantéis de futebol iguais ao do Real Madrid.
    Construir 7 TGV de Lisboa a Gaia.
    Construir5 pontes para travessia do Tejo.
    Construir 3 aeroportos como o de Alcochete.
    Para transportar os 9,7 MIL MILHÕES DE EUROS seriam necessárias 4.850 carrinhas de transporte de valores!

    Gostar

  16. ricardo's avatar
    ricardo permalink
    13 Junho, 2010 14:38

    A razão dos protestos é simples:
    A PT é uma empresa que dá muito geito para dar tachos a familiares, amigos e camaradas de partido.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Junho, 2010 14:39

    O problema CAA, é que já estão todos a salivar com a perspectiva do encaixe financeiro. E quem é que vai ficar com os 10% da telefonica que vão ser incluidos no negocio.

    De uma coisa podemos estar certos: a PT vai vender a posição na Vivo. Depois é só fazer as contas: CGD, BES, Ongoing, Berardo, etc e tal já estão a afiar os dentes para ficarem com o dinheiro que a Telefonica vai pagar.

    Quanto ao resto, tem toda a razão: não nos importa tanto quem controla a PT, antes nos importa a qualidade e o preço dos serviços que nos presta. Porque dos 7, 8, ou 9mil milhões os portugueses não veem nem um avo.

    Gostar

  18. Olho Vivo's avatar
    Olho Vivo permalink
    13 Junho, 2010 15:34

    O CAA tocou no essencial.
    A histeria governamental deriva do pânico de perder um dos maiores instrumentos de domínio dos bastidores da política suja.
    A PT granadeira bavariana dá muito jeito à máfia xuxa.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Luís permalink
    13 Junho, 2010 15:39

    Na hora de se endividarem com obras públicas desnecessárias e prestações sociais, pondo em causa a soberania financeira da Nação, os boys do regime não foram tocados por sentimentos de patriotismo. Hipócritas.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Antipiscoiso permalink
    13 Junho, 2010 15:58

    INRI / Piscoiso:
    Continuas sem graça nenhuma, quer te chames Piscoiso quer INRI.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    INRI permalink
    13 Junho, 2010 16:24

    Não posto para achares graça !

    Para burro só te faltam as penas !!

    Toquei na ferida foi ?

    Quer sejam xuxas ou laranjadas ainda não viste nada pela frente ?

    Há muito tanso por esta terrinha…

    Gostar

  22. Manuel Fonseca's avatar
    Manuel Fonseca permalink
    13 Junho, 2010 18:48

    O senhor CAA aos poucos vai-se confessando, ou seja, para alem de ser um regionalista cego do Porto, que por vezes em certas intervenções quase roça o separatismo e a traição à pátria, na semana passada veio defender o federalismo europeu e agora vem defender a Telefónica, ou seja, somando isto tudo chegasse a conclusão que por ventura o senhor CAA é mais um dos regionalistas/cegos do Porto alinhado com os interesses espanhóis, e convertido ao iberismo.

    Eu aconselhava também o senhor CAA a ser mais comedido, ou caso contrário, vá cantando enquanto tem tempo, porque na altura me que isto for tomado por um Pm em condições, corre o risco de ser um dos primeios alvos a “abater” e voltar direitinho para onde por ventura nunca devia ter saido, ou seja, para as salas das universidades.

    Empresas como a PT, Galp, EDP e poutras como a TAp e memo a Cimpor visto serem estrategicas deven estar maioritariamente nas mãoes de capitais Portugueses, e espanha é por motivos obvios uma opção a tomar, eu diria mesmo tudo, menos espanhóis.

    Gostar

  23. Bastos's avatar
    Bastos permalink
    13 Junho, 2010 18:57

    Há por aqui muitos defensores da telefónica, voce também caro CAA?

    Cada vez me desilude mais.

    Fiquem sabendo que o serviço da movistar(telefónica) é pior de longe do que o da PT, e nos preço a coisa anda por igual.

    Também me admira o senhor INRI(5)vir dizer que não há diferença entre os capitalistas portugueses e espanhóis, e como não há diferenºças que se de aos espanhóis.

    Então se não há diferenças e eles come tudo como diz, é preferivel dar de comer aos nossos, aos Portugueses, seja com quais for vai haver tachos e catgos para os boys, então que se de os cargos aos Portugueses, os espanhóis que vão comer para à pia deles, a espanhola.

    Isto parece-me lógico, o que não me parece lógico é ver aqui pessoas a defender a Telefónica, das duas umas, ou são espanhóis ou deles descendentes, ou então não conseguiram tacho com o Bava e agora querem vingança para ver se arranjam tacho com a telefónica.

    É só gente efeminada, ou seja, apanochada como diz e bem o Isidro Augusto da Conceição.

    Gostar

  24. Nuno Martins Pina's avatar
    13 Junho, 2010 22:33

    Por mim levavam todos uma padeirada.De certeza que há gato escondido com o rabo de fora.Temos é que puxar o rabo ao Gato para ver o que ele tem na boca….

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    13 Junho, 2010 23:50

    Há por ai muitos propagandistas de castela pagos a soldo.

    Peseteros.

    Gostar

  26. disse e foi-se's avatar
    disse e foi-se permalink
    14 Junho, 2010 00:47

    Ao ponto que chefa a hipócrisia de algumas pessoas dizendo que tanto lhes importa que PT esteja na mão de espanhóis, Chineses ou Portugueses, e que seja comandada pelo Bava ou pelo espanhol que está à frente da telefónica.

    Há por ai muitos comentadores que se dizem de direita que andam comprados por espanha, disso não tenho dúvidas.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Junho, 2010 17:52

    Esta conversa de que o que interessa ao pais são os preços baixos , até mete nojo.

    Quem vos garante que os preços da telefónica vão ser mais baratos, ninguem, e com certeza seriamos chulados pelos espanhóis.

    Mas os portugueses são assim, estúpidos, querem destruir uma firma portuguesa que dá emprgos a portugueses para apssar para as maõs dos espanhóis.

    Já agora entregem-lhe as outras grandes firmas, fecehma bolsa entreguem-lhe o pais, e no fim digam todos em coro: viva a grande espanha.

    Cambada de ursos.

    Gostar

  28. J.F.Transmontano/beirão's avatar
    J.F.Transmontano/beirão permalink
    14 Junho, 2010 22:26

    7.AB disse
    13 Junho, 2010 às 7:04 am

    “A mim também. Mas tente convencer disso o J.F. Transmontano/Beirão que ele é capaz de o comer vivo!”

    Comer vivo não, mas empenar o fucinho a muitos traidores que para ai andam, disso pode ter a certeza, que era capaz de os fazer num oito.

    Das suas palavras apenas posso deprender uma coisa, voce não passa de mais um traidor iberista como muitos que para ai andam e que alinham no plano para matar Portugal, uns pagos a soldo para fazer a apologia da grande espanha, outros por pura ignorancia e estupidez, enfim se é Portugues é um pária e tem que encaixar numa destas descrições, caso contrario defenderia o seu pais deste ataque castelhano em forma de colonização ecónomica.

    A compra da Pt faz assim parte de um plano macabro e mais abrangente que passa por passar para mãos de empresários e firmas espanholas os principais sectores de actividade do pais e as grandes firmas nacionais, como a PT, a EDP, para isso já o senhor Pina Moura se encontra a trabalhar na Iberdrola, a Galp, a Tap também de modo a que perdamos essa referencia nacional de Portugal que é a nossa companhia de bandeira, ou seja, entre outras firmas.

    O plano é ir vendendo e desmantelando o pais aos poucos e vendendo-o a espanha, e levar os Portugueses a crer que o seu pais não tem futuro e que Portugal e os Portugueses não tem outa hipótese se não serem mesmo castelhanizados.

    Deste plano fazem parte também o futebol, o ópio do povo e o mundil dito “ibérico” no sentido de iberizar os portugueses de modo a que estes se identifiquem com o termo, no dia em que isso acontecer e em que os portugueses se considerarem ibéricos estão pura e simplesmente castelhanizados, é o que eu venho dizendo, chamar-nos espanhóis ou ibéricos é o mesmo, a primeira era a designação dada pelos romanos a península a segunda é a dada pelos gregos, tanto uma como outra são sinonimo de domínio da cultura, língua e economia castelhana, espanhóis não quisemos ser no sec XVI, querem fazer de nós “ibéricos” no sec XXI para isso contrataram o Sócrates.

    O TGV é outra das armas usados nesta plano para matar Portugal, pelo facto de aproximar perigosamente o pais de madrid, e convidar as frimas que estão em Lisboa a mudarem-se para madrid e assumir a designação ibérica, e assim empobrecer e endividar Portugal, quando com a Espanha devemos apenas manter uma relação de vizinhança sem promiscuidades deste nível.

    Por fim a regionalização é o cheque mate que querem dar a Portugal, e é o corolário deste plano macabro para acabar com o nosso pais, a regionalização do pais no mapa das 5 regiões levara os pais á desintegração a muito curto prazo, em 20 anos/30 anos, se fosse o das 8 ou 9 a coisa ai não era tão perigosa porque não se dava tanto poder a nenhuma das regiões, dividia-se o mal pelas aldeias e usava-se o princípio do dividir para reinar, mas os traidores do Porto e outros de outros sítios do Pais, convém lembrar que o maior traidor, o PM não é do Porto, é da guarda, não admitem outro mapa que não este, vem com a conversa das CCDR’S que no fundo não são nada, são apenas nut’s, numenclaturas de unidade tterritorial cridas apenas para fins estatiststicos em 2003 pelo urso do durão barroso, que enquanto esteve no governo só fez lixo, e depois fugiu para bruxelas para ser o empregaado do kissinger e da judiaria americana e abandonou o pais.

    Sendo assim, e voltando ao ponto em quatão os traidores ao servço de Castela não admitem outro mapa que o das 5 regiões para poderem criar o nortezinho e assim lançar Portugal numa guerra norte-sul, que transformaria o pais numa espécie de Bélgica, e os pérfidos regionalistas/separatistas do Porto querem implementar à força o mapa das 5 regiões para isso mesmo, para lançar o pais no caos, uns porque tem ódio patológico e inexplicável a Lisboa, outros porque estão comprados e ao serviço da maçonaria e dos interesses espanhóis.

    Isto só levaria o pais a um cenário, depois de divididos e balcanizados ficaríamos reféns das forças centrifugas de madrid, e caminharíamos a passo largo para uma federação com sede em madrid, sendo este o objectivo ultimo da divisão do pais no mapa das 5 regiões, ou seja, a regionalização do pais não é um fim em si mesmo, é pelo contrário um meio para atingir um fim, sendo esse fim o leviatão da ibéria.

    Espanha para levar a agua ao seu tem trabalhado arduamente nos ultimos 10 a 15 anos, se bem que o mario soares já se encontra a trabalhar neste plano desde o 25 de abril para cá, e então desde 86 para cá não tem feito mais nada, não tfoi por acaso que em 86 ele fez questão de nos meter neste saco de gatos e neste colete de forças que é a UE ao mesmo tempo que a espanha, a UE já devia ter dado o estoiro, amanha já é tarde como se costuma dizer, este velho tradior já deve uns anos largos á terra.

    Sendo assim, espanha e os traidores Portugueses ao serviço de espanha, os migueis de vasconcelos, tem comprado e subornado tudo Portugal, desde primeiros ministros, jornalistas, comentadores, homens de negócios, entre outros, ou seja, é velos por ai a discursar, a falar ou a comentar, são autenticosde peoes na engranagem castelhana que ataca Portugal, somem as peças e irão ver que chegam facilmente a esta conclusão.

    Gostar

Indigne-se aqui.