Saltar para o conteúdo

Coisas de Pinócrates – II

14 Julho, 2010

Alguém dizia em Setembro de 2009….

“Eu não tenho medo de defender os interesses do país nem medo de defender que a nossa independência económica tem que ser mantida.

Que horror, respondia o JS:

«”Eu já não ouvia isto [sobre a independência económica do país] há que tempos, porque isto significa uma visão retrógrada e passadista. É preciso recordar (…) que nós estamos na Europa, estamos em integração económica e já construímos o mercado único. E isso é um bem para todos os países europeus”, começou por afirmar Sócrates, (…).

Para José Sócrates a visão de “independência económica” (…) “só significa isolamento económico”.
“Todos sabemos ao que conduz o isolamento económico, que apenas significa pobreza, atraso e subdesenvolvimento“, acrescentou. » (i)

48 comentários leave one →
  1. MJRB's avatar
    14 Julho, 2010 20:15

    De Setembro de 2009 a Março de 2010, os militantes do PSD não só fizeram tábua-rasa sobre posicionamentos de Manuela Ferreira Leite, mas também entenderam que deveriam colocar na Lapa, como seu líder, uma espécie de JSócrates…Para “fazer frente” a JS…

    Gostar

  2. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    14 Julho, 2010 20:24

    Realmente Sócrates é um mentiroso profissional.
    O que diz hoje mais desmentir amanhã.
    Não tem qualquer credibilidade.
    Eu não o contraria nem para moço de recados!

    Gostar

  3. Antonio M.'s avatar
    Antonio M. permalink
    14 Julho, 2010 20:25

    o comentador anterior está um pouco desfasado da realidade….a verdade é que os discursos são diferentes e que JS está completamente descredibilizado… a democracia exige hoje mais que nunca a alternância…..

    Gostar

  4. Pinto Calçudo's avatar
    Pinto Calçudo permalink
    14 Julho, 2010 20:32

    O país já deita o Pinócrates pelos olhos, a boca e o mais que se quiser…
    Quando esse gajo será corrido e poderemos descansar de tanta baboseira?

    Gostar

  5. Chaves's avatar
    Chaves permalink
    14 Julho, 2010 20:37

    Já não é uma questão de correr, é mesmo interná-lo.

    Gostar

  6. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    14 Julho, 2010 20:38

    Na óptica dos conservadores, dos liberais, dos neo-liberais defender os interesses do país é vender as empresas “públicas” rentáveis – p.e. a PT (aos espanhóis!!!), privatizar o SNS, o ensino público…
    Se, algum dia, hipoteticamente, chegarem ao governo, o país está bem lixado! Desconfio

    Gostar

  7. LR's avatar
    14 Julho, 2010 20:47

    DesconfiandoSempre (#5),

    Mas alguma vez esteve em discussão a venda da PT aos espanhóis?

    Gostar

  8. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    14 Julho, 2010 20:59

    E parafraseando o querido líder (sem qualquer desconfiança):

    “Áblemos em espánhol”

    Gostar

  9. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    14 Julho, 2010 21:55

    Devia ser mais desconfiado quando em vez de vender a PT vende a dívida a juros a triplicar.
    Essa sim é que lhe vai tirar o patrioteirismo todo.

    Gostar

  10. Jaime's avatar
    14 Julho, 2010 22:00

    Depois de mim virá quem de mim bom fará.

    Quando Sócrates, o falso engenheiro, está envolvido esse provérbio é infalível.

    Gostar

  11. MDN's avatar
    MDN permalink
    14 Julho, 2010 22:00

    Gostava que alguem me ilucidasse numa ou outra coisa, depois de vender-mos tudo, de privatizarmos as funçoes do estado, vamos pagar impostos para quê?

    Gostar

  12. MDN's avatar
    MDN permalink
    14 Julho, 2010 22:00

    *elucidasse

    Gostar

  13. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    14 Julho, 2010 22:04

    Mas se nós já estamos a vender divida porque a não conseguimos pagar os impostos vão ser para os juros?Muito mais que a PT eu destaria desconfiado é com essas vendas e nao me preocupar anto com liberalismos e coisa e tal.

    Gostar

  14. Jaime's avatar
    14 Julho, 2010 22:05

    Depois de mim virá quem de mim bom fará.

    Quando Sócrates, o falso engenheiro, está envolvido esse provérbio torna-se infalível.

    Gostar

  15. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    14 Julho, 2010 22:23

    11.Diogo disse
    14 Julho, 2010 às 10:10 pm

    Esse livro está fortemente inspirado em Karl Marx e Friedrich Engels.
    Já o deitei fora.

    Gostar

  16. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    14 Julho, 2010 22:44

    #7

    Vender a PT? É uma questão de preço. Bom preço.

    Teoricamente, com o dinheiro da venda das empresas os accionistas iriam investir e, daqui por alguns anos, haveria novas empresas muito valiosas para vender. Não creio que isso possa acontecer. Talvez os accionistas também não creiam. Talvez os accionistas precisem do dinheiro para pagar dívidas, em vez de investir. Talvez.

    Gostar

  17. Eduardo F.'s avatar
    14 Julho, 2010 23:32

    Pagar as dívidas, a tempo e horas, seria um dos “estímulos” mais importantes que o estado agora poderia dar, quer ao nível das Administrações (Central, Regional e Local) quer de todas as entidades públicas e para-públicas (hospitais, empresas públicas, etc.).

    É um excelente princípio pagar o que se deve, a tempo e horas. Pelo menos foi assim que a minha geração foi ensinada.

    Gostar

  18. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    15 Julho, 2010 00:12

    Caro LR
    Percebeu perfeitamente que me referia à Vivo. E que sem a Vivo a PT não é nada no Brasil. Contudo não contestou a privatização do SNS e do ensino. Obviamente!!!

    Gostar

  19. MJRB's avatar
    15 Julho, 2010 00:14

    O Estado tuga para além de aldrabão, é caloteiro !

    Algures no Algarve, um empreiteiro desesperado e credor entrou por uma “igreja” da IURD adentro, partiu quase toda aquela porcaria até ao “altar”.
    Não resolveu a dívida que reclama, mas deixou um “sinal” bem terreno.

    Gostar

  20. Rxc's avatar
    Rxc permalink
    15 Julho, 2010 00:21

    19, mas a PT tem de “ser” alguma coisa no Brasil? Tenho a certeza que com o dinheiro da venda, haverá imensas oportunidades de negócio onde poderá investir (no próprio Brasil, eventualmente).

    E já agora, porque carga de água haveria um liberal, defensor da liberdade de escolha e do mercado, de contestar a privatização do SNS ou do Ensino? Quer que lhe explique a idiotice que escreveu ou consegue lá chegar por si próprio?

    Gostar

  21. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    15 Julho, 2010 00:32

    #10.Tiradentes
    “Devia ser mais desconfiado quando em vez de vender a PT vende a dívida a juros a triplicar.
    Essa sim é que lhe vai tirar o patrioteirismo todo.”

    Se bem me lembro (como diria Vitorino Nemésio) estará, provavelmente, a recordar-se de outra venda da dívida manifestamente gravosa para o país.
    Desconfio que não descortinará um pm mais competente que o actual!
    Se JS é tão incompetente, por que não veio, já, a terreiro o Messias que por quem espera?
    Não será patriótico esperar que o país afunde!!!Digo eu…

    Gostar

  22. MJRB's avatar
    15 Julho, 2010 00:35

    O “submarino” episódio (mais um) de promiscuidades entre interesses partidários, políticos & outros e certos magistrados, hoje revelado pela SIC, contribuíu imenso para melhor entender a estrumeira tuga…

    Gostar

  23. MJRB's avatar
    15 Julho, 2010 00:39

    1 . Bava e Granadeiro têm lugar em qualquer estrutura superior da Telefónica.
    2 . Pelo que, faça-se o negócio.
    3 . Falsos ofendidos tipo “Alto e pára o baile ! Quem apalpou o cú à minha filha ? OK! Siga o baile !”

    Gostar

  24. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    15 Julho, 2010 00:39

    #17 Arnaldo Madureira disse

    “Teoricamente, com o dinheiro da venda das empresas os accionistas iriam investir e, daqui por alguns anos, haveria novas empresas muito valiosas para vender. Não creio que isso possa acontecer. Talvez os accionistas também não creiam. Talvez os accionistas precisem do dinheiro para pagar dívidas, em vez de investir. Talvez.”

    Apraz-me o talvez, é conclusivo!!! LEmbra-me William Shakespeare – To be or not to be: that’s the question

    Gostar

  25. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    15 Julho, 2010 00:47

    #18. Eduardo F

    “É um excelente princípio pagar o que se deve, a tempo e horas. Pelo menos foi assim que a minha geração foi ensinada.”
    Concordo, talvez um dia, outro país, outra geração, outros políticos. Lirísmo? Desconfio!

    Gostar

  26. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    15 Julho, 2010 00:49

    #22
    Se JS é tão incompetente, por que não veio, já, a terreiro o Messias que por quem espera?
    Errata: Se JS é tão incompetente, por que não veio, já, a terreiro o Messias por quem espera?

    Gostar

  27. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    15 Julho, 2010 00:52

    #24 MJRB
    Não li, em parte alguma, a sua declaração de interesses!

    Gostar

  28. MJRB's avatar
    15 Julho, 2010 01:19

    Desconfiando Sempre 28,

    Oh!, os meus interesses são muitos e avultados ! Nem queira saber ! A sério ! — quem pensaria, hein ?

    Gosto como V. assina: “Desconfiando Sempre”. Adequadíssimo a estes conturbados e pecaminosos tempos…

    Gostar

  29. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    15 Julho, 2010 01:19

    21.Rxc
    “19, mas a PT tem de “ser” alguma coisa no Brasil? Tenho a certeza que com o dinheiro da venda, haverá imensas oportunidades de negócio onde poderá investir (no próprio Brasil, eventualmente).”

    E já agora, porque carga de água haveria um liberal, defensor da liberdade de escolha e do mercado, de contestar a privatização do SNS ou do Ensino? Quer que lhe explique a idiotice que escreveu ou consegue lá chegar por si próprio?

    Vc é homem de certezas, o que nos tempos que correm é sinal de pouco senso.
    Dos liberais, esqueceu-se de referir tanta coisa, a defesa dos salários de miséria, a agilação do desemprego, da subjugação/escravização a horários laborais imorais, a rejeição do livre acesso e gratuitidade do ensino obrigatório, do direito à saúde, etc, etc… A exploração do homem pelo homem. Mesquinhices, dirá vc.
    Quanto ao piropo, sugiro-lhe, sem ofensa, que limpe os seus espelhos.

    Gostar

  30. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    15 Julho, 2010 01:26

    24, MJRB

    Bailes do Medeiros!

    Gostar

  31. MJRB's avatar
    15 Julho, 2010 01:32

    D S 31,

    “do”, ou “da” Medeiros ?

    Gostar

  32. MJRB's avatar
    15 Julho, 2010 01:37

    Venha “mas é” o FMI para pôr cobro nesta nefasta, emporcalhada política “económica” e neste aparvalhado país !

    Gostar

  33. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    15 Julho, 2010 01:40

    #29, MRRB
    Já viu a chatice que era, este país, sem tempos conturbados e pecaminosos!
    Gosto da sua referência à estrumeira tuga. Entretanto, sugiro-lhe a leitura da imprensa internacional. Vai ver que a coisa está nauseabunda!

    Gostar

  34. MJRB's avatar
    15 Julho, 2010 01:55

    D S 34,

    Sei razoavelmente bem, também pela comunicação social internacional, o que se passa fora deste sítio entre o Atlântico e a Europa.

    Creio que se os governos dos países com aceleradas e gravosas crises (Portugal incluído) não resolverem (com ou sem ajudas externas) as situações desesperadas dos cidadãos, estes pegarâo em forquilhas para retirarem a estrumeira !
    E vai tudo, e vão todos a eito: até o Ernâni Lopes(*) não será perdoado por ter sugerido o corte de salários da função pública entre 15 e 20 %…

    (*) Pessoa decente, inteligente, “porreiro”.

    Gostar

  35. Anti Socialista's avatar
    Anti Socialista permalink
    15 Julho, 2010 06:58

    Câmaras algarvias investem em clubes de Verão e fazem concorrência desleal ao sector privado com dinheiros públicos:

    http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=37919

    Gostar

  36. Rxc's avatar
    Rxc permalink
    15 Julho, 2010 09:25

    30, prezo muito a liberdade e a responsabilidade (são as duas faces da mesma moeda), apenas e só…Claro que os medíocres preferem um sistema social onde a sua incapacidade seja “diluída” através da extorsão do trabalho e riqueza criada por quem realmente faz avançar a sociedade. E não me refiro apenas a quem está com RSI, pois os “RSI” mais repugnantes são os encapotados via grandes obras públicas e consultadorias várias a grandes escritórios de advogados/engenheiros.
    Caso ainda não se tenha apercebido, o Estado social em que vivemos em Portugal apresenta-se como o principal factor de injustiça (social e económica), quando essa é, a par da segurança interna e defesa, uma atribuição inalienável. Basta ver a transferência brutal de riqueza da classe contributiva “líquida” para tapar os buracos e desmandos da “elite” (BPN, BPP, empresas várias que foram “salvas” pelo governo, etc…).

    Gostar

  37. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    15 Julho, 2010 10:10

    #37, Licas
    “…O QUE FAZ COM QUE QUALQUER PRIVATIZAÇÃO UM ROUBO AO POVO.”

    A PT, a Galp, a EDP…, eh, empresinhas de somenos importância, dirá vc. Por falar em privatizações, que lhe sugere nomes como TAP, REFER, CP,… Obviamente que não!

    Gostar

  38. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    15 Julho, 2010 10:27

    #38, Rxc
    “…Claro que os medíocres preferem um sistema social onde a sua incapacidade seja “diluída” através da extorsão do trabalho e riqueza criada por quem realmente faz avançar a sociedade.”

    Concordo com alguns aspectos do seu comentário (BPP; BPN, etc). Mas que estado social defende?
    Quanto à riqueza criada que faz avançar a sociedade, estamos a falar de um Portugal ficçional!

    Gostar

  39. Tiradentes's avatar
    Tiradentes permalink
    15 Julho, 2010 10:41

    De messías (propositadamente em minúsculas) eu não sei nada.
    Entretanto desconfio que já encontrou o seu.
    Pelo meu lado não procuro sequer mas é significativo vc referir isso.
    Cada um acredita no que quer.
    Quanto ao pouco que referiu em relação à divida esqueceu a triplicidade dos juros e a quantidade.
    A contraposição é apenas sobre a importância de cada coisa no apelo ao patrioteirismo.
    Apenas isso.
    Se quer falar de competências e coisa e tal não dou para “causa”.
    Pode ser sua mas minha não é de certeza.

    Gostar

  40. Alexandre Carvalho da Silveira's avatar
    Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    15 Julho, 2010 11:43

    Nestes tempos conturbados a esquerda, desde o PS ao BE, tem agitado o papão do neoliberalismo, seja lá isso o que for, acusando o PSD de professar e querer aplicar essa medonha pratica politica/economica/social, que acabará com o estado social, e outras benesses que a população portuguesa, e os mais carenciados em particular, supostamente usufruem e que tambem supostamente lhes foi posto à disposição pela esquerda.

    O que me intriga é nos paises do centro e norte da Europa, onde não supostamente, mas efectivamente as populações usufruem de verdadeiros e bem estrurados estados sociais, os governos serem todos conservadores, portanto “neoliberais” no entender da tão inteligente, culta e bem informada esquerda portuguesa.

    No meu fraco entender, porque eu não sou de esquerda, isto só pode significar uma coisa: são os perigosos “neoliberais”, que criam condições para manter a funcionar o tão propalado estado social. Porque para se criar e manter um estado social, é preciso primeiro criar a riqueza que se pretende distribuir, construindo uma economia forte. Não se pode manter um estado social pedindo dinheiro emprestado para o pagar, que é o que a esquerda portuguesa tem feito.

    Portanto se o “neoliberalismo” ( mas do que é que eles estão a falar?) nos permite criar riqueza e distribui-la, venha lá esse papão.

    Gostar

  41. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    15 Julho, 2010 13:03

    Anda desatento. Os liberais da casa são contra o estado social.

    Gostar

  42. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    15 Julho, 2010 14:12

    Mas quem quiser saber o que é que um partido liberal propõe, pode ler em http://www.liberal.org.uk/policies/index.htm

    Gostar

  43. Licas's avatar
    15 Julho, 2010 14:24

    DESCONFIADO SEMPRE : além da descabelada defesa do Chefe ão se lhe vê outro propósito. Do ataque do
    PT à TVI, do controlo indecente da Comunicação Social pelo J.Sócrates, do saneamento elvagem da Manuela Moura Guedes , da neutralização do matido, da imposição à justiça que não processe os esmandos dos chefões, da imposição do P.S. , que as escutas telefónicas não pudessem ser utilizdas, e tanti quanti, nada.

    eatamos NUM ESTADO SOCRATINO, TODOS QUE DISCORDAREM DO CHEFE TÊM OS HOMNS DE MÃO À PERNA : E É PARA ISSO QUE SÃO SUBSIDIADOS.

    Gostar

  44. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    15 Julho, 2010 14:33

    Ok. Aqueles liberais são um bocado desconhecidos. Vamos experimentar estes do Clegg: http://www.libdems.org.uk/home.aspx

    Gostar

  45. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    15 Julho, 2010 15:09

    Em tempos de crise não há nada como comprar automóveis novos. E a pronto pagamento, uma vez que os bancos não têm dinheiro para dar crédito.

    http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1128&did=112587

    Gostar

  46. DesconfiandoSempre's avatar
    DesconfiandoSempre permalink
    15 Julho, 2010 16:34

    #39
    “…Quanto à riqueza criada que faz avançar a sociedade, estamos a falar de um Portugal ficçional!”
    Errata: …ficcional
    Acontece aos piores!

    Gostar

  47. Licas's avatar
    17 Julho, 2010 15:52

    44.Licas disse
    15 Julho, 2010 às 2:24 pm

    ******** Agora sem erros ********
    DESCONFIADO SEMPRE : além da descabelada defesa do Chefe não se lhe vê outro propósito. Do ataque do
    PT à TVI, do controlo indecente da Comunicação Social pelo J.Sócrates, do saneamento selvagem da Manuela Moura Guedes , da neutralização do marido, da imposição à Justiça que não processe os desmandos dos chefões, da imposição do P.S. que as escutas telefónicas não pudessem ser utilizdas, e tuti quanti, nada.

    Vivemos NUM ESTADO SOCRATINO, TODOS QUE DISCORDAREM DO CHEFE TÊM OS HOMNS DE MÃO À PERNA : E É PARA ISSO QUE SÃO SUBSIDIADOS.

    Gostar

Trackbacks

  1. Tweets that mention Coisas de Pinócrates – II « BLASFÉMIAS -- Topsy.com

Deixe uma resposta para DesconfiandoSempre Cancelar resposta