Saltar para o conteúdo

O que aconteceu?

17 Junho, 2010

Marinho Pinto «faltou ao respeito» aos candidatos a estágio” – Para lá da polémica em torno do tom destes comentários e deles terem sido feitos antes dos candidatos conhecerem os resultados, há uma pergunta a fazer: como se explica que 90 por cento dos 275 licenciados em Direito que fizeram o teste tenham reprovado?

68 comentários leave one →
  1. LM R's avatar
    LM R permalink
    17 Junho, 2010 10:53

    Ou só vai para Direito uma cáfila de ignaros descerebrados ou o exame foi difícil de mais.

    Gostar

  2. CL's avatar
    17 Junho, 2010 11:45

    O exame era fácil. Mas a grelha de correcção tem erros (normas erradas ou de Códigos errados). Presumindo que os correctores das provas tiveram em conta os lapsos da grelha de correcção, a reprovação de 90 % dos candidatos é, de facto, inexplicável.

    Poe outro lado, a indicação da Universidade de proveniência dos candidatos admitidos também é inexplicável…

    Gostar

  3. Fado Alexandrino's avatar
    17 Junho, 2010 12:09

    Daniel interpela António para pagar a totalidade do preço, mas António
    consegue provar que, quando da celebração do contrato, se encontrava
    hipnotizado.

    Uma bela questão no exame.
    Mas quem é que não anda hipnotizado hoje em dia?

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Centrista permalink
    17 Junho, 2010 12:46

    Tenho dúvidas que o Marinho Pinto passasse se lhe fizessem o exame…

    Aliás, provavelmente 80% dos advogados mais velhos chumbava…

    Gostar

  5. ricardo's avatar
    ricardo permalink
    17 Junho, 2010 12:57

    Fazer advogados em 4 anos?
    E sabem os portugueses que estão a preparar o mesmo nos cursos de medicina, com alunos a começarem o curso no 4º ano?
    Faz a ordem muito bem em querer defender a qualidade da profissão, já que o Estado se demitiu da sua obrigação.
    Qualquer dia temos que fazer um exame ao médico que nos atende no SNS, antes de pôr a nossa saúde nas suas mãos.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    MDN permalink
    17 Junho, 2010 13:34

    “O Processo de Bolonha, ao baixar o número de anos para conclusão das licenciaturas em Direito, implicou necessariamente uma diminuição das exigências científicas.”

    “À TSF, Marinho Pinto afirmou que os licenciados de Bolonha «não estão nada preparados para poderem receber formação profissional para advogados», considerando que são «bacharéis que vêm baptizados de licenciados».”

    #5

    “Fazer advogados em 4 anos?”

    Isto só demosntra um profundo desconhecimento daquilo que se passa, meus senhores caso não saibam a restruturação do curso de direito, e apenas fala da UM que eu conheço, baseou-se na integraçao de disciplinas anuais em semestrais. O que quer dizer, que a materia que antes era lecionada em um ano, agora é dada num semestre. Para isto os Excelentissimos professores dão a materia á velocidade da luz, ou , a minha favorita, remetem a materia para bibliografias infindaveis, sobre a capa do sistema de ensino que é bolonha.

    Agora vêm me dizer que os licenciados em direito não têm competencias tecnicas?? que o curso de direito só tem 4 anos?? Se não souberem o que se passa na realidade não comentem. Ou pelo menos não ponham tudo no mesmo saco.

    Se existe uma proliferação de cursos de direito a culpa é da ganancia de muitas universidades privadas, porque este curso poucos custos tem, e as propinas pagas sao iguais a outros que gastam muitos mais recuros, ou seja, lecionar direito numa universidade dá lucro.

    Quanto ao estagio, e á suposta formação dada aos estagiarios advogados, o problema não reside muitas vezes nos conhecimentos destes, mas sim da falta de formação das pessoas que estao a dar “formaçao”. Sim, porque não sei se aquilo que é dada aos advogados se pode chamar formação. Deixar escravos á sua sorte, vão fazendo o que podem, e durante 30 meses trabalham sem qualquer remuneração.

    Este exame de acesso serve apenas um proposito, limitar o numero de advogados….quanto menos concorrencia melhor. É interessante que sejam os principais beneficiados da redução do numero de advogados no activo os a corrigem e estabelecem criterios de correção…

    Gostar

  7. Pimenta de Sá's avatar
    17 Junho, 2010 14:07

    Quem está reprovado há muito é esse Marinho. Mas os advogados portugueses não os têm no sítio: são como a oposição e o PR, que deixam o falso engenheiro ir governando até o País se afundar por completo.
    Desgraçado país, o nosso!

    Gostar

  8. Rxc's avatar
    Rxc permalink
    17 Junho, 2010 14:44

    Mas se alguém julga que Bolonha não é pouco mais do que mudar o nome às coisas, está bem enganado. Ou julgam que 5=3?

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    17 Junho, 2010 15:17

    explicação helena : mau ensino e corporativismo da classe JÁ instalada

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    17 Junho, 2010 15:23

    Podemos exportar estes bacharéis bolonheses para Angola ?

    dará divisas para amenizar o deficit … as miúdas safavam-se bem ( em Cuba é aginetar como ó camandro … afinal é a tendência … é ver FHM , Playboys e quejandas folhas tugas … toda a moçinha lusa a tirar roupinha para sacar uns duros !!!! … agora até a Sandra B … pois )

    Afinal para trabalhar por aqui só temos colocação ( por enquanto ) nos call centers do Enginheiro Vaba … esse tão bem falante mercador de Ormuz … ou caixa no bazar do enginheiro Azevedo …

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    17 Junho, 2010 15:29

    Atendendo aos ilustres advogados, gestores, economistas que vemos na esfera publica, não sei como é que alguem se atreve a defender o sistema de ensino anterior, simplesmente não é possivel por muito que se tente piorar. É evidente que o sistema anterior que formou os tipos que vemos a gerir o país, foi um sistema de compadrios e copianços, que como sabemos resulta em corruptos. Defende-lo é ser estupido.

    Atendendo às Universidades que formaram os nossos economistas , e os nossos doutos magistrados, diria que era bom que elas não constassem nos curriculos dos nossos novos alunos, esses sim já com potencial, é degradante para eles, principalmente se concorrerem a algum lugar na Europa.

    É obvio que se está a tentar, denegrir aquilo com que não se pode competir. É que se os novos alunos começam a falar do que realmente se aprende nas Universidades, descobre-se que há milhares de diplomas emitidos ao Domingo.

    Não cedam, lutem jovens, voces metem esses maralhas num bolso, não duvidem.

    Gostar

  12. AnaR's avatar
    AnaR permalink
    17 Junho, 2010 15:30

    Sou estudante finalista de Direito. O mais preocupante no exame é que este era de facto bastante fácil e, ainda por cima com consulta. Assim sendo, a percentagem de chumbos só se poderá ter devido aos critérios de correcção o que é gravoso. Há pessoas com média de 17 a chumbarem, sendo provenientes da Universidade de Lisboa, Católica e Nova. Pessoas que são suficientemente competentes para os maiores escritórios de advogados do país que as contratam. Pessoas que são avaliadas por outras que, na componente teórica, terão tido notas muito piores. O Bastonário devia ter vergonha, passou um atestado de incompetência não só a quem fez o exame mas também às mais reputadas Faculdades do país. Até concedo que possa haver maior facilitismo agora, sucede que, quem separa o trigo do joio é o mercado. Quem é bom tem emprego e quem não é não. Se a Ordem quer mais qualidade que comece por expurgar os variadíssimos incompetentes que lá debutam (a começar pelo próprio Bastonário)ou então que faça exames (e que os corrija) com o mínimo de seriedade e não porque o objectivo é chumbar X.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    17 Junho, 2010 16:05

    o chumbo clausus … eis o corporative gate

    Portugal Contemporaneo

    Gostar

  14. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    17 Junho, 2010 16:09

    Marinho Pinto, é bom que as pessoas saibam, foi eleito pelos advogados que querem restringir a concorrência na profissão, criando todo o tipo de obstáculos para que os mais jovens venham a poder concorrer no mercado dos serviços jurídicos com os mais velhos. Ora bem, sendo este o programa de Marinho Pinto e esta a razão de ser das suas votações albanesas, mais tarde ou mais cedo este exame de acesso à ordem seria criado como barreira de acesso a uma profissão liberal por parte dos licenciados em direito. E tendo em conta o objectivo, explicitamente afirmado pelo bastonário, de restringir a concorrência, facilitando a vida aos advogados já instalados, natural é também que os chumbos sejam na ordem dos 90%. Para satisfação do bastonário e dos advogados que o elegeram. Que um tribunal já tenha considerado o exame ilegal, pouco importa, porque a Ordem não é uma associação pública que prossegue o interesse público; a Ordem é uma associação para defesa dos advogados instalados e para restrição do acesso à profissão por parte dos licenciados em direito. Quod erat demonstrandum.

    Gostar

  15. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    17 Junho, 2010 16:19

    Há pessoas com média de 17 a chumbarem, sendo provenientes da Universidade de Lisboa, Católica e Nova. Pessoas que são suficientemente competentes para os maiores escritórios de advogados do país que as contratam. – Ana R.

    Isao é bem verdade e eu sei do que falo, porque trabalhei num desses grandes escritórios.

    Esses só contratam dois tipos de pessoas: os que acabam o curso com média superior a 14 valores (alguns só contratam alunos com média superior a 16 valores) e aqueles que têm cunhas (porque são filhos ou sobrinhos deste ou daquele, em todo o caso representando uma minoria). Assim sendo, não há profissão mais sujeita a concorrência do que a advocacia e, portanto, também não existe profissão em Portugal menos necessitada de barreiras ou restrições à concorrência. O mercado funciona, porque selecciona efectivamente os melhores (tirando a questão das cunhas, que é de somenos importância, porque existe em todo o lado, em Portugal e no mundo) e rejeita os piores. Efectivamente, a criação de barreiras à entrada da profissão aó favorecerá os advogados já instalados (que normalmente trabalham sozinhos ou com poucos sócios e já não conseguem atrair clientes em suficiente número para ganharem a vida) e distorcerá a concorrência.

    Gostar

  16. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    17 Junho, 2010 16:23

    José Barros,

    Estes exames são para todos os candidatos, ou só são para cursos que a ordem não reconhece?

    Gostar

  17. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    17 Junho, 2010 16:28

    Já agora, quem concebe e corrige os exames?

    Gostar

  18. Luís Lavoura's avatar
    17 Junho, 2010 16:29

    Explica-se muito simplesmente: três anos de curso de Direito não dão saber suficiente para se aceder à profissão de advogado.

    Isso nada tem de surpreendente, nem de mal.

    Esses 3 anos podem ser suficientes para exercer outras profissões, que não a da advocacia.

    Quem quer seguir para advocacia, deve estudar Direito mais do que 3 anos. É simples.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Junho, 2010 16:33

    Em quantos anos se forma um Advogado por essa Europa fora (antes de Bolonha)?

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    17 Junho, 2010 16:43

    Se o exame é o indicado acima, não precisam de estudar mais, sabem muito para alem do questionado, alias se nao soubessem para responder a esse exame de gozo, só pode ser gozo, mas valia envia-los já para o Governo.
    Os jovens, se quiserem, se não se sujeitarem, arrasam esses senhores incrivelmente bem formados, e é exactamente disso que o país necessita, de retirar essa abeculas do bom ensino tradicional, que nos envergonham constantemente, das lides do país.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    17 Junho, 2010 16:51

    É evidente que temos um problema, se com tantos anos de estudo, dito bom estudo, os nossos doutores são o que são, e apresentam a efeciencia notavel a que se assiste, naturalmente que reduzindo se pensa, agora é que não se vai aproveitar nada. Mas haverá que medir, ser justo, quantos frequentavam verdadeiramente, o que é se apnhava num auditorio apinhado de gente, vamos incentivar a juventude, ao inves de andar a acalorar quem de tão bem formado, só traz notas negativas ao país.

    Gostar

  22. Pimenta de Sá's avatar
    17 Junho, 2010 16:56

    16 e 17, João Miranda

    O exame é obrigatório para todos os candidatos a advogados com estágio feito e independentemente da média final que tenham obtido, seja em que universidade for.
    Quem corrige os exames são advogados seleccionados pela Ordem e que ganham por isso.

    18, Lavoura

    Que V. seja um ignorante, como toda a blogosfera sabe, é lá consigo.
    Agora que venha aqui debitar sentenças em matéria que de todo lhe é alheia, metendo a colherada só porque lhe apetece, é que se me afigura excessivo.

    Gostar

  23. AnaR's avatar
    AnaR permalink
    17 Junho, 2010 17:23

    Caro Luís Lavoura,

    É sobejamente conhecido que muitas das Faculdades de Direito têm uma formação deficiente e, até concordo consigo, 3 anos de curso não serão deficientes. Contudo, a maior partes dos cursos têm 4 anos mais um de mestrado (na verdade 1 e 6 meses mas os últimos 6 meses são para a tese). A esmagadora maioria dos “licenciados Bolonha” que conheço estão a tirar mestrado e, assim sendo, ficarão com uma formação de 5 anos. Logo, não vejo qual a diferença. Contudo, o Luís parte de uma petição de princípio porque se é verdade que “3 anos de curso não dão saber suficiente” há que dizer que, ainda que assim fosse, então isso sempre seria um problema do Ministério da tutela e não da Ordem dos Advogados que não tem competência nem tão pouco legitimidade para avaliar as componentes pedagógicas das Universidades. Como referi, será o próprio mercado a seleccionar os melhores e para os restantes não haverá lugar. Tal deveria chegar. E como explica que licenciados com médias elevadíssimas que fizeram o exame e têm como Professores algumas das “maiores cabeças jurídicas” vivas tenham obtido um rotundo chumbo, num exame ainda por cima fácil? Alguma coisa não bate certo.

    Gostar

  24. AnaR's avatar
    AnaR permalink
    17 Junho, 2010 17:27

    E mais.. porque é que eu tenho de pagar pelas Faculdades de Direito medíocres que há e pelos licenciados igualmente medíocres que se produzem? Parece-lhe justo? É a vida das pessoas que está em causa e, como lhe digo, os critérios usados não podem ter sido minimamente sérios, apenas se quis chumbar 90% das pessoaas porque não me venha dizer que pessoas com médias elevadas (ou até baixas) de uma qualquer Faculdade decente pudessem chumbar naquele exame porque tal é impossível. É uma pena que o Luís não seja jurista porque se visse o exame (que era mais que acessível) percebia do que lhe falo.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    17 Junho, 2010 17:31

    Desculpem.
    Num País que tem a actividade economica produtiva a fenecer , resta a actividade economica especulativa , financeira e terciária …e numa sociedade destas a actividade de advogado deverá ter certamente saída profissional e ter futuro.
    Mas se todos vamos para estes sectores de actividade, quem vai produzir riqueza que pague as avenças ?

    Não vamos todos ser necessários para promover os processos de injunção das MEO`s e dos Telemóveis ?

    Ou se reciclam para as limpezas , seguranças ou caixas de hiper , ou tudo para Angola e em força …

    Andamos a brincar ás superpotências !!!!! e armados em ricos !!!! falidos mas diplomados

    ora …

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    17 Junho, 2010 17:35

    sim , sim … procurem lá emprego com diploma de Direito ou qq coisa assim , ou andem a armar aos advogados oficiosos … a morrer á fome …

    é trabalhar no que houver !!!!!!

    vergonha é roubar como o Zeinal Bava , o Mexia da EDP , os gajos da GALP como o satrapa do Fernando Gomes do Porto abotoado na gasolineira … esta malta em regime de monopolio ROUBA os portugueses aquilo que lhes apetece … com o governo a aplaudir e ajudar …

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    17 Junho, 2010 17:50

    O exame teria que ser facil, de outro modo quem os corrigia?
    Os doutores que já nem a constituição defendem? Ou alias, defendem, tiraram foi os cursos antes da alteração e desde aí, formação não fizeram mais nenhuma, para eles basta manter o posto e a progressão, denegrindo os outros. E o portugues aplaude. Isto é miseravel. Não bastavam os pontapés constantes na economia e na base desse saber, agora até à justiça chegou.

    Vão jovens para a frente, é mais do que facil competir e vencer, estais rodeados de nulidades, passais à frente de lanço. Não esperem favores, nem compadrios, basta saber e como se vê, de tão pouco que basta, até apetece vazar já desta mediocridade.

    Gostar

  28. Basileus's avatar
    Basileus permalink
    17 Junho, 2010 17:53

    Vejam-se os factos:

    Faculdade de Direito de Coimbra
    Director responsabiliza Ordem por elevado índice de reprovações
    Hoje

    O director da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), Santos Justo, atribuiu hoje à Ordem dos Advogados a responsabilidade pelo “excessivo índice de reprovações” no acesso ao estágio profissional.

    “Quem está mal é a Ordem dos Advogados, porque não acompanhou a atual exigência do Centro de Estudos Judiciários (CEJ)”, declarou Santos Justo à agência Lusa.

    Na sequência do Processo de Bolonha, lembrou o diretor da FDUC, “a maioria esmagadora das faculdade de Direito” do país reduziu de cinco para quatro os anos da licenciatura e nalguns casos para três.

    “No CEJ, em regra, só entram agora candidatos a magistrados licenciados antes de Bolonha (que fizeram o antigo curso de cinco anos) ou que tenham feito o mestrado”, sublinhou.

    A Ordem dos Advogados, por sua vez, “não fez aquilo que o CEJ fez”, exigindo “apenas a licenciatura como condição”.

    “Há aqui uma anomalia que talvez seja um dos grandes fatores do excessivo índice de reprovações” no exame de acesso ao estágio de advogado, defendeu Santos Justo, alegando, no entanto, “não querer imiscuir-se nos problemas da Ordem”.

    Na sua opinião, “houve aqui alguma inação da Ordem dos Advogados”, comparativamente com o CEJ e com a própria Faculdade de Direito de Coimbra

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Junho, 2010 18:22

    O bastonário vai sujeitar-se ao julgamento do seu mandato, candidatando-se de novo ao cargo, e, para espanto de muitos, e gáudio de outros muitos, voltará a ganhar…. tudo mais, são desesperos corporativistas, invejas, e coisa e tal

    Gostar

  30. AnaR's avatar
    AnaR permalink
    17 Junho, 2010 18:23

    Onde, no comentário 23, 2ª linha, se diz deficientes ler suficientes

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Centrista permalink
    17 Junho, 2010 18:27

    Se o mercado funcionar, 90% dos advogados instalados vai perder o tacho…

    Provavelmente 90% chumbou porque os advogados nomeados para a correcção não sabiam as respostas, nem com os critérios de correcção à frente!

    Gostar

  32. Heterónimo's avatar
    17 Junho, 2010 18:48

    19, Anónimo:

    O Marinho voltará a ganhar?
    Quem é que lhe disse? O Prof. Bambo ou a Maya?

    Gostar

  33. Heterónimo's avatar
    17 Junho, 2010 18:52

    Quis dizer: 29, Anónimo.

    Gostar

  34. CL's avatar
    17 Junho, 2010 18:58

    Os lapsos da grelha de correcção que referi em # 2 foram entretanto corrigidos.

    João Miranda: A ordem não reconhece nem deixa de reconhecer cursos. O que faz é exigir aos licenciados cujo curso não seja anterior a Bolonha a fazer um exame de acesso. Os titulares de Licenciatura anterior a Bolonha e os titulares do Grau de Mestre (de Bolonha) estão dispensados do exame.

    Ao contrário do que tem sido referido em vários comentários, as licenciaturas em Direito, no modelo de Bolonha, não têm 3 anos, mas 4. trata-se de uma das excepções à regra dos 3 anos de outros curso. Que eu conheça, todos os cursos de Direito, em Universidades Públicas ou Privadas, têm quatro anos de duração 8em vez dos 5 anteriores).

    Por último, o exame era fácil, mesmo para alunos medíocres com apenas 4 anos de licenciatura. Por isso, ou a qualidade do ensino decaiu muitíssimo nos últimos anos ou o grau de exigência na correcção foi muito para além do que parece resultar da grelha de correcção disponibilizada.

    Gostar

  35. CL's avatar
    17 Junho, 2010 19:02

    #14 José Barros,

    Que eu saiba, Marinho Pinto (ou Marinho e Pinto, nunca percebi) nunca teve, que me lembro, votações albanesas. Ao contrário de outras ordens, a OA sempre tem tido múltiplos candidatos com votações expressivas. Provavelmente, se houvesse segunda volta (na OA ganha o candidato mais votado, independentemente de qualquer maioria absoluta), provavelmente os Bastonário seria outro.

    Já agora, MP tem, seguramente, muitos defeitos, mas violar o Programa Eleitoral com que foi eleito não é um deles.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    MDN permalink
    17 Junho, 2010 19:18

    Independentemente de o exame ser facil ou dificil, de os alunos estarem bem ou mal preparados o exame em si nem sequer faz sentido.É um osbtaculo ao acesso á profissão e não deveria ser admitido…onde anda o MP e afins? Se a juiza ja considerou que tal exame é ilegal as autoriadades competentes ou andam a dormir ou não querem saber.

    11#

    “Atendendo aos ilustres advogados, gestores, economistas que vemos na esfera publica, não sei como é que alguem se atreve a defender o sistema de ensino anterior, simplesmente não é possivel por muito que se tente piorar. É evidente que o sistema anterior que formou os tipos que vemos a gerir o país, foi um sistema de compadrios e copianços, que como sabemos resulta em corruptos. Defende-lo é ser estupido.”

    Concordo, mas não pense que isso mudou, continua a mesma coisa, mudam o nome continuam os velhos habitos.

    #23

    “Contudo, o Luís parte de uma petição de princípio porque se é verdade que “3 anos de curso não dão saber suficiente” há que dizer que, ainda que assim fosse, então isso sempre seria um problema do Ministério da tutela e não da Ordem dos Advogados que não tem competência nem tão pouco legitimidade para avaliar as componentes pedagógicas das Universidades.”

    Exactamente.

    34#

    “Os lapsos da grelha de correcção que referi em # 2 foram entretanto corrigidos.”

    Os senhores (Bastonario) não são muito bons a admitir erros, vão extorquir mais umas maquias as pobres licenciados em direito para realizar outro exame. Para finalmente serem explorados pelos tao almejados “grandes escritorios” durante os 30 meses do estagio e procederem á dispensam dos estagiarios para renovarem o leque de escravos.

    Gostar

  37. Heterónimo's avatar
    17 Junho, 2010 20:03

    34, CL

    “A ordem não reconhece nem deixa de reconhecer cursos. O que faz é exigir aos licenciados cujo curso não seja anterior a Bolonha a fazer um exame de acesso. Os titulares de Licenciatura anterior a Bolonha e os titulares do Grau de Mestre (de Bolonha) estão dispensados do exame”.

    Quem é que lhe contou essas anedotas? O exame é obrigatório para quem quer que pretenda ser advogado. Se não sabe do que fala, por que fala?

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    MDN permalink
    17 Junho, 2010 20:13

    #37

    Até porque a ordem não está propriamente interessada em formar ou deixar de formar, está mais interessada em restringir e limitar o acesso. O que é vergonhoso.

    Só digo isto, quando 90% das pessoas reprovam, seja num exame de admissão a alguma instituição ordem, ou teste academico, algo se passa, o problema indubitavelmente não é de 90%, repito não é de 90% dos candidatos.

    Gostar

  39. CL's avatar
    17 Junho, 2010 20:38

    # 37 “Quem é que lhe contou essas anedotas? O exame é obrigatório para quem quer que pretenda ser advogado. Se não sabe do que fala, por que fala?”

    Eu sei do que falo. O caro heterónomo é que parece que não. O exame de acesso destina-se apenas aos “candidatos que tenham obtido a sua licenciatura após o Processo de Bolonha ” (artigo 9.º-A do Regulamento de estágio).

    Gostar

  40. Heterónimo's avatar
    17 Junho, 2010 21:29

    Estamos a falar de coisas diferentes, tenha lá paciência.

    Gostar

  41. Ana C's avatar
    Ana C permalink
    17 Junho, 2010 22:14

    Antes do Rogério Alves sair da Ordem dos Advogados deixou uma proposta de alteraão do Estatuto na qual se exigia “Licenciatura + Mestrado” para exercer a profissão.

    2 anos de direito a mais fazem diferença.

    Se o CEJ pode exigir Exame de Admissão porque é que a OA não a pode exigir também?

    Gostar

  42. Ana C's avatar
    Ana C permalink
    17 Junho, 2010 22:16

    Eu detesto o Marinho Pinto: Acho-o imponderado, insensato e sem gande formação jurídica;

    A história dos 3 anos de direito Vs 5 anos é uma falsa questão: aquilo que a OA está a fazer é o que devia ter feito há anos:

    O Exame de Acesso ao Estágio

    Gostar

  43. Ana C's avatar
    Ana C permalink
    17 Junho, 2010 22:25

    tenho a pior das opiniões acerca de grande maioria dos advogados portugueses: feitas as devidas excepções (e ainda há muitos advogados a sério) a maior parte não lê os documentos todos, não estuda e aprofunda as questões de direito, não defende correctamente os clientes, não é eticamente correcto com estes e parece “esfalfada” “desesperada” à procura de clientela e honorários.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Advogado X permalink
    17 Junho, 2010 22:47

    Os exames da OA servem, apenas, para um efeito: dar dinheiro a uma instituição falida que, desde há muito, se encontra ultrapassada pela História.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    17 Junho, 2010 22:59

    Pelo que li, o grande problema do Márinho é a demasiada abundância de advogados.

    O que inevitavelmente vai prejudicar os tachos, digo estatutos, existentes nos pequenos meandros da justiça.

    É a chamada política coimbrã do velho botas, digo Salazar.

    Só falta começarem a importar advogados espanhóis.

    Gostar

  46. AnaR's avatar
    AnaR permalink
    17 Junho, 2010 23:03

    Ana C,
    Pequena diferença entre o CEJ e a OA.. o CEJ dá mesmo formação! Mais, a questão já não é só a existência do exame mas sim os moldes em que foi feito. Fazem um exame que parece ser para atrasados mentais e depois chumbam 90% das pessoas? Impossível, qq aluno mediano, de uma faculdade minimamente decente teria passado naquela exame.

    Gostar

  47. Ana C's avatar
    Ana C permalink
    17 Junho, 2010 23:22

    AnaR

    RECORRAM! As decisão da OA são direito administrativo. Há que impugná-las!

    Mas que há muitos, muitos, muitos advogados fraquíssimos, há

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    MDN permalink
    17 Junho, 2010 23:40

    Ana C desculpe lá, mas não acho correcto sequer a existencia de um exame de admissão a uma profissão. Se uma Universidade dá o diploma a um aluno é porque esta o esta a credenciar para exercer o dito curso. Se a OA acha/ desconfia das Universidades, que ataque directamente esses cursos, que enverede por outro caminho. E mais, vamos por 4 anos de licenciatura+2 anos de mestrado+ exame de admissão+ 30 meses de estagio+exame de agregação? vamos começar a ganhar algum aos 30? Se for pa elitizar o mundo do direito acho que esse é o caminho certo.

    Alem de mais, penso que estamos a falar de coisas diferentes…A licenciatura dá uma instrução geral, nas varias areas distintas do direito, seja dto administrativo, penal, civil, comunitario…já um mestrado vai, não só centrar-se numa unica area como vai dar uma formação especifica…logo estar a complementar a suposta escassez de formação com um mestrado não vai ajudar em nada á suposta má preparação dos advogados.

    Não estou a desvalorizar os mestrados, só acho que o que se está aqui a argumentar é a reduçao de 5 para 4 anos de licenciatura…apenas digo que o mestrado não irá formar nos mesmos moldes que a licenciatura de 5 anos fazia. Alem de mais como ja referi, algumas anuais passaram a semestrais sem que a materia fosse reduzida.

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    MDN permalink
    17 Junho, 2010 23:42

    “RECORRAM! As decisão da OA são direito administrativo. Há que impugná-las! (bem verdade, ate porque todos os alunos coligados irá dar uma taxa de justiça baixinha)

    Mas que há muitos, muitos, muitos advogados fraquíssimos, há”

    Tem razão…mas tb é verdade que maus profissionais existem em todos os sectores.

    Gostar

  50. AnaR's avatar
    AnaR permalink
    18 Junho, 2010 00:04

    Ana C,
    Não duvido que haja muitos advogados fraquinhos mas não percebo é a relação de causa-efeito. Como é que um exame completamente arbitrário, como se viu, volto a frisar, comparando a facilidade do exame e a taxa de chumbo aumenta a qualidade dos advogados? Por esse prisma deviam começar pelos que já estão na Ordem. E, como é que a Ordem se arroga ao direito de avaliar competências pedagógicas. Gostava de saber, sinceramente, qual a média de curso dos advogados que vão corrigir os exames porque se acho legítimo que a Ordem avalie componentes essencialmente práticas já não posso dizer o mesmo das componentes teóricas. Não deixa de ser engraçado observar que alguns dos candidados que foram chumbados, academicamente (o que inclui naturalmente a resolução de casos práticos) são muito melhores do que os “ilustres correctores do exame”. Quanto ao recurso só se for com base na inconstitucionalidade do exame porque senão estaria a incidir sobre componentes discricionárias e não iria a bom porto… O melhor é, de facto, haver uma coligação de alunos a contestarem o exame, por forma a serem admitidos ao estágio sem a realização do exame (e como aliás já foi feito por duas alunas)

    Gostar

  51. carneiro's avatar
    18 Junho, 2010 00:19

    “Aliás, provavelmente 80% dos advogados mais velhos chumbava…”

    Tens a certeza # 4 ? É que são tão poucos os advogados “mais velhos” que, todos juntos, nem somam 70 %, quanto mais 80 %…

    A questão é que Marinho Pinto, desta vez, tem plena razão.

    Goste-se ou não do homem, tenha-se votado ou não nele.

    As candidaturas que se estão a perfilar é que têm de afirmar de imediato o contrário, qualquer que seja o tema.

    Em tese geral, a qualidade da Advocacia só é garantida pela criação de Colégios da Especialidade e Provas Públicas para obtenção do respectivo grau. E isso nada tem a ver com idade.

    Há quem aos 48 anos de idade tenha a humildade científica de se sujeitar a uma dura pós-graduação, convivendo com colegas da idade dos filhos e com alguns professores que tinham sido Colegas de turma, aprendendo umas coisas novas e outras de que já não ouvia falar há mais de 20 anos.

    è que há quem sinta que cada vez que minuta uma alegação ou fundamentação de recurso está a “prestar uma prova publica”, pois obviamente que não está para se sujeitar a fazer figuras científicas confrangedoras perante Desembargadores ou Conselheiros.

    Isto não é uma luta de gerações, # 4. É apenas ter a coragem de apontar a nudeza dos plúrimos reizinhos que andam por aí a reinar…com a malta.
    E os exames não seriam apenas para o ingresso. Seriam durante a carreira.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Junho, 2010 00:29

    Viva a República!

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    MDN permalink
    18 Junho, 2010 00:34

    #51

    Aqui discutiu-se essencialmente este exame, este exame concreto e especifico, não a ideia de um exame publico para admissão. Pessoalmente não concordo, não só com os moldes que ele (este) foi feito, nem com a ideia abstracta do exame.

    Acho que ninguem tem o direito de vedar o acesso a uma profissão, especialmente após uma dura licenciatura como é o curso de direito.

    E ainda algo que parece estar a passar ao lado desta discussão,é que após os 30 meses de estagio NAO REMUNERADO , ainda têm a prova de agregação. Não se trata propriamente de acabar o curso, estagiar e exercer de forma automatica a profissão.

    Esta ultima prova não basta para aferir as qualidades/ competencias para exercer advocacia?

    E se vamos fazer provas como exigencia de dominio publico comecem a faze-las para os engenheiros para que não caiam pontes como em entre os rios aos medicos para que não moram pacientes, aos informaticos, economistas….etc etc etc

    Gostar

  54. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    18 Junho, 2010 03:51


    Admira-me muito que tenham passado os restantes. É bem provável que também nesse grupo ninguém se aproveitasse.

    Nuno

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    18 Junho, 2010 09:34

    … boa sorte

    tantos a quererem ser advogados , não sei se restará alguém para ser cliente

    ainda obrigam a sermos clientes , criando um regime compulsivo de clientes … estilo legislação de certificação energética … há que inovar e criar “novas oportunidades de negócio” … para porcarias que só servem para dar dinheiro ás empresas dos amigos … e não servem para coisa nenhuma …

    eu cá até conseguia arranjar ocupação para todos … era limitar o numero de processos de injunção por MEO`S não pagas, e dividas de telemóvel … uma especie de escala rotativa estilo oficiosas de processo penal … dava para uma sandes diária se o Cofre dos Tribunais pagasse a tempo … antes da idade da reforma

    Depois por sistema de avaliação lá prá frente com grelhas elaboradas por um grupo de sábios , se conseguiria um lugar num daqueles escritórios que fazem legislação para os bucéfalos da AR , ou do Governo ou mesmo da Adm Pública e Autarquica … isto agora é tudo outsorsing … submarinos , freeport , tgv, etc e tal

    Realmente dá vontade de rir … exame para que ?

    neste País há que FUGIR em grande velocidade á máquina da Justiça e da Saude … uma vez lá dentro é um inferno verdadeiro … até para o advogado estagiário … o boi toureado em sala de audiência …

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    18 Junho, 2010 10:15

    Uma Ordem que apresenta um exame destes, de questões basicas gerais, que fazem parte até da componente juridica de quem não tira direito, e tira por exemplo economia, não pode vir argumentar exigencia, é ridiculo.
    A maioria dos jovens tirava acima de 15, de olhos fechados, agora é obvio que em direito havera mt correcção subjectiva, e incontestavel, e tal. Mas é claramente uma borrada, simplesmente impossivel, embora que neste país, já pouco ou nada é impossivel.
    E enquanto se seguir pela via da ignorancia e se apludirem os basicos, não poderemos ter melhor.
    Ate podemos ponderar a hipotese, que enfim 50% não tivessem conhecimentos, mas mesmo assim era muito dificil.
    Para ser mais explicito, é como, imaginem perguntar a um matematico quanto é 4+8+9 x (90/5)+34. Os alunos com certeza ate duvidaram de tanta facilidade.

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    MDN permalink
    18 Junho, 2010 11:26

    55#

    “tantos a quererem ser advogados , não sei se restará alguém para ser cliente”

    Pelos vistos ate nem eram muitos, existem 10 cursos de direito no pais, cada um em media com 150 alunos por ano, e só foram fazer o exame 275.

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    18 Junho, 2010 15:15

    57

    de facto, os restantes já perderam as ilusões … isto não é o LA Law

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    esclarecedor permalink
    18 Junho, 2010 16:11

    Dos 275 que fizeram exame de acesso ao estágio profissional em Março – criado em Janeiro por Marinho e Pinto – foram apenas 33 os que foram aprovados e que poderão agora inscrever-se na OA para iniciarem o estágio em Setembro. Os restantes terão de repetir o exame nessa altura.
    Dos 12% de alunos aprovados, 21 são da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e apenas dois de uma universidade privada, a Católica de Lisboa.

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    gutr permalink
    18 Junho, 2010 16:13

    meu deus, coitados dos clientes, com os jovens advogados que temos.
    muitos nem sabem escrever e muitos precisam da ajuda do juiz, permitida pela lei…
    uma vergonha.

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    julio permalink
    18 Junho, 2010 16:15

    de facto, tanto o c.e.j. como agora a o.a. provam que ainda se faz alguma coisa boa no ensino do direito, precisamente na prestigiada fac. de dto. de lisboa (chamada clássica).

    Gostar

  62. AnaR's avatar
    AnaR permalink
    18 Junho, 2010 16:23

    E vai dizer-me que na Universidade de Coimbra, na Católica e na Nova não se faz nada pelo de bom no ensino do Direito? Já viu o corpo de docentes e já viu onde é que as sociedades de advogados recrutam? Desculpe-me mas pode até ser vdd que mts dos alunos não têm bases sólidas mas num exame básico, duvido que os que, com seriedade na correcção tivessem sido passados fossem só 3 na Nova, 2 na Católica e 1 na de Coimbra. Sabe quem são os docentes? Acha que alunos que têm 16 e 17, muitas vezes em exame oral com Professores excelentes não teriam passado? Por favor…

    Gostar

  63. Desconhecida's avatar
    Sir Raphael van der Cock permalink
    18 Junho, 2010 17:55

    Estes candidatos são aqueles que não possuem licenciatura de cinco anos ou Mestrado Integrado. Todos os outros forma admitidos, sejam de Católicas, de Clássicas ou Modernas.

    Gostar

  64. Ana R's avatar
    Ana R permalink
    18 Junho, 2010 19:02

    Outro problema para poder não se fazer exame acesso não basta sequer ter concluída a licenciatura de 4 anos mais a parte escolar do Mestrado de um ano! É necessário ter também a tese feita o que dará um total de 5 anos e meio de formação mais que os 5 anos anteriores… e depois claro vem o estágio de 30 meses. O que mais me irrita é o subjectivismo patente no exame pq qualquer pessoa que vá para Direito e tenha minimamente noção do estado da profissão ou tem cunha certa ou sabe que vai ter de se aplicar para ter uma média decente (aliás mais que decente) porque senão não tem emprego. Tudo bem, há lealdade sabemos com aquilo que contamos. Agora chumbarem 90% só porque sim, só porque podem é, no mínimo, repugnante para não usar outra palavra.
    O caricato é que a maior parte das pessoas que vêm defender o Bastonário nem têm nada que ver com Direito e por isso vêm-no como um defensor da exigência e do rigor. Nada mais longínquo da verdade. O Bastonário quer lá saber se quem entra (ou não) na Ordem o faz com mérito. A única coisa que quer é que uma percentagem X (aparentemente de 90%) morra na praia, independentemente dos conhecimentos jurídicos que tenham.

    Gostar

  65. Ana R's avatar
    Ana R permalink
    18 Junho, 2010 19:05

    vêem-no e não vêm-no

    Gostar

  66. carneiro's avatar
    19 Junho, 2010 00:17

    #53 Eu concordo com exames. Podem ser elaborados bem ou mal. Isso é outra questão. Mas certas profissões devem ser certificadas. Se é por uma Ordem, por um instituto, por um Colégio de pares, seja o que for…

    Tenho uma filha em medicina. Vai ser especialista ao fim de 14 anos. Terá exame de acesso ao internato, de acesso à especialidade e final de especialidade. Provas públicas, a sério. Com jurí.

    Quando me aparece uma candidata a estagiária que não sabe estabelecer a diferença entre dilação peremptória e dilatória….uma outra que se surpreendeu quando lhe falei “nos elementos do tipo”… outra que nunca ouvira falar “em alteração substancial dos factos”…

    Quando os estágios que dou me obrigam a pegar nos princípios gerais de processo civil e nos de penal, ou seja, começar pelo elementar, por aquilo que era suposto estar mais fresco do que na minha própria cabeça.

    E falar na lex potelia papiria de nexis, então é um esbugalhar de olho…

    Quando na audiência preliminar a organizar o questionária e a jovem colega da contraparte manifesta que deseja reclamar porque aquele quesito não pode ser admitido porque tem 3 testemunhas que provam que “aquilo não foi assim”…

    Eu falo com a experiência acumulada de 25 anos de tribunais, e com duas dezenas, talvez, de estagiários seguidos de perto – não daqueles que estão lá pelo escritório a magote e que os colegas “assinam” de cruz.

    E até já me recusei a assinar uma declaração final de estágio, porque a rapariga, coitada, nem um ovo jurídico conseguia estrelar e tinha como única preocupação meter-se debaixo dos clientes que ela achava que tinham dinheiro…

    Houve um Colega do Conselho Distrital que lhe “assinou” o estágio…. Essa tipa anda por aí, no mercado. Quem a conheça vai perceber de imediato porque razão os exames não só são imprescindíveis, como são condição de salvaguarda dos interesses da sociedade em geral e dos clientes em particular.

    Aos 48 anos fiz a jurídico-forenses na Católica. A maioria dos auditores aspiravam ao CEJ. Eu fui rever matéria da teoria geral,os erros e os vícios, o novo arrendamento, o novo executivo. Fartei-me de aprender. E paguei do meu bolso. Apenas tive o desconto de antigo aluno.

    Por isso, quando vejo uma rapaz ou uma rapariga do alto dos seus 22 ou 23 anos a recusar-se a ser sujeita(o) a exame, porque “não sei quê”…E quando nem os requisitos da legítima defesa ou os pressupostos da responsabilidade civil são capazes de balbuciar só para impressionar o futuro patrono de Estágio…

    cada peça processual é um exame, cada julgamento é um exame, cada recurso é um exame, cada consulta com um cliente é um exame. A vida profissional, levada a sério, exige exames em cada dia.

    O que está em causa é o facilitismo e os direitos adquiridos. Nem que seja o direito adquirido a ser ignorante o resto da vida.

    Por acaso há algum músico que seja admitido numa orquestra, sem uma audição, invocando que tem o diploma do conservatório ? Por acaso há algum cozinheiro que é admitido num restaurante sem prestar provas com base apenas no certificado de habilitações da Escola de Turismo ?

    O que é que o jovem licenciado em direito tem a mais ? Cagança e arrogancia e direitos adquiridos para disfarçar a ignorância e evitar ser posto á prova.

    Quem sabe, não tem medo de exames. Ponto final. Aliás, até os deseja, para que ganhe vantagem relativa.

    Os exames são chatos ? pois são. A vida tem destas coisas. Obriga a trabalhar…

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    André permalink
    19 Junho, 2010 01:01

    Oh amigo carneiro informe-se. o escandaloso neste exame reside no facto de a correcção ser uma completa fraude.por exemplo, em vários exames em que as respostas dos candidatos preenchem todos, repito todos, os critérios de correcção é dada uma cotação de um terço.isto é escandaloso, é enganar as pessoas.é arranjar um meio aparentemente justo (o exame) para encobrir o objectivo de impedir os candidatos de se inscreverem na Ordem

    Gostar

  68. Ana R's avatar
    Ana R permalink
    19 Junho, 2010 01:37

    Caro Carneiro,

    Parabéns pela sua filha. Quanto às suas estagiárias são de facto incompetentes. Mas quem as contratou foi V. suponho. Houve estudantes da Católica e da Nova com médias muito elevadas a chumbarem. Não me diga que não sabem o que são os elementos do tipo ou a alteração substancial dos factos porque eu não acredito. Já nem falo da inconstitucionalidade do exame, a arbitrariedade do exame é o que causa mais revolta. Não acredito que pessoas com 15 e 16 ou até 10 e 11 com a Dra. Maria dos Prazeres Beleza, por exemplo, não saibam o que é uma excepção dilatória e peremptória (e não dilação dilatória como disse). Cada um vê aquilo que quer.. é pena como jurista não perceber que face ao exame facílimo seria impossível aquela taxa de chumbos, se as suas estagiárias são de facto como descreve por favor não faça uma extrapolação e conclua que todos os outros recém-licenciados são assim pq, em primeiro lugar a sua amostra é pequena e, em segundo lugar, alguns dos recém-licenciados são contratados tendo feito testes jurídicos nas entrevistas (para as melhores sociedades portuguesas) a que passam com facilidade. Curiosamente, alguns deles não passaram no exame.

    Gostar

Deixe uma resposta para carneiro Cancelar resposta